Top Banner
Arte Barroca http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Caravaggio_flagellation.jpg A Flagelação de Cristo 1607 Michelangelo Caravaggio Como estilo que se desenvolveu nas artes européias, durante o século 17, ainda encontraremos estilo barroco na Europa, na 1ª metade do século 18, quando finalmente desaparecerá, substituído pelo Rococó. A palavra barroco (do grego, baros = peso) foi usada na Idade Média para designar um raciocínio incorreto, e com esta significação foi usada durante a Renascença. Nos séculos 18 e 19, foi utilizada para indicar pensamentos ou ideias contorcidas ou bizarras, sem clareza, distantes da lógica e da realidade dos fatos. Outros autores atribuem-lhe origem diferente: a palavra teria vindo do português BARROCO ou, do espanhol BARRUECO, que, durante a Renascença, fora usada pelos joalheiros para designar pérolas irregulares ou imperfeitas. De qualquer forma, o termo barroco, aparentemente, tinha sentido pejorativo e sempre a mesma significação: coisa defeituosa, irregular e obscura. A arte barroca teve sua origem e se definiu na Itália, de onde se irradiou aos demais países da Europa e às suas colônias na América Latina, assumindo características locais diversas. A arte barroca é naturalmente associada à Contra-Reforma da Igreja Católica por suas formas artísticas que tinham maior capacidade de comunicação visual. Mas o barroco não serviu apenas à Igreja; serviu também à monarquia absolutista, exaltando a figura do rei, e serviu também à burguesia, protestante ou católica. Por isso, encontraremos arte barroca, tanto em países católicos quanto protestantes. A característica mais marcante do Barroco: desaparece o equilíbrio entre sentimento e razão ou aquela associação entre a arte e a ciência - que os renascentistas souberam tão bem realizar. Passam a predominar, nas obras de arte, os valores emocionais. Arquitetura
8

Arte Barroca - conteudoseducar.com.br · Igreja de Il Gésu, Roma, 1575-7, Giacomo Della Porta- uma das primeiras igrejas Barrocas Na arquitetura barroca, desaparecem os valores racionais

Nov 11, 2018

Download

Documents

vonhu
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Arte Barroca - conteudoseducar.com.br · Igreja de Il Gésu, Roma, 1575-7, Giacomo Della Porta- uma das primeiras igrejas Barrocas Na arquitetura barroca, desaparecem os valores racionais

Arte Barroca

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Caravaggio_flagellation.jpg

A Flagelação de Cristo – 1607 – Michelangelo Caravaggio

Como estilo que se desenvolveu nas artes européias, durante o século 17, ainda encontraremos estilo barroco na Europa, na 1ª metade do século 18, quando finalmente desaparecerá, substituído pelo Rococó. A palavra barroco (do grego, baros = peso) foi usada na Idade Média para designar um raciocínio incorreto, e com esta significação foi usada durante a Renascença. Nos séculos 18 e 19, foi utilizada para indicar pensamentos ou ideias contorcidas ou bizarras, sem clareza, distantes da lógica e da realidade dos fatos. Outros autores atribuem-lhe origem diferente: a palavra teria vindo do português BARROCO ou, do espanhol BARRUECO, que, durante a Renascença, fora usada pelos joalheiros para designar pérolas irregulares ou imperfeitas. De qualquer forma, o termo barroco, aparentemente, tinha sentido pejorativo e sempre a mesma significação: coisa defeituosa, irregular e obscura. A arte barroca teve sua origem e se definiu na Itália, de onde se irradiou aos demais países da Europa e às suas colônias na América Latina, assumindo características locais diversas. A arte barroca é naturalmente associada à Contra-Reforma da Igreja Católica por suas formas artísticas que tinham maior capacidade de comunicação visual. Mas o barroco não serviu apenas à Igreja; serviu também à monarquia absolutista, exaltando a figura do rei, e serviu também à burguesia, protestante ou católica. Por isso, encontraremos arte barroca, tanto em países católicos quanto protestantes. A característica mais marcante do Barroco: desaparece o equilíbrio entre sentimento e razão ou aquela associação entre a arte e a ciência - que os renascentistas souberam tão bem realizar. Passam a predominar, nas obras de arte, os valores emocionais.

