Top Banner
AO ROMPER DE A BELA AURORA ANTOLOGIA POÉTICA DE TIPO TRADICIONAL E POPULAR DE CUBA Volume I MODAS DE BAILE E DE CORO Edição e Coordenação PAULO LIMA Textos FRANCISCO ORELHA | JORGE MONIZ | PAULO LIMA Recolha JOAQUIM ROQUE | JOSÉ ANTÓNIO POMBINHO JÚNIOR | JOSÉ ROQUE MANUEL JOAQUIM DELGADO CÂMARA MUNICIPAL DE CUBA
402

AO ROMPER DE A BELA AURORA

Mar 30, 2023

Download

Documents

Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: AO ROMPER DE A BELA AURORA

AO ROMPER DE A BELA AURORAANTOLOGIA POÉTICA DE TIPO TRADICIONAL E POPULAR DE CUBA

Volume IMODAS DE BAILE E DE CORO

Edição e CoordenaçãoPAULO LIMA

TextosFRANCISCO ORELHA | JORGE MONIZ | PAULO LIMA

RecolhaJOAQUIM ROQUE | JOSÉ ANTÓNIO POMBINHO JÚNIOR | JOSÉ ROQUE

MANUEL JOAQUIM DELGADO

CÂMARA MUNICIPAL DE CUBA

Page 2: AO ROMPER DE A BELA AURORA

ÍNDICE

Cancioneiro de Cuba, uma pedra nas fundações da nossa identidade enquanto Cubenses,Francisco Orelha

Cancioneiro de Cuba, a memória de uma revolução silenciosa: do baile ao coro, Paulo LimaCante Alentejano: uma caracterização musical, Jorge MonizCorpus cancioneiril presente no Município de Cuba: séc. XX, Joaquim Roque, José António

Pombinho Júnior, Manuel Joaquim Delgado e José RoqueÍndices remissivos

NúmeroIncipitTipologiaGeografiaFontes

Page 3: AO ROMPER DE A BELA AURORA

CANCIONEIRO DE CUBAUMA PEDRA NAS FUNDAÇÕES DA NOSSA IDENTIDADE ENQUANTO CUBENSES

O testemunho que vos deixo é simplesmente uma opinião pessoal na baseda minha vivência desde a infância no seio de uma família de camponesesda qual sou oriundo e não baseada em fundamentos técnico-científicosporque não tenho capacidade para os desenvolver. No entanto, creio eacredito que o cante alentejano e as suas modas têm origem no desempenhodas tarefas agrícolas, onde o vinho e as tabernas também tinham um papelfundamental.

Por ter vivido parte da minha infância num monte, recordo aindagrandes ranchos de homens e mulheres na monda dos trigais, na ceifa dotrigo e da cevada, na apanha dos grãos e da azeitona. Os moirais e osalmocreves, também no labor das suas tarefas, entoavam as suas modas logopelo amanhecer, autênticos hinos que davam uma sonoridade única aoscampos do Alentejo, o que ajudava bastante a passar as penosas horas detrabalho que à época eram de sol a sol.

Ao fim da tarde, no regresso a casa, de bicicleta, de burro ou a pé,porque nem todos tinham transporte, chegados a casa, enquanto as mulherestinham um trabalho redobrado para confecionar a ceia e cuidar dos filhos,os homens preparavam o petisco que continha normalmente um pouco detoucinho, linguiça, azeitonas e pão alentejano e lá seguiam até à tabernamais próxima para beber uns copos de vinho. Após os primeiros copos, paraabrir o apetite e saborear, começava então o entoar das modas e assim astabernas tornavam-se autênticas salas de ensaio. Recordo ainda de ouviros meus avós e os meus pais a dizerem que em Cuba existiam mais de vintetabernas.

Hoje o cenário é bem diferente, tabernas de características idênticasnão há mais de três e o fabrico do vinho tradicional também é escasso. Oaparecimento de novas adegas e cooperativas equipadas com novastecnologias contribuíram para um novo método de produzir vinho econsequentemente para o desaparecimento da produção tradicional.

Os grupos corais estão a atravessar momentos difíceis por dificuldadede recrutar jovens para que haja renovação e é dever de todos nóscontribuir para que este património cultural imaterial que os nossosantepassados nos legaram não se perca.

A Câmara Municipal de Cuba preocupada com a perda das nossas raízesidentitárias, edita agora um cancioneiro poético, com coordenação dePaulo Lima, que nos vai deixar um registo de muitas modas para que estepatrimónio permaneça a bem da cultura portuguesa.

O concelho de Cuba manteve ao longo de anos vários grupos coraismasculinos e femininos que recordo, o grupo coral “O Ceifeiros de Cuba”,os “Amigos do Cante”, “Os Corticeiros de Vila Alva”, o “Grupo de São Luísde Faro do Alentejo”, nos femininos, "As Ceifeiras", as "Amigas doCante", as "Flores do Campo de Faro do Alentejo". Hoje alguns destesgrupos estão a viver algumas dificuldades. As novas tecnologias como oscomputadores, os IPad´s e o fenómeno da Internet são apelativos aos

Page 4: AO ROMPER DE A BELA AURORA

jovens que lhes dedicam grande parte do seu tempo livre descurando nestecaso, esta e outras tradições.

Urge alterar esta situação, para que os nossos jovens reconheçam,cada vez mais, a importância da salvaguarda deste nosso património. Aautarquia de Cuba tem vindo a desenvolver diferentes ações,materializadas através da recuperação da Adega do Arrufa e do projeto“En’Cante”. A requalificação da “Casa Fialho de Almeida” contribuirá,também, para que novas ações se concretizem, fazendo com que o cante avozes tenha lugar de destaque no âmbito das atividades lúdico-pedagógicasa desenvolver. Desta forma, continuarão a entoar na nossa Catedral doCante as modas que os grandes mestres nos deixaram e que temos o dever depreservar.

Francisco OrelhaPresidente da Câmara Municipal de Cuba

Page 5: AO ROMPER DE A BELA AURORA

CANCIONEIRO DE CUBA,A MEMÓRIA DE UMA REVOLUÇÃO SILENCIOSA: DO BAILE AO CORO

i.Este livro nasce de uma vontade e de uma determinação da Câmara

Municipal de Cuba e do seu presidente, Sr. Francisco Orelha.A proposta inicial era fazer um cancioneiro que ultrapassasse os

repertórios do movimento coral de tipo alentejano presente no Municípiode Cuba, cujo primeiro grupo data de 1933, denominado Grupo Coral OsCeifeiros, de Cuba, ainda hoje, felizmente, em actividade1.

O corpus a reunir, seria composto por textos de tipo tradicional,tradicionalizante e/ ou popular, que tivessem em comum o serem cantadosem coro e cantados, ou referenciados, no Municipio de Cuba.

A recolha feita teve como objectivo divulgar outras anteriores, poisacreditamos que o primeiro passo será a partilha crítica da pesquisa queoutros desenvolveram e que muitas vezes repousa no esquecimento, ou, maisgrave, na ignorância determinada de fazer esquecer figuras e obras paramostrar novidades, muitas delas, por vezes, desprovidas de qualquerinteresse.

Neste trabalho (que gostaríamos que fosse o primeiro de outros sobreas formas expressivas do Município de Cuba), a opção foi a de dar aconhecer um cancioneiro já recolhido e estabilizado, de diversas formas,ao longo do pós-II Guerra Mundial, por vários pesquisadores einvestigadores.

A novidade que este cancioneiro trará é a clara passagem de umcancioneiro associado ao baile e aos instrumentos musicais diversos paraum cancioneiro apenas suportado pela voz, através do movimento coral detipo alentejano.

A cronologia é muita curta, deverá ter ocorrido em pouco menos devinte anos e a década de cinquenta do séc. XX será o momento-chave destarevolução.

ii.O Município de Cuba situa-se no norte do Distrito de Beja, na NUT III

Baixo Alentejo. Pode caracterizar-se como Terras Fortes do BaixoAlentejo, e é composto por quatro freguesias: Cuba, Faro do Alentejo,Vila Alva e Vila Ruiva, inserindo-se nesta última a localidade deAlbergaria dos Fusos2.

Ao nível de transportes, o secular caminho-de-ferro é a sua maiormarca na paisagem.

A actual configuração administrativa é devedora da reformulaçãoadministrativa liberal, que extinguiu concelhos e os integrou no actualConcelho de Cuba.

1 Ver, por exemplo, PEREIRA 1997:135-136; MONIZ 2007.2 ABREU & CORREIA & OLIVEIRA 2002: 77-90.

Page 6: AO ROMPER DE A BELA AURORA

O território de Cuba tem uma forte e antiga presença humana, e o seutermo esteve associado ao Mosteiro de São Cucufate, sito em Vila deFrades (Vidigueira).

Possui um património histórico-arquitectónico rico3.De forma crítica, a sua história, para a Época Moderna, associa-se ao

nascimento (ou não) de Cristóvão Colombo.A Cultura popular é marcada por dois grandes factos: o nascimento e

morte de Manuel de Castro (1885-1972), um dos maiores poetas populares nouso do verso improvisado e da décima espineliana do sul transtagano, e afundação, em 1933, do Grupo Coral Os Ceifeiros por Manuel Luís Fialho(1898-1962).

A vila de Cuba tem merecido uma atenção muito concentrada dosetnomusicólogos que sobre o chamado Cante Alentejano têm trabalhado,destacando-se o trabalho de Salwa Castelo-Branco, seguido,posteriormente, pelo de Jorge Moniz.

iii.O Cante Alentejano é uma forma expressiva que associa música e poesia

e cuja execução é suportada unicamente pela voz. Os seus executantesformais são os grupos corais. Informalmente, canta-se em todos osmomentos ou em homenagem a todos os momentos de vida.

Os seus executantes não têm divisão de sexo e género ou de patamaresetários. O repertório, as chamadas modas, é que variam, assim como osestilos.

Não existe ainda uma história conhecida das suas origens ou da suatransformação. Sabemos que o primeiro grupo coral, ou orfeão, se funda emSerpa em 1907, e que os grupos corais, como hoje os conhecemos, surgem emAljustrel e Serpa, nos anos de 1926 e 1928. É provável que o primeirogrupo coral surja, não no Alentejo, mas em Lisboa, ligado aoassociativismo em defesa dos alentejanos migrados.

Assim, Cuba, e a fundação de Os Ceifeiros, por Luís Fialho, em 1933,encontra-se integrada no movimento que, na década de 1930, viu fundar umdeterminado número de grupos, ou ranchos, que vão ser fundacionais.

É também nos anos ’40 do séc. XX que Cuba, pela mão de Carlos Castrovê surgir um grupo infantil. É de notar que Carlos Castro é filho deManuel de Castro, o Castro da Cuba.

O Grupo Coral Os Ceifeiros constituir-se-á nas décadas seguintes comoum dos grupos mais relevantes do panorama coral de tipo alentejano, nãoapenas pela qualidade de execução como pela forma, sui generis, deexecutar: formas aparentemente mais arrastadas, chamadas «modas debarro», designação retirada da geografia e da geologia onde esta vila sesitua.

As modas, cujo corpus aguarda um estudo geral, não têm sido alvo, nasúltimas décadas, da criação de uma tipologia, após o abandono das formaspouco interessantes de as dividir em profanas e religiosas ou em temascomo o amor, as flores, os olhos, as cartas….

3 BORGES 199.

Page 7: AO ROMPER DE A BELA AURORA

Importa notar que os grupos corais partiram de modas com temas‘tradicionais’, a que associaram temas corográficos e sobre figuras emomentos históricos e/ ou particulares, e que a seguir a 1974 criaram umrepertório político. Este foi secundarizado, na década de 1980,reintroduzindo-se um repertório mais tradicional. Hoje, umas dasdiscussões mais interessantes é a introdução, ou não, de novo repertório.

Os grupos corais passam, também, por um momento histórico de muitointeresse: os caminhos que por eles perpassam, assim o seu figurinoetário.

Por um lado, a ideia de um envelhecimento, quando contextualizadamostra nuances muito interessantes, que têm a ver não apenas com arealidade demográfica da região, mas também com políticas de(re)folclorização por parte de entidades ligadas a lares e centros dedia; por outro lado, grupos de jovens, com ou sem instrumentos, iniciaramum movimento de reinterpretar o repertório.

As câmaras municipais têm tido um papel fundamental na dinamização esustentabilidade deste fenómeno da Cultura popular.

Para o Cante Alentejano este é um momento de muito interesse. O factode estar associado a uma candidatura deste bem cultural à Listarepresentativa do património cultural imaterial da humanidade da UNESCO,cria ainda mais interesse e expectativa de olhar o seu presente.

O Cante Alentejano, base de muito do repertório aqui editado, tem queser olhado não apenas de uma história que urge construir, como da suatensão e divergência do movimento folclórico nacional, em que não seintegra. O Cante Alentejano nunca se assumiu como uma recriaçãohistórico-folclórica, mas antes como algo que se aproxima do movimentocoral popular, se é que o não integra na totalidade.

Aliás, a sua história deveria ser confrontada quer com o movimentoorfeónico, que em Portugal se opôs ao Canto do Fado, quer com os cantosde trabalho associados ao operariado em vias de industrialização4.

iv.O Município de Cuba tem tido um vigor no Cante Alentejano que

importaria historiar e tornar conhecido. Não falamos apenas na afirmaçãode um cantar considerado individualizado, único e identitário, mas tambémno surgimento de grupos corais, cuja história é diversa, e com umaestratégia editorial que importa inventariar e salvaguardar, assim comohistoriar politicamente.

A política cultural desenvolvida pelo município é também deinteresse, cuja história importaria construir em comparação com outrasestratégias municipais.

Podemos destacar não apenas os diversos encontros que associam estaforma de cantar com a discussão em torno do seu presente e da suahistória, ao nível nacional e internacional, mas também no campo dacriação de potenciais estruturas, em que a Casa Fialho d’Almeida, umprojecto da autarquia de Cuba, se deve destacar.

4 COHEN 2010.

Page 8: AO ROMPER DE A BELA AURORA

Este último projecto, a constituir na última casa em que esteescritor viveu e onde acabou por morrer, intenta reunir um espaço dereflexão em torno das paisagens literárias, nos sécs. XIX-XXI, e umespaço dedicado ao Cante, à décima e ao improviso sob a designação dafigura incontornável que foi Manuel de Castro.

Este centro poderá constituir um espaço de muita importância para oCante Alentejano e ser um notável contributo para a salvaguarda destesbens culturais imateriais que enformam uma identidade vincada.

Ora, é um plano de salvaguarda, na sua produção, implementação esustentação, que agrega sempre a maior conflitualidade entre os diversosagentes presentes em torno destes bens.

A inteligência do seu sucesso é a discreta, mas intensa e forte,presença de conhecedores e gestores de património cultural imaterial, quesaibam construir um diálogo de bom senso entre as diferentesinstituições.

Um plano de salvaguarda apenas possui um segredo: o bom senso e avontade. A salvaguarda é apenas isto: bom senso e respeito pela vontadedos detentores.

Infelizmente, o Cante Alentejano repousa sobre as instituiçõespolítico-administrativas. É delas refém. Enquanto não souber comolibertar-se, as tensões serão sempre do tipo que ora o atravessam.

E é aqui que radicam todas as questões.A estratégia que o Município de Cuba está a colocar em andamento, um

centro e uma atenção a este bem, como o seu preciso bem, poderá criarraízes na sua salvaguarda e tem, como noutros locais do Sul, gérmens defuturo.

v.A opção tomada na edição deste cancioneiro é a de editar um conjunto

de textos, inéditos e éditos, que foram sendo coleccionados pordiferentes pesquisadores e investigadores na segunda metade do séc. XX eprincípios do séc. XXI.

As colecções reunidas são as do Professor Joaquim Roque, que em 1947organizou um inquérito, aqui referido como Inq. Roque 1947, e que foifeito pelas escolas de Cuba, e que se encontrava inédito; as recolhas deJosé António Pombinho Júnior, editadas no Arquivo de Beja; as recolhas doProfessor Manuel Joaquim Delgado, retiradas do segundo volume de Subsídiospara o cancioneiro popular do Baixo Alentejo, que resulta de parte dos dados doinquérito promovido pelo Professor Joaquim Roque, referido anteriormente;a recolha de José Ranita Nazaré, feita na década de 1960, e publicadas noseu livro Momentos vocais do Baixo Alentejo. A estas recolhas, juntámos, emconfronto, a colecção de modas, e cantigas a estas associadas, feita porJosé Roque, profundo conhecedor do movimento coral de tipo alentejano,quer em Cuba quer em geral.

Este corpus (e importa disto ter consciência) é o resultado deescolhas por parte dos seus agentes. Estas não são inocentes, têm porbase motivações e selecções. O corpus editado mostra duas coisas: atransição de um corpus textual que passa de ser bailado para ser apenascantado, cuja transição definitiva se terá dado pelas décadas de ’50 e

Page 9: AO ROMPER DE A BELA AURORA

’60 do séc. XX, e que, de forma genérica é muito recente. A par de algunstextos antigos, mas cujo recuo não irá para lá de meados do séc. XIX, équase todo suportado por um metro heptassilábico.

Deixámos de lado a arquitectura destes textos poéticos de rarabeleza. Existem diversas estratégias criativas que importa levantar,investigar e caracterizar. Mas há algo que importa chamar a atenção: comoeditar?, é aqui claro que a clássica divisão em quartetos deverá serrevista.

Esta antologia reúne cerca de 260 textos, entre lições e variantes. Asua organização é cronológica e intenta mostrar como os repertórios domovimento coral de tipo alentejano repousa sobre textos cujaperformatividade não assentava apenas na voz, mas antes na voz, no bailee nos instrumentos.

Esta transferência e silenciamento de uma forma presente até à décadade ’60 do séc. XX teve a mão invisível de folcloristas e políticos.Joaquim Baptista Roque, Manuel Joaquim Delgado, enquanto estudiosos epromotores dos coros, e Quirino Mealha, enquanto Governador Civil deBeja, foram em muito autores e potenciadores desta transferência e destesilenciamento.

Esta é uma memória de um tempo. Importa dar atenção à diversidade, àespantosa diversidade do Sul.

vi.Importa agradecer à Câmara Municipal de Cuba a paciência pela espera

deste trabalho. Agradecimento que deverá ser estendido a Jorge Moniz,pelo excelente texto que aqui se edita, e a José Roque, um amigo semprecrítico.

Mas o agradecimento mais fundo terá que ir para os cantadores, que asó ou em grupo, fazem do Cante um viver.

Paulo Lima

Bibliografia sumária

ABREU, Alxandre Cancela d’ & Teresa Pinto CORREIA & Rosário OLIVEIRA.(2002). Contributos para a identificação e caracterização da paisagem de PortugalContinental. Vol. V. Lisboa: Direcção-Geral do Ordenamento doTerritório e Desenvolvimento Urbano.

BORGES, Emília Salvado. (1999). O Concelho de Cuba: susbsídios para o seuinventário artístico. Lisboa: Edições Colibri.

CASTELO-BRANCO, Salwa El-Shawan. (2008). “The aesthetics and politicsof multipart singing in Southern Portugal”. AHMEDAJA, Ardian &Gerlinde HAID (eds.). (2008). European Voices I: Multipart Singing in theBalkans. 15-37.

COHEN, Ronald. (2010). Work and sing. Crockett: Carquinez Press.

Page 10: AO ROMPER DE A BELA AURORA

MONIZ, Jorge. (2007). A folclorização do cante alentejano: um estudo de caso doGrupo Coral Os Cfeiros de Cuba (1933-2007). Dissertação de Mestrado emCiências Musicais. Lisboa: Universidade Nova.

PEREIRA, José Francisco Pereia. (1997). Corais alentejanos. Lisboa:Edições Margem.

Page 11: AO ROMPER DE A BELA AURORA

CANTE ALENTEJANOUMA CARACTERIZAÇÃO MUSICAL

Cante, é o termo utilizado emicamente para designar uma práticaperformativa cultivada no Baixo Alentejo, no seio das comunidadesalentejanas radicadas na cintura industrial de Lisboa e Setúbal e noestrangeiro, associada a um repertório transmitido oralmente, constituídopor modas, sendo estas compostas por um texto cantado sobre uma melodia,para a qual a designação local é estilo, em forma estrófica e semacompanhamento instrumental. As modas são executadas por um grupo devozes, designado por “grupo coral alentejano” ou “rancho de cantadores”quando formalmente constituído, normalmente composto exclusivamente porelementos do sexo masculino, embora existam, em menor número, gruposfemininos, mistos e infantis. Com a excepção dos grupos masculinos, omais antigo fundado em 1926, todos os outros só se constituíram após o 25de Abril de 1974. Para a execução de uma moda, exige-se a presença de umponto, um alto e um número indefinido de vozes que interprete a linha dosbaixos. A nível informal, como frequentemente acontece em momentos deconvívio, nomeadamente nas tabernas da região, a execução de uma moda nãoobedece a uma formação específica, sendo igualmente necessária adiferenciação da linha do ponto, do alto e das restantes vozes, baixos.Num “grupo coral alentejano” as funções de “ponto”, “alto” e “baixos”distinguem-se num modelo mais ou menos fixo, designado localmente por“cantar à alentejana”, variando conforme a abordagem de grupo para grupo.A nível estrutural, uma moda é composta, essencialmente, por duas secçõesprincipais: a cantiga e a moda, ou, por outras palavras, pela letra epela quadra, respectivamente, funcionando esta última como uma espécie derefrão5. Ambas se apresentam em forma estrófica, sendo a estrutura fixamais comum a sequência de uma letra (uma estrofe) e uma quadra (duasestrofes). Esta sequência é repetida, por norma, duas vezes. No caso deum contexto performativo formal, os textos das letras deverão estarpreviamente definidos e articulados com os textos da quadra. O mesmo nemsempre se verifica a nível informal, surgindo diferentes textos para cadaletra de forma espontânea. O mesmo se observa ao nível da temática decada moda, sendo frequente a desarticulação entre temáticas letra-quadranos contextos informais. No caso de se repetir a sequência letra-quadravolta-se a cantar uma nova letra, com um novo texto, seguindo-se outraquadra. Este processo pode ser repetido diversas vezes. No caso de serepetir a mesma sequência com os mesmos textos, estamos perante uma“dobra”. A nível melódico, a letra deve ser cantada com a mesma melodiada quadra. Contudo, também este aspecto nem sempre é observável naprática, ficando as adaptações sujeitas à abordagem da cada grupo. Numainterpretação, é a voz de ponto que inicia a execução de uma moda, com a“letra”, preparando então a entrada do alto através da “deixa”. O alto,

5 De forma a não confundir o emprego do termo ”moda” como a moda no seu todo, ouapenas o texto do refrão, passaremos a utilizar os termos “letra” e “quadra”.

Page 12: AO ROMPER DE A BELA AURORA

que preferencialmente deverá possuir um registo mais agudo que asrestantes vozes, inicia a quadra cantando apenas o primeiro verso daprimeira estrofe, uma palavra ou parte desta, cumprindo-lhe antecipar aentrada das restantes vozes - os baixos, cantando paralelamente a estenum intervalo harmónico de terceira inferior, ou uma quinta perfeita nocaso de apoios cadenciais à dominante. O resultado harmónico assemelha-sea uma espécie de polifonia primitiva, mais propriamente a um organumparalelo, resumindo-se os pontos de independência entre as duas linhasmelódicas a pequenas intervenções ornamentais do alto.

Sendo a quadra normalmente composta por duas estrofes, o procedimentoinicial verificado na primeira estrofe pode ser repetido na segunda.Assim, o mesmo, ou outro alto, iniciam a segunda estrofe em moldesidênticos à entrada anterior, podendo também entrar em simultâneo com osbaixos, como no exemplo seguinte.

Letra/cantiga

Searas, verdes searas,Mondadas com tanto gostoSão verdes na Primavera,Doiradas no mês de Agosto

Toda a estrofeinterpretada peloponto em solo.

Quadra/ moda

As mondadeiras cantando Suas penas, seus amores, Não cantam, estão rezandoNum altar cheio de flores

Primeiro verso em solopelo alto, a que sejuntam todas asrestantes vozes numintervalo de 3.ªinferior a partir dosegundo verso.

Num altar cheio de flores,Cada uma é um desejo,Os Anjinhos são pastoresA capela, o Alentejo

O alto funciona como uma voz-guia aos baixos, e, consoante adisposição adoptada durante o desempenho, deverá ocupar uma posiçãocentral relativamente aos restantes cantadores (normalmente em filas, emcontextos formais, ou em círculo6, em contextos informais). O alto guia ocoro através de uma nota ou pequeno motivo melódico (frequentementedesignado por “lamiré”) sustentado em momentos de pausa. O papel de alto,bem como o de ponto, é normalmente atribuído aos cantadores maisexperientes e com melhores qualidades vocais, que transmitam maiorconfiança e segurança aos restantes elementos do grupo coral. A estruturaapresentada, embora sendo a mais comum, pode sofrer alterações. Excepçãoque confirma a regra é observável no caso da abordagem do grupo Coral OsCeifeiros de Cuba, onde a primeira estrofe da moda corresponde à quadra.No entanto, a sequência ponto-alto-baixos é mantida. Os dois primeirosversos da primeira estrofe são cantados em solo pelo ponto, e os

6 O facto de se cantar em círculo é localmente designado por “cantar em redondo”.

Page 13: AO ROMPER DE A BELA AURORA

restantes pelo alto e restante coro. Normalmente o primeiro versocorresponde ao título pelo qual é conhecida a moda que vai ser cantada.Só depois da apresentação da quadra é introduzida uma primeira letra,mantendo-se a estrutura ponto-alto-baixos utilizada na quadra.

A melodia de uma moda alentejana é designada localmente por “estilo”.É frequente os grupos corais aplicarem novos textos a melodias jáexistentes, principalmente na secção da cantiga/letra. O facto de um“estilo” estar associado a uma determinada moda inviabiliza a suaadaptação a uma moda diferente, embora existam alguns exemplos desseprocedimento. Os “estilos” das modas caracterizam-se por linhas melódicasmais ou menos padronizadas, constituídos, essencialmente, por movimentosde segunda (maior ou menor), consoante o modo em questão, com um âmbitoque raramente ultrapassa a oitava perfeita. A sucessão dos intervalos desegunda, ou graus conjuntos, obedece a um sistema melódico de naturezamoda7l que se observa mais claramente nos movimentos descendentes nosfinais de frase, como no final de Quando Abalei para os Açores, nainterpretação pelo Grupo Coral Os Ceifeiros de Cuba. Aqui, a melodiaatinge o registo mais elevado no sexto grau do modo, fazendo uma descidade graus consecutivos até ao primeiro grau, correspondendo às notasprincipais da melodia8 e excluindo a ornamentação própria de cadacantador. Afirma-se “notas principais da melodia” com base na análise eintercepção de diferentes interpretações da mesma moda, verificando queas notas em que são articuladas sílabas coincidem nas várias versões.Daí, ser pertinente afirmar e considerar as notas excedentes comoornamentais. Contudo, parece não existir uma noção émica específica paraornamentação. Não sendo algo utilizado de forma consciente por parte doscantadores, surge através de padrões melódicos interiorizados segundo umprocesso de aculturação intuitivo, e de acordo com o maior ou menortalento e experiência de cada cantador. A não existência de um conceitoémico para ornamentação oferece enormes dificuldades na análise ediscernimento do que, para os cantadores, seja ou não essencial naexecução de uma linha melódica. Na sua fase de aprendizagem, oscantadores apreendem uma moda de acordo com a forma como esta lhes étransmitida oralmente, variando a interpretação de região para região ede grupo para grupo. No entanto, apesar das discrepâncias, existe umdiscurso próprio e definido de padrões melódicos característicos docante, independentemente destes poderem ser utilizados ou não no mesmoponto de uma melodia.

A relação entre texto e melodia também varia consoante o tipo decante, nomeadamente consoante o andamento. Nos casos em que se canta emandamento mais lento, a abordagem tende a ser mais melismática, isto é,uma espécie de descante sobre uma sílaba e, consequentemente, um cantemais ornamentado. Nestes casos, o virtuosismo de alguns cantadores,7 Quanto ao aspecto da modalidade verifica-se uma preponderância do modo maior,mais propriamente no modo jónio (o equivalente à escala de dó maior) e, em menornúmero, no modo mixolídio, o modo de sol.8 O critério que leva a que se considerem determinadas notas como as “principais”de uma melodia, resulta da intersecção da análise de inúmeras interpretações dediferentes grupos corais.

Page 14: AO ROMPER DE A BELA AURORA

principalmente pontos e altos, torna-se mais evidente. O contrárioverifica-se nas modas mais “aligeiradas”, termo frequente utilizado peloscantadores para designar uma moda cantada num andamento mais rápido.Nestes casos, a margem para a ornamentação ou elaboração melódicaapresenta-se mais reduzida. A diferenciação de estilos interpretativosrelacionada com a questão do andamento, transporta-nos para uma discussãosobre os conceitos de margem esquerda e direita. Segundo alguns estudosrealizados, cantar-se-á de forma mais lenta na margem direita do rioGuadiana, o que, de acordo com a investigação que realizei, nem sempre severifica. Contudo, esta divisão tem sido responsável pela diferenciação edisputa de identidades9 em toda a geografia do cante, tomando-se comocapitais Serpa e Cuba, nas margens esquerda e direita, respectivamente.

De acordo com todos os factores apresentados, e corroborando aperspectiva de John Blacking, pode-se afirmar que as alteraçõesverificadas num sistema musical, neste caso do cante, fazem parte daestrutura tradicional, constituindo variações ou inovações no âmbito dosistema e não uma ruptura. Assim, podemos concluir, afirmando, queestamos perante uma forma de expressão dinâmica.

“A certain amount of allowable individual variation may not even beperceived as change”

Bruno Nettl (1983)

JORGE MONIZEtnomusicólogo / músico

9 A enfatização de traços estilísticos como reforço de identidade, nomeadamenteatravés de conceitos como de “terras de barro” e “modas pesadas” (relativos àsmodas interpretadas de forma mais lenta), representa um processo detradicionalização que se reflecte nos padrões estéticos pretendidos por algunsdos grupos corais mais representativos como o Grupo Coral Os Ceifeiros de Cuba.

Page 15: AO ROMPER DE A BELA AURORA
Page 16: AO ROMPER DE A BELA AURORA

CORPUS CANCIONEIRILPRESENTE NO MUNICÍPIO DE CUBA

— SÉC. XX —

[MODAS DE BAILE E MODAS DE CORO]

Page 17: AO ROMPER DE A BELA AURORA

NOTA

Usamos os textos editados na revista da Câmara Municipal de Beja, Arquivo deBeja; as recolhas feitas por Joaquim Roque em 1947 e 1948, inéditas; o cancioneirode 1955 feito por Manuel Joaquim Delgado, Subsídio para o cancioneiro popular do BaixoAlentejo, edição da Revista Portugal, e que teve uma segunda edição, revista, em1980, cuja edição é do INIC; os textos recolhidos por João Ranita Nazaré no seulivro Momentos vocais do Baixo Alentejo, edição da IN-CM, de 1986, que integram otrabalho de campo feito na década de 1960 em vista da sua tese de doutoramento,feito em Paris; por fim, a importante recolha de José Roque.

Os textos foram organizados por uma certa ordem alfabética e quando sãolições próximas, estas são organizadas por ordem de recolha ou de edição.

Cada texto possui algumas notas, breves. Optou-se, assim, por divulgar asdiversas lições e dar valor à poesia.

A organização dos textos serve também para mostrar a passagem, rápida, destestextos, para bailar, para repertório dos corais, o que terá ocorrido por volta de1950, 1960.

As recolhas inéditas são retiradas dos inquéritos promovidos pelo ProfessorJoaquim Roque, em 1947-’48, e que foram feitos pelas escolas primárias, postosescolares e casas do povo. Esta documentação, à guarda da Câmara Municipal dePortel, é propriedade dos Herdeiros de Joaquim Roque.

A recolha foi feita por crianças, de ambos os sexos, e os originais foramenviados ao colector.

Optou-se por dividar os textos em moda, o texto-estribilho, e letra, osquartetos populares que se cantam alternadamente.

Page 18: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[001]

ABRE-TE Ó CAMPA SAGRADATipologia Moda de coro

[letra]Ó minha mãe dostrabalhos

2 Para quem trabalho euTrabalho p’rá mãe docéu

4 Que a terra já morreu

[moda]Abre-te ó campa sagrada

6 Que a minha mãe queroverQuero-lhe ir beijar orosto

8 Antes da terra o comer

Antes da terra o comer1

0Antes da terra o gastar

Abre-te ó campa sagrada1

2Que a minha mãe querobeijar

[letra]Minha mãe me disse umdia

1

4Filho nasceste chorando

Eu de resposta lhe dei1

6Eu hei-de morrercantando

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.Notas Moda de tema comum sobre a morte, de tipo à Campa. Era comum enquanto mote dedécimas.

Page 19: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[002]

ADEUS VILA DE VILA-ALVATipologia Moda de coro

[moda]Adeus vila de Vila-Alva

2 Composta de cravosbrancosOnde eu passei os meusbons dias

4 Domingos e dias santos

Domingos e dias santos6 Só a fé é que me salva

Composta de cravosbrancos

8 Adeus vila de Vila-Alva

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/Cuba[/VILA ALVA].Notas Moda de tema comum. Cravos brancos pode indicar que é um texto de génerofeminino.

Page 20: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[003]

ÁGUA LEVA O REGADORTipologia Moda de baile[?]

[moda]Água leva o regador

2 Água leva o regadioEnquanto rega nãorega

4 Vou falar ao meubenzinho

Vou falar ao meubenzinho

6 Vou falar ou meuamorAgua leva o regadio

8 Água leva o regador

(Vila Alva)

Fonte Inq. ROQUE 1947Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA.Notas Moda recolhida em Vila Alva por crianças do ensino primário em 1947. Deverá

ser coreográfica. É comum a diversas partes do Sul e de Portugal.

Page 21: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[004]

Ó ÁGUIA QUE VAIS TÃO ALTATipologia Moda de coro

[letra]Os desgostos do presente

2 São maiores que os dopassadoEmbora estejas ausente

4 Teu nome será lembrado

[moda]Ó águia que vais tãoalta

6 Voando de pólo a póloLeva-me ao céu onde eutenho

8 A mãe que me trouxe aocolo

A mãe que me trouxe aocolo

1

0Ficou-me fazendo falta

Voando de pólo a pólo1

2Ó águia que vais tãoalta

[letra]Oh minha mãe dostrabalhos

1

4Para quem trabalho eu

Trabalho p’ra Mãe doCéu

1

6Que a da terra já morreu

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.Notas Moda de tema comum. O tema da separação, por morte, da mãe é muito comum.

Page 22: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[005]

AI DE MIM TRISTE, TÃO TRISTETipologia Moda de coro

[moda]Ai de mim triste, tãotriste,

2 A paixão é que memata;Tenho o coração maisnegro

4 Que o sobrescrito dacarta. (*)

Que o sobrescrito dacarta

6 O meu cante dá emchoro;Tenha cuàtela, menina,

8 Se quer vencer onamoro.

Se quer vencer onamoro,

1

0Se o namoro quervencer;Tenha cuàtela, menina,

1

2O pai não venha asaber.

(Cuba)

(*) Cp. esta quadra:

Quem a mim m’ouvircantar,

2 Cuidará que estoualegre;Tenho o coração maisnegro

4 Que à tinta com ques’escreve.

(Portel)

Page 23: AO ROMPER DE A BELA AURORA

Fonte POMBINHO JR. (1958.Jan.-Dez.): 58 [CDVII].Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas Moda de muito interesse pelo número de quartetos, três, com leixa-pren.

Confrontar com o quarteto Julgam que por eu cantar/ A vida me vá alegre/ Tenho o coração/Como a tinta com que se escreve.

Page 24: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[006]

AI QUE FESTA!...Tipologia Moda de coro[?]

[moda]Ai que festa! Ai quelinda festa!...

2 Como esta outra nãoconstou.A vinda do rei a Beja

4 Foi o que mais meagradou.

Foi o que mais meagradou.

6 Viva o rei mais a rainha!Vivam todos com prazer!Ai uma festa como esta

8 Já Beja não vai a ter.(*)

(Cuba)

(*) Cantada em Beja em 1892, por ocasião da visita de D. Carlos e D.Amélia à cidade, assim me informou o Ti’ Quêtano (Caetano F.co Lança), deCuba, que ao tempo era soldado do 17 e hoje é hortelão nesta vila [dePortel].

Fonte POMBINHO JR. (1949.Jul.-Dez.): 332 [CVII].Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas Moda de extraordinário interesse, sendo dos espécimes mais antigos que

conhecemos de canto em coro sem instrumentos ou coreografia. A segundaestância levanta um conjunto de questões, não apenas pelo uso do leixa-pren, masessencialmente porque é uma estrofe de cinco versos. Será apenas umarepetição do último verso da primeira estância? Não nos parece dado o cuidadoque Pombinho Júnior colocava na edição de materiais poéticos. É provável queeste texto nos remeta para outra tradição poética. Ver lição seguinte, maispobre. Veja-se esta notícia de O Bejense, de 30 de Setembro de 1892: «A visita dasMagestades a esta cidade está sendo cantada em verso. Para amostra ahi vae uma decima: Salve D.Carlos 1.º/ Viva a Amelia Rainha/ O ministro da marinha/ E Pedro Victor, conselheiro,/ Viva o HintzRibeiro/ Malaquias, general/ Viva a família real/ E seu grande galanteio./ Viva tudo quanto veio/ Com orei de Portugal. Quem quizer saborear o resto é gastar duas de X, que tanto custa… o poema.»

