Top Banner
GEBSAPrev COMUNICA Edição 06 - Ano II - Julho de 2015 APOSENTADORIA EM PAUTA NOVAS REGRAS DO INSS
12

APOSENTADORIA EM PAUTA NOVAS REGRAS - … · doria pelo INSS. Isso não significa abrir mão dos ... ches caprichados podem garantir deliciosos ... Procure acumular mais roupas, para

Dec 06, 2018

Download

Documents

phungkien
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: APOSENTADORIA EM PAUTA NOVAS REGRAS - … · doria pelo INSS. Isso não significa abrir mão dos ... ches caprichados podem garantir deliciosos ... Procure acumular mais roupas, para

GEBSAPrev COMUNICA

Edição 06 - Ano II - Julho de 2015

APOSENTADORIA EM PAUTA

NOVAS REGRAS DO INSS

Page 2: APOSENTADORIA EM PAUTA NOVAS REGRAS - … · doria pelo INSS. Isso não significa abrir mão dos ... ches caprichados podem garantir deliciosos ... Procure acumular mais roupas, para

2

APOSENTADORIA EM PAUTA

Novas regras do INSS: FIQUE POR DENTRO DO ASSUNTO

Se a questão é problemática nos dias atuais, é natural se esperar que, em um futuro não

muito distante, a situação se complique ainda mais. Por parte do Governo, o caminho é buscar soluções, que se traduzem, geralmente, em mudanças nas regras.

Tal realidade só vem reforçar a necessidade de, o quanto antes na trajetória profissional, iniciar o planejamento da aposentadoria por conta pró-pria, sem depender dos benefícios da aposenta-doria pelo INSS. Isso não significa abrir mão dos seus direitos como trabalhador/contribuinte hoje e aposentado no futuro, mas sim construir um pé de meia que lhe permita olhar para este benefício com certa independência e tranquilidade.

NOVAS REGRAS: O QUE MUDOU ATÉ AGORA?

Primeiro, é importante entender que as mudanças não são definitivas. O assunto, amplamente discu-tido, deve passar por novas reformulações.

O ponto principal da nova medida provisória (MP 676) , já em vigor, foi definir uma nova fórmula de cálculo da aposentadoria como alternativa ao fator previdenciário. Ela usa o sistema de pontos e é composta pela soma da idade do contribuinte e do tempo de contribuição.

Até o final de 2016, a fórmula utilizada será a 85/95, ou seja, a idade da mulher somada ao tempo de contribuição deve resultar em 85 e, para o homem, essa conta deve dar 95.

A medida provisória trouxe a aplicação da regra da progressividade, para acompanhar o cresci-mento da expectativa de vida do brasileiro. A partir de janeiro de 2017 até 2022, o número de pontos necessários para se aposentar aumentará gra-dativamente: um ponto em 2017, outro ponto em 2019 e, a partir de então, um ponto a cada ano até chegar a 90/100 em 2022.

Os trabalhadores que atendem ao novo crité-rio de pontos passam a escapar dos efeitos do fator previdenciário, que continua valendo e que reduz o valor recebido por quem se aposenta precocemente.

E o que isso acarreta? Basicamente, deve poster-gar o acesso ao benefício, evitando um déficit nas contas da Previdência.

Não é de hoje que se fala do Déficit da Previdência no Brasil. Por diversos fatores, entre eles a maior taxa de sobrevida, os recursos acumulados não têm sido suficientes para pagar os beneficiários do INSS.

Page 3: APOSENTADORIA EM PAUTA NOVAS REGRAS - … · doria pelo INSS. Isso não significa abrir mão dos ... ches caprichados podem garantir deliciosos ... Procure acumular mais roupas, para

Edição 06 - Ano II - Julho de 2015

3

EMPRÉSTIMOA fim de auxiliar no planejamento fi-nanceiro, a partir de agosto de 2015, a GEBSAPrev passa a disponibilizar a opção de empréstimo aos seus Participantes Ativos e Aposentados.

