Top Banner
No dia 01/05, aconteceu nas de- pendências do colégio , o Dia da Família, em uma manhã de clima agradável , pro- porcionando a toda a família plena intera- ção por meio de brincadeiras, onde pais e filhos mantiveram cumplicidade para cumprir cada uma das atividades propos- tas com muita motivação e alegria. Participaram deste evento pais e alunos da Educação Infantil (Mat. I ao Infantil II) e da 1ª Fase do Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano) . Os participantes foram divididos em equipes, sendo identificados por cores como: azul, verde, amarelo e branco. Além da diversão e descontração todos os participantes, ao se inscreve- rem, doaram 1 litro de óleo em prol da instituição Lar Itatibense da Criança. Dia da Família Dia da Família Dia da Família Dia da Família Edição 02 - Maio/Junho - 2010 ACONTECEU! Sendo 2010 o ano da Biodi- versidade, em homenagem ao Dia das Mães, os alunos além de se a- presentarem com canções em portu- guês e inglês, confeccionaram uma jardineira encapada com filtro de ca- fé, dentro da qual havia além de um cartão, terra adubada, dois tipos de sementes, instruções para plantio e uma receita a ser preparada com a semente posteriormente plantada en- tre mãe e filho. Com este presente foi lançado o desafio de cuidarem juntos da semente, acompanhando seu cultivo e crescimento, para em agosto pre- sentear os alunos que plantaram e preservaram suas sementes já cresci- das com um lindo botton. Dia das Mães Dia das Mães Dia das Mães Dia das Mães
9

Aconteceu! Edição 2

Mar 10, 2016

Download

Documents

Alan Pazetto

Edição 02 - Maio/Junho - 2010 Com este presente foi lançado o desafio de cuidarem juntos da semente, acompanhando seu cultivo e crescimento, para em agosto pre- sentear os alunos que plantaram e preservaram suas sementes já cresci- das com um lindo botton. Dia das MãesDiadasMãesDiadasMãesDiadasMães Dia da FamíliaDiadaFamíliaDiadaFamíliaDiadaFamília OBI - Olimpíada Brasileira de Informática Prova JI Fraldinhas Maria Cristina Berto Tescarollo Página 2
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Aconteceu! Edição 2

No dia 01/05, aconteceu nas de-pendências do colégio , o Dia da Família, em uma manhã de clima agradável , pro-porcionando a toda a família plena intera-ção por meio de brincadeiras, onde pais e filhos mantiveram cumplicidade para cumprir cada uma das atividades propos-tas com muita motivação e alegria. Participaram deste evento pais e alunos da Educação Infantil (Mat. I ao

Infantil II) e da 1ª Fase do Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano) . Os participantes foram divididos em equipes, sendo identificados por cores como: azul, verde, amarelo e branco. Além da diversão e descontração todos os participantes, ao se inscreve-rem, doaram 1 litro de óleo em prol da instituição Lar Itatibense da Criança.

Dia da FamíliaDia da FamíliaDia da FamíliaDia da Família

Edição 02 - Maio/Junho - 2010

ACONTECEU!

Sendo 2010 o ano da Biodi-versidade, em homenagem ao Dia das Mães, os alunos além de se a-presentarem com canções em portu-guês e inglês, confeccionaram uma jardineira encapada com filtro de ca-fé, dentro da qual havia além de um cartão, terra adubada, dois tipos de sementes, instruções para plantio e

uma receita a ser preparada com a semente posteriormente plantada en-tre mãe e filho.

Com este presente foi lançado o desafio de cuidarem juntos da semente, acompanhando seu cultivo e crescimento, para em agosto pre-sentear os alunos que plantaram e preservaram suas sementes já cresci-das com um lindo botton.

Dia das MãesDia das MãesDia das MãesDia das Mães

Page 2: Aconteceu! Edição 2

Página 2

Prova JI Fraldinhas

Com o apoio da Prefeitura de Itatiba, por meio da Se-cretaria de Cultura, Esportes e Turismo, aconteceu nos dias 15 e 16 de maio, a 16ª edição da Prova Fraldinhas JI. Nos-sos alunos da Educação Infantil Mat. I ao Infantil II) e a 1ª Fa-se do Ensino Fundamental (1º ao 5º Ano) puderam participar e abrilhantar este evento. As provas foram divididas em dois dias. No sábado, dia 15 de maio, as provas de 500, 600 e 800m, masculino e feminino no Parque Luís Latorre. No domingo, dia 16 de mai-o, as provas de 50, 100, 200 e 400m, masculino e feminino no Parque Ferraz Costa.

