Top Banner
Apresentação O projeto ANIMAR propõe novas ferramentas, meios e metodologias que introduzem o prin- cípio de aprender através de uma experiência participada. É, assim, uma proposta inovadora de sensibilização para a arte, descodificação da imagem e mobilização de saberes transversais, estimulando a imaginação através do princípio de aprender a brincar. Nesta edição, o Animar propõe assim um cru- zamento entre os universos do real e do imagi- nado, quer através de animações baseadas em histórias e personagens reais, quer da ficcionali- zação de imagens documentais. A exposição tem como pano de fundo os filmes ÁGUA MOLE, de Alexandra Ramires (Xá) e Lau- ra Gonçalves, PRONTO ERA ASSIM, de Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues, SURPRESA, de Paulo Patrício e A PRAIA, de Pedro Neves. São filmes que vão saltar da tela para a galeria, onde estarão também patentes diversos objetos re- lacionados com o processo de produção fílmica como adereços, cenários, figurinos, entre outros. Aliado a esta procura, Marta Monteiro apresen- ta-nos o ESTÚDIO ANIMAR, onde as suas ilus- trações são pano de fundo de um inédito estú- dio de animação. Água Mole Alexandra Ramires (Xá) e Laura Gonçalves Portugal, 2017, ANI·DOC, HD, Cor, 9’15’’ Os últimos habitantes de uma aldeia não se deixam submergir no esquecimento. Num mundo onde a ideia de progresso parece estar acima de tudo, esta casa flutua. Pronto, Era Assim Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues Portugal, 2015, ANI, HD, Cor, 13’ Por uma janela entreaberta, duas moscas descobrem um sótão empoeirado, onde são surpreendidas pelos objetos que nele habitam – Balança, Caixa de Música, Cafeteira, Jarra e Microfone. Em modo de entrevista e de forma descontraída os protagonistas contam episódios da sua vida: como foi crescer, namorar, casar, trabalhar e até emigrar, noutro tempo. SOLAR - GALERIA DE ARTE CINEMÁTICA SERVIÇO EDUCATIVO // ANIMAR 13
4

Apresentação · (Apresentação das atividades e pequenos filmes) De Segunda a Sexta-feira. Duração: 60 min Surpresa Paulo Patrício Portugal, 2017, ANI·DOC, HD, Cor, 8’40’’

May 27, 2020

Download

Documents

dariahiddleston
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Apresentação · (Apresentação das atividades e pequenos filmes) De Segunda a Sexta-feira. Duração: 60 min Surpresa Paulo Patrício Portugal, 2017, ANI·DOC, HD, Cor, 8’40’’

ApresentaçãoO projeto ANIMAR propõe novas ferramentas,

meios e metodologias que introduzem o prin-

cípio de aprender através de uma experiência

participada. É, assim, uma proposta inovadora

de sensibilização para a arte, descodificação da

imagem e mobilização de saberes transversais,

estimulando a imaginação através do princípio

de aprender a brincar.

Nesta edição, o Animar propõe assim um cru-

zamento entre os universos do real e do imagi-

nado, quer através de animações baseadas em

histórias e personagens reais, quer da ficcionali-

zação de imagens documentais.

A exposição tem como pano de fundo os filmes

ÁGUA MOLE, de Alexandra Ramires (Xá) e Lau-

ra Gonçalves, PRONTO ERA ASSIM, de Joana

Nogueira e Patrícia Rodrigues, SURPRESA, de

Paulo Patrício e A PRAIA, de Pedro Neves. São

filmes que vão saltar da tela para a galeria, onde

estarão também patentes diversos objetos re-

lacionados com o processo de produção fílmica

como adereços, cenários, figurinos, entre outros.

Aliado a esta procura, Marta Monteiro apresen-

ta-nos o ESTÚDIO ANIMAR, onde as suas ilus-

trações são pano de fundo de um inédito estú-

dio de animação.

Água Mole Alexandra Ramires (Xá) e Laura GonçalvesPortugal, 2017, ANI·DOC, HD, Cor, 9’15’’

Os últimos habitantes de uma aldeia não se deixam submergir no esquecimento. Num mundo onde a ideia de progresso parece estar acima de tudo, esta casa flutua.

Pronto, Era Assim Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues Portugal, 2015, ANI, HD, Cor, 13’

Por uma janela entreaberta, duas moscas descobrem um sótão empoeirado, onde são surpreendidas pelos objetos que nele habitam – Balança, Caixa de Música, Cafeteira, Jarra e Microfone. Em modo de entrevista e de forma descontraída os protagonistas contam episódios da sua vida: como foi crescer, namorar, casar, trabalhar e até emigrar, noutro tempo.

