Top Banner
ANIMAIS DA BÍBLIA Queridos Líderes do Ministério infantil, Preparei este material pensando na maioria das crianças que vão à frente, no momento especial, dentro do Culto Divino, chamado Adoração Infantil: crianças do Rol, Jardim da Infância e Primários. Dar o alimento espiritual à altura dos cordeirinhos do rebanho é um privilégio... Porém, fazê-lo de forma criativa e atrativa é um desafio que devemos enfrentar. Por esta razão, apresento este maravilhoso material para ser utilizado da maneira mais criativa possível. As crianças serão cativadas, pois “Animais da Bíblia” que é o título deste material relata histórias bíblicas muito particulares, onde os protagonistas são animaizinhos. Desta forma, adquirem nova vida, através de histórias já conhecidas... Desta forma, você, querido líder, pode voltar a impactar as mentes infantis, começando a história desde outra perspectiva... Você mesmo se emocionará com “Animais da Bíblia” e captará a atenção dos pequenos, ao longo desse estudo. Apresento três sugestões a serem levadas em consideração, no momento da narração: 1. Levar sempre gravuras, dedoches ou bichos de pelúcia (não caricatura, mas o mais semelhante à realidade). 2. Reproduzir para cada criança a imagem do animal que aparece no final da página, para desenhar e colorir durante o culto. Os maiores podem até escrever a história bíblica ao lado do desenho. Que Deus os abençoe!
95

Animais da Bíblia

Feb 17, 2015

Download

Documents

lucianamihd
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Animais da Bíblia

ANIMAIS DA BÍBLIA

Queridos Líderes do Ministério infantil,

Preparei este material pensando na maioria das crianças que vão à frente, no momento especial, dentro do Culto Divino, chamado Adoração Infantil: crianças do Rol, Jardim da Infância e Primários.

Dar o alimento espiritual à altura dos cordeirinhos do rebanho é um privilégio... Porém, fazê-lo de forma criativa e atrativa é um desafio que devemos enfrentar. Por esta razão, apresento este maravilhoso material para ser utilizado da maneira mais criativa possível.

As crianças serão cativadas, pois “Animais da Bíblia” que é o título deste material relata histórias bíblicas muito particulares, onde os protagonistas são animaizinhos.

Desta forma, adquirem nova vida, através de histórias já conhecidas... Desta forma, você, querido líder, pode voltar a impactar as mentes infantis, começando a história desde outra perspectiva...

Você mesmo se emocionará com “Animais da Bíblia” e captará a atenção dos pequenos, ao longo desse estudo.

Apresento três sugestões a serem levadas em consideração, no momento da narração:

1. Levar sempre gravuras, dedoches ou bichos de pelúcia (não caricatura, mas o mais semelhante à realidade).

2. Reproduzir para cada criança a imagem do animal que aparece no final da página, para desenhar e colorir durante o culto. Os maiores podem até escrever a história bíblica ao lado do desenho.

Que Deus os abençoe!

O DIA EM QUE O LEÃO FICOU SEM LANCHE

Page 2: Animais da Bíblia

BASEADO NA HISTÓRIA DE DANIEL - CAPÍTULO 6

Leve um leão de pelúcia ou uma figura de leão, para contar a história

Como todos sabem, os leões gostam muito de carne. Eles comem uma grande quantidade de alimento de cada vez. Vamos dar o nome ao nosso leão? Que nome vocês acham que seria bom para ele?

O leão da nossa história já estava um bom tempo sem comer. Ele morava dentro de uma caverna subterrânea, desde que fora capturado na selva; e juntamente com ele, muitos outros leões moravam ali.

Cada vez que a porta da caverna era aberta, ele enxergava algumas cabeças curiosas olhando para ele; enxergava a luz do sol e ... Comida que era jogada para alimentá-los. Mas naquele dia, ninguém lhes havia dado nada para comer, por isso ele estava faminto; seu estômago roncava e os outros leões, com certeza, estavam sentindo o mesmo, afinal, eles roncavam bravos uns com os outros. Já era noite, hora de dormir, quando o leão ouviu um barulho lá em cima. Parou perto da abertura da caverna e ficou ouvindo. Havia gente lá em cima, disso ele tinha certeza. Será que finalmente alguém se lembrara de alimentá-los? Oh! De repente, a porta se abriu e viram mais cabeças do que de costume. Sua “comida” estava sendo atirada para baixo.

Mas, sabe o que aconteceu, crianças?

Nenhum leão, nem mesmo o leão da nossa história quis se aproximar do alimento naquela noite. Todos foram dormir de barriga vazia e com muita fome. Mas por quê? Vou contar desde o início.

Há muito tempo atrás, o rei de um país, chamado Babilônia, invadira a nação do povo de Deus e levara muita gente prisioneira. Mais tarde, eles colocaram fogo e destruíram a nação. Dentre os prisioneiros, estava um jovem por nome Daniel.Daniel amava e obedecia a Deus sempre. Além disso, ele era tão amigo de Deus que não passava nenhum dia sem conversarem, através da oração, várias vezes durante o dia.Por isso, Deus o amava também e cuidava dele. Deus lhe dera sabedoria especial, desde que Daniel era apenas um jovem. Desde então, Daniel fora escolhido pelo rei da Babilônia para ser um de seus sábios. Isso queria dizer que todas as vezes que o rei precisasse de algum conselho, pedia ajuda a Daniel.Os anos se passaram e Daniel continuava sendo “o conselheiro preferido” do rei. Por isso, alguns homens maus e invejosos resolveram vigiar Daniel para ver se ele fazia alguma coisa errada e assim, eles o acusariam perante o rei, e este deixaria de apreciá-lo. Mas a idéia não deu certo porque Daniel não fazia nada errado. Então eles vigiaram e vigiaram e descobriram que Daniel era amigo de Deus e que orava três vezes ao dia. Isto os levou a ter uma idéia: Sugeriram ao rei que nenhuma pessoa poderia pedir nada a ninguém, senão unicamente rei durante um mês. O castigo para quem desobedecesse, seria ser jogado na cova dos leões. O rei aprovou a idéia e assinou a lei. Daniel ficou sabendo da decisão, porém ele jamais deixou de falar com seu amigo Jesus, mesmo que isso fosse proibido. Por isso ele foi jogado na cova dos leões.

E sabe por que esse leão e seus companheiros não o comeram, apesar de estarem com muita fome? Porque Deus enviou um anjo que fechou a boca dos leões...

Se você for amigo de Deus, como Daniel, Deus enviará o Seu anjo para cuidar de você, mesmo estando em dificuldades como Daniel naquela noite, lá na cova dos leões.

Quantos querem pedir a Jesus que os ajude a ser sempre Seus amigos?

Oremos agora pedindo isso.

Em seguida, podem voltar aos seus lugares para que desenhem e pintem o leão.

Page 3: Animais da Bíblia

BICHO FALA ?

BASEADO NA HISTÓRIA DE BALAÃO - NÚMEROS 22-24.

(Leve um burrinho de madeira ou de pelúcia, ou uma gravura de um jumento)

Animal fala? Cachorro fala? Gato fala? Elefante fala? E minhoca fala?

Papagaio fala? Não, papagaio não fala, ele apenas repete os sons. Mas hoje vamos lembrar a história de um animal que falou e quando falou, deu uma “repreensão” num homem.

Bem, a jumenta da nossa história pertencia a Balaão. Era um animal forte, como todos os jumentos o são e, além disso, era muito trabalhador. Ele carregava coisas para o seu dono, quando esse precisava de ajuda. Ele também o transportava de um lugar para outro, pois era o único meio de transporte de Balaão, seu dono.

Mas um dia aconteceu algo muito estranho.

O rei dos moabitas enviou alguns mensageiros a Balaão para lhe pedir que os acompanhassem para amaldiçoar, ofender, xingar e enviar pragas contra o povo de Deus. Claro que Balaão se recusou por completo a ir! Como poderia ofender, amaldiçoar em nome de Deus, o próprio povo de Deus!? Porém, dias depois, o rei dos moabitas mandou novos mensageiros e estes disseram a Balaão que se ele fosse, ganharia um grande tesouro. Ganhar dinheiro? Balaão bem que gostaria! Aliás, existe tanta gente que faz qualquer coisa por dinheiro!

E Balaão pensou, pensou e finalmente combinou com eles: “Vou orar a Deus e se Ele deixar, eu irei com vocês amanhã cedo”.

Mas Deus continuava dizendo: “não vá”. De manhã cedo, os moabitas já tinham voltado para suas casas, sem Balaão.

Balaão pensou: “Não posso perder essa grande oportunidade de me tornar rico.” E então, ele pegou a sua jumenta e partiu atrás dos mensageiros do rei de Moabe.

Vocês acham que Deus ficou feliz com a desobediência de Balaão? Claro que não!

Por isso, enquanto Balaão seguia pensando em quanto dinheiro iria receber. De repente, a jumenta saiu do caminho e correu para o campo. Balaão ficou tão bravo que pegou um pedaço de pau e lhe bateu com muita na força.

O animalzinho continuou andando, mas de repente ela se encolheu contra um muro e apertou a perna de Balaão, que gritando muito irado, começou novamente a bater nela.

Então, a jumenta andou poucos passos e como no lugar onde ela estava não dava para fugir, empacou, e deitou no caminho. Balaão, sem entender o que estava acontecendo, desceu do seu lombo e passou a bater nela outra vez.

Então amiguinhos, aconteceu algo fantástico!

A nossa jumenta falou! Ela disse: “por que você está batendo em mim já pela terceira vez?”

Apesar de animal não falar, Balaão estava tão bravo, mas tão bravo que nem percebeu isso e começou a discutir com a jumenta. Então, Deus teve que fazer mais um milagre: abrir os olhos de Balaão.

E sabem o que ele viu? Um anjo com uma espada na mão. Ele percebeu que Deus estava fazendo todo o possível para ajudá-lo a obedecer.

Crianças, hoje com certeza, se vocês desobedecerem, seu cachorro ou gato não irão falar, e vocês não irão ver o seu anjo entristecido. Mas saibam que Deus ainda quer ajudá-los a não pecar. Portanto, quando vocês estiverem para desobedecer, orem e Deus enviará ajuda, para que vocês possam vencer a tentação.

Page 4: Animais da Bíblia

NÃO MINTA !

BASEADO NA NEGAÇÃO DE PEDRO - MARCOS 14: 66-72.

(Leve um galo de pelúcia ou uma gravura.)

Quem sabe imitar um galo? Como ele canta? Bem, eu acho que ele canta assim: “não minta!” Não é mesmo? Vou provar para vocês que foi assim que um galo cantou.

Bem, o animal de nossa história ajudou um homem adulto a lembrar que não é bom mentir. E tudo começou muito antes do nosso personagem entrar em cena.

Muito antes de criar o mundo, Jesus já havia Se oferecido para vir morrer pelo homem, caso surgisse o pecado algum dia. Por isso, quando Adão e Eva desobedeceram a Deus e pecaram, Jesus fez-lhes a promessa de que viria um dia viver entre os homens e morrer por eles. No tempo certo Jesus veio. Ele nasceu como um bebê; cresceu como um menino, assim como o... (cite o nome de um menino da igreja), depois Se tornou um junior como o... (cite o nome), um adolescente como o... (cite o nome) e finalmente um jovem como o... (cite o nome).

Agora já era tempo de Jesus começar Sua Missão de falar de Deus, de Seu amor e de seu interesse em salvar as pessoas de seus pecados. Jesus então convidou doze homens para estarem com Ele, para que aprendessem e depois pudessem continuar ensinando o que Ele ensinava. Havia um entre eles, que parecia ser o melhor discípulo, Pedro. Ele era falante e sempre que Jesus fazia uma pergunta, ele era o primeiro a responder. Além do mais, sempre dizia que amava a Jesus mais que todos os outros. E quando Jesus disse que um deles O trairia, Pedro foi o primeiro a dizer: “Eu não! Jamais irei traí-Lo”.

Porém, quando Jesus estava por ser preso, Ele lhes contou que todos fugiriam e O deixariam sozinho. Pedro imediatamente disse: mesmo que todos te deixem, eu jamais Te deixarei. Pedro era valente e certa vez, ele teve a coragem de andar por sobre as águas do mar, em meio a uma tempestade para se encontrar com Jesus. Mas, por causa de seu orgulho, acabou afundando e teve que ser salvo por Jesus. Quando Jesus estava sendo preso, ele pegou uma espada e quis defendê-Lo, e acabou cortando só a orelha de um dos soldados. Então Jesus teve que colá-la no lugar. Imediatamente, todos os discípulos, cheios de temor, fugiram, inclusive quem? Pedro. Arrependido, ele voltou a acompanhar Jesus, mas... bem de longe. Foi então que ele entrou na casa do sumo sacerdote e viu como maltratavam a Jesus. O coração de Pedro doeu, pois ele O amava. Timidamente, aproximou-se de uma fogueira para se esquentar. Uma das empregadas daquela casa apareceu e olhando a Pedro disse: Você é um dos amigos de Jesus. Assustado, Pedro respondeu: Eu não! Não sei quem é Jesus. Outra mulher também olhou para Pedro e disse que tinha certeza de que ele era um dos amigos de Jesus, pois até mesmo o vira com Jesus. Outra vez Pedro se defendeu dizendo não conhecê-Lo. Pela terceira vez, um homem repetiu que Pedro só podia ser amigo de Jesus, pois falava como Ele.

Agora crianças, para provar que não era amigo de Jesus, Pedro até xingou e falou palavras feias, mentindo.

Então o galo da nossa história entrou em cena e cantou. E parecia que cantava assim: É mentiiiiiiira! É mentiiiiiiira!

Pedro lembrou-se então das palavras de Jesus, olhou para Ele e viu que o Mestre também o estava contemplando. Envergonhado por suas mentiras e traição, ele saiu correndo daquele lugar e chorou amargamente.

Que bom que mais tarde, depois da morte, e ressurreição de Cristo, Pedro pode pedir perdão a Jesus!

Mas crianças, todas as vezes que vocês sentirem desejo de mentir, lembrem-se de Pedro e do canto do galo. Peçamos a Jesus que nos ajude a dizer sempre a verdade!

Page 5: Animais da Bíblia

UM DESFILE DIFERENTE

BASEADO NA HISTÓRIA DA ARCA DE NOÉ - I EM GÊNESIS 6 E 7

(Levar animais pequenos ou máscaras de animais que você conseguir, para que as crianças usem no momento oportuno.)

Quantos de vocês já viram ou participaram de um desfile? Quem normalmente desfila são os soldados, os alunos das escolas, os escoteiros, os desbravadores, os bombeiros e até mesmo os aventureiros. Hoje quero contar para vocês a história de um desfile muito diferente.

Deus estava muito triste porque as pessoas que viviam em nosso mundo eram muito más. Elas matavam umas às outras, brigavam, xingavam, maltratavam os animais e ainda adoravam estátuas. Quase ninguém mais adorava a Deus.

Então Deus resolveu destruir o mundo e todas as pessoas ruins. Deus viu que só havia um só homem bom em toda a terra: Noé e sua família! Deus falou a Noé, dizendo que como Ele iria destruir o mundo e que seria preciso construir uma grande arca para todos os que quisessem poderiam entrar nela e assim serem salvos.

Então, Noé começou a construir a arca. Ele cortou árvores, preparou a madeira e começou a construção. Para que muitas pessoas fossem salvas, a arca tinha que ser bastante grande. E para fazer uma arca assim tão grande, Noé demorou 120 anos!

Finalmente, quando a arca ficou pronta, Noé convidou a todos os habitantes do mundo a entrarem na arca para não morrerem afogadas. E sabem o que aconteceu, crianças? Ninguém quis entrar na arca.

Noé deve ter ficado muito desanimado depois de tanto trabalho! Então aconteceu uma coisa estranha e engraçada. De todos os lados foram aparecendo animais, como num grande desfile; enfileirados de dois em dois, eles foram entrando na arca.

As pessoas ficaram primeiramente assustadas. Mas depois, riram e gargalharam achando que Noé queria montar um zoológico na arca! Mas Noé sabia que era em obediência a Deus que esses animais estavam indo para a arca. Eles preferiam obedecer.

Imaginem, girafas, elefantes, leões, onças, tigres, rinocerontes, hipopótamos, macacos, cobras, veados, ovelhas, lobos, raposas, vacas, bois, camelos, cães, gatos, e tantos outros.

Depois que os animais entraram, Deus fechou a porta da arca. Agora ninguém mais poderia entrar. Continuavam zombando de Noé e da bicharada por uma semana. Depois começou a ventar, a relampaguear, a trovejar e a chuva começou a cair. As águas inundaram e cobriram toda a terra. Só se salvaram os que estavam dentro da arca. Aqueles que escolheram obedecer a Deus: Noé, sua esposa, seus três filhos com suas esposas e... os animais.

Viram só como até os animais são obedientes a Deus? Vale a pena obedecer!

Vamos ser obedientes como Noé, sua família e esses animais? Então, agora cantemos a música de Noé.

Cantar Pam, pam, pam. Na segunda vez eles devem ir “marchando” em direção aos seus lugares, imitando os animais com as máscaras no rosto.

Page 6: Animais da Bíblia

UMA POMBA MUITO ESPERTA

BASEADO NA HISTÓRIA DA ARCA DE NOÉ II - EM GÊNESIS 8:1-19

(Leve a gravura ou uma pomba de verdade ou em EVA)

No sábado passado ouvimos a história dos animais que foram tão obedientes quanto Noé e sua família e por isso entraram na arca e escaparam de morrer nas águas do dilúvio.

Mas não foram apenas os grandes e os pequenos animais que entraram na arca. As aves também obedeceram e ficaram presas, trancadas dentro da arca por um ano e dez dias! Trezentos e setenta e cinco dias! Já pensaram crianças, ficar todo esse tempo sem poder correr, nadar ou voar? Acho que foi difícil para os animais. Acho que todos não viam a hora de poder sair da arca e ganhar a liberdade outra vez.

Noé também queria sair. Por isso, depois que acabou a chuva, ele esperou até que toda a água baixasse e desaparecesse da terra e então resolveu soltar uma ave para ver se já podiam deixar a arca.

E vocês sabem que animal Noé mandou para fazer este trabalho de reconhecimento? Um corvo. Mas o corvo voou, voou, voou indo e voltando até a arca. Se ele soubesse falar, diria a Noé: “ainda tem muita água. Não tem uma árvore sequer.”

Noé esperou mais um tempo e agora resolveu soltar uma pomba e sabe por que uma pomba? Porque ela é uma ave muito esperta! Ela sabe voar longe e encontrar o caminho de volta para casa. É por isso que houve uma época em que se usavam pombas como carteiros. Eram chamados de pombos-correio.

Bem, Noé pensou assim: “talvez bem longe da arca haja terra seca onde possamos viver.” Mas a pombinha voou, voou, voou e voltou. Se ela pudesse falar, talvez dissesse a Noé: “Ainda não dá. Só tem lama, nem consegui um lugarzinho para por os meus pés.”

Noé esperou mais sete dias e mandou a pomba de volta para ver se já tinha terra seca. E essa pombinha esperta voou, voou, voou bem longe. Como era bom poder esticar as asas! Como era bom sair do escuro da arca e voar em direção ao sol! Como era bom sentir o vento, beber água pura dos lagos e comer o verde das árvores! Tudo isso era bom, porém Noé, sua família e os animais também queriam sair da arca para aproveitar o sol, a água, o vento e as plantas.

Então, no final do dia, a pomba pegou uma folha de oliveira novinha em seu bico e voou até a arca, e quem sabe posou no dedo de Noé.

Noé deve ter acariciado a sua cabecinha agradecendo por ela ter mostrado a ele que agora já era seguro deixar a arca.

Noé ainda esperou mais uma semana e soltou a pombinha esperta outra vez. Mas agora ela já não mais voltou. Ela havia encontrado uma árvore e talvez feito o seu ninho. Com isso, ela estava dizendo para Noé: você também já pode morar de novo fora da arca.

Assim como a pombinha esperta ajudou Noé, sua família e os animais, hoje as aves nos ensinam a sermos gratos a Deus.

Crianças, vocês já ouviram como os pássaros cantam louvando a Jesus todas as manhãs e todas as tardes?

Vamos aprender com os pássaros a ser assim gratos a Deus? Cantemos mais e louvemos a Jesus!

Page 7: Animais da Bíblia

UM PEIXE ENJOADO

BASEADO NA HISTÓRIA DE JONAS CAPÍTULO 1

(Leve a figura de um peixe ou um peixe de brinquedo)

Quantos aqui já viajaram de barco? Eu também já passeei de barco. Vocês sentiram enjôo com o balanço do barco?

Vocês acham que os peixes sentem enjôo e vontade de vomitar quando o mar balança suas águas? Claro que não!

Mas hoje quero contar-lhes a história do dia em que o nosso peixe sentiu vontade de vomitar. Que nome daremos ao peixe de nossa história?

A história começa muito antes, no dia em que Deus pediu a Jonas que fosse até uma cidade chamada Nínive para pregar. Deveria advertir-lhes que parassem de fazer coisas erradas e violentas. Pois eles seriam destruídos.