OBI - Olimpíada Brasileira de Informática

A Sociedade Brasileira de Computação e a Fundação Carlos Chagas, realizaram a 12ª Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), uma competição voltada para alunos da 2ª Fase do Ensino Fundamental - 7º ao 9º Ano, tendo co-mo objetivo despertar nos alunos o interesse por ciência da computação, por meio de uma atividade que envolve desafio, lógica e uma saudável dose de competição. Os alunos do 7º Ano participaram da modalidade Iniciação Nível I e os alunos do 8º Ano e 9º Ano da Iniciação Nível II. A 1ª fase aconteceu no Colégio Integral no dia 27/03 e a segunda fase na UNICAMP no dia 08/05 e tivemos as alunas Isabela Berto

Tescarollo e Lara Greco Bufalo como meda-lhistas de bronze. Parabéns a todos os participantes que aceitaram o desafio!

“O processo de aprendizagem da criança vai além das paredes da sala de aula, por isso achei importante a participação da Isabela na OBI. Mais importante do que bons resultados ou prêmios, essas atividades proporcionam o desafio do novo, no qual a criança se projeta da escola para ambientes diversos, ampliando sua visão do mundo. O incentivo e apoio peda-gógico dado pela escola foram fundamentais para participação da Isabela nesta experiência. Parabenizo o Colégio Integral pelo incentivo e as crianças que encararam o desafio.”

Maria Cristina Berto Tescarollo

Page 3: Aconteceu! Edição 2

Página 3

3º Desafio Vestibulando 2010

No dia 27/05 o ex-jogador e hoje técni-co de futebol, esteve presente no Colégio, para passar aos nossos alunos um pouco de su-a história dentro do fute-bol falando também so-bre a Copa do Mundo.

Lopes iniciou sua carreira no São Paulo F.C. em 1985. Dois anos depois, foi para o futebol japonês, onde passou o resto da carreira.

Com mais de 380 gols marcados, Lopes conquistou o respeito e a admiração dos torce-dores japoneses. Naturalizado, defendeu a sele-

ção japonesa entre os anos de 1997 e 2001, ten-do sua maior recompensa como jogador ao ser convocado para fazer parte do grupo para a dis-puta da Copa da França em 1998.

Nossos alunos mostraram muito interesse em suas histórias, em especial a que o jogador se propôs a raspar o cabelo como os samurais, assumindo a responsabilidade por não marcar gols ao ser contratado pelo Nagoya Grampus e também o gesto de passar as mãos na cabeça ao marcar gols, sinônimo de guerreiro e lutador.

O bate papo foi muito agradável e estimu-lou ainda mais nossos alunos para dar andamen-to a projetos relacionados a Copa.

O craque Wagner Lopes fala sobre a Copa do Mundo

O 3º Desafio Vestibulando 2010 do Colégio Integral de Itatiba aconteceu no dia 23 de maio na Fa-zendinha Cheiro de Mato, com o objetivo de criar um espírito coleti-vo. A equipe da TerraFirma – Eco-trekking organizou o desafio com muitas atividades e aventuras.

Os professores e alunos da 3ª série do Ensi-no Médio foram divididos em equipes e tiveram que realizar um percurso em meio a trilhas, caminhos, vales, nascentes, rios, estradas, além das provas

de estratégia, memória visual, desafios matemáticos, caiaque, caça ao tesouro e até mesmo técnicas verti-cais em um relevo extremamente diversificado, tudo isso com o auxílio de um plano de percurso apresen-tado pela organização por meio de uma planilha. Fina-lizamos com a arrecadação de mais de 50 kg de ali-mentos na prova Social, entregues para a entidade “Irmãos de Rua Nossos Irmãos de Itatiba”. O dia foi muito divertido e produtivo, com todos os grupos alcançando seus objetivos e fazendo da atividade um aprendizado. Parabéns à todos pelo ótimo resultado!