Arquitetura

Page 2: Arte Barroca - conteudoseducar.com.br · Igreja de Il Gésu, Roma, 1575-7, Giacomo Della Porta- uma das primeiras igrejas Barrocas Na arquitetura barroca, desaparecem os valores racionais

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Il_Gesu.jpg

Igreja de Il Gésu, Roma, 1575-7, Giacomo Della Porta- uma das primeiras igrejas Barrocas

Na arquitetura barroca, desaparecem os valores racionais de simplicidade, unidade e clareza; predominam o sentimento e a imaginação. Agora tudo está audaciosa e livremente movimentado pela insistência de curvas e contracurvas. A coluna muito empregada pelos barrocos, outro exemplo da predominância do decorativo sobre o construtivo, é a chamada coluna SALÔMONICA ou torcida, de fuste helicoidal ricamente ornamentado, mas infringindo a função sustentante, que deveria, logicamente, desempenhar.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Coluna_salom%C3%B4nica

Baldaquino da Basílica de São Pedro, Roma, Itália - 1624 a 1633 - Gian Lorenzo Bernini É importante observar que os arquitetos barrocos não renegam as formas clássicas – colunas, arcos, frontões, frisos -, mas transforma-os de maneira fantasiosa.

A forma marcada pela seta chama-se voluta. Apesar de aparecer ainda na Grécia Antiga adornando as colunas de ordem jônica, durante o Barroco apresenta novo emprego. Ela é o elemento que irá caracterizar, de forma definitiva, uma arquitetura barroca. Possui o sentido de decoração, dando graça e movimento à frente da igreja, chamada de frontispício. Também irá aparecer na pintura e na escultura.

O Baldaquino de São Pedro, construído acima do altar papal onde está o túmulo de São Pedro, é uma das maiores obras de arte cristã de todos os tempos. A obra possui 30 metros de altura, toda realizada em bronze. As colunas em estilo salomônico dão energia e movimento ao gigantesco elemento arquitetônico criado para proteger o túmulo papal.

Page 3: Arte Barroca - conteudoseducar.com.br · Igreja de Il Gésu, Roma, 1575-7, Giacomo Della Porta- uma das primeiras igrejas Barrocas Na arquitetura barroca, desaparecem os valores racionais

Os frontispícios das igrejas, antes planos e sóbrios, para enfatizar a riqueza do seu interior, agora são substituídos por frontispícios em movimento ondulante. A noção de urbanismo surge justamente nessa época. Novos campos de ação para os artistas: estradas, praças e jardins. As fontes de água públicas do período barroco são grandes atrações. O enriquecimento da burguesia é a grande responsável por esse fenômeno, uma vez que vive e se desenvolve na cidade através do comércio. Principais arquitetos do período: Giacomo della Porta, Giacomo Vignola, Guario Guarini, Domenico Fontana, Carlo Maderno, Carlo Rainaldi, e Francesco Borromini.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Museo_del_Risorgimento_italiano.JPG

Palazzo Carignano, em Turim, Itália - Guario Guarini

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:SFrancisOuroPreto-CCBY.jpg

Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto, Minas Gerais, 1766-1810 – Mestre Aleijadinho

Observe, na fachada do Palácio, como o arquiteto rompe com a tradição e impõe movimento ao edifício. A superfície plana dos edifícios renascentistas é substituída, durante o Barroco, por outra muito mais ondulada.

O Barroco também encontrou ecos no Brasil. O Barroco Mineiro, o auge da Arte Colonial Brasileira, já um estilo tardio, no século 18, mistura elementos do Barroco com a graça e a elegância do Rococó. Mestre Aleijadinho, o mulato Antônio Francisco Lisboa, é o maior artista do período e suas obras, sejam na arquitetura ou na escultura, são as pérolas de uma arte produzida por brasileiros em um momento de grande efervescência cultural na colônia.

