Top Banner
Sociedades do antigo oriente
32

Antigo oriente

Dec 19, 2014

Download

Education

Material de apoio para nossas aulas...
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Antigo oriente

Sociedades do antigo oriente

Page 2: Antigo oriente

MESOPOTÂMIA

Page 3: Antigo oriente

EGITO

Page 4: Antigo oriente

MESOPOTÂMIA

Nome GREGO que significa "entre rios" (meso - pótamos) localizado no Oriente Médio, entre os rios Tigre e Eufrates.

Page 5: Antigo oriente

EGITO

Um dos antigos nomes egípcios para o país, Kemet , ou "terra negra" (de kem, "negro"), se origina do solo fértil negro transformado pelas cheias do Nilo.

“O Egito é uma dádiva do Nilo”Heródoto

Page 6: Antigo oriente

FIXAÇÃO

Os primeiros povos (nômades) que chegaram a essas regiões escolheram o local para se fixarem pela proximidade aos rios. Com o tempo e com as condições favoráveis passam de nômades a sedentários.

Page 7: Antigo oriente

DESAFIOS

Tanto egípcios quanto mesopotâmicos tiveram desafios pela frente, pois os períodos de cheia dos rios causavam estragos. Assim, essas civilizações desenvolveram:

Diques; Canais; Barragens; Construções em elevações.

Page 8: Antigo oriente

RELIGIÃO

Page 9: Antigo oriente
Page 10: Antigo oriente

RELIGIÃO

EGITOPoliteístas Crença na vida após a morte; Mumificação servia para que o corpo estivesse preparado para o retorno da alma após o Tribunal de Osíris; cultuavam animais como sagrados; os templos eram construídos com a intenção de serem a habitação dos deuses.

MESOPOTÂMIAPoliteístas Crença em vários deuses com personalidade e atributos humanos; alguns dos relatos bíblicos , como: Gênesis e sobre o Dilúvio, são oriundos dessa civilização;

Page 11: Antigo oriente

POLÍTICAO Faraó era a representação do poder máximo. Considerado como um intermediário entre os deuses e os humanos, escolhia todo o alto escalão do poder egípcio (vizires, nomarcas, chefes militares, religiosos e juízes).

De forma geral, existia a figura do PATESI, que era um líder político, religioso e militar. Uma espécie de Rei. A questão política variava entre os grupos que habitavam a região mesopotâmica.

Page 12: Antigo oriente
Page 13: Antigo oriente

MesopotâmiaSUMÉRIOS / BABILÔNICOS

Os Sumérios são os primeiros ocupantes da Mesopotâmia. A cultura dessa civilização pode ser considerada suméria, pois foram os sumérios que desenvolveram a escrita (cuneiforme), a religião, o sistema jurídico, comercial e científico.Hamurabi foi seu principal representante, unindo os territórios e desenvolvendo o código jurídico que leva seu nome.

ACADIANOS / ASSÍRIOS

Localizados ao norte da região mesopotâmica, tiveram como característica básica a guerra. Principalmente, os assírios desenvolveram a arte da guerra e suas tecnologias (armas de ferro e aro nas rodas). Conseguem efetivar um Império. Exército poderoso, violento e disciplinado subjulgou inúmeros povos do oriente. Seu general mais conhecido foi Assurbanípal (668 a 626 a. C.). Com sua morte o Império cai, em 612 a. C.

Page 14: Antigo oriente
Page 15: Antigo oriente

ECONOMIA

EGITOAgricultura;

O Estado controla todas as atividades e as terras;Camponeses prestam serviços ao Estado nos períodos entressafra; Pesca e Pecuária são

atividades secundárias;e Indústria Extrativa

(pedras, cobre e ouro)

MESOPOTÂMIAAgricultura;

Pesca e Pecuária são atividades secundárias;

Guerras, saques e pilhagens.

Page 16: Antigo oriente

PERSAS

Localizado no local onde hoje vemos o Irã, à margem do Golfo Pérsico.A região era composta por vários clãs rivais entre si. Dentre eles destacavam-se dois: Persas e Medas.Ciro, chefe de um pequeno clã persa, após algumas batalhas consegue em, aproximadamente, 549 a. C. unir todos sob seu comando.

Ciro, o Grande.

Page 17: Antigo oriente

Em menos de 20 anos, Ciro consegue alargar seus territórios e formar um verdadeiro Império. A manutenção desse vasto território se deu através do respeito e da preservação das culturas dos povos vencidos.

IMPÉRIO PERSA

Page 18: Antigo oriente

RELIGIÃO

No início, era politeísta. No entanto, entre os séculos VII e VI a.C., Zoroastro empreendeu uma nova concepção religiosa . Acreditava que o posicionamento religioso do indivíduo consistia na escolha entre o bem e o mal.

Page 19: Antigo oriente

POLÍTICA / ECONOMIA

Assim como no Egito (Nomos – Nomarcas), havia uma nomenclatura específica para as unidades governamentais. Para os Persas, esse nome era Satrápias, que eram governadas pelos Sátrapas. Houve, durante o Império Persa o uso de moedas, padronização de pesos e medidas e consolidação das rotas comerciais.A economia, inicialmente, era baseada na agricultura. Posteriormente, baseou-se nas conquistas territoriais e cobrança de impostos.O Império cai, aproximadamente, em 360 a. C.