Page 4: Aconteceu! Edição 2

Página 4

DNA - Desafio Nacional Acadêmico

Os alunos do Ensino Médio participaram do Desafio Nacional Acadêmico, fundamentado na filo-sofia pedagógica WebQuest, sendo um desafio de conhecimento. Este desafio foi realizado por meio de um jogo virtual que levou as equipes a se confronta-rem com diversos enigmas e desafios, ampliando seus conhecimentos, ao mesmo tempo em que de-senvolveram a criatividade, a noção de liderança, o trabalho em equipe, a tomada de decisão e espírito empreendedor. Este desafio contou com 4 tarefas extras surpre-sas, 110 desafios mais um enigma final. Os 110 de-safios foram divididos em 11 áreas de conhecimen-to, sendo eles: meio ambiente, música, curiosidades, atualidades, idiomas, profissões, tecnologia, espor-tes, raciocínio lógico, direito e um tema surpresa.

Somado a isso, os participantes puderam fazer novas amizades e conhecer pessoas do Brasil inteiro. O DNA foi um encontro marcado para milhares de mentes brilhantes.

Para trabalhar a cidada-nia com nossos alunos a Pro-fessora Kellen de Ética e Cida-dania, realizou com os alunos dos 2º e 3º Anos da 1ª Fase do Ensino Fundamental, a escolha do representante de sala. Ini-ciou-se com os alunos que ti-nham interesse no cargo para sua propaganda eleitoral. Todos apresentaram em suas propos-tas, idéias e benefícios para sua sala.

A votação aconteceu de forma similar a uma eleição. Cada aluno fez o seu voto secreto por meio de uma urna eletrônica elaborada pela Pro-fessora Deleine elegendo, assim, o seu representante e o seu vice-representante.

Eleição de Representante de Classe

Foi realizado no mês de maio, a XIII Olimpía-da Brasileira de Astronomia (OBA), prova que contou com todos os alunos da 1ª Fase do Ensino Funda-mental, além de vários alunos da 2ª Fase do Ensino Fundamental e Médio. Neste ano, a escola contou com uma participação maior e um desempenho me-lhor que em 2009, resultado de um projeto realizado nas aulas de Ciências na 1ª Fase do Ensino Funda-mental e do incentivo dos professores, mostrando maior interesse das crianças no aprendizado de as-suntos que são apenas introduzidos na sala de aula e, com isso, a importância das aulas diversificadas que o Colégio Integral oferece.

OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia

Page 5: Aconteceu! Edição 2

Página 5

Festa Junina 2010

O mês de Junho é caracterizado por danças, comidas típicas, bandeiri-nhas, queima de fogos, músicas e algu-mas peculiaridades de cada região. E não foi diferente no nosso Colégio que, no dia 19/07, a tradição aconteceu com vários tipos de festejos. Com isso nos preparamos para receber nossos compadres e comadres para a-preciar e se divertir na nossa festa,que contou com grande praça de alimentação, área de mesas decoradas e diversas bar-racas típicas para que pudessem sabore-

ar ao som da dupla de música de raiz Nanni & Robson. Para as crianças proporcionamos vários atrativos, como brinquedos infláveis (touro mecânico, jacaré gigante, ponte martelo, castelo de bolinhas, centopéia), cama elásti-ca e o cantinho de brinquedos. Também contamos com brincadeiras em barracas como a do Peixinho, a da Argola e a Barraca da Copa. Em cada barraca tivemos diferentes tipos de prendas, em que a partir da pontuação feita nas atividades, as crianças ganharam prendas variadas. Já

na barraca da copa contamos apenas com prendas relacionadas com o tema “Brasil na Copa”. Aproveitando o tema “Copa” nossa quadrilha da 1ª Fase do Ensino Fundamental , utilizou o conhecido “Pom Pom” para animar a dança com a música “Isso aqui tá muito bom”, finalizando a maravilhosa apresentação com a formação da bandeira do Brasil. A Educação Infantil também fez uma bela apresentação, mostrando muita discipli-na e alegria. O Ensino Médio não ficou para trás, como tradição há 10 anos, os alunos à sua maneira, fizeram uma apresentação, narrada pelo Diretor Wagner Checon, da Quadrilha Tradicional junto a outros ritmos de músicas intercaladas. Essa apresen-tação foi muito divertida, já que os alunos escolheram músicas diferenciadas. Nossos alunos também puderam se divertir na “Balada Junina” que aconteceu a-pós as apresentações das quadrilhas, se dividindo em duas turmas, a primeira pa-ra as crianças até 14 anos e a 2° turma para adolescentes que se estendeu até o fim da festa. Para animar ainda mais essa galerinha contamos com os DJ’s Carli-nhos, Mauro Moraes, Madoxx e Thiago Siqueira. Enquanto as crianças se divertiam na balada, a Orquestra de Viola de Valinhos animava os pais com uma boa música caipira e ainda contamos com um grande show de brilho no céu com a queima de fogos.

