Top Banner
13

Apostila Windows 8

Feb 11, 2016

Download

Documents

dedpadilha

Apresentação do sistema Windows 8
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Apostila Windows 8
Page 2: Apostila Windows 8

O QUE É O SISTEMA OPERATIVO WINDOWS 8?

O Windows 8 é um sistema operativo / operacional da Microsoft para computadores pessoais, portáteis, netbooks e tablets. É o sucessor do Windows 7. Foi anunciado oficialmente por Steve Ballmer, diretor executivo da Microsoft, durante a conferência de pré-lançamento do sistema operacional. Segundo a empresa, este sistema operacional será um sistema para qualquer dispositivo, com uma interface totalmente nova, adaptada para dispositivos sensíveis ao toque.

O Sistema operativo Windows 8 é a última versão disponibilizada pela Microsoft, a mesma tem como foco padronizar o Sistema Operacional de todas as plataformas, ou seja, o mesmo tem como objetivo funcionar tanto em dispositivos “moveis” (Tablets), como Notebooks, Computadores Pessoais, nas empresas entre outros. Um dos objetivos é criar um ambiente de trabalho que agrade e seja padrão em todos os dispositivos, tornando o mesmo unificado e adequado para que qualquer pessoa possa trabalhar da mesma forma que utiliza seu computador pessoal ou tablet. 1. O que é o sistema operativo Windows 8? 4

Quais as vantagens de adquirir o Windows 8? A principal mudança é em relação ao foco do novo sistema, que funciona tanto em computadores desktop quanto em tablets, embora exista certa compatibilidade e outras similaridades com o Windows 7.

O WINDOWS 8 E AS SUAS VERSÕES

Existem disponíveis no mercado 4 versões do Windows 8: - Windows RT (Run Time) - Windows 8 (Single Language) - Windows 8 Pro - Windows 8 Enterprise

Windows RT (Run Time)

O Windows RT deixou de ser uma versão do Windows disponível para compra. É praticamente “igual” ao Windows 8, porém esta versão foi desenvolvida para ter melhor desempenho e qualidade nos Tablets que utilizam exclusivamente processadores ARM, além de fornecer melhor experiência ao utilizador que deverá utilizar a Windows Store para realizar a Instalação de Aplicações nos seus computadores.

Então qual a diferença do Windows RT para a versão Windows 8? O Windows RT:- Não possui o Modo Desktop (“Aparência do Windows 7”); - Não está à venda para licenciar dispositivos pessoais; - É totalmente incompatível com instalação de softwares locais disponíveis para desktop, ou seja, aplicações executáveis que o utilizador necessita (.msi, .exe). No Windows RT o utilizador só poderá instalar aplicações através da Windows Store.- Foi desenvolvido e aprimorado para instalação em dispositivos com microprocessador ARM. - Vem pré-instalado em dispositivos com microprocessador ARM (como tablet).

Windows 8 (Single Language) Windows 8 Esta versão do Windows costuma vir pré-instalada em novos Tablets, Notebooks e Desktops e computadores All-in-on. A versão do Windows RT foi desenvolvida para funcionar em dispositivos com microprocessador ARM, porém a Microsoft desenvolveu duas versões de Tablets - a versão Microsoft Surface RT e a Microsoft Surface Pro. Esta última versão utiliza um processador Intel e não um ARM, por isto existe esta diferença.

Qual a diferença da versão do Windows 8 para as outras? - Possui modo “Modo Desktop” (“Aparência do Windows 7”). - Disponível atualmente para Atualização da Versão do Windows 7. - Possibilita a instalação de Softwares normalmente além de poder utilizar a Windows Store para download de aplicações.

Page 3: Apostila Windows 8

- Costuma vir pré-instalado em Tablets, Notebooks, Desktops e computadores All-in-on (caso utilizem Windows como Sistema Operacional). - Não funciona em ambientes empresariais que necessitam inserir os computadores no Domínio. - Recursos como Boot via CHD, Group Policy, Hyper-V, AppLocker, Windows to Go, DirectAccess, BranchCache e Windows Media Center, não estão disponíveis para esta versão do Windows.