Page 4: Arte Barroca - conteudoseducar.com.br · Igreja de Il Gésu, Roma, 1575-7, Giacomo Della Porta- uma das primeiras igrejas Barrocas Na arquitetura barroca, desaparecem os valores racionais

http://en.wikipedia.org/wiki/File:Fontana_del_Moro_Roma.jpg

Fontana Del Moro, Praça Navona, Roma, Itália – 1576 – Giacomo della Porta

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Prague_Our_Lady_of_Victory_Altar.JPG

Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa, Praga, República Theca

A Praça Navona é uma das mais importantes praças de Roma. Possui trabalhos de gênios, como Giacomo della Porta, Francesco Borromini e Gian Lorenzo Bernini. Pesquise sobre a Fontana dei Qattro Fuimi (Fonte dos Quatro Rios), uma monumental obra executada por Bernini e que se encontra na Praça Navona. Ela representa os quatro principais continentes do mundo cortados por seus principais rios: Rio Nilo, na África; Rio Ganges, na Ásia; Rio da Prata, na América; e o Rio Danúbio, na Europa.

A riqueza do interior de uma igreja barroca impressiona: retábulos, altares e colunas ricamente decoradas para demonstrar o poder de Deus e da Igreja Católica. O ouro brasileiro foi um grande aliado na decoração das igrejas europeias.

Page 5: Arte Barroca - conteudoseducar.com.br · Igreja de Il Gésu, Roma, 1575-7, Giacomo Della Porta- uma das primeiras igrejas Barrocas Na arquitetura barroca, desaparecem os valores racionais

Escultura A escultura do Barroco é marcada por características muito próprias: movimentação das formas, aumento da intensidade de expressão, interpretação bastante realista da natureza e ambição de fixar um momento. A teatralidade demonstrada através das poses é uma marca muito forte que demonstra uma diferença muito grande com a sobriedade e passividade das esculturas renascentistas. A escultura é mais viva, mais apaixonada.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Bernini_-_Santa_Teresa_em_extase.jpg

Êxtase de Santa Teresa, 1625 – Gian Lorenzo Bernini

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:David_von_Michelangelo.jpg David, 1501–1504- Michelangelo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:David_von_Bernini.jpg

Davi, 1623-1624

Bernini é o maior escultor do período. O italiano era um artista completo, além de escultor; suas atividades mais famosad foram as de arquiteto, urbanista, escultor, decorador, pintor e escritor. Pela sua capacidade de trabalho e pelos seus dons excepcionais, pode ser considerada a figura mais importante do Barroco Europeu. Sua obra é um exemplo perfeito da busca da maior expressividade, do gosto pelo monumental, pelas superfícies e volumes, ricamente trabalhados. Um traço marca a obra do escultor a serviço de Deus: o sensualismo. As atitudes desfalecidas dos santos são a expressão desse misticismo sensual.

Observando as duas esculturas, ficam muito claras as características

que diferenciam o Barroco

do Renascimento.

Page 6: Arte Barroca - conteudoseducar.com.br · Igreja de Il Gésu, Roma, 1575-7, Giacomo Della Porta- uma das primeiras igrejas Barrocas Na arquitetura barroca, desaparecem os valores racionais

Pintura A pintura do período atingiu um grau de realismo impressionante. As oposições entre a reflexão intelectual e a impulsividade do sentimento atingem seu ponto máximo na pintura. As principais características são: composição em diagonal; violentos contrastes de claro-escuro; aumento deliberado na intensidade de expressão de sentimentos, principalmente os dramáticos; dinamismo e síntese das formas; realismo de inspiração popular; ênfase no decorativo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Crucifixion_of_Saint_Peter-Caravaggio_(c.1600).jpg