Page 6: Aconteceu! Edição 2

Página 6

Maternal I: “Biodiversidade”Maternal I: “Biodiversidade”Maternal I: “Biodiversidade”Maternal I: “Biodiversidade”

Devido a Organização das Nações Unidas (ONU) que declarou o ano de 2010 como o ano da biodiversidade e a partir da manifestação que se repetia e interessava tanto os alunos, em relação aos animais, procuramos aliar o interesse das crian-ças em relação a esse tema tão importante e relevante a toda a humanidade, principalmente ao futuro de nossas crianças! No atual contexto, em que um número crescente de espécies estão ameaçadas de extinção pela perda do habitat, pela caça e pelas mudanças climáticas, os esforços de conservação são cada vez mais urgentes e necessários! E o Brasil é o primeiro país em biodiversidade do mundo. Então, porque não conhecer melhor os animais e estimular a preservação? Assim teve origem o nos-so projeto; utilizamos como ferramenta o livro: “O cachorro enlameado” da editora Todo Livro o qual conta a história de Pupi, um cachorrinho que queria brincar de fazer tortinhas de lama e após convidar vários animais da floresta para acompanhá-lo, mas infelizmente não conseguiu companhia, é surpreendido ao voltar para casa, pelo convite do porquinho para brincar na lama! Realizamos diversas brincadeiras como a do “Texugo sai da toca”, a de circuitos de pneus, etc., confeccionamos uma réplica da casinha do Pupi com uma caixa de papelão, máscaras ou fantoches de cada animal existente na história, colagens com os mais variados materiais como galhos secos de árvores, pintura com tinta de terra, modelagem de tortinhas com argila, experimentamos mel, que é alimento de ursos, descobrimos por meio do saco surpresa as características do coco (fruta) e vi-

mos que é preciso a força dos dentes do castor para roê-lo. O projeto envolveu os alunos de uma forma divertida e prazerosa.

Maternal II: “Animais similares, suas Maternal II: “Animais similares, suas Maternal II: “Animais similares, suas Maternal II: “Animais similares, suas particularidades e seus habitats”particularidades e seus habitats”particularidades e seus habitats”particularidades e seus habitats”

Os momentos vivenciados na es-cola são tão gostosos que, às vezes, nem percebemos o tempo passar tão depres-sa. Devido ao ano internacional da biodiversidade, nosso foco foi para os ani-mais, por se aproximarem mais desta fai-xa etária. Inicialmente, para explorar o conhecimento social, questionamos as crianças sobre quem são, onde vivem e algumas características próprias de cada

animal. Utilizamos o livro de poesias: “Os animaizinhos”, com o qual as crianças puderam se divertir e aprender sobre os sons de cada animal. A partir de rodas de conversas, as crianças escolheram os que mais chamaram a atenção dentro do habitat de cada um. Então, elaboramos diversas atividades que puderam garantir o desenvolvimento de habilidades motoras e raciocínio lógico. Para finalizarmos o projeto, as crianças fizeram um cavalo de pau, com o qual puderam brincar e se divertir!

Tudo começou na aula de Educação Ambiental, com o professor Henrique, que contou a história “A rã e o peixe dourado”, a qual mostra a importância de cada ser vivo na natureza, independente de sua cor e tama-nho. Ao perceber o quanto a história foi significati-va às crianças, para enriquecer ainda mais o aprendizado e aguçar a curiosidade, conta-mos a história do livro “De todas as co-res” (Nye Ribeiro). A partir disto, foram propostas diversas ativi-

dades, as quais exploraram os conhecimentos físicos, lógico- matemático e social como: roda de conversas, histórias diversas, escrita com alfabeto móvel, com banco de palavras, escrita espontânea, leitura de lista, estimativa, conservação, interferência, ilustração de brincadeiras, alinhavo, perfuração, entre outras.

