Top Banner
ANEXOS FETAIS Prof.: Pollyanna Barros
22

Anexos Fetais (1)

Jul 31, 2015

Download

Documents

vanoviks
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Anexos Fetais (1)

ANEXOS FETAIS

Prof.: Pollyanna Barros

Page 2: Anexos Fetais (1)

ANEXOS FETAIS

O estágio embrionário dura de 15º dia até, aproximadamente, oito semanas após a concepção ou até que o embrião meça 3 cm da coroa à cauda. Esse estágio é a fase mais crítica no desenvolvimento dos sistemas orgânicos e das características externas principais. As áreas em desenvolvimento com rápida divisão celular são as mais vulneráveis ás malformações.

Page 3: Anexos Fetais (1)

ANEXOS FETAIS

Denomina-se anexo fetal tudo que envolve diretamente o embrião e o feto e que se origina das células iniciais do ovo. Essas estruturas são:

Placenta Membranas (cório e âmnio) Saco vitelino Líquido amniótico Cordão umbilical

Page 4: Anexos Fetais (1)

ANEXOS FETAIS

Placenta: Representa a parte mais importante, tem um

duplo papel (materno – manutenção da gravidez; e o fetal – sobrevivência e crescimento).

Sua inserção se dá na região fúndica, parede anterior ou posterior do útero.

A estrutura da placenta está completa na 12ª semana. Ela continua a crescer na largura até a 20ª semana, quando cobre aproximadamente a metade da superfície uterina.

Page 5: Anexos Fetais (1)

ANEXOS FETAIS

A placenta produz hormônios, dentre os quais se destacam a gonadotrofina coriônica humana (HCG) a progesterona, responsáveis por manter e evitar que se desencadeie processo de separação materno – fetal.

É composta por duas faces: A materna - que fica em contato com o útero

é chamada a face materna.

Page 6: Anexos Fetais (1)

ANEXOS FETAIS

A fetal – que entra em contato com o líquido amniótico e o feto, ela tem em sua superfície inúmeros vasos, além da inserção do cordão umbilical.

Page 7: Anexos Fetais (1)

ANEXOS FETAIS

Page 8: Anexos Fetais (1)

ANEXOS FETAIS

Page 9: Anexos Fetais (1)

ANEXOS FETAIS

Cordão umbilical Canal de ligação entre o feto e placenta,

está inserido na face fetal da placenta, em uma extremidade, e a outra na parede ventral do embrião.

O cordão aumenta rapidamente seu tamanho, no termo tem a média de 60 cm de comprimento e 2 de diâmetro. É formado por 3 vasos sanguíneos: duas artérias que levam sangue do embrião para as vilosidades coriônicas, e uma veia grande que retorna o sangue ao embrião.

Page 10: Anexos Fetais (1)

ANEXOS FETAIS

Page 11: Anexos Fetais (1)

ANEXOS FETAIS

Page 12: Anexos Fetais (1)

ANEXOS FETAIS

Membranas Córion é a mais externa e constitui como fina

e pouco resistente. Ele contem os principais vasos sanguíneos umbilicais que se ramificam sobre a superfície da placenta.

Âmnio é a camada mais interna, é mais espessa e resistente que o córion. Protege contra choques mecânicos e evita o ressecamento do feto.

Formam a cavidade na qual se encontram o concepto e o liquido amniótico.

Page 13: Anexos Fetais (1)

ANEXOS FETAIS

O embrião em desenvolvimento atrai o âmnio para si, formando um saco repleto de líquido. O âmnio torna-se o revestimento do cordão umbilical e cobre o córion na superfície fetal da placenta. À medida que o embrião torna-se maior, o âmnio aumenta para acomodar tanto o embrião/feto quanto o líquido amniótico que o envolve.

Page 14: Anexos Fetais (1)

ANEXOS FETAIS

Page 15: Anexos Fetais (1)

ANEXOS FETAIS

Líquido amniótico É um líquido esbranquiçado ou amarelado

encontrado dentro da cavidade amniótica, tem cheiro característico e o pH neutro ou ligeiramente alcalino.

Inicialmente, a cavidade amniótica extrai seu líquido por difusão a partir do sangue materno. A quantidade de líquido aumenta semanalmente, de modo que normalmente 800 a 1200 ml.

Page 16: Anexos Fetais (1)

ANEXOS FETAIS

O volume do líquido amniótico muda constantemente. O feto engole líquido, e este flui para o interior e para o exterior dos pulmões fetais. O feto também urina no líquido, aumentando consideravelmente o seu volume.

O líquido amniótico tem muitas funções para o embrião/feto. Ele ajuda a manter a temperatura constante. Serve como uma fonte de líquido oral e como um repositório de resíduos.

Page 17: Anexos Fetais (1)

ANEXOS FETAIS

O líquido amniótico amortece o feto contra os traumas, reduzindo e dispersando as forças que pressionam para o interior do útero. Permite a liberdade de movimentos para o desenvolvimento musculoesquelético. O líquido impede que o embrião enrole-se nas membranas, facilitando o crescimento simétrico do feto.

Page 18: Anexos Fetais (1)

ANEXOS FETAIS

O volume do líquido amniótico é um fator importante na investigação do bem-estar fetal. A presença de menos de 300 ml de líquido amniótico (oligoidrâmnio) está associada a anormalidades renais fetais. A presença de mais de 2 litros de líquido amniótico (hidrâmnio) está associada a malformações gastrintestinais, entre outras.

Page 19: Anexos Fetais (1)

ANEXOS FETAIS

Page 20: Anexos Fetais (1)

SACO VITELINO

Ao mesmo tempo que a cavidade amniótica e o âmnio estão em formação, outra cavidade blastocística forma-se, formando o saco vitelino. Esse último ajuda a transferência de nutrientes e de oxigênio maternos que se difundem através do córion para o embrião.

Os vasos sanguíneos e o plasma são produzidos durante a segunda e terceira semana, enquanto a circulação uteroplacentária está sendo estabelecida com a formação de células sanguíneas primitivas até o começo da atividade hematopoética.

Page 21: Anexos Fetais (1)

ANEXOS FETAIS

Page 22: Anexos Fetais (1)

BOA NOITE!!