Windows 8 Pro

Esta é a versão “completa” do Windows 8 disponível para utilizadores finais. Esta versão funciona em Tablets, All-in-on, Ultrabooks entre outros. Esta versão poderá ser instalada em computadores que utilizam hoje Windows 7, pois o Hardware requerido pelo novo Sistema Operativo continua sendo o mesmo.

A versão do Windows 8 Pro possui mais recursos que a versão do Windows 8 além de poder ser utilizado em ambiente corporativo, lembrando que diversos dos recursos utilizados em ambiente corporativos não estarão disponíveis para esta versão.

Esta versão costuma sendo muito utilizada em empresas menores que costumam fazer a compra de computadores com Windows já pré-instalado.

Quais as diferenças desta versão para as demais? - Esta versão possui todos os recursos disponíveis na versão do Windows 8. - Pode ser inserida no Domínio, para empresas que possuem AD. - Possui recursos como Boot via VHD, Group Policy, BitLocker e Hyper-V. - Além disto esta é a única versão em que o utilizador pode adquirir o Windows Media Center.

Windows 8 Enterprise

Esta versão está disponível para empresa que possuem Volume License (Licença por Volume), a mesma é desenvolvida com total foco em empresas. Esta versão possui diversos recursos a mais que as outras versões, possibilitando aos administradores de empresa o controle sobre os recursos e customização dos Sistemas Operacionais.

Qual a diferença desta versão para as outras? - Possui todas as vantagens do Windows 8 Pro; - Possui os seguintes recursos não disponíveis em outras versões do Windows 8: AppLocker, Windows To Go, DirectAccess, BranchCache e pode ser virtualizado por RemoteFX; - Só pode ser adquirido por empresas que possuem Volume License (Licença por Volume).

Como podemos verificar as diferentes versões do Windows disponibilizam recursos diferentes e foram desenvolvidas para objetivos diferentes, então entenda qual a sua necessidade, qual a necessidade de sua empresa para que você faça a escolha correta e não tenha surpresas desagradáveis.

Fonte: http://gestaoemti.com.br/index.php/windows-8-suas-versoes-e- diferencas/

Para PC´s e tablets x86/x64, haverá o Windows 8 para o utilizador comum, e o Windows 8 Pro para profissionais e entusiastas. O Windows RT virá pré-instalado em tablets com processador ARM, juntamente com uma versão do Office otimizada para toque.

Na prática os consumidores poderão comprar apenas duas versões: Windows 8 ou Windows 8 Pro. Além disso, o Windows Media Center será disponibilizado como um pacote para o Windows 8 Pro.

REQUISITOS DE SISTEMA

PC´s Os requisitos de sistema da versão para PC´s são similares aos dos seus antecessores, Windows 7 e Windows Vista. Uma placa de vídeo compatível com DirectX 9 é necessária apenas para uso do Aero e aceleração de hardware. Para dispositivos sensíveis ao toque, é exigida uma resolução de 1024x768 ou superior, a fim de usar a funcionalidade de encaixe para os aplicativos. Com redução de requisitos de sistema, o Windows 8 poderá funcionar num número maior de máquinas, tanto num PC

Page 4: Apostila Windows 8

como no tablet. Ou seja, quase sem exceção, o Windows 8 funcionará em pc' s que já utilizam o Windows 7.

Mínimo RecomendadoArquitetura IA-32 (32-bit) x86-64 (64-bit)Processador 1 GHz (com PAE, NX e SSE2 suporte)Memória RAM 1 GB 2 GBPlaca de vídeo DirectX 9 dispositivo gráfico com WDDM 1.0 ou driver superiorEspaço livre em disco rígido 16 GB 20 GB

Tablets e conversíveis A Microsoft anunciou os requisitos mínimos de hardware para o novo tablet e dispositivos conversíveis projetados para o Windows 8.

.

Requisitos mínimos de hardware do Windows para tabletsPlaca de vídeo DirectX 10 dispositivo gráfico com WDDM 1.2

ou driver superior

Armazenamento 10GB de espaço livre, após a experiência fora-da-caixa completa

Botões padrão 'Força', 'Trava de rotação', 'Tecla Windows', 'Volume-sobe', 'Volume-abaixa'

Tela

Touch screen apoio de um mínimo de 5 pontos digitalizadores e resolução de pelo menos 1366x768. As dimensões físicas do painel devem coincidir com a relação de aspeto da resolução nativa. A resolução nativa do painel pode ser maior do que 1366 (horizontalmente) e 768 (verticalmente). Profundidade de cor mínima nativa é de 32-bits.