Crucificação de São Pedro, 1600 -Caravaggio

Michelangelo Merisi da Caravaggio é o maior nome da pintura barroca. Num país onde eram pintadas Vênus e Madonas, Caravaggio foi buscar os modelos de santos e dos heróis de suas pinturas nos tipos mais humildes da população romana. Nunca se vira antes um tema sagrado tratado assim, como um acontecimento contemporâneo entre a gente humilde. Ele assinalou na pintura o início de nova época. Caravaggio dá em sua obra forma discreta e comovedora a uma atitude compartilhada por certos grandes santos da Contra Reforma: a de que os mistérios da Fé são revelados não por especulação intelectual, mas espontaneamente, por uma experiência interior, aberta a todos os

Page 7: Arte Barroca - conteudoseducar.com.br · Igreja de Il Gésu, Roma, 1575-7, Giacomo Della Porta- uma das primeiras igrejas Barrocas Na arquitetura barroca, desaparecem os valores racionais

homens. Os seus quadros contêm um “cristianismo laico” isento de dogmas teológicos, o que atrai tanto os protestantes quanto os católicos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Jos%C3%A9_de_Ribera_067.jpg São Bartolomeu, 1751 – José de Ribera

http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jean-Baptiste_Sim%C3%A9on_Chardin_029.jpg

Natureza -morta com jarra e frutas, 1728, Jean Siméon Chardin

Durante o Barroco, a pintura torna-se muito popular. Temos nesse período um número impressionante de pintores, verdadeiros gênios em sua arte. Alguns nomes: Peter Paul Rubens, Rembrandt van Rijn, Annibale Carracci, Georges de La Tour, Diego Velázquez, Johannes Vermeer e Bartolomé Murillo. No Brasil, podemos destacar o nome de Mestre Manuel da Costa Ataíde, que trabalhou nas Minas Gerais, sendo contemporâneo de Mestre Aleijadinho.

Observe o grau de realismo dessa pintura e o seu profundo tom dramático. Imagine a impressão que as pessoas tinham dessa obra, em uma época em que nem se sonhava com a invenção da fotografia.

A natureza-morta “Objetos inanimados são representados na pintura, desde a Idade Média, em geral como fundo de pinturas religiosas de cunho realista. Mas é somente em meados do século 16 que a natureza- morta emerge como gênero artístico independente, em obras de pintores. O processo de paulatina autonomia da natureza-morta acompanha tanto a pintura naturalista (associada à ilustração científica) quanto a pintura de gênero, exemplarmente representada pelos artistas holandeses do século 17 e seus temas domésticos, figurados com riqueza de detalhes.” O texto acima foi retirado do site do Instituto Itaú Cultural. Saiba mais sobre o assunto, acessando o site: http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=360

Page 8: Arte Barroca - conteudoseducar.com.br · Igreja de Il Gésu, Roma, 1575-7, Giacomo Della Porta- uma das primeiras igrejas Barrocas Na arquitetura barroca, desaparecem os valores racionais

LAS MENINAS

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Las_Meninas,_by_Diego_Vel%C3%A1zquez,_from_Prado_in_Google_Earth.jpg

A Família de Filipe IV, 1656- Diego Velázquez

O quadro de Diego Velázquez, A Família de Filipe IV, ou, como é mais conhecido, “Las Meninas”, é uma das obras mais analisadas de todos os tempos. O artista, de técnica impecável, produz um quadro de uma cena cotidiana- o quarto da infanta Margarita e uma certa movimentação em que até mesmo o pintor aparece pintando outra obra. Esse exercício “meta-artístico” é um dos grandes trunfos do quadro, uma ousadia para aquele tempo. Além disso, ele fez um jogo espetacular de perspectiva, luz, espelho e posições. No site da Revista Filosofia, há uma extensa matéria, que mostra porque esse quadro de Velázquez é tão famoso: http://filosofia.uol.com.br/filosofia/ideologia-sabedoria/27/artigo191887-1.asp Grandes filósofos, como Michel Foucault e Jacques Lacan, fizeram estudos sobre a obra e seu ponto de vista é analisado pela matéria. Com a opinião de respeitados intelectuais, percebemos que a obra constitui um tema fascinante e inesgotável. Faça você também uma análise da obra e perceba o quão genial é esse artista, que encara o espectador de frente, nessa magistral pintura.