SOLAR - GALERIA DE ARTE CINEMÁTICASERVIÇO EDUCATIVO // ANIMAR 13

Page 2: Apresentação · (Apresentação das atividades e pequenos filmes) De Segunda a Sexta-feira. Duração: 60 min Surpresa Paulo Patrício Portugal, 2017, ANI·DOC, HD, Cor, 8’40’’

Atividades para as Escolas(concebidas para grupos escolares)

Visitas guiadas à exposiçãoDe Segunda a Sexta-feira.Horário: 14h-18h.Duração: entre 60 a 90 min

Visitas guiadas à exposição com exercício de imagem em movimentoDe Segunda a Sexta-feira.Horário: 14h-18h.Duração: entre 90 a 120 min

Apresentações “Animar 13” nas escolas(Apresentação das atividades e pequenos filmes)

De Segunda a Sexta-feira.Duração: 60 min

SurpresaPaulo PatrícioPortugal, 2017, ANI·DOC, HD, Cor, 8’40’’

Curta-metragem de animação documental que tem como base uma conversa gravada entre mãe, Joana, e filha, Alice, com 3 anos de idade e a recuperar de um cancro do rim. Ao longo da conversa falam, de uma forma muito aberta e franca, sobre a doença, o presente, as lutas e conquistas de ambas.

A PraiaPedro NevesPortugal, 2016, DOC, HD, Cor, 22’

Na sociedade atual, os corpos mais velhos são escondi-dos e esquecidos como se estivessem impregnados de ne-gatividade. Neste filme, somos confrontados com esses corpos, desnudos e felizes, no dia-a-dia de uma praia da região de Lisboa.

Oficinas nas Escolas: brinquedos óticosstop-motion pixilaçãoDe Segunda a Sexta-feira. Horário a definir mediante reservaDuração: entre 90 a 120 min

Page 3: Apresentação · (Apresentação das atividades e pequenos filmes) De Segunda a Sexta-feira. Duração: 60 min Surpresa Paulo Patrício Portugal, 2017, ANI·DOC, HD, Cor, 8’40’’

Sessões de Cinema nas escolasDe Segunda a Sexta-feira.Horário a definir mediante reservaDuração: entre 60 a 90 minPúblico Alvo: Pré-Escolar, Ensino Básico

Em colaboração com a Agência da Curta Metragem

Sessões de CinemaTeatro Municipal de Vila do Conde, Sala 2Marcações disponíves nos dias:21 e 23 de Fevereiro6 e 7 de Março18 e 20 de AbrilHorário das sessões: 10h-12h30 / 15h-18hDuração: 60 minutosPúblico Alvo: Pré-Escolar, Ensino Básico

Em colaboração com a Agência da Curta Metragem e o Cineclube de Vila de Conde

Panorama AmiguinhosClassificação étaria: maiores de 3 anosO Short Circuit – rede europeia de organismos que se dedi-cam à promoção e divulgação de curtas-metragens – pro-põe, uma vez mais, e através das escolhas dos seus mem-bros, um conjunto de filmes de vários países europeus a pensar nos mais pequenos: esta é uma sessão para maiores de 3 anos.

SOME LOGICRop van Mierlo, Holanda, 2015, ANI 54”Versão animada do livro de ilustrações de animais da auto-ria do designer grá co holandês Rop Van Mierlo.

DONINHA (WEASEL)Timon Leder, Eslovénia, 2016, ANI, 11’ 30’’Uma doninha esfomeada ataca um bando de pássaros que vivem numa árvore, mas é surpreendida pela sucessão de acontecimentos nas suas tentativa.

BOM DIA LUA (GOOD MORNING MOON)Christoph Brehme, Itália, 2015, ANI, 4’13”Certa noite, o Sr. Richmond, um ouriço aposentado, decide ir ao cinema. Richmond adora cinema e vai muitas vezes ver lmes, mas este a que está prestes a assistir não é como os outros, pois mudará a sua vida ... e não só!DOIS AMIGOS (DEUX AMIS)

Natalia Chernysheva, França, 2014, ANI, 4Dois amigos, uma lagarta e um girino, crescem em dois ambientes diferentes.

TEDDY, O URSINHO DESCONTRAÍDO (MEDO TRAPAVKO)Tomislav Gregl, Croácia, 2017, ANI, 8’30”Teddy é um ursinho brincalhão que não se importa com as regras da oresta. Um dia, depois de salvar a abelha de um problema, ganha uma amizade que mudará a sua vida.

GINJASZepe (José Pedro Cavalheiro) e Humberto Santana, Portugal, 2011, ANI, 2’Ginjas e o Pássaro Grande envolvem-se numa contenda e roubam-se mutuamente a linha de contorno do corpo. Através da fracturação e recons- trução de formas, contra-põem-se os conceitos de linha e mancha, interior e exterior.

A RAPOSA PEQUENINA(LE RENARD MINUSCULE)Aline Quertain, Sylwia Szkiladz, França, 2015, ANI, 9’Num jardim luxuriante, uma raposa pequenina encontra uma menina que cultiva plantas gigantes! Por coincidência, apercebem-se de que também podem cultivar objetos.