Quem pode solicitar?Funcionários ativos na GE que tenham efetuado 12 contribuições consecuti-vas para o Plano GEBSAPrev, Participan-tes do Benefício Mínimo e Participantes Aposentados.

Quanto é possível solicitar?• 60% do Saldo do Participante Ativo

na GE e 1 (uma) remuneração para benefício mínimo;

• 3 (três) remunerações para o Aposentado.

Como solicitar?Acesse o site da GEBSAPrev, faça uma simulação e envie sua análise de crédito.

TAXAS

Taxa de Empréstimo:1,35% a.m.

Taxa de Administração:0,5% no ato sobre o valor solicitado

Taxa para Fundo de PDD:0,75% no ato sobre o valor solicitado

Para saber mais sobre o assunto, consulte o Regulamento de Empréstimos na íntegra, através do site: www.gebsaprev.org.br

Organize suas contas, realize ajustes em seu planejamento e avalie suas pendências financeiras,ponderandoasubstituiçãoportaxas menores.

A GEBSAPrev não incentiva o endivida-mento e tem como objetivo apoiar Partici-pantes Ativos e Assistidos na condução de seu planejamento financeiro, com quali-dade de vida e disciplina.

Page 4: APOSENTADORIA EM PAUTA NOVAS REGRAS - … · doria pelo INSS. Isso não significa abrir mão dos ... ches caprichados podem garantir deliciosos ... Procure acumular mais roupas, para

4

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Proteja seu orçamento dos gastos de inverno

A estação mais charmosa do ano - que leva às ruas diferentes tipos de casacos,

cachecóis e gorros -, pede um controle maior do orçamento. Afinal, os gastos aumentam sim no inverno. Você sabe por quê?

Impactado também pelas férias de julho, neste período o consumidor sente no bolso o aumento no consumo da energia elétrica (em torno de 60%). Com as férias escolares as crianças passam a ficar mais tempo em casa, deixando luzes acesas e usando com-putadores, televisores, videogames etc.

Nesta época do ano, sente-se maior impacto nos custos de alguns itens, como frutas, legu-mes e verduras: a produção cai em função do frio, e os preços sobem.

Como no inverno a fome aumenta natu-ralmente, abasteça seu armário e opte por fazer refeições em casa. Bolos, tortas e lan-ches caprichados podem garantir deliciosos momentos em família e boa economia!

Page 5: APOSENTADORIA EM PAUTA NOVAS REGRAS - … · doria pelo INSS. Isso não significa abrir mão dos ... ches caprichados podem garantir deliciosos ... Procure acumular mais roupas, para

Edição 06 - Ano II - Julho de 2015

5

Atenção às dicas de economia: • evite banhos longos;

• fique atento ao uso de aquecedores de ambiente;

• otimize o uso da secadora: o aparelho con-some entre 120 a 150 kwh no mês, quando utilizado uma vez por dia;

• cuidado com o uso excessivo da lavadora. Procure acumular mais roupas, para lavar de uma vez;

• para reduzir o gasto com a geladeira, evite abrir e fechar sua porta sem necessidade, deixe-a longe de aparelhos que produzam calor, evite o acúmulo de grandes cama-das de gelo e só ligue o freezer quando for realmente preciso;

• observe as lâmpadas que você tem em casa e prefira as fluorescentes, que eco-nomizam até 75% de energia e duram 10 vezes mais do que as incandescentes. Aproveite ao máximo a luz do sol;

• na hora de comprar equipamentos elétri-cos, verifique se possuem o selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). Os produtos que apre-sentam notas A, ou B possuem uma maior eficiência energética, ou seja, con-somem menos energia que as que indi-cam notas D ou E.

IMPACTO NO GUARDA-ROUPA

As crianças crescem depressa e os pais constatam isso a cada mudança de estação, quando perdem várias peças de vestuário que passam a não servir mais. Na hora da compra, pesquise preços e adquira poucos itens, definindo prioridades, em função dos preços mais altos de inverno.