Mas Jonas teve medo. Ele pensou: “Se eu falar para aquelas pessoas deixarem de ser más, talvez elas vão me tratar com raiva e até vão querer me matar!”

Então, em vez de obedecer a Deus, Jonas resolveu desobedecer. Em vez de tomar o barco que ia para Nínive, ele tomou o barco que ia para Társis. Deus em Sua misericórdia, sempre nos guia e cuida de nós; por isso, quando começou aquela forte tempestade e o navio, no qual Jonas estava começou a ser jogado de um lado para o outro,

Deus tinha tudo sob Seu controle.

Os marinheiros assustados começaram a atirar parte da carga ao mar, e quando viram Jonas dormindo, despertaram-no e lhes perguntaram a razão dessa tempestade. Ele explicou tudo e como estava fugindo da presença de Deus. E agora? Jonas disse que deveriam jogá-lo ao mar e a tempestade passaria. Os marinheiros não queriam que Jonas morresse afogado, mas, finalmente, como o navio estava quase afundando, resolveram jogar o profeta ao mar.

Jonas foi logo afundando, afundando, porém foi nesse momento, que Deus enviou um grande peixe que engoliu o profeta. Assim, o teimoso profeta foi salvo de uma morte certa. Enquanto estava dentro da barriga do peixe,

Jonas teve três dias para se arrepender da teimosia e pedir perdão.

Enquanto isso, o pobre peixe passava mal! Nunca sua comida lhe fizera sentir tanto enjôo. Então Deus dirigiu o peixe para a praia. E lá já pertinho da areia, o peixe abriu sua boca enorme e vomitou. Vomitou Jonas...

Ug! Deve ser horrível ser vomitado! Porém, Jonas estava contente! Afinal, ele saíra são e salvo de dentro do peixe.

E agora, sabe qual a primeira coisa que ele fez? Foi à Nínive pregar a mensagem de Deus.

Às vezes, Deus precisa fazer muitas coisas para nos salvar de nossos “enredos”.

Crianças, peçamos a Deus que nos ajude a ser obedientes e assim como Jonas, não precisaremos passar por situações difíceis.

Page 8: Animais da Bíblia

UMA LAGARTA COMILONA

BASEADO NA HISTÓRIA DE JONAS CAPÍTULOS 3 E 4

(Levar a gravura de uma lagarta ou levar, dentro de um vidro, uma lagarta viva sobre uma folha.)

Você já viu uma lagarta? Muita gente chama este animal de verme, mas uma lagarta é muito maior que um verme, podendo chegar até 10 cm. de cumprimento.

A lagarta tem três pares de patas e pelinhos por todo o corpo. Ela mora entre as plantas porque se alimenta delas. A lagarta quando nova, geralmente é negra e caminha sempre do tronco para as extremidades dos galhos em busca de seu alimento que são as folhas.

Quando fica mais velha, sua cor é castanho escuro e, inclusive pode ser confundida com os galhos da árvore, por ser da mesma cor que eles. Quando uma lagarta enxerga uma árvore, começa a devorá-la de baixo para cima, até a última folhinha.

A história de hoje fala de uma linda lagarta. Se vocês desejarem, podemos colocar-lhe um nome.

Um dia a lagarta “.............” encontrou uma linda aboboreira, cheinha de folhas grandes e largas.

Como toda lagarta, ela estava com muito apetite. Que bom seria para ela comer essas folhas suculentas! Por isso, aproximou-se do caule e começou a comer. Comeu, comeu e comeu. Comeu todo o caule e depois, cada uma das folhas da aboboreira.

Porém, aquela aboboreira tinha dono. O dono era Jonas, que estava muito aborrecido.

Jonas estava bravo... furioso! Porque o sol estava batendo na sua cabeça e, como sua aboboreira tinha sido destruída, ele não podia se proteger do sol.

Na aula passada vocês ouviram a história de Jonas, lembram?

Jonas havia se abrigado ali debaixo da aboboreira, depois de haver cumprido a ordem de Deus, de pregar aos habitantes de Nínive.

Ele não cria que isso poderia suceder, então ficou esperando que Deus destruísse a cidade. Isto não aconteceu, pois os ninivitas creram na mensagem do profeta. Jonas esperou e esperou, mas de forma confortável, porque estava protegido do sol pela aboboreira. Porém, da noite para o dia, esta se secou e Jonas muito se aborreceu...

Assim, Deus falou: - “Jonas por que você está tão bravo pela aboboreira?

Não foi você quem a plantou, nem quem a fez crescer. Por outro lado, Eu criei cada um dos moradores da cidade de Nínive e tenho cuidado de cada um deles, assim como cuido de você; por isso Eu os amo, assim como amo você.

Mas você, que nem os conhece e quer que Eu os destrua?”

Jonas deve ter ficado envergonhado por ser mau, invejoso e tão egoísta.

E quanto à lagarta, esta foi usada para ajudar a Deus a ensinar uma grande lição a um profeta mal-humorado.

Deus pode até mesmo usar um animalzinho tão insignificante como uma lagarta para nos ensinar uma grande lição.

Devemos sempre estar atentos.

Page 9: Animais da Bíblia

O DIA EM QUE O CAVALO DERRUBOU SEU CAVALEIRO

BASEADO NA HISTÓRIA DE SAULO - ATOS 9

(Leve a gravura de um cavalo ou um cavalinho de madeira, plástico, etc)

Quantos de vocês já andaram a cavalo? Já repararam como os cavalos andam de modo elegante? Eles podem andar ou trotar e até mesmo correr e saltar com seus cavaleiros. Os cavalos são muito úteis, pois além de transportar homens, podem levar cargas em carroças e pessoas em charretes.

Nos tempos bíblicos, os cavalos iam à guerra. Os homens podiam ir montados ou podiam puxar uma biga, que é uma espécie de carrinho aonde cabem dois homens em pé.

Que nome poderíamos dar ao cavalo de nossa história? (Espere as respostas.)

Bem, não importa. O fato é que houve um dia em que esse fogoso e adestrado animal, perdeu seu cavaleiro numa viagem, em meio à estrada. Mas a história começa antes. Saulo era um homem bastante fiel a Deus. Sua família era fiel, e desde menino ele foi ensinado por professores que amavam a Deus a fazer sempre Sua divina vontade. E esse era o desejo de Saulo. À medida que Saulo crescia, procurava estudar mais as Escrituras, até que se tornou o jovem mais entendido na Bíblia.

Ninguém sabia tanto quanto ele. Quando alguém pensava diferente, Saulo discuta até vencer. Ninguém conseguia ganhar dele.

Como Saulo foi ficando famoso, ele se tornou muito orgulhoso; tão orgulhoso que começou a prender, maltratar e até mesmo a matar aquelas pessoas que pensavam diferente dele.

Um dia, Saulo foi chamado para discutir com um cristão chamado Estevão, e, pela primeira vez, Saulo não conseguiu ganhar. Saulo ficou tão irado, que concordou com seus amigos que decidiram matar Estevão a pedradas. Mas, enquanto Estevão morria, Saulo viu uma luz brilhando no rosto daquele fiel cristão.

Isso o impressionou muito. Como Estevão podia ter o brilho do céu em seu rosto e estar errado, a ponto de merecer a morte? Saulo não sabia responder, e para se esquecer de Estevão, ele foi para uma cidade chamada Damasco com autorização para prender e matar outros cristãos.

Foi montado em seu belo cavalo todo vaidoso, no meio de seus amigos. Que podia Deus fazer para mostrar a Saulo que ele estava errado? Que podia Deus fazer para mostrar a Saulo que os cristãos estavam certos? Deus queria mostrar a Saulo que ele estava entendendo errado tudo o que estudara nas Escrituras.

Então, quando Saulo, todo pomposo, cavalgava em direção à Damasco, Deus falou com ele. Falou com Sua voz clara, dando-lhe uma mensagem que Saulo lembraria para sempre. Estas cenas foram iluminadas com a luz celestial. Saulo caiu do seu cavalo e ao ver o brilho de Deus, ficou cego.

Foi quando Saulo ouviu Deus dizendo: “Saulo você está Me perseguindo ao perseguir e matar os cristãos.” Saulo ficou profundamente surpreso. Não podia crer! Ele pensava que estava agradando a Deus, mas na realidade o Senhor estava triste.

Daquele dia em diante, Saulo se tornou uma nova pessoa. Começou a ensinar as Escrituras com muito amor às pessoas e a contar-lhes que Jesus morreu para salvá-los.

Sabem crianças, Deus nos ama e quer salvar a cada um de nós. Porém, às vezes somos tão teimosos e queremos que a nossa opinião seja a certa, e que todos os demais estejam errados. Cuidado! Recorram sempre à Bíblia para saber qual a opinião de Deus! Senão, um dia, como aconteceu a Saulo, vocês poderão acabar “caindo do cavalo”.

Deus quer que sempre, respondamos com um “está escrito”, como o fez Jesus.

Page 10: Animais da Bíblia

PÁSSAROS DIVIDIAM SEU LANCHE

BASEADO NA HISTÓRIA DE ELIAS - I REIS 17: 1-7

(Levar a figura de um corvo, ou um corvo de EVA, borracha, etc)

Vocês gostam de compartilhar seu lanche na escola? Imaginem que todos os dias vocês tivessem que dividir seu iogurte ou sua maçã, ou seu sanduíche com alguém. Vocês gostariam de comer só metade de sua merenda?

Eu vou contar agora a história de uns pássaros que tiveram que dividir seu lanche por vários dias.

A história começa bem antes, quando o profeta Elias disse para o mau rei Acabe que Deus estava muito triste, pois todo o reino de Israel estava adorando ídolos! Assim que Deus permitiu que uma grande seca acontecesse.

Por três anos não choveu, nem caiu sereno. Toda a grama, árvores e flores secaram; toda a água dos rios e lagos também.

Acabe mandou procurar Elias por toda a parte. Ele queria castigar o profeta, crendo que ele era responsável pelo que lhes acontecia.

Deus protegeu o profeta, guiando-o até um córrego cristalino. Enquanto todos estavam com sede, Elias tinha água fresquinha. Mas só havia água e nada mais. E ele estava sentindo fome.

De repente, Elias viu um bando de corvos voarem por cima da sua cabeça.

O que esses pássaros têm no bico?

A resposta chegou logo em seguida: Comida! Que bom, pensou Elias! E agradeceu a Deus.

No dia seguinte e no outro, e no outro dia também. Cada dia Elias viu os corvos trazendo alimento para ele.

Por que estes pássaros faziam isto?

Porque foi Jesus quem criou aos corvos e foi Jesus quem os usou para alimentar o faminto profeta Elias.

Quando Jesus viveu aqui na terra, disse que é Ele quem dá alimento às aves. Ele também disse que é Ele quem nos dá o alimento a cada dia. Jesus dá saúde ao seu papai, para que trabalhe e traga dinheiro e a mamãe possa comprar o alimento.

E, se algum dia, o alimento faltar em sua casa, lembre-se da história de Elias e peça a Deus que lhe envie alimento.

Com certeza, Jesus poderá enviar uma pessoa para ajudá-lo, assim como Ele enviou os corvos para sustentar Elias.

Page 11: Animais da Bíblia

UM JUMENTO AJUDA A JESUS

BASEADO NA ENTRADA TRIUNFAL DE JESUS - MARCOS 11:1-11

(Leve a gravura de um jumentinho ou um animal de madeira ou plástico)

Vocês conhecem esse animal? Isso mesmo é um jumento. Os jumentos são animais dóceis. São muito fortes e podem levar cargas muito pesadas. Algumas vezes, podem ser teimosos, porém, não o jumentinho da nossa história.

Esse jumentinho estava crescendo ainda. Até então, ele vivia sempre pertinho de sua mamãe, que cuidava dele muito bem, como todas as mamães cuidam de seus filhos... Ele crescia são e forte.

Um dia, enquanto ele e sua mãe pastavam em frente a sua casa, chegaram dois homens estranhos. Eles passaram a mão sobre seu pelo, enquanto o desprendiam da cerca onde estava amarrado. Sua mãe deveria estar bem inquieta. Será que estariam seqüestrando ou roubando seu jumentinho?

Foi então que alguns dos que estavam ali perguntaram o que estava acontecendo. Os discípulos então explicaram como Jesus lhes dissera para fazer: “O Senhor precisa dele, e logo o mandará de volta.” Quando o jumentinho viu Jesus ficou mais feliz ainda por estar assim tão pertinho dEle.

Jesus era bondoso com os animais. Foi então que os amigos de Jesus colocaram alguns panos sobre o animalzinho e Jesus Se assentou sobre ele. Agora, com passos cadenciados começou a trotar.

De repente, ele viu uma grande multidão que se aproximava. O que estaria acontecendo? Só então, o jumentinho da nossa história percebeu que todas aquelas pessoas estavam ali para honrar a Jesus. As crianças agitavam ramos de palmeira e cantavam a Jesus: “Hosana, ao Filho de Davi.” Os adultos estendiam suas túnicas no chão, como um tapete para pisar, enquanto todos cantavam.

Naquele dia, o jumentinho foi devolvido à sua casa, onde sua mãe o esperava. O jumentinho ajudou a transportar Jesus, como era costume fazer com os reis naquela época. Jesus quer ser o Rei de sua vida.

Você também pode louvá-Lo e fazê-Lo conhecido aos outros. Você também pode falar de Jesus aos seus amiguinhos que ainda não são amigos dEle e ensinar-lhes a orar. Você gostaria de servir a Jesus como o jumentinho da nossa história?

Page 12: Animais da Bíblia

A MAMÃE GALINHA E SEUS PINTINHOS

BASEADO NO RELATO DA LAMENTAÇÃO DE JESUS SOBRE JERUSALÉM - MATEUS 23:37-39

(Se você puder, leve um pintinho ou uma galinha com pintinhos, ou uma figura deles)

Você já passou a mão numa galinha? Já teve alguns pintinhos em suas mãos?

Você já viu como os pintinhos estão sempre pertinho da mamãe galinha?

Poderemos chamar de Carijó a grande, elegante e bonita galinha vermelha. Ela botara vários ovos no seu ninho de palha macia. Agora já fazia dias que dona Carijó só deixava o ninho por poucos minutos, e isso só acontecia quando ela ia comer sua ração de milho e beber água.

Depois de vinte e um dias só cuidando de seus ovos, a galinha Carijó ficou muito feliz quando viu seus ovinhos sendo quebrados de dentro para fora. Eram seus pintinhos que estavam saindo do ovo.Quando o último pintinho nasceu, Carijó levou-os bem pertinho de si para um canto seco do galinheiro onde havia muita palha e sabugo de milho onde ela resolveu fazer a sua casa.

Durante o dia, a mamãe galinha andava vagarosamente pelo terreiro em busca de milho quebrado e minhocas para os seus filhotes. À noite, ela os colocava debaixo de si para que pudessem se aquecer e dormir. Quando chovia ou ela pressentia algum perigo, com suas patas empurrava seus pintinhos para o abrigo embaixo de suas asas. Jesus sempre observava como esta galinha cuidava bem de seus pintinhos e nunca Se esqueceu disso.

Vocês se lembram que na semana passada, nós ouvimos a história do dia em que Jesus foi aclamado Rei por uma grande multidão? Enquanto todos estavam felizes imaginando como seria bom ter Jesus como Rei para cuidar deles, Jesus começou a chorar.

Ele chorava e chorava...Então os homens e as mulheres, e até as crianças pararam de cantar e andar e se aproximaram de Jesus para saber o que estava acontecendo.

Eles viram que Jesus olhava para a grande cidade de Jerusalém, a capital do país e chorava. Ele disse: -

“Jerusalém, Jerusalém. Quantas vezes eu quis proteger você como a mãe galinha protege os seus filhotes, mas você não quis...”

Agora as pessoas entenderam porque Jesus estava chorando. Muitas se lembraram que, quando uma cobra ou uma raposa ataca um galinheiro, as mães galinhas, colocam rapidamente seus filhotes entre suas patas e abre bem suas asas para protegê-los dos animais. Entretanto, às vezes, algum pintinho pode se recusar a ficar no abrigo. Às vezes, um ou mais pintinhos fogem da proteção das asas de sua mãe e acabam sendo devorados.

Jesus estava triste porque sabia que muitos moradores da cidade de Jerusalém iriam gritar exigindo a Sua morte. Ele viera para salvá-los do inimigo Satanás, mas eles iriam escolher estar longe dos cuidados de Deus.

Da próxima vez que você encontrar uma galinha e seus pintinhos, lembre-se que só estamos seguros do inimigo, pertinho de Jesus.

Vamos orar pedindo a Jesus que faça com que sintamos o desejo de estar sempre junto dEle, a fim de que não venhamos a correr qualquer perigo.

Page 13: Animais da Bíblia

UM DESFILE DIFERENTE

BASEADO NA HISTÓRIA DA ARCA DE NOÉ - I EM GÊNESIS 6 E 7

(Levar animais pequenos ou máscaras de animais que você conseguir, para que as crianças usem no momento oportuno.)

Quantos de vocês já viram ou participaram de um desfile? Quem normalmente desfila são os soldados, os alunos das escolas, os escoteiros, os desbravadores, os bombeiros e até mesmo os aventureiros. Hoje quero contar para vocês a história de um desfile muito diferente.

Deus estava muito triste porque as pessoas que viviam em nosso mundo eram muito más. Elas matavam umas às outras, brigavam, xingavam, maltratavam os animais e ainda adoravam estátuas. Quase ninguém mais adorava a Deus.

Então Deus resolveu destruir o mundo e todas as pessoas ruins. Deus viu que só havia um só homem bom em toda a terra: Noé e sua família! Deus falou a Noé, dizendo que como Ele iria destruir o mundo e que seria preciso construir uma grande arca para todos os que quisessem poderiam entrar nela e assim serem salvos.

Então, Noé começou a construir a arca. Ele cortou árvores, preparou a madeira e começou a construção. Para que muitas pessoas fossem salvas, a arca tinha que ser bastante grande. E para fazer uma arca assim tão grande, Noé demorou 120 anos!

Finalmente, quando a arca ficou pronta, Noé convidou a todos os habitantes do mundo a entrarem na arca para não morrerem afogadas. E sabem o que aconteceu, crianças? Ninguém quis entrar na arca.

Noé deve ter ficado muito desanimado depois de tanto trabalho! Então aconteceu uma coisa estranha e engraçada. De todos os lados foram aparecendo animais, como num grande desfile; enfileirados de dois em dois, eles foram entrando na arca.

As pessoas ficaram primeiramente assustadas. Mas depois, riram e gargalharam achando que Noé queria montar um zoológico na arca! Mas Noé sabia que era em obediência a Deus que esses animais estavam indo para a arca. Eles preferiam obedecer.

Imaginem, girafas, elefantes, leões, onças, tigres, rinocerontes, hipopótamos, macacos, cobras, veados, ovelhas, lobos, raposas, vacas, bois, camelos, cães, gatos, e tantos outros.

Depois que os animais entraram, Deus fechou a porta da arca. Agora ninguém mais poderia entrar. Continuavam zombando de Noé e da bicharada por uma semana. Depois começou a ventar, a relampaguear, a trovejar e a chuva começou a cair. As águas inundaram e cobriram toda a terra. Só se salvaram os que estavam dentro da arca. Aqueles que escolheram obedecer a Deus: Noé, sua esposa, seus três filhos com suas esposas e... os animais.

Viram só como até os animais são obedientes a Deus? Vale a pena obedecer!

Vamos ser obedientes como Noé, sua família e esses animais? Então, agora cantemos a música de Noé.

Cantar Pam, pam, pam. Na segunda vez eles devem ir “marchando” em direção aos seus lugares, imitando os animais com as máscaras no rosto.

Page 14: Animais da Bíblia

UMA POMBA MUITO ESPERTA

BASEADO NA HISTÓRIA DA ARCA DE NOÉ II EM GÊNESIS 8:1-19

(Leve a gravura ou uma pomba de verdade ou em EVA)

No sábado passado ouvimos a história dos animais que foram tão obedientes quanto Noé e sua família e por isso entraram na arca e escaparam de morrer nas águas do dilúvio.

Mas não foram apenas os grandes e os pequenos animais que entraram na arca. As aves também obedeceram e ficaram presas, trancadas dentro da arca por um ano e dez dias! Trezentos e setenta e cinco dias! Já pensaram crianças, ficar todo esse tempo sem poder correr, nadar ou voar? Acho que foi difícil para os animais. Acho que todos não viam a hora de poder sair da arca e ganhar a liberdade outra vez.

Noé também queria sair. Por isso, depois que acabou a chuva, ele esperou até que toda a água baixasse e desaparecesse da terra e então resolveu soltar uma ave para ver se já podiam deixar a arca.

E vocês sabem que animal Noé mandou para fazer este trabalho de reconhecimento? Um corvo. Mas o corvo voou, voou, voou indo e voltando até a arca. Se ele soubesse falar, diria a Noé: “ainda tem muita água. Não tem uma árvore sequer.”

Noé esperou mais um tempo e agora resolveu soltar uma pomba e sabe por que uma pomba? Porque ela é uma ave muito esperta! Ela sabe voar longe e encontrar o caminho de volta para casa. É por isso que houve uma época em que se usavam pombas como carteiros. Eram chamados de pombos-correio.