Page 25: AO ROMPER DE A BELA AURORA
Page 26: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[006i]

A VINDA DO REI A BEJATipologia Moda de coro

[letra]É linda a dama adançar

2 É linda a rosa embotãoÉ lindo o sol a raiar

4 Na linda manhã deVerão

[moda]Ai que festa quelinda festa

6 Como esta não seusouA vinda do rei aBeja

8 Foi o que maism’agradou

Viva o rei viva arainha

1

0Vivam todos comprazerUma festa igual aesta

1

2Já Beja não torna aver

[letra]Desejava desejava

1

4Ninguém sabe o meudesejoDesejava linda rosa

1

6Em teu rosto dar umbeijo

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.Notas Ver Texto [006].

Page 27: AO ROMPER DE A BELA AURORA
Page 28: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[007]

A ALDEIA DE MARMELARTipologia Moda de baile

[moda]A aldeia deMarmelar

2 Fica ao pé daVidigueiraNão te possoavistar

Lindo amor4 Ainda qu’eu queira

Ainda qu’eu queira6 Não te posso

avistarFica ao pé daVidigueira

8 A aldeia deMarmelar

(Vila Alva)

Fonte Inq. ROQUE 1947Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVANotas Moda recolhida em Vila Alva por crianças do ensino primário em 1947.Corográfica.

Page 29: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[008]

Ó ALDEIA Ó ALDEIATipologia Moda de coro

[moda]Se fores a SãoMartinho

2 Passas à VárzeaRedondaDá lá saudadesminhas

4 Às raparigas damonda

(2x)

Um abraço e umbeijinho

6 Ó aldeia ó aldeiaAldeia das Amoreiras

8 Toda a moça que ébonitaVai passar naspassadeiras

(2x)

1

0Seja bonita ou feia

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.Notas Moda feita de duas estrofes de cinco versos. Parece ser uma composição deduas estrofes autónomas.

Page 30: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[009]

ALENTEJO ALENTEJOOutras designações Terra sagrada do pãoTipologia Moda de coro

[letra]Eu sou devedor à terra

2 A terra me está devendoA terra paga-m’em vida

4 Eu pago à terra emmorrendo

[moda]Alentejo Alentejo

6 Terra sagrada dopãoEu hei-de ir aoAlentejo

8 Mesmo que seja noverão

Ver o doirado dotrigo

1

0Na imensa solidão

Alentejo Alentejo1

2Terra sagrada dopão

[letra]Daqui para a minhaterra

1

4Tudo é caminho e chão

Tudo são cravos e rosas1

6Dispostas por minhasmãos

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.Notas A primeira letra é comum e surge como mote de décimas.

Page 31: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[010]

ALENTEJO ÉS NOSSA TERRATipologia Moda de coro

[letra]Quando o melroassobia

2 Escondido no silvadoQuer de noite quer dedia

4 É lindo o seu trinado

[moda]Alentejo és nossa terra

6 Ai quem nos dera lá estarmosagoraP’ra mocidade | Com saudade

8 Ouvir cantar como ouviaoutrora

Terra bela tão desejada1

0Casas singelas de brancocaiadasEu nunca esqueço | Que fostemeu berço

1

2Lindo cantinho desta Pátriaamada

[letra]Quando eu nãotinha

1

4Desejava ter

Uma hora no dia1

6Meu bem p’ra tever

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.Notas Notar o 3.º verso de cada estrofe formado por dois hemistíquios separados por

cesura. É comum no Canto do Fado, tendo a designação de versículo. A última letratem um metro curto.

Page 32: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[011]

O ALMOCREVETipologia Moda de coro

[moda]Eu aprendi a cantar

2 Lavrando em terra molhadaLá na solidão dos campos

4 Pensando em ti minhaamada

(2x)

Lembram-me os tempospassados

6 Tudo se vai acabandoOs bois puxando o arado

8 O almocreve cantando (2x)

O almocreve cantando1

0Cultivando lindos prados

Quando eu vejo alguémlavrando

1

2Lembram-me os tempospassados

(2x)

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.Notas Moda recente, que se pode associar a um novo cancioneiro. Os topos reconstroem

uma saudade de tempos idos, os da juventude. É comum nas chamadas Modas daDiáspora, que são produzidas pela migração e executadas pelos grupos coraisda Área Metropolitana de Lisboa e Península de Setúbal.

Page 33: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[012]

AMOR LÁ VAI BALATipologia Moda de coro

[moda]Amor, lá vaibala,

2 Que o chumbo,vareia,Só atiro a matar

4 A quem mefalseia.

A quem me falseia6 Na minha paixão;

Amor, lá vaibala,

8 Viso o coração.(*)

(Cuba)

Veja esta variante, arquivada por Tomás Pires, Ob. cit., I, 386.

«Amor, lá vai bala,1

0Que o chumbo vareia,

Não posso ser firme1

2A quem me falseia.

A quem me falseia,1

4A quem me maltrata;

Amor, lá vai bala,1

6Que o chumba nãomata.»

(Alentejo)

(*) J. Roque recolheu esta quadra, que deve andar ligada à moda:

«Amor, lá vaibala,

2 Que o chumbovareia,Não posso ser

Page 34: AO ROMPER DE A BELA AURORA

firme4 A quem me

falseia.

(Peroguarda)

No Retalho CXL, de Julho de 1938, que saíu nos Brados do Alentejo (deEstremoz), observei a particularidade, isto é, disse que o verbo variar éconjugado, pelo povo, como se terminasse em —ear. Por ex.: Vareio, vareias,vareia, etc., em vez de vario, varias, varia, etc.O mesmo sucede com alumiar e outros.

Fonte POMBINHO JR. (1949.Jul.-Dez.): 332 [CVIII].Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas Para muitos eruditos locais e regionais, como é o caso de Pombinho Júnior, o

interesse pelo cancioneiro advinha do interesse pelo léxico e pelos falaresregionais, daí a nota que este coloca neste verbete. Tem um metro curto, oque aumenta a velocidade de execução. A moda surge muitas vezes com os seusquartetos isolados e serve de letra.

Page 35: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[012i]

AMOR, LÁ VAI BALATipologia Moda de coro

[moda]Amor, lá vaibala,

2 Que o chumbovareia;Não posso serfirme

4 A quem mefalseia.

A quem mefalseia

6 Na minha paixão;Amor, lá vaibala

8 Do meu coração.

[Beja e Cuba]

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 25, n.º 64.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas Ver anterior.

Page 36: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[013]

Ó ANA, MINHA MARIANA(*)Tipologia Moda de coro

[moda]Ó Ana, minha Mariana,

2 Minha espanhola, minhaestrangeiraMinha amada quer que use

4 Chapèuzinho à marinheira.

Chapèuzinho à marinheira,6 Chapèuzinho à mariola!

Ó Ana, minha Mariana,8 Minha estrangeira, minha

espanhola.

(Cuba)

(*) Variante da moda Minha Espanhola, de Serpa.

Fonte POMBINHO JR. (1958.Jan.-Dez.): 63 [CDXXVI].Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Geografia Pombinho Júnior remete para uma moda-estribilho editada por Manuel Dias Nunes

na revista A Tradição, de Outubro de 1901, com o texto na p. 148 e atranscrição musical na p. 151. Deve ser um texto de origem urbana.

Page 37: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[014]

AO ROMPER DA MADRUGADAOutras designações Ouvem-se os galos cantarTipologia Moda de coro

[moda]Ouvem-se os galoscantar

2 Ao romper damadrugadaJá são horasd’acordar

4 Levanta-te ó minhaamada

Levanta-te ó minhaamada

6 Vem à janelaespreitarAo romper damadrugada

8 Ouvem-se os galoscantar

[letras]As estrelas do céucorrem

1

0Todas numa carreirinha

Também os amorescorrem

1

2Da tua mão para aminha

Ó luar da meia-noite1

4Não digas à minhaamadaQu’eu passei à rua dela

1

6Às quatro damadrugada

O cantar da meia-noite1

8É um cantar excelente

Acorda quem estádormindo

2 Melhora quem está

Page 38: AO ROMPER DE A BELA AURORA

0 doente

(Cuba)

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas Moda gravada no LP Grupo “Os Ceifeiros de Cuba”, edição Polysom, faixa 1. Data n/d.

Page 39: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[015]

AO ROMPER DA BELA AURORAOutras designações Sai o pastor da choupanaTipologia Moda de coro

[moda]Ao romper da belaaurora

2 Sai o pastor dacabanaVem gritando em altasvozes

4 Muito padece quem ama

Muito padece quem ama6 Mais padece quem

namoraSai o pastor dacabana

8 Ao romper da belaaurora

(Cuba)

[letras]Ser pobre não é defeito

1

0Ser rico não é fineza

Tudo é trabalho feito1

2Pela lei da natureza

Quando eu não tinhadava

1

4Agora tenho e não dou

Vai pedir a quem nãotem

1

6Que eu em não tendodou

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas A expressão altas vozes é muito interessante, pois refere-se ao cantar. Deve

associar-se, numa poética do popular, a fala.

Page 40: AO ROMPER DE A BELA AURORA
Page 41: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[016]

AONDE VAIS, Ó LUÌZINHATipologia Moda de coro

[moda]Aonde vás, ó Luìzinha

2 Com o teu cabelo àfaia?Eu vou ver o meu amor,

4 Que anda nas ondas dapraia.

Que anda nas ondas dapraia,

6 Que anda no mar àsardinha.Com o teu cabelo àfaia,

8 Aonde vás, ó Luìzinha?(*)

(Cuba)

(*) Canta-se em Portel e noutras terras alentejanas.

Fonte POMBINHO JR. (1949.Jul.-Dez.): 333 [CXII].Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 42: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[016i]

ONDE VÁS, Ó LUISINHATipologia Moda de coro

[moda]Onde vás, ó Luisinha,

2 Com o teu cabelo à faia?(*)― Vou falar ao meu amor

4 Que anda nas ondas da praia.

Que anda nas ondas da praia,6 Anda no mar à sardinha;

Com o teu cabelo à faia?8 Onde vás, ó Luisinha?

(Beja, Cuba, Mértola, Aljustrel; Barrancos eErvidel)

(*) À faia ― à fadista; a modos de rufia.

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 66, n.º 270.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas Cabelo à faia significa um corte curto atrás e a melena comprida e para olado.

Page 43: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[016ii]

ONDE VAIS Ó LUÍZINHATipologia Moda de coro

[moda]Onde vais ó Luisinha }

(2x)

2 Com o teu cabelo àfaiaVou ver o meu amor

4 Que anda nas ondas dapraia

Onde vais ó Luisinha6 Com tua voz de lamento

Vou ver o meu amor8 Que anda no mar ao

sustento

Que anda no mar aosustento

1

0Que anda no mar àsardinhaCom tua voz de lamento

1

2Onde vais ó Luisinha

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.Notas Lição mais completa que a anterior.

Page 44: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[017]

ARREBOLA A BOLA A BOLATipologia Moda de coro

[moda]Arrebola a bola abola

2 Arrebola a bola bemPara cantar e balhar

4 As moças deSantarém

As moças deSantarém

6 Mais os rapazes deOlhãoArrebola a bola abola

8 Arrebola até aochão

(Vila Alva)

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA.Notas Moda recolhida em Vila Alva por crianças do ensino primário em 1947.

Page 45: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[018]

AURORA TEM UM MENINOTipologia Moda de coro

[moda]Aurora tem ummenino

2 Mas tão pequeninoO pai quem será

4 É o Chico daAmieiraQue foi pr’aFigueira

6 Mais tarde virá

No adro de SãoVicente

8 Onde há tantagenteAurora não está

1

0Aurora foi p’róconventoMas há tanto tempo

1

2Mais tarde virá

(Cuba)

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas É uma moda de muito interesse, porque é um texto de circulação entre os

repertórios antigos de Serpa e outros grupos. A sua circulação deve ter sidosustentada por disco.

Page 46: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[019]

UMA MÃE QUE UM FILHO EMBALATipologia Moda de coro

[moda]Uma mãe que um filhoembala

2 Oh meu lindo amorÀs vezes põe-se achorar

4 Oh meu lindo amorOh meu lindo bem

6 Só por não saber asorte

Oh meu lindo amor8 Que Deus tem para lhe

darOh meu lindo amor

1

0Oh meu lindo bem

Quando eu não tinhadava

1

2Oh meu lindo amor

Agora tenho e não dou1

4Oh meu lindo amor

Oh meu lindo bem1

6Vai pedir a quem nãotenha

Oh meu lindo amor1

8Que eu em não tendo tedou

Oh meu lindo amor2

0Oh meu lindo bem

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 47: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[020]

AURORA VIVE NA SERRATipologia Moda de baile | Carnavalesca

[moda]Aurora vive na serra

2 Nã’ se’ como nã’ temmedoFaz a cama e dormesó

4 Debaixo do alvoredo

(Vila Ruiva)

[letra]Bendita seja a flor

6 Linda rosa perfumadaDeus proteja o nossoamor

8 A nossa jura sagrada

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA.Notas Moda recolhida em Vila Ruiva por crianças do ensino primário em 1947. A

referência carnavalesca, ou entrudeira como por vezes se diz, refere-se aoseu uso em tempo de Carnaval.

Page 48: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[020i]

AURORA VIVE NA SERRATipologia Moda de coro

[moda]Aurora vive na serra (2x

)2 Não sei como não tem

medo;(2x)

Faz a cama e dorme só (2x)

4 Debaixo do alvoredo (2x)

Debaixo do alvoredo (2x)

6 Aurora vive na serra; (2x)

Faz a cama e dorme só (2x)

8 Não sei como não temmedo.

(2x)

(Cuba)

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 31, n.º 99.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 49: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[020ii]

AURORA VIVE NA SERRATipologia Moda de coro

[moda]Aurora vive na serra (2

x)2 Não sei como(2x) não tem

medoFaz a cama e dorme só (2

x)4 Debaixo do arvoredo

(Cuba)

[letras]Das cento e sessentae oito

(2x)

1

0Horas que a semanatemVem passar umacomigo

(2x)

1

2Oh meu(2x) adoradobem

Andas morta porsaber

(2x)

1

4Onde eu faço a minhacamaÀ embeirada do rio (2

x)1

6À sombra da espadana

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 50: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[021]

BAGO DE MILHO REDONDINHOTipologia Moda de coro

[moda]Bago de milhoredondinho

2 Rega o péi! ó rega opéi!Já nã tenho quéim mequêra

4 Quer’s-me tu, ó mêJoséi.

Quer’s-me tu, ó mêJoséi,

6 Quer’s-me tu, ó mêFrancisco.Bago de milhoredondinho,

8 Rega o péi ô«malvarisco». (*)

(Vila Alva — Cuba)

(*) O mesmo que malvaísco (planta).Em Évora chamam-lhe malveiras; em Portel, malvões, e é com as flores destaplanta que as raparigas enfeitam os mastros para os balhos nas vésperas edias dos santos populares (Santo António, S. João e S. Pedro).—A moda já foi por mim publicada nas Cantigas Populares Alentejanas, 1.º vol.—1936—pág. 70.

Fonte POMBINHO JR. (1947.Jan.-Jun.): 44 [X].Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA.

Page 51: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[022]

BALEIZÃO BALEIZÃOTipologia Moda de coro

[letra]Ó Baleizão Baleizão

2 Ó terra de CatarinaOnde nasceu emorreu

4 Com uma balaassassina

[moda]Ó Baleizão Baleizão

6 Ó terra baleizoeiraEu hei-de ir p’ra lámorar

8 Queira o teu pai ou nãoqueira

Queira o teu pai ou nãoqueira

1

0Queira a tua mão ou não

Ó terra baleizoeira1

2Ó Baleizão Baleizão

[letra]Em terra de Baleizão

1

4Morreu umacamponesaSó por querer ganhar opão

1

6Para os filhos quetristeza

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.Notas Moda muito antiga, aqui associada a letras referentes a Catarina Eufémia,morta em Baleizão em 1954.

Page 52: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[023]

A BARRINHA DO MEU LENÇOTipologia Moda de baile

[moda]A barrinha do meulenço

2 Foi você que moque’mouCom um morrão docigarro

4 Quando comigo falou

(Albergaria dos Fusos)

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA DOS FUSOS.Notas Moda recolhida em Albergaria dos Fusos por crianças do ensino primário em1947.

Page 53: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[023i]

A BARRINHA DO MEU LENÇOTipologia Moda de coro

[moda]A barrinha do meulenço

6 Foi você quem m’aqueimou

Ai ai aai ai ai olaré8 Foi você quem m’a

queimouAi lé

Com o morrão docigarro

1

0Quando comigo falou

Ai ai aai ai ai olaré1

2Quando comigo falou

Ai lé

[letra]Com cinco réis decigarros

1

4Arranjei uma namorada

Ai ai aai aiai olaré

1

6Arranjei uma namorada

Ai lé1

8Encontrei o meu pai-sogroLá vai uma cigarrada

2

0Ai ai aai aiai olaré

Lá vai uma cigarrada2

2Ai lé

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 54: AO ROMPER DE A BELA AURORA
Page 55: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[024]

BATE AS PALMAS MARIANITATipologia Moda de coro

[moda]Bate as palmasMarianita

2 Bate as palmaslinda rosaTenho corrido e nãoacho,

4 QueridinhaUma flor tão mimosa

6 Uma flor tão mimosaUma tão mimosa flor[…]

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/Cuba/CUBA.Notas Incompleta.

Page 56: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[025]

CABELO ENTRANÇADOTipologia Moda de coro

[letra]Eu pensavaamor

2 Que já te não viaParecia-me umano

4 Sendo um só dia

[moda]Cabeloentrançado

6 À luz do vaporEu não possoestar

8 Sem ti meu amor

Sem ti meu amor1

0Sem ti meubenzinhoCabeloentrançado

1

2Chapéuredondinho

[letra]Quando eu nãotinha

1

4Desejava ter

Uma hora no dia1

6Meu bem para tever

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 57: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[026]

O CABREIROTipologia Moda de coro[?]

[canção]Estamos a nove de Março

2 Já se passou o Fev’reiroÉ barrigada de rir

4 E certo com um cabreiro

Vindo eu das minhascabras

6 Às quatro da madrugadaCheguei ali ao terreiro

8 Ao bailho das esfamadas

Estou um poucoencobardado

10 Diante de tanta genteTanta menina bonita

12 Algumas de permanente

Olha o gajo sé fino14 É um pouco inteligente

‘Inda agora veio dascabras

16 Já conhece a permanente

Dá-me vontade de rir18 A cara do me’ João

Olhem p’r’às p’lainasdele

20 São feitas com perfeição

Dá-te vontade de rir22 É so’ um ganha dinheiro

Nã’ olhem prás pelainas24 Sâ pelainas de cabrêro

Dá-me vontade de rir26 Nã’ se se ria se não

Nã’ sabem fiquem sabendo28 Que o cabre’ro é o João

Dá-me cá a tua mão30 Qu’eu contigo quero casar

Essas tuas palavrinhas

Page 58: AO ROMPER DE A BELA AURORA

32 Me vieram encantar

Já cá levo a minha noiva34 Já me posso ir andando

Daqui até a malhada36 No caminho descansado

(Cuba)

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas Moda recolhida em Cuba por crianças do ensino primário em 1947. É uma canção

de muito interesse, que deve ter estado em voga na década de 1940 e 1950,aparece em outros lugares do Baixo Alentejo. Surgem quartetos soltos comoletras.

Page 59: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[027]

CAMPONÊS ALENTEJANOTipologia Moda de coro

[moda]Camponêsalentejano

2 CamponêsagricultorTu trabalhas todoo ano

4 Dás produto aolavrador

Dás produto aolavrador

6 Tua vida é umenganoNem por isso tensvalor

8 Camponêsalentejano

(Cuba)

[letras]O pobre trabalhador

1

0Todo o mal consigo tem

Trabalha e não temvalor

1

2No mundo não é ninguém

Quem canta seu malespanta

1

4Quem chora seu malaumentaEu canto para disfarçar

1

6Uma paixão que meapoquenta

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 60: AO ROMPER DE A BELA AURORA
Page 61: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[028]

CANTE DOS REISTipologia Romance | Religioso

[romance]Venho-lhe dar os bons reis

2 Já que os bons anos não pudeVenho a fim de saber

4 Novas da sua saúde

Qual são os três cavalheiros Que fazemsombra no mar

6 São os três do Oriente Que Jesus vêmbuscarNã’ perguntam por pousada Nem aondeirão pousar

8 Perguntam por Jesus Cristo Aonde o irãoacharForam-no achar em Roma Revestido noaltar

1

0Com três mil almas de roda Todas paracomungarMissa nova quer dizer Missa nova quercantar

1

2São João ajuda á missa São Pedro muda omissal

(Vila Alva)

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA.Notas Romance recolhida em Vila Alva por crianças do ensino primário em 1947.

Romance religioso comum associado ao Ciclo dos 12 dias. Em finais do séc. XIXera acompanhado com viola de arames, como em Serpa. No pós-II Guerra Mundialesteve quase perdido. Era cantado na Noite de Reis, 5 de Janeiro. Petitório.

Page 62: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[029]

CANTIGA DA PASSARADATipologia Moda de coro

[moda]Quais, quais,oliveiras, olivais,

2 Pintassilgos,rouxinóis,Caracóis, bichos móis,[…]

4 Morcegos, pássarosnegros,Trombolas, galinholas,

6 Perdizes, codornizes,Cartaxos e pardais,

8 Cucos, melharucos,Cada vez há mais.

(Cuba)

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 32, n.º 106.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas Texto enumerativo.

Page 63: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[029i]

MODA DA PASSARADATipologia Moda de coro

[letra]Maria pois tu nãovês

ou

Namorei uma rapariga

2 O passarinho nalenha

2

’Pares de meias deu-medez

[moda]Quais quais

4 Oliveiras olivaisPintassilgosrouxinóis

6 Caracóis bichosmóisMorcegos pássarosnegros

8 T’rambolasgalinholasPerdizes codornizes

1

0Cartaxos e pardais

Cucos milharucos1

2Cada vez há mais

(Cuba)

[letra]As asas a dar a dar o

uCalçasse eu as quecalçasse

1

4O biquinho venhavenha

14

’Sempre tinha frio nospés

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 64: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[030]

FUI À SERRATipologia Moda de baile

[moda]Fui à serra fui àserra

2 Enterrar o meu maridoNo caminho me disseram

4 Viúva casa comigo

Viúva casa comigo6 Que eu sou rico e

abonadoTenho um quintal semflores

8 E um jardim desfolhado

(Albergaria dos Fusos)

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA DOS FUSOS.Notas Moda recolhida em Albergaria dos Fusos por crianças do ensino primário em1947.

Page 65: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[030i]

CANTIGA DA VIÚVATipologia Moda de coro

[moda]Fui à serra, fui àserra,

2 Sepultar o meumarido;No caminho medisseram:

4 Viúva, casa comigo.

Viúva, casa comigo,6 Que eu sou rico,

afazendado;Tenho um jardim semflores,

8 Tenho um cravodesfolhado.

(Cuba)

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 32-33, n.º 107.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 66: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[031]

VIVA O CAPITÃO MOUZINHOTipologia Moda de baile

[moda]Viva o CapitãoMouzinho

2 Que o GungunhanaapanhouNa cidade de Lisboa

4 Todo o povo o admirou

Gungunhana Gungunhana6 Assim é que tu estás

bemLevaram-te para ocastelo

8 E as sete pretastambém

(Albergaria dos Fusos)

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA DOS FUSOS.Notas Moda recolhida em Albergaria dos Fusos por crianças do ensino primário em

1947. Referente à Guerra com os Vatas e à prisão do seu soba.

Page 67: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[032]

CAPITÃO MOUZINHOTipologia Moda de coro

[moda]Ó morena, põe-te àporta,

2 Ser morena não faz mal;Já lá vem o rei dospretos,

4 Vem chegando aPortugal.

Vem chegando aPortugal,

6 Há-de vir por toda asemana.—Viva o capitãoMouzinho,

8 Que venceu oGungunhana! (*)

(Cuba)

Em Ponte de Sor, desta maneira:

«O rei pretoGungunhana

1

0Quando chegou aLisboaPerguntou àsentinela

1

2Se a rainha estavaboa.

O vapor de guerra1

4Venceu os combates

Já lá vem meu bem1

6De LourençoMarques.

De Lourenço Marques1

8Quem lá vai lá fica

Vem o Gungunhana2 Mais a favorita.

Page 68: AO ROMPER DE A BELA AURORA

0

Mais a favorita2

2Lá vem o vapor

Quem lá vem nabarra

2

4É o meu amor

É o meu amor2

6É o meu benzinho

Quem venceu aguerra

2

8Foi o capitãoMouzinho.»

V. Santos, Ob. cit., 22.

(*) Em Portel canta-se assim pelo tempo da azeitona:

Capitão Mouzinho3

0Venceu ocombate;Já lá vêm astropas

3

2De LourençoMarques.

De LourençoMarques

3

4Já lá vem mêbéim;Quéim nã véim, láfica,

3

6Quéim nã fica,véim.

Fonte POMBINHO JR. (1949.Jul.-Dez.): 337 [CXXIV].Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas Ver a anterior.

Page 69: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[033]

CASTELO DE BEJATipologia Moda de coro

[moda]Castelo deBeja

2 Subindo lávaisTu metesinveja

4 Castelo deBejaÀs águias-reais

Às águiasreais

6 Tu metesinvejaSubindo lávais

(2x)

8 Castelo deBeja

(Cuba)

[letras]1

0O meu coração

Anda adivinhando1

2Que há-de morrercedo

(2x)

Mas não sabequando

Se eu tivesseamores

1

4Que têm dado

Enchia uma casa (2x)

1

6Até ao telhado

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.

Page 70: AO ROMPER DE A BELA AURORA

Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 71: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[034]

CEIFEIRA, LINDA CEIFEIRATipologia Moda de coro

[moda]Ceifeira(2x) lindaceifeira

2 Eu hei-de(2x) casarcontigoLá nos cam(2x)pos

4 Secos campos

À calma(2x) a ceifaro trigo

6 Pela for(2x)ça docalorCeifeira(2x) lindaceifeira

(2x)

8 Hás-de ser o meuamor

(Cuba)

[letras]O Sol é que alegra o dia

1

0Pela manhã quandonasceAi de nós o que seria

1

2Se o Sol um dia faltasse

Não é(2x) a ceifa quemata

1

4Nem os ca(2x)lores doV’rãoE a erva unha-gata (2

x)1

6Mais o cardo beija-mão

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 72: AO ROMPER DE A BELA AURORA
Page 73: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[035]

A MODA DA CESALTINATipologia Moda de baile[?]

[moda]Cesaltina Cesaltina

2 Tua mãe ‘tá-te abradarEu bem sei o qu’elaquer

4 E não me deixanamorar

E não me deixanamorar

6 Ela tão bem namorou eCesaltina Cesaltina

8 Minha mãe eu já lávou

A moda da Cesaltina1

0É uma moda engraçada

E em não sendo aCesaltina

1

2Não sabem cantar maisnada

(Cuba)

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas Moda recolhida em Cuba por crianças do ensino primário em 1947.

Page 74: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[035i]

CESALTINA, CESALTINATipologia Moda de coro

[moda]Cesaltina, Cesaltina,

2 Tua mãe está-te abradar;― Eu bem sei o que elaquer:

4 Não me deixa namorar.

Não me deixa namorar,6 Ela também namorou;

― Cesaltina, Cesaltina,8 Minha mãe, lá vou, lá

vou.

(Cuba e Ferreira do Alentejo)

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 33, n.º 111.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 75: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[036]

EXTRAVAGANTETipologia Moda de coro

[moda]Chamaste-meextravagante

2 Por eu ter umanoitada;Eu sou um rapazbrilhante,

4 Recolho de madrugada.

Recolho de madrugada,6 Mesmo agora neste

instante;Por eu ter umanoitada,

8 Chamaste-meextravagante.

(Beja e Cuba)

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 60, n.º 241.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 76: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[036i]

CHAMASTE-ME EXTRAVAGANTETipologia Moda de coro

[moda]Chamaste-meextravagante

2 Por eu ter umanoitadaEu sou um rapazbrilhante

4 Recolho de madrugada

Recolho de madrugada6 Mesmo agora neste

instantePor eu ter umanoitada

8 Chamaste-meextravagante

(Cuba)

[letras]Ó luar da meia-noite

1

0Não digas à minhaamadaQue eu passei à portadela

1

2Às quatro damadrugada

Cantando ganheidinheiro

1

4Cantando se me acabou

Dinheiro que é malganhado

1

6Água deu água o levou

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 77: AO ROMPER DE A BELA AURORA
Page 78: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[037]

Ó CIRANDA Ó CIRANDINHATipologia Moda de baile

[moda]Ó ciranda ócirandinha

2 Vamos nós a cirandarLá nos campos daazeitona

4 Anda a ciranda no ar

Anda a ciranda no ar6 Anda a ciranda no

chãoÓ ciranda ócirandinha

8 Amor do meu coração

(Albergaria dos Fusos)

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA DOS FUSOS.Notas Moda recolhida em Albergaria dos Fusos por crianças do ensino primário em

1947. Deverá ser coreográfica. É comum a diversas partes do Sul e dePortugal.

Page 79: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[038]

COM QUE LETRA SE ESCREVE MARIATipologia Moda de coro

[Moda]Com que letra se escreveMaria

2 Com que letra se escrevecoraçãoCom que letra se escrevelealdade

4 Com que letra se escrevegratidão

Maria se escreve com um M6 Coração coração com um C

Lealdade lealdade com umL

8 Gratidão gratidão com umG

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 80: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[039]

MEU AMOR É BRASILEIROTipologia Moda de coro

[moda]Olá com ‘stá

2 Meu amor ébrasileiroEu hei-de ir para oBrasil

4 Com ele ganhardinheiro

Com ele ganhardinheiro

6 Para dar a quem meamaOlá como está

8 Você a mim não meengana

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.Notas Moda de muito interesse sobre os torna-viagem. Deveria ser de baile.

Page 81: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[040]

Ó CUBA TERRA BENDITATipologia Moda de coro

[moda]Ó cuba terrabendita

2 Rodeada de trigaisDe lindas hortas equintas

4 Arvoredosmilheirais

(2x)

Ó cuba terrabendita

(2x)

6 Rodeada de trigais

Quando de Cubaabalei

8 Olhei para tráschorandoMinha terra daminh’alma

1

0Tão longe me vaisficando

(2x)

Quando de Cubaabalei

(2x)

1

2Olhei para tráschorando

(Cuba)

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas Moda gravada no LP Grupo “Os Ceifeiros de Cuba”, edição Polysom, faixa 1. Data n/d.

Não é popular, mas popularizada. É um texto de contrafacção.

Page 82: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[041]

DÁ-ME UMA GOTINHA DE ÁGUATipologia Moda de coro

[moda]Dá-me uma gotinha deágua

2 Dessa que eu oiçocorrer,Entre silvas e«mentrastos»

4 Alguma pinga há-dehaver.

Alguma pinga há-dehaver,

6 Que o arranco fazparede.Silva verde não meprendas

8 Que eu não quero morrerà sede.

(Cuba)

Fonte POMBINHO JR. (1953.Jan.-Dez.): 71 [CCXX].Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 83: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[041i]

DÁ-ME UMA GOTINHA D’ÁGUATipologia Moda de coro

[letra]Fui à fonte beber água

2 Achei um raminho verdeQuem o perdeu tinhaamores

(2x)

4 Quem o achou tinha sede

[moda]Dá-me uma gotinhad’água

6 Dessa que eu oiçocorrerEntre pedras epedrinhas

(2x)

8 Alguma gota há-dehaver

Alguma gota há-dehaver

1

0Quero molhar agargantaQuero cantar com’arola

(2x)

1

2Como a rola ninguémcanta

[letra]Daqui até à malhada

1

4Lindos beijos lhe voudandoJá cá levo a minha noiva (2

x)1

6Já me posso ir andando

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas A letra é um fragmento de O cabreiro, Texto [026].

Page 84: AO ROMPER DE A BELA AURORA
Page 85: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[042]

DEBAIXO DA LARANJEIRATipologia Moda de baile

[moda]Debaixo da laranjeira

2 Eu vi-te a saia rodadaMas que bela rapariga

4 Para ser a minha amada

Para ser a minha amada6 Para ser o meu amor

Debaixo da laranjeira8 Eu pedi-te um beijo

Ò minha flor

(Albergaria dos Fusos, Vila Alva, VilaRuiva)

[letra]1

0Teus olhos sã maisescurosCá noite mais cerrada

1

2Apesar de tã’ escuros

Sem elas não vejo nada

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA DOS FUSOS/ PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA/

PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA.Notas Moda recolhida em Vila Alva por crianças do ensino primário em 1947. Deverá

ser coreográfica. É comum a diversas partes do Sul e de Portugal.

Page 86: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[042i]

DEBAIXO DA LARANJEIRATipologia Moda de coro

[moda]Debaixo da laranjeira

2 Eu vi-te a saiabordada;Mas que bela rapariga,

4 Para ser a minha amada!

Para ser a minha amada,6 Para ser o meu amor;

Debaixo da laranjeira }(2)

8 Eu pedi-te um beijo,Ó linda flor.

(Cuba, Ferreira do Alentejo eSalvada)

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 35, n.º 122.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 87: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[042ii]

DEBAIXO DA LARANJEIRATipologia Moda de coro

[moda]Debaixo dalaranjeira

2 Eu vi-te a saiabordadaMas que lindarapariga

4 Para ser a minhaamada

Para ser a minhaamada

6 Para ser o meuamorEu falei contigo

8 Oh minha flor

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 88: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[043]

É LINDO NA PRIMAVERATipologia Moda de coro

[moda]É lindo na Primavera

2 Ver searas a ondularSubir ao alto do monte

4 Beber água em qualquerfonteOuvir os grilos cantar

6 Ver os rebanhos degadoNos verdes campos apastar

8 Rapazes e raparigasCantando lindascantigas

1

0Nos campos a trabalhar

(Cuba)

[letras]Ó minha mãe dostrabalhos

1

2Para quem trabalho eu

Trabalho para a Mãe dosCéus

1

4Que a da terra já morreu

Cantavam doispassarinhos

1

6Cantigas ao desafio

Um no tronco empoleirado1

8Outro na margem do rio

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas Popularizante.

Page 89: AO ROMPER DE A BELA AURORA
Page 90: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[044]

É TÃO GRANDE O ALENTEJOTipologia Moda de coro

[moda]É tão grande oAlentejo

2 Tanta terraabandonadaA terra é que dá opão

4 Para bem desta naçãoDevia ser cultivada

6 Tem sido sempreesquecido

Da margem ao sul doTejo

8 Há gente desempregadaTanta terraabandonada

1

0É tão grande oAlentejo

(Cuba)

[letras]No Alentejo eu trabalho

1

2Cultivando a dura terra

Vou cumprindo o meuhorário

1

4Vou fumando o meucigarroLançando a semente àterra

1

6Nesses campos solitários

Onde a desgraça me tem1

8Brado ninguém merespondeOlho não vejo ninguém

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.

Page 91: AO ROMPER DE A BELA AURORA

Geografia PT/Beja/CUBA.Notas O último quarteto das letras é comum como mote de décimas.

Page 92: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[045]

ERVA-CIDREIRATipologia Moda de baile

[moda]Erva-cidreira

2 Que estás noalpendreQuanto mais serega

4 Mais a folhapende

Mais a folhapende

6 Mais a ervacheiraQue estás noalpendre

8 Ó erva-cidreira

(Albergaria dos Fusos)

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Alva:ALBERGARIA DOS FUSOS.Notas Moda muito comum. No sul do Baixo Alentejo é acompanhada por viola de arames,

sendo designada como moda campaniça.

Page 93: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[045i]

Ó ERVA CIDREIRATipologia Moda de coro

[moda]Ó erva cidreira,

2 Que ‘stás noalpendre,Quanto mais teregam,

4 Mais a folha pende.

Mais a folha pende,6 Mais a folha

cheira;Que ‘stas noalpendre,

8 Ó erva cidreira.

(Colos, Odemira; Ervidel,Cuba,Mina da Juliana, Aljustrel,Ferreira do Alentejo eAlvalade)

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 59-60, n.º 240.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 94: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[045ii]

Ó ERVA-CIDREIRATipologia Moda de coro

[letra]Se eu quisesseamores

2 Tinha mais de umcentoNa cruz de Itália[?]

4 Cabeça de vento

[moda]Ó erva-cidreira

6 Que ‘stás noalpendreQuanto mais serega

8 Mais a folhapende

Mais a folhapende

1

0Mais a rosacheiraQue ‘stás noalpendre

1

2Ó erva-cidreira

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 95: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[046]

ESTA É QUE ERA A MODA QUE A RITA CANTAVATipologia Moda de coro

[moda]Esta é que é amoda }

(2)2 Que a Ritacantava;Lá na praia nova }

(2)

4 OlaréNinguém lheganhava.

6 Ninguém lheganhava. }

(2)Ninguém lheganhou;

8 Esta é que é amoda }

(2)Olaré

1

0Que a Ritacantou.