Câmara 720p no mínimo

Sensor de luz ambiente 1–30k lux capaz com uma gama dinâmica de 5-60K

Acelerômetro 3 eixos com taxas de dados iguais ou superiores a 50 Hz

USB 2.0 Pelo menos, um controlador de porta expostaConectividade Wi-Fi e Bluetooth 4.0 + LE (baixa energia)

Outros

Alto-falante, microfone, magnetômetro e giroscópio.

Se um dispositivo de banda larga móvel está integrado num sistema de comprimido ou conversível, em seguida, o GPS assistido de rádio é necessário. Dispositivos que suportam Near Field Communication precisa ter marcas visuais para ajudar os utilizadores a localizar e utilizar a tecnologia de proximidade. A nova combinação dos botões para Ctrl + Alt + Del é Tecla Windows + Força.

Page 5: Apostila Windows 8

AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE O S.O. WINDOWS 7 E O S.O. WINDOWS 8

A principal mudança é em relação ao funcionamento do novo sistema, que funciona tanto em computadores desktop quanto em tablets, embora exista certa compatibilidade e outras similaridades com o Windows 7.

 A tela inicial

Ao contrário da tela de início do Windows 7 que já mostrava a opção de se conectar na rede, o Windows 8 traz uma tela de boas-vindas bem mais bonita e simples. Ela é formada apenas de um papel de parede, um relógio mostrando a hora atual e a data e um ícone de rede. Para fazer o login é preciso dar um clique em qualquer parte da tela e só então, digitar os dados necessários para entrar no sistema.

O Windows 7 exibe logo de vez a opção para “logarmos” no computador. No Windows 8 isso muda um pouco.

No Windows 8, quando o utilizador liga o computador, a tela de boas-vindas consiste num papel de parede, um relógio que mostra a hora, a data e um ícone de rede.

Para se “logar” no computador, basta clicar em qualquer lugar da tela e o utilizador poderá digitar os dados para se ligar ao sistema. 

 A interface “METRO”

Quando o utilizador entra no sistema, surge uma principal mudança entre as duas versões e a principal novidade do Windows 8: a interface Metro. O utilizador deve habituar-se à nova interface padrão, o que oferece uma experiência muito diferente da qual o utilizador de Windows 7 está habituado, e pode afetar o desempenho no início. Porém, conta a seu favor a possibilidade de também de ser usada num tablet ou qualquer outro aparelho com touch screen.

Ela agora é a interface padrão do sistema, e por causa disso, acostumar- se com ela é a primeira coisa que um novo utilizador do Windows 8 tem que fazer. 

Page 6: Apostila Windows 8

Formada por blocos com funcionalidades bem diversas, essa interface tem como ponto positivo o fato de que pode ser usada tanto num computador como num tablet, ou qualquer dispositivo com tela touch. Mas como ponto negativo é uma experiência totalmente diferente da que um utilizador do Windows 7 está acostumado.

O impacto que a interface Metro causa na mudança da experiência de uso do Windows, poderá ser o calcanhar de Aquiles do novo sistema da Microsoft, mas como pode ser usada em diferentes dispositivos, ela pode vir a se tornar o diferencial que irá alavancar o sistema e levar a empresa a dominar o mercado de sistemas operacionais além do desktop. A recetividade dos utilizadores depois do lançamento é que irá decidir qual desses rumos o sistema seguirá.

A Microsoft aposta muito com essa grande novidade. Cabe aos utilizadores saberem qual o rumo que irão tomar: o rumo do desastre devido a rejeição das pessoas por estarem acostumadas com a interface do Windows 7 ou o rumo do sucesso, levando a companhia a dominar o mercado de sistemas operacionais muito além do desktop graças a diversidade de aparelhos em que pode ser usada.

O Gestor de Tarefas

O Gestor de tarefas está mais simples no Windows 8.

Apresenta uma lista dos programas que estão a ser executados. Para encerrar algum é só necessário clicar no botão de encerrar tarefa. Clicando no botão de “mais detalhes” o utilizador tem acesso a uma lista de aplicações e processos que estão em segundo plano, juntamente com um mapa de calor do CPU e da memória.