Bem, Noé pensou assim: “talvez bem longe da arca haja terra seca onde possamos viver.” Mas a pombinha voou, voou, voou e voltou. Se ela pudesse falar, talvez dissesse a Noé: “Ainda não dá. Só tem lama, nem consegui um lugarzinho para por os meus pés.”

Noé esperou mais sete dias e mandou a pomba de volta para ver se já tinha terra seca. E essa pombinha esperta voou, voou, voou bem longe. Como era bom poder esticar as asas! Como era bom sair do escuro da arca e voar em direção ao sol! Como era bom sentir o vento, beber água pura dos lagos e comer o verde das árvores! Tudo isso era bom, porém Noé, sua família e os animais também queriam sair da arca para aproveitar o sol, a água, o vento e as plantas.

Então, no final do dia, a pomba pegou uma folha de oliveira novinha em seu bico e voou até a arca, e quem sabe posou no dedo de Noé.

Noé deve ter acariciado a sua cabecinha agradecendo por ela ter mostrado a ele que agora já era seguro deixar a arca.

Noé ainda esperou mais uma semana e soltou a pombinha esperta outra vez. Mas agora ela já não mais voltou. Ela havia encontrado uma árvore e talvez feito o seu ninho. Com isso, ela estava dizendo para Noé: você também já pode morar de novo fora da arca.

Assim como a pombinha esperta ajudou Noé, sua família e os animais, hoje as aves nos ensinam a sermos gratos a Deus.

Crianças, vocês já ouviram como os pássaros cantam louvando a Jesus todas as manhãs e todas as tardes?

Vamos aprender com os pássaros a ser assim gratos a Deus? Cantemos mais e louvemos a Jesus!

Page 15: Animais da Bíblia

UM ALMOÇO DIFERENTE

BASEADO NA HISTÓRIA DO IMPOSTO DE PEDRO - MATEUS 22:15-22.

(Leve um peixe de borracha ou uma figura de um peixe e uma moeda de valor.).

Já aconteceu com você alguma vez, sem querer, de engolir alguma coisa diferente? Por exemplo: você estava brincando com um chiclete ou caramelo na boca e sem querer acabou engolindo isso inteirinho?

Algumas crianças pequenas engolem botões, alfinetes e até pequenas moedas.

Certa vez, o peixe de nossa história, enquanto nadava pelo mar, indo de um lado para o outro seguindo outros peixes, passeando por entre as plantas marinhas, e eis que de repente, viu uma coisa brilhando bem no fundo, sobre a areia. O peixe comilão nunca tinha visto nada tão brilhante assim. Um raio de sol estava exatamente sobre aquela coisa, o que a tornava mais brilhante ainda. Por isso, o peixe foi se aproximando, se aproximando cada vez mais e mais. Ele precisava saber que coisa brilhante era aquela!

Tocou com sua boca aquela coisa e sentiu que era diferente de tudo o que já vira antes. Era algo gelado. Uma sensação entranha...

E, talvez só para sentir que sabor tinha, ele a colocou na boca e glub, acabou engolindo aquele estranho objeto brilhante. Foi o lanche mais estranho que um peixe já havia comido.

Logo depois disso, o nosso peixe estava nadando distraidamente, quando viu outra coisa estranha. Era algo assim comprido e se mexia de um lado para o outro. E, como vocês já sabem crianças, ele era muito curioso e foi se aproximando, se aproximando... Ele precisava saber o que era aquilo. Era algo macio e parecia apetitoso, abriu a boca e glub. Quase engoliu. Mas,... havia um anzol escondido atrás da macia minhoquinha e, preso pelo anzol, o peixe foi finalmente fisgado.

Lá em cima, na superfície, um homem o apanhou, abriu bem a sua boca e sabe o que ele viu bem lá no fundo (mostrar) uma moeda.

Pedro, o pescador do nosso peixe, apanhou rapidamente a moeda e correu até o edifício onde se pagava impostos e pagou o seu e o de Jesus.

Pedro estava feliz, pois Jesus havia dito para Pedro que fosse pescar e na pescaria ele ira encontrar dentro do peixe uma moeda de muito valor, de modo que pudessem pagar ambos os impostos; quem sabe, talvez até tenha sobrado troco!

Agora vocês já sabem o que o nosso peixe havia engolido? Isso mesmo, uma moeda para pagar o imposto de Jesus e o imposto de Pedro.

Jesus sabia onde Pedro encontraria a moeda que necessitava. Ele sabia o que o peixe da nossa história havia engolido. Jesus sabe todas as coisas. Por isso crianças, sempre que precisarmos de ajuda, não nos esqueçamos de pedir a Jesus. E, como Ele ajudou a Pedro, terá muita alegria em poder ajudar a você também.

Se o papai ou alguém estiver desempregado, peça a Jesus que mostre onde está o emprego de que necessita, e como Jesus orientou a Pedro, Ele também irá orientá-lo.

Page 16: Animais da Bíblia

PEIXES CAPTURADOS

BASEADO NA HISTÓRIA DA PESCA MARAVILHOSA - LUCAS 5:1-11

(Leve uma rede com peixe de papel ou de borracha)

A nossa história de hoje fala outra vez de peixes. Os peixes são animais que vivem em rios, lagos ou mares.

Algumas espécies andam em grupos, os quais são chamados de cardumes. Eles nadam juntos de um lado para o outro, e geralmente são peixes menores. Por isso andando em grupo, pois assim, fica mais fácil se defender ou escapar quando os peixes maiores querem fazer deles a sua refeição.

Enquanto as baleias são pescadas com arpões, pois são muito grandes e pesadas, os peixes menores são pescados com anzóis ou redes.

Enquanto os arpões e anzóis pescam um peixe de cada vez, as redes pescam muitos peixes; dezenas deles de cada vez. Mas não pense que é fácil pescar peixes. Eles são espertos e por isso, a maioria ao ver uma minhoquinha balançando na água foge para bem longe. Só alguns mais curiosos é que se aproximam e nhac, quando mordem, ficam com a boca presa no anzol, e assim são fisgados.

Os peixes também evitam as redes. Ao ver uma rede, eles nadam para outro lado, por isso, os pescadores pescam com rede à noite, quando os peixes não enxergam a rede e acabam caindo nela.

Porém, em uma noite, os discípulos de Jesus haviam tentado pescar a noite inteirinha e nada. Parecia que os peixes estavam muito espertos naquela noite. Então, já pela manhã, desanimados, eles estavam saindo do barco para voltar para casa, sem alimento para sua família e sem nenhum peixe para que pudessem vender e ganhar algum dinheiro.

Jesus sabia o que estava acontecendo e por isso, ordenou-lhes: “Joguem as redes para o lado direito do barco.” Os discípulos tinham jogado diversas vezes a rede para a direita, e para a esquerda, e para frente e para trás, mas, se Jesus estava mandando, eles obedeceriam.

Durante a noite inteira, enquanto estava escuro tinham tentado pescar, e agora já tinha sol, os peixes veriam a rede e certamente a evitariam, mas, pensaram eles, se Jesus está mandando, é melhor obedecer!

E sabem o que aconteceu? Os peixes pareciam que queriam ser apanhados! Todos se jogaram para dentro da rede, e, foram tantos, mas tantos, que precisaram de dois barcos para arrastar a rede. Os barcos e as redes estavam tão cheios, mas tão cheios que a rede quase se rompeu e os barcos quase afundaram.

Por que isso aconteceu? Porque os discípulos obedeceram à ordem de Jesus. Sabem crianças, tudo o que Jesus nos pede, devemos fazer. E, se obedecermos, tudo dará certo, como aconteceu naquela manhã no lago. Vamos contar essa história cantando?

(Cante com eles: Pedro, André, Tiago e João no barquinho...)

Page 17: Animais da Bíblia

RÃS OBEDIENTES

BASEADA NAS PRAGAS DO EGITO I - ÊXODO 8:1-15

(Leve gravura de sapos ou rãs de borracha ou pelúcia)

Quantos de vocês já viram um sapo bem de pertinho? Normalmente as mulheres têm muito medo de sapos e, principalmente de rãs, porque elas são geladas e nunca se sabe para onde vão saltar, e especialmente as pererecas, que apesar de bem pequeninas fazem um ruído bem grave e alto.

É na primavera que as sapas põem seus ovos envolvidos numa espuma em cima da água. Com o passar do tempo, dos ovos saem os minúsculos girinos e, um tempo depois, eles se transformam em sapinhos. Mas na história de hoje, milhões de sapos se desenvolveram e apareceram repentinamente.

Tudo começou quando Deus apareceu a Moisés, enquanto este cuidava do rebanho de seu sogro, e o enviou para o Egito, a fim de libertar o Seu povo; o povo de Israel que era escravo ali.

Moisés foi falar com Faraó, dizendo-lhe que Deus havia ordenado que Seu povo, os hebreus saíssem do Egito. Faraó, nem deu atenção a Moisés, pelo contrário, disse que não sabia quem era Deus e que não deixaria o povo sair.

Os escravos eram muitos, uns seiscentos mil homens e todos eles, além de suas esposas, trabalhavam muito fazendo tijolos, construindo pirâmides, plantando e colhendo, cuidando do gado e realizando outros serviços mais. Faraó não queria perder esses seus empregados que trabalhavam de graça para ele. Por isso, não quis obedecer a Deus.

No dia seguinte, quando Faraó foi ao rio para tomar seu banho, encontrou-se com Moisés que ao bater na água, essa ficou vermelha como sangue. Agora Faraó não só estava impossibilitado de tomar banho, como também não havia água para beber. Toda a água dos rios, lagoas e até de suas caixas de água estavam como sangue.

Uma semana depois, Moisés foi novamente falar com Faraó. Disse que Deus queria Seu povo livre do Egito. Faraó outra vez não quis obedecer. E então vieram as rãs. E eram tantas, que havia rãs nas camas, rãs nas cadeiras, rãs no quarto, na sala, na cozinha e até em cima dos pães e das panelas.

Eu imagino que só se ouviam gritos das mulheres com medo das rãs. Vocês podem imaginar que coisas estranhas estavam acontecendo no Egito? Faraó não queria obedecer a Deus, mas por outro lado, as espertas rãs foram obedientes.

Sabem, todos os animais são obedientes a Deus. Além disso, os rios, os mares, as árvores e as plantas, também obedecem a Deus. Só os seres humanos que têm a tendência de desobedecer.

Mas vocês são espertos e sabem que vale a pena obedecer e obedecer sempre, não é? Se Faraó obedecesse, não teria ficado sem água, nem teria sido visitado pelas rãs.

Se vocês forem obedientes, não precisarão ficar de castigo ou perder algum privilégio. É melhor obedecer. E Deus espera que vocês obedeçam sempre!

Page 18: Animais da Bíblia

PIOLHOS... QUE COCEIRA!

BASEADA NAS PRAGAS DO EGITO II - ÊXODO 8:16 -19

(Levar a figura de um piolho. Tenha também um pedaço de velcro e um pente fino)

Alguém aqui já teve piolhos?

Você sabia que a gente só pega piolho de alguém que tenha piolho? É por isso que, muitas vezes na escola, as professoras pedem aos pais que olhem a cabeça de seus filhos. Se houver piolho nos cabelos é preciso tirá-los. Os piolhos são muito pequenos eles medem menos de 0,5 mm (mostrar quanto é 5 mm, através da pintura escura num papel branco) e tem o corpo achatado e garras que se agarram firmemente nos cabelos, assim como esse velcro (mostrar).

É por isso que as mães usam um xampu especial para deixar os piolhos tontos e depois passam um pente com dentes bem juntinhos, para poder eliminá-los dos cabelos.Esses xampus secam os ovos dos piolhos, que são chamados de lêndeas. As lêndeas são esbranquiçadas e também ficam grudadinhas no cabelo.

A história bíblica de hoje fala de um dia em que todas as pessoas de um país inteiro tiveram piolho.

Os piolhos estavam dormindo tranquilamente, quando Moisés bateu com seu bordão no chão e sabem o que aconteceu? Todos os piolhos acordaram. E acordaram com muita fome. Eles então começaram a saltar e foram tomando conta de todo o corpo dos homens e também das mulheres.

Alguns piolhos se esconderam no pelo dos animais, como: vacas, bois, cabras, cachorros, gatos, camelos, jumentos.Os piolhos deviam estar felizes, pois nunca haviam tido tantos lugares para se hospedar. Além disso, ali eles tinham muito alimento, afinal era gente e animal que não acabava mais em todo o Egito!E os piolhos pulavam e caminhavam... E quando isso acontecia, as pessoas se coçavam e coçavam tanto suas cabeças e barbas que acabaram ficando com o corpo todo arranhado. Os animais se esfregavam uns nos outros, se esfregavam nos postes que sustentavam as cercas, e se esfregavam nas paredes das casas também, enquanto os piolhos faziam a festa!

Foi então que os mágicos do Egito, se coçando, procuraram Moisés e lhe disseram:

- “Esses piolhos não são de verdade. Nós também podemos fazer uma mágica e mais piolhos vão aparecer.”

Imaginem só, todo mundo já estava cheio de piolhos! Ninguém queria mais piolhos, mas os mágicos insistiram em fazer mais piolhos com as suas mágicas. E sabem por que? Porque eles queriam demonstrar que o Deus de Moisés que enviara todos aqueles piolhos ao Egito, não era Deus poderoso coisa nenhuma!

Mas sabem o que aconteceu? Nada. Eles não conseguiram fazer nenhum piolho com as suas mágicas. Nem piolhos de verdade e nem piolhos de mentira.

Os piolhos de Moisés eram de verdade e para mostrar isso, picaram com mais vontade esses magos, que agora pareciam macacos se coçando sem parar.

Foi então que Moisés orou e os piolhos tiveram que obedecer a Deus e se afastar das pessoas e dos animais do Egito. Essa foi a terceira praga do Egito.

Os piolhos são animaizinhos tão pequenos, mas como incomodam! O que incomoda você? Podem ser coisas pequenas, como um apelido; pode ser sua altura se você é baixinho ou muito grande. Pode ser que você precise usar óculos, palmilhas nos calçados ou aparelhos nos dentes. Você acha que Deus não Se importa?

Claro que sim! E assim como Deus se importou em ajudar os egípcios a se livrarem dos pequeninos piolhos quando reconheceram que Deus é poderoso. Deus está disposto a ajudá-lo, quando você se lembrar de levar a Ele os seus problemas, mesmo que sejam problemas pequeninos.

Page 19: Animais da Bíblia

Vamos agradecer a Deus por querer ajudar-nos sempre!

NUVEM DE MOSCAS

BASEADO NA HISTÓRIA DAS PRAGAS DO EGITO III - ÊXODO 8:20-32

(Leve um vidro com moscas ou então um cartão com moscas coladas nele ou gravuras de moscas.)

Você já viu um enxame de moscas? Geralmente, quando a mamãe está fritando alguma coisa gostosa aparece uma ou mais moscas. Elas também rondam a mesa à procura de alimentos e açúcar. Existem aqueles mosquitinhos pequenos que sempre estão bem perto das frutas e do lixo. É por isso que eles transmitem doenças.

A Bíblia conta a história de um grande enxame de moscas.

Um dia, muitas moscas estavam voando, quando viram uma grande quantidade de casas abertas e resolveram entrar. Elas são milhares e milhares em todo o mundo, mas neste dia, parecia que todas haviam se juntado naquelas casas abertas naquele país chamado Egito.

As mulheres começaram a reclamar e passaram a expulsar as moscas de suas casas, mas elas não queriam sair, afinal, havia tantas coisas boas para se comer ali!Os homens egípcios estavam muito irados porque Moisés havia dito que Deus enviara aquele enxame de moscas até a casa deles.

Elas começaram a nadar nas sopas, nos sucos e nos leites. As moscas decidiram cair dentro das panelas e dos pratos. Assim, as moscas irritaram tanto as pessoas, que o próprio Faraó pediu a Moisés que orasse para que elas fossem embora.

Quando Moisés orou, as moscas abandonaram o Egito e atravessaram o deserto. Como esses insetos só vivem entre 20 e 35 dias, algumas morreram de fome antes de chegar a outras casas, pois não achavam nada para comer.

As moscas foram a quarta praga enviada por Deus para o Egito, porque Faraó não queria obedecer a Deus, nem deixar livre o Seu povo hebreu.

Você sabia que existem 120 mil espécies diferentes de moscas? E nenhuma delas sobrevive nem no pólo sul, nem no pólo norte, por causa do frio.

Se você for frio e indiferente com o pecado, se não usa palavras feias e não guardar pensamentos maus, as moscas do pecado não acharão lugar para pousar em seu coração.

Vamos pedir a Deus que nos ajude a espantar as moscas do pecado de nossa vida.

Page 20: Animais da Bíblia

ANIMAIS DOENTES

BASEADO NA HISTÓRIA DAS PRAGAS DO EGITO IV - ÊXODO 9:1-7

(Leve uma caixinha de primeiros-socorros. Abra-a e mostre para as crianças o seu conteúdo: remédios, seringa descartável, curativos transparentes, termômetro, etc)

Quem gosta de ficar doente? Eu também não gosto.

Você sabia que muitas doenças existem porque não cuidamos bem de nós mesmos? É verdade. Se comermos muito doce, balas, bombons, biscoitos e bebermos muito refrigerante, poderemos, por exemplo, ter cáries, resfriados, gripes, dor de cabeça ou dor de garganta.

Quando dormimos pouco ou dormimos tarde, também podemos adoecer. O mesmo acontece quando nos esquecemos de beber 8 copos de água por dia.

Mas não somente nós que podemos adoecer, nossos animais também podem adoecer, se esquecermos de vaciná-los ou se não lhe dermos ração ou alimento saudável.

A história bíblica de hoje fala do dia em que, tanto as pessoas como os animais ficaram doentes.Era a sexta vez que Moisés ia até o palácio fazer o mesmo pedido a Faraó. Ele dizia:

“deixe os israelitas saírem do Egito para adorar a Deus.” Mas Faraó respondia: “eu não conheço o seu Deus, nem sei se Ele existe e, portanto, não vou deixar nenhum escravo meu sair para lugar algum.”

Naquele dia Deus mandou que Moisés fosse até ao fogo, pegasse muita cinza em suas mãos e as jogasse para cima. Sabe o que parecia? Parecia uma chuva cinza, e aquele pó se esparramou até bem longe.Foi então que as vacas começaram a sentir-se mal. Todos os dias, elas davam 30 litros de leite para o seu dono.

Mas naquele dia, depois que Moisés jogou cinzas, elas começaram a ter muita febre.

As vacas se deitavam no pasto e começavam a olhar para o campo e pedir ajuda. Foi então que vieram outros bois que também estavam doentes. Elas olharam para o pasto ao lado e viram que os cabritos também estavam doentes. Perto da casa do seu dono estava o galinheiro, mas elas viram que o galo que sempre andava empertigado cantando, agora com a cabeça baixa e as galinhas e pintinhos também que todos estavam doentes.A sua última esperança de ajuda era o fazendeiro egípcio, o seu dono. A porta da casa da fazenda se abriu e elas mugiram: “Muuuuuuu,” Mas então elas perceberam que o fazendeiro, sua esposa e filhos estavam todos saindo para ir ao médico, porque também estavam doentes.

E agora? Quem cuidaria de todos eles?

Dias depois, ninguém se sentia mais enfermo. Todos os animais e pessoas estavam bem.

Uma tarde surgiu esta conversação:

- “Foi Moisés, quem nos curou. Ele orou ao seu Deus e sua oração foi atendida. Curou cada pessoa do Egito e também os nossos animais”

Agora, todos sabiam que os animais e as pessoas haviam estado enfermas por causa da teimosia e desobediência de Faraó.

Muita gente hoje também é teimosa. Em sua teimosia não cuidam de seus animais que acabam ficando doentes.

Deus quer que cuidemos de Suas criaturas, até das menores. Portanto, se você encontrar algum animalzinho doente, não deixe de cuidar dele. E cuide bem do seu bichinho de estimação. Como fez com Moisés, Deus quer ajudá-lo a cuidar dos animais.

Vamos orar pedindo a Deus que nos faça sempre bons para os animais.

Page 21: Animais da Bíblia

GAFANHOTOS INTROMETIDOS

BASEADO NA HISTÓRIA DAS PRAGAS DO EGITO V - ÊXODO 10:1-20

(Leve um gafanhoto de verdade ou de borracha ou uma gravura de gafanhoto)

Você já viu um gafanhoto de pertinho? Creio que não.

Você sabia que o gafanhoto é considerado na agricultura uma das piores pragas? E sabe por quê? Porque quando bandos de gafanhotos chegam a uma plantação, podem causar muitos danos em áreas muito grandes.Primeiro, porque andam em bandos e depois porque cada gafanhoto come cada dia a mesma quantidade que o seu peso. Eles devoram as plantações, os pastos e até roupas e móveis.

A história bíblica de hoje conta sobre nuvens de gafanhotos.

Possivelmente, elas estavam voando quando foram tomadas por um forte vento que as empurrou durante um dia e uma noite. Quando o vento parou, elas estavam no Egito.