A recomendação é cuidar bem das roupas, que podem ser aproveitadas por irmãos, primos e amigos mais novos, passando de um para outro. Além do rodízio “em família”, muito positivo para o orçamento, lembre-se sempre de doar a quem pre-cisa. Pense nas baixas temperaturas e em quanto sua família pode ajudar quem realmente precisa.

Para quem segue a moda, a cada nova estação sempre há uma novidade: uma cor que vira ten-dência, um tipo de calçado ou modelo de calça que se destaca.

Neste caso, a saída é optar pelos itens clássicos, que podem ser usados por muito tempo, dei-xando para comprar apenas algumas peças “mais atuais”. Assim, você fica na moda, mas sem com-prometer seu bolso.

Na hora da compra, opte pelo básico e por adqui-rir peças que possam ser alternadas e combina-das, oferecendo várias composições.

PREPARE SUA CASA PARA O FRIO

Capriche na decoração e deixe os ambientes bem aconchegantes. No caso de pisos frios, como de porcelanato, a colocação de tapetes felpudos ajuda a aquecer quartos e salas. Mantas e xales nos sofás também ajudam a esquentar! Assim, você abrevia o uso do aquecedor.

Opte pelos ambientes mais claros, tanto na hora de escolher a cor da pintura das paredes e estofados, quanto das cortinas e persianas. Prefira aquelas que permitem melhor aproveitamento da luz natural.

No frio, para quem tem aquecimento a gás em casa, a dica é observar o consumo e o impacto no orçamento também. Como a água chega mais fria na tubulação nesta época do ano, é comum aumen-tar a potência do aquecedor, o que demanda maior quantidade de gás para aquecer a água.

Page 6: APOSENTADORIA EM PAUTA NOVAS REGRAS - … · doria pelo INSS. Isso não significa abrir mão dos ... ches caprichados podem garantir deliciosos ... Procure acumular mais roupas, para

6

Instabilidade, dentro das estimativas

INVESTIMENTOS

Confirmando todas as perspectivas, o pri-meiro semestre de 2015 foi marcado pela

instabilidade econômica, em um cenário de tensão política, juros altos, inflação crescente, aumento de tarifas e impostos (destaque para energia elétrica), redução dos postos de trabalho e queda nos índices de confiança da população.

Dentro do esperado, o cenário pede cautela, tanto ao investir quanto ao consumir, e conscientização quanto à importância de voltar atenções sempre para o longo prazo.

O ouro foi o melhor investimento do primeiro semes-tre de 2015, com alta de 17,26%. O segundo lugar ficou com o dólar, com valorização de 17%. O terceiro investimento mais rentável do período foi o Tesouro IPCA+ com vencimento em 2015 (alta de 10,79%).

O CDI encerrou o semestre com taxa de 5,92%, Ibovespa teve alta de 6,15% e a poupança regis-trou ganho de apenas 3,76%, sendo considerada a pior opção de investimento e levando muitos investidores a migrarem para os títulos públicos.

A inflação oficial brasileira, medida pelo IPCA, ace-lerou e atingiu 8,89% no acumulado dos últimos 12 meses, taxa mais elevada desde dezembro de 2003 (9,30%). Em relação a maio, a alta foi de 0,79% em junho. No semestre, o índice registrou elevação de 6,17%, maior nível para o período desde 2003 (6,64%).

A taxa Selic encerrou o primeiro semestre de 2015 em 13,75% a.a.. A estimativa do mercado, segundo Relatório Focus do Banco Central de 03/07/2015, é que a Selic encerre o ano em 14,25% a.a..

PERSPECTIVAS

A expectativa é de que esta instabilidade perma-neça no segundo semestre de 2015, reforçada agora pelas tensões no cenário econômico inter-nacional, por conta da crise na Grécia e recentes perdas na Bolsa da China, onde já se fala num possível “estouro de bolha”, depois de movi-mento de forte expansão na economia chinesa desde 2007.