Page 7: Apostila Windows 8

Como transferir, copiar ou mover ficheiros

O sistema de cópia / transferência de arquivos foi melhorado no Windows 8.

Quando o utilizador efetuar diversos processos desse tipo, todos ficarão numa mesma janela. Uma grande novidade é a possibilidade de fazer pausa numa transferência. O utilizador pode parar uma transferência no meio do processo e continuar mais tarde. Isso pode ser útil quando precisar de mais recursos do seu computador. Clicando em “Mais detalhes”, o utilizador observa um relatório que informa a velocidade da transferência e a quantidade de dados na transferência.

O Desktop

Felizmente (para os utilizadores que preferem a interface do Windows 7), o desktop não foi totalmente deixado de lado pela Microsoft. Apesar de não ser exatamente como o desktop do original, ele está disponível em um dos botões da interface Metro, chamado de “Área de trabalho”.

A (opcional) interface Desktop Para alegria dos utilizadores do Windows 7, o ambiente desktop não foi totalmente abandonado no Windows 8, ele está disponível na interface Metro na forma de um bloco chamado “Área de trabalho”. Um clique (ou um toque) nesse bloco coloca o velho ambiente desktop novamente na tela do sistema. Entretanto, essa é a boa notícia, a má é que ele não é 100% igual ao que um utilizador do Windows 7 está acostumado.

O Menu Iniciar

Apesar do ambiente desktop estar presente (mesmo que de forma parcial), o mesmo não se pode falar do menu iniciar com o qual estamos acostumados. O Windows 8 oferece apenas um menu

Page 8: Apostila Windows 8

simples, que lhe permite aceder facilmente alguns dos recursos do sistema, como o Gerenciador de tarefas, o Prompt de comando e o Gerenciador de dispositivos. Ele é ativado com o atalho Windows + X, podendo ser usado tanto na área de trabalho como na interface Metro.

Infelizmente, para a tristeza dos utilizadores do Windows 7 e versões anteriores, o menu iniciar completo não está disponível nem no ambiente desktop fornecido e nem na interface Metro. O que existe no Windows 8 é um menu simples, que fornece fácil acesso a algumas ferramentas de sistema como o painel de controle, o Gestor de Tarefas, o Prompt de comando e outras ferramentas. Ele pode ser chamado pressionando as teclas de atalho Windows + X e funciona na interface Metro e na Área de trabalho.

Contrariando a vontade da Microsoft, alguns utilizadores têm insistido em reativar o menu completo usando aplicativos de terceiros. Porém, isso só era possível nas primeiras versões disponibilizadas pela empresa, na versão anterior ao lançamento (Release Preview), já não é possível aceder-lhe.

Como apenas alguns programas aparecem na tela inicial da interface Metro e o menu “Iniciar” é limitado a algumas ferramentas. Isso leva o utilizador a ter que criar um bloco para o programa que quer usar ou procurar algo mais completo. A solução desse dilema consiste em clicar com o botão direito em qualquer um dos blocos e, na barra que aparece na área inferior da tela, escolher a opção “Todos os aplicativos”. Nessa tela, pode-se simplesmente clicar no aplicativo e executá-lo ou clicar nele com o botão direito do rato e em seguida clicar na opção “Fixar em iniciar” que aparece na barra da área inferior da tela.

O Painel de Controle

Acedendo o Painel de Controle tanto do desktop quanto na Metro (que vai acabar redirecionando para o desktop), o utilizador vai ver que a Microsoft não alterou quase nada desse espaço. As categorias e a essência do Painel continuam a mesma.

O painel de controle pode ser acedido na interface desktop através de um ícone na área de trabalho ou usando o menu “Iniciar”, tanto no desktop como na Metro. Felizmente, Ele essencialmente tem a mesma interface do Windows 7 e está dividido em categorias do mesmo jeito. 

Page 9: Apostila Windows 8

A pesquisa

Pode ser acedida também pela interface Metro ou pelo desktop. Para aceder por essa segunda opção, basta escolher a opção “Pesquisar” no menu iniciar ou apertar o atalho Windows + F. O utilizador vai aceder a opção de pesquisa da mesma maneira que era feita no Windows 7, exceto pelo atalho, que chama a outra interface. A Metro é mais direta, tendo só uma caixa para digitar o termo que o utilizador quer pesquisar e as áreas do sistema que quer procurar. 