Infantil I: “A vida em todas as suas formas e Infantil I: “A vida em todas as suas formas e Infantil I: “A vida em todas as suas formas e Infantil I: “A vida em todas as suas formas e manifestações”manifestações”manifestações”manifestações”

Page 7: Aconteceu! Edição 2

Página 7

Infantil II: “Copa do Mundo” Infantil II: “Copa do Mundo” Infantil II: “Copa do Mundo” Infantil II: “Copa do Mundo”

Quando se consegue unir o aprendizado com a atualidade tem-se uma a-prendizagem prazerosa e significativa do conhecimento e foi isso que ocorreu na nossa classe durante o projeto “Copa do Mundo”. As crianças trouxeram notícias e comentários sobre o assunto e se mostra-ram entusiasmadas por trabalhar um tema atual, presente nas reportagens da tele-visão, revistas e nos álbuns de figurinhas. Iniciamos o projeto com uma pesquisa para o levantamento de quais times de futebol são os preferidos da turma. Em seguida, socializamos a atividade mon-tando uma tabela com os dados colhidos e posteriormente reunimos as salas do Infantil II A e B, para confeccionarmos um gráfico. Realizamos outras atividades envolvendo o tema Copa do Mundo, entre e-las: visita ao Museu de Itatiba, para conhecimento da história do povo brasileiro de origem africana, palestra com Wagner Lopes, jogador da seleção do Japão, leituras de histórias africanas, entre outros.

1º Ano : “ África do Sul 2010”1º Ano : “ África do Sul 2010”1º Ano : “ África do Sul 2010”1º Ano : “ África do Sul 2010”

Motivados pelo clima de euforia e expectativa que a Copa do Mundo nos traz e por sermos consi-derados o país do futebol, nada melhor do que este tema para desenvolvermos o projeto do 2º bimestre e dentro dele os conteúdos necessários para série em questão. No primeiro momento do nosso projeto usamos nossa curiosidade, concentração e imaginação descobrindo a cultura, o modo de vida, as características físicas do continente africano e da África do Sul. Percebemos por meio de pesquisas, leituras e internet a influência das tradições africanas na nos-sa cultura com a vinda dos escravos para o nosso país na época da colonização ou seja, a cultura afro-brasileira: a mistura de raças, crenças, culinária, vocabulário, expressões, dança e ritmos. Na visita ao Museu “Padre Lima” observamos o quanto nossa cidade foi envolvida neste processo preservando a cul-tura por meio do “quilombo brotas”. Despertamos o nosso lado esportivo descobrindo no esporte a competitividade sadia. Aquela que almeja a união dos povos. Momentos marcantes do projeto: visita ao museu; confecção do baobá; painel de curiosidades; culinária africana; campo de futebol...

Page 8: Aconteceu! Edição 2

Página 8

Iniciamos o projeto

com a leitura do livro “Faz

muito tempo”, da autora Ruth

Rocha. Interpretá-lo e com-

preendê-lo nos proporcionou

momentos de conversas,

debates e troca de ideias

sobre o assunto abordado.

O diretor Wagner, ,professor

de História, foi convidado

para conversar sobre o des-

cobrimento do Brasil. Por

meio da história pudemos fazer uma viagem no tempo. As caravelas, como eram feitas

as viagens, para onde realmente queriam ir, identificamos os cheiros das especiarias

como canela, pimentas, cravo, anis estrelado, gengibre e outras.

O objetivo do nosso projeto foi trabalhar com a diversidade no Brasil. Começa-

mos uma viagem incrível pelo nosso país, rico em tradições, costumes, alimentação,

festas populares, autores e escritores.

A primeira descoberta foi que o nosso país é muito grande e precisou ser dividi-

do em regiões, as quais nortearam todo o trabalho e permitiu a conclusão que a diversi-

dade cultural é a nossa maior herança.

No Centro de Leitura do Colégio, descobrimos muitas informações sobre os

escritores. Começamos pela Ruth Rocha que teve uma infância muito feliz e repleta de

livros e gibis. Ficamos encantados com a história de Ziraldo que quando criança dese-

nhava em todos os lugares - na calçada, nas paredes, na sala de aula... Outra de suas

paixões desde a infância é a leitura. Lia tudo que lhe caía nas mãos. Também tivemos a

oportunidade de conhecer um pouco sobre a Lygia Bojunga Nunes, Mario de Miranda

Quintana e Rachel de Queirós.

2º Ano : “Brasil, um país a explorar!”2º Ano : “Brasil, um país a explorar!”2º Ano : “Brasil, um país a explorar!”2º Ano : “Brasil, um país a explorar!”

cias numéricas, resolução de

contas e enigmas foi realmente

interessante.