No Brasil, o cenário de juros altos e inflação deve permanecer, afetando todos os setores da econo-mia, exigindo cautela e planejamento.

Page 7: APOSENTADORIA EM PAUTA NOVAS REGRAS - … · doria pelo INSS. Isso não significa abrir mão dos ... ches caprichados podem garantir deliciosos ... Procure acumular mais roupas, para

Edição 06 - Ano II - Julho de 2015

7

Atividade física: tome cuidados antes de começar

Todo ano é a mesma coisa. Depois do frio, entre agosto e setembro, o movimento das

academias aumenta em torno de 30% a 50%. É o famoso “projeto verão”: pessoas preocupa-das em recuperar a forma física para frequentar praias e piscinas.

Lembrando que o ideal é praticar atividades físicas o ano todo, pensando em saúde e qualidade de vida, aqui vão algumas dicas importantes, antes de começar:

• verifique como anda sua saúde, faça um check-up completo e tenha orientação médica quanto ao que pode ou não fazer;

• não comece por conta própria, por mais simples que a atividade lhe pareça: o ideal é ter acom-panhamento profissional, sobretudo no início. Correr, por exemplo, exige muito preparo!

• escolha a atividade física mais adequada para você, considerando seu porte físico, tempo dis-ponível etc.. Cuidado com recomendações de amigos e modismos. Respeite seu perfil e o que é bom para você;

• utilize roupas adequadas para a prática da modalidade escolhida;

• mantenha uma alimentação balanceada; 

• lembre-se de alongar, antes e depois dos exer-cícios. Este hábito protege suas articulações e elimina a tensão gerada pelo esforço muscular;

• tome muita água: o corpo precisa ser hidratado ao longo do dia. Procure ingerir, em média, 2 litros de água por dia. Pelo menos duas horas antes do exercício, tome aproximadamente 250 a 600 ml de água. Durante a atividade, hidrate-se a cada 15 ou 20 minutos;

• proteja-se do sol – use filtro solar, mesmo no inverno. Evite o sol das 10h às 16h;

• seja disciplinado e regular – o ideal para a saúde é se exercitar de três a cinco vezes por semana, meia hora por dia;

• respeite seu ritmo: o objetivo de praticar uma atividade física é cuidar da saúde e reduzir o estresse. Não force demais e vá devagar, aumen-tando a carga e o grau de dificuldade lentamente, respeitando seu ritmo. Devagar e sempre!

VIVER BEM

Page 8: APOSENTADORIA EM PAUTA NOVAS REGRAS - … · doria pelo INSS. Isso não significa abrir mão dos ... ches caprichados podem garantir deliciosos ... Procure acumular mais roupas, para

8

MERCADO DE PREVIDÊNCIA

Na aposentadoria: 10 passos para reorganizar seu orçamentoChegada a aposentadoria, o planejamento financeiro deve ser ajustado, ainda mais porque agora você quer preservar sua renda e, o que é melhor, ter a possibilidade de realizar ao máximo novos projetos, certo?

Page 9: APOSENTADORIA EM PAUTA NOVAS REGRAS - … · doria pelo INSS. Isso não significa abrir mão dos ... ches caprichados podem garantir deliciosos ... Procure acumular mais roupas, para

Edição 06 - Ano II - Julho de 2015

9

ATENÇÃO AOS 10 PASSOS PARA CUIDAR BEM DO SEU ORÇAMENTO, ADAPTANDO-O A ESSA NOVA ETAPA:

Ao cortar gastos, priorize sempre manter a qualidade do seu plano de saúde, pagando-o rigorosamente em dia.

Reveja sua planilha: quanto você tem de receitas e despesas mês a mês? Inclua todas essas informações no seu orçamento. Caso não tenha uma planilha, organize tudo o quanto antes e elabore a sua.

