Top Banner
DOUTRINA ESPÍRITA OU ESPIRITISMO Origem e Conceitos Básicos
14

Apresentação doutrina espírita

May 24, 2015

Download

Education

Idéias Luz

Um breve histórico do início do Espiritismo
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Apresentação doutrina espírita

DOUTRINA ESPÍRITAOU ESPIRITISMO

Origem e Conceitos Básicos

Page 2: Apresentação doutrina espírita

ONDE SURGIU

• Foi em 1854 que pela primeira vez, Kardec, ouviu falar das mesas girantes;

• O Espiritismo surgiu em 1857 com a publicação de “O Livro dos Espíritos”, em Paris, França;

• Ao professor Hippolyte Léon Denizard Rivail, importante intelectual da época, coube a tarefa de organizar este livro de perguntas e respostas, as quais foram dadas pelos espíritos através de médiuns. Outros compêndios também surgiriam e formariam a codificação espírita.

ALLAN KARDEC

O LIVRO DOSESPÍRITOS

“Ele, porém, era o que eu denominarei simplesmente o bom-senso encarnado”Camille Flammarion

Page 3: Apresentação doutrina espírita

COMO SURGIU

“As primeiras manifestações inteligentes aconteceram por meio de mesas que se moviam e desferiam determinados golpes, batendo com um pé para assim responder a uma questão proposta,(...).A exatidão das respostas e a correlação destas com a pergunta causaram espanto. Interrogado a respeito de sua natureza, o ser misterioso que respondia daquela forma declarou que era um Espírito” (L.E. - Introdução)

“Foi um desses seres invisíveis quem aconselhou a adaptação de um lápis a uma cesta ou a outro objeto. Colocada em cima de uma folha de papel” (L.E. - Introdução)

Page 4: Apresentação doutrina espírita
Page 5: Apresentação doutrina espírita
Page 6: Apresentação doutrina espírita

REPERCURSÃO NO BRASIL• O Jornal do Comércio, do Rio de Janeiro, foi o

primeiro a publicar matérias sobre as mesas girantes, em suas edições de 14 e 30 de junho de 1853, o jornal informa sob o título de A Rotação Elétrica, os fenômenos que empolgavam Paris, depois de terem feito sucesso nos Estados Unidos, México, Londres, Viena e Berlim.

• No dia 2 de julho e 17 de setembro de 1853, os jornais Diário de Pernambuco e Jornal Cearense, respectivamente, informavam a seus leitores que, em Paris, grande era a curiosidade, que toda a sociedade se colocava em torno das mesas esperando algum movimento.

• A primeira sessão espírita realizada no Brasil ocorreu em Salvador, Bahia, no dia 17 de setembro de 1865, sob a direção de Luiz Olímpio Teles de Menezes. Este fundou no mesmo ano o primeiro centro espírita, com o nome de Grupo Familiar de Espiritismo.

Page 7: Apresentação doutrina espírita

CONCEITOS FUNDAMENTAIS

O HOMEM É COMPOSTO POR:1. ALMA OU ESPÍRITOprincípio inteligente em que residem o pensamento, a vontade e o senso moral;2. PERISPÍRITOenvoltório fluídico, leve, que serve de laço e intermediário entre o Espírito e o corpo;3. CORPO FÍSICOenvoltório material, pesado e grosseiro, que coloca o Espírito em relação com o mundo exterior.

3 2 1

Page 8: Apresentação doutrina espírita

3 2 1

Page 9: Apresentação doutrina espírita

IMORTALIDADE E REENCARNAÇÃO

153. Em que sentido se deve entender a vida eterna?“A vida do Espírito é que é eterna; a do corpo é transitória e passageira. Quando o corpo morre, a alma retoma a vida eterna.” (L.E.)

166. Como pode a alma, que não alcançou a perfeição durante a vida corpórea, acabar de depurar-se?“Sofrendo a prova de uma nova existência.” (L.E.)

‘A imortalidade é a luz da vida, como este refulgente Sol é a luz da Natureza. ‘CAMILLE FLAMMARION

Page 10: Apresentação doutrina espírita

LIVRE-ARBÍTRIO (AÇÃO E REAÇÃO) E DESTINO“O Espírito goza sempre do livre-arbítrio. Em virtude dessaliberdade é que escolhe, quando desencarnado, as provas da vidacorporal e que, quando encarnado, decide fazer ou não uma coisa e procede à escolha entre o bem e o mal. Negar ao homem o livre-arbítrio fora reduzi-lo à condição de máquina.” (L.E.)

Page 11: Apresentação doutrina espírita

MÉDIUNS E MEDIUNIDADE

Médium: (do latim medium, meio, intermediário). Pessoa que pode servir de intermediário entre os Espíritos e os homens. (L.M.)“Toda pessoa que sente num grau qualquer a influência dos Espíritosé, por isso mesmo, médium. Essa faculdade é inerente às pessoas econsequentemente não constitui privilégio exclusivo de ninguém;”Mediunidade: dom dos médiuns. (L.M.)

Page 12: Apresentação doutrina espírita
Page 13: Apresentação doutrina espírita

FAMÍLIA E EVANGELHO NO LAR

“No espaço, os Espíritos formam grupos ou famílias entrelaçados pela afeição, pela simpatia e pela semelhança das inclinações. (...) . Muitas vezes, até, uns seguem a outros na encarnação, vindo aqui reunir-se numa mesma família,ou num mesmo círculo, a fim de trabalharem juntos pelo seu mútuo adiantamento. (...) . Os mais adiantados se esforçam por fazer que os retardatários progridam. Após cada existência, todos têm avançado um passo na senda do aperfeiçoamento.” (E.S.E.)

Page 14: Apresentação doutrina espírita

AMOR E CARIDADE“Mestre, qual o mandamento maiorda lei?” – Jesus respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito; este o maior e o primeiro mandamento. E aqui tendes o segundo, semelhante a esse: Amarás o teu próximo, como a ti mesmo. – Toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos.”(S. MATEUS, 22:34 a 40.)