(Cuba e Salvada)

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 37-38, n.º 135.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 96: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[046i]

ESTA É QUE É A MODA QUE A RITA CANTAVATipologia Moda de coro

[moda]Esta é que é amoda }

(2x)6 Que a RitacantavaLá na praia nova }

(2x)

8 OlaréNinguém lheganhava

1

0Ninguém lheganhava }

(2x)Ninguém lheganhou

1

2Esta é que é amoda }

(2x)Olaré

1

4Que a Ritacantou

[letra]Anda cá amor }

(2x)1

6Que eu ainda te aceito

Os que os mais nãoquerem }

(2x)1

8Olaré

É que eu aproveito

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 97: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[047]

ESTÁ UMA NOITE TÃO SERENATipologia Moda de coro

[moda]Está uma noite tãoserena

2 Vêem-se as estrelas abrilharVai amor(2x) nãotenhas pena

4 De deitar a barca aomar

De deitar a barca aomar

6 Vai amor não tenhaspenaVêem-se as estrelas abrilhar

8 Está uma noite tãoserena

(Cuba)

[letra]Os corações tambémchoram

1

0Eu ainda não sabia

Esta noite(2x) acordei eu1

2Ao pranto que o meufazia

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 98: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[048]

ESTAVA DE ABALADAOutras designações Lá pr’ó meu montinhoTipologia Moda de coro

[moda]‘Stava deabalada

2 Lá pr’ó meumontinhoSaiu m’uma rosa

4 Dançando aocaminho

Como ela é linda6 Como ela é

airosaDançando aocaminho

8 Saiu m’uma rosa

(Cuba)

[letras]Algum dia eu era

2 Agora já nãoDa tua roseira

4 O melhor botão

Anda cá sequeres

6 Anda cá sequeriasPelo mundointeiro

8 Não faltamMarias

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 99: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[049]

EU ESTA MANHÃ ACHEITipologia Moda de coro

[moda]Eu esta manhã achei

6 Debaixo da minhajanelaUma cartinha deamores

8 Olé quem ficou semela

Olé quem ficou semela

1

0Toda cheia defloresEu esta manhã achei

1

2Uma cartinha deamores

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 100: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[050]

EU FUI AO VALE DO FARELOTipologia Moda de coro

[canção]Eu fui ao vale doFarelo,

2 Perdi um chineloQue meu paitrazia;

4 Ao subir a escada,Toda bandeada,

6 Meu peito tremia.

Deitei os olhos aorio,

8 Para ver se viu,Estavas a lavar;

1

0Dá a roupa àlavadeira,Deixa abrincadeira,

1

2Estás a namorar.

Loureiro, verdeloureiro,

1

4Seco na ponta,

Verde no meio;1

6Namoravas adonzela,Casa com ela,

1

8Sem nenhum receio.

(Vila Ruiva)

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 39, n.º 140.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA.Notas Esta moda é uma canção, tal é visível pelaa sua estrutura, número de estrofese narrativa.

Page 101: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[051]

EU HEI-DE IR COLHER MARCELATipologia Moda de baile: «Moda» de dança de roda encadeada

[moda]Eu hei-de ir colhermarcela, }

(2)2 Da marcela, amarcelinha,Lá nos campos, verdescampos, }

(2)4 Daquela mais miudinha.

Daquela mais miudinha, }(2)

6 Daquela mais amarela;

Lá nos campos, verdescampos, }

(2)8 Eu hei-de ir colhermarcela.

(Beja, Amareleja e Cuba)

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 39, n.º 141.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 102: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[051i]

EU HEI-DE IR COLHER A MARCELATipologia Moda de coro

[moda]Eu hei-de ir colher amarcela }

(2)6 Da marcela amarcelinhaLá nos campos verdescampos }

(2)8 Daquela mais miudinha

Daquela mais miudinha }(2)

1

0Daquela mais amarela

Lá nos campos verdescampos }

(2)1

2Eu hei-de ir colhermarcela

[letra]Ontem à noite à meianoite }

(2)1

4Ouvi cantar e chorei

Lembrou-me damocidade }

(2)1

6Que tão criança a deixei

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 103: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[052]

A TIRANATipologia Moda de coro | Profana

[moda]Eu hei-de m’ ir assentar

2 No circo que leva a luaPara ver as voltas todastirana

4 Que o meu amor dá na ru(a).

Que o meu amor dá na rua6 Que o meu amor há-de dar

No circo que leva a luatirana

8 Eu hei-de m’ ir assentar

Lembranças do tempo antigotirana(*) }

(2x)1

0Me fazem voltar atrás

Nada disso m’ ad(e)mirotirana(*) }

(2x)1

2Que a amizade tudo faz

(Cuba])

(*) O estribilho Tirana, canta-se na segunda repetição

Fonte NAZARÉ (1986): 224, 225, tem notação musical.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas O Autor informa que o Ponto é Manuel José Carriço, o Alto é Francisco Ricardo

Cabaço Carvalho, e foi gravada em Cuba, a 10 de Setembro de 1967.Setembro.

Page 104: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[052i]

EU HEI-DE ME IR ASSENTAROutras designações TiranaTipologia Moda de coro

[moda]Eu hei-de me irassentar

2 No cir’co que leva aluaPara ver as voltastodas

Tirana4 Que o meu amor dá na

ru(a)

Que o meu amor dá narua

6 Que o meu amor há-dedarNo cir’co que leva alua

8 Eu hei-de me irassenta(r)

(Cuba)

[letras]Ó luar da meia-noite

2 Não digas à minhaamadaQue eu passei à rua dela

4 Às quatro damadrugada

Quem vem de forapergunta

2 O que há na terrapassadoVeja lá não se adiante

4 Em falar demasiado

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 105: AO ROMPER DE A BELA AURORA
Page 106: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[053]

EU JÁ VI AMÉLIATipologia Moda de baile[?]

[moda]Eu já vi Amélia

2 Lá no pinheiralApanhando pinhas

4 Para o avental

Para o avental6 Que trazes ao uso

Eu já vi Amélia8 Dentro do pinhal

escuso

(Vila Ruiva)

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA.Notas Moda recolhida em Vila Ruiva por crianças do ensino primário em 1947. É umtexto muito belo e antigo.

Page 107: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[054]

EU OUVI MIL VEZES OUVITipologia Moda de coro

[moda]Eu ouvi mil vezes ouvi }

(2x)

2 Lá nos campos rufartamboresDas janelas me bradam asdamas

4 Já lá vou já lá vou meusamores

(Cuba)

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas Moda antiga, surge já no séc. XIX.

Page 108: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[055]

EU PERDI O MEU ANELTipologia Moda de coro

[moda]Eu perdi o meuanel

2 Eu perdi-o estáperdidoEu perdi o meuanel

4 Estava falandocontigo

Estava falandocontigo

6 Meia-noite estavaa darEu perdi o meuanel

8 Estava contigo afalar

(Cuba)

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 109: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[056]

EU TENHO UMA LARANJINHATipologia Moda de baile[?]

[moda]Eu tenho uma laranjinha

2 Que me deu o brasileiroHá sete anos que a tenho

4 ‘Inda não perdeu o cheiro

Ai sim ai sim ai não6 Para mim todos os males

são penasVá de leque leque sim

8 Vá de leque leque não

(Vila Alva)

Fonte Inq. ROQUE 1947Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA.Notas Moda recolhida em Vila Alva por crianças do ensino primário em 1947. Texto

com referências à emigração brasileira e aos torna-viagem.

Page 110: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[057]

FERREIRA DO ALENTEJOTipologia Moda de coro

[moda]Ferreira do Alentejo

2 Tens umas áreas tãoboasTens um lindoentroncamento

4 Algarve Beja Lisboa

Algarve Beja Lisboa6 São essas que mais

invejoTens umas áreas tãoboas

8 Ferreira do Alentejo

(Cuba)

[letra]Eu tenho quarentaamores

1

0Nestas quatro freguesias

Dez em Serpa dez emMoura

1

2Dez em Quintos dez emPias

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 111: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[058]

FOSTE FOSTE EU BEM SEI QUE FOSTETipologia Moda de coro

[moda]Foste foste eu bem seique foste

2 No Domingo à touradaAo subir do camarote

4 Eu vi-te a saia bordada

Eu vi-te a saia bordada6 Mas que bordado tão

lindoFoste foste eu bem seique foste

8 À tourada no Domingo

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 112: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[059]

FOSTE-TE GABAR AO PORTOTipologia Moda de coro

[moda]Foste-te gabar ao Porto

2 Que me destes um (3x)cruzadoTambém eu te dei umlenço

4 Pelas minhas mãos (3x)bordadoNuma banda leva a Lua

6 Noutra leva o Sol (3x)frisado

(Cuba)

[letras]Ó coração das três penas

8 Dá-me uma qu’eu quero (3x)voarQuero ir ao céu em vida

1

0Em vida te quero (3x) amar

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 113: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[060]

Ó FRANCISCA Ó FRANCISCATipologia Moda de coro

[moda]Ó Francisca ó Francisca

2 Quem ama tão bems’arriscaFrancisquinha meu amor

4 E quem tem pai temsuperior

E quem pai tem superior6 e quem tem mãe superior

temFrancisquinha meu amor

8 E só tu hás-de ser meubem

(Cuba)

Fonte Inq. ROQUE 1947Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas Moda recolhida em Cuba por crianças do ensino primário em 1947.

Page 114: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[061]

FUI A UM JARDIM FLORIDOTipologia Moda de coro

[moda]Fui a um jardimflorido

2 P’ra ver passar osamoresDei um ai tremeu ochão

4 Caíram todas asflores

Caíram todas asflores

6 Fiquei assimpensativoPara ver passar osamores

8 Fui a um jardimflorido

(Cuba)

[letras]Fui à fonte beber água

1

0Achei um raminho verde

Quem o perdeu tinhaamores

1

2Quem o achou tinha sede

Deixa vir a Primavera1

4Verás tudo florido

Quem sai aos seus nãodegenera

q

6Toda a vida assim tem sido

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 115: AO ROMPER DE A BELA AURORA
Page 116: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[062]

FUI AO JARDIM COLHER TREVOTipologia Moda de coro

[moda]Fui ao jardim colhertrevo,

2 Achí o trevo colhido.Se me atrevo, não meatrevo

4 A tomar amorescontigo.

A tomar amorescontigo,

6 A tomar amores comela;Eu sou trevo, tu éstrevo,

8 Tu és trevo dajanela.

(Cuba e Vidigueira)

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 41, n.º 152.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 117: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[063]

FUI AO JARDIM PASSEARTipologia Moda de coro

[moda]Fui ao jardim passear,

2 Encontrei dois namorados;Dei-lhe um ar da minhagraça

4 Lá ficaram assentados.

Lá ficaram assentados,6 A Jacinta é que diz bem:

— Não há nada que maiscuste

8 Que é esperar por quemnão vem.

(Cuba e Vidigueira)

[…]

Fonte POMBINHO JR. (1958.Jan.-Dez.): 61 [CDXVII].Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas Moda gravada no LP Grupo “Os Ceifeiros de Cuba”, edição Polysom, faixa 1. Data n/d.

Page 118: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[064]

FUI COLHER UMA ROMÃTipologia Moda de coro

[moda]Fui colher uma romã

2 Estava madura noramoFui encontrar nojardim

(2x)

4 Aquela mulher que euamo

Aquela mulher que euamo

6 Dei-lhe um aperto demãoEstava madura noramo

(2x)

8 E o ramo caiu aochão

(Cuba)

[letra]Vou-me embora p’racidade

1

0Que no campo já meaborreceEu lá na cidade tenho (2

x)1

2Quem por mim penaspadece

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/Cuba/cuba:CUBA.Nota Esta moda é, no seu conteúdo, dos textos mais complexos e belos do

cancioneiro alentejano. Sugere uma influência do Antigo Testamento.

Page 119: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[065]

FUI UM DIA A UMA CAÇADATipologia Moda de coro

[moda]Fui um dia a uma caçada

2 Oh Maria Rita eras tãobonita

Entrei na cevada aveia (2x)

4 Estava uma lebre deitadaOh Maria Rita eras tãobonita

6 Pus um pé e (a)levantei-a (2x)

Meti a espingarda à cara8 Oh Maria Rita eras tão

bonitaMandei um tiro e matei-a (2

x)1

0Estava chumbada doutro

Oh Maria Rita eras tãobonita

1

2Não era minha deixei-a (2

x)

[letra]Já lá vem a Marianita

1

4Com o seu chapéu aoladoTraz calças de tiro-liro }

(2x)

1

6Casaca de pano

Chapéu desabado

Atirei um tiro à pomba1

8E a pomba no ar voou

Enleou-se naquelaroseira }

(2x)2

0E a maldita pomba

Sempre lá ficou

Page 120: AO ROMPER DE A BELA AURORA

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.Nota Conteúdo de carácter sexual.

Page 121: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[066]

FUI-TE VER ‘STAVAS LAVANDOTipologia Moda de coro

[moda]Fui-te ver ‘stavaslavando

(2x)

2 No rio sem assabãoLavas-te em água derosas

(2x)

4 Ficou-te o cheirona mão

Ficou-te o cheirona mão

(2x)

6 Ficou-te o cheirono fatoSe eu morrer e tuficares

(2x)

8 Adora-me o meuretrato

Adora-me o meuretrato

(2x)

1

0Adora o meu coração

Fui-te ver ‘stavaslavando

(2x)

1

2No rio sem assabão

(Cuba)

[letras]Quem inventou a partida (2

x)1

4Não sabia o que era amar

Quem parte parte semvida

(2x)

1

6Quem fica fica a chorar

Oh meu amor quem medera

(2x)

1

8Trazer-te no coração

Page 122: AO ROMPER DE A BELA AURORA

Onde não desse o sol (2x)

2

0Nem de Inverno nem deVerão

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/Cuba/CUBA.

Page 123: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[067]

O GALO QUANDO CANTA É DIATipologia Moda de coro

[moda]O galo quando cantaé dia

6 É dia Maria é diaQuando canta fora dehora

8 É moça roubadaQue se vai embora

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 124: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[068]

IGREJA DA NOSSA TERRATipologia Moda de coro

[moda]Igreja da nossaterra

2 Que estás tão bonitaagoraCom sua imagem ládentro

4 Linda branquinha porfora

Eu cantando peço aDeus

6 Haja paz não hajaguerraQue estás tão bonitaagora

8 Igreja da nossaterra

(Cuba)

[letras]Pecamos por más acções

2 Palavras e pensamentosEsqueceram-se as orações

4 Que há nos dezmandamentos

Quem faz bem tem o bem6 Quem faz mal tem o mal

Eis que não escapaninguém

8 No seu Juízo Final

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 125: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[069]

JÁ CÁ TENHO UM CACHENÉTipologia Moda de baile

[moda]Já cá tenho umcachené

2 Quem mo deu foi teuirmãoSó me falta o matiné

4 Para ir missa àdei(?)

Para ir ao dar da mão6 P’r’a ir à missa à

dei(?)Quem mo deu foi teuirmão

8 Já cá tenho ocachenéi

(Albergaria dos Fusos)

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA DOS FUSOS.Notas Moda recolhida em Cuba por crianças do ensino primário em 1947.

Page 126: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[070]

JÁ LÁ VÊM AS CINCO PRETASTipologia Moda de baile[?]

[moda]Já lá vêm as cincopretas

(2x)

2 Todas cinco daGuiné

(2x)

Elas vêm de lápara cá

(2x)

4 Dançando o saricoté

E ò Saricoté e òsaricólá

6 Elas vêm de lápara cá

(Vila Alva)

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA.Notas Moda recolhida em Vila Alva por crianças do ensino primário em 1947.

Page 127: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[071]

JÁ LÁ VEM O AVIÃOTipologia Moda de coro

[moda]Já lá vem o avião

2 Cargadinho de metralha,Com três mil homens ládentro

4 Pra defender a batalha.

Pra defender a batalha,6 Pra defender a Nação;

Cargadinho de metralha,8 Já lá vem o avião.

(Cuba)

Fonte POMBINHO JR. (1949.Jul.-Dez.): 338 [CXXIX].Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 128: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[071i]

JÁ LÁ VEM O AVIÃOTipologia Moda de coro

[moda]Já lá vem o avião

2 Carregadinho de metralha,Com três mil homens lá dentro,

4 Pra defender a batalha.

Pra defender a batalha,6 Pra defender a Nação;

Carregadinho de metralha,8 Já lá vem o avião.

(Barrancos, Cuba; Fornalhas, Vale de Santiago,Odemira)

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 42, n.º 159.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 129: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[072]

JÁ LÁ VEM ROMPENDO AURORATipologia Moda de coro

[moda]Já lá vem rompendoaurora

2 Levanta-te, ó minhaamada,Anda, vem tomar umpouco

4 Do fresco damadrugada.

Do fresco damadrugada,

6 Já lá vem rompendoaurora;Já lá vem rompendoaurora,

8 Levanta-te, ó minhaamada.

(Cuba)

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 42, n.º 160.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 130: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[073]

JÁ LÁ VEM ROMPENDO A AURORAOutras designações Os campos são um jardimTipologia Moda de coro

[moda]Já lá vem rompendo aaurora

2 Os campos são umjardimCantam lindospassarinhos

4 Na rama do alecrim

Na rama do alecrim6 Ouvi eu à mesma hora

Os campos são umjardim

8 Já lá vem rompendo aaurora

(Cuba)

[letras]Passarinho p’ra que cantas

1

0Alegre ao pé de quemchoraO teu cantar me dá pena

1

2Não cantes mais vai-teembora

Em tudo sinto poesia1

4Desde o insecto à planta

Tudo me diz sinfonia1

6Tudo me prende e encanta

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.Notas A segunda letra é mote de décimas de António de Castro.

Page 131: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[074]

JÁ NAMOREI UMA PRETATipologia Moda de coro | Carnavalesca

[moda]Já namorei umapreta

2 Da cor do carvãode gás;Pra fazer a pretabranca,

4 Lavei-a comaguarrás.

Lavei-a comaguarrás,

6 Untei-a com pó-d’-arroz;A preta, como erapreta,

8 Inda mais preta sepôs.

(Cuba e Ervidel)

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 43, n.º 164.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 132: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[075]

A[Á]S JANEIRASTipologia Moda de coro | Religiosa

[moda]Venho-lhe dar os bonsanos }

(2x)2 Que as boas festas nãopudeAos senhores destacasa }

(2x)4 Deus lhe dê muitasaúde

(Cuba)

Fonte NAZARÉ (1986): 230, 231, tem notação musical.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas O Autor informa que o Ponto é Manuel José Carriço, o Alto é Francisco Ricardo

Cabaço Carvalho, e foi gravada em Cuba, a 10 de Setembro de 1967.Setembro. Asjaneiras são pequenas flores.

Page 133: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[076]

JÂQUINA, MARIA JÂQUINATipologia Moda de coro

[moda]Jâquina, MariaJâquina,

2 Vai à busca doRafael;Queres saber novasdele,

4 Sobe acima, vai aoquartel.

Sobe acima, vai aoquartel,

6 Sobe acima, vai àvaranda;Jâquina, MariaJâquina,

8 O Rafael já cá anda.

(Cuba)

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 43, n.º 165.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 134: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[077]

JOSÉ MARQUES LEVANTA A CINTATipologia Moda de baile

[moda]José Marques levant’acinta

2 Acerta o passo emcaçadorJá te disse JoséMarques

4 Qu’hás-de ser o meuamor

Qu’hás-de ser o meuamor

6 Qu’hás-de ser o meupatrãoQuem há-de ficar nomeio

8 É o paspalhão é opaspalhão

(Vila Ruiva)

[letra]Os homens todos sã’falsos

1

0É regra sem excepção

Trazem sorrisos noslábios

1

2Veneno no coração

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA.Notas Moda recolhida em Vila Ruiva por crianças do ensino primário em 1947. Dançado paspalhão.

Page 135: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[078]

LÁ VEM O COMBOIO LÁ VEMTipologia Moda de baile

[moda]Lá vem o comboio lávem

2 Lá vem ele a apitarVem buscar o meuamor

4 Pr’à vida militar

P’r’à vida militar6 P’r’àquela triste

vidaLá vai o comboio lávai

8 Leva pressa nasubida

(Vila Ruiva)

[letra]Anda cá se tu queres ver

1

0Verás o que ainda nãovisteVerás meus olhosalegres

1

2Chorando lágrimastristes

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA.Notas Moda recolhida em Vila Ruiva por crianças do ensino primário em 1947.

Page 136: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[078i]

LÁ VAI O COMBOIO LÁ VAITipologia Moda de coro

[moda]Lá vai o comboiolá vai

2 Lá vai ele aassobiarLá vai o meu lindoamor

4 Para a vidamilitar

Para a vidamilitar

6 Para aquela tristevidaLá vai o comboiolá vai

8 Leva a pressa nasubida

Leva a pressa nasubida

1

0Leva pressa noandarLá vai o comboiolá vai

1

2Lá vai ele aassobiar

(Cuba)

Fonte Col. J. ROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas Moda gravada no LP Grupo “Os Ceifeiros de Cuba”, edição Polysom, faixa 1. Data n/d.

Page 137: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[079]

LÁ VAI SERPA LÁ VAI MOURATipologia Moda de baile

[moda]Lá vai Serpa lá vaiMoura

2 As Pias ficam nomeioEm chegando à nossaterra

4 Não deve haverarreceio

(Albergaria dos Fusos)

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA DOS FUSOS.Notas Moda recolhida em Albergaria dos Fusos por crianças do ensino primário em1947.

Page 138: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[080]

LÁ VAI UMA EMBARCAÇÃOTipologia Moda de coro

[moda]Lá vai umaembarcação

2 Por esses maresforaPor aqueles que lávão

4 Há muita gente quechora

Há muita gente quechora

6 Com mágoas nocoraçãoPor esses maresfora

8 Lá vai umaembarcação

(Cuba)

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 139: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[081]

O LADRÃO DO MEIOTipologia Moda de baile

[moda]O ladrão do meio

2 ‘Tá preso áestacaA espera quevenha

4 A palha barata

Oh ladrão ladrão6 Ladrão não sou

S’eu fosse ladrão8 Te roubava eu

Te roubava eu1

0Te dava um furto

Roubava teusolhos

1

2Que m’agradammuito

(Vila Alva)

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA.Notas Moda recolhida em Vila Alva por crianças do ensino primário em 1947.

Page 140: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[081i]

O LADRÃO DO MEIOTipologia Moda de baile

[moda]O ladrão do meio

2 Está preso àestacaÁ espera quevenha

4 A palha barata

Rouba roubarouba

6 E torna a roubarRouba a umamenina

8 Que te saibaamar

Já cá vairoubada

1

0Já cá vai na mão

Ó prenda adorada1

2Do meu coração.

(Albergaria dos Fusos)

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA DOS FUSOS.Notas Moda recolhida em Albergaria dos Fusos por crianças do ensino primário em

1947. Esta moda de baile deverá ser a origem do Canto ao Ladrão da Ribeira doSado. Era muito comum em Portugal.

Page 141: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[082]

LARANJA DA CHINATipologia Moda de baile

[moda]Laranja da China

2 Ela é doce e sabebemEu gosto de dançar

4 Com quem dança bem

Com quem dança bem6 Meu amor agora agora

Voltinhas e maisvoltinhas

8 Lindo amor vamosembora

(Vila Ruiva)

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA.Notas Moda recolhida em Vila Ruiva por crianças do ensino primário em 1947.

Page 142: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[082i]

LARANJA DA CHINATipologia Moda de baile

[moda]Laranja de China

2 Ela é doce sabe bemEu gosto de dançar

4 Com um par que dancebem

Com um par que dancebem

6 Meu amor agora agoraVoltinhas e maisvoltinhas

8 Me’ amor vamos embora

(Albergaria dos Fusos)

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA DOS FUSOS.Notas Moda recolhida em Albergaria dos Fusos por crianças do ensino primário em1947.

Page 143: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[083]

LARANJA, VERDE LARANJATipologia Moda de coro

[moda]Laranja, verde laranja,

2 Colhida no laranjal;Já fui capitão da tropa,

4 Agora sou general.

Agora sou general,6 Sou capitão da marinha;

Uma laranja, duaslaranjas,

8 Sim, meu bem, hás-de serminha.

(Cuba e Salvada)

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 45, n.º 172.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 144: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[084]

LARANJEIRA, ABAIXA A RAMATipologia Moda de coro

[moda]Laranjeira, abaixa,abaixa,

2 Laranjeira abaixa arama; Hei-de colher ‘malaranja,

4 Para dar a quem meama.

Para dar a quem meama,

6 Para dar ao meuamor;Laranjeira abaixa arama,

8 Laranjeira, abaixaa flor.

(Cuba)

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 45, n.º 173.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas É primitivamente uma moda de baile, com menção aos braços em arco.

Page 145: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[085]

LEVANTEI-ME UM DIA CEDOOutras designações Era ainda de madrugadaTipologia Moda de coro

[moda]Levantei-me um dia cedo

2 Era ainda de madrugadaFui colher a rosa brava

4 Para dar (2x) à minhaamada

Para dar à minha amada6 Para dar ao meu amor

Era ainda de madrugada8 Fui ao jardim (2x)

colher flores

(Cuba)

[letras]As pedras da tua rua

1

0Deviam ser arrancadas

P’ra não serem testemunhas1

2Das minhas (2x) tristespassadas

Das minhas tristes passadas1

4As pedras da tua rua (2

x)Deviam (2x) ser arrancadas

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 146: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[086]

LEVANTEI-ME UM DIA CEDOOutras designações Para ver o cartaxinhoTipologia Moda de coro

[moda]Levantei-me um diacedo

2 Para ver ocartaxinhoLevava pasto nobico

4 Ó meu lindoamor

Lá ia fazer o ninho

6 Lá ia fazer o ninhoEm cima do arvoredo

8 Para ver ocartaxinho

Ó meu lindoamor

1

0Levantei-me um diacedo

(Cuba)

[letras]Oh meu amor meu amor

1

2Oh meu amor meu bem

O que eu não fizer por ti1

4Ó meu lindoamor

Não farei por maisninguém

1

6O meu amor ontem ànoitePela vida me jurou

1

8Que se ia deitar ao mar

Ó meu lindoamor

2

0Se ele é tolo eu cá nãosou

Page 147: AO ROMPER DE A BELA AURORA

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 148: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[087]

LEVANTOU-SE O LAVRADORTipologia Moda de coro

[moda]Levantou-se olavrador

2 Vai passear àherdadeMontado no seucavalo

4 Minha linda auroraVai em liberdade

6 Vai em liberdadeVai em seu lindoesplendor

8 Minha linda auroraLevantou-se olavrador

(Cuba)

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 149: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[088]

LEVANTOU-SE O POVO INTEIROOutras designações Para ver a passaradaTipologia Moda de coro

[moda]Levantou-se o povointeiro

2 Para ver a passaradaQue vinha do estrangeiro

4 Esses pássaros negrosDa pena riscada

6 Eram de pena riscadaImitavam os zurzais

8 No céu faziam uma nuvemQuando levantavam dosolivais

(Cuba)

[letras]Azeitona que bom sustentonos dá

2 E os alegres passarinhosNos seus biquinhos

4 As querem levar

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 150: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[089]

Ó LIMÃO, VERDE LIMÃOTipologia Moda de coro

[moda]Ó limão, verde limão,

2 Verde estás nolimoeiro.Já morreu D. Pedro V,

4 Que era rei do reinointeiro.

Que era rei do reinointeiro,

6 Que era rei destanação,Verde estás nolimoeiro,

8 Ó limão, verde limão.

(Cuba, Vila de Frades, etc.)

Fonte POMBINHO JR. (1958.Jan.-Dez.): 64 [CDXXIX].Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas Moda que ao nível da cripto-performance evoca a morte e D. Pedro V, oEsperançoso (1837-1861).

Page 151: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[090]

A PASTORINHATipologia Moda de coro | Profana

[moda]Minha linda pastorinha

2 Que o seu rebanhoguardavaNaqueles campos sozinha

4 Alegremente cantava.

Alegremente cantava6 As suas canções de amor

Vem comigo pastorinha8 Vem que eu também sou

pastor(2x)

(Cuba)

Fonte NAZARÉ (1986): 222, 223, tem notação musical.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas O Autor informa que o Ponto é Manuel José Carriço, o Alto é Francisco Ricardo

Cabaço Carvalho, e foi gravada em Cuba, a 10 de Setembro de 1967.Setembro.

Page 152: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[090i]

LINDA JOVEM ERA PASTORATipologia Moda de coro

[moda]Linda jovem era pastora

2 Andava a guardar o gadoEm vindo a tarde àtardinha

4 Cantava a jovem sozinhaPensando em seu bemamado

6 Pensando em seu bem-amadoNão pensava em maisninguém

8 Em vindo a tarde àtardinhaCantava a jovem sozinha

1

0Nos vales de Santarém

(Cuba)

[letras]Os alegrespassarinhos

1

2Já têm novo cantar

Aprendem só d’ouvir1

4Sem ninguém osensinar

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas Popular?

Page 153: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[090ii]

MINHA LINDA PASTORINHATipologia Moda de coro

[moda]Minha linda pastorinha

2 O seu rebanho guardavaNaqueles campos sozinha

4 Alegremente cantava (2x)

As suas canções de amor6 Vem comigo pastorinha

Vem que eu também soupastor

(2x)

[letra]Nesses campos solitários

1

4Onde a desgraça me tem

Brado ninguém meresponde

1

6Olho não vejo ninguém

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 154: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[091]

LINDO RAMO VERDE-ESCUROTipologia Moda de coro

[moda]Lindo ramo verde-escuro

2 Ó casa dospassarinhosOnde cantamdocemente

4 Poisados nesseraminho

Poisados nesseraminho

6 Cantam sempre ao arpuroÓ casa dospassarinhos

8 Lindo ramo verde-escuro

(Cuba)

[letras]Cantavam doispassarinhos

1

0Cantigas ao desafio

Um no troncoempoleirado

1

2O outro nas margens dorio

Alentejo dos trigais1

4Suas vermelhaspapoilasArrancadas com amor

1

6Por lindas e belasmoçoilas

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 155: AO ROMPER DE A BELA AURORA
Page 156: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[092]

MALMEQUER CRIADO NO CAMPOTipologia Moda de coro

[moda]Malmequer criado nocampo

2 Delírio da mocidadePelas tuas brancasfolhas

4 Malmequer diz-me averdade

Malmequer diz-me averdade

6 E guarda-me o teusegredoPelas tuas brancasfolhas

8 Malmequer não tenhasmedo

(Cuba)

[letra]Eu levo a vida cantando

1

0Eu levo a vida a cantar

Quem leva a vidacantando

1

2Não lhe custa trabalhar

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 157: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[093]

MAMÃ, ESTÃO BATENDO À PORTA!...Tipologia Moda de coro

[moda]Mamã, estou batendo àporta!...

2 ― Ó filha, vai ver quemé!Mamã, são nos meusamores!

4 ― Ó filha, arreda o café.

Ó filha, arreda o café,6 Ó filha, arreda o ‘scolate;

― Mamã, estão batendo àporta!...

8 Ó filha, vi ver quembate!

(Cuba)

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 48, n.º 186.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas Em outras partes do Baixo Alentejo surge como de baile e acompanhada à violade arames.

Page 158: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[094]

MANJERICO DA JANELATipologia Moda de coro

[letra]Eu quero-te tantotanto

2 Eu quero-te tantobemTenho-te tantaamizade

4 Como a tua mãe tetem

[moda]Manjerico da janela

6 Dá-me a mão querosubirEu quero ir falarcom ela

8 Mas à porta nãoposso ir

Mas à porta nãoposso ir

1

0Eu quero ir falarcom elaDá-me a mão querosubir

1

2Manjerico da janela

[letra]Manjerico da janela

1

4Dá-lhe o vento abanaabanaTomara já cá chamar

1

6À tua irmã minha mana

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 159: AO ROMPER DE A BELA AURORA
Page 160: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[095]

MARIA DA CASTANHEIRATipologia Moda de coro

[letra]P’ra lá de Lisboa

2 Tenho eu roupa acorarNamoro uma caralinda

4 Disso me possogabar

[moda]Maria daCastanheira

6 Tens uma saia delonaQue te deu o teurapaz

8 No caminho daazeitona

No caminho daazeitona

1

0Que é fruto daoliveiraTens uma saia delona

1

2Maria daCastanheira

[letra]São saias meu bem sãosaias

1

4São saias que andam namodaSegura-te bem não caias

1

6Que elas têm pouca roda

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 161: AO ROMPER DE A BELA AURORA
Page 162: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[096]

MARIA DA ROCHATipologia Moda de coro

[letra]Eu quero-te bem

2 Mas bem a valerTu é que és a tola (2

x)4 Que não queres

crer

[moda]Maria da Rocha

6 Do alto rochedoQuem namora aRocha

(2x)

8 Namora sem medo

Namora sem medo1

0Medo de ninguém

Maria da Rocha (2x)

1

2Da Rocha meu bem

[letra]Anda cá se queres

1

4Anda cá sequeriasCá no mundointeiro

(2x)

1

6Não faltamMarias

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 163: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[097]

MARIA MALVEIRATipologia Moda de coro

[moda]Maria Malveira

2 Diz que cantabem;Ele é mais afama, (*)

4 Que a fala quetem.

Que a fala quetem,

6 Passa aoGuadiana;Diz que cantabem,

8 Ele é mais afama.

(Beja; Cuba e Salvada)

(*) Note-se o emprego do pronome pessoal ele.

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 48, n.º 186.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 164: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[097i]

MARIA MALVEIRATipologia Moda de coro

[moda]Maria Malveira,

2 Ela diz que cantabem;Ela é mais a fama

4 Que à fala que tem.

Que à fala quetem,

6 Passa o rio àGudiana; (!)Ela diz que cantabem

8 Ela é mais a fama.(*)

(V. N. da Baronia, etc.)

(*) Moda igual é cantada em Beja e Cuba, segundo o Prof. Manuel Delgado.

Fonte POMBINHO JR. (1958.Jan.-Dez.): 61 [CDXXI].Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas Ver Texto anterior.

Page 165: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[098]

MARIANA CAMPANIÇATipologia Moda de coro

[letra]É tão longe do céu àterra

2 Como da morte à vidaDo meu coração aoteu

4 É uma estradaseguida

[moda]A Mariana campaniça

6 Que lindos olhos quetemDa meia légua às Pias

8 À missa não vaininguém

À missa não vaininguém

1

0À missa já não vaininguémA Mariana campaniça

1

2Coitadinha não tempai

Coitadinha não tempai

1

4É mãe também já nãotemA Mariana campaniça

1

6Que lindos olhos quetem

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.Notas Moda primitivamente acompanhada com viola de arames. Esta moda foi

imortalizada pelo tocador de viola Manuel Bento e pela cantadora PerpétuaMaria. Todas as interpretações a seguem. Importaria seguir a informação sobrea descristianização no Sul.

Page 166: AO ROMPER DE A BELA AURORA
Page 167: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[099]

MARIANA ÉS BAIXINHATipologia Moda de coro

[moda]Mariana és baixinha

2 Roja-te a saia nalamaTenho-te dito milvezes

4 Levanta a saiaMariana

Levanta a saiaMariana

6 Debaixo dessasombrinhaTenho-te dito milvezes

8 Mariana já és minha

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.Notas É uma moda de boda.

Page 168: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[100]

Ó MATILDE LEVANTA A SAIATipologia Moda de coro

[moda]Matilde levanta a saia

2 Não a deixes arrojarA saia custou dinheiro

4 E o dinheiro custa aganhar

E o dinheiro custa aganhar

6 Quem ganha dinheirosou euMatilde levanta a saia

8 Levanta a saia quemando eu

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 169: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[101]

MENINA ‘STÁS À JANELATipologia Moda de coro

[letra]Além naquela janela

2 Dois olhos me estãomatandoMatem-me devagarinho

4 Que eu quero morrercantando

[moda]Menina (que) ‘stás àjanela

6 Com o teu cabelo àluaNão me vou daquiembora

8 Sem levar uma prendatua

Sem levar uma prendatua

1

0Sem levar uma prendadelaCom o teu cabelo àlua

1

4Menina (que) ‘stás àjanela

(Cuba)

[letra]Amanhã me vouembora

1

6E hoje faço adespedidaAdeus pai e adeusmãe

1

8E adeus minharapariga

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 170: AO ROMPER DE A BELA AURORA
Page 171: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[102]

Ó MENINA FLORENTINATipologia Moda de coro

[moda]Ó menina Florentina

2 És a flor que em meu peitodominaSeu amante | delirante

4 De viagem chegou nesteinstante

Já cá está o tiro-liro-liro-lé

6 Já cá está o tiro-liro-liro-lóJá cá está o tiro-liro-liro

8 Oh meu amorTiro-liro-liro abre aporta

1

0Oh branca flor

[letra]Não me lembrava deBeja

1

2Nem de tal terra sabia

Agora já não meesquece

1

4Nem de noite nem dedia

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.Notas Estrutura poética de muito interesse.

Page 172: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[103]

O MENINOTipologia Moda de coro | Religiosa

[moda]Eu hei-de dar aoMenino,

2 Ai ó Menino hei-dedar.Uma fita p’ro chapéu

4 P’ra a minha alma sesalvar.

(Cuba)

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas Moda recolhida em Cuba por crianças do ensino primário em 1947.

Page 173: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[104]

O MENINO JESUSTipologia Moda de coro | Religiosa

[moda]Ai-lei-ai-la-ri-la-ri-ló-lé

2 Jesus Maria (2x) José.

4 Se queres criá-loTratai-o com mimoDêem-lhe leite

6 Que ele é pequeninoTragam-lhe leite

8 Para o Deus Menino

Entrai pastorinho entrai1

0Por esse portal sagrado

Vinde ver a Deus-Menino (2x)deitado

(Cuba)

Fonte NAZARÉ (1986): 232, 233, tem notação musical.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas O Autor informa que o Ponto é Manuel José Carriço, o Alto é Francisco Ricardo

Cabaço Carvalho, e foi gravada em Cuba, a 10 de Setembro de 1967.Setembro.Este tipo de textos são fragmentos de um auto de Natal, em que um dosespécimes ainda nos alvores do séc. XX se levantava em Vila Ruiva. Hojeapenas existe em Trindade, Município de Beja.