Havia muitas plantações ali e pararam seu vôo para se deliciarem, comendo e comendo todo o verde que havia. Depois, também entraram nas casas dos egípcios e começaram a comer suas roupas e seus móveis.As mulheres, os homens e até as crianças tentavam tirá-los, mas elas se cansavam porque parecia que cada vez havia mais gafanhotos.

Foi então que se ouviram as pessoas dizendo que elas estavam ali porque Moisés havia orado e Deus mandou um vento. Os gafanhotos eram a oitava praga que estava destruindo o Egito. E realmente fizeram seu trabalho muito bem. Não sobrou nada verde em todo o campo. Não havia mais plantação de trigo, de milho ou qualquer outro alimento, aliás, não deixaram nem grama, por isso não havia mais comida para o gado.

Foi então que Faraó resolveu deixar de ser teimoso. Ele pediu perdão a Deus e prometeu deixar o povo de Israel sair do Egito. Moisés então orou outra vez. E quando ele começou a orar, todos os gafanhotos se prepararam para outra viagem.

Queridas crianças, quando vocês se arrependem das coisas erradas que fazem, Deus pode fazer milagres para que suas orações sejam atendidas. Assim como Deus fez um vento forte livrar os egípcios dos gafanhotos porque Faraó se arrependera, Deus pode ajudá-las quando vocês também se arrependem.

Vocês querem se ajoelhar agora comigo para pedirmos o perdão de Deus e apresentarmos os nossos pedidos a Ele também?

Page 22: Animais da Bíblia

A OVELHINHA AMADA

BASEADO NA PARÁBOLA DA OVELHA PERDIDA - LUCAS 15:3-7.

(Leve uma ovelha de pelúcia e um galho seco onde a ovelha possa ficar presa.)

(Faça o balido de uma ovelha: bé, bé, bé...). Seu nome era Floco de Neve. É a história de uma pequena ovelhinha.

Ela morava junto com sua família: a mamãe ovelha e talvez seus irmãos e muitos outros amigos e parentes.

Mas onde Floco de Neve morava era uma região deserta. Não tinha água, nem grama, só areia. Por isso, logo que o sol aparecia lá no horizonte, o pastor abria a porteira e chamava suas ovelhas. Elas iam saindo uma a uma e faziam uma fila atrás do pastor.

Então eles caminhavam por muito tempo. Subiam e desciam morros, atravessavam estradas e caminhos e, finalmente, quando Floco de Neve não agüentava mais de fome, chegavam numa campina verdinha. O pastor parava e se assentava na grama, enquanto suas ovelhinhas comiam muita grama até a barriga ficar cheia. Então, elas deitavam na relva macia e dormiam felizes ao sol.

Mais tarde, quando acordavam, Floco de Neve e outras ovelhinhas ficavam brincando perto da sombra de uma enorme árvore. Depois comiam bastante outra vez e, no final da tarde o pastor as chamava de novo. Ele as levava até um riachinho onde todas bebiam muita água fresquinha e de lá, voltavam para casa. Quase sempre chegavam quando já estava escurecendo, para dormir no curral.

Um dia, enquanto as ovelhinhas bebiam água para voltar para casa, Floco de Neve, quis conhecer melhor aquele lugar. Ela se afastou só um pouquinho do rebanho e viu um monte. Subiu correndo e lá de cima viu o céu azul, viu as montanhas do outro lado, viu algumas campinas e uma estrada. Ficou só um pouquinho ali e, quando ia descendo, não se lembrava mais qual o caminho. Começou a balir (bé,bé,bé) Mas ninguém a escutava. Rapidamente escureceu e um vento forte e gelado começou a soprar. Floco de Neve estava com medo e procurou um lugar para se abrigar; foi quando escorregou e caiu. Caiu até ficar presa num galho que a machucava. Tinha medo de se mexer e cair mais,... mas seu corpo doía!

Pobre Floco de Neve! Estava perdida, com frio, com medo e não sabia mais voltar para casa. Começou a balir, balir até ficar rouca. Porém, havia ninguém para escutá-la. Ou havia? De repente, no meio do escuro da noite ela viu a fraca luz de um lampião que se aproximava. Sentiu duas mãos puxando-a para cima e alisando seu pelo, abraçando-a e apertando-a contra o peito, enquanto falava-lhe mansamente.

Sabem quem era? Isso mesmo! O pastor. Ao guardar suas ovelhas naquela tardinha, ele sentiu a falta de Floco de Neve. Fechara muito bem a porta do curral e correra de volta procurando sua pequenina ovelha.

Jesus contou esta história e disse que Ele é o Bom Pastor. Por isso, quando você se sentir perdida, quando desobedecer, lembre-se que Jesus, o bom Pastor, ainda a ama e a quer de volta bem pertinho dEle!

Vamos agradecer-Lhe por seu interesse por nós.

Page 23: Animais da Bíblia

O ALMOÇO DAS URSAS

BASEADO NA HISTÓRIA DE ELISEU - II REIS 2

(Levar uma gravura de urso, um ursinho de pelúcia ou um dedoche.)

Quantos de vocês já viram a gravura de um urso? Os ursos são animais enormes. Eles tanto podem andar nas quatro patas, como podem andar em apenas duas. Quando um urso está em pé, nas duas patas, pode ser bem maior do que um homem.

Normalmente os ursos não atacam as pessoas, somente se eles se sentirem ameaçados, mas não podemos dizer que eles são amigos do homem, pois eles são animais ferozes. Os ursos se alimentam de plantas, de mel e de carne.

Vocês sabiam que a Bíblia conta uma história muito triste sobre duas ursas?

Tudo começou quando Eliseu ainda era auxiliar do famoso profeta Elias. Um dia, Elias chamou Eliseu e disse-lhe que ficasse em casa, enquanto ele iria a uma outra cidade. Mas Eliseu não quis ficar sozinho e acompanhou Elias até à cidade. Lá chegando, Elias disse-lhe que esperasse ali, enquanto ele iria para outra cidade.

Mas Eliseu novamente acompanhou Elias. Então o profeta saiu da cidade e enquanto iam andando, subitamente, uma carruagem brilhante como o fogo passou por eles e levou Elias para o céu.

Agora Eliseu ficou sozinho. Tomou a capa de Elias que caíra, enquanto esse subia, e voltou para casa. A todos os que perguntavam por Elias, Eliseu lhes contava o que havia acontecido.

Entretanto, um dia, enquanto Eliseu estava viajando por uma estrada, encontrou-se com um grupo de rapazes e meninos adolescentes.

Quando eles viram Eliseu passando, começaram a rir do profeta e a zombar dele e de sua história. Eliseu era careca, e os rapazes começaram a dizer: “sobe, careca, sobe.”

Que coisa feia estavam fazendo aqueles meninos! Eles estavam duvidando da palavra de Eliseu, o profeta de Deus, dizendo que não acreditavam que Elias tivesse ido para o céu. E mais, zombavam chamando o pastor Eliseu de “careca”.

Deus Se entristece quando somos irreverentes, quando zombamos das coisas sagradas. Não podemos zombar da Bíblia, nem correr, falar ou brincar dentro da igreja.

Deus também não se agrada quando zombamos das pessoas mais velhas do que nós. E, muito menos quando zombamos, criticamos ou falamos mal do pastor.

Ao serem irreverentes e mal educados, Deus se afastou daquele lugar onde estavam os rapazes e, sem a proteção divina, apareceram duas ursas por trás das árvores, as quais obedecendo a Deus castigaram aqueles 42 jovens desobedientes e zombadores.

Não vale a pena ser irreverente. Não vale a pena zombar. Quando agimos como aqueles rapazes, perdemos a proteção e o cuidado de Deus.

Vamos orar pedindo a Jesus que nos faça sempre reverentes na igreja e nas coisas de Deus e que sejamos respeitosos para com as pessoas adultas e também com nossos companheiros.

Page 24: Animais da Bíblia

CABRITOS E OVELHAS

BASEADO NA CENA DA VOLTA DE Cristo - MATEUS 25:31-46

(Mostrar a figura de cabritos e de ovelhas)

Você já viu algum cabrito de verdade?

O cabrito bale ou berra igualzinho a ovelha e ambos comem capim. Os cabritos que moravam onde Jesus vivia, tinham barba comprida, alguns tinham pelo curto e macio e outros tinham pelo áspero. Todos os cabritos teêm chifres curvos ou em forma de espiral, e no lado de dentro, o chifre é afiado e pode até ferir a quem ele atacar.

Você já viu uma ovelha de verdade? É um animalzinho muito dócil e tímido. Ela não sabe se defender e, portanto, depende inteiramente da ajuda do pastor que a leva para comer (pastar) e para beber. É também o pastor quem a defende dos seus inimigos, animais famintos e ferozes, tais como: o lobo, a onça, o leão, etc.

Quando uma ovelha está ferida, morrendo, ela simplesmente se encolhe; não tenta se salvar ou fugir e não berra; apenas chora.

A Bíblia conta uma história interessante sobre as ovelhas e os cabritos.

Um dia, os cabritos estavam saltando livres pelas colinas, pastando ao sol. Alguns deles estava, brigando entre si por causa de uma linda cabra ou porque queriam ocupar o mesmo espaço.Enquanto isso, as ovelhas estavam todas juntinhas, quietinhas, comendo e bebendo e tomando sol.

Foi quando chegou o pastor. Ele chamou ternamente suas ovelhas e todas se levantaram e passaram a segui-lo. Elas sabiam que o pastor as amava e que cuidaria bem delas.

Já os cabritos precisavam ser tocados para seguir obedecendo ao pastor. Então, o pastor disse às suas ovelhinhas:

- “Venham minhas queridas, vamos para casa. Eu preparei uma casa bem bonita e bem novinha para vocês, para que possam viver bem pertinho de mim. Nesse novo lar, vocês viverão tranquilas e em segurança.”

Mas depois o pastor se voltou para os cabritos e percebeu que estes continuavam saltando, comendo, brigando e nem davam atenção ao pastor. Então, ele disse:

- “Como vocês são desobedientes e não atendem às minhas ordens, podem ficar aí mesmo!” E dizendo isso, o pastor foi embora com suas ovelhas.

Você sabia que o pastor desta história é Jesus? E que cada um de nós pode ser cabrito ou ovelha?

Jesus contou esta história para nos ensinar que quando Ele voltar, somente levará para viver com Ele nos céus aquelas pessoas que são obedientes como as ovelhas. Já os briguentos, aqueles que não O obedecem, não viverão com Ele para sempre. Eu quero ser como uma ovelhinha obediente, e você?

Vamos orar, para que Deus nos dê um coração bondoso como o das ovelhas, para que possamos viver no céu, um lugar onde só poderão ir os que aceitam o convite de Jesus.

Page 25: Animais da Bíblia

VACAS FAMINTAS

BASEADO NA HISTÓRIA DO SONHO DE FARAÓ - GÊNESIS 41

(Levar uma vaca de pelúcia ou uma gravura de vaca... Pode também imitar o mugido.)

Que animal é este? (mostrar) Vocês sabiam que as vacas são animais muito úteis para nós, seres humanos?

As vacas nos dão o leite, com o qual podemos fazer iogurte, queijo e manteiga. As vacas nos dão a carne; com sua pele são feitos tapetes e com o couro são feitos sapatos, bolsas e cintos. As vacas ainda podem ajudar a arar a terra e a puxar carroças.

Viu só quanta coisa boa as vacas fazem por nós?

A história bíblica de hoje vai nos contar de uma vaca e suas companheiras.

A vaca de nossa história, que podemos chamá-la .............. (esperar sugestões) Ela viva num país chamado Egito. Ali havia muitos desertos. Estes são lugares muito quentes, onde só tem areia, e, como sabemos, na areia não crescem plantas. Por isso, era muito difícil para um fazendeiro que morasse no deserto, criar suas vacas, porque era difícil encontrar alimento para seus animais. O alimento tinha que vir de fora. Suas vacas quase sempre estavam magras e famintas. Mas as vacas de nossa história não moravam num dos desertos do Egito; elas moravam à beira do Rio Nilo. Esse é o maior rio do mundo e por onde ele passava no Egito, existia alegria.Alegria porque as crianças brincavam à sua margem; as mulheres lavavam suas roupas nele; os homens iam lá para pescar e caçar crocodilos. Além disso, as pessoas até mesmo a princesa do Egito, tomavam banho nas águas do rio Nilo.Os homens plantavam seus cereais e frutas às margens do rio, por isso ali havia muito alimento, já que as plantam cresciam bonitas e fortes.Elas também amavam o rio Nilo, porque podiam beber água ali e tinha muito pasto bom ao seu redor.Mas um dia, as sete bonitas vacas estavam pastando e viram aproximarem-se outras sete vacas que eram feias e magras. Qualquer um podia pensar que elas deviam viver no deserto, pois se viam mui fracas e feias.

E sabe o que aconteceu em seguida? Uma coisa horrorosa! As sete vacas magras estavam com tanta fome, que em vez de comer grama, elas engoliram as vacas bonitas.

É lógico que isso não aconteceu de verdade. Não! Isso foi só um sonho. Um sonho que Faraó teve. E nesse sonho, Faraó viu que, mesmo comendo as vacas gordas, as magras continuavam magras.

Faraó acordou assustado e queria saber o que significava o seu sonho, mas nenhum de seus sábios podia ajudá-lo. Então José, que estava na prisão, foi levado ao palácio e Deus ajudou José a interpretar esse sonho.José disse que haveria sete anos de muita fartura, mas depois viriam sete anos de fome. E a fome seria tanta, que ninguém mais se lembraria do tanto de alimento que tinham comido antes.

José estava na prisão do Egito, porque seus irmãos invejosos o haviam vendido como escravo. Invejosos por quê? Porque seu pai Jacó o amava tanto que o havia presenteado com uma roupa muito especial de muitas cores, tal como as que usavam os príncipes da época.

Mas agora, porque José soube explicar o sonho de Faraó, ele foi feito governador do Egito. E foi assim que, quando veio o tempo da fome, José pode salvar sua família dando-lhes do alimento do Egito que ele mesmo havia mandado guardar para quando viesse o tempo de fome.

Assim como as vacas ajudam os homens dando-lhes alimento, José também ajudou a sua família dando-lhes alimento. Mas José só pode estocar o alimento porque Deus, que fez o sol e a chuva, provesse cereais em abundância para o momento de necessidade.

Você quer agradecer a Jesus porque Ele ainda manda o sol e a chuva, para que tenhamos alimento delicioso a cada dia?

SERPENTE MENTIROSA

Page 26: Animais da Bíblia

BASEADO NA TENTAÇÃO DE EVA - GÊNESIS 3.

(Leve a figura uma serpente.)

Quem de vocês já viu uma serpente de verdade, bem de pertinho?

Vocês sabiam que uma serpente pode viver até 20 anos? Ela nasce com mais ou menos 30 cm (mostrar uma fita ou corda desse tamanho) e algumas, como a jibóia podem atingir 4 m de comprimento (estender um barbante ou corda do tamanho). Mas existe outra cobra, a píton que chega a 6 metros (estique outro barbante ou corda desse tamanho.)

As cobras trocam de pele duas vezes por ano. Essa pode ser bem colorida e brilhante; ela é fria e escorregadia.

Mas o maior problema da serpente é seu veneno. Um grama de veneno (mostrar quanto é isso, através de pintura de uma cor viva numa folha de papel branco) da serpente chamada naja pode matar 150 pessoas!

A história bíblica de hoje é de uma serpente que tinha um veneno mais poderoso do que o veneno da naja.

Vamos dar um nome para a nossa serpente? Que nome daremos? (esperar respostas) Ela era uma linda cobra, com uma aparência brilhante, parecendo ouro polido.Diferente das serpentes que conhecemos, ela não comia sapos, ratos, peixes ou outros animais. A cobra da nossa história gostava de comer frutos.Por isso, estava sempre passando de uma árvore frutífera para outra, saboreando as mais deliciosas frutas. Mas um dia, a linda serpente fez algo muito mal. Ela se aproximou de uma encantadora mulher e começou a conversar com ela.

Opa! Serpentes falam?

Não, não falam, mas naquele dia, essa cobra falou! É que Satanás falou através dela. E sabe com quem a serpente estava falando? Sabe quem era aquela linda mulher? Era Eva. Aquilo que a cobra falou para Eva era muito mais perigoso que veneno de serpente. Ela disse que se Eva comesse do fruto daquela árvore onde ela estava, ficaria muito mais inteligente do que era e, chegaria a ser igual a Deus.Eva ficou muito tentada com as palavras da serpente. Ela nunca havia visto uma serpente falar e por isso pensou que realmente era aquele animal quem estava falando. Eva pensou que o fruto deveria ser muito especial. A serpente deu um fruto para Eva e ela o comeu. Depois, Eva levou daquele fruto para o seu esposo Adão e ele também o comeu.

Sabem crianças, o veneno da serpente era tão poderoso que não só Adão e Eva morreram, mas cada pessoa que nasce em nosso mundo, também morre.

Sabe que veneno era o da serpente? A mentira. A cobra disse a Eva que ela poderia desobedecer a Deus e que isso não lhe traria nenhum problema.

Mas Deus dissera: Se vocês comerem dessa árvore, vão morrer. A serpente disse: “vocês não vão morrer.”

Quem dissera a verdade?

Crianças, o mesmo veneno que Satanás colocou na boca da cobra - a mentira pode estar na boca de qualquer pessoa. Quando você não diz a verdade, quando mente ou engana as pessoas, é veneno de serpente que tem na sua boca.E sabe de uma coisa? Quem mente não poderá viver com Jesus, pois Ele odeia a mentira que causou a morte de Seus filhos.Eu quero só dizer a verdade, e você?Vamos orar a Deus pedindo que nos ajude a dizer sempre e somente a verdade.

Page 27: Animais da Bíblia

O RAPAZ QUE COMEU COM OS PORCOS

BASEADO NA PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO - LUCAS 15:11-32

(Leve uma gravura ou um porquinho de louça ou de pelúcia)

Quem de vocês já viu um porco de perto? Que ruído ele faz? Podem imitá-lo?

Um porco pode viver até 20 anos! Alguns são pequeninos, mas outros podem medir até 1,50m.

Existem porcos de cor preta, marrom claro e rosado. A história bíblica de hoje conta sobre um porquinho. Que nome daremos a ele?

Pois bem, ele morava numa fazenda, onde havia um grande cercado em que ele vivia com outros porcos.

Todos os dias alguém ia até a cerca do chiqueiro e despejava alguns baldes com restos de legumes, de verduras, de comida dos donos e alguns grãos.

Quando a comida chegava, todos os porcos se apertavam inclusive o porquinho, para comer o máximo que podiam.

Hummm, o porco gostava muito de comer, por isso ele era bem gordinho e roliço! Sua mamãe sempre lhe dizia que se ele continuasse comendo assim, chegaria a pesar 100 quilos!

Um dia, ele percebeu que o fazendeiro havia contratado um novo empregado. O porquinho viu que quem levava a comida para ele e os demais agora, era um rapaz de boa aparência. Ele não tinha cara de gente acostumada ao trabalho, pois o jovem tinha dificuldade para levantar os baldes pesados de comida.

Um dia, apesar do cheiro forte de comida estragada que vinha dos baldes, o rapaz jogou aquela lavagem para os animais e continuou ali. E sabe que mais fez? Ele entrou no horrível chiqueiro e ali o porquinho viu o rapaz levar as mãos cheias de comida à boca. Essa comida era de porcos!! E não para um rapaz, porém ele não comeu. Em vez de comer, começou a chorar e a clamar. Sabem o que ele dizia?

O rapaz falava do seu arrependimento, por ter se separado de seu pai e por haver deixado sua casa para ir para longe divertir-se, gastando toda a sua herança. Ele disse que no começo arranjara muitos... muitos amigos que o ajudaram a gastar todo o dinheiro. Mas agora, ali estava ele completamente sozinho! Todos os amigos tinham desaparecido, quando viram que ele já não tinha mais nenhum centavo. E agora estava com tanta fome!

Pobre rapaz! Porém, que alegria foi quando o jovem decidiu e disse: “Vou voltar para casa. Vou pedir desculpas ao meu pai.”

Assim, com as palavras ainda na boca, saiu correndo. Dias depois, desde aquele momento, nosso porquinho não o viu nunca mais. Sabem por quê? Porque o jovem foi recebido por seu pai em sua casa. Seu pai o abraçou, deu-lhe roupas novas e fez uma festa de boas-vindas para ele. Agora o rapaz estava feliz novamente.

Quando Jesus contou esta história, disse que mesmo que sejamos teimosos, desobedientes e ingratos para com Deus, Ele, que é nosso Pai, ainda nos perdoa, espera e nos recebe com os braços abertos.

Vamos agradecer a Deus por Seu grande amor e perdão. Ore com eles.

Agora vocês vão voltar para junto de seus pais e abraçá-los para lhes agradecer pelo seu lar e pelos cuidados que eles têm com vocês.

Page 28: Animais da Bíblia

AS CORÇAS PROCURAM PELAS ÁGUAS

BASEADO NO SALMO 42:1

(Levar uma gravura ou um veadinho de material concreto)

Quem já foi a um Jardim Zoológico e viu uma corça ou um veadinho?