Analise seu padrão de gastos, reduzindo o que for possível – um casal aposentado, por exemplo, precisa ter dois carros na garagem ou pode fazer uso compartilhado de um único veículo, reduzindo assim as despesas com combustível, seguro, manutenção e IPVA?

Estabeleça, em família, um valor máximo para gastar todo mês, um limite que respeite o seu orçamento.

Pesquise preços e compare produtos antes da compra.

Evite pagar juros e negocie descontos para pagamento à vista (sem estourar o orçamento). Pague a fatura do seu cartão de crédito sempre em dia, no valor total.

Pesquise, conheça e faça uso dos seus direitos na terceira idade – existe uma série de facilidades que podem ajudá-lo a reduzir despesas, como a gratuidade em transporte público, a meia-entrada e os descontos promocionais em pacotes turísticos, por exemplo.

Fique atento às facilidades de empréstimos em folha de pagamento ou os empréstimos consignados, analisando bem as condições antes de contratá-las. Opte por instituições sérias e conheça prós e contras antes de assinar algo. Não comprometa grande parte do seu orçamento futuro, pois você poderá precisar dele numa eventualidade.

Casotenhacondições,busqueatividadeprofissional,emritmomaistranquilo,quelhepossibilite ganhar renda extra, reforçando seu caixa.

Nos investimentos, evite correr riscos e opte por modalidades mais conservadoras.

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

Page 10: APOSENTADORIA EM PAUTA NOVAS REGRAS - … · doria pelo INSS. Isso não significa abrir mão dos ... ches caprichados podem garantir deliciosos ... Procure acumular mais roupas, para

10

DESTAQUES GENesta seção você acompanha o que vem sendo realizado e divulgado pela GE.

Page 11: APOSENTADORIA EM PAUTA NOVAS REGRAS - … · doria pelo INSS. Isso não significa abrir mão dos ... ches caprichados podem garantir deliciosos ... Procure acumular mais roupas, para

Edição 06 - Ano II - Julho de 2015

11

Dia Mundial do Vento

Visite o Blog GE Reports Brasil: brazil.geblogs.com

Em 1992 foi instalado o primeiro aerogerador no Brasil e, de lá para cá, a energia eólica vem

ganhando cada vez mais espaço na matriz ener-gética do País. Hoje, são 241 usinas com cerca de 6 GW de capacidade instalada e, de acordo com projeções da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), o número deve aumentar cerca de 60%, passando para 9,8 GW em 2015.

E a GE sabe aproveitar o que os ventos brasileiros têm de melhor. Somos responsáveis por mais de 1 GW da capacidade instalada de energia eólica no País e a expectativa é que, até o final de 2015, esse valor passe para 1,6 GW.

EQUIPAMENTOS NO BRASIL

Neste ano, a GE  entregou sua primeira Nacelle  produzida em solo brasileiro! Para quem não sabe, Nacelle é um compartimento que fica no topo da torre de aerogeradores e abriga com-ponentes como o gerador, a caixa de engrenagens e o sistema de transmissão. Com a entrega, a GE se tornou a primeira fabricante de equipamentos eólicos a nacionalizar os componentes que inte-gram a Nacelle.

O equipamento foi destinado à Eletrosul e vai para o Parque Eólico Hermenegildo, no Chuí, Rio Grande do Sul. A capacidade instalada é de 181 MW, o sufi-ciente para abastecer mais de mil casas por mês.

MANUTENÇÃO DE QUALIDADE

Na cidade de Guanambi, na Bahia, a GE mantém um Centro de Serviços para energia eólica, garan-tindo flexibilidade e eficiência no atendimento aos clientes da região. Lá, 100 técnicos são responsá-veis por monitorar operações, realizar a manuten-ção nos parques eólicos, além de manter um esto-que de peças essenciais para o funcionamento dos aerogeradores. Com o Centro de Serviços todos saem ganhando: os clientes recebem qualidade e a região, mais empregos.

