Top Banner
ANÁLISE TRANSACIONAL Prof. Ms. Valdec Romero Castelo Branco
21

Análise transacional

Jan 20, 2017

Download

Business

Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Análise transacional

ANÁLISE TRANSACIONALProf. Ms. Valdec Romero Castelo Branco

Page 2: Análise transacional

ANÁLISE TRANSACIONALAutor: Eric Berne - Desenvolveu a teoria no final da década de 50.“Todos nós nascemos príncipes eprincesas, mas às vezes nossa infância nostransforma em sapos”.Análise transacional é uma teoria dapersonalidade e uma psicoterapia sistemáticapara o crescimento e a mudança pessoal.

Page 3: Análise transacional

ANÁLISE TRANSACIONALAnálise transacional serve como modelo deestudos do interior das pessoas e modelo deaprendizagem em substituição do modelo da“enfermidade mental”, pois possui umavisão mais positiva do ser humano, queacredita que todos nós nascemos OK.

Page 4: Análise transacional

ANÁLISE TRANSACIONALESTADOS DE EGO

Conjunto de pensamentos,sentimentos e condutasregistrados ao longo daexperiência de vida dapessoa e que determinam seumodo de agir, pensar e sentiratualmente. V 14

Page 5: Análise transacional

OS ESTADOS DO EGO Os Estados do Ego são agrupados em trêscategorias: Pai, Adulto e Criança e cadaqual possuem suas subcategorias. Elespossuem relacionamento entre si, como porexemplo, quando as relíquias do Estado doEgo Criança permanecem no Adulto.

Page 6: Análise transacional

ANÁLISE ESTRUTURAL EXTEROPSIQUE - Estado de Ego PAI. NEOPSIQUE - Estado de Ego ADULTO. ARQUEOPSIQUE - Estado de Ego CRIANÇA.

Page 7: Análise transacional

ESTUTURA DA PERSONALIDADE• PAI – O QUE DEVO FAZER.• ADULTO – O QUE CONVÉM FAZER.• CRIANÇA – O QUE QUERO FAZER.

Page 8: Análise transacional

Estado de Ego PAIAssemelham-se à figura parental

PAI CRÍTICO: julgamentos, críticas, preconceitos,acusações, controles, ordens, imposições, censuras,exigências, limites e punições. PAI PROTETOR: manifestações de apoio, estímulo,proteção, orientação, ajuda, o dar segurança,permissão, conforto, a preocupação com o bem estardo outro. PAI PRECONCEITUOSO: é o dono da verdade, o sabetudo, não aceita divergência ou questionamento.Possui idéias preconcebidas e caráter inflexível.

V 15

Page 9: Análise transacional

Estado de Ego ADULTO

ORGANIZADO – ADAPTÁVEL – INTELIGENTE. PENSAMENTO LÓGICO E ANALÍTICO. FOCADO NO AQUI E AGORA.

CONJUNTO AUTÔNOMO DE SENTIMENTOS,ATITUDES E PADRÕES DE COMPORTAMENTOQUE SÃO ADEQUADOS À REALIDADE.

V 16

Page 10: Análise transacional

Estado de Ego CRIANÇA

CRIANÇA NATURAL: é livre, impulsiva, emoçõesautênticas da criatividade, da curiosidade,espontaneidade e autenticidade. CRIANÇA ADAPTADA:

SUBMISSA: obedecendo a regras.REBELDE: se opondo a regras ou procrastinando(adiar).

Mundo íntimo de sensações, experiênciase adaptações da infância.

V 17

Page 11: Análise transacional

TRANSAÇÕESOcorrem quando alguém se relaciona comuma outra pessoa. Cada Transação é formadade um estímulo e de uma resposta e asTransações podem proceder do Pai, Adultoou Criança de uma outra pessoa.Precisa ocorrer uma resposta ao estímulo,para existir uma Transação.

V 18

Page 12: Análise transacional

ESTRUTURA DO TEMPOSurge a necessidade deestruturação do nosso tempo, deprogramarmos o tempo disponível,necessidade essa em boa partevinculada com a fome de estímulosuma vez que a tendência serápreenchê-lo de maneira que nosforneça estímulos, físicos ehumanos.

V 19

Page 13: Análise transacional

CARÍCIASCarícia é o reconhecimento que umapessoa dá a outra. As Carícias sãoessenciais à vida de uma pessoa. Osadultos aprendem a trocar caríciasverbais: carícias positivas, comoelogios ou expressões de apreciaçãoou carícias negativas, comojulgamentos negativos oudepreciativos.

V 20

Page 14: Análise transacional

SÓ CARÍCIAS QUE LINDO! EI VOCÊ NÃO QUER PARTICIPAR?

Page 15: Análise transacional

EMOÇÕESEmoções Autênticas X Falsas Emoções

As Falsas Emoções são os sentimentos favoritosaprendidos na infância, segundo Eric Berne. Essessentimentos são aprendidos através dos pais e setransforma num reflexo condicionado que poderápersistir na vida.Na infância ao mostrar as Emoções Autênticas,estas são às vezes desqualificadas ou censuradasassim as crianças aprendem a mascará-las. Acriança então passa a utilizar esses sentimentos namaioria das situações, seja apropriado ou não. V 21

Page 16: Análise transacional

POSIÇÃO EXISTENCIALNo processo de desenvolver uma identidade,as pessoas definem para si mesmas, cedo navida, qual o significado de sua existência.Algumas pessoas decidem que são OK e queterão uma boa vida, mas muitas pessoasdecidem que não são OK e que fracassarãode alguma forma.

Page 17: Análise transacional

São quatro Posições Existenciais oumodos de ver o mundo:

1) Eu estou OK, você está OK;

2) Eu estou OK, mas você não está OK;

3) Eu não estou OK, você está OK;

4) Eu não estou OK, você não está OK.

Page 18: Análise transacional

A primeira posição é a única saudável: o indivíduo tem atitudespositivas em relação a si mesmo e também aos outros. Logo,tende a ter relacionamentos e comunicações maduras,assertivas e espontâneas. Quando ele se desqualifica, passa agostar de levar pancada - ou pelo menos passa a aceitar issocomo se fosse natural, quer menos para si, obtém menos. Sedesqualifica os outros, adota posturas arrogantes, agressivas,céticas, o que leva a afastamento e relações improdutivas. Seacha que ele próprio não tem valor, nem outros, adota ocinismo e a descrença como regras orientadoras e não produznada que preste.

Page 19: Análise transacional

JOGOS PSICOLÓGICOSSão séries de transações ulteriores,aparentemente racionais, que progridem emdireção a um resultado previsível e bemdefinido. Neles os envolvidos inter-atuam emdois níveis:Social (consciente, moralmente aceitável).Psicológico (inconsciente, passível dedesaprovação).

Page 20: Análise transacional

SCRIPT DE VIDAPode também ser chamado de Argumento deVida. Script é um plano inconsciente de vidaou ainda um programa em marcha, que oindivíduo desenvolve na primeira infância sobinfluência parental e que irá dirigir a suaconduta nos aspectos mais importantes desua vida.

Page 21: Análise transacional

DINÂMICA DE GRUPOÉ qualquer agregação social com um limiteexterno e pelo menos um limite interno. ImagoGrupal é a captação do grupo segundo cadaindivíduo. É baseado no princípio dadiferenciação com o objetivo de classificar asrelações mais importantes que se ocultam portrás das relações formais do grupo.

V 22