A corça é um animalzinho pequeno que mede mais ou menos um metro de altura (mostrar o tamanho). A corça pesa entre 18 a 29 quilos. Isto quer dizer que o ____________ (nome da criança) é mais leve que uma corça.

Hoje quero lhes contar a história de uma corça. Quem nome podemos dar-lhe? Vamos chamá-la de Veloz.

Ela era uma corça fêmea, por isso não tinha chifres. Já seu pai e seus irmãos tinham chifres em forma de galhos pontiagudos. Quando eles brigam, sempre acabam se machucado. No outono, os chifres caem, mas tornam a crescer na primavera.

Veloz, como todas as corças era um animalzinho arisco e medroso e vivia sozinha agora que havia crescido. Todos os dias, Veloz acordava assim que o sol nascia e já saía à procura de alimento. Comia folhas, brotos, cascas de árvores e plantas cultivadas. Por isso, quando ouvia algum ruído enquanto estava comendo, ela saía correndo e saltando muito alto.

Um dia, fazia bastante calor e Veloz estava com muita sede, pois caminhava por um lugar seco, já que os veados estão sempre se mudando de um lugar para o outro.

Veloz começou a levantar o focinho, pois toda corça consegue sentir o cheiro de água, mesmo a quilômetros de distância. Ela cheirava o ar e depois cheirava a terra. Se houvesse água, ainda que embaixo da terra, ela a encontraria.

Em sua sede, a pequena corça começa a correr desesperada gritando, saltando, buscando e farejando. Até que finalmente ela descobriu onde havia um pequeno riacho. Ali, ela mergulhou seu focinho e começou a beber água, muita água!Como é gostoso beber água quando se tem sede! Como é gostoso molhar a cabeça, os pés e os braços na água fresquinha!

Um dia, Davi, o pastorzinho de ovelhas, estava observando uma corça como Veloz e ele cantou docemente assim: “como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por Ti, ó Deus, suspira a minha alma.” Salmo 42:1 Sabe o que as corças ensinaram para o pastorzinho Davi? Que devemos procurar a Deus com toda a vontade, assim como a corça Veloz busca desesperada a água, gritando, saltando e farejando. Vocês decidem assim com tanta determinação ir à igreja? Estudar a lição da Escola Sabatina? Participar dos cultos em casa? Oram?

Se nós buscarmos a Deus com tanto desejo, como a corça buscava água, vamos achá-Lo e seremos muito mais felizes na Sua companhia. Oremos a Jesus pedindo que nos faça sentir mais desejo de ouvi-Lo e falar sobre Ele.

Page 29: Animais da Bíblia

FORMIGAS TRABALHADORAS

BASEADO EM PROVÉRBIOS. 6:6-8

(Levar gravuras de formigas ou levá-las dentro de um vidro)

Na sua casa tem formigas? (Permita respostas)

Mesmo que onde você mora não tenha formigas, você já viu algumas delas. Elas aparecem bem depressa na mesa ou na pia da cozinha, quando encontram alguma coisa doce, como: suco, pudim, bolo, pirulito, etc. Com certeza, você já viu uma carreira de formigas caminhando no jardim ou em qualquer gramado.

A formiga da nossa história poderia chama-se................... (permita resposta), uma formiguinha operária. Vamos chamá-la Fifi.

Fifi estava sempre muito ocupada. Todos os dias, na primavera, no verão e no outono ela acordava bem cedinho e saía à procura de alimento para armazenar na despensa do formigueiro.

Quando ela encontrava sementes, restos de vegetais ou outros alimentos, avisava às demais formigas operárias, assim como Fifi, onde estavam estes alimentos, e todas iam correndo para aquele lugar em busca da comida.

Elas usavam suas antenas para descobrir onde estava o alimento, porque é assim que sentem o cheiro. Hummm, que cheirinho de folhas verdinhas!

Ao encontrar a folha ou outros alimentos, a formiga coloca-os sobre suas costas e caminha vagarosamente até ao formigueiro. Ela é bem pequena e mede só um centímetro, (mostrar um centímetro, através de um risco grosso numa folha de papel branco) mas é um animalzinho muito forte. Ela não desanima quando vê um pedaço grande de pão ou uma folha bem maior que ela, pois ergue com dificuldade o alimento muito maior que o seu tamanho e vai caminhando e “suando” até o formigueiro.

Lá no formigueiro onde Fifi vive, moram outras formigas que não são operárias como ela; estas são formigas que trabalham dentro do formigueiro, cuidando das formiguinhas bebê.

Fifi é amiga das outras formigas, as chamadas sentinelas que são as guardiãs ou seguranças. As formigas sentinelas cuidam para que nenhum intruso entre no formigueiro.

Um dia Fifi viu um menino correndo pelo gramado. Ela viu quando o menino pisou bem em cima da porta do formigueiro, e viu que as formigas sentinelas correram até o pé do menino e começaram a picá-lo.Ela ouviu o menino gritando e coçando seu pezinho. E também o viu sair correndo e foi brincar bem longe dali. Fifi viu que as pobres formigas sentinelas tiveram muito trabalho para arrumar de novo a entrada de sua casa que ficara toda destruída!

É por isso que as formigas sentinelas soltam um líquido ácido quando picam, para espantar os intrusos.Todas as formigas do formigueiro são filhas da formiga rainha que no dia do seu casamento botou muitos ovinhos.

Fifi se sente segura em seu formigueiro, porque ali é lugar onde todas as formigas trabalham. Não há espaço para ninguém preguiçoso, por isso, quando chove ou quando chega o inverno e não se acha nada verdinho para comer, há muita comida gostosa guardada no formigueiro e então, todas as formigas podem descansar e comer.Acho que o rei Salomão conhecia alguma tatatatatatatataravó de dona Fifi. E Salomão ficou observando como as formigas são trabalhadoras. Por isso, ele escreveu: “preguiçoso, aprenda uma lição com as formigas!” (Prov. 6:6 BLH)

Por isso criança, se você tem preguiça de ajudar a mamãe, se você não gosta de arrumar sua cama, de guardar seus brinquedos, lembre-se de Fifi e seu formigueiro. Pense como Deus foi sábio ao criar as formigas também para nos ensinar a sermos trabalhadores, assim como elas!

Page 30: Animais da Bíblia

Vamos orar pedindo a Jesus que nos ajude a sermos formiguinhas trabalhadoras como Fifi.

Page 31: Animais da Bíblia

QUEM DÁ ALIMENTO ÀS AVES?

BASEADO EM MATEUS 6:26

(Leve a figura de um beija-flor e um bebedouro de aves, explique para que serve e desafie as crianças a terem um desses em casa para que vejam essa pequena ave mais de perto.)

Colorido é um lindo pássaro beija-flor, bem pequenino: ele mede só 6 cm (mostrar o tamanho com um pedaço de fita colorida), por isso é um dos maiores que existem da espécie.

Podemos chamá-lo de Colorido. Ele recebeu este nome porque suas penas têm as cores: lilás, roxo, branco e preto, mas em volta de seu pescoço branco, ele tem um círculo lilás e verde. Colorido e os demais beija-flores têm asas de cor cintilante.

Ainda está escuro, mas da árvore onde ele vive, a cada manhã ele desperta com o canto de algumas outras aves, que anunciam que o dia já está chegando.

Ao amanhecer todas as aves cantam e Colorido canta junto. Depois ele sai voando em busca de seu alimento preferido: néctar das flores.

Ele voa muito rápido, mas tão rápido que chega a bater as asas de 70 a 80 vezes por segundo. Tentemos imitar o bater de suas asas...

Colorido voa tão rápido que consegue ficar parado no ar; algo que só os beija-flores conseguem fazer. E ele faz mais ainda, voa para trás.

Como Colorido tem olhos aguçados, pode enxergar as flores de onde ele tira o néctar e pode, ainda à distância, sentir seu perfume.

Ao chegar diante de uma flor, Colorido coloca seu bico dentro da flor e com a língua em forma de garfo de dois dentes apenas, retira o gostoso e docinho néctar da flor.

Quando não é tempo de flores e Colorido não acha seu alimento preferido, ele come moscas, aranhas e formigas. No final do dia, Colorido já está de volta à sua árvore, unindo-se aos demais pássaros para cantar.Você sabe por que os pássaros cantam todas as manhãs, todas as tardes e muitas vezes durante o dia? Porque agradecem a Deus pelo Seu cuidado.

Jesus falou sobre os passarinhos como Colorido, e disse: “Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos?” (Mateus 6:26 BLH)

E vocês já agradeceram hoje a Jesus pelo cuidado? Estamos vivos hoje, porque Jesus nos deu vida. Estamos felizes e sorrindo porque não estamos doentes. Não estamos doentes porque Jesus nos deu saúde.

Temos uma casa, um pai e uma mãe, alguns têm irmãos, outros têm irmãs. Temos a nossa igreja, os nossos amigos e a nossa comidinha a cada dia.

Jesus cuida dos passarinhos bem pequeninos como o Colorido e se Jesus Se preocupa com um passarinho tão pequenino, você acha que Ele vai deixar de cuidar de você? Nunca!

Então vamos fazer como Colorido e os demais passarinhos, vamos louvar a Jesus todos os dias, várias vezes durante o dia. Agora vamos cantar louvando a Deus através da música: “Os passarinhos voam, voam, voam. Os passarinhos voam. Dizem “Deus é amor.”

Page 32: Animais da Bíblia

SOMOS VALIOSOS ?

BASEADO EM MATEUS 10:29

(Leve a figura de um pardal.)

O pardal é uma ave muito folgada. Ele e os outros pardais passam boa parte do dia dependurados nos fios de energia elétrica, próximo ao ninho, observando tudo o que acontece ao redor.

Depois, ele voa até o beiral do telhado de uma casa, de onde pode descer para comer as migalhas que são sacudidas das toalhas das mesas.

Os pardais não são muito bem vistos pelos homens. E sabe por quê?

Porque, mal o agricultor acaba de semear, toda a família de pardais voa até a plantação para comer as sementes e por isso, sempre tem que ter alguém cuidando das plantações para impedir que os pardais acabem com ela.

Mas essas aves não têm medo dos homens de mentira. Sabe quem são estes homens de mentira? São os espantalhos feitos de cabos de vassoura e palha e são vestidos com calças, camisas e chapéus. Os pardais não temem os espantalhos e até se assentam sobre seus longos braços ou em seu chapéu, desafiando assim o agricultor.

Os pardais são chamados de ratos do céu, porque eles não são bons.

O pardal fica à espreita dos ninhos das outras aves. Quando a mãe passarinho se afasta para buscar alimento, o pardal voa até esse ninho e bica a cabeça dos filhotes até que estes caiam dos ninhos para então o pardal se apossar do lugar.

Pobres filhotes, quando a mamãe chega fica desesperada à procura de seus filhotes que caíram lá de cima da árvore.

É por isso que os homens procuram se livrar dos pardais. Eles colocam veneno nas plantações, armam arapucas e às vezes até atiram neles.

Mas vocês sabiam que nenhum pardal morre por acaso? Foi Jesus quem disse isto! E sabem o que Ele queria dizer com isso? Que se Ele cuida até mesmo desses passarinhos feios, que nem sabem cantar e que são malvados imaginem o quanto Deus cuida de vocês! Quanto Jesus os ama!

Por isso eu quero convidá-los a agradecer a Jesus por Seu amor e cuidado por nós.

Page 33: Animais da Bíblia

CACHORRINHOS DEBAIXO DA MESA

BASEADO EM MATEUS 15:27

(Leve algumas figuras de cães ou cães de pelúcia)

Nesta história temos dois ou mais cãezinhos que talvez fossem do mesmo dono. Eles não eram de raça. Que nomes são comuns entre os cães? Todos os dias eles saíam para passear com seus donos e as crianças da aldeia. Esses animaizinhos corriam à frente das crianças e ao serem chamadas pelos seus nomes, voltavam correndo com a língua de fora e movendo a cauda.

Eles gostavam de brincar com as crianças, assim quando as crianças corriam, eles corriam juntos.

Mas a vida dos cãezinhos não era somente brincadeira. Eles também cuidavam da casa. Se um estranho aparecesse no portão, a família era alertada pelos latidos nervosos dos cães.

Uma vez por semana seus donos enchiam uma bacia com água e sabão e davam um bom banho em seus cãezinhos. Eles bem que tentavam escapar, mas as crianças corriam atrás deles e os traziam de volta. Depois do banho, os cães se sacudiam bastante até que toda a água do pelo desaparecesse.

O que vinha depois era o melhor, pois recebiam um prato grande de comida e água limpa.

Mesmo estando bem alimentados, esses cães gostavam de se esconder debaixo da mesa da cozinha na hora do almoço. Sim, porque enquanto as crianças comiam sempre caía um pouco de alimento e eles enchiam a barriga daquelas sobras.

Acho que Jesus estava observando os cães ao comerem as migalhas que caíam da mesa. Por isso, num dia em que Jesus Se encontrou com uma mulher que não pertencia ao povo de Deus, Jesus Se lembrou desta cena. A mulher estava muito angustiada porque ela só tinha uma única filha e a menina estava muito doente. Tão doente que todos pensavam que ela morreria.

Ao ver Jesus, disse a mãe: - “Por favor, Jesus, me socorra! Minha filha está muito doente!”

Em vez de acompanhar a mulher para ver a menina, Jesus apenas disse: “Não posso ajudá-la porque você não faz parte do povo de Deus e os pais não tiram a comida de seus filhos para dar para os cachorros.”

Então, a mulher respondeu imediatamente: “É verdade, Jesus. Mas os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos filhos. O Senhor não tem alguma migalha de atenção e cura para a minha filhinha?”

Jesus não estava ofendendo aquela mulher com Suas palavras. Ele apenas estava falando aquilo que era o pensamento das pessoas que O ouviam. Elas pensavam que Jesus só podia ajudar quem era judeu porque Jesus era judeu. Em outras palavras, Jesus somente deveria ajudar as pessoas da sua raça, da sua família.

Assim como hoje há pessoas que pensam que Jesus só pode abençoar quem freqüenta a nossa igreja, quem é da sua família ou seus amigos.

Mas a mulher estava ajudando Jesus a nos mostrar que Ele ama a todas as pessoas do mundo e está disposto a ajudar a qualquer um que tenha fé nEle!

Jesus deve ter ficado feliz ao ouvir as palavras daquela mulher porque Jesus conhecia bem seus cãezinhos e Ele sempre os via debaixo da mesa na hora da refeição! Certamente, Jesus curou a filha daquela senhora chamada na Bíblia de mulher cananéia, atendendo o seu pedido.

Assim como Jesus curou a menina, ouvindo o pedido daquela mãe, Ele também ouve o seu pedido e atende às suas orações, quando você estiver doente como aquela menina.

Page 34: Animais da Bíblia

Vamos orar agradecendo a Jesus porque Ele quer ajudar a todos e peçamos que nos ajude a lembrar de contar isso às pessoas que ainda não O conhecem.

VENCENDO A CORRIDA COM CAVALOS

BASEADO NA HISTÓRIA DE ELIAS - I REIS 18:20-46

(Leve gravuras de cavalos ou de brinquedo.)

Vamos colocar um nome ao cavalo de nossa história. Horse era um imponente cavalo de raça. Desde que ainda era um potrinho, ele se distinguia dos demais por sua elegância. Era um cavalo baio com sua crina e seu rabo marrom-escuro. Seus grandes olhos negros chamavam a atenção.

Mas Horse não era um cavalo manso. Foi preciso muito treino do domador até que alguém pudesse montá-lo. Ele gostava de cenouras, e o domador sabia; por isso, ele sempre se aproximava do animal com muitas delas em suas mãos.Quando Horse, finalmente foi domesticado, ele foi enviado ao palácio. Este era um bom lugar para o cavalo, pois era um animal que possuía um porte real. Por isso, ele foi escolhido para puxar a carruagem do rei Acabe.Como Horse se sentia imponente puxando a carruagem real! Todas as pessoas paravam e se inclinavam diante do rei e Horse se sentia muito importante.

Agora já fazia dias que o cavalo sentia sede. O domador trazia sempre água numa tigelinha, mas esta era tão pequena que Horse continuava com sede. O pasto estava tão seco e amarelo, por isso tinha um gosto ruim. Mas mesmo o cavalo do rei Acabe sendo o melhor do reino, não havia comida melhor para lhe dar.

Sabe por que não havia água nem boa e suficiente comida para Horse? Porque o rei Acabe estava adorando um ídolo chamado Baal, e não orava mais ao verdadeiro Deus.

As pessoas comentavam que, se o rei Acabe deixasse de adorar ídolos e orasse pedindo água para Deus, Ele o ouviria e lhes enviaria chuva.

A água da chuva faria o capim ficar verdinho outra vez, os cereais e as verduras cresceriam, as frutas nasceriam, as pessoas e o cavalo de nossa história teriam bom alimento outra vez.

Por que, então o rei Acabe não desistia de orar por essa imagem que não podia fazer nada por eles? Muitos não podiam entendê-lo.

Então, numa manhã, o rei Acabe subiu na sua carruagem e Horse os conduziu até o Monte Carmelo. O rei desceu da carruagem e ficou assistindo ao que acontecia e o cavalo também. Ele viu durante toda a manhã, os adoradores de Baal, pedindo-lhe que enviasse fogo, mas não veio fogo do céu para consumir aquele sacrifício. Depois, todos viram quando o profeta Elias orou e no mesmo instante, caiu fogo do céu, consumindo o sacrifício, a lenha e até as pedras! Toda a multidão que estava ali no monte e viu que só Deus pode ouvir e atender às orações.Naquele momento, Elias disse ao rei Acabe que Deus mandaria chuva, muita chuva. Então, o rei Acabe subiu na sua carruagem e o cavalo o levou até o palácio. Horse e outros cavalos começaram a correr com muita pressa, pois logo choveria torrencialmente. Mais tarde, viram o profeta Elias correndo ao lado do cortejo real. Só imaginem se um cavalo corre até 60 Km/h, enquanto que um homem apenas consegue correr mais ou menos 20 Km/h, como Elias conseguiu correr tanto? Uma chuva muito forte estava caindo e o cavalo quase não conseguia enxergar o caminho até o palácio. Por isso, Deus ajudou o profeta Elias a correr tão rápido, para que ele e o rei Acabe chegassem a casa em segurança.

Hoje, aprendemos duas coisas importantes: Uma é que Deus atende às orações dos Seus filhos e a outra é que

Deus pode dar força e coragem para Seus filhos, como deu para Elias.

Por isso, quando vocês precisarem de ajuda, façam como Elias... Orem!

Page 35: Animais da Bíblia
Page 36: Animais da Bíblia

O ANIMAL MAIS ENGRAÇADO

BASEADO NA CRIAÇÃO EM GÊNESIS 1:25-27

(Leve gravura de macaco ou um macaco de pelúcia)

A história de hoje é sobre é um macaquinho da espécie mico-leão-dourado. Perguntem às crianças que nome vocês colocariam no macaco. Ele é todo de cor dourada; só o focinho e seus olhos são negros. É bem pequenino, e mede 60 cm (mostrar com as mãos) da cabeça à cauda e essa cauda é maior que seu corpo.

Ele é mui gracioso e pula de um galho para o outro. Vive com sua família que são seis macacos numa mesma árvore.

Ele se segura no galho pelos pés, pelas mãos ou pela cauda e fica se balançando de um lado para o outro, pois gosta muito de brincar!

Esse macaco brinca, pula, salta nos galhos e corre pelo gramado e coça sua barriga e sua cabeça durante o dia todo. No final do dia ele se encosta à árvore ou procura um emaranhado de flores chamadas bromélias e dorme entre elas!

Ele gosta muito de comer e aprecia frutas silvestres. Qualquer fruta desde amoras até bananas!

O macaco foi criado por Jesus no sexto dia da criação, mas ele ainda não havia recebido um nome. Antes de terminar o sexto dia da Criação, Jesus tomou barro e criou um ser como não havia feito nenhum até aquele momento. Ele era perfeito! Porém, o mais incrível aconteceu quando Jesus soprou no nariz daquele ser e ele se levantou e começou a andar e a falar! Era um homem de verdade e Deus lhe deu o nome de Adão.

O macaco viu quando Jesus deu a ordem a todos os animais desfilarem diante de Adão, para que ele desse nome e também cuidasse de cada um dos animais.

Quando um animal passava por Adão, ele lhe dava um nome. Foi Adão quem disse que o lobo deveria se chamar lobo; que a girafa deveria se chamar girafa; que o leão se chamasse leão e que o elefante se chamasse elefante, etc.

Quando chegou a vez do macaco, ele viu Adão dizendo: “esse é um macaquinho, mas tem a cara de leão, com juba e tudo. Vou chamá-lo de mico-leão.”

Hoje crianças, existem poucos micos-leões porque muita gente tem caçado esse animalzinho esperto e inteligente. Mas Jesus que mandou que Adão cuidasse dos animais e lhes desse um nome, espera que vocês também tratem bem a todos os animaizinhos, porque são obras da criação de Deus, inclusive os macaquinhos.