Page 174: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[105]

MEU ALENTEJO QUERIDOTipologia Moda de coro

[moda]Meu Alentejoquerido

2 Cheio de sol ecalorÉs meu torrãopreferido

4 Meu Baixo AlentejoÉs para nósencantador

6 És para nósencantadorEmbora vivasesquecidoCheio de sol ecalorMeu lindo BaixoAlentejo

8 Meu Alentejoquerido

(Cuba)

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 175: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[106]

MEU LÍRIO ROXO DO CAMPOTipologia Moda de coro

[moda]Meu lírio roxo docampo

2 Criado na PrimaveraDesejava amor saber

4 Ai aiA tua intenção qualera

6 A tua intenção qualeraQual era o teuproceder

8 Meu lírio roxo docampo

Ai ai1

0Quem te pudesse ircolher

Quem te pudesse ircolher

1

2Oh meu amor quem mederaDesejava amor saber

1

4Ai ai

A tua intenção qualera

(Cuba)

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 176: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[107]

MEUS SENHORES…Tipologia Moda de coro

[moda]Meus senhores, querapariga é esta,

2 Que toda a noite menamorava;Eu queria falar com ela,

4 O pai quis, a mãe nãodeixava.

O pai quis, a mãe nãodeixava,

6 O pai quis, a mãe nãodeixou;Meus senhores, querapariga é esta,

8 Que toda a noite menamorou.

(Cuba)

Fonte POMBINHO JR. (1949.Jul.-Dez.): 340 [CXXXIV].Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 177: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[108]

MINHA DOCE JOVENZINHATipologia Moda de coro

[letra]Quando eu tinha 15 anos

2 Mais do que a prata valiaNamorava à mangação

4 Tinha amores quantosqueria

[moda]Só uma pena me existe

6 Minha doce saudadeÉ olhar para o teurosto

8 Ver-te assim tãopouca idade

Ver-te assim tãopouca idade

1

0Ver-te assim tãocriancinhaSó uma pena me existe

1

2Minha doce jovenzinha

(Cuba)

[letra]Que fizeste ao sorriso

1

4Com que mecumprimentavasNão esqueças que eupreciso

1

6Do modo com que meolhavas

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 178: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[109]

Ó MINHA POMBINHA BRANCATipologia Moda de coro[?]

[moda]Ò minha pombinhabranca

2 Onde queres tu qu’euváE noite faz escuras

4 E tenho medo não voulá

6 E tem medo não vou láE tenho medo lá nãovou

8 E ò minha pombinhabrancaPara te amar ‘indaaqui estou

Ò minha pombinhabranca

1

0Ò meu pombo rolador

Por causa da pombabranca

1

2Alguém fica sem amor

(Cuba)

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas Moda recolhida em Cuba por crianças do ensino primário em 1947.

Page 179: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[109i]

Ó MINHA POMBINHA BRANCATipologia Moda de baile

[moda]Ó minha pombinhabranca

2 Onde queres amorqu’eu váÉ de noite faz escuro

4 Eu sozinha nã’ vou lá

Eu sozinha nã’ vou lá6 Eu sozinha lá não vou

Ó minha pombinhabranca

8 P’ra t’amar aindaaqui estou

(Vila Ruiva)

[letras]Já nã’ tenho coração

1

0Já mo tiraram do pe’to

No lugar dele ficou1

2O mais lindo amor perfeito

Os be’jos dum pai sã’ doces1

4Os duma mãe doces são

Em chegando aos be’josd’amor

1

6Nã’ existem comparação

Abre-te ó campa sagrada1

8Que minha mãe quero irverQuero bé’jar sé’ lindorosto

2

0Antes da terra a comer

Um beijo não é pecado2 Um beijo é inocente

Page 180: AO ROMPER DE A BELA AURORA

2

No Cristo crucificado2

4Tem-no beijado muitagente

Nossa Senhora faz meia2

6Com linha feita de luz

O novelo é lua cheia2

8E as meias sã’ p’ra Jasus

A saudade é um martírio3

0Que nos turva opensamentoMatando a nossa alegria

3

2Da vida faz um tormento

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA.Notas Moda recolhida em Vila Ruiva por crianças do ensino primário em 1947.

Page 181: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[109ii]

Ó MINHA POMBINHA BRANCATipologia Moda de baile

[moda]Ó minha pombinhabranca,

2 Onde queres tu que euvá?É de noite, fazescuro,

4 Tenho medo, não voulá.

Tenho medo não vou lá,6 Tenho medo, lá não

vou;Ó minha pombinhabranca,

8 Pra te amar, inda aquiestou.

Pra te amar, inda aquiestou,

1

0Ó meu pombo rolador;

Andam dois à pombabranca,

1

2Algum fica sem amor.

Algum fica sem amor,1

4Algum fica sem amada;

Ó minha pombinhabranca,

1

6Ó minha rosaencarnada.

(Cuba)

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 64-65, n.º 264.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 182: AO ROMPER DE A BELA AURORA
Page 183: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[109iii]

Ó MINHA POMBINHA BRANCATipologia Moda de coro

[letra]Ó minha pombinhabranca

2 Já não vais beber à valaPor causa de tipombinha

4 Já meu amor me nãofala

[moda]Ó minha pombinhabranca

6 Onde queres tu que euváÉ de noite faz escuro

8 Tenho medo não vou lá

Tenho medo não vou lá1

0Tenho medo lá não vou

Ó minha pombinhabranca

1

2P’ra te amar ‘indaaqui estou

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 184: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[109iv]

Ó MINHA POMBINHA BRANCATipologia Moda de coro

[moda]Ó minha pombinhabranca

2 Onde queres tu qu’euváÉ de noite faz escuro (2

x)4 Eu sozinho não vou lá

Eu sozinho não vou lá6 Eu sozinho lá não vou

Ó minha pombinhabranca

(2x)

8 P’ra te amar ‘indaaqui estou

(Cuba)

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 185: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[110]

Ó MOÇAS, VAMOS À FONTETipologia Moda de coro

[moda]Ó moças, vamos àfonte,

2 Para vermos o teatro;Estão as moças àporta:

4 — Fala ingrato, falaingrato.

— Fala ingrato, falaingrato;

6 Fala ingrato, falaamor.— Não tenho agoravagar

8 Eu estou gomando avapor.

(Cuba e Vidigueira)

Fonte POMBINHO JR. (1958.Jan.-Dez.): 65 [CDXXXIII].Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 186: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[111]

MODA DA LAVOURAOutras designações Eu vi no tempo passado; Lembra-me o tempo passadoTipologia Moda de coro

[moda]Lembra-me o tempopassado

2 Tudo se vai acabandoOs bois puxando o arado

4 O almocreve cantado

O almocreve cantando6 Cultivando lindo prado

Quando vejo alguémlavrando

8 Lembra-me o tempopassado

(Cuba)

[letra]Eu cuidava com otempo

1

0Minha pena acabaria

Mas ela vaiaumentando

1

2A toda a hora do dia

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 187: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[112]

MODA DA TROVOADATipologia Moda de coro

[moda]Eu já estava deabalada

2 Lindo amor para teir verArmou-se umatrovoada

4 Mais tarde deu emchover

Mais tarde deu emchover

6 Sem fazer vento nemnadaLindo amor para teir ver

8 Eu já estava deabalada

(Cuba)

[letra]Há horas há meiashoras

(2x)

1

0Há minutos háinstantes

(2x)

Há semanas e hámeses

(2x)

1

2Que se não falamamantes

(2x)

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 188: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[113]

A MODA DO CAPOTINHOTipologia Moda de coro

[moda]Tira o capotinho,sim, sim,

2 Esta noite é que há-de ser;Tira o capotinho,sim, sim,

4 Esta noite aoamanhecer.

Os olhos d’Anica6 Caíram no chão;

Quem nos apanhou,8 Foi meu coração.

(Cuba)

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 23, n.º 55.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas Temos dúvida se o segundo quarteto fará parte da moda.

Page 189: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[114]

AS MONDADEIRAS CANTANDOTipologia Moda de coro

[moda]As mondadeirascantando

2 Suas penas, seusamoresNão cantam, estãorezando

4 Num altar cheio deflores

Num altar cheio deflores

6 Cada uma é um desejoOs anjinhos sãopastores

8 A capela o Alentejo

(Cuba)

[letras]Quantas papoilas seavistam

1

0Além naqueles trigais

Tantas quantos beijosderam

1

2Mondadeiras e zagais

Seara verde seara1

4Mondadas com tantogostoSão verdes na Primavera

1

6Doiradas no mês deagosto

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 190: AO ROMPER DE A BELA AURORA
Page 191: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[115]

MOREANES ÉS MEU POVOTipologia Moda de coro

[letra]Os corações tambémchoram

2 Eu ainda não sabiaOntem à noite acordei eu

4 Ao pranto que o meufazia

[moda]Moreanes és meu povo

6 A minha aldeia é SantanaÉs das terras maisporreiras

8 Pra cantar à alentejana

Todos cantam lindamente1

0Desde o mais velho aomais novoA minha aldeia é Santana

1

2Moreanes és meu povo

(Cuba)

[letra]Andas cá se tu quereságua

1

4Os meus olhos t’a darão

É pouca mas é clara1

6Nascida do coração

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 192: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[116]

Ó MORENA PORQUE NÃO DANÇASTipologia Moda de baile

[moda]Ó morena porque não danças

2 É porque te cansas ou nãotens parMeus senhores eu sou daserra

4 Na minha terra não se usatal

Se isso é preceito ou écapricho

6 De andar ao jeito do seuderriçoMeus senhores eu sou daserra

8 Na minha terra não se usaisso

(Albergaria dos Fusos)

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA DOS FUSOS.Notas Moda recolhida em Albergaria dos Fusos por crianças do ensino primário em1947.

Page 193: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[116i]

Ó SERRANATipologia Moda de coro [| de baile(?)]

[moda]Ó serrana, é serrana,

2 Ó prima do meu coração.Meus senhores, eu da serrasou,

4 Não sei dançar, não tenhobalão.

Ó se queres contradançar6 Vai ao pomar que eu lá vou

ter.Meus senhores, eu da serrasou,

8 Não sei dançar, mas gostode ver. (*)

(Cuba)

(*) Outras versões, a última menos completa:

—Ó serrana1

0Porque nãodanças?Porque tecansas?

1

2Ou não tens par?

—Não, meussenhores,

1

4Eu sou da serra,

Na minha terra,1

6Não sei dançar.

—Ó serrana,1

8Não quer’sdançar?É para agradar

2

0Ao teu derriço?

—Não, meussenhores,

Page 194: AO ROMPER DE A BELA AURORA

2

2Eu sou da serra,

Na minha terra,2

4Não sei disso.

(Évora)

Ó MORENA

— Ó morena,2

6Porque nãodanças?Porque tecansas?

2

8Ou não tenspar?— Meussenhores,

3

0Eu vim daFrança, }

(bis)Na minhaterra,

3

2Não seidançar.

(Portel)

Fonte POMBINHO JR. (1949.Jul.-Dez.): 343 [CXLIV].Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 195: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[117]

MORENINHA ALENTEJANATipologia Moda de coro

[letra]Quando os passarinhoschoram

2 Que não têm sentimentosQue fará quem não avista

4 Seu amor à tanto tempo

[moda]Moreninha alentejana

6 Quem te fez morenaassimFoi o sol daPrimavera

8 Que caiu sobre mim

Que caiu sobre mim1

0Que andava a ceifaro trigoMoreninha alentejana

1

2Porque não casascomigo

Porque não casascomigo

1

4Porque não casas comelaQuem te fez morenaassim

1

6Foi o sol daPrimavera

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 196: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[118]

MOURA LINDATipologia Moda de coro

[letra]Moura linda terra que tebeija

2 O Ardila e GuadianaÀs outras causas inveja

4 Linda vila alentejana

[moda]Ó moura linda | de graçainfinda

6 Como tu outra não viSimples singela | és semprebela

8 És sempre bela | como belo étudo em ti

[letra]Os teus camposverdejantes

1

0Salpicados de papoilas

Tornam-se mais cativantes1

2Se os mondam lindasmoçoilas

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.Notas Moda com cesura.

Page 197: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[119]

MUITO BEM PARECETipologia Moda de coro | Profana

[moda]Muito bemparece

2 Raminho deflo(res)Pregado nopeito

(2x)

4 De ostrabalhadores.

Dostrabalhadores

6 Dos oficiaisDo meu lindoamor

(2x)

Inda brilhamais.

(Cuba)

Fonte NAZARÉ (1986): 226, 227, tem notação musical.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas O Autor informa que o Ponto é Manuel José Carriço, o Alto é Francisco Ricardo

Cabaço Carvalho, e foi gravada em Cuba, a 10 de Setembro de 1967.Setembro.

Page 198: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[119i]

MUITO BEM PARECEOutras designações Raminho de floresTipologia Moda de coro

[letra]Toma lá padece

2 Triste coraçãoRecebe as pagas (2

x)4 Que os amores

dão

[moda]Muito bemparece

6 Raminho defloresPregado nopeito

(2

x)8 Dos

trabalhadores

Dostrabalhadores

1

0Dos oficiais

No meu lindoamor

(2

x)1

2Ainda brilhamais

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 199: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[120]

AS MULATINHASTipologia Moda de coro

[letra]Eu não sei amor

2 Como te hei-de amarQue o mundo nãotenha

4 De nós que falar

[moda]Estando eu à portaassentado

6 Gozando do fresco (3x)

Sem ser namorado8 Passam certas

mulatinhas(2x)

Cabelo à janota1

0Todas catitinhas (2

x)

― Senhor que me diz1

2Senhor que me quer

Serei seu benzinho1

4Se você quiser

Ora venha cá que eu não voulá

1

6Já fui à Baía, meu bem, aoPará

Ponho o meu capote1

8E sigo atrás delas

Fazendo meiguices2

0Bradando por elas

Ora venha cá que eu não voulá

2

2Já fui à Baía, meu bem, aoPará

Page 200: AO ROMPER DE A BELA AURORA

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.Nota Moda que perdeu as funções coreográficas. É um texto muito interessante, do

qual existe uma versão setecentista madeirense e que acompanha a introduçãodo açúcar no Brasil e é um texto torna-viagem.

Page 201: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[121]

NÃO ME TOQUES, RAPARIGA, NÃO ME TOQUES!Tipologia Moda de coro

[moda]Não me toques, rapariga,

2 Não me toques,Não me toques cá em mim,

4 Que eu tenho na minhaaldeiaJanelas para o jardim.

6 Janelas para o jardim,Viradas prà Vidigueira;

8 Não me toques, rapariga,Não me toques,

1

0Que eu já tenho quem mequeira.

(Cuba)

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 54, n.º 216.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 202: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[122]

NÃO QUERO QUE VÁS À MONDATipologia Moda de baile

[moda]Nã’ quero que vás àmonda

2 Nã’ quero que vásmondarNo dia do teucasamento

4 Nã t’hei-deacompanhar

Nã’ t’he’-deacompanhar

6 Nã’ he’-de ser tuamadrinhaNã’ quero que vás àmonda

8 Nã’ quero que vássozinha

(Vila Ruiva)

[letra]Dizem qu’as penas sã’leves

1

0Quem o diz nã’ temrazãoSó sabe o peso daspenas

1

2Quem as traz nocoração

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA.Notas Moda recolhida em Vila Ruiva por crianças do ensino primário em 1947. Modade boda.

Page 203: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[122i]

NÃO QUERO QUE VÁS À MONDATipologia Moda de coro

[letra]Daqui para a minha terra

2 Tudo é caminho e chãoTudo são cravos e rosas

4 Oh meu lindoamor

Plantadas p’la minha mão

[moda]Não quero que vás àmonda

6 Nem à ribeira lavarSó quero que meacompanhes

8 No dia em que m’eucasar

No dia em que m’eucasar

1

0Hás-de ser minhamadrinhaNão quero que vás àmonda

1

2Nem à ribeira sozinha

[letra]Dizem que o chorartira

1

4As mágoas docoraçãoEu chorei um ano afio

1

6As mágoas ‘indacáestão

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 204: AO ROMPER DE A BELA AURORA
Page 205: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[123]

NASCE O SOL NO ALENTEJOTipologia Moda de coro

[letra]O Sol é que alegra odia

2 Pela manhã quandonasceAi de nós o que seria

4 Se o Sol um diafaltasse

[moda]Nasce o Sol noAlentejo

6 Nasce água clara nafonteNasce em mim asaudade

8 Na ladeira do teumonte

Na ladeira do teumonte

1

0Meu amor quando tevejoNasce água clara nafonte

1

2Nasce o Sol noAlentejo

[letra]Ó luar da meia-noite

1

4Tu tens lá segredos meus

Ó luar não me descubras1

6Que os meus segredos sãoteus

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 206: AO ROMPER DE A BELA AURORA
Page 207: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[124]

NO TEMPO DA PRIMAVERATipologia Moda de coro

[moda]No tempo daPrimavera

2 Há lindas flores nopradoCantam lindospassarinhos

4 Ao nascer do soldoirado

[letra]Ao nascer do sol doirado (2

x)6 Oh meu amor quem me

dera(2x)

Pisando mimosos prados (2x)

8 No tempo da Primavera (2x)

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 208: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[125]

NÓS SOMOS TRABALHADORESTipologia Moda de coro

[letra]O homem trabalha aterra

2 Para produzir o pãoHoje é o mesmo queera

4 Continua ainda àesperaDe melhor situação

[moda]Nós somostrabalhadores

6 Que no campotrabalhamosTrabalhamos a rigor

8 A servir o lavradorPara ver se nosmantemos

1

0Quando trabalho nãotemosÀ câm’ra nosdirigimos

1

2A pedir ao presidente

Que tenha dó destagente

1

4E nos dê algunsânimos

E nos dê algunsânimos

1

6Que nos dê agasalho

À câm’ra nosdirigimos

1

8A alegar o quesentimosQuando não temostrabalhos

[letra]

Page 209: AO ROMPER DE A BELA AURORA

Não é a ceifa que mata2

0Não é o cavar que custa

Custa é vermosdesprezada

2

2Até quandoabandonadaEsta causa certa e justa

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.Nota Moda da década de 1950, cantada junto aos edifícios das câmaras municipaispara pedir trabalho.

Page 210: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[126]

AS NUVENS QUE ANDAM NO ARTipologia Moda de coro

[moda]As nuvens que andamno ar

2 Arrastadas pelo ventoForam buscar água aomar

4 P’ra regar em todo otempo

P’ra regar em todo otempo

6 Em todo o tempo aregarArrastadas pelo vento

8 As nuvens que andamno ar

(Cuba)

[letras]2 Ontem à meia-noite

Ouvi cantar e chorei4 Lembrei-me da

mocidadeQue tão criança a deixei

O cantar da meia-noite6 É um cantar excelente

Acorda quem estádormindo

8 Melhora quem estádoente

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 211: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[127]

OLHA A MAGANA DA GATATipologia Moda de baile | Carnavalesca

[moda]Olha a magana da gata

2 Sobe acima àprateleiraComeu toucinho todo

4 Que estava nafrigideira

Que estava nafrigideira

6 Que estava para serguardadoLá vai ela lá vai ela

8 Com o rabopendura(2x)do

Com o rabo pendurado1

0Com o rabo a dar a dar

Olha a magana da gata1

2Não há meio de seengasgar

(Albergaria dos Fusos)

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA DOS FUSOS.Notas Moda recolhida em Albergaria dos Fusos por crianças do ensino primário em1947.

Page 212: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[127i]

OLHA A MAGANA DA GATATipologia Moda de baile | Carnavalesca

[moda]Olha a magana dagata

2 Sobe acima àprateleiraComeu o toucinhotodo

4 Que ‘tava nafrigideira

Que ‘tava nafrigideira

6 Para ser guardadoLá vai ela lá vaiela

8 Com o rabo pendurado

Com o rabo pendurado1

0Com o rabo a dar adarOlha a magana dagata

1

2Não há meio des’engasgar

(Vila Ruiva)

[letra]Tanto amor tantaventura

1

4Só a morte levará

Bendita seja essa jura1

6Que um dia nosjuntará

Dizem que não podeser

1

8Uma silva dar umcravoEu já vi um cravo roxo

2 Drentro do maior

Page 213: AO ROMPER DE A BELA AURORA

0 silvado

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA.Notas Moda recolhida em Vila Ruiva por crianças do ensino primário em 1947.

Page 214: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[128]

OLHA A NOIVA SE ESTÁ SÉRIATipologia Moda de baile | Boda

[moda]Olha a noiva se ‘táséria

2 Olhando p’r’ó se’vestidoDe’xa o pai de’xa amãe

4 Vai viver com sémarido

Ó moças peçam aonoivo

6 P’r’a noiva bemtratarEla sabe o quede’xou

8 Nã’ sabe o que vaibuscar

(Vila Ruiva)

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA.Notas Moda recolhida em Vila Ruiva por crianças do ensino primário em 1947. Cantode boda.

Page 215: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[128i]

OLHA A NOIVA SE VAI LINDATipologia Moda de coro

[letra]Compadre já te casaste

2 Já o laço te apanhouDeus queira que sempredigas

4 Se bem estava melhorestou

[moda]Olha a noiva se vai linda

6 No dia do seu noivadoTambém eu queria ser(3x) sercasado

8 Ser casado e ter juízo

Acho que é um bonito estado1

0Também eu queria ser(3x) sercasado

[letra]À luz daquela candeia

1

2Foi feito meucasamentoÓ candeia nãot’apagues

1

4Há-des ser umjuramento

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 216: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[129]

OLHA O CARACOLTipologia Moda de coro

[moda]Olha o caracol

2 Da caracoleira;Olha o caracol,

4 Não há quem noqueira.

Não há quem noqueira,

6 Quero-o eu pramim;Olha o caracol

8 Lá do meu jardim.

(Cuba)

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 62, n.º 254.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 217: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[129i]

OLHA O CARACOLTipologia Moda de coro

[moda]Olha o caracol

2 Da caracoleira,Olha o caracol

4 Não há quem noqueira.

Não há quem noqueira;

6 Quero-o eu óquinto;(!)Olha o caracol,

8 Olha ocaracolito.

(Baixo Alentejo)

Veja esta versão recolhida pelo sr. Prof. M.el Delgado:

(1.ª quadra igual)

«Não há quem noqueira,

1

0Quero-o eu paramim;Olha o caracol

1

2Lá do meu jardim.»

(Cuba)

Fonte POMBINHO JR. (1957.Jan.-Dez.): 67-68 [CCCLVXXX.].Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 218: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[130]

OLHA O PASSARINHOTipologia Moda de coro

[letra]Chega a Primavera

2 Canta a cotoviaMelros e pardais

4 Cantam noschoupaisAo romper do dia

[moda]Olha o passarinho

6 Que tão bem que cantaComo está cantando

8 Parece que tem umaguitarraDentro da garganta

1

0Olha o rouxinol

Lá no arvoredo1

2Vai fazer o ninho

E canta sem medo1

4Dentro do balsedo

Olha o passarinho

[letra]1

6Como ospassarinhosQuem me dera ser

1

8Que triste oucontenteCantam docemente

2

0Sempre até morrer

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 219: AO ROMPER DE A BELA AURORA
Page 220: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[131]

OLHA O VERDE GAIOTipologia Moda de coro

[moda]Olha o verdegaio,

2 Toma lá, tomalá;Olha o verdegaio,

4 Toma lá, dácá.

(Cuba)

Variante:

Olha o verde gaio,6 Toma lá, toma lá;

Olha o meu amor8 ‘Tá zangado não

vem cá.

(V. N. da Baronia)

Fonte POMBINHO JR. (1954Jan.Dez.): 37 [CCLXX].Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 221: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[132]

OS OLHOS DA MARIANITATipologia Moda de coro

[moda]Os olhos daMarianita }

(2)2 São verdes, cor delimão;Ai sim, Marianita,ai sim, }

(2)4 Ai sim, Marianita,ai não!

(Beja e Cuba)

Variante na 2.ª quadra:

Os olhos daMarianita

6 Estão enterradosna areia;Quem os fordesenterrar

8 Tem cem anos decadeia.

Tem cem anos decadeia,

1

0Tem cem anos deprisão;Os olhos daMarianita

1

2Estão enterradosno chão.

(Beja e Ferreira do Alentejo)

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 69, n.º 287.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 222: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[132i]

OS OLHOS DA MARIANITATipologia Moda de coro

[moda]Os olhos daMarianita

6 São verde cor delimãoAi sim Marianitaai sim

8 Ai sim Marianitaai não

[letra]Os meus olhos comchorar

1

4Fizeram covas no chão

Foi o que os teus nãofizeram

1

6Não fizeram nem farão

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 223: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[133]

Ò OLIVEIRA DA SERRATipologia Moda de coro[?]

[moda]Ò oliveirinha daserra

2 Dá-lhe o vento abanaabanaQuem me dera jáchamar

4 A tua imã minha mana

A tua imã minha mana6 A tua irmã mana minha

Ò oliveirinha daserra

8 Dá-lhe o ventoencarapinha

(Vila Alva)

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA.Notas Moda recolhida em Vila Ruiva por crianças do ensino primário em 1947. Cantode boda.

Page 224: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[133i]

A OLIVEIRA DA SERRATipologia Moda de coro

[moda]A oliveira da serra,

2 O vento leva a florÓ ai, ó linda,

4 A oliveira da serraÓ ai, ó linda,

O vento leva a flor.6 Só a mim ninguém me

leva,A mim e ao meu amor,

8 Ó ai, ó linda,Só a mim ninguém meleva

1

0Ó ai, ó linda,

A mim e ao meu amor.(*)

(Cuba)

(*) Conhecida em quase todo o País e daí o saber que se canta, aqui e alimodificada, em Portel, Peroguarda, Bombarral, Beira e Algarve. A versãomais corrente termina assim:

«Lá para o pé do meu amor.»

— O Prof. Abel Viana recolheu ainda esta quadra:

«Oliveirinha daterra,

1

2Leva-lhes a florovento,Só a mim ninguém meleva

1

4Onde está meupensamento.»

(Louzeira—Lagos)

Fonte POMBINHO JR. (1949.Jul.-Dez.): 333 [CX].Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 225: AO ROMPER DE A BELA AURORA
Page 226: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[133ii]

Ó OLIVEIRA DA SERRATipologia Moda de coro

[moda]Ó oliveira da serra, }(2)2 O vento leva a flor,

Ó ai, ó linda,4 Só a mim ninguém me

leva, } (2)

Ó ai, ó linda,6 Prà terra do meu amor.

Prà terra do meu amor, } (2)8 Ai, Jesus, oh quem medera!

Ó ai, ó linda,10 O vento leva a flor, }(2)Ó ai, ó linda,12 Ó oliveira da serra.

(Beja e Cuba)

Fonte DELGADO (1955 Vol. II): 66 [272].Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 227: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[133iii]

OLIVEIRINHA DA SERRATipologia Moda de coro

[moda]Oliveirinha da serra

2 O vento leva a florÓ ai ó ai

4 Só a mim ninguém meleva

Ó ai6 Lá p’ró pé do meu

amor

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 228: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[134]

AS ONDAS DO MAR SÃO BRANCASTipologia Moda de coro[?]

[moda]As ondas do mar sãobrancas

2 Ao centro sãoamarelasCoitadinho de quemanda

4 P’ra morrer no meiodelas

Parte parte pescador6 Vai à pesca da

sardinhaLouvado seja o senhor

8 Que guia a tuabarquinha

(Vila Alva)

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA.Notas Moda recolhida em Vila Alva por crianças do ensino primário em 1947.

Page 229: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[135]

ORA VAMOS TODOS AO RIO MONDEGOTipologia Moda de coro

[moda]Ora vamos todos ó rioMondego

2 Ó rio Mondego a passearPois eu não quero

4 Que a madrugadaSeja alvorada

6 Para me casar

(Vila Alva)

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA.Notas Moda recolhida em Vila Alva por crianças do ensino primário em 1947.

Page 230: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[136]

OS OLHOS DA MARIANITATipologia Moda de coro

[moda]Os olhos da Marianita

2 São verdes cor dolimãoAi sim Marianita aisim

4 Ai sim Marianita ainão

Deitei o limãocorrendo

6 À tua porta parouQuando o limão tequer bem

8 Que fará quem nojogou

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.Notas O segundo quarteto não deverá pertencer à moda.

Page 231: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[137]

AO PASSAR DA RIBEIRINHATipologia Moda de coro

[letra]Os olhos requeremolhos

2 Os corações coraçõesTambém as boaspalavras

4 Requerem boasacções

[moda]Ao passar da ribeirinha

6 Pus o pé molhei a meia (3x)

Não casei na minhaterra

8 Fui casar em terraalheia

(2x)

Fui casar em terraalheia

(2x)

1

0Por não querer casar naminhaPus o pé molhei a meia

1

2Ao passar da ribeirinha

[letra]Cravo roxo à janela

1

4É sinal decasamentoMenina recolha ocravo

1

6Que o casar temtempo

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 232: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[138]

PASSARINHO PRISIONEIROTipologia Moda de coro

[moda]Passarinhoprisioneiro

6 Diz-me lá quem teprendeuPela tua liberdade

8 Eu cantando peço aDeus

Eu cantando peço aDeus

1

0P’ra te livrar teucativeiroDiz-me lá quem teprendeuPassarinhoprisioneiro

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 233: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[139]

PASSOU, PASSOU, PASSOU…Tipologia Moda de coro

[moda]Passou, passou,passou,

2 Passou inda agora;Inda não era meio-dia,

4 Já tinha dado umahora.

Já tinha dado umahora,

6 Inda não era meio-dia;Passou, passou,passou,

8 Já passou quem vocêqueria.

Se passasse quem euqueria,

1

0Tinha passado meubem;Passou, passou,passou,

1

2Eu não vi passarninguém.

(Beja, Cuba, Amareleja eSalvada)

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 71, n.º 295.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 234: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[140]

Ó PAVÃOTipologia Moda de coro[?]

[moda]Ó pavão, lindo pavão,

2 Lindas penas o pavãotem!Não vi olhos para amar

4 Como são os do meubem.

Como são os do meu bem6 Como são os da minha

amada,Ó pavão, lindo pavão,

8 Ó pavão da penariscada!

(Cuba)

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas Moda recolhida em Vila Ruiva por crianças do ensino primário em 1947.

Page 235: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[140i]

Ó PAVÃO LINDO PAVÃOTipologia Moda de coro

[moda]Ó pavão lindo pavão

2 Lindas penas que opavão temNão há olhos para amar

4 Como são os do meu bem

Como são os do meu bem6 Como são nos da minha

amadaÓ pavão lindo pavão

8 Ó pavão da pena riscada

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 236: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[141]

A PEDRA DE «ERA»Tipologia Moda de coro

[moda]Menina que vaispassando,

2 Dá-me água que tenhosede;Debaixo da pedra d’era(*)

4 Já vi um raminhoverde.

Já vi um raminhoverde,

6 Já vi um raminhonascer;Menina, que vaispassando,

8 Dá-me água, que querobeber.

(Cuba)

(*) O mesmo que ara, altar. Pedra de era, pedra de altar.—Veja também nestas quadras, incluídas no «Retalho» que publiquei nosBrados do Alentejo, de 19-3-939:

Fui aos campos deLisboa,

1

0No tempo daprimavera;Nunca vi padre semc’roa,

1

2Nem altar sem pedrad’era.

(Alagoa—Portalegre)

«Adeus, convento daSerra,

1

4Já não te chamamconvento;Tiraram-te a pedrad’era,

1 Do Divino

Page 237: AO ROMPER DE A BELA AURORA

6 Sacramento.»

(Alentejo)

T. Pires, Ob. cit., I, 382.

Fonte POMBINHO JR. (1949.Jul.-Dez.): 334 [CXV].Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 238: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[142]

PELO TOQUE DA VIOLATipologia Moda de coro | Profana

[moda]Pelo toque daviola

2 Já sei as horasque sãoInda não é meia-noite

4 Já passei um bomserão

Já passei um bomserão

6 Vai dormir vaidescansar

(2x)

Amor de a minhaafeição

(Cuba)

Fonte NAZARÉ (1986): 220, 221, tem notação musical.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas O Autor informa que o Ponto é Manuel José Carriço, o Alto é Francisco Ricardo

Cabaço Carvalho, e foi gravada em Cuba, a 10 de Setembro de 1967.Setembro.Viola refere-se à viola de arames.

Page 239: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[142i]

PELO TOQUE DA VIOLATipologia Moda de coro

[letra]Ó luar da meia-noite

2 Não digas à minhaamadaQue eu passei à ruadela

4 Às quatro damadrugada

[moda]Pelo toque da viola

6 Já sei as horas quesãoAinda agora é meia-noite

8 Já passei um bomserão

Já passei um bomserão

1

0Vai dormir vaidescansar

(2x)

Amor do meu coração

[letra]Suspirava por te ver

1

4Já matei a saudade

Uma ausência custamuito

1

6A quem ama comverdade

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 240: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[143]

O PÉZINHOTipologia Moda de baile

[moda]Ponha aqui ponhaaqui

2 O seu pézinhoPonha aqui ao pé domeu

4 Ao tirar do seupézinhoAi Jesus que lá voueu

(Albergaria dos Fusos)

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA DOS FUSOS.Notas Moda recolhida em Albergaria dos Fusos por crianças do ensino primário em1947.

Page 241: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[144]

AS POMBINHAS DA CATRINATipologia Moda de coro

[moda]As pombinhas daCatrina

2 Andaram de mão emmão;Foram ter à QuintaNova,

4 Ao pombal de S.João.

Ao pombal de S.João,

6 À Quinta daRosalina;Andaram de mão emmão

8 As pombinhas daCatrina.

(Beja e Cuba)

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 30, n.º 96.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 242: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[145]

O POMBO ROLADORTipologia Moda de coro

[moda]Ó meu amor, vem a ver

2 O pombo correio voando…Traz notícias em seupeito

4 Do tempo que vaipassando.

Do tempo que vaipassando,

6 Já não quero mais amar;Ó meu amor, vem a ver

8 O pombo correio voar.

(Beja)

Variante na 2.ª quadra:

Do tempo que vaipassando,

6 Do tempo que vaipassar;Ó meu amor, venha ver

8 O pombo correio voar.

(Cuba)

Fonte DELGADO (1955 Vol. II): 67 [274].Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 243: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[146]

PONTE NOVA DO ALGARVETipologia Moda de baile

[moda]Ponte nova do Algarve

2 Está feita numa romãJá não vejo o meuamor

4 Se não domingo pelamanhã

Se não domingo pelamanhã

6 Quando vai par’àcidadeEstá feita numa romã

8 Ponte nova do Algarve

(Vila Alva)

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA.Notas Moda recolhida em Vila Alva por crianças do ensino primário em 1947.

Page 244: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[147]

Ó PRETA Ó PRETA LÁ DO SERTÃOTipologia Moda de baile

[moda]Ó preta ó preta lá dosertão

2 ‘Tá jogando às cartas semter tostãoSem ter tostão sem terreal

4 Ó preta ó preta lá dolaranjal

Real senhor ia passando6 Encostou-se à bananeira

Disse a preta para a preta8 ‘Tá bonita a brincadeira

Esta moda bem cantada1

0[…]

Faz desengonçar as velhas1

2Ao canto da chaminé

Esta moda bem cantada1

4Balhadinha com certeza

Faz desengonçar as velhas1

6Qu’as moças não é fineza

(Albergaria dos Fusos)

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA DOS FUSOS.Notas Moda recolhida em Albergaria dos Fusos por crianças do ensino primário em1947.

Page 245: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[148]

A PRIMEIRA VEZ QUE TE DISSE ADEUSTipologia Moda de coro

[letra]Ó olhos azuis

2 Que já forammeusAgora sãodoutro

4 Paciência adeus

[moda]Da primeiravez

6 Que te disseadeusDá-me cá umbeijo

8 Desses lábiosteus

Desses lábiosteus

1

0Que tem maisvalorDá-me cá umbeijo

1

2Ó meu lindoamor

[letra]Os olhos que olham

1

4P’ró chãoe p’ró ar

Esses é que são1

6Os que eu hei-deamar

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 246: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[149]

QUANDO A NEVE APARECEUTipologia Moda de coro

[letra]Ai que manto detristeza

2 Pelo mundo seespalhouQuando a neveapareceu

4 Que vinha do céuFoi Deus que amandou

[moda]Era meia-noite

6 E eu fui-me adeitarA neve a cair

8 E era sem cessar

Disse à minhaesposa

1

0O que acontecia

Amanhã verás com‘stáQuando for de dia

[letra]E logo no dia seguinte

1

4Em que a neve apareceu

Quando o manto seespalhou

1

6Que vinha do céu

Foi Deus que a mandou

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 247: AO ROMPER DE A BELA AURORA
Page 248: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[150]

QUANDO ABALEI P’R’ÓS AÇORESTipologia Moda de coro

[moda]Quando abalei p’rósAçores

6 Chorou por mim minhamãeDisse a minha esposa

8 Dá cá um beijo ó meuamorDeus queira que voltesbem

1

0Deus queira que voltesbemDessa viagem tãocustosaLembra-te de mim pensabemQue deixas nestaaldeiaUm botãozinho de rosa

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 249: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[151]

QUANDO EU OUVI ESTA MODATipologia Moda de coro

[letra]Ó meu amor vem mever

2 Às grades destaprisãoVem aliviar esta pena

4 Que tenho nocoração

[moda]Quando eu ouvi estamoda

6 Não estava na minhaaldeiaEstava cumprindo umapena

8 Às grades de umacadeia

Às grades de umacadeia

1

0Às grades de umaprisãoQuando eu ouvi estamodaNão estava emBaleizão

[letra]A vida dum prisioneiro

1

4É uma vida de solidão

Passo os dias atrás dasgrades

1

6Pensando em teu coração

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.Notas Moda muito interessante, de tipo ‘Carcera’.