PARCERIAS QUE VÃO DE VENTO EM POPA

A GE está sempre em busca de soluções que ajudem a diversificar a matriz energética brasileira. Em 2015, a empresa firmou uma  parceria com a Casa dos Ventos para a construção de três parques eólicos. Eles têm capacidade para gerar 530 MW de energia, o suficiente para abastecer 430 mil residências. A GE forneceu 77 aerogeradores para o complexo Tianguá, no Ceará e mais 233 aerogeradores para os complexos Santa Brígida e São Clemente, em Garanhuns, Pernambuco. 

No sertão baiano, a GE e a Renova Energia  insta-laram aerogeradores nos complexos Eólicos Alto Sertão I e Alto Sertão II, localizados nas cidades de Caetité, Guanambi e Igaporã, formando um dos maiores parques eólicos da América Latina.

Para saber mais sobre as soluções da GE para diversificar a matriz energia brasileira, acom-panhe o GE Reports Brasil!

http://www.gereportsbrasil.com.br

Saiba como a GE ajuda a desenvolver a energia eólica

Page 12: APOSENTADORIA EM PAUTA NOVAS REGRAS - … · doria pelo INSS. Isso não significa abrir mão dos ... ches caprichados podem garantir deliciosos ... Procure acumular mais roupas, para

12

ENVIE SUAS DÚVIDAS E SUGESTÕES PARA GEBSAPrevEndereço: Av. Maria Coelho de Aguiar, (CENESP), 215 - 3º andar - Bloco B Jardim São Luís – São Paulo – SP | CEP 05804-900e-mail: [email protected] – Site: www.gebsaprev.org.br – Tel. (11) 2874-3012 / 3039

EXPEDIENTEO Boletim GEBSAPrev COMUNICA – é uma publicação dirigida aos Aposentados da GEBSAPrev Projeto Gráfico / Redação: Arte da Criação – Fone: 3567-2011 – www.artedacriacao.com

Abrapp: alerta contra tentativa de golpe

FIQUE DE OLHO

Espaço GE AVIATIONFique atento, aposentado do GE Aviation: você também pode participar das eleições!

Caso deseje receber as principais alterações do Regimento Eleitoral e outras atualizações sobre o processo, envie e-mail para [email protected], com o assunto: ELEIÇÃO.

A Abrapp publicou recentemente em seu site comunicado alertando tentativa de golpe em

nome da Entidade.

O golpe, contra aposentados, consiste no envio de correspondência à possível vitima informan-do-a, em nome da Associação Brasileira Securi-tária de Previdência Privada (Abrapp), que esta seria beneficiária do rateio de um fundo de reserva em poder de Entidade Previdenciária, mas que a liberação de qualquer valor estaria condicionada ao pagamento antecipado de um montante para cobertura dos “custos” proces-suais. Em seguida, a carta fornece o número da conta corrente em banco na qual o depósito deve ser feito.

A Abrapp alerta que não possui o cadastro dos Participantes e Assistidos de suas associadas e qualquer correspondência informando sobre valores supostamente disponíveis é falsa. “Faze-mos este alerta para evitar novas ocorrências e recomendamos ao quadro associativo que oriente o seu público interno de maneira a que não seja vítima de ações criminosas desse tipo”, diz a Abrapp em comunicado oficial.

Alteração dos Perfis de InvestimentoO Participante que solicitou a alteração do Perfil de Investimento teve seu saldo base 06/2015 apli-cado no novo perfil.

Consulte seu Perfil de Investimento através do site: www.gebsaprev.org.br

EleiçõesEm setembro de 2015, será aberta a Eleição de novos Conselheiros para a GEBSAPrev. A partir do dia 17 de agosto você poderá consultar, atra-vés do site, o novo Regimento Eleitoral.

Caso deseje receber as principais alterações do Regimento e outras atualizações sobre o processo eleitoral, bem como obter informa-ções sobre indicações de nomes para aná-lise da comissão eleitoral, envie e-mail para [email protected], com o assunto: ELEIÇÃO.