Vamos orar para que sempre tenhamos um coração bondoso para com todas as criaturas de Deus!

Page 37: Animais da Bíblia

A VIAGEM DOS CAMELOS

BASEADO NA HISTÓRIA DOS TRÊS REIS MAGOS - MATEUS 2:1

(Levar a gravura de um camelo de duas corcovas)

Vocês já viram um camelo? Que nome colocaremos ao camelo de nossa história?

Quando na fase adulta, ele mede quase 2 metros de altura. Portanto, é mais alto que o pai de ............................ (pode citar o nome de um homem bem alto de sua igreja).

Os camelos são muito fortes e podem carregar não apenas uma pessoa, mas suas roupas e seu alimento. Por isso, nosso camelo era quase como um “carro” para o seu dono.

O camelo de nossa história estava um pouco desconfiado. Seu dono, que era um sábio, passava as noites olhando o céu e estudando as estrelas. Mas agora, ele só falava da nova estrela que havia aparecido.... Desde que esse senhor descobriu a nova estrela, continuou lendo bastante sobre o assunto. Ele lia muitos rolos para tentar descobrir porque essa nova estrela brilhante havia aparecido no céu.

Depois de ler, conversava bastante com seus amigos, que também eram sábios, muito sábios! E sabem qual o tema da conversação? Eles estavam planejando uma viagem, uma longa viagem!

Porém, o mais interessante é que agora eles não sabiam para onde deveriam ir.

O fato é que de imediato, os camelos estavam andando pelos desertos da Arábia, carregando os sábios e suas muitas bagagens. Eles caminharam muito, muito! Quase 100 km por dia, sem achar nenhuma planta, nem água que pudessem comer e beber.

Isso não os incomodava, porque os camelos não precisam comer nem beber por muitos dias. O camelo “..........” estava gostando da viagem porque eles descansavam o dia inteirinho; só viajavam à noite e sabem por quê? Porque eles estavam seguindo aquela nova estrela, que, como todas as estrelas, só aparecem no céu durante a noite.

Finalmente, eles chegaram a uma grande cidade – Jerusalém. Ali os três sábios entraram no palácio para entrevistar o rei Herodes, mas, em seguida, saíram muito tristes.

Sabem o que eles imaginavam? Que nesse palácio nasceria o Rei de Israel, porque na Bíblia dizia que quando nascesse o Rei Salvador, uma estrela apareceria, mas o Bebê-Rei não nasceu ali.

Naquela mesma noite, eles continuaram viajando, até que a estrela parou bem em cima de uma casa muito simples. Será que a estrela estava errada? Como um rei poderia nascer em uma casa assim tão humilde!

Mas os sábios entraram levando presentes para o Bebê-Rei. Eles levaram ouro, incenso e mirra.

Como os sábios estavam felizes! Eles haviam encontrado o Bebê. Seu nome era Jesus; Sua mãe se chamava Maria e Seu pai, José.

Agora, já podiam dormir à noite, porque não precisavam mais seguir a estrela. Mas, no dia seguinte os sábios estavam assustados. Um anjo lhes aparecera durante a noite dizendo que o Rei Herodes queria matar o Bebê Jesus.

Assim, os sábios voltaram para casa por outro caminho. Eles não iriam contar ao cruel rei Herodes onde Jesus estava.

Crianças, os sábios, viajaram por semanas pelo deserto só para encontrar a Jesus. Hoje vocês não precisam passar fome, calor nem sede para encontrá-Lo. Vocês podem falar com Ele orando e ouvir Suas palavras que estão escritas na Bíblia.

Vocês estão interessados em encontrar a Jesus, como os sábios estavam? Vamos orar agora agradecendo a Ele, porque podemos encontrá-Lo pertinho de nós.

Page 38: Animais da Bíblia
Page 39: Animais da Bíblia

VOCÊ PREFERE UM ELEFANTEOU UMA GIRAFA?

BASEADO EM ISAÍAS 35:9

(Tenha uma figura de uma girafa ou uma girafa de pelúcia e leve algumas folhas de acácia. Tenha também a gravura de um elefante).

Que nome daremos à girafa mais simpática? Poderemos chamá-la Gigi, certo? Como toda girafa, ela é muito alta e pode medir até 5,30 metros de altura, (comparar com algum edifício que seja conhecido das crianças) quando estica seu grande pescoço para alcançar as folhas do alto das árvores. Humm, Gigi gosta muito de comer, especialmente as folhas de acácia!

Sua língua é muuuuuuito comprida; mede 40 cm (mostrar uma fita do tamanho) e é com essa sua grande língua que ela apanha as folhas.

Gigi também corre muito, até 50 Km/h e os pais de vocês só correm 20 Km/h! Nas cidades podemos encontrar girafas como Gigi que vivem protegidas em lugares chamados Jardins Zoológicos.

Um dia, uma criança que admirava as elegantes girafas, perguntou ao pai, se no céu haverá girafas. E, sabe o que ele respondeu? SIM!

O papai também acrescentou que na Nova Terra todos os animais seriam mansos e que ali as crianças poderiam brincar com elas.

O meninozinho, então disse:

- “Eu vou pedir a Jesus, que quando eu for viver na Nova Terra, eu seja dono de uma enorme girafa como esta. Quero subir pelo seu pescoço e depois escorregar até o chão! Será que ela vai gostar de ser minha amiga?” Se as girafas falassem, Gigi, certamente, diria que sim, pois ela também gostaria de viver na Nova Terra e ser amiga das crianças.

Também a girafa preferiria ter plantas de acácia bem pertinho dela, porém o que a girafa não sabe é que na Nova Terra haverá folhas e frutas muito mais gostosas do que as que existem hoje.

É verdade, crianças! Vocês vão ser muito felizes ali brincando com os animais, comendo frutas saborosas e, principalmente, conversando com Jesus.

Porém, ao escutar o menino, uma menina também falou a seus pais: “E eu gostaria de ter um elefante bem grande como aquele. Quero subir nele para andar e segurar em suas enormes orelhas. Quero descer escorregando pela sua tromba.”

“Mamãe!” disse o menino, “eu vou querer brincar com o elefante dela. Quero que ele esguiche água em mim. Vai ser divertido!”

Na jaula vizinha, vivia um enorme elefante africano de 3,5 m de altura (compare com alguma construção que eles conheçam). Cada uma das presas do elefante pesa aproximadamente 70 Kg.

O elefante come 300 kg de comida por dia! Que bom que no céu teremos suficiente alimento! Não sei qual será o alimento do elefante ou da girafa no céu, porém Jesus já providenciou tudo. Ali as folhas nunca vão murchar e as frutas nunca irão faltar nem estragar e elas serão deliciosas todo o tempo!

E você, também quer viver ali? Vamos orar pedindo a Jesus que nos ajude a estarmos prontos para viver na Nova Terra, quando Ele vier nos buscar.

Page 40: Animais da Bíblia

SERPENTES FALSAS E SERPENTES VERDADEIRAS

BASEADO NA HISTÓRIA DE MOISÉS - ÊXODO 7:8-13

(Tenha uma gravura de serpente, ou uma serpente de plástico)

Vocês já viram uma serpente de verdade, bem de pertinho?

A maior serpente que existe é a sucuri e a maior que já foi vista, media 11,50m (compare com alguma construção que as crianças conheçam).

Mas existem serpentes bem menores, que talvez possam medir apenas poucos centímetros de comprimento. As cobras vivem em média 20 anos, mas a da nossa história viveu só alguns minutos.

Elas trocam sua pele que é recoberta de escamas, pelo menos, duas vezes ao ano, mas a serpente de nossa história não teve tempo de trocar sua pele. Esses animais possuem muitos ossos; são aproximadamente 838 ossos, enquanto que você e eu temos só 108 ossos. Por isso, ela consegue se enrolar tanto!

Querem saber qual a cobra que estamos falando? Vocês se lembram de Moisés? Enquanto trabalhava, cuidando das ovelhas de seu sogro, Moisés viu um arbusto que, apesar de estar pegando fogo, não se queimava.

Moisés se aproximou para ver o que estava acontecendo. Foi então que Deus falou com ele.

Deus lhe disse que queria que ele voltasse ao Egito para libertar o Seu povo da escravidão. Moisés ficou com medo, pois temia que Faraó, rei do Egito, mandasse matá-lo. Então Deus disse a Moisés que não precisava temer, pois estaria com ele. E para provar isto, Deus mandou que Moisés jogasse no chão a vara que tinha na sua mão. E sabem o que aconteceu? A vara se transformou numa serpente; a serpente de nossa história! Como ela já nasceu adulta, era muito perigosa! Porém, Deus mandou que Moisés a pegasse pela cauda. E ao obedecer, a cobra se tornou outra vez em uma vara.

Em seguida, Moisés se despediu de seu sogro e foi para o Egito. No caminho, Moisés se encontrou com seu irmão Arão e ambos foram falar com Faraó.

Quando Moisés ordenou, em nome de Deus, a Faraó que libertasse o povo, ele ficou muito irado. E desafiou a Deus, dizendo: “Quem é Deus? Eu não O conheço e não vou deixar o povo ir.”Quando Moisés ouviu isso, resolveu mostrar a Faraó o poder de Deus. Então, Moisés jogou a vara no chão e Deus a transformou novamente em uma serpente. Imaginem a surpresa dos corajosos soldados egípcios! Nesse instante, todos estavam fugindo assustados.

Mas Faraó mandou chamar os seus encantadores e ordenou-lhes que fizessem o mesmo que Moisés. A serpente de nossa história ficou olhando e viu quando cada mago também jogou sua vara ao chão. E sabem o que aconteceu? Cada vara se transformou numa serpente. Nesse momento, talvez, até mesmo Moisés tenha ficado um tanto decepcionado. Então, para ajudar Moisés a provar a Faraó, aos soldados e também aos encantadores que o Deus de Moisés era o Deus verdadeiro, a cobra de nossa história comeu cada uma das falsas serpentes. Até Moisés deve haver sentido medo e deve haver pensado: “Que serpente brava é essa!”; porém, antes que ela avançasse em direção a Faraó, Moisés a tomou pela cauda e ela voltou a ser novamente uma vara.

Assim como a serpente ajudou Moisés a ensinar para os egípcios sobre Deus, Ele espera que você e eu façamos o mesmo. Todos podemos contar aos amiguinhos sobre a história de Jesus. Todos podemos falar que Jesus tem poder para curar os doentes, para consolar os tristes e que sempre está ao nosso lado, cuidando de nós.

Vocês querem ajudar as pessoas a conhecerem a Jesus? Então vamos orar pedindo-Lhe que nos dê coragem para mostrar aos que ainda não O conhecem, quem é Jesus e como Ele criou a serpente de nossa história.

Page 41: Animais da Bíblia

ABELHAS NÃO DESISTEM

BASEADO NA HISTÓRIA DE SANSÃO - JUÍZES 14:5-9

(Tenha uma gravura de abelha e leve uma almofadinha de mel para cada criança)

Talvez, poderemos chamá-la Zizi; ela é uma abelha muito trabalhadora, que morava numa colméia, como fazem as abelhas que têm cada uma seu trabalho.

Ela era uma abelha campeira. Por isso, voava de flor em flor, procurando água, néctar das flores, pólen e resina. Assim, a abelhinha ajudava a polinizar as flores e a espalhar algumas sementes pelo campo. Um dia, enquanto Zizi estava procurando alimento para sua colméia, viu uma carcaça de leão. Foi então que Zizi se lembrou que aquele leão feroz andava rondando por ali. Ela estava por perto quando o leão atacou um homem muito forte, chamado Sansão, enquanto ele comia uvas dos parreirais.

Zizi estava por perto, quando Sansão lutou contra aquele leão e se afastou assustada. Mas agora, havia ficado bem claro quem havia ganhado aquela batalha.

Mais tarde, ainda naquele dia, ao voltar para a colméia carregada de pólen e mel das flores, Zizi viu que alguém havia destruído a sua casa. A colméia já não estava mais ali. Zizi voou aflita de um lado para o até que se encontrou com outras abelhas que já estavam reconstruindo sua casa. E sabem onde era? Na carcaça do leão!

Dias depois, enquanto Zizi estava voando entre as flores, avistou um jovem muito forte. Zizi se assentou numa flor e ficou a observá-lo. Aquele era Sansão.

Zizi viu quando, sem sentir medo de ser picado, Sansão enfiou sua mão dentro da colméia e tirou um favo bem grande dali. Ele chupou um pouco do mel e levou o resto para seus pais. Dias depois, Zizi não conseguia nem enxergar a saída da colméia, pois uma fumaça negra estava entrando pela abertura da colméia.

Só depois que a fumaça saiu é que Zizi pode ver o estrago que o fogo havia feito. Todas as plantações estavam destruídas. Não havia uma árvore sequer e nenhuma flor. Sabem por quê? Porque Sansão colocara fogo na plantação dos filisteus.

Assim, novamente as abelhas precisaram procurar outro lugar para construir a sua colméia. Mesmo assim, Zizi e suas amigas não desistiram.

E vocês, desistem rápido quando enfrentam algum desafio? Zizi e as demais abelhas nunca desistiram. Jesus deseja que vocês sejam sempre úteis como as abelhas. Elas fazem mel e geléia real.Vocês podem ajudar a mamãe nas tarefas do lar, como: arrumando sua cama, guardando seus brinquedos, enxugando a louça, varrendo o quintal e muito mais.

Vamos orar pedindo a Jesus que nos ajude a ser em nosso lar como as abelhinhas trabalhadoras.

Page 42: Animais da Bíblia

O LEÃO E O JUMENTO

BASEADO NA HISTÓRIA DO PROFETA QUE FOI A SAMARIA - I REIS 13:11-30.

(Tenha uma máscara de leão e uma de jumento. Coloque a máscara correspondente quando falar o animal)

Leolino era um belo leão amarelo dourado, que com sua grande juba, parecia até maior, e olhe que era grande, pois media quase 3 metros de comprimento (comparar o tamanho com algo que eles possam ver – bancos, plataforma, etc.).

O pelo da sua cauda era da mesma cor, mas na ponta havia pelos negros, que nosso leão vivia abanando para espantar os insetos.

Como todo leão, ele era muito preguiçoso, por isso deitado ou sentado, estava sempre com os olhos fechados, só abrindo para procurar comida ao sentir fome. Ele vivia com um bando de leões, leoas e filhotes.

Um dia, Leonino se afastou do grupo e começou a andar até que chegou a uma estradinha que ia dar na grande cidade de Samaria. Foi ali que ele viu um jumento caminhando, guiado por um homem. Humm! Carne de jumento!

Vamos explicar primeiro que cada leão come 5 quilos de carne por dia. Mas, seu bando tinha feito uma grande caçada naquele dia, Leonino havia comido muito mais que isto; talvez, até 30 quilos de carne! Por isso, mesmo apreciando comer a carne do jumento, o leão não estava com fome.

Mesmo assim, ao ver a presa, ele atacou, deixando mortos no meio da estrada, o jumento e o homem. Depois deitou-se e ficou cochilando de novo.

Naquele momento, passaram alguns homens por aquele caminho e se espantaram ao ver a cena. Ali estava o leão e ao seu lado, já mortos estavam o homem e seu jumento.

Por que o leão os matou, se não sentia fome? Era justamente o que todos queriam saber ali em Samaria, pois toda a cidade foi o local para ver o que havia acontecido. E assim todos souberam da história.Aquele homem que o leão havia matado era um profeta. Deus o enviara de longe, lá de Jerusalém, para advertir o rei de Samaria.

O rei era um homem malvado e além disso, estava ensinando às pessoas a adorarem ídolos. Então aquele profeta disse que Deus iria destruir todos os altares pagãos.

Depois de dar o importante recado de Deus, aquele profeta deveria voltar direto para Jerusalém. No caminho, apareceu um homem idoso que disse também ser um profeta. Ele o convidou para ir à sua casa almoçar. Porém, o profeta de Deus não deveria aceitar o convite, pois Deus lhe ordenara que retornasse rápido. Porém o ancião mentiu, dizendo-lhe que havia outra ordem dada por Deus. Então, o porfeta desobedeceu ao Deus verdadeiro e foi com aquele ancião.

Assim, depois de almoçar na casa daquele senhor idoso e já de volta, no caminho, foi atacado por Leonino.

Agora ele sabia porque havia matado um homem e seu animal, mesmo não estando com fome. Deus não havia protegido ao profeta desobediente.

Sabem crianças, quando Deus diz NÃO, Ele realmente diz NÃO. Deus nunca muda de idéia. Por exemplo: quando Deus diz: obedeçam ao papai e à mamãe, nunca Ele vai dizer: obedeça somente quando você concordar com eles. Não! Obedecer, quer dizer: obedecer sempre, mesmo que vocês não concordem.

Agora que já sabemos que precisamos sempre obedecer a Deus e aos pais, vamos orar para que Ele nos ajude a sermos sempre obedientes e assim podermos contar com o cuidado e a proteção de Deus.

Page 43: Animais da Bíblia

RATOS DE OURO

BASEADO EM I SAMUEL 6:5

(Tenha uma gravura de rato ou um rato de borracha)

Este é um rato muito grande e gordo. Ele vive na roça, mas gosta de entrar nas casas para comer comida de gente. Ele gosta de bolo, de pão, de queijo e tudo o mais que encontrar pelo caminho.

Um dia, o rato de nossa história bíblica viu de dentro de sua toca, no buraco da parede da casa em que ele morava, uma grande quantidade de outros ratos. O rato da história não gostou nada disso. Com tantos por ali, iria faltar alimento...

O pior de tudo é que os ratos foram entrando e se entocando pela casa, como quem vem para ficar. Eles subiam pelas paredes, mergulhavam na sopa e saltavam de um lado para o outro.

O rato “.................” até houvesse querido avisar aos donos da casa sobre o que estava acontecendo, mas isto era impossível! O mesmo estava acontecendo em cada casa da cidade! Em todas elas se ouviam os gritos das mulheres e o barulho dos homens, jogando objetos contra os ratos.

Logo, muita gente adoeceu. Era doença transmitida justamente por aqueles ratos invasores. Daí, foi feita uma reunião na cidade para acabar com os ratos invasores.

Aquilo era, sem dúvida, uma praga, e a razão de suas doenças era por castigo divino. Querem saber o motivo? O povo da cidade havia lutado contra o povo de Deus e os tinha vencido. Eles disseram que haviam roubado a arca do Deus dos israelitas e que, desde então essas coisas estavam acontecendo. Todos os filisteus agora temiam permanecer com a arca do Deus de Israel.

Os soldados filisteus deveriam levar a arca de volta para sua terra e, juntamente com ela, cinco ratos feitos de ouro. Isso era motivo de risos, porque justamente o deus dos filisteus era chamado Dagon que tinha corpo de peixe e cabeça de homem. Os filisteus diziam que Dagon era mais poderoso que o Deus de Israel.

Imaginem só que ousadia! Porém, tão logo a arca foi devolvida ao povo de Deus, todas as pessoas sararam, os ratos desapareceram e a vida voltou ao normal.

Deus sente prazer em cuidar de nós e até mesmo impedir que venhamos a ficar doentes. Porém, precisamos fazer aquilo que Ele nos manda, para que Deus possa nos abençoar.

Quando desobedecemos às ordens de Deus, como por exemplo, deixando de comer alimentos saudáveis, podemos adoecer, como aconteceu com os filisteus.

Vamos orar hoje pedindo a Jesus que nos ajude a escolher somente alimentos saudáveis como frutas, arroz, feijão, saladas, etc e deixando de lado os doces, sorvetes e refrigerantes, para que possamos ser sempre saudáveis.

Page 44: Animais da Bíblia

JUMENTAS DESERTORAS

BASEADA EM I SAMUEL 9: 3-20

(Leve uma gravura de jumento ou de madeira)

Era um jumentinho muito esperto. Ele gostava de saber sempre o que estava acontecendo. Naquele dia, duas de suas irmãs fugiram pela porteira aberta. Na realidade, elas estavam pastando e foram se afastando cada vez mais da fazenda.

A princípio, parecia que elas estavam apenas passeando, mas quando chegou a noite elas ficaram fora e não puderam dormir abrigadas no celeiro. Foi assim que nosso jumentinho começou a se preocupar, temendo que elas estavam perdidas. Onde estariam agora?

Mesmo sendo adultas!... Não deviam temer! Elas já mediam 1,30m. Eram bem altas, além do mais, eram muito fortes, já que trabalhavam no campo, ajudando seus donos a arar a terra. No dia seguinte, depois de muito procurá-las, ouviu-se o dono da fazenda despedindo-se de seu filho Saul e um empregado que iriam buscar as jumentas fujonas.

-Que bom seria para o jumentinho de nossa história! Saul era um homem alto e muito bonito. Era o jovem mais lindo de Israel. Como era muito inteligente e também muito esperto, com certeza, logo encontraria essas jumentas perdidas.

Mas os dias foram se passando e ninguém recebia notícia nem de Saul, nem de seu servo e muito menos das jumentas.

Você pode imaginar a alegria de nosso jumentinho, no dia em que viu suas irmãs entrando pela porteira? Elas estavam de volta a casa. Haviam sido encontradas por alguém e levadas de volta ao estábulo.