Page 250: AO ROMPER DE A BELA AURORA
Page 251: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[152]

QUE INVEJA TENS TU DAS ROSASTipologia Moda de coro

[letra]Se os beijosespigassem

2 Como espiga oalecrimHavia muitascachopas

4 Cujo rosto era umjardim

[moda]Que inveja tens tudas rosas

6 Se és linda como elassãoÉs a rainha dasflores

8 Tratada por tuas mãos

Tratada por tuas mãos1

0Pelas tuas mãosmimosasSe és linda como elassãoQue inveja tens tudas rosas

[letra]Tens uma rosa naboca

1

4Em cada face umbotãoAs folhas ornam opeito

1

6E a raiz do coração

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 252: AO ROMPER DE A BELA AURORA
Page 253: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[153]

O QUE LEVAS NA GARRAFINHATipologia Moda de coro

[moda]O que levas nagarrafinha

2 O que levas que tão bemcheiraLembranças do meu amor

4 Que abala segunda-feira

Que abala segunda-feira6 Segunda-feira à

tardinhaO que levas que tão bemcheira

8 O que levas nagarrafinha

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 254: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[154]

QUEM HÁ-DE, SENHOR, QUEM HÁ-DETipologia Moda de coro

[moda]Quem há-de, senhor, quemhá-de

2 Estar um dia todo o diaSem ver a sua adorada

4 Das onze até ao meio-dia?!

Das onze até ao meio-dia,6 Do meio-dia até à tarde;

Sem ver a sua adorada,8 Quem há-de, senhor, quem

há-de?!

(Cuba)

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 73, n.º 309.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 255: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[154i]

QUEM HÁ-DE SENHOR QUEM HÁ-DETipologia Moda de coro

[moda]Quem há-de senhor quemhá-de

6 Estar um dia todo o diaSem ver sua adorada

8 Das onze até ao meio-dia

Das onze até ao meio-dia1

0Do meio-dia até à tarde

Sem ver sua adoradaQuem há-de senhor quemhá-de

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 256: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[155]

QUINTA-FEIRA DE ASCENSÃOTipologia Moda de coro

[letra]Já chove já estáchovendo

2 Já correm osbarranquinhosJá os campos estãoalegres

4 Já cantam ospassarinhos

[moda]Quinta-feira deAscensão

6 Saem as moças p’rócampoCom vestido ponto erosa

8 No cabelo um laçobranco

No cabelo um laçobranco

1

0E um raminho na mão

Saem as moças p’rócampo

1

2Quinta-feira deAscensão

[letra]Os olhos do meuamor

1

4São duas rosinhaspretasCriadas no meujardim

1

6Ao lado dasvioletas

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 257: AO ROMPER DE A BELA AURORA
Page 258: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[156]

Ó RAMA Ó QUE LINDA RAMATipologia Moda de baile

[moda]Ó rama ó que lindarama

2 Ó rama do olivalO meu par é o maislindo

4 Aqui e em todo ôlugar.

Aqui e em todo ôlugar

6 Tá bonita abrincadeiraÓ rama ó que lindarama

8 Ó rama da oliveira.

(Albergaria dos Fusos)

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA DOS FUSOS.Notas Moda recolhida em Albergaria Ruiva por crianças do ensino primário em 1947. É

um dos textos-referência, aqui numa rara recolha associada ao baile.

Page 259: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[156i]

OH RAMA QUE LINDA RAMATipologia Moda de coro

[letra]Eu gosto muito de ouvir

2 Cantar a quem aprendeuSe houvesse quem meensinasse

4 Quem aprendia era eu

[moda]Oh rama que linda rama

6 Oh rama da oliveiraO meu par é o maislindo

8 Que anda aqui na rodainteira

Que anda aqui na rodainteira

1

0Aqui e em qualquerlugarOh rama que linda rama

1

2Oh rama do olival

[letra]Não tenho inveja de quemtem

1

4Carros parelhas e montes

Só tenho inveja de quembebe

1

6A água em todas as fontes

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 260: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[157]

REGO ABAIXO REGO ACIMATipologia Moda de coro

[moda]Nem só com armas deguerra

2 Se defende a NaçãoEu também sou soldado

4 Faço a minhaobrigação

Rego acima regoabaixo

6 Sempre trás do aradoFaço a minhaobrigação

8 Eu também sou soldado

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 261: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[158]

RIBEIRA DO SOL-POSTOTipologia Moda de coro

[moda]A ribeira do Sol-posto

2 Tem uma ponte àmodernaAgora que está feita

4 Toda a gente segoverna

Toda a gente segoverna

6 O passar por lá dágostoTem uma ponte àmoderna

8 A ribeira do Sol-posto

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.Notas Texto antigo, com diversas lições colhidas em outros locais do Sul.

Page 262: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[159]

A RIBEIRA QUANDO ENCHETipologia Moda de coro

[letra]O meu coração é teu

2 O teu de quem é nãoseiO teu devia ser meu

4 Foi por isso que lutei

[moda]A ribeira quando enche

6 Vai de pedrinha empedrinhaO homem que leva abarca

8 Leva seu bem nabarquinha

Leva seu bem nabarquinha

1

0Leva tudo o quepertenceVai de pedrinha empedrinha

1

2A ribeira quando enche

[letra]Dizem que a folha detrigo

1

4É maior que a dacevadaTambém a minhaamizade

1

6Ao pé da tua édobrada

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 263: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[160]

Ó RITA, ARREDONDA A SAIATipologia Moda de coro

[moda]Ó Rita, arredonda asaia,

2 Ó Rita, arredonda-abem;Com a saia ‘redondada

4 Olha a roda que elatem.

Olha a roda que elatem,

6 Olha a roda que elatinha;Ó Rita, arredonda asaia,

8 Redondinha,redondinha.

Redondinha,redondinha,

1

0Redondinha aoscaracóis;Esta é que é a modanova,

1

2Que trouxeram osespanhóis.

Que trouxeram osEspanhóis,

1

4Que trouxeram osingleses;Esta é que é a modanova

1

6Que cantam osportugueses.

(Cuba)

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 68-69, n.º 283.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 264: AO ROMPER DE A BELA AURORA
Page 265: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[160i]

Ó ROSA, ARREDONDA A SAIATipologia Moda de coro

[moda]Ó Rosa, arredonda asaia.

2 Ó Rosa, arredonda-abem;Uma saia bem rodada

4 Em qualquer mulher ‘tábem.

Em qualquer mulher ‘tábem,

6 Seja alta ou baixinha.Ó Rosa, arredonda asaia,

8 Redondinha, redondinha.

Redondinha, redondinha,1

0Redondinha aoscaracóis.Esta é que é a modanova

1

2Que trouxeram osespanhóis.

Que trouxeram osespanhóis,

1

4Que trouxeram osfranceses;Esta é que é a modanova,

1

6Que cantam osportugueses. (*)

(Alvito)

(*) Canta-se em Portel, Vidigueira e Cuba, com duas ou quatro quadras edizem Rita em vez de Rosa.[…]

Fonte POMBINHO JR. (1949.Jul.-Dez.): 343 [CXLII].Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 266: AO ROMPER DE A BELA AURORA
Page 267: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[160ii]

Ó RITA ARREDONDA A SAIATipologia Moda de coro

[letra]Pus-me a chorar saudades

2 Ao pé de uma fonte umdiaMais choravam os meusolhos

4 Que a água da fontecorria

[moda]Ó Rita arredonda asaia

6 Ó Rita arredonda-abemÓ Rita arredonda asaia

8 Olha a roda que elatem

Olha a roda que elatem

1

0Olha a roda que elatinhaÓ Rita arredonda asaia

1

2Redondinharedondinha

RedondinharedondinhaRedondinha aoscaracóisEsta é que é a modanovaQue cantaram osespanhóis

Que cantaram osespanhóisQue cantaram osfrancesesEsta é que é a modanova

Page 268: AO ROMPER DE A BELA AURORA

Dos galuchosportugueses

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 269: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[161]

Ó RITA, ALEVANTA A SAIATipologia Moda de coro

[moda]Ó Rita, alevanta asaia,

2 Que a saia está aarrojar;A saia custa dinheiro,

4 E o dinheiro custa aganhar.

E o dinheiro custa aganhar,

6 Quem ganha o dinheirosou eu;Ó Rita alevanta a saia,

8 Alevanta a saia quemando eu.

(Cuba)

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 68, n.º 281.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 270: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[162]

AI ROMANATipologia Moda de coro

[letra]Hei-de ir pr’às montanhas

2 Gozar das faias sombriasEu não quero que ninguémsaiba

4 Onde eu passo os meus bonsdias

[moda]Ai Romana, ai Romana, aiRomana

6 Ai santinha, ai santinha,ai santinhaJá lá te viram na eira

8 Mais o velho pimentinha

Mais o velho pimentinha1

0Ao domingo e à semana

Ai santinha, ai santinha,ai santinha

1

2Ai Romana, ai Romana, aiRomana

[letra]Altos silêncios da noite

1

4Minhas vozes vãorompendoJá que de dia não posso

1

6Falar ao bem quepretendo

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 271: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[163]

ROSA BRANCA, DESMAIADATipologia Moda de coro

[moda]Rosa branca,desmaiada,

2 Onde deixaste ocheiro?― Deixei-o na tuahorta,

4 À sombra dolimoeiro.

À sombra dolimoeiro,

6 Para ver s’inda éregada;― Onde deixaste ocheiro,

8 Rosa branca,desmaiada?

(Cuba)

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 75, n.º 319.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 272: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[163i]

ROSA BRANCA DESMAIADATipologia Moda de coro

[letra]A rosa depois de seca

2 Perde o cheiro perde agraçaÉ como a moça solteira

4 Se um dia cai emdesgraça

[moda]Rosa brancadesmaiada

6 Onde deixaste ocheiroDeixei-o no teujardim

8 À sombra dolimoeiro

À sombra dolimoeiro

1

0Onde não sejaregadaOnde deixaste ocheiroRosa brancadesmaiada

[letra]A rosa depois de seca

1

4Foi-se queixar aojardimRespondeu-lhe ojardineiro

1

6Tudo no mundo temfim

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 273: AO ROMPER DE A BELA AURORA
Page 274: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[164]

ROUBEI-TE UM BEIJO, NÃO DIGASTipologia Moda de coro

[moda]Roubei-te um beijo, nãodigas

2 A ninguém que souladrão;Foi sòmente um beijod’alma

4 Da raiz do coração.

São florinhas, sãoflorinhas,

6 Sim, meu bem, que doceilusão:São florinhas, sãoflorinhas,

8 Não me iludam,florinhas, não.

(Cuba e Vidigueira)

Fonte POMBINHO JR. (1958.Jan.-Dez.): 67 [CDXXXIX].Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 275: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[165]

A ROUPA DO MARINHEIROTipologia Moda de coro

[letra]A minha mãe coitadinha

2 Já está farta de chorarSó de pensar que o seufilho

4 Vai p’ra vida militar

[moda]A roupa domarinheiro

6 Não é lavada norioÉ lavada no maralto

8 À sombra do seunavio

À sombra do seunavio

1

0À sombra do seuvaporNão é lavada norio

1

2A roupa do meuamor

[letra]Adeus que me vouembora

1

4Adeus que me vouemboraDá-me os teus braçosamor

1

6Que eu me querodespedir

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 276: AO ROMPER DE A BELA AURORA
Page 277: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[166]

ROUXINOL REPENICA O CANTETipologia Moda de coro

[moda]Rouxinol repenica ocante

2 Ao passar apassadeiraNunca mais tornas aBeja

4 Sem passares àVidigueira

Sem passares àVidigueira

6 Sem ires beber aoFalcanteAo passares àpassadeira

8 Rouxinol repenica ocante

[letra]Não julgues por eucantar

1

0Que a vida alegre mecorreEu sou como opassarinho

1

2Tanto canta até quemorre

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 278: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[167]

… SANTA MARGARIDATipologia Moda de coro

[moda]Ah!... Ah!...Ah!...

2 SantaMargarida!À beira-mar(?)

4 Tem a suaermida.

Tem a suaermida

6 E o seualtar;SantaMargarida

8 À beira-mar.

(***)

Outra

Ah!... Ah!...Ah!...

2 SantaMargarida!Lá na BeiraBaixa

4 Tem na suaermida.

Tem na suaermida,

6 Quem lhe dizsou eu.Estou paracasar

8 E o proveito émeu.

E o proveito émeu,

1 Mais do

Page 279: AO ROMPER DE A BELA AURORA

0 ermitão.Santa Margarida

1

2Do meu coração.

(Cuba)

Fonte POMBINHO JR. (1958.Jan.-Dez.): 67 [CDXLI].Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 280: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[168]

SE FORES A ELVASTipologia Moda de baile

[moda]Se fores aElvas

2 Sobe acima aoforteVerás asbandeiras

4 Viradas aoNorte

Viradas aoNorte

6 Viradas àBeiraSe fores aoforte

8 Verás abandeira

(Albergaria dosFusos)

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA DOS FUSOS.Notas Moda recolhida em Vila Ruiva por crianças do ensino primário em 1947.

Page 281: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[169]

SE FORES AO MAR PESCAROutras designações Margarida; Fui ao mar pescar peixinhosTipologia Moda de coro

[moda]Se fores ao marpescar

2 Pesca-me umamargaridaMargarida és meuamor

4 Que andas no marperdida

Que andas no marperdida

6 No meio d’águasalgadaMargarida és meuamor

8 Margarida és minhaamada

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 282: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[170]

SE TU NÃO FOSSES MARIANATipologia Moda de coro

[moda]Se tu não fossesMariana

6 Não vinhas a braçosmeusAssim como ésMariana

8 Mariana adeus adeus

Mariana adeus adeus1

0Adeus p’ra toda asemanaNão vinhas a braçosmeusSe tu não fossesMariana

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 283: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[171]

SENHORA DO CARMOTipologia Moda de coro | Religiosa

[letra]Senhora

2 Que éspadroeiraDa nossa terra

4 Que é tãobrejeira

[moda]Nossa Senhora do Carmo

6 Que lá está no seualtarTodos lá vamos ajoelhar

8 E a cantar a cantarvamos rezar

[letra]Pedimos

2

0A uma voz

NossaSenhora

2

2Rogai pornós

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 284: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[172]

SENTA-TE AQUI Ó ANTÓNIOOutras designações Ó António lindo AntónioTipologia Moda de coro

[letra]Ó António cara linda

2 Caixinha dos meusanéisSe quiseres casarcomigo

4 Vai despachar ospapéis

[moda]Senta-te aqui óAntónio

6 Senta-te aqui ameu ladoNesta cadeirinhanova

8 Feita da raiz docravo

Feita da raiz docravo

1

0Feita da folha darosaSenta-te aqui óAntónio

1

2Nesta cadeirinhanova

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 285: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[173]

SERRAÇÃO DA VELHATipologia Moda de coro[?] | Charivari

[charivari]Ó avozinha!

2 O que deixa á sua filhaMariaDeixo-lhe uma popia

4 E ao seu filho ZéiDeixa-lhe um boné

6 E ao seu filho JoãoDeixo-lhe um cordão

8 E ao seu filho AntónioDeixo-lhe um harmónio

1

0Fica bem! Fica bem !Ui! Ui! Ui!E depois toca ochocalho

(Albergaria dos Fusos)

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA DOS FUSOS.Notas Moda recolhida em Vila Ruiva por crianças do ensino primário em 1947. Texto

associado à Serração da Velha, de muito interesse pelo seu caráctercharivaresco, a que a referência ao chocalho fortalece.

Page 286: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[174]

SILVA VERDE NÃO ME PRENDASTipologia Moda de coro

[moda]Silva verde não meprendas

2 Que eu não tenho quem mesolteNão seja tu silva verde

4 A causa da minha morte

A causa da minha morte6 Silva verde não me

prendas(2x)

Que eu não tenho quem mesolte

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 287: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[175]

SOLIDÃO AI DÃ AI DÃOTipologia Moda de coro

[letra]Nesses campos solitários

2 Onde a desgraça me temBrado ninguém meresponde

4 Olho não vejo ninguém

[moda]Solidão ai dão ai dão

6 Cá p’ra mim quer simquer nãoVem a morte leva agente

8 Quem não há-de terpaixão

Quem não há-de terpaixão

1

0Quem paixão não há-deterVem a morte leva agenteSolidão ai dão ai dão

1

2Serei firme até morrer

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 288: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[176]

TAMBÉM A LARANJATipologia Moda de coro

[moda]Também alaranja

2 Também o limão;Quem temamores,

4 Morre depaixão.

Morre depaixão,

6 Morreapaixonada;Também alaranja,

8 Minha namorada,

Minha namorada,1

0Namorada minha;

Quem não temamor,

1

2Não vai àmarinha.

Não vai àmarinha,

1

4Não émarinheiro;Também alaranja,

1

6Meu amorprimeiro.

(Cuba)

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 78, n.º 338.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas Texto de muito interesse pelo metro curto que apresenta.

Page 289: AO ROMPER DE A BELA AURORA
Page 290: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[177]

TEM QUE SER ASSIMTipologia Moda de baile

[moda]Tem que serassim

2 Ou será assim ounãoTem que serassim

4 Amor do meucoração

(Vila Ruiva)

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA.Notas Moda recolhida em Vila Ruiva por crianças do ensino primário em 1947.

Page 291: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[178]

TENHO PENA, LINDO AMOR, TENHO PENATipologia Moda de coro

[moda]Tenho pena, lindo amor,tenho pena,

2 Tenho pena, lindo amor,tenho dó;Tenho pena, lindo amor,tenho pena

4 Dum carro duma roda só.

Dum carro duma roda só,6 Dum carro duma roda

piquinina.Tenho pena, lindo amor,tenho dó,

8 Mas a pena não é só minha.

(Cuba)

Cp. a moda seguinte recolhida por Abel Viana, no Folclore já citado:

O LADRÃO

«Se eu fosse ladrãoroubava,

1

0Roubava aquela menina,

Roubava a filha do rei1

2Deixava-a desgraçadinha.

Deixava-a desgraçadinha,1

4Deixava-a no mundo só;

Tem pena, lindo amor,tem pena,

1

6Tem pena, lindo amor,tem dó.»

(Algarve)

Aqui em Portel canta-se com o título “Se eu fosse ladrão roubava” esubstituem «lindo amor» por «olaré».

Page 292: AO ROMPER DE A BELA AURORA

Fonte POMBINHO JR. (1955.Jan.-Dez.): 69-70 [CCCXLIII].Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 293: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[178i]

TENHO PENA, LINDO AMOR, TENHO PENATipologia Moda de coro

[moda]Tenho pena lindo amortenho pena

2 Tenho pena lindo amortenho dóTenho pena de não ir àfonte

4 Num carro duma roda só

Num carro duma roda só6 Num carro duma roda

piqueninaTenho pena linda amortenho pena

8 Tenho pena de não irsozinha

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 294: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[179]

TINHAS-ME TANTA AMIZADE!Tipologia Moda de coro

[moda]Tinhas-me tantaamizade,

2 Que me queriassustentar;Abalaste p’raLisboa,

4 Eu cá fiquí a chorar.

Eu cá fiquí a chorar,6 Chorava duma

paixão;Abalaste p’raLisboa,

8 Amor do meucoração.

(Cuba)

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 79, n.º 343.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 295: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[180]

TIRA O CAPOTINHO[?]Tipologia Moda de coro

[letra]Esta noite nem eu medeito }

(2x)2 Só ao fim de ouvircantar

[moda]Saia el toiro }

(2x)

4 Da praça deMonsarazNão [l]o piquem

6 Não o matemDeixem-no viver empaz

[letra]Tira o capotinho

8 Sim sim esta noite é que há-de serTira o capotinho

1

0Sim sim esta noite aoamanhecer

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.Nota A moda é comum e antiga, e hoje já pouco cantada. Ver Texto [113] e confrontarcom a segunda letra.

Page 296: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[181]

TODA A BELA NOITE EM QUE EU ANDOTipologia Moda de coro

[letra]Ó ingrata mais valia

2 Que eu não teconhecesseNem a tua fala ouvisse

4 Nem o teu nomeaprendesse

[moda]Toda a bela noite em queeu ando

2 Lindo amor pensando em tiSó tu agora ó ingrata

4 Já te não lembras de mimJá te não lembras de mim

6 Já te não lembras nãoToda a bela noite em queeu ando

8 Sempre no teu coração

(Cuba)

Fonte Col. J. ROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas Moda gravada no LP Grupo “Os Ceifeiros de Cuba”, edição Polysom, faixa 1. Data n/d.

Page 297: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[182]

TODA A VIDA FUI PASTORTipologia Moda de coro

[moda]Toda a vida fuipastor

2 Toda a vida guardeigadoTenho uma nódoa nopeito

4 Ai aiDe me encostar aocajado

6 De me encostar aocajadoLá nos campo aorigor

8 Toda a vida guardeigado

Ai ai1

0Toda a vida fuipastor

(Cuba)

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 298: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[183]

Ó TOUTINEGRA, NÃO VOLTES CÁTipologia Moda de coro[?]

[moda]Ó toutinegra,

2 Não voltes cá;Olha que apomba,

4 Já cá nãoestá.

Já cá nãoestá,

6 Ela fugiu;Para o seuninho,

8 Partiu,partiu.

(Cuba)

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 70, n.º 290.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas Texto antigo.

Page 299: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[184]

TRÊS E MEIO PARA A VAQUINHATipologia Moda de coro

[moda]Três e meio para avaquinha,

2 E um tostão para oanel.Eu hei-de casarcontigo,

4 Se chegares a sermulher.

Se chegares a sermulher,

6 E eu chegar a serrapaz.Eu hei-de casarcontigo,

8 Que a amizade tudofaz.

(Cuba)

Outra versão, com o título A cantiga do Cabreiro, tem mais estas duas quadras:

Que a amizade tudofaz,

1

0Que a amizade tudofez.Eu hei-de casarcontigo

1

2Se não for desta edoutra vez.

Eu já vi uma menina1

4Chorar pelo seurapaz’;Nada disto me admira

1

6Que a amizade tudofaz.

(Reguengos de Monsaraz)

Ver a cantiga do cabreiro, carnavalesca, mas com versos muito diferentes.

Page 300: AO ROMPER DE A BELA AURORA

Fonte POMBINHO JR. (1958.Jan.-Dez.): 69 [CDXLVI].Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas Ver Texto [026].

Page 301: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[185]

TRIGUEIRA DE RAÇATipologia Moda de coro

[letra]No nossoAlentejo

2 É tão lindo ouvirCantar asceifeiras

4 Ver asmondadeirasNo campo asorrir

[moda]6 Trigueira de

raçaQuem te fezassim

8 Ceifando ostrigaisOuvindo os teusais

1

0Com pena de mim

Eu por tichorando

1

2Alegre cantando

Sinto teudesejo

1

4LindatrigueirinhaLindaalentejana

1

6Dá-me cá umbeijo

[letra]À sombra dasilva

1

8É que euadormeçoSonhandocontigo

2 Linda

Page 302: AO ROMPER DE A BELA AURORA

0 alentejanaEu não mereço

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.Notas Texto popularizante.

Page 303: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[186]

TRISTE VIÙVINHATipologia Moda de coro

[moda]Tristeviùvinha,

2 Já não Avis àfonte;Lá nachapadinha,

4 Lá detrás domonte.

Lá detrás domonte,

6 Lá nachapadinha;Já não vais àfonte,

8 Tristeviùvinha.

(Cuba)

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 80, n.º 349.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 304: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[187]

UMA FLOR QUE ABRIU EM MAIOTipologia Moda de coro

[letra]Desejava desejava

2 Ninguém sabe o meudesejoDesejo ó linda rosa

4 Em teu rosto dar umbeijo

[moda]Uma flor que abriu emMaio

6 Se bem abriu bem fechouUm amor que eu tantaamava

8 Gabou-se que me deixou

Gabou-se que me deixou1

0Abram-se as portas queeu saioSe bem abriu bem fechou

1

2Uma flor que abriu emMaio

[letra]Se ouvires que eu morro

1

4Não tenhas pena meu bem

Que a morte de umdesgraçado

1

6Não causa pena a ninguém

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 305: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[188]

VAI COLHER A SILVATipologia Moda de coro

[moda]Vai colher a silva,

2 Vai lindo amor, vai;S’ela te picar,

4 Olaré,Não digas ai, ai!

6 Não digas ai,ai!Não digas ai, ui!

8 Vai Colher a silva,Olaré,

1

0Vai, qu’eu tambémfui.

(Beja, Cuba e Vila Nova daBaronia)

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 81, n.º 352.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 306: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[188i]

VAI COLHER A SILVATipologia Moda de coro

[letra]Oh coraçãopraia }

(2x)2 DasembarcaçõesOndedesembarcam

4 As minhaspaixões

[moda]Vai colher asilva

6 Vai lindo amorvaiSe ela te picar

8 Não digas ai ai

Não digas ai ai1

0Não digas ai ui

Vai colher asilva

1

2Vai que eu tambémfui

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 307: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[189]

VAI, MARINHEIRO, VAI, VAITipologia Moda de coro

[moda]Vai, marinheiro, vai,vai,

2 Vai buscar aLaurentina,Que ela está no meiodo mar,

4 Ela é tua, não éminha.

Ela é tua, não éminha,

6 Ela é minha é que há-de ser;Vai, marinheira, vai,vai,

8 Não me faças maissofrer.

A mãe do Mário andalouca

1

0Da sala para acozinha;Em se lembrando que ofilho

1

2Se matou porLaurentina.

Laurentina, tira oluto,

1

4Que o luto não teestá bem;Se tivesses pena doMário,

1

6Matavas-te também.

(Cuba e Beja)

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 81, n.º 353.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 308: AO ROMPER DE A BELA AURORA

Notas Moda gravada no LP Grupo “Os Ceifeiros de Cuba”, edição Polysom, faixa 1. Data n/d.

Page 309: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[190]

VAMOS LÁ SAINDOTipologia Moda de coro

[letra]Eu hei-de ir hei-deir

2 Eu hei-de irandandoTu hás-de ficar

4 Em casa chorando

[moda]Vamos lá saindo

6 Por esses camposforaQue a manhã vemvindo

8 Dos lados d’aurora

Dos lados d’aurora1

0A manhã vem vindo

Por esses camposfora

1

2Vamos lá saindo

[letra]E eu antesera

1

4E agora jánãoDa tuaroseira

1

6O melhorbotão

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.Notas Moda oriunda do ensino oficial do séc. XIX, mas já popularizada em meados do

referido século, mas com variantes.

Page 310: AO ROMPER DE A BELA AURORA
Page 311: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[191]

VÁ-SE EMBORA SEU MAROTOTipologia Moda de coro

[moda]Vá-se embora seumaroto

2 Que a minha mãe nãoestá cáSe ela vem e nos achasós

4 Ai que dirá que dirá

Ai que dirá que dirá6 Ai que dirá que diria

Vá-se embora seumaroto

8 Que além vem a minhatia

(2x)

Que além vem a minhatia

1

0Que além vem a minhaavóVá-se embora seumaroto

1

2Vá-se embora que euestou só

(2x)

(Cuba)

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas Moda gravada no LP Grupo “Os Ceifeiros de Cuba”, edição Polysom, faixa 1. Data n/d.

Page 312: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[192]

VENHA MATO GROSSOTipologia Moda de coro[?]

[moda]Venha mato grosso

2 Prà gente queimar;S. João é nosso,

4 Foguetes no ar.

E cada Manel6 Tem sua Maria;

E cada Maria8 Já tem o seu par.

S. João, S. João,1

0Venha mato grosso

Prà gente queimar,1

2S. João, S. João.

E cada Maria1

4Tem o sua Manel;

E cada Manel1

6Já tem o seu par,

S. João, S. João,

(Cuba e Vila Nova daBaronia)

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 83, n.º 361.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas Canto associado ao São João, de baile certamente. As referências a Maria e a

Manuel são de carácter mitológico e associados a diversas crenças da Culturapopular. De muito interesse.

Page 313: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[193]

VENHO DA RIBEIRA NOVATipologia Moda de coro[?]

[moda]Venho da ribe’ra nova

2 Fui regar o laranjalTrago-te aqui umraminho

4 Par’ó laço do teuavental

Par’ó laço do teuavental

6 Par’á renda do teuvestidoLindo amor eu voup’r’á tropa

8 Deixa-me falar contigo

Deixa-me falar contigo1

0Uma só vez não faz mal

Venho da ribe’ra nova1

2Fui regar o laranjal

Fui regar o laranjal1

4Fui regar a laranjeira

Meu amor eu vou p’r’átropa

1

6Vou matar estacegue’ra

(Vila Alva)

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA.Notas Moda recolhida em Vila Alva por crianças do ensino primário em 1947.

Page 314: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[193i]

VENHO DA RIBEIRA NOVATipologia Moda de coro

[moda]Venho da Ribeira Nova,

2 Fui regar o laranjal;Inda trago umafolhinha

4 No laço do avental.

No laço do avental,6 Na gola do meu

vestido;Rica prima, eu vou pràguerra,

8 Deixa-m’ir falarcontigo.

Deixa-m’ir falarcontigo,

1

0Uma hora não é nada;

Eu entro pelo escuro1

2Saio pela madrugada.

(Cuba)

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 84, n.º 365.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 315: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[193ii]

VENHO DA RIBEIRA NOVATipologia Moda de coro

[moda]Venho da Ribeira Nova

2 Fui regar o laranjal‘Inda trago umafolhinha

4 No laço do avental

No laço do avental6 Na barra do meu

vestidoRica prima eu vou p’ráguerra

8 Deixa-me ir falarcontigo

Deixa-me ir falarcontigo

1

0Uma hora não é nada

Eu entro pelo escuro1

2Saio pela madrugada

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 316: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[194]

A VIDA DE UM ALMOCREVETipologia Moda de coro

[moda]A vida de umalmocreve

2 É uma vidaarriscadaAo descer de umaladeira

4 Ao cerrar de umacarrada

Ao cerrar de umacarrada

6 A vida de umalmocreve

(2x)

É uma vidaarriscada

[letra]8 Já morreu que me

lavavaMinha rica lavadeira

1

0Deixava a roupa deneveNaquela frescaribeira

1

2Naquela frescaribeiraPunha a roupa acorar

1

4Minha rica lavadeira

Já me não torna alavar

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 317: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[195]

VILA NOVA DE FERREIRATipologia Moda de coro

[moda]Vila Nova deFerreira,

2 Tens uma fonte àentrada;Para não morreres àsede,

4 Bebes águaenxovalhada.

Bebes águaenxovalhada,

6 Toda cheia depoeira;Tens uma fonte àentrada,

8 Vila Nova deFerreira.

(Cuba)

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 84, n.º 368.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 318: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[196]

Ó VILA RUIVATipologia Moda de coro

[moda]Ó Vila Ruiva,

2 Estás bemsituada,Tensdivertimentos

4 Prà rapaziada.

Tens farturad’água

6 Para oslaranjais,Abundância deuvas,

8 Muitos olivais.

Muitos olivais,1

0Toda a genteinveja,Ó Vila Ruiva,

1

2Distrito deBeja.

Distrito deBeja,

1

4Viva Portugal,

Na Europainteira

1

6Não há outraigual.

(Vila Ruiva e Cuba)

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 70, n.º 292.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA/ PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA..

Page 319: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[197]

Ó VIRA NÃO VIRATipologia Moda de baile

[moda]Ó viva não vira

2 Ó vira virouAs voltas dovira

4 Só eu é que asdou

Ó vira ó vira6 E torna a virar

Teu pai é meusogro

8 Eu quero-mecasar

(Albergaria dosFusos)

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA DOS FUSOS.Notas Moda recolhida em Vila Ruiva por crianças do ensino primário em 1947.

Page 320: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[197i]

Ó VIRA NÃO VIRATipologia Moda de coro

[moda]Ó vira não vira

2 Se não viro euTua mãe é minhasogra

4 Teu amor sou eu

Ó vira não vira6 E torna a virar

Teu pai é meusogro

8 E eu quero teamar

(Vila Alva)

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA.Notas Moda recolhida em Vila Ruiva por crianças do ensino primário em 1947.

Page 321: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[198]

Ó VIRGEM MÃE DA REPRESATipologia Moda de baile | Religiosa | Romaria

[moda]Ó Virgem Mãe daRepresa

2 ‘Tá metida numaermidaQuem lá vai uma vezno ano

4 Deseja ir toda a vida

Deseja ir toda a vida6 Sua sorte assim

calhouÓ Virgem mãe daRepresa

8 Pedi-lhe e não mefaltou

(Vila Ruiva)

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA.Notas Moda recolhida em Vila Ruiva por crianças do ensino primário em 1947. É um

canto de romaria, associado à festa que neste local se faz na Segunda-feirade Pascoela.

Page 322: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[199]

Ó VIRGEM SENHORA D’AIRESTipologia Moda de baile| Romaria | Religiosa

[moda]Ó Virgem Senhora deAires

2 ‘Tás metida numdesertoEm chegando amocidade

4 Só parece o céuaberto

Só parece o céuaberto

6 Com toda a suagentinhaFui solteira e so’casada

8 Foi milagre dasantinha

(Vila Ruiva)

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA.Notas Moda recolhida em Vila Ruiva por crianças do ensino primário em 1947. É um

dos exemplo da transformação performativa dos textos presentes no Sul.

Page 323: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[199i]

Ó VIRGEM SENHORA D’AIRESTipologia Moda de coro[?] | Romaria | Religiosa

[moda]Ó Virgem Senhora d’Aires

2 Está metida num desertoEm chegando a mocidade

4 Só parece um céu aberto

Só parece o céu aberto6 Consola a gente gentinha

Era triste estou alegre8 Foi milagre da santinha

(Vila Alva, Vila Ruiva, Albergaria dosFusos)

Fonte Inq. ROQUE 1947.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA RUIVA/ PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA/PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA DOS FUSOS.Notas Moda recolhida em Vila Ruiva por crianças do ensino primário em 1947.

Page 324: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[199ii]

Ó VIRGEM SENHORA D’AIRESTipologia Moda de coro | Profana[?]

[moda]Ó Virgem Senhorad’Aires

2 ‘Tás metida no desertoEm chegand’ a mocidade

4 Me parece um céuaberto.

Me parece um céuaberto

6 Com toda a nossagentinhaFui solteiro e casado

8 Foi milagre de asanti(nha)

Na esquerd’ ó nadireita }

(2x)1

0De as margens de oGuadianaMelhor canta quemrespeita }

(2x)1

2(E) A cadênciaalentejana

(Cuba)

Fonte NAZARÉ (1986): 218, 219, tem notação musical.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Notas O Autor informa que o Ponto é Manuel José Carriço, o Alto é Francisco Ricardo

Cabaço Carvalho, e foi gravada em Cuba, a 10 de Setembro de 1967.Setembro. Oterceiro quarteto é uma letra.

Page 325: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[199iii]

SENHORA D’AIRESTipologia Moda de coro

[letra]Nossa Senhora é mãe

2 É mãe de quem mãe nãotemQuando minha mãemorrer

4 Ela é minha mãetambém

[moda]Ó Virgem Senhorad’Aires

6 Está metida numdesertoEm chegando amocidade

8 Me parece um céu umaberto

Me parece um céu umaberto

1

0Com toda a suagentinhaFui solteiro vimcasada

1

2Foi milagre dasantinha

Foi milagre dasantinhaFoi milagre qu’elafezP’ró ano se DeusquiserCá voltarei outra vez

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 326: AO ROMPER DE A BELA AURORA
Page 327: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[200]

VIVA CUBA, DAS VILAS RAINHATipologia Moda de coro

[moda]Viva Cuba, das vilasrainha,

2 Que lindo mercadotem,Viva Serpa e AldeiaNova,

4 Viva a Vidigueiratambém.

Viva Póvoa e SantoAleixo,

6 Viva a nossa terranatal;Viva Serpa eBaleizão,

8 Viva a Nação dePortugal.

(Cuba)

DELGADO (1955 vol. II): 85, n.º 371.

A mesma «moda» com variante na 2.ª quadra:

Viva Póvoa e Santo Aleixo,1

0Viva a minha terra natal;

Viva Beja e Baleizão,1

2Viva a Nação de Portugal.

(Amareleja, Mértola, Barrancos e Fornalhas, Vale de Santiago,Odemira)

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 85, n.º 372.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 328: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[201]

Ó VIZINHA TEM CÁ LUMETipologia Moda de coro

[letra]Não sei se te digaadeus

2 Se te diga vou-meemboraE o amor que quer bem

4 Quando diz adeus jáchora

[moda]Ó vizinha tem cá lume

6 P’ra que acenda o meucandeeiroTenho o meu amor à porta

8 Quero-lh’ir falarprimeira

Quero-lh’ir falarprimeira

1

0Tenho isso em meucostumeQue acenda o meucandeeiro

1

2Ó vizinha tem cá lume

[letra]Despedida despedida

1

4Sabe Deus quem sedespedeQuem se despedecantando

1

6Faz a despedida alegre

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 329: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[202]

VOA POMBINHA AVÔATipologia Moda de coro

[moda]A pombinha chora chora

2 Que lhe roubaram seu ninhoNão no fizesse tão perto

4 Tanto à beira do caminho

Tanto à beira do caminho6 Tanto à beira do valado

A pombinha chora chora8 Que tem o seu ninho roubado

[letra]O rouxinol é vadio

1

0Passear p’ra onde quer

É como rapaz solteiro1

2Enquanto não temmulher

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 330: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[203]

VOA POMBINHA AVÔATipologia Moda de coro

[moda]Avôa pombinha avôa

2 Vai pousar em seu pombalAssim faz quem temamores

4 Assim faz quem é leal

Assim faz quem é leal6 Assim faz qualquer

pessoaVai poisar em seu pombal

8 Avôa pombinha avôa

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 331: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[204]

VOU-ME EMBORA PRA LISBOATipologia Moda de coro

[moda]Vou-me embora pra Lisboa,

2 Porque a vida cá é má,À busca e coisa boa,

4 Procuro, não acho cá.

Procuro, não acho cá,6 Já o comboio sopra na

linha;Às vezes penso comigo

8 e digoNão sei que sorte é aminha.