O GATO DO ESPAÇO (A LIFE STORY)Nacho Rodriguez, Espanha, 2013, ANI, 4’20”Um gato do espaço tem que deixar o seu planeta. Durante a viagem enfrentará perigos e aventuras, e nalmente ten-tará regressar a casa.

Panorama Histórias AnimadasClassificação étaria:maiores de 9Conjunto de filmes que explora a diversidade de técnicas de animação e de narrativas.

MAR À VILAEstudantes coordenados por Bastien Dubois, Portugal, 2014, ANI, Colour, 2’25’’O abraço do mar à terra e às gentes de uma cidade que as-sim se mostra e se sente.

DE GENTE SE FEZ HISTÓRIAInês Vila Cova, Portugal, 2017, DOC, Cor, 18’49’Um museu, um livro e uma extensa compilação de arquivos é o trabalho de uma vida de um humilde “caxineiro” apai-xonado pela sua terra Caxinas. A partir das suas imagens e som de arquivo, pretendo mostrar o tributo pelo qual José Vila Cova ansiava tanto por deixar terminado, para a sua ter-ra e sua gente.

UMA MANHÃ NA FEIRAEstudantes coordenados por Alexandra Ramires (Xá) e Laura Gonçalves, Portugal, 2017, ANI, Cor, 2’30’’Uma visita ao mercado.ÁGUA MOLE

Page 4: Apresentação · (Apresentação das atividades e pequenos filmes) De Segunda a Sexta-feira. Duração: 60 min Surpresa Paulo Patrício Portugal, 2017, ANI·DOC, HD, Cor, 8’40’’

Alexandra Ramires (Xá) e Laura Gonçalves, Portugal, 2017, ANI·DOC, Cor, 9’15’’Os últimos habitantes de uma aldeia não se deixam sub-mergir no esquecimento. Num mundo onde a ideia de pro-gresso parece estar acima de tudo, esta casa utua.

SURPRESAPaulo Patrício, Portugal, 2017, ANI·DOC, Cor, 8’40’Curta-metragem de animação documental que tem como base uma conversa gravada entre mãe, Joana, e lha, Alice, com 3 anos de idade e a recuperar de um cancro do rim. Ao longo da conversa falam, de uma forma muito aberta e franca, sobre a doença, o presente, as lutas e conquistas de ambas.

PRONTO, ERA ASSIMJoana Nogueira e Patrícia Rodrigues, Portugal, 2015, ANI, Cor, 12’58Num sótão empoeirado, uma Balança, uma Caixa de Mú-sica, uma Cafeteira, uma Jarra e um Microfone personi cam a história de vida de seis idosos que, numa conversa des-contraída em modo de entrevista, contam como foi crescer, casar, trabalhar, emigrar e sonhar num Portugal de outros tempos.

Apresentações “Antes do Filme”Teatro Municipal de Vila do Conde, Sala 2De Terça a Sexta-feirahorário a definir mediante a reserva

Atividades para todos(concebidas para o público em geral)

Sessão de abertura da “Animar 13”Teatro Municipal de Vila do Conde, Sala 2“L’Aventure Commence”Thierry Frémaux16h e 21h30Bilhetes: 4.5€

Oficina “TUDORODABOTAFORA”:iniciação à serigrafia com Oficina Arara21 de Março

14h – 19h Local: Solar - Galeria de Arte CinemáticaDuração: 5 horas Idades: 16-21 Inscrição: 10€, limitada a 20 formandos

Sessão de cinema dedicada ao 40º Festival de Curta-metragem de Clermont-FerrandTeatro Municipal de Vila do Conde, sala 215 de Abril16h e 21hBilhetes: 2€ (até 16 anos) / 4.5€ (maiores de 16)

Mostra de ilustração comemorativa do 40º Festival de Curta-metragem de Clermont-FerrandTeatro Municipal de Vila do Conde, foyer15 de Abril a 19 de MaioEntrada livre

Oficina comemorativa do 25 de Abril: iniciação à banda desenhada com Joana Estrela21 de Abril14h – 18hLocal: Solar - Galeria de Arte CinemáticaDuração: 4 horasIdades: 8-12 Inscrição: 10€, limitada a 20 formandos

Festa de EncerramentoTeatro Municipal de Vila do Conde, Sala 120 de MaioSessão solene 14h30Atividades para todos 16hBilhetes: 2€ (até 16 anos), 3,5€ (maiores de 16)

Contactos

ww.curtas.pt/animarfacebook.com/projetoANIMAR

Solar de São RoqueRua do Lidador · Vila do Conde T 252 646516 [email protected]ário: seg – sáb, 14h-18h

INFORMAÇÕES E RESERVASPedro Dourado

[email protected] T 252 646 516 · 961 302 327