Porém, ouviu-se falar que o senhor Quis, pai de Saul, estava muito preocupado, porque seu filho e seu servo eram os que agora estavam desaparecidos. Ninguém sabia onde estavam. E se eles tivessem sido atacados por algum animal selvagem?

Finalmente, depois de um longo tempo, nosso jumento começou a agitar-se de alegria. Saul estava de volta e seu pai correu para encontrá-lo.

Saul contou ao pai que depois de muito procurar as jumentas e não as ter encontrado, fora até a casa do profeta Samuel para pedir-lhe que perguntasse a Deus sobre as jumentas.

Como o jumentinho estava feliz! Deus Se preocupa até mesmo com jumentas perdidas.

Sabem crianças, quando Saul foi consultar o profeta Samuel para saber de suas jumentas, Deus o escolheu para ser o primeiro rei de Israel.

A Bíblia diz que aquele que cuida de seus animais é homem justo e bom, mas não se diz o mesmo com os que tratam mal os animaizinhos.

Deus jamais colocaria como rei sobre o Seu povo a um homem cruel.

Você quer ser alguém importante? Gostaria de ser um governador, um prefeito, um diretor de escola ou um pastor? Trate bem os animais e Jesus o ajudará a se tornar aquilo que é melhor para você.

Vamos orar pedindo a Deus que nos faça bons com as pessoas e com os animais.

Page 45: Animais da Bíblia

CAVALOS DE FOGO

BASEADO NA TRANSLADAÇÃO DE ELIAS - I REIS 17:1-7; 18:30-39; II REIS 2:8-12.

(Tenha figuras de cavalo, charrete e carroça)

Os cavalos sempre foram utilizados para o transporte de pessoas. Quem de vocês já andou a cavalo? (permitir respostas)

Mas os cavalos também ajudam os homens a transportar seus pertences. Quem de vocês já andou de carroça ou charrete?

Também existem os cavalos que não deixam que as pessoas montem neles, são chamados cavalos xucros ou selvagens. Há aqueles que são treinados para correr, que são os cavalos de corrida.

“Relâmpago” era um bonito cavalo selvagem. Ele vivia com seu bando e assim, corriam e pastavam onde desejavam. Mas um dia, um homem apareceu e lhe ofereceu algumas cenouras bem gostosas; eram docinhas e crocantes. Hummm, como ele gostou das cenouras! Ele queria saber onde tinha mais dessas cenouras e por isso seguiu o homem até a sua fazenda. Daí em diante, Relâmpago foi treinado e se tornou um ótimo cavalo. E, como ele era o cavalo mais veloz das redondezas, ganhou esse nome – Relâmpago.

Ele morava numa escola de profetas, onde havia vários jovens que queriam aprender mais sobre Deus e queriam trabalhar para Ele. Sempre visitava aquela escola, um homem muito especial a quem todos escutavam com muita atenção; seu nome era Elias, o profeta.

Um dia, alguns estudantes começaram a comentar que, certa vez, Elias fez com que não chovesse por três anos e meio. Eles se lembravam como não havia água nem comida. Elias teve a coragem de enfrentar o rei Acabe e sua esposa, a malvada Jezabel, os quais eram muito cruéis e obrigavam as pessoas a adorar ídolos. Também que Elias sozinho havia desafiado 450 profetas de Baal para ver qual Deus era o verdadeiro e naquela ocasião, desceu fogo do céu. Lembravam também que em outra ocasião, Elias orou sete vezes até que Deus mandou chuva, e ainda outra vez quando, por sua oração dois capitães e seus soldados foram destruídos.

Todos pensaram: Elias deve ser muito amigo de Deus, pois Deus sempre atende as suas orações!...

Então um dia aconteceu algo estranho. Todos os estudantes daquela escola queriam acompanhar Elias e seu servo Eliseu; Relâmpago também foi. Alguns estudantes foram a cavalo e outros em carroças. Mas, parecia que eles estavam se escondendo de Elias, pois iam bem distante do profeta. Relâmpago viu quando Elias ordenou que as águas do rio Jordão se abrissem e Elias e seu amigo, o profeta Eliseu passaram pelo meio do rio, sem molhar os pés. Como a caravana de estudantes vinha bem longe, quando eles chegaram, Relâmpago teve que nadar bastante para conseguir atravessar o rio Jordão.

De repente, o cavalo parou assustado. Estaria ele entendendo o que acontecera? Todos os estudantes pararam e ficaram olhando para cima, de boca aberta.

Uma carruagem com cavalos estava levando o profeta Elias! Mas não era uma carruagem comum puxada por cavalos como Relâmpago. Não! Pareciam cavalos de fogo de tanto que brilhavam. E sabe para onde estava indo a carruagem? Para o céu...

Ao voltarem para a escola, naquele dia, todos iam conversando sobre o que haviam visto.

Agora, realmente estavam convencidos de que o profeta Elias era muito, mas muito amigo de Deus; tão amigo, que Deus mandou Seus cavalos buscá-lo, para que Elias pudesse viver com Ele no céu. Vocês sabiam que em breve os amigos de Deus, assim como Elias, serão levados para o céu? Só que quem virá buscá-los será o próprio Jesus com os Seus anjos.

Vocês estão preparados para esta viagem? Vamos orar para que Jesus venha logo nos buscar.

Page 46: Animais da Bíblia

CAVALOS APRESSADOS

BASEADO NA HISTÓRIA DA RAINHA ESTER NO LIVRO DE ESTER CAPÍTULOS 4-7.

(Tenha gravuras de cavalos)

Vocês sabem o que é um ginete? É a pessoa que monta em cavalos bastante bravos. Mas, o dicionário também diz que ginetes são cavalos pequenos, bem formados e ligeiros.

A nossa história de hoje é a de um ginete (cavalo) que daremos o nome Ventania.

Ele era um cavalo muito especial. Pertencia à nobreza, pois nascera no estábulo de um rei por nome Assuero. Este era um estábulo, onde só nasciam cavalos de pura raça. Por isso, Ventania, nosso cavalo veloz, era nobre e exatamente por isso, só os nobres podiam montá-lo.

Mas um dia, o capitão do exército do rei entrou no cercado, onde os ginetes estavam comendo preguiçosamente à luz do sol e ordenou que todos fossem preparados para uma longa viagem com os mensageiros reais.

Ventania gostava de viajar, correr e esticar as pernas. Que alegria sentia! Mas, por que os mensageiros estavam tão apressados, a ponto de usarem os ginetes nobres, como Ventania, para levar suas mensagens?

Foi só no caminho durante as paradas que comentaram o que estava acontecendo. Soube-se que desde que Hamã se tornara o principal auxiliar do rei, ele demonstrava abertamente que não gostava de um judeu por nome Mardoqueu.

Somente porque esse homem era judeu não se ajoelhava diante dele.

Um dia, Hamã resolveu destruir Mardoqueu e ao saber que ele era judeu, resolveu destruir todos os demais judeus também. Por isso, o mau Hamã pediu ao rei que assinasse um decreto de morte contra Mardoqueu e todos os judeus.

Quando a linda rainha Ester soube do decreto ficou três dias sem comer, orando e pedindo a Deus que a ajudasse a salvar os judeus. Ela sabia que era proibido falar com o rei, quando não fosse convidada e já fazia um mês que ela não via o rei.

Depois dos três dias, a rainha procurou o rei e ele foi muito bom para com ela. Ele disse que a rainha Ester poderia pedir-lhe o que quisesse e, então ela aproveitou para convidar o rei e o mau Hamã, para um banquete.No banquete, a bela rainha, que estava mais bela ainda, convidou o rei e o mau Hamã para mais um banquete. E foi no segundo banquete que Ester contou ao rei que ela também era judia e que se o decreto continuasse, ela também deveria morrer.

Foi assim que o cavalo Ventania participou da pressa dos mensageiros reais. Como ele era um dos cavalos mais velozes de todo reino, tornou-se herói de nossa história, já que tinha que chegar antes da data do decreto para poder salvar a todos os judeus.

Ele tinha tanto ânimo para correr! Todos queriam ajudar a bondosa rainha Ester a salvar seu povo.

Crianças, Deus ajudou Ester a convencer o rei a ajudar os judeus. Hoje vocês não precisam fazer um banquete e nem deixar de comer para pedir a Jesus aquilo que necessitam.

Jesus, que é o Rei do universo sempre atende a todas as nossas orações. Vamos orar a Jesus agradecendo, porque Ele nos ouve.

Page 47: Animais da Bíblia

A ÁGUIA CUIDA DOS SEUS FILHOTES

BASEADO EM DEUTERONÔMIO 32:11

(Tenha a gravura de uma águia e, se possível, de um ninho de águia)

Hoje falaremos das águias e seus filhotes. Quando nascem, saindo do ovo, são muito feios, mais parecem uma bolinha de pelos de cor cinza, porém para sua orgulhosa mamãe águia, eles são lindos!

Que nome querem colocar em nossa águia bebê? (permitir respostas) Guigui é um bom nome!

A mamãe havia construído um grande ninho de um metro de altura, três metros de comprimento e dois metros de largura, bem no topo de uma alta montanha. Era uma casa bem grande e Guigui e seus irmãozinhos tinham espaço bastante para crescer. (Mostre o tamanho, colocando crianças sentadas num espaço de 3x 2 metros).

Às vezes, Guigui se aventurava a chegar até a borda do ninho. Quando isso acontecia, ela sentia muito medo, pois o ninho era bastante alto e não dava para enxergar o chão lá embaixo.

Por dois meses, todos os dias a mamãe saía para buscar comida, e quando chegava, Guigui e os irmãozinhos disputavam cada pedaço. Eles eram bem glutões!

Depois dos dois meses, a mamãe começou a trazer cada vez menos alimento. Por isso, Guigui e seus irmãos estavam sempre gemendo, pedindo mais e mais comida.

A mamãe andava estranha agora. Ela ficava por longo tempo, parada no ar, bem em cima do ninho. Suas asas eram fortes e grandes e Guigui, um dia seria tão grande e tão forte, quanto sua mãe.

Um dia, a mamãe águia, com seu longo bico empurrou Guigui para fora do ninho e quando isso aconteceu, Guigui sentiu muito medo e logo começou a cair, cair e cair. Então começou a piar desesperadamente. Quando pensou que estava perdida, a mamãe apareceu por baixo dela e a colocou em cima de suas fortes asas. Assim, Guigui chegou em segurança de volta ao seu ninho.

Guigui não entendia porque a mamãe a empurrava todos os dias para fora do ninho. Não entendia até hoje, porque, quando a mamãe a empurrou dessa vez, Guigui não mais sentiu medo. Ela abriu bem suas asas e só então percebeu que já não era mais uma águia filhote. Guigui havia crescido e se tornado uma grande e forte águia.

Ao perceber isso, ela voou e voou... Como era gostoso voar! Que delícia era sentir o vento batendo em seu corpo! Guigui voou até o ninho, mas a mamãe havia desfeito aquele ninho. Então Guigui deu um forte grito! Como seu grito era forte! Ele ecoava pelo espaço. O grito de Guigui foi uma maneira de dizer à mamãe: “Tchau, mamãe! Agora sou uma águia também. Vou procurar um lugar em alguma árvore grande ou em outra montanha alta, para construir o meu próprio ninho.”

Sabem crianças, Jesus disse que Ele é como a mamãe de Guigui? Sim, Ele Se compara à mãe águia. Disse que quando estivermos em perigo, Ele nos toma em Suas asas para que não caiamos, nem fiquemos feridos.

Por isso, quando vocês estiverem com medo de alguma coisa, lembrem-se de que Jesus está olhando lá do alto para vocês! E, se Ele perceber que vocês estão caindo, irá, rapidamente socorrê-los. É só pedir! Vamos orar, agradecendo a Deus.

Page 48: Animais da Bíblia

SOBEM COM ASAS DE ÁGUIA

BASEADO EM ISAÍAS 40:31

(Levar uma máscara de águia. Coloque a máscara na frente do rosto de uma criança sempre que você falar o nome do personagem águia de hoje)

Áquila é uma águia adulta. Ela vive sobre um rochedo tão alto, que quase chega até o céu. Ali mora em um grande ninho feito de galhos, gravetos e grama seca. O ninho foi feito por sua esposa, a águia Guigui, da história da semana passada.

Áquila mede 78 cm de altura (comparar com a altura de uma das crianças). Suas asas são bem maiores. Quando ela abre suas enormes asas, estas medem 2,25 m (compare com algo que eles possam ver como o tamanho do banco da igreja, tanque batismal, tapete, etc). Apesar de grande assim, só pesa 4 quilos.

Todos os anos, Áquila e Guigui têm de um a quatro filhotes que nascem dos ovos postos por Guigui. Mas como Áquila é um bom pai, ele também ajuda a chocar os ovos.

Um dia, Áquila estava voando tranquilamente em busca de alimento; só depois de comer bastante ele percebeu que repentinamente o céu começou a escurecer e desabou uma forte tempestade.

Vocês têm medo de trovões e relâmpagos? Áquila não tinha. Mas estava se molhando com a chuva. Então, sabe o que fez? Abriu suas enormes asas, sacudiu-as e começou a voar para o alto.

Mas Áquila não fez como você e eu fazemos; quando começa a chover, nós corremos para casa ou nos abrigamos debaixo de algum lugar coberto; fugimos da chuva e tapamos os ouvidos, quando troveja e, às vezes, nos assustamos quando um raio ilumina o céu. Mas isto não acontece com as águias; elas erguem bem o seu bico e alçam vôo em direção à tempestade.

Áquila enfrentou os grossos pingos de chuva e o vento forte, mas continuava batendo suas poderosas asas. Depois, ainda conseguiu atravessar as nuvens cinzentas carregadas de água. Só quando nossa águia viu o sol, mais além das nuvens que havia atravessado, que finalmente, procurou seu ninho e voou até lá para estar em segurança com Guigui e seus filhotes.

Você gostaria de ser tão corajoso(a) quanto Áquila? Eu gostaria. E Deus promete que, quando estivermos em perigo e com medo, Ele vai nos dar coragem como as águias.

Deus promete dar-nos tanta coragem como deu à águia. Vamos orar e pedir a Jesus que nos faça corajosos assim como essas aves.

Page 49: Animais da Bíblia

O AVESTRUZ E SEUS FILHOTES

BASEADO EM JÓ 39:13-15

(Leve a gravura de um avestruz)

Você já viu um avestruz? Ele é a maior ave do mundo. Seu nome significa “camelo pardo”.

Essa é a Gertrudes, uma simpática ave de mais de 2 metros de altura. Imaginem só, Gertrudes é maior que o papai e pesa quase o mesmo que o papai e a mamãe juntos, pois pode pesar até 130 quilos!

Como Gertrudes é muito pesada e tem asas curtas, diferentemente dos outros pássaros, ela não voa! Mas, corre muito bem, pois com suas pernas compriiiiidas, cada passo chega a 4 ou 5 metros. Enquanto que os pais de vocês dão passos de até 1 metro, Gertrudes pode dar passos do tamanho da ................... (mostre algo desse tamanho). Por isso ela pode andar a 120 km/h.

Gertrudes não tem dentes e, assim como o camelo, pode ficar muitos dias sem beber água. Então, para não engasgar, Gertrudes triturar ervas, folhagens de árvores e arbustos junto com pedrinhas. É por isso que às vezes, podemos encontrá-la com a cabeça enfiada na terra.

Gertrudes é igual às crianças. Ela gosta muito de tomar banho e brincar na água.

Vocês sabiam que a Bíblia fala sobre essa ave? A passagem bíblica encontra-se em Jó 39:13-15 que diz: “O avestruz bate alegre as asas... deixa os seus ovos na terra, e se esquece de que algum pé os pode esmagar...”.

Na realidade, Gertrudes não é má com seus filhotes. É que as avestruzes fêmeas vivem em bando. Então, elas fazem um ninho comunitário. Fazem um grande buraco na terra de 60 cm (mostrar com a mão) de profundidade e cada avestruz, assim como Gertrudes bota ali os seus ovos. Então, entre 15 a 60 ovos são chocados por várias fêmeas durante o dia e, à noite, o pai avestruz cuida dos ovos.

Assim como as avestruzes cuidam dos filhotes em comunidade, há um período na vida em que a as mamães fazem o mesmo. Como é isto? Por exemplo, quando você vai à escola pela primeira vez, talvez sinta medo e estranhe por sua mãe concordar. Porém, elas querem que vocês cresçam e deixa-os passar por tal situação, pois isto é para o seu bem. Estas são oportunidade que vocês terão de conhecer outras pessoas e adquirir novos conhecimentos.

Foi Jesus quem os criou e quem cuida de vocês desde antes de nascerem. Quando nasceram houve muita alegria em sua casa e no céu também. E, desde então, Jesus enviou um anjo que está todo o tempo ao seu lado cuidando de cada um.

Assim como Jesus enviou um anjo que está todo o tempo ao seu lado para cuidar de vocês, Deus também providenciou outras pessoas especiais como seus professores da Escola Sabatina, seu pastor, e sua igreja.

Vamos agradecer a Jesus, por Ele ter especial cuidado de cada um de nós.

Page 50: Animais da Bíblia

HIPOPÓTAMO É A OBRA PRIMA DE DEUS

BASEADO EM JÓ 40: 15-24

(Leve uma figura de um hipopótamo ou um de plástico e um espelho grande)

Vocês sabem que animal é esse? (Mostre a figura). Esse é um hipopótamo. O nome do animal de nossa história é Grandão. Sabem onde ele mora? Perto de um rio.

Quantos de vocês gostam de nadar? (permita respostas). Grandão, o hipopótamo gosta tanto de nadar, boiar e brincar na água que ele passa a maior parte do dia ali, quando o tempo está bom. Acho que é por isso que quando Deus mandou Adão dar nome aos animais, o primeiro hipopótamo que Ele criara, ao vê-lo Adão deu-lhe este nome. Sabe o que significa o nome hipopótamo? Cavalo da água.

Vamos encher os pulmões de ar e depois segurar o nariz para ver quem fica mais tempo sem respirar? Quem já brincou disso na piscina ou no mar?

Vocês sabiam que Grandão, o hipopótamo fica muiiiiiiiiiito tempo sem respirar debaixo da água? E quando Grandão está com a cabeça dentro da água, ele faz um ruído estranho e solta jatos de água quente de meio metro de altura (mostre com uma fita quanto é meio metro). Grandão parece um dragão soltando fumaça na água...

Grandão, o hipopótamo é muito preguiçoso e comilão. Ele come 200 kg de plantas toda noite. Duzentos quilos é quase o peso do pai de___________, de ___________ e de __________ , o peso de três pais juntos!

Grandão não gosta de brincar sozinho, por isso ele anda sempre junto do seu bando, uns vinte hipopótamos grandalhões como ele.

Um dia, Jesus mandou Jó observar o grande hipopótamo.

Jesus disse para Jó que foi Ele quem criou o hipopótamo grande e forte. É por isso que Grandão mede 1,50 de altura (comparar a altura de uma criança). E mede 4,5 de comprimento (exemplifique com algo que eles possam ver)

E sabe o que mais Jesus disse? Que Ele fez o hipopótamo com uma espada. E você sabe qual é a espada do hipopótamo? Seus dentes. As presas dele medem 50 cm (exemplifique 50 cm mostrando uma fita de 50 cm).

Jesus disse para Jó que Grandão, o hipopótamo era a Sua obra-prima. Você acha um Grandão bonito?

Agora, olhem-se no espelho (passe o espelho por todas as crianças). Vocês são mais feios ou mais bonitos que Grandão, o hipopótamo?

Então Jesus o ama muito mais do que ama Grandão, porque fez a todos vocês muito mais bonitos e inteligentes que um hipopótamo.

Vamos agradecer a Jesus por nos ter feito bonitos e inteligentes e porque Ele também ama cada uma de suas criaturas desde as pequeninas até as grandalhonas, como são os hipopótamos?

Page 51: Animais da Bíblia

O CROCODILO VELOZ

BASEADO EM JÓ 41:1-10

(leve a gravura de um crocodilo)

Quem já viu um crocodilo? (Permita respostas) Os crocodilos são bem maiores que os jacarés que vivem no Brasil. Os crocodilos moram no Egito. Eles medem 8 metros! (compare com o corredor da igreja ou estique um barbante de 8 metros).

Um dia, Jesus estava conversando com Jó, à beira de um rio, onde nosso crocodilo morava e então Deus disse para ele: - “Jó, observe o crocodilo.”

Deus disse a Jó como havia criado este animal. Ele o criou com um couro duro, tão duro que é impossível furar suas bochechas, seu nariz ou o seu corpo.

Deus o criou para nadar muito bem, e Jó viu como o crocodilo gostava de nadar no rio. Mas Deus também deu pernas curtas e rápidas para ele, por isso nada tão rápido na água e corre rápido tanto na terra.

É por isso, que quando uma zebra, um veadinho, um cachorro, um cavalo, um boi ou mesmo um homem o encontra, foge antes de ser visto, senão... vira almoço de crocodilo.

Jó percebeu que quando o nosso crocodilo ficava parado, parecia um tronco de árvore flutuando. E Jó viu ainda que de dia, quando estava calor, o crocodilo ficava parado perto da água, com sua bocarra bem aberta. Quando ele fecha sua grande boca, os dentes ficam para fora.