1

0Quando cheguei ao Barreiro,

No barco passei o Tejo;1

2Chora por mim, que eu choropor ti,Já deixei o Alentejo.

(Cuba)

Variante na primeira quadra.

Vou-me embora praLisboa,

2 Que a vida por cáestá má,Em busca de moçasboas,

4 Que se não encontramcá

(Mina da Juliana (Aljustrel))

Fonte DELGADO (1955 vol. II): 86, n.º 376.Geografia PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

Page 332: AO ROMPER DE A BELA AURORA
Page 333: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[204i]

VOU-ME EMBORA P’RA LISBOATipologia Moda de coro

[letra]Alentejo terra do pão

2 Onde eu tenho aresidênciaAcabou-se a azeitona

4 Meu trabalho fezausência

[moda]Vou-me embora p’ra Lisboa

6 Porque a vida cá é máÀ busca de coisa boa

8 Procuro não encontro cá

Quando montei no comboio1

0Que assoprava na linha

Às vezes penso comigo e digo1

2Não sei que sorte é a minha

Quando cheguei ao Barreiro1

4Montei-me no barco que passao TejoChora por mim que eu choropor ti

1

6Já deixei o Alentejo

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/CUBA.

Page 334: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[205]

VOU-ME EMBORA VOU PARTIROutras designações A vida de um marinheiroTipologia Moda de coro

[moda]Vou-me embora vou partir | mas tenhoesperança

2 Vou correr o mundo inteiro | quero irQuero ver e conhecer | rosa branca

4 A vida do marinheiro | sem dormir

A vida do marinheiro | branca flor6 Que anda lutando no mar | com talento

Adeus adeus minha mãe adeus | meuamor

8 Eu hei-de ir hei-de voltar | com otempo

Fonte Col. JROQUE/ Repertório do movimento coral de Cuba.Geografia PT/Beja/Cuba.Notas Moda com cesura e rima interna.

Page 335: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[206]

A VOSSA CUBA TEM…Tipologia Versos

[versos]

Cuba tens uma Banda2 Dá gosto ouvi-la toar,

Quando vás à minhaterra

4 Todos te vão esperar

O povo vai-te esperar6 Com a junta de

FreguesiaQuando tu vais lá tocar

8 Há festa e muita alegria

Tenho orgulho na vossaBanda

1

0Nestes versos sousinceraPor nessa Banda tocarem

1

2Rapazes da minha terra

A vossa Cuba tem1

4Coisas que dão alegria

Conjunto EspigasDouradas

1

6Por quem tenho simpatia

O vosso conjunto tem1

8Lindas esbeltasmoçoilasJunto das EspigasDouradas

2

0Parecem mesmo papoilas

O grupo Ceifeiros deCuba

2

2Eu não podia esquecer

É o grupo mais antigo2 Que a Cuba fez reviver

Page 336: AO ROMPER DE A BELA AURORA

4

O grupo Amigos do Cante2

6Perdeu um dia um cantor

Deixou saudades nogrupo

2

8Tonecas tinha valor

Grupo Flores doAlentejo

3

0É um grupo sem rival

São filhas do Alentejo3

2Alentejo és Portugal

(Vila Alva)

Fonte SILVA (1997): 161-162.Geografia PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA.Notas Versos da autoria de Joana Rosa Leiria Marques, em Joaquim Palminha da Silva

(1997), Poetas da nossa terra, edição da Câmara Municipal de Cuba, pp. 161-162.

Page 337: AO ROMPER DE A BELA AURORA

ÍNDICES REMISSIVOS

Page 338: AO ROMPER DE A BELA AURORA

ORDENAÇÃO POR NÚMERO

N.º INCIPIT TIPOLOGIA GEOGRAFIA FONTE[001] ABRE-TE Ó CAMPA SAGRADA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[002] ADEUS VILA DE VILA-ALVA Moda de coro PT/Beja/Cuba[/VILA ALVA] Col. JROQUE[003] ÁGUA LEVA O REGADOR Moda de baile[?] PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA Inq. ROQUE 1947[004] Ó ÁGUIA QUE VAIS TÃO ALTA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[005] AI DE MIM TRISTE, TÃO TRISTE Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.

(1958.Jan.-Dez.)[006] AI QUE FESTA!... Moda de coro[?] PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.

(1949.Jul.-Dez.)[006i]

A VINDA DO REI A BEJA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

[007] A ALDEIA DE MARMELAR Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA Inq. ROQUE 1947[008] Ó ALDEIA Ó ALDEIA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[009] ALENTEJO ALENTEJO

[Terra sagrada do pão]Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

[010] ALENTEJO ÉS NOSSA TERRA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[011] O ALMOCREVE Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[012] AMOR LÁ VAI BALA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.

(1949.Jul.-Dez.)[012i]

AMOR, LÁ VAI BALA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

[013] Ó ANA, MINHA MARIANA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.(1958.Jan.-Dez.)

[014] AO ROMPER DA MADRUGADA[Ouvem-se os galos cantar]

Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE

[015] AO ROMPER DA BELA AURORA[Sai o pastor da choupana]

Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE

[016] AONDE VAIS, Ó LUÌZINHA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.(1949.Jul.-Dez.)

[016i ONDE VÁS, Ó LUISINHA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

Page 339: AO ROMPER DE A BELA AURORA

] II)[016ii]

ONDE VAIS Ó LUÍZINHA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

[017] ARREBOLA A BOLA A BOLA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA Inq. ROQUE 1947[018] AURORA TEM UM MENINO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE[019] UMA MÃE QUE UM FILHO EMBALA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE[020] AURORA VIVE NA SERRA Moda de baile |

CarnavalescaPT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA Inq. ROQUE 1947

[020i]

AURORA VIVE NA SERRA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

[020ii]

AURORA VIVE NA SERRA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE

[021] BAGO DE MILHO REDONDINHO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA POMBINHO JR.(1947.Jan.-Jun.)

[022] BALEIZÃO BALEIZÃO Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[023] A BARRINHA DO MEU LENÇO Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA

DOS FUSOSInq. ROQUE 1947

[023i]

A BARRINHA DO MEU LENÇO Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

[024] BATE AS PALMAS MARIANITA Moda de coro PT/Beja/Cuba/CUBA Col. JROQUE[025] CABELO ENTRANÇADO Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[026] O CABREIRO Moda de coro[?] PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Inq. ROQUE 1947[027] CAMPONÊS ALENTEJANO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE[028] CANTE DOS REIS Romance | Religioso PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA Inq. ROQUE 1947[029] CANTIGA DA PASSARADA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)[029i]

MODA DA PASSARADA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

[030] FUI À SERRA Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

Inq. ROQUE 1947

[030i]

CANTIGA DA VIÚVA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

[031] VIVA O CAPITÃO MOUZINHO Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

Inq. ROQUE 1947

Page 340: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[032] CAPITÃO MOUZINHO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.(1949.Jul.-Dez.)

[033] CASTELO DE BEJA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE[034] CEIFEIRA, LINDA CEIFEIRA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE[035] A MODA DA CESALTINA Moda de baile[?] PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Inq. ROQUE 1947[035I]

CESALTINA, CESALTINA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

[036] EXTRAVAGANTE Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

[036I]

CHAMASTE-ME EXTRAVAGANTE Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

[037] Ó CIRANDA Ó CIRANDINHA Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

Inq. ROQUE 1947

[038] COM QUE LETRA SE ESCREVE MARIA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[039] MEU AMOR É BRASILEIRO Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[040] Ó CUBA TERRA BENDITA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE[041] DÁ-ME UMA GOTINHA DE ÁGUA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA. POMBINHO JR.

(1953.Jan.-Dez.)[041i]

DÁ-ME UMA GOTINHA D’ÁGUA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE

[042] DEBAIXO DA LARANJEIRA Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOSPT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVAPT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA

Inq. ROQUE 1947

[042i]

DEBAIXO DA LARANJEIRA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

[042ii]

DEBAIXO DA LARANJEIRA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

[043] É LINDO NA PRIMAVERA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE[044] É TÃO GRANDE O ALENTEJO Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[045] ERVA-CIDREIRA Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Alva:ALBERGARIA

DOS FUSOSInq. ROQUE 1947

[045i]

Ó ERVA CIDREIRA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

Page 341: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[045ii]

Ó ERVA-CIDREIRA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

[046] ESTA É QUE ERA A MODA QUE A RITACANTAVA

Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

[046i]

ESTA É QUE É A MODA QUE A RITACANTAVA

Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

[047] ESTÁ UMA NOITE TÃO SERENA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE[048] ESTAVA DE ABALADA

[Lá pr’ó meu montinho]Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE

[049] EU ESTA MANHÃ ACHEI Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[050] EU FUI AO VALE DO FARELO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA DELGADO (1955 vol.

II)[051] EU HEI-DE IR COLHER MARCELA Moda de baile PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)[051i]

EU HEI-DE IR COLHER A MARCELA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

[052] A TIRANA Moda de coro | Profana PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA NAZARÉ (1986)[052i]

EU HEI-DE ME IR ASSENTAR[Tirana]

Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE

[053] EU JÁ VI AMÉLIA Moda de baile[?] PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA Inq. ROQUE 1947[054] EU OUVI MIL VEZES OUVI Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE[055] EU PERDI O MEU ANEL Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE[056] EU TENHO UMA LARANJINHA Moda de baile[?] PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA Inq. ROQUE 1947[057] FERREIRA DO ALENTEJO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE[058] FOSTE FOSTE EU BEM SEI QUE FOSTE Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[059] FOSTE-TE GABAR AO PORTO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE[060] Ó FRANCISCA Ó FRANCISCA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Inq. ROQUE 1947[061] FUI A UM JARDIM FLORIDO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE[062] FUI AO JARDIM COLHER TREVO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)[063] FUI AO JARDIM PASSEAR Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.

(1958.Jan.-Dez.)[064] FUI COLHER UMA ROMÃ Moda de coro PT/Beja/Cuba/cuba:CUBA Col. JROQUE[065] FUI UM DIA A UMA CAÇADA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Page 342: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[066] FUI-TE VER ‘STAVAS LAVANDO Moda de coro PT/Beja/Cuba/CUBA Col. JROQUE[067] O GALO QUANDO CANTA É DIA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[068] IGREJA DA NOSSA TERRA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE[069] JÁ CÁ TENHO UM CACHENÉ Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA

DOS FUSOSInq. ROQUE 1947

[070] JÁ LÁ VÊM AS CINCO PRETAS Moda de baile[?] PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA Inq. ROQUE 1947[071] JÁ LÁ VEM O AVIÃO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.

(1949.Jul.-Dez.)[071i]

JÁ LÁ VEM O AVIÃO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

[072] JÁ LÁ VEM ROMPENDO AURORA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

[073] JÁ LÁ VEM ROMPENDO A AURORA[Os campos são um jardim]

Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

[074] JÁ NAMOREI UMA PRETA Moda de coro |Carnavalesca

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

[075] A[Á]S JANEIRAS Moda de coro | Religiosa PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA NAZARÉ (1986)[076] JÂQUINA, MARIA JÂQUINA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)[077] JOSÉ MARQUES LEVANTA A CINTA Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA Inq. ROQUE 1947[078] LÁ VEM O COMBOIO LÁ VEM Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA Inq. ROQUE 1947[078i]

LÁ VAI O COMBOIO LÁ VAI Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. J. ROQUE

[079] LÁ VAI SERPA LÁ VAI MOURA Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

Inq. ROQUE 1947

[080] LÁ VAI UMA EMBARCAÇÃO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE[081] O LADRÃO DO MEIO Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA Inq. ROQUE 1947[081i]

O LADRÃO DO MEIO Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

Inq. ROQUE 1947

[082] LARANJA DA CHINA Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA Inq. ROQUE 1947[082i]

LARANJA DA CHINA Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

Inq. ROQUE 1947

[083] LARANJA, VERDE LARANJA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

Page 343: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[084] LARANJEIRA, ABAIXA A RAMA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

[085] LEVANTEI-ME UM DIA CEDO[Era ainda de madrugada]

Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE

[086] LEVANTEI-ME UM DIA CEDO[Para ver o cartaxinho]

Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE

[087] LEVANTOU-SE O LAVRADOR Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[088] LEVANTOU-SE O POVO INTEIRO

[Para ver a passarada]Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE

[089] Ó LIMÃO, VERDE LIMÃO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.(1958.Jan.-Dez.)

[090] A PASTORINHA Moda de coro | Profana PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA NAZARÉ (1986)

[090i]

LINDA JOVEM ERA PASTORA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE

[090ii]

MINHA LINDA PASTORINHA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

[091] LINDO RAMO VERDE-ESCURO Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[092] MALMEQUER CRIADO NO CAMPO Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[093] MAMÃ, ESTÃO BATENDO À PORTA!... Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)[094] MANJERICO DA JANELA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[095] MARIA DA CASTANHEIRA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[096] MARIA DA ROCHA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[097] MARIA MALVEIRA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)[097i]

MARIA MALVEIRA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.(1958.Jan.-Dez.)

[098] MARIANA CAMPANIÇA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[099] MARIANA ÉS BAIXINHA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[100] Ó MATILDE LEVANTA A SAIA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[101] MENINA ‘STÁS À JANELA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[102] Ó MENINA FLORENTINA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[103] O MENINO Moda de coro | Religiosa PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Inq. ROQUE 1947

Page 344: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[104] O MENINO JESUS Moda de coro | Religiosa PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA. Fonte NAZARÉ (1986)[105] MEU ALENTEJO QUERIDO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE[106] MEU LÍRIO ROXO DO CAMPO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE[107] MEUS SENHORES… Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.

(1949.Jul.-Dez.)[108] MINHA DOCE JOVENZINHA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[109] Ó MINHA POMBINHA BRANCA Moda de coro[?] PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Inq. ROQUE 1947[109i]

Ó MINHA POMBINHA BRANCA Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA Inq. ROQUE 1947

[109ii]

Ó MINHA POMBINHA BRANCA Moda de baile PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

[109iii]

Ó MINHA POMBINHA BRANCA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

[109iv]

Ó MINHA POMBINHA BRANCA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE

[110] Ó MOÇAS, VAMOS À FONTE Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.(1958.Jan.-Dez.)

[111] MODA DA LAVOURA[Eu vi no tempo passadoLembra-me o tempo passado]

Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE

[112] MODA DA TROVOADA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUB Col. JROQUE[113] A MODA DO CAPOTINHO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)[114] AS MONDADEIRAS CANTANDO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE[115] MOREANES ÉS MEU POVO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE[116] Ó MORENA PORQUE NÃO DANÇAS Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA

DOS FUSOSInq. ROQUE 1947

[116i]

Ó SERRANA Moda de coro [| debaile(?)]

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.(1949.Jul.-Dez.)

[117] MORENINHA ALENTEJANA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[118] MOURA LINDA Moda de coro PT/Beja/CUBA. Col. JROQUE[119] MUITO BEM PARECE Moda de coro | Profana PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA NAZARÉ (1986)[119i]

MUITO BEM PARECE[Raminho de flores]

Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Page 345: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[120] AS MULATINHAS Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[121] NÃO ME TOQUES, RAPARIGA, NÃO ME

TOQUES!Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)[122] NÃO QUERO QUE VÁS À MONDA Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA Inq. ROQUE 1947[122i]

NÃO QUERO QUE VÁS À MONDA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

[123] NASCE O SOL NO ALENTEJO Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[124] NO TEMPO DA PRIMAVERA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[125] NÓS SOMOS TRABALHADORES Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[126] AS NUVENS QUE ANDAM NO AR Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[127] OLHA A MAGANA DA GATA Moda de baile |

CarnavalescaPT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

Inq. ROQUE 1947

[127i]

OLHA A MAGANA DA GATA Moda de baile |Carnavalesca

PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA Inq. ROQUE 1947

[128] OLHA A NOIVA SE ESTÁ SÉRIA Moda de baile | Boda PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA Inq. ROQUE 1947[128i]

OLHA A NOIVA SE VAI LINDA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

[129] OLHA O CARACOL Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

[129i]

OLHA O CARACOL Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.(1957.Jan.-Dez.)

[130] OLHA O PASSARINHO Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[131] OLHA O VERDE GAIO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.

(1954Jan.Dez.)[132] OS OLHOS DA MARIANITA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)[132i]

OS OLHOS DA MARIANITA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

[133] Ò OLIVEIRA DA SERRA Moda de coro[?] PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA Inq. ROQUE 1947[133i]

A OLIVEIRA DA SERRA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.(1949.Jul.-Dez.)

[133ii]

Ó OLIVEIRA DA SERRA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 Vol. II

[133i OLIVEIRINHA DA SERRA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Page 346: AO ROMPER DE A BELA AURORA

ii][134] AS ONDAS DO MAR SÃO BRANCAS Moda de coro[?] PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA Inq. ROQUE 1947[135] ORA VAMOS TODOS AO RIO MONDEGO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA Inq. ROQUE 1947[136] OS OLHOS DA MARIANITA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[137] AO PASSAR DA RIBEIRINHA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[138] PASSARINHO PRISIONEIRO Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[139] PASSOU, PASSOU, PASSOU… Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)[140] Ó PAVÃO Moda de coro[?] PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Inq. ROQUE 1947[140i]

Ó PAVÃO LINDO PAVÃO Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

[141] A PEDRA DE «ERA» Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.(1949.Jul.-Dez.)

[142] PELO TOQUE DA VIOLA Moda de coro | Profana PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA NAZARÉ (1986)[142i]

PELO TOQUE DA VIOLA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

[143] O PÉZINHO Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

Inq. ROQUE 1947

[144] AS POMBINHAS DA CATRINA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

[145] O POMBO ROLADOR Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 Vol.II)

[146] PONTE NOVA DO ALGARVE Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA Inq. ROQUE 1947[147] Ó PRETA Ó PRETA LÁ DO SERTÃO Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA

DOS FUSOSInq. ROQUE 1947

[148] A PRIMEIRA VEZ QUE TE DISSE ADEUS Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[149] QUANDO A NEVE APARECEU Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[150] QUANDO ABALEI P’R’ÓS AÇORES Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[151] QUANDO EU OUVI ESTA MODA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[152] QUE INVEJA TENS TU DAS ROSAS Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[153] O QUE LEVAS NA GARRAFINHA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[154] QUEM HÁ-DE, SENHOR, QUEM HÁ-DE Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)[154i QUEM HÁ-DE SENHOR QUEM HÁ-DE Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Page 347: AO ROMPER DE A BELA AURORA

][155] QUINTA-FEIRA DE ASCENSÃO Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[156] Ó RAMA Ó QUE LINDA RAMA Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA

DOS FUSOSInq. ROQUE 1947

[156i]

OH RAMA QUE LINDA RAMA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

[157] REGO ABAIXO REGO ACIMA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[158] RIBEIRA DO SOL-POSTO Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[159] A RIBEIRA QUANDO ENCHE Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[160] Ó RITA, ARREDONDA A SAIA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)[160i]

Ó ROSA, ARREDONDA A SAIA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.(1949.Jul.-Dez.)

[160ii]

Ó RITA ARREDONDA A SAIA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

[161] Ó RITA, ALEVANTA A SAIA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

[162] AI ROMANA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[163] ROSA BRANCA, DESMAIADA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)[163i]

ROSA BRANCA DESMAIADA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

[164] ROUBEI-TE UM BEIJO, NÃO DIGAS Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.(1958.Jan.-Dez.)

[165] A ROUPA DO MARINHEIRO Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[166] ROUXINOL REPENICA O CANTE Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[167] … SANTA MARGARIDA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.

(1958.Jan.-Dez.)[168] SE FORES A ELVAS Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA

DOS FUSOSInq. ROQUE 1947

[169] SE FORES AO MAR PESCAR[MargaridaFui ao mar pescar peixinhos]

Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

[170] SE TU NÃO FOSSES MARIANA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Page 348: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[171] SENHORA DO CARMO Moda de coro | Religiosa PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[172] SENTA-TE AQUI Ó ANTÓNIO

[Ó António lindo António]Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

[173] SERRAÇÃO DA VELHA Moda de coro[?] |Charivari

PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

Inq. ROQUE 1947

[174] SILVA VERDE NÃO ME PRENDAS Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[175] SOLIDÃO AI DÃ AI DÃO Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[176] TAMBÉM A LARANJA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)[177] TEM QUE SER ASSIM Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA Inq. ROQUE 1947[178] TENHO PENA, LINDO AMOR, TENHO PENA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.

(1955.Jan.-Dez.)[178i]

TENHO PENA, LINDO AMOR, TENHO PENA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

[179] TINHAS-ME TANTA AMIZADE! Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

[180] TIRA O CAPOTINHO[?] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[181] TODA A BELA NOITE EM QUE EU ANDO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. J. ROQUE[182] TODA A VIDA FUI PASTOR Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE[183] Ó TOUTINEGRA, NÃO VOLTES CÁ Moda de coro[?] PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)[184] TRÊS E MEIO PARA A VAQUINHA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.

(1958.Jan.-Dez.)[185] TRIGUEIRA DE RAÇA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[186] TRISTE VIÙVINHA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)[187] UMA FLOR QUE ABRIU EM MAIO Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[188] VAI COLHER A SILVA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)[188i]

VAI COLHER A SILVA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

[189] VAI, MARINHEIRO, VAI, VAI Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

[190] VAMOS LÁ SAINDO Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Page 349: AO ROMPER DE A BELA AURORA

[191] VÁ-SE EMBORA SEU MAROTO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE[192] VENHA MATO GROSSO Moda de coro[?] PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)[193] VENHO DA RIBEIRA NOVA Moda de coro[?] PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA Inq. ROQUE 1947[193i]

VENHO DA RIBEIRA NOVA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

[193ii]

VENHO DA RIBEIRA NOVA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

[194] A VIDA DE UM ALMOCREVE Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[195] VILA NOVA DE FERREIRA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)[196] Ó VILA RUIVA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVADELGADO (1955 vol.II)

[197] Ó VIRA NÃO VIRA Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

Inq. ROQUE 1947

[197i]

Ó VIRA NÃO VIRA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA Inq. ROQUE 1947

[198] Ó VIRGEM MÃE DA REPRESA Moda de baile | Religiosa| Romaria

PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA Inq. ROQUE 1947

[199] Ó VIRGEM SENHORA D’AIRES Moda de baile| Romaria |Religiosa

PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA Inq. ROQUE 1947

[199i]

Ó VIRGEM SENHORA D’AIRES Moda de coro[?] | Romaria| Religiosa

PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA RUIVAPT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVAPT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

Inq. ROQUE 1947

[199ii]

Ó VIRGEM SENHORA D’AIRES Moda de coro | Profana[?] PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA NAZARÉ (1986)

[199iii]

SENHORA D’AIRES Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

[200] VIVA CUBA, DAS VILAS RAINHA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

[201] Ó VIZINHA TEM CÁ LUME Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[202] VOA POMBINHA AVÔA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[203] VOA POMBINHA AVÔA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE[204] VOU-ME EMBORA PRA LISBOA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

Page 350: AO ROMPER DE A BELA AURORA

II)[204i]

VOU-ME EMBORA P’RA LISBOA Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

[205] VOU-ME EMBORA VOU PARTIR[A vida de um marinheiro]

Moda de coro PT/Beja/Cuba Col. JROQUE

[206] A VOSSA CUBA TEM… Versos PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA SILVA (1997): 161-162

Page 351: AO ROMPER DE A BELA AURORA

ORDENAÇÃO POR INCIPIT

INCIPIT N.º TIPOLOGIA GEOGRAFIA FONTEA ALDEIA DE MARMELAR [007] Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA Inq. ROQUE 1947A BARRINHA DO MEU LENÇO [023] Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA

DOS FUSOSInq. ROQUE 1947

A BARRINHA DO MEU LENÇO [023i]

Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

A MODA DA CESALTINA [035] Moda de baile[?] PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Inq. ROQUE 1947A MODA DO CAPOTINHO [113] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)A OLIVEIRA DA SERRA [133i

]Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.

(1949.Jul.-Dez.)A PASTORINHA [090] Moda de coro | Profana PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA NAZARÉ (1986)

A PEDRA DE «ERA» [141] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.(1949.Jul.-Dez.)

A PRIMEIRA VEZ QUE TE DISSE ADEUS [148] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEA RIBEIRA QUANDO ENCHE [159] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEA ROUPA DO MARINHEIRO [165] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEA TIRANA [052] Moda de coro | Profana PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA NAZARÉ (1986)A VIDA DE UM ALMOCREVE [194] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEA VINDA DO REI A BEJA [006i

]Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

A VOSSA CUBA TEM… [206] Versos PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA SILVA (1997): 161-162A[Á]S JANEIRAS [075] Moda de coro | Religiosa PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA NAZARÉ (1986)ABRE-TE Ó CAMPA SAGRADA [001] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEADEUS VILA DE VILA-ALVA [002] Moda de coro PT/Beja/Cuba[/VILA ALVA] Col. JROQUEÁGUA LEVA O REGADOR [003] Moda de baile[?] PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA Inq. ROQUE 1947AI DE MIM TRISTE, TÃO TRISTE [005] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.

(1958.Jan.-Dez.)AI QUE FESTA!... [006] Moda de coro[?] PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.

Page 352: AO ROMPER DE A BELA AURORA

(1949.Jul.-Dez.)AI ROMANA [162] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEALENTEJO ALENTEJO[Terra sagrada do pão]

[009] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

ALENTEJO ÉS NOSSA TERRA [010] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEAMOR LÁ VAI BALA [012] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.

(1949.Jul.-Dez.)AMOR, LÁ VAI BALA [012i

]Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)AO PASSAR DA RIBEIRINHA [137] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEAO ROMPER DA BELA AURORA[Sai o pastor da choupana]

[015] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE

AO ROMPER DA MADRUGADA[Ouvem-se os galos cantar]

[014] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE

AONDE VAIS, Ó LUÌZINHA [016] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.(1949.Jul.-Dez.)

ARREBOLA A BOLA A BOLA [017] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA Inq. ROQUE 1947AS MONDADEIRAS CANTANDO [114] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUEAS MULATINHAS [120] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEAS NUVENS QUE ANDAM NO AR [126] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEAS ONDAS DO MAR SÃO BRANCAS [134] Moda de coro[?] PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA Inq. ROQUE 1947AS POMBINHAS DA CATRINA [144] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)AURORA TEM UM MENINO [018] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUEAURORA VIVE NA SERRA [020] Moda de baile |

CarnavalescaPT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA Inq. ROQUE 1947

AURORA VIVE NA SERRA [020i]

Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

AURORA VIVE NA SERRA [020ii]

Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE

BAGO DE MILHO REDONDINHO [021] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA POMBINHO JR.(1947.Jan.-Jun.)

BALEIZÃO BALEIZÃO [022] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEBATE AS PALMAS MARIANITA [024] Moda de coro PT/Beja/Cuba/CUBA Col. JROQUE

Page 353: AO ROMPER DE A BELA AURORA

CABELO ENTRANÇADO [025] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUECAMPONÊS ALENTEJANO [027] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUECANTE DOS REIS [028] Romance | Religioso PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA Inq. ROQUE 1947CANTIGA DA PASSARADA [029] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)CANTIGA DA VIÚVA [030i

]Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)CAPITÃO MOUZINHO [032] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.

(1949.Jul.-Dez.)CASTELO DE BEJA [033] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUECEIFEIRA, LINDA CEIFEIRA [034] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUECESALTINA, CESALTINA [035I

]Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)CHAMASTE-ME EXTRAVAGANTE [036I

]Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

COM QUE LETRA SE ESCREVE MARIA [038] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEDÁ-ME UMA GOTINHA D’ÁGUA [041i

]Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE

DÁ-ME UMA GOTINHA DE ÁGUA [041] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA. POMBINHO JR.(1953.Jan.-Dez.)

DEBAIXO DA LARANJEIRA [042] Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOSPT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVAPT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA

Inq. ROQUE 1947

DEBAIXO DA LARANJEIRA [042i]

Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

DEBAIXO DA LARANJEIRA [042ii]

Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

É LINDO NA PRIMAVERA [043] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUEÉ TÃO GRANDE O ALENTEJO [044] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEERVA-CIDREIRA [045] Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Alva:ALBERGARIA

DOS FUSOSInq. ROQUE 1947

ESTA É QUE É A MODA QUE A RITACANTAVA

[046i]

Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Page 354: AO ROMPER DE A BELA AURORA

ESTA É QUE ERA A MODA QUE A RITACANTAVA

[046] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

ESTÁ UMA NOITE TÃO SERENA [047] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUEESTAVA DE ABALADA[Lá pr’ó meu montinho]

[048] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE

EU ESTA MANHÃ ACHEI [049] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEEU FUI AO VALE DO FARELO [050] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA DELGADO (1955 vol.

II)EU HEI-DE IR COLHER A MARCELA [051i

]Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

EU HEI-DE IR COLHER MARCELA [051] Moda de baile PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

EU HEI-DE ME IR ASSENTAR[Tirana]

[052i]

Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE

EU JÁ VI AMÉLIA [053] Moda de baile[?] PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA Inq. ROQUE 1947EU OUVI MIL VEZES OUVI [054] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUEEU PERDI O MEU ANEL [055] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUEEU TENHO UMA LARANJINHA [056] Moda de baile[?] PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA Inq. ROQUE 1947EXTRAVAGANTE [036] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)FERREIRA DO ALENTEJO [057] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUEFOSTE FOSTE EU BEM SEI QUE FOSTE [058] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEFOSTE-TE GABAR AO PORTO [059] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUEFUI À SERRA [030] Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA

DOS FUSOSInq. ROQUE 1947

FUI A UM JARDIM FLORIDO [061] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUEFUI AO JARDIM COLHER TREVO [062] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)FUI AO JARDIM PASSEAR [063] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.

(1958.Jan.-Dez.)FUI COLHER UMA ROMÃ [064] Moda de coro PT/Beja/Cuba/cuba:CUBA Col. JROQUEFUI UM DIA A UMA CAÇADA [065] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEFUI-TE VER ‘STAVAS LAVANDO [066] Moda de coro PT/Beja/Cuba/CUBA Col. JROQUEIGREJA DA NOSSA TERRA [068] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE

Page 355: AO ROMPER DE A BELA AURORA

JÁ CÁ TENHO UM CACHENÉ [069] Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

Inq. ROQUE 1947

JÁ LÁ VÊM AS CINCO PRETAS [070] Moda de baile[?] PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA Inq. ROQUE 1947JÁ LÁ VEM O AVIÃO [071] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.

(1949.Jul.-Dez.)JÁ LÁ VEM O AVIÃO [071i

]Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)JÁ LÁ VEM ROMPENDO A AURORA[Os campos são um jardim]

[073] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

JÁ LÁ VEM ROMPENDO AURORA [072] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

JÁ NAMOREI UMA PRETA [074] Moda de coro |Carnavalesca

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

JÂQUINA, MARIA JÂQUINA [076] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

JOSÉ MARQUES LEVANTA A CINTA [077] Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA Inq. ROQUE 1947LÁ VAI O COMBOIO LÁ VAI [078i

]Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. J. ROQUE

LÁ VAI SERPA LÁ VAI MOURA [079] Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

Inq. ROQUE 1947

LÁ VAI UMA EMBARCAÇÃO [080] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUELÁ VEM O COMBOIO LÁ VEM [078] Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA Inq. ROQUE 1947LARANJA DA CHINA [082] Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA Inq. ROQUE 1947LARANJA DA CHINA [082i

]Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA

DOS FUSOSInq. ROQUE 1947

LARANJA, VERDE LARANJA [083] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

LARANJEIRA, ABAIXA A RAMA [084] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

LEVANTEI-ME UM DIA CEDO[Era ainda de madrugada]

[085] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE

LEVANTEI-ME UM DIA CEDO[Para ver o cartaxinho]

[086] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE

LEVANTOU-SE O LAVRADOR [087] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Page 356: AO ROMPER DE A BELA AURORA

LEVANTOU-SE O POVO INTEIRO[Para ver a passarada]

[088] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE

LINDA JOVEM ERA PASTORA [090i]

Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE

LINDO RAMO VERDE-ESCURO [091] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEMALMEQUER CRIADO NO CAMPO [092] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEMAMÃ, ESTÃO BATENDO À PORTA!... [093] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)MANJERICO DA JANELA [094] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEMARIA DA CASTANHEIRA [095] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEMARIA DA ROCHA [096] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEMARIA MALVEIRA [097] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)MARIA MALVEIRA [097i

]Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.

(1958.Jan.-Dez.)MARIANA CAMPANIÇA [098] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEMARIANA ÉS BAIXINHA [099] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEMENINA ‘STÁS À JANELA [101] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEMEU ALENTEJO QUERIDO [105] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUEMEU AMOR É BRASILEIRO [039] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEMEU LÍRIO ROXO DO CAMPO [106] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUEMEUS SENHORES… [107] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.

(1949.Jul.-Dez.)MINHA DOCE JOVENZINHA [108] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEMINHA LINDA PASTORINHA [090i

i]Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

MODA DA LAVOURA[Eu vi no tempo passadoLembra-me o tempo passado]

[111] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE

MODA DA PASSARADA [029i]

Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

MODA DA TROVOADA [112] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUB Col. JROQUEMOREANES ÉS MEU POVO [115] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUEMORENINHA ALENTEJANA [117] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Page 357: AO ROMPER DE A BELA AURORA

MOURA LINDA [118] Moda de coro PT/Beja/CUBA. Col. JROQUEMUITO BEM PARECE [119] Moda de coro | Profana PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA NAZARÉ (1986)MUITO BEM PARECE[Raminho de flores]

[119i]

Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

NÃO ME TOQUES, RAPARIGA, NÃO METOQUES!

[121] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

NÃO QUERO QUE VÁS À MONDA [122] Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA Inq. ROQUE 1947NÃO QUERO QUE VÁS À MONDA [122i

]Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

NASCE O SOL NO ALENTEJO [123] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUENO TEMPO DA PRIMAVERA [124] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUENÓS SOMOS TRABALHADORES [125] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEÓ ÁGUIA QUE VAIS TÃO ALTA [004] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEÓ ALDEIA Ó ALDEIA [008] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEO ALMOCREVE [011] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEÓ ANA, MINHA MARIANA [013] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.

(1958.Jan.-Dez.)O CABREIRO [026] Moda de coro[?] PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Inq. ROQUE 1947Ó CIRANDA Ó CIRANDINHA [037] Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA

DOS FUSOSInq. ROQUE 1947

Ó CUBA TERRA BENDITA [040] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUEÓ ERVA CIDREIRA [045i

]Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)Ó ERVA-CIDREIRA [045i

i]Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Ó FRANCISCA Ó FRANCISCA [060] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Inq. ROQUE 1947O GALO QUANDO CANTA É DIA [067] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEO LADRÃO DO MEIO [081] Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA Inq. ROQUE 1947O LADRÃO DO MEIO [081i

]Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA

DOS FUSOSInq. ROQUE 1947

Ó LIMÃO, VERDE LIMÃO [089] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.(1958.Jan.-Dez.)

Ó MATILDE LEVANTA A SAIA [100] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEÓ MENINA FLORENTINA [102] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Page 358: AO ROMPER DE A BELA AURORA

O MENINO [103] Moda de coro | Religiosa PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Inq. ROQUE 1947O MENINO JESUS [104] Moda de coro | Religiosa PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA. Fonte NAZARÉ (1986)Ó MINHA POMBINHA BRANCA [109] Moda de coro[?] PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Inq. ROQUE 1947Ó MINHA POMBINHA BRANCA [109i

]Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA Inq. ROQUE 1947

Ó MINHA POMBINHA BRANCA [109ii]

Moda de baile PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

Ó MINHA POMBINHA BRANCA [109iii]

Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Ó MINHA POMBINHA BRANCA [109iv]

Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE

Ó MOÇAS, VAMOS À FONTE [110] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.(1958.Jan.-Dez.)

Ó MORENA PORQUE NÃO DANÇAS [116] Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

Inq. ROQUE 1947

Ó OLIVEIRA DA SERRA [133ii]

Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 Vol. II

Ò OLIVEIRA DA SERRA [133] Moda de coro[?] PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA Inq. ROQUE 1947Ó PAVÃO [140] Moda de coro[?] PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Inq. ROQUE 1947Ó PAVÃO LINDO PAVÃO [140i

]Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

O PÉZINHO [143] Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

Inq. ROQUE 1947

O POMBO ROLADOR [145] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 Vol.II)

Ó PRETA Ó PRETA LÁ DO SERTÃO [147] Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

Inq. ROQUE 1947

O QUE LEVAS NA GARRAFINHA [153] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEÓ RAMA Ó QUE LINDA RAMA [156] Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA

DOS FUSOSInq. ROQUE 1947

Ó RITA ARREDONDA A SAIA [160ii]

Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Ó RITA, ALEVANTA A SAIA [161] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

Page 359: AO ROMPER DE A BELA AURORA

Ó RITA, ARREDONDA A SAIA [160] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

Ó ROSA, ARREDONDA A SAIA [160i]

Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.(1949.Jul.-Dez.)

Ó SERRANA [116i]

Moda de coro [| debaile(?)]

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.(1949.Jul.-Dez.)