Nas disciplinas de História

e Geografia a viagem foi em

nossa própria cidade... Realiza-

mos um city tour com o objetivo

de saber como a história come-

çou, quais construções fizeram

e ainda fazem parte da cidade de Itatiba, principais características dos

patrimônios históricos, etc.

A viagem iniciada no primeiro bimestre com o filme Up, Altas

Aventuras continuou nesse segundo bimestre, mas agora com

um roteiro diferente, com tesouros a desvendar e enigmas a deci-

frar, pois saímos de uma aventura e partimos para outra, com o

livro “Pintou Sujeira”. Por meio da leitura deste livro pudemos

“viajar” pelos quatro cantos do mundo e nos encantar com a di-

versidade cultural, os costumes e a culinária típica de cada país

visitado, embarcamos junto com o personagem Leo e comparti-

lhamos com ele cada descoberta, cada emoção e cada vivência...

Outra viagem extraordinária foi com a Matemática. Conhe-

cer o mundo dos desafios, das operações matemáticas, sequên-

3º Ano “Uma Viagem ao Conhecimento”3º Ano “Uma Viagem ao Conhecimento”3º Ano “Uma Viagem ao Conhecimento”3º Ano “Uma Viagem ao Conhecimento”

Page 9: Aconteceu! Edição 2

4º Ano4º Ano4º Ano4º Ano–––– “Crescer...Nosso Desafio” “Crescer...Nosso Desafio” “Crescer...Nosso Desafio” “Crescer...Nosso Desafio”

crianças de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta.

A horta inserida no ambiente escolar é um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar unindo teoria e prática de forma con-textualizada, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem e estrei-tando relações através da promoção do trabalho coletivo. O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convivem, o encanto com as sementes que brotam como mágica, a prática diária do cuidado co-mo: regar, transplantar, tirar matinhos, espantar formigas com o uso da borra de café ou plantio de coentro, o exercício da paciência e perseverança até que a natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e coloridos. Estas vivências transformam pequenos espaços da escola em cantos de muito encanto e aprendiza-do para todos.

Aventuras que têm sido mar-cadas por alguns desafios e muitas vitórias em busca de aprimorar nos-so aprendizado com autonomia sem nos esquecermos da importância do agir como cidadão consciente. Cidadão consciente que pri-oriza a reciclagem do lixo, valoriza a reutilização dos objetos, a redução e o não desperdício de água, energia elétrica, alimentos... Cidadão que conhece seus direitos e pratica seus deveres.

O livro “Pequenos Contos Para Crescer” com tradução de Mário Urba-net, nos auxiliou a partir em direção a um caminho de solidariedade, sabedoria e boas escolhas.

Dentre os projetos desenvolvidos no 4º ano destaca-se o Projeto Horta - “Mais verde em sua vida”, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar as

Nas aulas de Geografia, os alunos aprenderam um pouco mais sobre as regiões brasileiras, a construção e utilização da bússola. Num trabalho interdisciplinar, aproveitando temas atuais, os alunos fizeram uma pesquisa nas aulas de Informá-tica sobre os países participantes da Copa do Mundo/2010. Foi incrível o empenho dos alunos em preparar o melhor para os seus colegas de classe e também a importância da intera-ção entre as disciplinas para que o conteúdo de Geografia se estendesse. Com a leitura do livro “Desprezados F.C”, entendemos a im-

portância de traçar um objetivo para conquistar grandes vitórias, e aprendemos que a determinação, estudo e disciplina são grandes aliados para a conquista dos nossos objetivos, e a palestra do ex-jogador Wagner Lopes nos proporcio-nou viajar nesse mundo dos sonhos e entender que ele pode se tornar realidade.

Desafios, cálculos e atividades de raciocínio foram elaborados para que todos pudessem desenvolver seu potencial matemático. O projeto “Copa da Ma-temática” além de muito divertido intensificou o entendimento da multiplica-ção.

ESTAMOS NA WEB ! WWW. INTEGRALITATIBA .COM .BR

Av. Nossa Senhora das Graças,

2.400

Bairro: Nossa Senhora das Graças

CEP: 13.257-400

(11) 4524-1085

Colégio Integral Itatiba

5º Ano5º Ano5º Ano5º Ano–––– “Copa da Matemática” “Copa da Matemática” “Copa da Matemática” “Copa da Matemática”