Top Banner
ALBUFEIRA DO AZIBO
18

Albufeira do azibo

Jul 25, 2015

Download

Education

Mariya Shevchuk
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Albufeira do azibo

ALBUFEIRA DO AZIBO

Page 2: Albufeira do azibo
Page 3: Albufeira do azibo
Page 4: Albufeira do azibo

A Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo situa-se a 30 km de Bragança. Foi criada pelo Decreto Regulamentar a 3 de Agosto, constituindo uma área protegida de âmbito regional que tem como objetivos a conservação da natureza e a valorização do seu património natural e ainda a promoção do repouso e do recreio ao ar livre em equilíbrio com os valores naturais salvaguardados.

Page 5: Albufeira do azibo

Paisagem protegida

Entende-se por «Paisagem Protegida» uma área que contenha paisagens resultantes da interação harmoniosa do ser humano e da natureza, e que evidenciem grande valor estético, ecológico ou cultural.A classificação de uma Paisagem Protegida visa a proteção dos valores naturais e culturais existentes, realçando a identidade local, e a adoção de medidas compatíveis com os objetivos da sua classificação.

Page 6: Albufeira do azibo

Rã Ibérica

Page 7: Albufeira do azibo

Rã Ibérica

Habitat: Intimamente associada à água, a rã-ibérica raramente se afasta dela.

Page 8: Albufeira do azibo

Rã Ibérica

Comportamentos: Apresenta atividade tanto diurna como noturna.

Page 9: Albufeira do azibo

Rã Ibérica

Reprodução: O período reprodutivo estende-se por norma de Novembro a Março.

Page 10: Albufeira do azibo

Rã Ibérica

Dieta: A dieta destes animais é composta por pequenos invertebrados, nomeadamente escaravelhos, aranhas, mosquitos, caracóis e centopeias, caçados sobretudo durante a noite.

Page 11: Albufeira do azibo

Sapo-de-unha-negra

Page 12: Albufeira do azibo

Sapo-de-unha-negra

Habitat: Encontra-se fortemente associado a locais de solo pouco compacto, como zonas arenosas, dunas costeiras, campos de cultivo, pastagens e zonas planálticas.

Page 13: Albufeira do azibo

Sapo-de-unha-negra

Comportamentos: Possui hábitos estritamente noturnos, passando o dia enterrado em buracos que escava com fortes unhas negras dos membros posteriores.

Page 14: Albufeira do azibo

Sapo-de-unha-negra

Reprodução: O seu período reprodutivo depende das condições climatéricas, em especial da ocorrência de precipitação, geralmente entre meados do Outono até meados da Primavera.

Page 15: Albufeira do azibo

Sapo-de-unha-negra

Dieta: A sua alimentação consiste, essencialmente, em escaravelhos, lesmas, formigas, minhocas, gafanhotos, borboletas, mosquitos e larvas de insetos.

Page 16: Albufeira do azibo

A Orchis coriophora está incluída num grupo de orquídeas com alguma variabilidade ecológica e morfológica. É uma espécie polimorfa.

Limodorum abortivum

Page 17: Albufeira do azibo

Antes da floração a parte aérea destas orquídeas assemelha-se visualmente a um espargo. Isto acontece porque o caule é ereto, arredondado, de cor violeta ou pardacenta e embainhado por folhas do tipo brácteas.

Orchis coriophora

Page 18: Albufeira do azibo

FIM

Trabalho elaborado por:Mariya Shevchuk nº24