Ó TOUTINEGRA, NÃO VOLTES CÁ [183] Moda de coro[?] PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

Ó VILA RUIVA [196] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBAPT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA

DELGADO (1955 vol.II)

Ó VIRA NÃO VIRA [197] Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

Inq. ROQUE 1947

Ó VIRA NÃO VIRA [197i]

Moda de coro PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA Inq. ROQUE 1947

Ó VIRGEM MÃE DA REPRESA [198] Moda de baile | Religiosa| Romaria

PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA Inq. ROQUE 1947

Ó VIRGEM SENHORA D’AIRES [199] Moda de baile| Romaria |Religiosa

PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA Inq. ROQUE 1947

Ó VIRGEM SENHORA D’AIRES [199i]

Moda de coro[?] | Romaria| Religiosa

PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA RUIVAPT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVAPT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

Inq. ROQUE 1947

Ó VIRGEM SENHORA D’AIRES [199ii]

Moda de coro | Profana[?] PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA NAZARÉ (1986)

Ó VIZINHA TEM CÁ LUME [201] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEOH RAMA QUE LINDA RAMA [156i

]Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

OLHA A MAGANA DA GATA [127] Moda de baile |Carnavalesca

PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

Inq. ROQUE 1947

OLHA A MAGANA DA GATA [127i]

Moda de baile |Carnavalesca

PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA Inq. ROQUE 1947

OLHA A NOIVA SE ESTÁ SÉRIA [128] Moda de baile | Boda PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA Inq. ROQUE 1947OLHA A NOIVA SE VAI LINDA [128i

]Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

OLHA O CARACOL [129] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

Page 360: AO ROMPER DE A BELA AURORA

II)OLHA O CARACOL [129i

]Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.

(1957.Jan.-Dez.)OLHA O PASSARINHO [130] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEOLHA O VERDE GAIO [131] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.

(1954Jan.Dez.)OLIVEIRINHA DA SERRA [133i

ii]Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

ONDE VAIS Ó LUÍZINHA [016ii]

Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

ONDE VÁS, Ó LUISINHA [016i]

Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

ORA VAMOS TODOS AO RIO MONDEGO [135] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA Inq. ROQUE 1947OS OLHOS DA MARIANITA [132] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)OS OLHOS DA MARIANITA [132i

]Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

OS OLHOS DA MARIANITA [136] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEPASSARINHO PRISIONEIRO [138] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEPASSOU, PASSOU, PASSOU… [139] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)PELO TOQUE DA VIOLA [142] Moda de coro | Profana PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA NAZARÉ (1986)PELO TOQUE DA VIOLA [142i

]Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

PONTE NOVA DO ALGARVE [146] Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA Inq. ROQUE 1947QUANDO A NEVE APARECEU [149] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEQUANDO ABALEI P’R’ÓS AÇORES [150] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEQUANDO EU OUVI ESTA MODA [151] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEQUE INVEJA TENS TU DAS ROSAS [152] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEQUEM HÁ-DE SENHOR QUEM HÁ-DE [154i

]Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

QUEM HÁ-DE, SENHOR, QUEM HÁ-DE [154] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

QUINTA-FEIRA DE ASCENSÃO [155] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Page 361: AO ROMPER DE A BELA AURORA

REGO ABAIXO REGO ACIMA [157] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUERIBEIRA DO SOL-POSTO [158] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEROSA BRANCA DESMAIADA [163i

]Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

ROSA BRANCA, DESMAIADA [163] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

ROUBEI-TE UM BEIJO, NÃO DIGAS [164] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.(1958.Jan.-Dez.)

ROUXINOL REPENICA O CANTE [166] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE… SANTA MARGARIDA [167] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.

(1958.Jan.-Dez.)SE FORES A ELVAS [168] Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA

DOS FUSOSInq. ROQUE 1947

SE FORES AO MAR PESCAR[MargaridaFui ao mar pescar peixinhos]

[169] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

SE TU NÃO FOSSES MARIANA [170] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUESENHORA D’AIRES [199i

ii]Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

SENHORA DO CARMO [171] Moda de coro | Religiosa PT/Beja/CUBA Col. JROQUESENTA-TE AQUI Ó ANTÓNIO[Ó António lindo António]

[172] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

SERRAÇÃO DA VELHA [173] Moda de coro[?] |Charivari

PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

Inq. ROQUE 1947

SILVA VERDE NÃO ME PRENDAS [174] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUESOLIDÃO AI DÃ AI DÃO [175] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUETAMBÉM A LARANJA [176] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)TEM QUE SER ASSIM [177] Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA Inq. ROQUE 1947TENHO PENA, LINDO AMOR, TENHO PENA [178] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.

(1955.Jan.-Dez.)TENHO PENA, LINDO AMOR, TENHO PENA [178i

]Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Page 362: AO ROMPER DE A BELA AURORA

TINHAS-ME TANTA AMIZADE! [179] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

TIRA O CAPOTINHO[?] [180] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUETODA A BELA NOITE EM QUE EU ANDO [181] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. J. ROQUETODA A VIDA FUI PASTOR [182] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUETRÊS E MEIO PARA A VAQUINHA [184] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.

(1958.Jan.-Dez.)TRIGUEIRA DE RAÇA [185] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUETRISTE VIÙVINHA [186] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)UMA FLOR QUE ABRIU EM MAIO [187] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEUMA MÃE QUE UM FILHO EMBALA [019] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUEVAI COLHER A SILVA [188] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)VAI COLHER A SILVA [188i

]Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

VAI, MARINHEIRO, VAI, VAI [189] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

VAMOS LÁ SAINDO [190] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEVÁ-SE EMBORA SEU MAROTO [191] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUEVENHA MATO GROSSO [192] Moda de coro[?] PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)VENHO DA RIBEIRA NOVA [193] Moda de coro[?] PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA Inq. ROQUE 1947VENHO DA RIBEIRA NOVA [193i

]Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)VENHO DA RIBEIRA NOVA [193i

i]Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

VILA NOVA DE FERREIRA [195] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

VIVA CUBA, DAS VILAS RAINHA [200] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

VIVA O CAPITÃO MOUZINHO [031] Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

Inq. ROQUE 1947

VOA POMBINHA AVÔA [202] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Page 363: AO ROMPER DE A BELA AURORA

VOA POMBINHA AVÔA [203] Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUEVOU-ME EMBORA P’RA LISBOA [204i

]Moda de coro PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

VOU-ME EMBORA PRA LISBOA [204] Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

VOU-ME EMBORA VOU PARTIR[A vida de um marinheiro]

[205] Moda de coro PT/Beja/Cuba Col. JROQUE

Page 364: AO ROMPER DE A BELA AURORA

ORDENAÇÃO POR TIPOLOGIA

TIPOLOGIA N.º INCIPIT GEOGRAFIA FONTEModa de baile [007] A ALDEIA DE MARMELAR PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA Inq. ROQUE 1947Moda de baile [023] A BARRINHA DO MEU LENÇO PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA

DOS FUSOSInq. ROQUE 1947

Moda de baile [030] FUI À SERRA PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

Inq. ROQUE 1947

Moda de baile [031] VIVA O CAPITÃO MOUZINHO PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

Inq. ROQUE 1947

Moda de baile [037] Ó CIRANDA Ó CIRANDINHA PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

Inq. ROQUE 1947

Moda de baile [042] DEBAIXO DA LARANJEIRA PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOSPT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVAPT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA

Inq. ROQUE 1947

Moda de baile [045] ERVA-CIDREIRA PT/Beja/Cuba/Vila Alva:ALBERGARIADOS FUSOS

Inq. ROQUE 1947

Moda de baile [051] EU HEI-DE IR COLHER MARCELA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

Moda de baile [069] JÁ CÁ TENHO UM CACHENÉ PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

Inq. ROQUE 1947

Moda de baile [077] JOSÉ MARQUES LEVANTA A CINTA PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA Inq. ROQUE 1947Moda de baile [078] LÁ VEM O COMBOIO LÁ VEM PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA Inq. ROQUE 1947Moda de baile [079] LÁ VAI SERPA LÁ VAI MOURA PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA

DOS FUSOSInq. ROQUE 1947

Moda de baile [081] O LADRÃO DO MEIO PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA Inq. ROQUE 1947Moda de baile [081i

]O LADRÃO DO MEIO PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA

DOS FUSOSInq. ROQUE 1947

Moda de baile [082] LARANJA DA CHINA PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA Inq. ROQUE 1947Moda de baile [082i

]LARANJA DA CHINA PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA

DOS FUSOSInq. ROQUE 1947

Page 365: AO ROMPER DE A BELA AURORA

Moda de baile [109i]

Ó MINHA POMBINHA BRANCA PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA Inq. ROQUE 1947

Moda de baile [109ii]

Ó MINHA POMBINHA BRANCA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

Moda de baile [116] Ó MORENA PORQUE NÃO DANÇAS PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

Inq. ROQUE 1947

Moda de baile [122] NÃO QUERO QUE VÁS À MONDA PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA Inq. ROQUE 1947Moda de baile [143] O PÉZINHO PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA

DOS FUSOSInq. ROQUE 1947

Moda de baile [146] PONTE NOVA DO ALGARVE PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA Inq. ROQUE 1947Moda de baile [147] Ó PRETA Ó PRETA LÁ DO SERTÃO PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA

DOS FUSOSInq. ROQUE 1947

Moda de baile [156] Ó RAMA Ó QUE LINDA RAMA PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

Inq. ROQUE 1947

Moda de baile [168] SE FORES A ELVAS PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

Inq. ROQUE 1947

Moda de baile [177] TEM QUE SER ASSIM PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA Inq. ROQUE 1947Moda de baile [197] Ó VIRA NÃO VIRA PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA

DOS FUSOSInq. ROQUE 1947

Moda de baile | Boda [128] OLHA A NOIVA SE ESTÁ SÉRIA PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA Inq. ROQUE 1947Moda de baile |Carnavalesca

[020] AURORA VIVE NA SERRA PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA Inq. ROQUE 1947

Moda de baile |Carnavalesca

[127] OLHA A MAGANA DA GATA PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

Inq. ROQUE 1947

Moda de baile |Carnavalesca

[127i]

OLHA A MAGANA DA GATA PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA Inq. ROQUE 1947

Moda de baile | Religiosa| Romaria

[198] Ó VIRGEM MÃE DA REPRESA PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA Inq. ROQUE 1947

Moda de baile[?] [003] ÁGUA LEVA O REGADOR PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA Inq. ROQUE 1947Moda de baile[?] [035] A MODA DA CESALTINA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Inq. ROQUE 1947Moda de baile[?] [053] EU JÁ VI AMÉLIA PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA Inq. ROQUE 1947Moda de baile[?] [056] EU TENHO UMA LARANJINHA PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA Inq. ROQUE 1947Moda de baile[?] [070] JÁ LÁ VÊM AS CINCO PRETAS PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA Inq. ROQUE 1947Moda de baile| Romaria | [199] Ó VIRGEM SENHORA D’AIRES PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA Inq. ROQUE 1947

Page 366: AO ROMPER DE A BELA AURORA

ReligiosaModa de coro [001] ABRE-TE Ó CAMPA SAGRADA PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [002] ADEUS VILA DE VILA-ALVA PT/Beja/Cuba[/VILA ALVA] Col. JROQUEModa de coro [004] Ó ÁGUIA QUE VAIS TÃO ALTA PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [005] AI DE MIM TRISTE, TÃO TRISTE PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.

(1958.Jan.-Dez.)Moda de coro [006i

]A VINDA DO REI A BEJA PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [008] Ó ALDEIA Ó ALDEIA PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [009] ALENTEJO ALENTEJO

[Terra sagrada do pão]PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [010] ALENTEJO ÉS NOSSA TERRA PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [011] O ALMOCREVE PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [012] AMOR LÁ VAI BALA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.

(1949.Jul.-Dez.)Moda de coro [012i

]AMOR, LÁ VAI BALA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)Moda de coro [013] Ó ANA, MINHA MARIANA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.

(1958.Jan.-Dez.)Moda de coro [014] AO ROMPER DA MADRUGADA

[Ouvem-se os galos cantar]PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [015] AO ROMPER DA BELA AURORA[Sai o pastor da choupana]

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [016] AONDE VAIS, Ó LUÌZINHA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.(1949.Jul.-Dez.)

Moda de coro [016i]

ONDE VÁS, Ó LUISINHA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

Moda de coro [016ii]

ONDE VAIS Ó LUÍZINHA PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [017] ARREBOLA A BOLA A BOLA PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA Inq. ROQUE 1947Moda de coro [018] AURORA TEM UM MENINO PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUEModa de coro [019] UMA MÃE QUE UM FILHO EMBALA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUEModa de coro [020i

]AURORA VIVE NA SERRA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)

Page 367: AO ROMPER DE A BELA AURORA

Moda de coro [020ii]

AURORA VIVE NA SERRA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [021] BAGO DE MILHO REDONDINHO PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA POMBINHO JR.(1947.Jan.-Jun.)

Moda de coro [022] BALEIZÃO BALEIZÃO PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [023i

]A BARRINHA DO MEU LENÇO PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [024] BATE AS PALMAS MARIANITA PT/Beja/Cuba/CUBA Col. JROQUEModa de coro [025] CABELO ENTRANÇADO PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [027] CAMPONÊS ALENTEJANO PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUEModa de coro [029] CANTIGA DA PASSARADA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)Moda de coro [029i

]MODA DA PASSARADA PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [030i]

CANTIGA DA VIÚVA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

Moda de coro [032] CAPITÃO MOUZINHO PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.(1949.Jul.-Dez.)

Moda de coro [033] CASTELO DE BEJA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUEModa de coro [034] CEIFEIRA, LINDA CEIFEIRA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUEModa de coro [035I

]CESALTINA, CESALTINA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)Moda de coro [036] EXTRAVAGANTE PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)Moda de coro [036I

]CHAMASTE-ME EXTRAVAGANTE PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [038] COM QUE LETRA SE ESCREVE MARIA PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [039] MEU AMOR É BRASILEIRO PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [040] Ó CUBA TERRA BENDITA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUEModa de coro [041] DÁ-ME UMA GOTINHA DE ÁGUA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA. POMBINHO JR.

(1953.Jan.-Dez.)Moda de coro [041i

]DÁ-ME UMA GOTINHA D’ÁGUA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [042i DEBAIXO DA LARANJEIRA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

Page 368: AO ROMPER DE A BELA AURORA

] II)Moda de coro [042i

i]DEBAIXO DA LARANJEIRA PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [043] É LINDO NA PRIMAVERA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUEModa de coro [044] É TÃO GRANDE O ALENTEJO PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [045i

]Ó ERVA CIDREIRA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)Moda de coro [045i

i]Ó ERVA-CIDREIRA PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [046] ESTA É QUE ERA A MODA QUE A RITACANTAVA

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

Moda de coro [046i]

ESTA É QUE É A MODA QUE A RITACANTAVA

PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [047] ESTÁ UMA NOITE TÃO SERENA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUEModa de coro [048] ESTAVA DE ABALADA

[Lá pr’ó meu montinho]PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [049] EU ESTA MANHÃ ACHEI PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [050] EU FUI AO VALE DO FARELO PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA DELGADO (1955 vol.

II)Moda de coro [051i

]EU HEI-DE IR COLHER A MARCELA PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [052i]

EU HEI-DE ME IR ASSENTAR[Tirana]

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [054] EU OUVI MIL VEZES OUVI PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUEModa de coro [055] EU PERDI O MEU ANEL PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUEModa de coro [057] FERREIRA DO ALENTEJO PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUEModa de coro [058] FOSTE FOSTE EU BEM SEI QUE FOSTE PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [059] FOSTE-TE GABAR AO PORTO PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUEModa de coro [060] Ó FRANCISCA Ó FRANCISCA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Inq. ROQUE 1947Moda de coro [061] FUI A UM JARDIM FLORIDO PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUEModa de coro [062] FUI AO JARDIM COLHER TREVO PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)Moda de coro [063] FUI AO JARDIM PASSEAR PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.

(1958.Jan.-Dez.)

Page 369: AO ROMPER DE A BELA AURORA

Moda de coro [064] FUI COLHER UMA ROMÃ PT/Beja/Cuba/cuba:CUBA Col. JROQUEModa de coro [065] FUI UM DIA A UMA CAÇADA PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [066] FUI-TE VER ‘STAVAS LAVANDO PT/Beja/Cuba/CUBA Col. JROQUEModa de coro [067] O GALO QUANDO CANTA É DIA PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [068] IGREJA DA NOSSA TERRA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUEModa de coro [071] JÁ LÁ VEM O AVIÃO PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.

(1949.Jul.-Dez.)Moda de coro [071i

]JÁ LÁ VEM O AVIÃO PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)Moda de coro [072] JÁ LÁ VEM ROMPENDO AURORA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)Moda de coro [073] JÁ LÁ VEM ROMPENDO A AURORA

[Os campos são um jardim]PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [076] JÂQUINA, MARIA JÂQUINA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

Moda de coro [078i]

LÁ VAI O COMBOIO LÁ VAI PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. J. ROQUE

Moda de coro [080] LÁ VAI UMA EMBARCAÇÃO PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUEModa de coro [083] LARANJA, VERDE LARANJA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)Moda de coro [084] LARANJEIRA, ABAIXA A RAMA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)Moda de coro [085] LEVANTEI-ME UM DIA CEDO

[Era ainda de madrugada]PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [086] LEVANTEI-ME UM DIA CEDO[Para ver o cartaxinho]

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [087] LEVANTOU-SE O LAVRADOR PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [088] LEVANTOU-SE O POVO INTEIRO

[Para ver a passarada]PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [089] Ó LIMÃO, VERDE LIMÃO PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.(1958.Jan.-Dez.)

Moda de coro [090i]

LINDA JOVEM ERA PASTORA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE

Page 370: AO ROMPER DE A BELA AURORA

Moda de coro [090ii]

MINHA LINDA PASTORINHA PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [091] LINDO RAMO VERDE-ESCURO PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [092] MALMEQUER CRIADO NO CAMPO PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [093] MAMÃ, ESTÃO BATENDO À PORTA!... PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)Moda de coro [094] MANJERICO DA JANELA PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [095] MARIA DA CASTANHEIRA PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [096] MARIA DA ROCHA PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [097] MARIA MALVEIRA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)Moda de coro [097i

]MARIA MALVEIRA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.

(1958.Jan.-Dez.)Moda de coro [098] MARIANA CAMPANIÇA PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [099] MARIANA ÉS BAIXINHA PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [100] Ó MATILDE LEVANTA A SAIA PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [101] MENINA ‘STÁS À JANELA PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [102] Ó MENINA FLORENTINA PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [105] MEU ALENTEJO QUERIDO PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUEModa de coro [106] MEU LÍRIO ROXO DO CAMPO PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUEModa de coro [107] MEUS SENHORES… PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.

(1949.Jul.-Dez.)Moda de coro [108] MINHA DOCE JOVENZINHA PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [109i

ii]Ó MINHA POMBINHA BRANCA PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [109iv]

Ó MINHA POMBINHA BRANCA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [110] Ó MOÇAS, VAMOS À FONTE PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.(1958.Jan.-Dez.)

Moda de coro [111] MODA DA LAVOURA[Eu vi no tempo passadoLembra-me o tempo passado]

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [112] MODA DA TROVOADA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUB Col. JROQUEModa de coro [113] A MODA DO CAPOTINHO PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

Page 371: AO ROMPER DE A BELA AURORA

II)Moda de coro [114] AS MONDADEIRAS CANTANDO PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUEModa de coro [115] MOREANES ÉS MEU POVO PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUEModa de coro [117] MORENINHA ALENTEJANA PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [118] MOURA LINDA PT/Beja/CUBA. Col. JROQUEModa de coro [119i

]MUITO BEM PARECE[Raminho de flores]

PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [120] AS MULATINHAS PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [121] NÃO ME TOQUES, RAPARIGA, NÃO ME

TOQUES!PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)Moda de coro [122i

]NÃO QUERO QUE VÁS À MONDA PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [123] NASCE O SOL NO ALENTEJO PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [124] NO TEMPO DA PRIMAVERA PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [125] NÓS SOMOS TRABALHADORES PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [126] AS NUVENS QUE ANDAM NO AR PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [128i

]OLHA A NOIVA SE VAI LINDA PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [129] OLHA O CARACOL PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

Moda de coro [129i]

OLHA O CARACOL PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.(1957.Jan.-Dez.)

Moda de coro [130] OLHA O PASSARINHO PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [131] OLHA O VERDE GAIO PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.

(1954Jan.Dez.)Moda de coro [132] OS OLHOS DA MARIANITA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)Moda de coro [132i

]OS OLHOS DA MARIANITA PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [133i]

A OLIVEIRA DA SERRA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.(1949.Jul.-Dez.)

Moda de coro [133ii]

Ó OLIVEIRA DA SERRA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 Vol. II

Moda de coro [133i OLIVEIRINHA DA SERRA PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Page 372: AO ROMPER DE A BELA AURORA

ii]Moda de coro [135] ORA VAMOS TODOS AO RIO MONDEGO PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA Inq. ROQUE 1947Moda de coro [136] OS OLHOS DA MARIANITA PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [137] AO PASSAR DA RIBEIRINHA PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [138] PASSARINHO PRISIONEIRO PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [139] PASSOU, PASSOU, PASSOU… PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)Moda de coro [140i

]Ó PAVÃO LINDO PAVÃO PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [141] A PEDRA DE «ERA» PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.(1949.Jul.-Dez.)

Moda de coro [142i]

PELO TOQUE DA VIOLA PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [144] AS POMBINHAS DA CATRINA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

Moda de coro [145] O POMBO ROLADOR PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 Vol.II)

Moda de coro [148] A PRIMEIRA VEZ QUE TE DISSE ADEUS PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [149] QUANDO A NEVE APARECEU PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [150] QUANDO ABALEI P’R’ÓS AÇORES PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [151] QUANDO EU OUVI ESTA MODA PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [152] QUE INVEJA TENS TU DAS ROSAS PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [153] O QUE LEVAS NA GARRAFINHA PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [154] QUEM HÁ-DE, SENHOR, QUEM HÁ-DE PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)Moda de coro [154i

]QUEM HÁ-DE SENHOR QUEM HÁ-DE PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [155] QUINTA-FEIRA DE ASCENSÃO PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [156i

]OH RAMA QUE LINDA RAMA PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [157] REGO ABAIXO REGO ACIMA PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [158] RIBEIRA DO SOL-POSTO PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [159] A RIBEIRA QUANDO ENCHE PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [160] Ó RITA, ARREDONDA A SAIA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

Page 373: AO ROMPER DE A BELA AURORA

II)Moda de coro [160i

]Ó ROSA, ARREDONDA A SAIA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.

(1949.Jul.-Dez.)Moda de coro [160i

i]Ó RITA ARREDONDA A SAIA PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [161] Ó RITA, ALEVANTA A SAIA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

Moda de coro [162] AI ROMANA PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [163] ROSA BRANCA, DESMAIADA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)Moda de coro [163i

]ROSA BRANCA DESMAIADA PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [164] ROUBEI-TE UM BEIJO, NÃO DIGAS PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.(1958.Jan.-Dez.)

Moda de coro [165] A ROUPA DO MARINHEIRO PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [166] ROUXINOL REPENICA O CANTE PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [167] … SANTA MARGARIDA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.

(1958.Jan.-Dez.)Moda de coro [169] SE FORES AO MAR PESCAR

[MargaridaFui ao mar pescar peixinhos]

PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [170] SE TU NÃO FOSSES MARIANA PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [172] SENTA-TE AQUI Ó ANTÓNIO

[Ó António lindo António]PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [174] SILVA VERDE NÃO ME PRENDAS PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [175] SOLIDÃO AI DÃ AI DÃO PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [176] TAMBÉM A LARANJA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)Moda de coro [178] TENHO PENA, LINDO AMOR, TENHO PENA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.

(1955.Jan.-Dez.)Moda de coro [178i

]TENHO PENA, LINDO AMOR, TENHO PENA PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [179] TINHAS-ME TANTA AMIZADE! PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

Page 374: AO ROMPER DE A BELA AURORA

Moda de coro [180] TIRA O CAPOTINHO[?] PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [181] TODA A BELA NOITE EM QUE EU ANDO PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. J. ROQUEModa de coro [182] TODA A VIDA FUI PASTOR PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUEModa de coro [184] TRÊS E MEIO PARA A VAQUINHA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.

(1958.Jan.-Dez.)Moda de coro [185] TRIGUEIRA DE RAÇA PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [186] TRISTE VIÙVINHA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)Moda de coro [187] UMA FLOR QUE ABRIU EM MAIO PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [188] VAI COLHER A SILVA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)Moda de coro [188i

]VAI COLHER A SILVA PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [189] VAI, MARINHEIRO, VAI, VAI PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

Moda de coro [190] VAMOS LÁ SAINDO PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [191] VÁ-SE EMBORA SEU MAROTO PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Col. JROQUEModa de coro [193i

]VENHO DA RIBEIRA NOVA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)Moda de coro [193i

i]VENHO DA RIBEIRA NOVA PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [194] A VIDA DE UM ALMOCREVE PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [195] VILA NOVA DE FERREIRA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)Moda de coro [196] Ó VILA RUIVA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVADELGADO (1955 vol.II)

Moda de coro [197i]

Ó VIRA NÃO VIRA PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA Inq. ROQUE 1947

Moda de coro [199iii]

SENHORA D’AIRES PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [200] VIVA CUBA, DAS VILAS RAINHA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

Moda de coro [201] Ó VIZINHA TEM CÁ LUME PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [202] VOA POMBINHA AVÔA PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Page 375: AO ROMPER DE A BELA AURORA

Moda de coro [203] VOA POMBINHA AVÔA PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro [204] VOU-ME EMBORA PRA LISBOA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)Moda de coro [204i

]VOU-ME EMBORA P’RA LISBOA PT/Beja/CUBA Col. JROQUE

Moda de coro [205] VOU-ME EMBORA VOU PARTIR[A vida de um marinheiro]

PT/Beja/Cuba Col. JROQUE

Moda de coro [| debaile(?)]

[116i]

Ó SERRANA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.(1949.Jul.-Dez.)

Moda de coro |Carnavalesca

[074] JÁ NAMOREI UMA PRETA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.II)

Moda de coro | Profana [052] A TIRANA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA NAZARÉ (1986)Moda de coro | Profana [090] A PASTORINHA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA NAZARÉ (1986)

Moda de coro | Profana [119] MUITO BEM PARECE PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA NAZARÉ (1986)Moda de coro | Profana [142] PELO TOQUE DA VIOLA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA NAZARÉ (1986)Moda de coro | Profana[?] [199i

i]Ó VIRGEM SENHORA D’AIRES PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA NAZARÉ (1986)

Moda de coro | Religiosa [075] A[Á]S JANEIRAS PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA NAZARÉ (1986)Moda de coro | Religiosa [103] O MENINO PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Inq. ROQUE 1947Moda de coro | Religiosa [104] O MENINO JESUS PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA. Fonte NAZARÉ (1986)Moda de coro | Religiosa [171] SENHORA DO CARMO PT/Beja/CUBA Col. JROQUEModa de coro[?] [006] AI QUE FESTA!... PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA POMBINHO JR.

(1949.Jul.-Dez.)Moda de coro[?] [026] O CABREIRO PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Inq. ROQUE 1947Moda de coro[?] [109] Ó MINHA POMBINHA BRANCA PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Inq. ROQUE 1947Moda de coro[?] [133] Ò OLIVEIRA DA SERRA PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA Inq. ROQUE 1947Moda de coro[?] [134] AS ONDAS DO MAR SÃO BRANCAS PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA Inq. ROQUE 1947Moda de coro[?] [140] Ó PAVÃO PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA Inq. ROQUE 1947Moda de coro[?] [183] Ó TOUTINEGRA, NÃO VOLTES CÁ PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)Moda de coro[?] [192] VENHA MATO GROSSO PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA DELGADO (1955 vol.

II)Moda de coro[?] [193] VENHO DA RIBEIRA NOVA PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA Inq. ROQUE 1947

Page 376: AO ROMPER DE A BELA AURORA

Moda de coro[?] |Charivari

[173] SERRAÇÃO DA VELHA PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

Inq. ROQUE 1947

Moda de coro[?] | Romaria| Religiosa

[199i]

Ó VIRGEM SENHORA D’AIRES PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA RUIVAPT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVAPT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

Inq. ROQUE 1947

Romance | Religioso [028] CANTE DOS REIS PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA Inq. ROQUE 1947Versos [206] A VOSSA CUBA TEM… PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA SILVA (1997): 161-162

Page 377: AO ROMPER DE A BELA AURORA

ORDENAÇÃO POR GEOGRAFIA

GEOGRAFIA N.º INCIPIT TIPOLOGIA FONTEPT/Beja/CUBA [001] ABRE-TE Ó CAMPA SAGRADA Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [004] Ó ÁGUIA QUE VAIS TÃO ALTA Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [006i

]A VINDA DO REI A BEJA Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/CUBA [008] Ó ALDEIA Ó ALDEIA Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [009] ALENTEJO ALENTEJO

[Terra sagrada do pão]Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/CUBA [010] ALENTEJO ÉS NOSSA TERRA Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [011] O ALMOCREVE Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [016i

i]ONDE VAIS Ó LUÍZINHA Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/CUBA [022] BALEIZÃO BALEIZÃO Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [023i

]A BARRINHA DO MEU LENÇO Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/CUBA [025] CABELO ENTRANÇADO Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [029i

]MODA DA PASSARADA Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/CUBA [036I]

CHAMASTE-ME EXTRAVAGANTE Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/CUBA [038] COM QUE LETRA SE ESCREVE MARIA Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [039] MEU AMOR É BRASILEIRO Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [042i

i]DEBAIXO DA LARANJEIRA Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/CUBA [044] É TÃO GRANDE O ALENTEJO Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [045i

i]Ó ERVA-CIDREIRA Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/CUBA [046i]

ESTA É QUE É A MODA QUE A RITACANTAVA

Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/CUBA [049] EU ESTA MANHÃ ACHEI Moda de coro Col. JROQUE

Page 378: AO ROMPER DE A BELA AURORA

PT/Beja/CUBA [051i]

EU HEI-DE IR COLHER A MARCELA Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/CUBA [058] FOSTE FOSTE EU BEM SEI QUE FOSTE Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [065] FUI UM DIA A UMA CAÇADA Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [067] O GALO QUANDO CANTA É DIA Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [073] JÁ LÁ VEM ROMPENDO A AURORA

[Os campos são um jardim]Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/CUBA [087] LEVANTOU-SE O LAVRADOR Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [090i

i]MINHA LINDA PASTORINHA Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/CUBA [091] LINDO RAMO VERDE-ESCURO Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [092] MALMEQUER CRIADO NO CAMPO Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [094] MANJERICO DA JANELA Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [095] MARIA DA CASTANHEIRA Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [096] MARIA DA ROCHA Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [098] MARIANA CAMPANIÇA Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [099] MARIANA ÉS BAIXINHA Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [100] Ó MATILDE LEVANTA A SAIA Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [101] MENINA ‘STÁS À JANELA Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [102] Ó MENINA FLORENTINA Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [108] MINHA DOCE JOVENZINHA Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [109i

ii]Ó MINHA POMBINHA BRANCA Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/CUBA [117] MORENINHA ALENTEJANA Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [119i

]MUITO BEM PARECE[Raminho de flores]

Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/CUBA [120] AS MULATINHAS Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [122i

]NÃO QUERO QUE VÁS À MONDA Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/CUBA [123] NASCE O SOL NO ALENTEJO Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [124] NO TEMPO DA PRIMAVERA Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [125] NÓS SOMOS TRABALHADORES Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [126] AS NUVENS QUE ANDAM NO AR Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [128i OLHA A NOIVA SE VAI LINDA Moda de coro Col. JROQUE

Page 379: AO ROMPER DE A BELA AURORA

]PT/Beja/CUBA [130] OLHA O PASSARINHO Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [132i

]OS OLHOS DA MARIANITA Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/CUBA [133iii]

OLIVEIRINHA DA SERRA Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/CUBA [136] OS OLHOS DA MARIANITA Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [137] AO PASSAR DA RIBEIRINHA Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [138] PASSARINHO PRISIONEIRO Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [140i

]Ó PAVÃO LINDO PAVÃO Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/CUBA [142i]

PELO TOQUE DA VIOLA Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/CUBA [148] A PRIMEIRA VEZ QUE TE DISSE ADEUS Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [149] QUANDO A NEVE APARECEU Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [150] QUANDO ABALEI P’R’ÓS AÇORES Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [151] QUANDO EU OUVI ESTA MODA Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [152] QUE INVEJA TENS TU DAS ROSAS Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [153] O QUE LEVAS NA GARRAFINHA Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [154i

]QUEM HÁ-DE SENHOR QUEM HÁ-DE Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/CUBA [155] QUINTA-FEIRA DE ASCENSÃO Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [156i

]OH RAMA QUE LINDA RAMA Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/CUBA [157] REGO ABAIXO REGO ACIMA Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [158] RIBEIRA DO SOL-POSTO Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [159] A RIBEIRA QUANDO ENCHE Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [160i

i]Ó RITA ARREDONDA A SAIA Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/CUBA [162] AI ROMANA Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [163i

]ROSA BRANCA DESMAIADA Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/CUBA [165] A ROUPA DO MARINHEIRO Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [166] ROUXINOL REPENICA O CANTE Moda de coro Col. JROQUE

Page 380: AO ROMPER DE A BELA AURORA

PT/Beja/CUBA [169] SE FORES AO MAR PESCAR[MargaridaFui ao mar pescar peixinhos]

Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/CUBA [170] SE TU NÃO FOSSES MARIANA Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [171] SENHORA DO CARMO Moda de coro | Religiosa Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [172] SENTA-TE AQUI Ó ANTÓNIO

[Ó António lindo António]Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/CUBA [174] SILVA VERDE NÃO ME PRENDAS Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [175] SOLIDÃO AI DÃ AI DÃO Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [178i

]TENHO PENA, LINDO AMOR, TENHO PENA Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/CUBA [180] TIRA O CAPOTINHO[?] Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [185] TRIGUEIRA DE RAÇA Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [187] UMA FLOR QUE ABRIU EM MAIO Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [188i

]VAI COLHER A SILVA Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/CUBA [190] VAMOS LÁ SAINDO Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [193i

i]VENHO DA RIBEIRA NOVA Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/CUBA [194] A VIDA DE UM ALMOCREVE Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [199i

ii]SENHORA D’AIRES Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/CUBA [201] Ó VIZINHA TEM CÁ LUME Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [202] VOA POMBINHA AVÔA Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [203] VOA POMBINHA AVÔA Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/CUBA [204i

]VOU-ME EMBORA P’RA LISBOA Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/Cuba [205] VOU-ME EMBORA VOU PARTIR[A vida de um marinheiro]

Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/CUBA. [118] MOURA LINDA Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/Cuba/CUBA [024] BATE AS PALMAS MARIANITA Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/Cuba/CUBA [066] FUI-TE VER ‘STAVAS LAVANDO Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/Cuba/Cuba:CUB [112] MODA DA TROVOADA Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [005] AI DE MIM TRISTE, TÃO TRISTE Moda de coro POMBINHO JR.

Page 381: AO ROMPER DE A BELA AURORA

(1958.Jan.-Dez.)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [006] AI QUE FESTA!... Moda de coro[?] POMBINHO JR.

(1949.Jul.-Dez.)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [012] AMOR LÁ VAI BALA Moda de coro POMBINHO JR.

(1949.Jul.-Dez.)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [012i

]AMOR, LÁ VAI BALA Moda de coro DELGADO (1955 vol.

II)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [013] Ó ANA, MINHA MARIANA Moda de coro POMBINHO JR.

(1958.Jan.-Dez.)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [014] AO ROMPER DA MADRUGADA

[Ouvem-se os galos cantar]Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [015] AO ROMPER DA BELA AURORA[Sai o pastor da choupana]

Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [016] AONDE VAIS, Ó LUÌZINHA Moda de coro POMBINHO JR.(1949.Jul.-Dez.)

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [016i]

ONDE VÁS, Ó LUISINHA Moda de coro DELGADO (1955 vol.II)

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [018] AURORA TEM UM MENINO Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [019] UMA MÃE QUE UM FILHO EMBALA Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [020i

]AURORA VIVE NA SERRA Moda de coro DELGADO (1955 vol.

II)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [020i

i]AURORA VIVE NA SERRA Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [026] O CABREIRO Moda de coro[?] Inq. ROQUE 1947PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [027] CAMPONÊS ALENTEJANO Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [029] CANTIGA DA PASSARADA Moda de coro DELGADO (1955 vol.

II)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [030i

]CANTIGA DA VIÚVA Moda de coro DELGADO (1955 vol.

II)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [032] CAPITÃO MOUZINHO Moda de coro POMBINHO JR.

(1949.Jul.-Dez.)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [033] CASTELO DE BEJA Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [034] CEIFEIRA, LINDA CEIFEIRA Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [035] A MODA DA CESALTINA Moda de baile[?] Inq. ROQUE 1947

Page 382: AO ROMPER DE A BELA AURORA

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [035I]

CESALTINA, CESALTINA Moda de coro DELGADO (1955 vol.II)

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [036] EXTRAVAGANTE Moda de coro DELGADO (1955 vol.II)

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [040] Ó CUBA TERRA BENDITA Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [041i

]DÁ-ME UMA GOTINHA D’ÁGUA Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [042i]

DEBAIXO DA LARANJEIRA Moda de coro DELGADO (1955 vol.II)

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [043] É LINDO NA PRIMAVERA Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [045i

]Ó ERVA CIDREIRA Moda de coro DELGADO (1955 vol.

II)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [046] ESTA É QUE ERA A MODA QUE A RITA

CANTAVAModa de coro DELGADO (1955 vol.

II)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [047] ESTÁ UMA NOITE TÃO SERENA Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [048] ESTAVA DE ABALADA

[Lá pr’ó meu montinho]Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [051] EU HEI-DE IR COLHER MARCELA Moda de baile DELGADO (1955 vol.II)

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [052] A TIRANA Moda de coro | Profana NAZARÉ (1986)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [052i

]EU HEI-DE ME IR ASSENTAR[Tirana]

Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [054] EU OUVI MIL VEZES OUVI Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [055] EU PERDI O MEU ANEL Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [057] FERREIRA DO ALENTEJO Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [059] FOSTE-TE GABAR AO PORTO Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [060] Ó FRANCISCA Ó FRANCISCA Moda de coro Inq. ROQUE 1947PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [061] FUI A UM JARDIM FLORIDO Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [062] FUI AO JARDIM COLHER TREVO Moda de coro DELGADO (1955 vol.

