Top Banner
Alegoria da Caverna vs Matrix Nome: Milene Maria Queiroz
10

Alegoria da Caverna vs Matrix · ALEGORIA DA CAVERNA Platão em um de seus diálogos com Glauco, no livro “A República”, pede para Glauco imaginar a seguinte cena:

Nov 15, 2018

Download

Documents

phamngoc
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Alegoria da Caverna vs Matrix · ALEGORIA DA CAVERNA Platão em um de seus diálogos com Glauco, no livro “A República”, pede para Glauco imaginar a seguinte cena:

Alegoria da Caverna vs Matrix

Nome: Milene Maria Queiroz

Page 2: Alegoria da Caverna vs Matrix · ALEGORIA DA CAVERNA Platão em um de seus diálogos com Glauco, no livro “A República”, pede para Glauco imaginar a seguinte cena:

ALEGORIA DA CAVERNA Platão em um de seus diálogos com Glauco,

no livro “A República”, pede para Glauco

imaginar a seguinte cena:

Page 3: Alegoria da Caverna vs Matrix · ALEGORIA DA CAVERNA Platão em um de seus diálogos com Glauco, no livro “A República”, pede para Glauco imaginar a seguinte cena:

ALEGORIA DA CAVERNA

O esgotamento das meras aparências como sentido da vida.

Platão usa esse mito como metáfora para explicar o caminho para alcançar o conhecimento verdadeiro, o mundo inteligível.

A saída do homem da caverna significa o desprender-se das amarras dogmáticas da sociedade e o buscar de um conhecimento crítico de si mesmo.

Page 4: Alegoria da Caverna vs Matrix · ALEGORIA DA CAVERNA Platão em um de seus diálogos com Glauco, no livro “A República”, pede para Glauco imaginar a seguinte cena:

Matrix

Neo: “Renovado”

ou “novo.

Anagrama de ONE:

“O escolhido”,

“principal”.

Page 5: Alegoria da Caverna vs Matrix · ALEGORIA DA CAVERNA Platão em um de seus diálogos com Glauco, no livro “A República”, pede para Glauco imaginar a seguinte cena:

Matrix

Page 6: Alegoria da Caverna vs Matrix · ALEGORIA DA CAVERNA Platão em um de seus diálogos com Glauco, no livro “A República”, pede para Glauco imaginar a seguinte cena:

SIMBOLOGIA DO NÚMERO 3 Significado Espiritual O número três representa a unidade divina. A Santíssima Trindade para os cristãos. Para os gregos e romanos, a manifestação divina

decorre de uma trindade da qual fazem parte Júpiter e Netuno, Plutão e Zeus, Poseidon e Hades, respectivamente.

Também os hindus têm 3 deuses principais: Brahma, Vishnu e Shiva. Da mesma forma, os egípcios têm Ísis, Osíris e Hórus.

Page 7: Alegoria da Caverna vs Matrix · ALEGORIA DA CAVERNA Platão em um de seus diálogos com Glauco, no livro “A República”, pede para Glauco imaginar a seguinte cena:
Page 8: Alegoria da Caverna vs Matrix · ALEGORIA DA CAVERNA Platão em um de seus diálogos com Glauco, no livro “A República”, pede para Glauco imaginar a seguinte cena:

“Bem-vindo ao deserto Real”.

Page 9: Alegoria da Caverna vs Matrix · ALEGORIA DA CAVERNA Platão em um de seus diálogos com Glauco, no livro “A República”, pede para Glauco imaginar a seguinte cena:

“Você tem o Dom. Mas não o é, agora.

Na próxima vida, talvez.”

Page 10: Alegoria da Caverna vs Matrix · ALEGORIA DA CAVERNA Platão em um de seus diálogos com Glauco, no livro “A República”, pede para Glauco imaginar a seguinte cena: