Top Banner
Agência Noticiosa 1 Professor mestre Artur Araujo ([email protected]) Apresentação do curso Critérios de avaliação
25

Ag1 Aula0 2008

Jun 13, 2015

Download

Education

Artur Araujo
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Ag1 Aula0 2008

Agência Noticiosa 1 Professor mestre Artur Araujo ([email protected])

Apresentação do curso

Critérios de avaliação

Page 2: Ag1 Aula0 2008

Apresentação do curso

Ementa Conceito e evolução das agências noticiosas. O

planejamento e a execução da produção noticiosa no ambiente de agência. Organização da agência, planos de trabalho e produção diária. A disciplina compreende a produção sistemática de notícias, nos diversos gêneros, e sua divulgação às redações de jornais e às organizações diversas via internet.

Page 3: Ag1 Aula0 2008

Tópicos O que são agências de notícias Histórico das agências de notícias A apuração jornalística A pauta A redação jornalística A entrevista e a postura do entrevistador A observação como tática de investigação A pesquisa documental como tática de

investigação

Page 4: Ag1 Aula0 2008

Critérios de avaliação

O aluno será avaliado de três maneiras.1. Pela produção de reportagens

2. Por meio de prova teórica

3. Por meio de uma pesquisa individual ou em grupo

Page 5: Ag1 Aula0 2008

Reportagens

O aluno precisa produzir pelo menos quatro reportagens. Todas precisam ser entregues no prazo estipulado.

Caso alguma matéria não seja entregue a tempo, o estudante terá nota “0” na prova teórica.

Se a matéria não estiver de acordo com os padrões estabelecidos no curso, será rejeitada. Caso não seja refeita a tempo, o professor considerará a matéria como não produzida e o estudante terá nota “0” na prova teórica.

Page 6: Ag1 Aula0 2008

Pré-requisitos para reportagem

O aluno tem de ter entrevistado pelo menos uma fonte e publicado na reportagem essa entrevista, seja mediante discurso direto, seja mediante discurso indireto.

Em caso de críticas ou acusações a pessoas ou instituições, serão necessárias pelo menos duas fontes: o acusador e o acusado. Caberá ao professor avaliar se a matéria será aceita ou não e se será publicada ou não.

O texto e a apuração devem obedecer aos padrões estabelecidos no “Guia prático de apuração e redação da Agência Hoyler”.

Page 7: Ag1 Aula0 2008

Não serão admitidos, exceto em casos previamente combinados com o professor, o uso como fontes de estudantes e professores do Instituto Hoyler, além de funcionários ou prestadores de serviços do Instituto Hoyler.

O texto precisa estar suficientemente claro. Se uma das reportagens for plágio, o

estudante terá nota “0” na prova teórica.

Pré-requisitos para reportagem

Page 8: Ag1 Aula0 2008

Uma reportagem será definida como plágio se qualquer trecho do texto for considerado idêntico ou extremamente similar a um outro trecho de livro, jornal, revista, site, press release ou qualquer outro tipo de produção discursiva (inclusive textos de colegas e professores). Não será considerada “desculpa”, portanto, uma alegação do tipo: “eu só plagiei uma frase”...

Qualquer caso identificado de plágio levará o aluno a ter nota “0” na prova teórica.

O aluno porém terá direito a fazer o seminário, produzir matérias extras, de modo a melhorar a média, e a realizar a prova de recuperação.

O aluno que plagiar pode e deve fazer outras reportagens. Elas serão publicadas e o estudante terá retorno do professor sobre sua produção, mas não o reabilitarão para a prova.

O que é plágio?

Page 9: Ag1 Aula0 2008

Prazos de produção

O limite para entrega de cada uma das reportagens no primeiro semestre de 2008 é: 8 de abril de 2008 – último dia para entrega da primeira reportagem. 15 de abril de 2008 - último dia para entrega da segunda reportagem. 22 de abril de 2008 - último dia para entrega da terceira reportagem. 29 de abril de 2008 - último dia para entrega da quarta reportagem.

O não-cumprimento do prazo de qualquer uma das quatro matérias implica nota “0” na prova.

Se o professor identificar qualquer um textos –tanto os quatro obrigatórios como os demais– como plágio, o aluno terá nota “0” na prova, mesmo que o estudante já tenha mesmo que o estudante já tenha realizado a provarealizado a prova.

Page 10: Ag1 Aula0 2008

Matérias extras

A produção de matéria extra será premiada com meio ponto a mais na média final. O limite para contribuições com bonificação na média final é a produção de 10 (dez) reportagens –as quatro exigidas curricularmente, mais seis extras, o que proporciona três pontos na média final.

Page 11: Ag1 Aula0 2008

E após o teto?

O aluno poderá produzir mais de 10 reportagens, mas não receberá bonificação extra por isso.

O último dia para a entrega de reportagens é 27 de maio de 2008. Até esse dia, o aluno poderá melhorar sua nota com reportagens extras.

Page 12: Ag1 Aula0 2008

Imprevistos...

O aluno que não honrar os prazos terá nota “0” na prova teórica, mas poderá produzir matérias extras e ganhar os bônus por isso.

Excluindo-se os casos estabelecidos pela legislação (dispensas para gestante, dispensas para doenças infecto-contagiosas e dispensas para traumatismos imobilizantes), nenhuma outra alegação será aceita para a não-entrega de reportagens no prazo estipulado.

Page 13: Ag1 Aula0 2008

Site do curso

O aluno encontrará no site do curso (http://araujofamilia.sites.uol.com.br/), na área “Agência Noticiosa 1” informações e apostilas necessários para a disciplina.

Page 14: Ag1 Aula0 2008
Page 15: Ag1 Aula0 2008

Lista de discussão

O aluno precisa se inscrever na lista de discussão da disciplina (http://br.groups.yahoo.com/group/agenciahoyler/) para receber pautas e comunicados pertinentes ao curso.

Page 16: Ag1 Aula0 2008
Page 17: Ag1 Aula0 2008

A prova teórica - 29 de abril

O aluno terá uma prova teórica, que será aplicada dia 29 de abril de 2008, cujo peso será “2” na média final. O pré-requisito para fazer a prova teórica é a realização, no prazo, de quatro reportagens para o curso.

Se for identificada cola durante a prova, o aluno terá nota “0” na avaliação deste quesito. A nota da prova será de 0 a 10.

O conteúdo da prova será o das apostilas e o material apresentado e discutido em sala da aula.

Page 18: Ag1 Aula0 2008

O trabalho escrito (seminário)

Os alunos terão de realizar uma pesquisa em grupo ou individual sobre questões pertinentes à disciplina.

A nota, que será de “0” a “10” será dividida entre o trabalho escrito e a apresentação oral.

Caso algum problema de força maior inviabilize a apresentação oral, o trabalho será avaliado unicamente pelo conteúdo escrito.

Page 19: Ag1 Aula0 2008

Prazo – 13 de maio O trabalho escrito deve ser entregue até o dia 13 de

maio de 2008. O trabalho escrito entregue entre os dias 14 e 20 de

maio terá 25% de desconto no cálculo da nota total do trabalho.

O trabalho escrito entregue entre os dias 21 e 27 de maio terá 50% de desconto no cálculo da nota total do trabalho.

Após o dia 27 de maio não serão aceitos mais trabalhos escritos e a nota total será “0” no quesito “seminário”, mesmo que uma apresentação oral mesmo que uma apresentação oral tenha sido feitatenha sido feita.

Page 20: Ag1 Aula0 2008

Temas do trabalho

A apuração jornalística em casos de seqüestro A apuração jornalística em casos de suicídio A apuração jornalística de denúncias A questão da vítima nas reportagens policiais A questão do acusado nas reportagens policiais Procedimentos para reportagens de política Procedimentos para reportagens econômicas Procedimentos para reportagens de entretenimento e/ou

cultura Procedimentos para reportagens esportivas Procedimentos para reportagens de prestação de

serviços

Page 21: Ag1 Aula0 2008

A pesquisa deve incluir...

O estudo de uma reportagem específica sobre o tema escolhido. (Observação: a reportagem deve ter obtido destaque no noticiário. Exceções só serão aceitas mediante consulta prévia ao professor).

A entrevista de pelo menos um profissional de imprensa, de preferência o repórter ou o editor da reportagem escolhida.

Uma investigação bibliográfica em um ou mais manuais de redação a respeito do tema escolhido. A investigação pode abranger mais obras, mas pelo menos um manual de redação deve ser consultado.

Page 22: Ag1 Aula0 2008

Concluindo...

Mais detalhes sobre os procedimentos podem ser consultados no site.

Page 23: Ag1 Aula0 2008
Page 24: Ag1 Aula0 2008

O tema da próxima aula: O que são as agências de notícias?

Page 25: Ag1 Aula0 2008

Citação do dia Jornalismo consiste principalmente em dizer que “Lord Jones está morto” a pessoas que nunca souberam quem fora lord Jones em vida.

Gilbert Keith Chesterton (1874 - 1936)Escritor e jornalista inglês