II)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [063] FUI AO JARDIM PASSEAR Moda de coro POMBINHO JR.

(1958.Jan.-Dez.)PT/Beja/Cuba/cuba:CUBA [064] FUI COLHER UMA ROMÃ Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [068] IGREJA DA NOSSA TERRA Moda de coro Col. JROQUE

Page 383: AO ROMPER DE A BELA AURORA

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [071] JÁ LÁ VEM O AVIÃO Moda de coro POMBINHO JR.(1949.Jul.-Dez.)

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [071i]

JÁ LÁ VEM O AVIÃO Moda de coro DELGADO (1955 vol.II)

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [072] JÁ LÁ VEM ROMPENDO AURORA Moda de coro DELGADO (1955 vol.II)

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [074] JÁ NAMOREI UMA PRETA Moda de coro |Carnavalesca

DELGADO (1955 vol.II)

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [075] A[Á]S JANEIRAS Moda de coro | Religiosa NAZARÉ (1986)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [076] JÂQUINA, MARIA JÂQUINA Moda de coro DELGADO (1955 vol.

II)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [078i

]LÁ VAI O COMBOIO LÁ VAI Moda de coro Col. J. ROQUE

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [080] LÁ VAI UMA EMBARCAÇÃO Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [083] LARANJA, VERDE LARANJA Moda de coro DELGADO (1955 vol.

II)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [084] LARANJEIRA, ABAIXA A RAMA Moda de coro DELGADO (1955 vol.

II)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [085] LEVANTEI-ME UM DIA CEDO

[Era ainda de madrugada]Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [086] LEVANTEI-ME UM DIA CEDO[Para ver o cartaxinho]

Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [088] LEVANTOU-SE O POVO INTEIRO[Para ver a passarada]

Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [089] Ó LIMÃO, VERDE LIMÃO Moda de coro POMBINHO JR.(1958.Jan.-Dez.)

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [090] A PASTORINHA Moda de coro | Profana NAZARÉ (1986)

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [090i]

LINDA JOVEM ERA PASTORA Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [093] MAMÃ, ESTÃO BATENDO À PORTA!... Moda de coro DELGADO (1955 vol.II)

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [097] MARIA MALVEIRA Moda de coro DELGADO (1955 vol.II)

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [097i MARIA MALVEIRA Moda de coro POMBINHO JR.

Page 384: AO ROMPER DE A BELA AURORA

] (1958.Jan.-Dez.)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [103] O MENINO Moda de coro | Religiosa Inq. ROQUE 1947PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [105] MEU ALENTEJO QUERIDO Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [106] MEU LÍRIO ROXO DO CAMPO Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [107] MEUS SENHORES… Moda de coro POMBINHO JR.

(1949.Jul.-Dez.)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [109] Ó MINHA POMBINHA BRANCA Moda de coro[?] Inq. ROQUE 1947PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [109i

i]Ó MINHA POMBINHA BRANCA Moda de baile DELGADO (1955 vol.

II)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [109i

v]Ó MINHA POMBINHA BRANCA Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [110] Ó MOÇAS, VAMOS À FONTE Moda de coro POMBINHO JR.(1958.Jan.-Dez.)

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [111] MODA DA LAVOURA[Eu vi no tempo passadoLembra-me o tempo passado]

Moda de coro Col. JROQUE

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [113] A MODA DO CAPOTINHO Moda de coro DELGADO (1955 vol.II)

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [114] AS MONDADEIRAS CANTANDO Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [115] MOREANES ÉS MEU POVO Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [116i

]Ó SERRANA Moda de coro [| de

baile(?)]POMBINHO JR.(1949.Jul.-Dez.)

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [119] MUITO BEM PARECE Moda de coro | Profana NAZARÉ (1986)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [121] NÃO ME TOQUES, RAPARIGA, NÃO ME

TOQUES!Moda de coro DELGADO (1955 vol.

II)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [129] OLHA O CARACOL Moda de coro DELGADO (1955 vol.

II)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [129i

]OLHA O CARACOL Moda de coro POMBINHO JR.

(1957.Jan.-Dez.)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [131] OLHA O VERDE GAIO Moda de coro POMBINHO JR.

(1954Jan.Dez.)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [132] OS OLHOS DA MARIANITA Moda de coro DELGADO (1955 vol.

II)

Page 385: AO ROMPER DE A BELA AURORA

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [133i]

A OLIVEIRA DA SERRA Moda de coro POMBINHO JR.(1949.Jul.-Dez.)

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [133ii]

Ó OLIVEIRA DA SERRA Moda de coro DELGADO (1955 Vol. II

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [139] PASSOU, PASSOU, PASSOU… Moda de coro DELGADO (1955 vol.II)

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [140] Ó PAVÃO Moda de coro[?] Inq. ROQUE 1947PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [141] A PEDRA DE «ERA» Moda de coro POMBINHO JR.

(1949.Jul.-Dez.)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [142] PELO TOQUE DA VIOLA Moda de coro | Profana NAZARÉ (1986)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [144] AS POMBINHAS DA CATRINA Moda de coro DELGADO (1955 vol.

II)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [145] O POMBO ROLADOR Moda de coro DELGADO (1955 Vol.

II)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [154] QUEM HÁ-DE, SENHOR, QUEM HÁ-DE Moda de coro DELGADO (1955 vol.

II)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [160] Ó RITA, ARREDONDA A SAIA Moda de coro DELGADO (1955 vol.

II)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [160i

]Ó ROSA, ARREDONDA A SAIA Moda de coro POMBINHO JR.

(1949.Jul.-Dez.)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [161] Ó RITA, ALEVANTA A SAIA Moda de coro DELGADO (1955 vol.

II)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [163] ROSA BRANCA, DESMAIADA Moda de coro DELGADO (1955 vol.

II)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [164] ROUBEI-TE UM BEIJO, NÃO DIGAS Moda de coro POMBINHO JR.

(1958.Jan.-Dez.)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [167] … SANTA MARGARIDA Moda de coro POMBINHO JR.

(1958.Jan.-Dez.)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [176] TAMBÉM A LARANJA Moda de coro DELGADO (1955 vol.

II)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [178] TENHO PENA, LINDO AMOR, TENHO PENA Moda de coro POMBINHO JR.

(1955.Jan.-Dez.)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [179] TINHAS-ME TANTA AMIZADE! Moda de coro DELGADO (1955 vol.

II)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [181] TODA A BELA NOITE EM QUE EU ANDO Moda de coro Col. J. ROQUE

Page 386: AO ROMPER DE A BELA AURORA

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [182] TODA A VIDA FUI PASTOR Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [183] Ó TOUTINEGRA, NÃO VOLTES CÁ Moda de coro[?] DELGADO (1955 vol.

II)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [184] TRÊS E MEIO PARA A VAQUINHA Moda de coro POMBINHO JR.

(1958.Jan.-Dez.)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [186] TRISTE VIÙVINHA Moda de coro DELGADO (1955 vol.

II)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [188] VAI COLHER A SILVA Moda de coro DELGADO (1955 vol.

II)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [189] VAI, MARINHEIRO, VAI, VAI Moda de coro DELGADO (1955 vol.

II)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [191] VÁ-SE EMBORA SEU MAROTO Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [192] VENHA MATO GROSSO Moda de coro[?] DELGADO (1955 vol.

II)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [193i

]VENHO DA RIBEIRA NOVA Moda de coro DELGADO (1955 vol.

II)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [195] VILA NOVA DE FERREIRA Moda de coro DELGADO (1955 vol.

II)PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBAPT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA

[196] Ó VILA RUIVA Moda de coro DELGADO (1955 vol.II)

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [199ii]

Ó VIRGEM SENHORA D’AIRES Moda de coro | Profana[?] NAZARÉ (1986)

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [200] VIVA CUBA, DAS VILAS RAINHA Moda de coro DELGADO (1955 vol.II)

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA [204] VOU-ME EMBORA PRA LISBOA Moda de coro DELGADO (1955 vol.II)

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA. [041] DÁ-ME UMA GOTINHA DE ÁGUA Moda de coro POMBINHO JR.(1953.Jan.-Dez.)

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA. [104] O MENINO JESUS Moda de coro | Religiosa Fonte NAZARÉ (1986)PT/Beja/Cuba/VILA ALVA [002] ADEUS VILA DE VILA-ALVA Moda de coro Col. JROQUEPT/Beja/Cuba/Vila Alva:ALBERGARIADOS FUSOS

[045] ERVA-CIDREIRA Moda de baile Inq. ROQUE 1947

PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA [003] ÁGUA LEVA O REGADOR Moda de baile[?] Inq. ROQUE 1947PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA [007] A ALDEIA DE MARMELAR Moda de baile Inq. ROQUE 1947

Page 387: AO ROMPER DE A BELA AURORA

PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA [017] ARREBOLA A BOLA A BOLA Moda de coro Inq. ROQUE 1947PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA [021] BAGO DE MILHO REDONDINHO Moda de coro POMBINHO JR.

(1947.Jan.-Jun.)PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA [028] CANTE DOS REIS Romance | Religioso Inq. ROQUE 1947PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA [056] EU TENHO UMA LARANJINHA Moda de baile[?] Inq. ROQUE 1947PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA [070] JÁ LÁ VÊM AS CINCO PRETAS Moda de baile[?] Inq. ROQUE 1947PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA [081] O LADRÃO DO MEIO Moda de baile Inq. ROQUE 1947PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA [133] Ò OLIVEIRA DA SERRA Moda de coro[?] Inq. ROQUE 1947PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA [134] AS ONDAS DO MAR SÃO BRANCAS Moda de coro[?] Inq. ROQUE 1947PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA [135] ORA VAMOS TODOS AO RIO MONDEGO Moda de coro Inq. ROQUE 1947PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA [146] PONTE NOVA DO ALGARVE Moda de baile Inq. ROQUE 1947PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA [193] VENHO DA RIBEIRA NOVA Moda de coro[?] Inq. ROQUE 1947PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA [197i

]Ó VIRA NÃO VIRA Moda de coro Inq. ROQUE 1947

PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA [206] A VOSSA CUBA TEM… Versos SILVA (1997): 161-162PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA RUIVAPT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVAPT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

[199i]

Ó VIRGEM SENHORA D’AIRES Moda de coro[?] | Romaria| Religiosa

Inq. ROQUE 1947

PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

[023] A BARRINHA DO MEU LENÇO Moda de baile Inq. ROQUE 1947

PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

[030] FUI À SERRA Moda de baile Inq. ROQUE 1947

PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

[031] VIVA O CAPITÃO MOUZINHO Moda de baile Inq. ROQUE 1947

PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

[037] Ó CIRANDA Ó CIRANDINHA Moda de baile Inq. ROQUE 1947

PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOSPT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVAPT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA

[042] DEBAIXO DA LARANJEIRA Moda de baile Inq. ROQUE 1947

PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

[069] JÁ CÁ TENHO UM CACHENÉ Moda de baile Inq. ROQUE 1947

Page 388: AO ROMPER DE A BELA AURORA

PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

[079] LÁ VAI SERPA LÁ VAI MOURA Moda de baile Inq. ROQUE 1947

PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

[081i]

O LADRÃO DO MEIO Moda de baile Inq. ROQUE 1947

PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

[082i]

LARANJA DA CHINA Moda de baile Inq. ROQUE 1947

PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

[116] Ó MORENA PORQUE NÃO DANÇAS Moda de baile Inq. ROQUE 1947

PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

[127] OLHA A MAGANA DA GATA Moda de baile |Carnavalesca

Inq. ROQUE 1947

PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

[143] O PÉZINHO Moda de baile Inq. ROQUE 1947

PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

[147] Ó PRETA Ó PRETA LÁ DO SERTÃO Moda de baile Inq. ROQUE 1947

PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

[156] Ó RAMA Ó QUE LINDA RAMA Moda de baile Inq. ROQUE 1947

PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

[168] SE FORES A ELVAS Moda de baile Inq. ROQUE 1947

PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

[173] SERRAÇÃO DA VELHA Moda de coro[?] |Charivari

Inq. ROQUE 1947

PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

[197] Ó VIRA NÃO VIRA Moda de baile Inq. ROQUE 1947

PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA [020] AURORA VIVE NA SERRA Moda de baile |Carnavalesca

Inq. ROQUE 1947

PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA [050] EU FUI AO VALE DO FARELO Moda de coro DELGADO (1955 vol.II)

PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA [053] EU JÁ VI AMÉLIA Moda de baile[?] Inq. ROQUE 1947PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA [077] JOSÉ MARQUES LEVANTA A CINTA Moda de baile Inq. ROQUE 1947PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA [078] LÁ VEM O COMBOIO LÁ VEM Moda de baile Inq. ROQUE 1947PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA [082] LARANJA DA CHINA Moda de baile Inq. ROQUE 1947PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA [109i

]Ó MINHA POMBINHA BRANCA Moda de baile Inq. ROQUE 1947

PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA [122] NÃO QUERO QUE VÁS À MONDA Moda de baile Inq. ROQUE 1947PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA [127i

]OLHA A MAGANA DA GATA Moda de baile |

CarnavalescaInq. ROQUE 1947

Page 389: AO ROMPER DE A BELA AURORA

PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA [128] OLHA A NOIVA SE ESTÁ SÉRIA Moda de baile | Boda Inq. ROQUE 1947PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA [177] TEM QUE SER ASSIM Moda de baile Inq. ROQUE 1947PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA [198] Ó VIRGEM MÃE DA REPRESA Moda de baile | Religiosa

| RomariaInq. ROQUE 1947

PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA [199] Ó VIRGEM SENHORA D’AIRES Moda de baile| Romaria |Religiosa

Inq. ROQUE 1947

Page 390: AO ROMPER DE A BELA AURORA

ORDENAÇÃO POR FONTE

FONTE N.º INCIPIT TIPOLOGIA GEOGRAFIACol. J. ROQUE [078i

]LÁ VAI O COMBOIO LÁ VAI Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

Col. J. ROQUE [181] TODA A BELA NOITE EM QUE EU ANDO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBACol. JROQUE [001] ABRE-TE Ó CAMPA SAGRADA Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [002] ADEUS VILA DE VILA-ALVA Moda de coro PT/Beja/Cuba[/VILA ALVA]Col. JROQUE [004] Ó ÁGUIA QUE VAIS TÃO ALTA Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [006i

]A VINDA DO REI A BEJA Moda de coro PT/Beja/CUBA

Col. JROQUE [008] Ó ALDEIA Ó ALDEIA Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [009] ALENTEJO ALENTEJO

[Terra sagrada do pão]Moda de coro PT/Beja/CUBA

Col. JROQUE [010] ALENTEJO ÉS NOSSA TERRA Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [011] O ALMOCREVE Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [014] AO ROMPER DA MADRUGADA

[Ouvem-se os galos cantar]Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

Col. JROQUE [015] AO ROMPER DA BELA AURORA[Sai o pastor da choupana]

Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

Col. JROQUE [016ii]

ONDE VAIS Ó LUÍZINHA Moda de coro PT/Beja/CUBA

Col. JROQUE [018] AURORA TEM UM MENINO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBACol. JROQUE [019] UMA MÃE QUE UM FILHO EMBALA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBACol. JROQUE [020i

i]AURORA VIVE NA SERRA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

Col. JROQUE [022] BALEIZÃO BALEIZÃO Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [023i

]A BARRINHA DO MEU LENÇO Moda de coro PT/Beja/CUBA

Col. JROQUE [024] BATE AS PALMAS MARIANITA Moda de coro PT/Beja/Cuba/CUBACol. JROQUE [025] CABELO ENTRANÇADO Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [027] CAMPONÊS ALENTEJANO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

Page 391: AO ROMPER DE A BELA AURORA

Col. JROQUE [029i]

MODA DA PASSARADA Moda de coro PT/Beja/CUBA

Col. JROQUE [033] CASTELO DE BEJA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBACol. JROQUE [034] CEIFEIRA, LINDA CEIFEIRA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBACol. JROQUE [036I

]CHAMASTE-ME EXTRAVAGANTE Moda de coro PT/Beja/CUBA

Col. JROQUE [038] COM QUE LETRA SE ESCREVE MARIA Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [039] MEU AMOR É BRASILEIRO Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [040] Ó CUBA TERRA BENDITA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBACol. JROQUE [041i

]DÁ-ME UMA GOTINHA D’ÁGUA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

Col. JROQUE [042ii]

DEBAIXO DA LARANJEIRA Moda de coro PT/Beja/CUBA

Col. JROQUE [043] É LINDO NA PRIMAVERA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBACol. JROQUE [044] É TÃO GRANDE O ALENTEJO Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [045i

i]Ó ERVA-CIDREIRA Moda de coro PT/Beja/CUBA

Col. JROQUE [046i]

ESTA É QUE É A MODA QUE A RITACANTAVA

Moda de coro PT/Beja/CUBA

Col. JROQUE [047] ESTÁ UMA NOITE TÃO SERENA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBACol. JROQUE [048] ESTAVA DE ABALADA

[Lá pr’ó meu montinho]Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

Col. JROQUE [049] EU ESTA MANHÃ ACHEI Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [051i

]EU HEI-DE IR COLHER A MARCELA Moda de coro PT/Beja/CUBA

Col. JROQUE [052i]

EU HEI-DE ME IR ASSENTAR[Tirana]

Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

Col. JROQUE [054] EU OUVI MIL VEZES OUVI Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBACol. JROQUE [055] EU PERDI O MEU ANEL Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBACol. JROQUE [057] FERREIRA DO ALENTEJO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBACol. JROQUE [058] FOSTE FOSTE EU BEM SEI QUE FOSTE Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [059] FOSTE-TE GABAR AO PORTO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBACol. JROQUE [061] FUI A UM JARDIM FLORIDO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBACol. JROQUE [064] FUI COLHER UMA ROMÃ Moda de coro PT/Beja/Cuba/cuba:CUBA

Page 392: AO ROMPER DE A BELA AURORA

Col. JROQUE [065] FUI UM DIA A UMA CAÇADA Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [066] FUI-TE VER ‘STAVAS LAVANDO Moda de coro PT/Beja/Cuba/CUBACol. JROQUE [067] O GALO QUANDO CANTA É DIA Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [068] IGREJA DA NOSSA TERRA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBACol. JROQUE [073] JÁ LÁ VEM ROMPENDO A AURORA

[Os campos são um jardim]Moda de coro PT/Beja/CUBA

Col. JROQUE [080] LÁ VAI UMA EMBARCAÇÃO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBACol. JROQUE [085] LEVANTEI-ME UM DIA CEDO

[Era ainda de madrugada]Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

Col. JROQUE [086] LEVANTEI-ME UM DIA CEDO[Para ver o cartaxinho]

Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

Col. JROQUE [087] LEVANTOU-SE O LAVRADOR Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [088] LEVANTOU-SE O POVO INTEIRO

[Para ver a passarada]Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

Col. JROQUE [090i]

LINDA JOVEM ERA PASTORA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

Col. JROQUE [090ii]

MINHA LINDA PASTORINHA Moda de coro PT/Beja/CUBA

Col. JROQUE [091] LINDO RAMO VERDE-ESCURO Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [092] MALMEQUER CRIADO NO CAMPO Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [094] MANJERICO DA JANELA Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [095] MARIA DA CASTANHEIRA Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [096] MARIA DA ROCHA Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [098] MARIANA CAMPANIÇA Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [099] MARIANA ÉS BAIXINHA Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [100] Ó MATILDE LEVANTA A SAIA Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [101] MENINA ‘STÁS À JANELA Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [102] Ó MENINA FLORENTINA Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [105] MEU ALENTEJO QUERIDO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBACol. JROQUE [106] MEU LÍRIO ROXO DO CAMPO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBACol. JROQUE [108] MINHA DOCE JOVENZINHA Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [109i

ii]Ó MINHA POMBINHA BRANCA Moda de coro PT/Beja/CUBA

Col. JROQUE [109i Ó MINHA POMBINHA BRANCA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

Page 393: AO ROMPER DE A BELA AURORA

v]Col. JROQUE [111] MODA DA LAVOURA

[Eu vi no tempo passadoLembra-me o tempo passado]

Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

Col. JROQUE [112] MODA DA TROVOADA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBCol. JROQUE [114] AS MONDADEIRAS CANTANDO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBACol. JROQUE [115] MOREANES ÉS MEU POVO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBACol. JROQUE [117] MORENINHA ALENTEJANA Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [118] MOURA LINDA Moda de coro PT/Beja/CUBA.Col. JROQUE [119i

]MUITO BEM PARECE[Raminho de flores]

Moda de coro PT/Beja/CUBA

Col. JROQUE [120] AS MULATINHAS Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [122i

]NÃO QUERO QUE VÁS À MONDA Moda de coro PT/Beja/CUBA

Col. JROQUE [123] NASCE O SOL NO ALENTEJO Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [124] NO TEMPO DA PRIMAVERA Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [125] NÓS SOMOS TRABALHADORES Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [126] AS NUVENS QUE ANDAM NO AR Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [128i

]OLHA A NOIVA SE VAI LINDA Moda de coro PT/Beja/CUBA

Col. JROQUE [130] OLHA O PASSARINHO Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [132i

]OS OLHOS DA MARIANITA Moda de coro PT/Beja/CUBA

Col. JROQUE [133iii]

OLIVEIRINHA DA SERRA Moda de coro PT/Beja/CUBA

Col. JROQUE [136] OS OLHOS DA MARIANITA Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [137] AO PASSAR DA RIBEIRINHA Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [138] PASSARINHO PRISIONEIRO Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [140i

]Ó PAVÃO LINDO PAVÃO Moda de coro PT/Beja/CUBA

Col. JROQUE [142i]

PELO TOQUE DA VIOLA Moda de coro PT/Beja/CUBA

Col. JROQUE [148] A PRIMEIRA VEZ QUE TE DISSE ADEUS Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [149] QUANDO A NEVE APARECEU Moda de coro PT/Beja/CUBA

Page 394: AO ROMPER DE A BELA AURORA

Col. JROQUE [150] QUANDO ABALEI P’R’ÓS AÇORES Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [151] QUANDO EU OUVI ESTA MODA Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [152] QUE INVEJA TENS TU DAS ROSAS Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [153] O QUE LEVAS NA GARRAFINHA Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [154i

]QUEM HÁ-DE SENHOR QUEM HÁ-DE Moda de coro PT/Beja/CUBA

Col. JROQUE [155] QUINTA-FEIRA DE ASCENSÃO Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [156i

]OH RAMA QUE LINDA RAMA Moda de coro PT/Beja/CUBA

Col. JROQUE [157] REGO ABAIXO REGO ACIMA Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [158] RIBEIRA DO SOL-POSTO Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [159] A RIBEIRA QUANDO ENCHE Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [160i

i]Ó RITA ARREDONDA A SAIA Moda de coro PT/Beja/CUBA

Col. JROQUE [162] AI ROMANA Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [163i

]ROSA BRANCA DESMAIADA Moda de coro PT/Beja/CUBA

Col. JROQUE [165] A ROUPA DO MARINHEIRO Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [166] ROUXINOL REPENICA O CANTE Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [169] SE FORES AO MAR PESCAR

[MargaridaFui ao mar pescar peixinhos]

Moda de coro PT/Beja/CUBA

Col. JROQUE [170] SE TU NÃO FOSSES MARIANA Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [171] SENHORA DO CARMO Moda de coro | Religiosa PT/Beja/CUBACol. JROQUE [172] SENTA-TE AQUI Ó ANTÓNIO

[Ó António lindo António]Moda de coro PT/Beja/CUBA

Col. JROQUE [174] SILVA VERDE NÃO ME PRENDAS Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [175] SOLIDÃO AI DÃ AI DÃO Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [178i

]TENHO PENA, LINDO AMOR, TENHO PENA Moda de coro PT/Beja/CUBA

Col. JROQUE [180] TIRA O CAPOTINHO[?] Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [182] TODA A VIDA FUI PASTOR Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBACol. JROQUE [185] TRIGUEIRA DE RAÇA Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [187] UMA FLOR QUE ABRIU EM MAIO Moda de coro PT/Beja/CUBA

Page 395: AO ROMPER DE A BELA AURORA

Col. JROQUE [188i]

VAI COLHER A SILVA Moda de coro PT/Beja/CUBA

Col. JROQUE [190] VAMOS LÁ SAINDO Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [191] VÁ-SE EMBORA SEU MAROTO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBACol. JROQUE [193i

i]VENHO DA RIBEIRA NOVA Moda de coro PT/Beja/CUBA

Col. JROQUE [194] A VIDA DE UM ALMOCREVE Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [199i

ii]SENHORA D’AIRES Moda de coro PT/Beja/CUBA

Col. JROQUE [201] Ó VIZINHA TEM CÁ LUME Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [202] VOA POMBINHA AVÔA Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [203] VOA POMBINHA AVÔA Moda de coro PT/Beja/CUBACol. JROQUE [204i

]VOU-ME EMBORA P’RA LISBOA Moda de coro PT/Beja/CUBA

Col. JROQUE [205] VOU-ME EMBORA VOU PARTIR[A vida de um marinheiro]

Moda de coro PT/Beja/Cuba

DELGADO (1955 Vol. II [133ii]

Ó OLIVEIRA DA SERRA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 vol.II)

[012i]

AMOR, LÁ VAI BALA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 vol.II)

[016i]

ONDE VÁS, Ó LUISINHA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 vol.II)

[020i]

AURORA VIVE NA SERRA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 vol.II)

[029] CANTIGA DA PASSARADA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 vol.II)

[030i]

CANTIGA DA VIÚVA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 vol.II)

[035I]

CESALTINA, CESALTINA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 vol.II)

[036] EXTRAVAGANTE Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 vol.II)

[042i]

DEBAIXO DA LARANJEIRA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

Page 396: AO ROMPER DE A BELA AURORA

DELGADO (1955 vol.II)

[045i]

Ó ERVA CIDREIRA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 vol.II)

[046] ESTA É QUE ERA A MODA QUE A RITACANTAVA

Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 vol.II)

[050] EU FUI AO VALE DO FARELO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA

DELGADO (1955 vol.II)

[051] EU HEI-DE IR COLHER MARCELA Moda de baile PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 vol.II)

[062] FUI AO JARDIM COLHER TREVO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 vol.II)

[071i]

JÁ LÁ VEM O AVIÃO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 vol.II)

[072] JÁ LÁ VEM ROMPENDO AURORA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 vol.II)

[074] JÁ NAMOREI UMA PRETA Moda de coro |Carnavalesca

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 vol.II)

[076] JÂQUINA, MARIA JÂQUINA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 vol.II)

[083] LARANJA, VERDE LARANJA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 vol.II)

[084] LARANJEIRA, ABAIXA A RAMA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 vol.II)

[093] MAMÃ, ESTÃO BATENDO À PORTA!... Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 vol.II)

[097] MARIA MALVEIRA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 vol.II)

[109ii]

Ó MINHA POMBINHA BRANCA Moda de baile PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 vol.II)

[113] A MODA DO CAPOTINHO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 vol.II)

[121] NÃO ME TOQUES, RAPARIGA, NÃO METOQUES!

Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 vol.II)

[129] OLHA O CARACOL Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 vol. [132] OS OLHOS DA MARIANITA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

Page 397: AO ROMPER DE A BELA AURORA

II)DELGADO (1955 vol.II)

[139] PASSOU, PASSOU, PASSOU… Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 vol.II)

[144] AS POMBINHAS DA CATRINA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 Vol.II)

[145] O POMBO ROLADOR Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 vol.II)

[154] QUEM HÁ-DE, SENHOR, QUEM HÁ-DE Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 vol.II)

[160] Ó RITA, ARREDONDA A SAIA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 vol.II)

[161] Ó RITA, ALEVANTA A SAIA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 vol.II)

[163] ROSA BRANCA, DESMAIADA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 vol.II)

[176] TAMBÉM A LARANJA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 vol.II)

[179] TINHAS-ME TANTA AMIZADE! Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 vol.II)

[183] Ó TOUTINEGRA, NÃO VOLTES CÁ Moda de coro[?] PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 vol.II)

[186] TRISTE VIÙVINHA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 vol.II)

[188] VAI COLHER A SILVA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 vol.II)

[189] VAI, MARINHEIRO, VAI, VAI Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 vol.II)

[192] VENHA MATO GROSSO Moda de coro[?] PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 vol.II)

[193i]

VENHO DA RIBEIRA NOVA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 vol.II)

[195] VILA NOVA DE FERREIRA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 vol.II)

[196] Ó VILA RUIVA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBAPT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA

Page 398: AO ROMPER DE A BELA AURORA

DELGADO (1955 vol.II)

[200] VIVA CUBA, DAS VILAS RAINHA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

DELGADO (1955 vol.II)

[204] VOU-ME EMBORA PRA LISBOA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

Fonte NAZARÉ (1986) [104] O MENINO JESUS Moda de coro | Religiosa PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.Inq. ROQUE 1947 [003] ÁGUA LEVA O REGADOR Moda de baile[?] PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVAInq. ROQUE 1947 [007] A ALDEIA DE MARMELAR Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVAInq. ROQUE 1947 [017] ARREBOLA A BOLA A BOLA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVAInq. ROQUE 1947 [020] AURORA VIVE NA SERRA Moda de baile |

CarnavalescaPT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA

Inq. ROQUE 1947 [023] A BARRINHA DO MEU LENÇO Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

Inq. ROQUE 1947 [026] O CABREIRO Moda de coro[?] PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBAInq. ROQUE 1947 [028] CANTE DOS REIS Romance | Religioso PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVAInq. ROQUE 1947 [030] FUI À SERRA Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA

DOS FUSOSInq. ROQUE 1947 [031] VIVA O CAPITÃO MOUZINHO Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA

DOS FUSOSInq. ROQUE 1947 [035] A MODA DA CESALTINA Moda de baile[?] PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBAInq. ROQUE 1947 [037] Ó CIRANDA Ó CIRANDINHA Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA

DOS FUSOSInq. ROQUE 1947 [042] DEBAIXO DA LARANJEIRA Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA

DOS FUSOSPT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVAPT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA

Inq. ROQUE 1947 [045] ERVA-CIDREIRA Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Alva:ALBERGARIADOS FUSOS

Inq. ROQUE 1947 [053] EU JÁ VI AMÉLIA Moda de baile[?] PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVAInq. ROQUE 1947 [056] EU TENHO UMA LARANJINHA Moda de baile[?] PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVAInq. ROQUE 1947 [060] Ó FRANCISCA Ó FRANCISCA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBAInq. ROQUE 1947 [069] JÁ CÁ TENHO UM CACHENÉ Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA

DOS FUSOSInq. ROQUE 1947 [070] JÁ LÁ VÊM AS CINCO PRETAS Moda de baile[?] PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVAInq. ROQUE 1947 [077] JOSÉ MARQUES LEVANTA A CINTA Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA

Page 399: AO ROMPER DE A BELA AURORA

Inq. ROQUE 1947 [078] LÁ VEM O COMBOIO LÁ VEM Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVAInq. ROQUE 1947 [079] LÁ VAI SERPA LÁ VAI MOURA Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA

DOS FUSOSInq. ROQUE 1947 [081] O LADRÃO DO MEIO Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVAInq. ROQUE 1947 [081i

]O LADRÃO DO MEIO Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA

DOS FUSOSInq. ROQUE 1947 [082] LARANJA DA CHINA Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVAInq. ROQUE 1947 [082i

]LARANJA DA CHINA Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA

DOS FUSOSInq. ROQUE 1947 [103] O MENINO Moda de coro | Religiosa PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBAInq. ROQUE 1947 [109] Ó MINHA POMBINHA BRANCA Moda de coro[?] PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBAInq. ROQUE 1947 [109i

]Ó MINHA POMBINHA BRANCA Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA

Inq. ROQUE 1947 [116] Ó MORENA PORQUE NÃO DANÇAS Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

Inq. ROQUE 1947 [122] NÃO QUERO QUE VÁS À MONDA Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVAInq. ROQUE 1947 [127] OLHA A MAGANA DA GATA Moda de baile |

CarnavalescaPT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

Inq. ROQUE 1947 [127i]

OLHA A MAGANA DA GATA Moda de baile |Carnavalesca

PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA

Inq. ROQUE 1947 [128] OLHA A NOIVA SE ESTÁ SÉRIA Moda de baile | Boda PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVAInq. ROQUE 1947 [133] Ò OLIVEIRA DA SERRA Moda de coro[?] PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVAInq. ROQUE 1947 [134] AS ONDAS DO MAR SÃO BRANCAS Moda de coro[?] PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVAInq. ROQUE 1947 [135] ORA VAMOS TODOS AO RIO MONDEGO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVAInq. ROQUE 1947 [140] Ó PAVÃO Moda de coro[?] PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBAInq. ROQUE 1947 [143] O PÉZINHO Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA

DOS FUSOSInq. ROQUE 1947 [146] PONTE NOVA DO ALGARVE Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVAInq. ROQUE 1947 [147] Ó PRETA Ó PRETA LÁ DO SERTÃO Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA

DOS FUSOSInq. ROQUE 1947 [156] Ó RAMA Ó QUE LINDA RAMA Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA

DOS FUSOSInq. ROQUE 1947 [168] SE FORES A ELVAS Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA

DOS FUSOS

Page 400: AO ROMPER DE A BELA AURORA

Inq. ROQUE 1947 [173] SERRAÇÃO DA VELHA Moda de coro[?] |Charivari

PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

Inq. ROQUE 1947 [177] TEM QUE SER ASSIM Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVAInq. ROQUE 1947 [193] VENHO DA RIBEIRA NOVA Moda de coro[?] PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVAInq. ROQUE 1947 [197] Ó VIRA NÃO VIRA Moda de baile PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIA

DOS FUSOSInq. ROQUE 1947 [197i

]Ó VIRA NÃO VIRA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA

Inq. ROQUE 1947 [198] Ó VIRGEM MÃE DA REPRESA Moda de baile | Religiosa| Romaria

PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA

Inq. ROQUE 1947 [199] Ó VIRGEM SENHORA D’AIRES Moda de baile| Romaria |Religiosa

PT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVA

Inq. ROQUE 1947 [199i]

Ó VIRGEM SENHORA D’AIRES Moda de coro[?] | Romaria| Religiosa

PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA RUIVAPT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:VILA RUIVAPT/Beja/Cuba/Vila Ruiva:ALBERGARIADOS FUSOS

NAZARÉ (1986) [052] A TIRANA Moda de coro | Profana PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBANAZARÉ (1986) [075] A[Á]S JANEIRAS Moda de coro | Religiosa PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBANAZARÉ (1986) [090] A PASTORINHA Moda de coro | Profana PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

NAZARÉ (1986) [119] MUITO BEM PARECE Moda de coro | Profana PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBANAZARÉ (1986) [142] PELO TOQUE DA VIOLA Moda de coro | Profana PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBANAZARÉ (1986) [199i

i]Ó VIRGEM SENHORA D’AIRES Moda de coro | Profana[?] PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

POMBINHO JR.(1947.Jan.-Jun.)

[021] BAGO DE MILHO REDONDINHO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA

POMBINHO JR.(1949.Jul.-Dez.)

[006] AI QUE FESTA!... Moda de coro[?] PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

POMBINHO JR.(1949.Jul.-Dez.)

[012] AMOR LÁ VAI BALA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

POMBINHO JR.(1949.Jul.-Dez.)

[016] AONDE VAIS, Ó LUÌZINHA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

POMBINHO JR.(1949.Jul.-Dez.)

[032] CAPITÃO MOUZINHO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

POMBINHO JR. [071] JÁ LÁ VEM O AVIÃO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

Page 401: AO ROMPER DE A BELA AURORA

(1949.Jul.-Dez.)POMBINHO JR.(1949.Jul.-Dez.)

[107] MEUS SENHORES… Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

POMBINHO JR.(1949.Jul.-Dez.)

[116i]

Ó SERRANA Moda de coro [| debaile(?)]

PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

POMBINHO JR.(1949.Jul.-Dez.)

[133i]

A OLIVEIRA DA SERRA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

POMBINHO JR.(1949.Jul.-Dez.)

[141] A PEDRA DE «ERA» Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

POMBINHO JR.(1949.Jul.-Dez.)

[160i]

Ó ROSA, ARREDONDA A SAIA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

POMBINHO JR.(1953.Jan.-Dez.)

[041] DÁ-ME UMA GOTINHA DE ÁGUA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA.

POMBINHO JR.(1954Jan.Dez.)

[131] OLHA O VERDE GAIO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

POMBINHO JR.(1955.Jan.-Dez.)

[178] TENHO PENA, LINDO AMOR, TENHO PENA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

POMBINHO JR.(1957.Jan.-Dez.)

[129i]

OLHA O CARACOL Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

POMBINHO JR.(1958.Jan.-Dez.)

[005] AI DE MIM TRISTE, TÃO TRISTE Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

POMBINHO JR.(1958.Jan.-Dez.)

[013] Ó ANA, MINHA MARIANA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

POMBINHO JR.(1958.Jan.-Dez.)

[063] FUI AO JARDIM PASSEAR Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

POMBINHO JR.(1958.Jan.-Dez.)

[089] Ó LIMÃO, VERDE LIMÃO Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

POMBINHO JR.(1958.Jan.-Dez.)

[097i]

MARIA MALVEIRA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

POMBINHO JR.(1958.Jan.-Dez.)

[110] Ó MOÇAS, VAMOS À FONTE Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

POMBINHO JR.(1958.Jan.-Dez.)

[164] ROUBEI-TE UM BEIJO, NÃO DIGAS Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

POMBINHO JR.(1958.Jan.-Dez.)

[167] … SANTA MARGARIDA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

Page 402: AO ROMPER DE A BELA AURORA

POMBINHO JR.(1958.Jan.-Dez.)

[184] TRÊS E MEIO PARA A VAQUINHA Moda de coro PT/Beja/Cuba/Cuba:CUBA

SILVA (1997): 161-162 [206] A VOSSA CUBA TEM… Versos PT/Beja/Cuba/Vila Alva:VILA ALVA