Top Banner
Análise da obra: Glauber Rocha Pedro Avila - Pedro Kessler UNISINOS - 2013
15

Análise da obra: Glauber Rocha

Dec 18, 2014

Download

Education

Pedro Avila

Análise da obra do diretor de cinema brasileiro Glauber Rocha.
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Análise da obra: Glauber Rocha

Análise da obra:Glauber Rocha

Pedro Avila - Pedro KesslerUNISINOS - 2013

Page 2: Análise da obra: Glauber Rocha

Glauber de Andrade Rocha foi um dos integrantes mais importantes do cinema novo, movimento iniciado no começo dos anos 1960.

Com o princípio de "uma câmera na mão e uma idéia na cabeça", deu uma identidade nova ao cinema brasileiro.

Page 3: Análise da obra: Glauber Rocha

Sobre o Cinema Novo

Movimento cinematográfico brasileiro, influenciado pelo Neo-realismo italiano e pela "Nouvelle Vague" francesa, com reputação internacional.

Um grupo de jovens frustrados com a falência das grandes companhias cinematográficas paulistas resolveu lutar por um cinema com mais realidade, mais conteúdo e menor custo.

Page 4: Análise da obra: Glauber Rocha

Sobre o Cinema Novo

Assim, cineastas do Rio de Janeiro e da Bahia resolveram elaborar novos ideais ao cinema brasileiro. Tais ideais totalmente contrários aos caríssimos filmes produzidos pela Vera Cruz e avessos às alienações culturais que as chanchadas refletiam.

O que esses jovens queriam era a produção de um cinema barato, feito com "uma câmera na mão e uma ideia na cabeça". Os filmes seriam voltados à realidade brasileira e com uma linguagem adequada à situação social da época. Os temas mais abordados estariam fortemente ligados ao subdesenvolvimento do país.

Page 5: Análise da obra: Glauber Rocha

Sobre o Cinema Novo

Esses filmes foram realizados no momento em que o Brasil passava por inúmeras mudanças em seu direcionamento político, e que tais mudanças faziam parte do plano de "modernizar a nação", estimulado pelo governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961)

Se marcava a presença de elementos da cultura popular; a preferência por locações naturais em ambientes simples e identificados com a rotina do brasileiro - as feiras, a favela, o sertão.

Page 6: Análise da obra: Glauber Rocha

Sobre o Cinema NovoAlguns nomes importantes nesse movimento:

+ Cacá Diegues+ Glauber Rocha+ Joaquim Pedro de Andrade+ Leon Hirszman+ Nelson Pereira dos Santos+ Roberto Santos+ Rogério Sganzerla+ Ruy Guerra+ Olney São Paulo+ Paulo César Saraceni

Page 7: Análise da obra: Glauber Rocha

Sobre o Cinema Novo1º momentoDe 1959 a 1964, com filmes que giravam em torno da temática, do cotidiano e dos problemas do Nordeste ("Vidas Secas", "Deus e o Diabo" e "Os fuzis").

2º momentoDe 1964 a 1968, a produção de filmes passou a questionar os rumos do desenvolvimentismo e os impactos das políticas da ditadura militar nas grandes cidades, em filmes como "Terra em transe", de Glauber, ou "O desafio", de Gustavo Dahl.

3º momentoDe 1968 a 1972, apresenta filmes como "Macunaíma", de Joaquim Pedro de Andrade, fortemente influenciados pelo movimento Tropicalista.

Page 8: Análise da obra: Glauber Rocha

A obra de Glauber Rocha

Foi uma das figuras centrais na produção cinematográfica brasileira dos anos 1960/1970.Sua obra conciliou a arte e a política e grande parte remetem ao sertão brasileiro.

Acreditava no cinema como força artística revolucionária, desestabilizadora e proponente de um pensamento nacional renovado

Page 9: Análise da obra: Glauber Rocha

A obra de Glauber Rocha

Na época de lançamento havia muita oposição a esses filmes. Alguns até chegaram ao circuito de cinema, mas com resultados muito precários.Glauber acabaria por se converter, em figura polêmica, contraditória e em nenhum momento unânime diante da crítica

Page 10: Análise da obra: Glauber Rocha

A obra de Glauber Rocha

Entretanto, no início de sua carreira, o diretor fez parte de uma geração intelectual que trouxe um sopro de renovação para a literatura, as artes, a música e o cinema brasileiros.

Decepcionado com os caminhos do país e de alguns companheiros de cinema, Glauber se encarregou de sentenciar o fim do movimento em 1970.

Glauber morreu no final da ditadura militar ("o dragão da maldade" que perseguiu seus filmes dava os últimos suspiros).

Page 11: Análise da obra: Glauber Rocha

Principais filmesLongas-metragens

1962 Barravento1963 Deus e o Diabo na Terra do Sol1967 Terra em Transe1968 O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro1970 Cabeças Cortadas1971 O Leão de Sete Cabeças1972 Câncer1975 Claro1980 A Idade da Terra

Curtas e documentários

1959 Pátio1959 A Cruz na Praça1965 Amazonas, Amazonas1966 Maranhão 661974 História do Brasil1974 As Armas e o Povo1977 Di Cavalcanti1979 Jorge Amado no cinema

Page 12: Análise da obra: Glauber Rocha

BarraventoNuma aldeia de pescadores de xeréu, cujos antepassados vieram da África como escravos, permanecem antigos cultos místicos ligados ao candomblé. Firmino (Antônio Pitanga) é um antigo morador, que foi para Salvador na tentativa de escapar da pobreza

Page 13: Análise da obra: Glauber Rocha

Deus e o Diabo na terra do solA exibição do filme nos cinemas brasileiros causou reações eufóricas dos intelectuais, artistas e da crítica, por sua proposta ousada de linguagem e sua estética radical que definiu as bases do tipo de cinema queseria realizado a partir de então.

Page 14: Análise da obra: Glauber Rocha

Terra em transe

Num país fictício chamado Eldorado, o jornalista e poeta Paulo (Jardel Filho) oscila entre diversas forças políticas em luta pelo poder.Grande clássico do Cinema Novo, o filme faz duras críticas à ditadura.

Page 15: Análise da obra: Glauber Rocha

Pedro Avila - Pedro KesslerUniversidade do Vale do Rio dos Sinos

Seminário Livre de Cinema