O recurso de pesquisa do Windows 7 também está presente no Windows 8 de duas formas, na interface Metro e na interface desktop, sendo que a primeira pode ser chamada a partir do menu Iniciar ou pela combinação das teclas Windows + F. A opção pesquisa da interface Metro da pesquisa do Windows segue o estilo do ambiente, simples e direto, tendo apenas uma caixa para digitar o termo a ser procurado, um botão de pesquisa e as áreas de sistema a serem usadas na pesquisa, já a da interface desktop está dentro do Explorer e funciona praticamente do mesmo modo que no Windows 7.

O Explorer

O Windows 8 mantém o mesmo Explorer de seu antecessor. Mesmo que seja executado na interface “Metro”, só aparece no desktop. É automaticamente iniciado na pasta “Applications”, um novo local que compensa a falta do menu iniciar.

 Uma coisa boa da interface desktop do Windows 8 é que ele traz o velho e bom Explorer, com a mesma interface do Windows 7, ainda que seja executado a partir da interface metro, ele só aparece no ambiente desktop. O que mudou no Windows Explorer é que agora ele inicia diretamente na pasta “Applications”. Essa é uma nova pasta de sistema que devido a ausência do menu Iniciar na barra de tarefas, com certeza será muito usada pelos utilizadores nos seus primeiros dias no novo sistema, pois ela não só supre a falta do menu Iniciar, como também deixa o Explorer com um comportamento parecido com o aplicativo Finder do Mac. 

Page 10: Apostila Windows 8

As teclas

A combinação de teclas continua a mesma.

O atalho Windows + F só chama a pesquisa da interface Metro, mesmo que o utilizador esteja utilizando o desktop. E o atalho Windows + E faz o contrário: chama o Explorer do ambiente desktop, independente da interface que o utilizador está utilizando.

As teclas de atalho não mudaram muito no Windows 8, o que mudou foi como o ambiente responde a elas. Pressionar Alt+Tab continua a permitir exibir os aplicativos abertos em qualquer ambiente, mas combinação das teclas Windows + F só chama a pesquisa da interface Metro, mesmo durante uma sessão da interface desktop. Já as teclas Windows + E, só chama o Windows Explorer padrão do ambiente desktop, independente do ambiente atual. O mesmo comportamento do Explorer se repete na combinação das teclas Windows + R, que chama a janela de execução. 

OUTRAS DIFERENÇAS

Existem algumas outras diferenças que mostram que a Microsoft investiu muito no Windows 8 e quer fazer dele um sucesso. O sistema traz um antivírus integrado e gere os processos que estão em execução. Caso algum deles esteja inativo muito tempo, o Windows irá guardar o seu progresso e encerrá-lo, de modo a melhorar a distribuição de recursos.

Por fim, podemos citar que a inicialização do Windows 8 está realmente mais rápida que a de seu antecessor. Segundos são economizados e dão ao utilizador a oportunidade de retomar o seu trabalho mais rapidamente. 

 Além das diferentes formas de interagir e configurar o sistema o Windows 8 traz diferenças e opções adicionais que o colocam bem à frente do Windows 7, provando que ele é muito mais que uma atualização. O novo sistema tenta ajudá-lo a gerenciar seus programas e o desempenho do sistema, fechando os aplicativos e programas que o utilizador não usou durante um certo período de tempo e que nem precisa se preocupar, o Windows irá auto-salvá-lo antes de fechá-lo. Também traz um antivírus integrado ao seu núcleo e permite que o utilizador crie um drive virtual para montar uma imagem ISO, que poderá usar como um DVD normal.

Do lado do hardware, o Windows 8 traz o suporte a processadores ARM, algo que nunca existiu Windows 7, além disso, o tempo de inicialização do novo sistema é muito mais rápido que seu antecessor, por conta das melhorias que a Microsoft fez nele. Aliás, desempenho é o grande diferencial do Windows 8 frente a versão 7. Dessa vez a Microsoft trabalhou muito para fazer o que parecia impossível, tornar a última versão mais rápida, compatível e utilizável em equipamentos que a versão anterior suporta.