Page 20: Antigo oriente

HEBREUS

Os Hebreus são semitas que viviam em tribos nômades, conduzidas por chefes. Eles atravessam a Palestina na época de Hamurabi, penetram no Egito, retornam (Êxodo) à Palestina e instalam-se aí entre os Hititas e os Egípcios.O Êxodo, fuga do povo hebreu da perseguição e da escravidão faraônica no Egito, foi comandado por Moisés.

Page 21: Antigo oriente

HEBREUS

Por volta de 1800 a. C. um pequeno grupo sai da cidade de Ur, na Mesopotâmia, e emigram em direção à Síria. Durante a dominação dos hicsos sobre os egípcios, o pequeno grupo emigra para o Egito. Contudo, quando os hicsos são expulsos do Egito, os hebreus começam a sofrer. Assim, com a necessidade de sair de lá, um líder chamado Moisés teria levado o povo à Terra Prometida (Canaã – Palestina). O longo caminho de volta dura cerca de 40 anos. Moisés não consegue, segundo alguns autores, completar o retorno. Mas, apresenta algo que seria uma evolução para seu tempo: um código ético-religioso conhecido como “os Dez Mandamentos”.

Page 22: Antigo oriente
Page 23: Antigo oriente

HEBREUS

12 Tribos (1500 a 1200 a. C.) Juízes (líderes militares e religiosos) Monarquia Rei Saul, Davi, Salomão construção do Templo de Jerusalém e crescimento econômico morte do Rei Salomão (931 a. C.) crise política e divisão do país.12 Tribos 10 formaram o Reino de Israel, ao norte com a capital Samaria 2 formaram o Reino de Judá, ao sul com a capital Jerusalém.

Page 24: Antigo oriente

HEBREUS722 a. C. o Reino de Israel é destruída pelo Império Assírio (Sargão II) deportação dos hebreus 1ª Diáspora.Um século depois, Nabucodonosor constrói o Império Neobabilônico toma Jerusalém e destrói o Templo Cativeiro da Babilônia Ciro conquista o Império Neobabilônico, dando início ao Império Persa (como falado, Ciro respeita a cultura dos dominados) Ciro autoriza o retorno dos hebreus à Palestina vários povos dominam a região da Palestina Ano 6 a Judéia se torna província romana nova destruição de Jerusalém 2ª Diáspora.

Page 25: Antigo oriente

FENÍCIOS

Localizada ao norte da Palestina, no litoral mediterrâneo. Eram conhecidos também como cananeus. Organizaram-se em Cidades-Estado. Destacam-se: Biblos, Sidon e Tiro.Estimulados por sua localização, desenvolvem a navegação e, através dela, o comércio. Foram os maiores comerciantes do Mediterrâneo. Não formavam colônias, mas entrepostos. Há indícios que os Fenícios chegaram ao Atlântico e à região onde hoje conhecemos por Brasil.

Page 26: Antigo oriente

RELIGIÃO

Politeísta e antropomórfica.

Para aplacar a ira dos deuses sacrificavam-se animais. E, às vezes, realizavam-se terríveis sacrifícios humanos.

Page 27: Antigo oriente

Fenícia - Líbano

Tiro – Patrimônio Cultural da UNESCO

Castelo do Mar - Sídon

Page 28: Antigo oriente

Fenícios

Legado cultural:alfabeto fonético simplificado, com cerca de 22 letras, que inovava em relação a outros sistemas de escrita da antiguidade por basear-se em sinais representando sons, ao invés de sistema de símbolos. Vale ressaltar que a invenção da escrita é atribuida aos Sumérios, uma das mais antigas civilizações mesopotâmicas(4000 a.C-1900 a.C),com o objetivo de registrar as transações comerciais. Os principais destaques da cultura Fenícia foram: cristais transparentes, tecidos (principalmente de púrpura), armas, jóias, objetos de bronze, couro curtido e estatuetas de barro esmaltado.

Page 29: Antigo oriente
Page 30: Antigo oriente

Questão(UEL) “...essencialmente mercadores, exportavam pescado, vinhos, ouro e prata, armas, praticavam a pirataria, e desenvolviam um intenso comércio de escravos no Mediterrâneo..."O texto refere-se a características que identificam, na Antiguidade Oriental, os

a) fenícios.b) hebreus.c) caldeus.d) egípcios.e) persas.

Page 31: Antigo oriente

Questão(UFRS) O soberano dividiu o seu império em províncias, chamadas satrapias, sendo a terra considerada como propriedade real e trabalhada pelas comunidades.

Estas características identificam oa) império dos persas durante o reinado

de Dario.b) império babilônico durante o governo

de Hamurabi.c) antigo império egípcio durante a

dinastia de Quéops.d) reino de Israel sob o comando de

Davi.e) estado espartano durante a vigência

das leis de Dracon.

Page 32: Antigo oriente

Questão(UNESP) Os Estados Teocráticos da Mesopotâmia e do Egito evoluíram acumulando características comuns e peculiaridades culturais. Os Egípcios desenvolveram a prática de embalsamar o corpo humano porque:

a) se opunham ao politeísmo dominante na época.

b) os seus deuses, sempre prontos para castigar os pecadores, desencadearam o dilúvio.

c) depois da morte a alma podia voltar ao corpo mumificado.

d) construíram túmulos, em forma de pirâmides truncadas, erigidos para a eternidade.

e) os camponeses constituíam categoria social inferior.