Jesus falou para Jó que nenhum pai daria um crocodilo amarrado numa coleira para seus filhinhos passearem com ele, porque os crocodilos são animais muito ferozes.

Assim como Jesus Se preocupou em fazer o crocodilo com muito cuidado, Ele também teve cuidado ao criar você. Jesus também lhe deu pernas fortes para caminhar, pular e correr. Fez seus braços fortes para se pendurar, para jogar bola e para ajudar a mamãe a carregar pacotes.

Ele lhe deu uma boca capaz de comer os alimentos e de falar boas palavras; bons olhos para enxergar e ouvidos que ouvem. Vamos agradecer a Jesus por nos ter feitos tão perfeitos!

Page 52: Animais da Bíblia

O RUGIDO ASSUSTADOR DO LEÃO

BASEADO EM I PEDRO 5:8

(Leve uma gravura de um leão, de pelúcia ou de borracha e uma máscara de leão)

Que animal é este? (mostrar). Quem sabe imitar o rugido do leão? (Deixe-os imitar). Como o leão é um animal muito grande e forte, corre bastante e é um animal feroz, todos os demais animais da floresta têm medo dele. É por isso ele ganhou o nome de “rei da selva”

Esse aqui é Leleco, um lindo e perigoso leão.

Quando um bando de zebras, veados, girafas e até mesmo de elefantes passam pela floresta, eles precisam ter muito cuidado, porque se um dos filhotes ficarem para trás, pode virar comida para o leão Leleco.

Mas ele não ataca só filhotes. Quando está com fome, pode atacar até um elefante adulto, porque tem tanto apetite que pode comer até 13 quilos de comida por dia! É por isso que quando alguém come um pratão bem cheio de comida, nós dizemos que esta pessoa tem “apetite de leão.”

E é exatamente por isso que os animais têm tanto medo de Leleco, o leão. Quando ruge, os animais começam a tremer de medo. As pernas dos animais tremem tanto de medo que alguns não conseguem ficar em pé e caem no chão e outros nem conseguem fugir.

Eu acho que um dia, Pedro, um dos discípulos de Jesus deve ter conhecido algum leão como o Leleco e acho até que Pedro deve ter ouviu um rugindo igual. Por isso, Pedro disse que Satanás se parece com um leão bramando. Pedro disse que Satanás, assim como o leão, fica esperando que as pessoas se distraiam para atacar. Sabem como Pedro descobriu isso? Porque Pedro era amigo de Jesus. Andava sempre com ele, e enquanto estava com Jesus, não tinha medo de Satanás.

Mas um dia Pedro estava com os seus amigos, também discípulos de Jesus, num barco. Eles estavam muito assustados, porque estava caindo uma tempestade e o barquinho deles estava sendo jogado de um lado para outro e parecia que iam afundar. Então eles viram alguém andando por cima das águas. Ao virem isto, eles gritaram de pavor. Seus gritos eram de muito medo porque pensaram que fosse um fantasma, já que ninguém pode caminhar em cima da água sem afundar.

Então eles ouviram Jesus dizendo: -“Não tenham medo, Sou Eu!” E Pedro disse: - “Se é o Senhor, faça então que eu também consiga caminhar pelas águas sem afundar!”

E Jesus disse: - “Venha Pedro!” E Pedro foi. Que corajoso esse Pedro, não é?

Mas, naquele momento Pedro ouviu o rugido do leão Satanás dizendo: “Você é capaz. Veja, você está andando por cima das águas. Olhe os seus amigos lá no barco. Eles são medrosos. Eles não conseguem andar sem afundar.” E sabem o que aconteceu? Pedro acreditou no rugido do leão Satanás e começou a olhar todo orgulhoso para o barco.

Só que Pedro se esqueceu que para não afundar, ele precisava muito de Jesus. E então, quando ele desviou a vista de Jesus, uma onda o cobriu. Pedro não podia mais olhar a Jesus. Então Satanás, o leão, começou a rugir de novo, dizendo: “Você vai afundar. Você é mais pesado do que a água. Jesus não está perto de você”.

E sabe o que aconteceu? Pedro acreditou de novo no rugido do leão Satanás e começou a afundar, enquanto gritava: “Jesus me socorre!” E Jesus... socorreu a Pedro.

Pedro aprendeu que é muito perigoso ouvir esse rugido.

Eu também não quero ouvi-lo, porque quando o ouvimos tudo sai errado. Então vamos pedir a Jesus que nos ajude a não dar atenção ao rugido do inimigo.

Page 53: Animais da Bíblia

CABRAS MONTESES SALTITANTES

BASEADO EM JÓ 39:1-4

(Levar a gravura de uma cabra)

Quem sabe que animal é este? (mostrar).

Quem já tomou leite de cabra, comeu queijo ou carne de cabra? (permitir respostas) Por isso as cabras são tão úteis para os homens, porque além do leite, do queijo e da carne ainda nos dá seu pelo.

Essa era Ligeirinha, uma cabrita de pelo bem comprido e macio, com chifres e barba curta. Ela mora no alto das montanhas.

Um dia, Jó estava observando Ligeirinha, saltando enquanto descia pelas montanhas. Ela subia saltando e descia saltando bem ligeiro. Por isso recebeu o nome de Ligeirinha.

Jó percebeu que Ligeirinha parava para comer o capim entre as pedras e depois balia –béeee e voltava a saltar e a correr ligeirinho. Vamos imitar o balido da Ligeirinha?

Acho que depois de comer, ela bale dizendo: “obrigaaaaaaaado”. Acho que seu balido é a maneira que Ligeirinha encontrou para agradecer a Jesus pelo seu alimento.

Sabe por que Jó estava observando a cabra? Porque Jesus estava conversando com ele e lhe disse: - Jó, veja as cabras monteses! Seus filhotes são fortes, pois crescem e correm pelos campos.

Jó observou que Ligeirinha tinha pulmões fortes, porque ela subia bem no alto na montanha e subia saltando e pulando.

Jesus fez as crianças para serem como Ligeirinha. Elas devem brincar de correr, saltar, subir e descer. É por isso que você deve brincar fora de casa, no quintal. Porque como Ligeirinha, as crianças necessitam do sol, ar puro e exercício para crescerem fortes e saudáveis.

As crianças que fazem bastante exercício correndo atrás da bola, andando de bicicleta, brincando de apostar corrida, de pega-pega, de pular corda e outras brincadeiras ao ar livre, terão pulmões fortes como os de Ligeirinha.

E, se você tiver pulmões fortes, poderá usá-los com forças não para balir como fazem as cabras (béééééé), mas para agradecer a Jesus como Ligeirinha fez ao comer a grama macia e fofinha.

Vamos louvar a Jesus também com força, cantando (cante um corinho que eles conheçam). E agora vamos orar agradecendo a Jesus por nossos pulmões saudáveis.

Page 54: Animais da Bíblia

GAFANHOTOS NÃO TEM CHEFE

BASEADO EM PROVÉRBIOS 30:27

(Levar a gravura de gafanhoto ou um gafanhoto de borracha)

Vocês sabem quem é Come-Come? É um gafanhoto. Sabem por que Come-Come tem este nome? Porque, como todo gafanhoto, ele é muito comilão, pois come o tamanho dele em comida.

Imagine se a ___________ (nome de uma criança) ________________ comesse um prato de comida do tamanho dela!

Que tamanho deveria ter esse prato?

O pior é que os gafanhotos só andam em bandos e nunca sozinhos. E como todos eles têm um grande apetite, fazem um enorme estrago por onde passam.

E vocês sabem do que Come-Come e seu bando de gafanhotos se alimentam? De pasto e depois que eles comem toda a grama do pasto, não sobra comida para as vacas, bois, ovelhas ou cabras.

Mas Come-Come e seu bando também atacam as plantações de trigo, cevada, aveia ou milho. E quando o bando de Come-Come passa por uma plantação, não deixa nenhuma plantinha. Não sobra comida para o gado, nem para os seres humanos.

Um dia, Come-Come passou com mais dez gafanhotos de seu bando por uma mangueira e não sobrou nadinha da pobre árvore...

Quando a dona gafanhoto bota os seus ovos, ela os esconde dentro de uma cápsula bem dura e comprida como uma salsicha. Quando os gafanhotos nascem, eles chegam a aproximadamente uns cem filhotes e já começam a viajar muitos quilômetros, comendo tudo o que encontram pelo caminho até roupas e móveis, quando não encontram plantas verdinhas para comer.

Muitas crianças são como Come-Come e seu bando; por onde passam destroem tudo. Quebram brinquedos, deixam roupas e calçados e brinquedos jogados pelo chão, rasgam a capa do sofá de tanto pular nele, perdem o controle da TV, perdem DVDs, deixam CDs fora de sua capa, etc.

Neste aspecto nenhuma criança deve jamais ser como Come-Come e seu bando destruidor. Quando vocês e seus irmãos ou amigos estiverem brincando, depois devem deixar cada coisa em seu lugar e tudo deve estar em ordem outra vez.

Eu acho que Salomão conhecia Come-Come! Talvez, os viu destruindo as plantações e o pasto, e sabem o que Salomão disse? “Os gafanhotos não tem reis, contudo, marcham todos em bandos.”

Salomão elogiou os gafanhotos porque eles são tão amigos, que mesmo não tendo um chefe, andam sempre juntos. Aonde um vai, o outro também vai. O que um come, todos os demais comem também.

Cada criança deve andar assim em bando perto do papai e da mamãe. Obedecendo, sem se afastar deles, especialmente quando estão em ambientes onde há muita gente como nos supermercados, feiras, exposições, igreja, etc. Se você estiver sempre no “bando” da sua família, não correrá o risco de se perder.

Na escola, seu “bando” são seus companheiros de classe e sua professora. Se você obedecer a esta regra, nunca ficará perdido e não precisará levar bronca de ninguém.

Vamos orar pedindo a Jesus que nos ajude a não sermos destruidores como Come-Come e seu bando de gafanhotos. Mas vamos imitá-los obedecendo à ordem de andar sempre perto de nossos pais .

Page 55: Animais da Bíblia

O CAMELO E A AGULHA

BASEADO EM MATEUS 19:24

(Leve a gravura de um camelo ou um camelo de borracha, e a figura de um dromedário e uma agulha de bordar com fundo grande)

Esse é um _________________? Muito bem é um camelo. E seu nome é Andarilho, porque ele pode andar muitos quilômetros, até 100 km sem se cansar, sem comer e sem beber água.

Andarilho come folhas e galhinhos verdes das plantas e quando bebe água, bebe 120 litros; é um tanque de água para ele sozinho. Por isso que Andarilho pode passar dias sem beber água.

E porque Andarilho não precisa beber água todos os dias, seu dono aproveita para viajar pelo deserto montado nele. Vocês sabem que no deserto não há nenhuma gota de água, não é mesmo? Mas Andarilho não se incomoda com isto, pois ele não sente sede.

Andarilho tem duas montanhas nas costas, que se chamam bossas ou corcovas. Os dromedários (mostre a gravura) são da mesma família dos camelos, porém têm uma coisa diferente. Sabem o que é? Isso mesmo. E ele só tem uma bossa ou corcova.

Sabiam que lá na região onde Andarilho e os outros camelos vivem, as pessoas tomam leite de camela e comem sua carne também?

Mas o dono de Andarilho gosta muito dele porque é um animal bastante forte e pode carregar muita coisa em suas duas corcovas, bem como no meio delas. Ele pode até mesmo levar sua mudança ali, como: barraca, cadeira, mesa, roupas, panelas, além do próprio dono.

Eu creio que Jesus conhecia Andarilho. Acho até que Jesus o estava observando, quando chegava de viagem com seu dono. Eles pararam perto do portão de uma cidade e Jesus falou alguma coisa sobre o camelo Andarilho.

E sabe o que Jesus disse? Ele falou: “é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no céu.” (Mateus 19:24)

Você acha que um camelo como Andarilho passa pelo fundo de uma agulha? Eu acho que não, porque ele chega a medir 2m de altura. Vamos chamar o irmão (chame o homem mais alto da igreja) e Andarilho é mais alto que ele. Você acha que o irmão (nome) consegue passar pelo buraco desta agulha?

Será que Jesus não quer os ricos no céu? Não, claro que não!

Quando Jesus falou sobre o buraco de uma agulha estava se referindo a uma porta mui pequena que se encontrava ao lado da porta principal do muro da cidade. Quando o sol descia no horizonte, essa porta grande com duas partes, deveria ser fechada por várias pessoas, pois era mui pesada. Caso algum viajante chegasse tarde, essa porta não mais poderia ser aberta. Vocês imaginam por quê. Era muito complicado! Mas era aberta a agulha, que era a porta menor. Só imaginemos o pobre camelo tentando passar por essa porta tão pequena! Às vezes, conseguia, porém quão difícil era!

Assim comparou Jesus o difícil que pode resultar às pessoas que têm muito dinheiro e estão tão ocupadas, cuidando dele, que não lhe sobra tempo para ler a Bíblia, ir à igreja louvar a Deus e orar.

As crianças também podem investir melhor o seu tempo. Isto quer dizer que devemos passar menos tempo brincando, assistindo televisão, vendo filmes, jogando games, conversando ou brincando na INTERNET.

Peçamos a Jesus que nos ajude a amar as coisas celestiais; coisas importantes como: histórias da Bíblia, igreja, lição da Escola Sabatina e jamais descuidar da oração. Oremos.

Page 56: Animais da Bíblia

COELHOS SELVAGENS E SUAS TOCAS

BASEADO EM PROVÉRBIOS 30:24-26

(Leve a gravura de um coelho ou um coelho de verdade ou de pelúcia)

Quem sabe que bichinho é este? Muito bem, é um coelho. Quem já pegou em um coelho de verdade? Seu pelo é bem macio e suave! Vamos passar a mão em seu pelo?...

O coelho de nossa história é um animalzinho muito saudável. Todos sabem que os coelhos são animais muito saudáveis; só comem coisas que fazem bem à saúde, como: cenoura, couve e outras folhas verdes. Vocês também gostam de cenoura, couve, alface e outras folhas verdes? Vocês comem alguns desses saudáveis alimentos?

Quando o coelhinho de nossa história nasceu, não tinha nenhum pelo e sua mamãe precisou cuidar muito bem dele. Assim como vocês, quando nasceram não sabiam comer sozinhos, nem andar, nem falar, nem vestir suas roupas. Por isso, também precisaram de todo cuidado da mamãe.

O coelho é um animalzinho muito atento. Ele consegue olhar tudo o que se passa ao seu redor, porque seus olhos enxergam na frente, em baixo, em cima e ambos os lados ao mesmo tempo.

Quando alguém o machuca, o coelho solta suas grandes unhas e assim como os gatos, ele arranha a pessoa para que o solte.

Você gosta quando alguém puxa suas orelhas? Os coelhos não gostam que os segurem pelas orelhas, pois dói.

Um dia, o rei Salomão estava observando um coelho e falou sobre ele. E o que o rei Salomão falou ficou escrito na Bíblia. Salomão disse que coelhos selvagens não são fortes, não assustam as pessoas, mas mesmo assim eles são bem mais inteligentes que as pessoas inteligentes, pois eles fazem suas casas nas rochas. E isto nos faz lembrar o que Jesus disse: Ele também falou que pessoas sábias constroem sua casa na rocha.

Os coelhos selvagens pequeninos que pesam somente 5 quilos, precisam se defender, morando em casas onde é difícil alguém encontrá-los e é exatamente por isso que eles as constroem nas rochas.

Seres humanos também precisam construir suas casas bem firmes e seguras sobre pedras e tijolos unidos por ferro e cimento ou sobre uma rocha firme, para que quando vier uma tempestade ela não venha a cair.

E nós precisamos construir nossa vida em Jesus. Se Ele for a Pessoa mais importante para nós, mesmo que surja uma tempestade de problemas, nós não iremos afundar.

Vamos cantar a musiquinha que nos faz lembrar do sábio coelhinho selvagem que constrói a sua casa na rocha? Cante com eles: Sobre a rocha o sábio construiu... E depois ore para que Jesus seja a Rocha na vida de cada uma das crianças.

Page 57: Animais da Bíblia

A LAGARTIXA PEGAJOSA

BASEADO EM PROVÉRBIOS 30:24 e 28

{Leve a figura de uma lagartixa e uma ventosa de borracha (daquelas que são usadas para colar bichinhos de pelúcia no vidro de automóveis)}.

Alguém já ouviu falar de um animalzinho chamado lagartixa? Eu já escutei falar sobre ela e foi o sábio Salomão que falou dela. Sabe o que ele disse sobre simpático animalzinho? Que ele é tão pequenino que se pode apanhar com as mãos, mas é muito, muito sábio. Tão sábio que vive nos palácios.

Quero mostrar para vocês a Gigi (mostrar a gravura). Parece uma lagartixa, não é? Na realidade Gigi é um lagarto pequenino e sabe como o rei Salomão o conheceu?

O rei viu como Gigi sobe e desce de cabeça para baixo pelas paredes, até mesmo pelos vidros. E sabe como Gigi consegue isso? Os dedos dessa lagartixa são fortes adesivos como esse (mostrar a ventosa de plástico). Eu vou colar esse plástico para fingir que é um dos dedos de Gigi neste vidro e veremos como as patas da lagartixa se aderem com força à parede.

Até hoje as pessoas sábias como o rei Salomão estão tentando fabricar uma cola adesiva tão forte quanto a que tem os pés de Gigi. É por isso que ela anda até de cabeça para baixo e até anda pelos vidros que escorregam tanto!

Gigi tem uma língua pequena e é com essa língua que ela pega os insetos e os come. Por isso, ela era bem-vinda no palácio do rei Salomão, pois comia baratas, mosquitos, moscas, etc.

Alguns primos de Gigi mudam de cor de acordo com o ambiente onde estão. Como eles são verdes, fica fácil de se esconder entre as folhas das árvores. Mas quando caminham pelas pedras, estes ficam cor de pedra. E quando caminham pela parede, também podem ficar da cor da parede. Esses primos de Gigi são como o camaleão, mas são bem menores.

Porém, Gigi não engana as pessoas. Ela é sempre da mesma cor.

Por isso, Jesus aprecia que sejamos como a Gigi e não enganemos as pessoas, sendo sempre honestos. Existem muitas pessoas que mentem, fingem ser o que não são e procuram enganar até mesmo seus amigos. Vocês se lembram do profeta velhinho que mentiu para o outro profeta e ele acreditou que o velhinho estava dizendo a verdade e por isso foi morto por um leão?

A mentira só trás tristezas. Porque as pessoas que são enganadas não querem mais ser nossas amigas e elas ficam tristes conosco.

Vocês se lembram da história de como Satanás enganou Eva, ao disfarçar-se de serpente que falava e mentiu para Eva, dizendo que ao comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, ela se tornaria mais inteligente? E que ao desobedecer a Deus, isso não levaria à morte? Mas nós sabemos que tudo o que Satanás falou era mentira.

Foi porque Eva acreditou nessas mentiras que hoje existe o mal, o sofrimento, a dor e a morte.

Vamos pedir a Jesus que nos ajude a ser sempre verdadeiros e honestos.

Page 58: Animais da Bíblia

LOBO E CORDEIRO AMIGOS?

BASEADO EM ISAIAS 11:6

(Leve uma figura de um lobo ou um lobo de pelúcia)

Esse é Leleu, um lindo lobo prateado. Ele vive em planícies sem árvores ou em lugares desertos muito frios.

Leleu é um lobo bem grande de 2 metros de comprimento e anda sempre com outros lobos. Ele tem uma boa visão, ótima audição e de longe consegue sentir o cheiro de outros animais e dos seres humanos. Também tem dentes fortes e afiados, próprios para comer carne.

Para conseguir uma namorada, Leleu precisa cantar e vocês sabem como Leleu canta? Auuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!

Leleu também uiva para chamar seus companheiros e dizer que ali onde ele está é a sua casa e o seu quintal, também para dar ordens durante as caçadas e uivar sempre que sentir vontade.

Leleu e seu grupo de lobos caçam juntos a sua comida. Eles comem veados, alces, pássaros, peixes, serpentes e, seu prato predileto é o cordeiro!

Eu creio que um dia o profeta Isaías estava observando Leleu e seu bando de lobos, quando disse que na Nova Terra que Jesus está preparando para os salvos viverem, o lobo 120 Animais da Bíblia

como Leleu vai viver junto com o cordeiro. Não é uma coisa maravilhosa?

Lá os lobos comerão frutas como nós. Lá eles serão amigos uns dos outros e poderão brincar juntos. E sabe o que mais? Ali estarão também outros animais como: o leão, o hipopótamo, a raposa, o tigre, a onça, o ursos e todos os outros, pois serão mansos. E, por isso, eles serão nossos amigos!

E sabe o que mais o profeta Isaias disse? Que na Nova Terra as crianças pequenas irão brincar até mesmo com as serpentes.

Eu quero pode abraçar aos lobos como Leleu lá na Nova Terra. Acho até que quero um lobo assim no meu quintal. Você também quer estar na Nova Terra?