Top Banner
CURSO TÉCNICO TÊXTIL TRABALHO DE TECNOLOGIAS DA TINTURARIA E COLORIMETRIA PROFESSOR: TADASHI OHASHI CORANTE INDIGO COMPONENTES: 1 – EVANALDO 2 – FLÁVIO 3 – LUCIANO 4 – LUZIA 5 – MANOEL ADEMIR NATAL 28/08/12
16

APRESENTACAO DO TRABALHO

Feb 22, 2023

Download

Documents

Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: APRESENTACAO DO TRABALHO

CURSO TÉCNICO TÊXTILTRABALHO DE TECNOLOGIAS DA TINTURARIA E COLORIMETRIA

PROFESSOR: TADASHI OHASHI   

CORANTE INDIGO   

COMPONENTES:1 – EVANALDO2 – FLÁVIO3 – LUCIANO4 – LUZIA

5 – MANOEL ADEMIR  

NATAL 28/08/12

Page 2: APRESENTACAO DO TRABALHO

  INTRODUÇÃO Índigo, o corante azul, é conhecido e tem sido utilizado há milhares de anos em várias civilizações, influenciando seus aspectos sócio-culturais. De todos os corantes naturais, além de ser um dos mais antigos, é também o mais importante.

Page 3: APRESENTACAO DO TRABALHO

Definição do índigo A palavra “ÍNDIGO” é derivada do grego “Indikon” ou do latim “Indicum” e significa “substância da Índia”, em referência direta à região de onde o pigmento era proveniente no período do Império Greco-Romano.O corante índigo é produzido a partir de plantas das quais se extrai o pigmento em tom azul, sendo a principal delas a Indigofera, encontrada nos trópicos e sub-trópicos. A partir do século XIX, foi criado o corante sintético produzido através de substâncias químicas.

O índigo é um dos pigmentos mais utilizados no mundo e tem sido utilizado há pelo menos 5.000 anos. Foi usado na idade do ferro e é ainda hoje popular como a cor típica das calças jeans.

Page 4: APRESENTACAO DO TRABALHO

Classificação Natural e Sintético O índigo natural é obtido de plantas de diversos gêneros e ordens existentes em várias regiões do globo.

As mais conhecidas e importantes são: Nome cientifico Região

Indigofera arrecta Africa, Índia, Indonésia

Indigofera suffruticosa América, África, Ásia

Indigofera tinctória Ásia, Índia

Isatis tinctória Ásia, Cáucaso, Europa

Page 5: APRESENTACAO DO TRABALHO

Obtenção do índigo natural Apesar de ser uma planta perene, o índigo semeia-se a cada ano por motivos práticos.

Quando as flores começam a abrir-se, cortam-se as plantas junto as raízes ( 2 a 3 colheitas anuais ).

Desidratam-se e submetem-se depois a uma fermentação úmida por meio da bactéria Clostridium isatidis.

Page 6: APRESENTACAO DO TRABALHO

O indican contido primitivamente na planta, em forma de glucosídeos, se desdobra pela fermentação em indoxyl e uma espécie de açúcar (indiglucina), reduzindo-se a primeira em índigo branco.

Sob a ação do oxigênio do ar e mediante processos mecânicos (macerado com bastões, pás, etc.), reoxida-se o índigo branco, e o anil, que se deposita em forma de grãos ou torrões, separa-se do caldo, escurece-se, lava-se com água, cozinha-se, e por último seca-se.

Cerca de 100 kg de planta dessecada produzem deste modo de 1,5 a 2 kg de índigo.

Page 7: APRESENTACAO DO TRABALHO

Obtenção do índigo sintético O índigo sintético é produzido pela união de 02 moléculas de fenilaglicianato de sódio (industrialmente obtida da anilina), em uma mistura de hidróxido de sódio amideto de sódio (sodamida).

Page 8: APRESENTACAO DO TRABALHO

Método de tingimento Uma das características do tingimento com corante índigo, que o faz único e o método particular de tingimento sobre os fios de algodão.

Este método permanece praticamente inalterado desde os tempos do índigo natural até os dias atuais, mais de cem anos desde a sua síntese.

Page 9: APRESENTACAO DO TRABALHO

O corante índigo possui molécula relativamente pequena e baixa afinidade com a fibra celulósica. Para ser aplicado além de ser reduzido numa solução alcalina (leuco), também requer uma série de impregnações seguidas de foulardagem e oxidação ao ar, para se obter um azul intenso sobre a fibra.

Cada série de impregnação, foulardagem e oxidação é denominada ciclo ou dip, e um tingimento em geral varia de 4 a 8 ciclos.

Page 10: APRESENTACAO DO TRABALHO
Page 11: APRESENTACAO DO TRABALHO

Abaixo ilustramos como o fio se comporta após cada ciclo de tingimento.

Page 12: APRESENTACAO DO TRABALHO

Aplicação:

Na lã No inicio do século XX, tingia-se a lã de azul seguindo uma receita onde a urina humana era um constituinte fundamental.

No fio O índigo é usado no tingimento de fios de algodão empregados na manufatura do tecido conhecido como jeans.

Page 13: APRESENTACAO DO TRABALHO

Equipamentos Tecnologias de tingimento de fios com índigo Existem 3 tecnologias de tingimento de índigo: máquinas em corda, máquinas multi-caixas e máquinas loop, cada uma com suas vantagens e desvantagens, e um motivo claro para sua utilização.

• Rope dye (corda)  • Slasher dye (multi&caixas)  • Loop dye (loop, também chamadas girotex).

Page 14: APRESENTACAO DO TRABALHO

Propriedades físico-química Formula: C16 H10 N2 O2 Composição: Carbono: 73,27% Hidrogênio: 3,84% Nitrogênio: 10,68% Oxigênio: 12,20% Densidade: 1,417 g/cm3

Peso molecular: 262,27 g

Page 15: APRESENTACAO DO TRABALHO

Receita Inicialmente, preparou-se um banho de tingimento contendo 0,5 g do corante, 0,4 g de hidróxido de sódio e 0,15 g de hidrossulfito de sódio, de acordo com manual técnico de tingimento (MILANO e FILHO). Para acelerar o processo redutivo e, assim, solubilizar o corante rapidamente o banho foi aquecido a 50 ºC. Em seguida, 5 g de tecido de algodão foram adicionados no banho de tingimento e submetidos à agitação por 15 minutos. Posteriormente, o tecido foi removido e deixado em repouso ao ar livre. Terminado o processo o tecido foi lavado e enxaguado normalmente.

Page 16: APRESENTACAO DO TRABALHO

Conclusão   Concluímos que o índigo era a base de numerosas tradições têxteis através da África ocidental. E que por séculos antes da introdução do índigo sintético, a capacidade de transformar o tecido branco no azul profundo era uma habilidade misteriosa e altamente valiosa passada pelos tintureiros de geração a geração.

O tecido índigo significou a riqueza, a abundância e fertilidade.