Top Banner
AÇÕES NO CAMPO DA EJA E DA DIVERSIDADE BALANÇO 2009 – 2012
29

Ações no Campo da EJA - Um Balanço - 2009-2012 - Prof. Alexandre Rafael da Rosa

Nov 14, 2014

Download

Education

Balanço das políticas públicas promovidas na modalidade EJA
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Ações no Campo da EJA - Um Balanço - 2009-2012 - Prof. Alexandre Rafael da Rosa

AÇÕES NO CAMPO DA EJA E DA DIVERSIDADE 

BALANÇO 

2009 – 2012

Page 2: Ações no Campo da EJA - Um Balanço - 2009-2012 - Prof. Alexandre Rafael da Rosa

PROJETO OAB VAI À ESCOLA – PARCERIA COM A OAB – SUBSEÇÃO

CANOAS- Palestras com advogados voluntários da Ordem sobre direitos e deveres.

- Temas:- Direito do Trabalho;- Direito do Consumidor;- Direito de Família;- Estatuto da Criança e do Adolescente.

Page 3: Ações no Campo da EJA - Um Balanço - 2009-2012 - Prof. Alexandre Rafael da Rosa

PROJETO CARAVANA DA CIDADANIA E DA PREVENÇÃO SPE/EJA – PARCERIA COM A SEC.

MUN. DA SÁUDE, SEC. MUN. DE DESENV. SOCIAL E COORDENADORIAS DA DIVERSIDADE E DA

MULHER E PROGRAMA CANOAS VIVA

- Formação de educadores articuladores e de pesquisa e incentivo à leitura.- Visita às escolas - 08- Oficinas:- Saúde: DST/AIDS, Tuberculose, Planejamento Familiar, Prevenção ao uso de Álcool e Drogas.- Diversidade e Gênero: Homofobia e Prevenção à Violência Contra à Mulher.- Social: Rede de Assistência Social/CRAS no município.

Page 4: Ações no Campo da EJA - Um Balanço - 2009-2012 - Prof. Alexandre Rafael da Rosa

ENSINO MÉDIO NA EJA – PARCERIA COM GOV. RS – 27ª CRE E INST. DE

EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – IFRS (CAMPUS CANOAS)

- Para educandos com idade de 18 anos pra cima.- Estado:- Escolas: Guarani, Cônego Leão Hartmann, Miguel Lampert e Tereza Francescutti (em processo)- IFRS: PROEJA Ensino Médio (profissionalizante)

Page 5: Ações no Campo da EJA - Um Balanço - 2009-2012 - Prof. Alexandre Rafael da Rosa

ATENDENDO OS DIFERENTES SUJEITOS DA EJA:

1) EJA EDUCAÇÃO CIDADÃ – PARCERIA COM O INST. INTEGRAR (2009 à 2011)

- Totalidade 2 / 2º Segmento – Unidocência – Conhecimento Integral – Afetividade.- Modelo: Educação Popular- Inicialmente educandos acima de 25 anos de idade, reduzindo-se posteriormente para 18 anos de idade.- Objetivo: Atender uma demanda com maior tempo de afastamento da escola, preparando-os não só para o mercado de trabalho como também para o exercício da cidadania.

Page 6: Ações no Campo da EJA - Um Balanço - 2009-2012 - Prof. Alexandre Rafael da Rosa

2) TURMA DAS MULHERES NO BAIRRO GUAJUVIRAS – PARCERIA COM A SECRETARIA DE

SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA E ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO.

- Modalidade: EJA - Educação Cidadã – Tot. 2 – Unidocência- Horário: Vespertino- Localização: Associação de Moradores do Bairro Guajuviras.- Já formou mães, donas de casa, trabalhadoras e mulheres, que em função de suas circunstâncias de vida não podiam estudar à noite.

Page 7: Ações no Campo da EJA - Um Balanço - 2009-2012 - Prof. Alexandre Rafael da Rosa

3) TURMA DAS MULHERES DO PONTO POPULAR DE TRABALHO – PARCERIA COM

A UFRGS, IFRS (Campus Restinga), MOVIMENTO DOS TRABALHADORES

DESEMPREGADOS – MTD E SMDS.

- Visando a qualificação das mulheres do PPT em suas atividades produtivas(panificação e costura)- 1º Segmento (alfabetização e pós)- Localização: Espaço do Ponto, Bairro Mathias Velho- Horário: Manhã- Modalidade: EJA e profissionalizante (oficinas técnicas sobre produção, comercialização e gestão) no turno inverso.

Page 8: Ações no Campo da EJA - Um Balanço - 2009-2012 - Prof. Alexandre Rafael da Rosa

4) TURMA DE EDUCAÇÃO QUILOMBOLA/DA DIVERSIDADE –

PARCERIA COM A ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO QUILOMBO

CHÁCARA DAS ROSAS.

- EMEF Duque de Caxias - Educação Quilombola.- Foco nas Leis 10.639/03 e 11.645/08.- Modalidade: EJA Educação Cidadã – Unidocência – Conhecimento Integral – Totalidade 2- Objetivo: resgatar um direito da comunidade quilombola dentro da política de integração e educação étnico-racial.

Page 9: Ações no Campo da EJA - Um Balanço - 2009-2012 - Prof. Alexandre Rafael da Rosa

5) POLÍTICA DE INCLUSÃO – PARCERIA COM O CEIA

- Crescente o número de alunos na EJA portadores de necessidades especiais. - Visitas periódicas de profissionais da área às escolas no noturno para avaliar e acompanhar os casos de inclusão.- Orientar o educador de como desenvolver as atividades e avaliar melhor os alunos com necessidades especiais.- Reuniões: Instituto Pestalozzi, Grupo Chimarrão da Amizade e Associação Legato – parceria visando a formação de turmas de EJA e/ou acompanhamento escolar/pedagógico junto à Rede para portadores de necessidades especiais na modalidade de jovens e adultos em 2013.

Page 10: Ações no Campo da EJA - Um Balanço - 2009-2012 - Prof. Alexandre Rafael da Rosa

DIVERSIDADE

- Desenvolvimento de atividades voltadas para a questão étnico-racial.- Aplicação das Leis 10.639/03 e 11.645/08.- Visita às comunidades, formação de professores, participação em encontros e seminários, parcerias entre SME e segmentos associados à diversidade no município como a integração com os Pontos de Cultura através do teatro.- No campo da Diversidade foi criado o blog (www.diversidadecanoas.sme.blogspot.com) para divulgar as ações desenvolvidas nesta temática.

Page 11: Ações no Campo da EJA - Um Balanço - 2009-2012 - Prof. Alexandre Rafael da Rosa

PROGRAMAS FEDERAIS: PROJOVEM (URBANO E TRABALHADOR), PROEJA

FIC E PBA- Conjunto de políticas públicas lançadas pelo governo federal para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos.- PROJOVEM – Fundamental e Profissionalizante(duas edições).- PROEJA Fic – Uma edição (Escolas Arthur O. Jochins, Nelson Paim Terra e Rio Grande do Sul) em parceria com o IFRS de Bento Gonçalves – Fundamental e Profissionalizante.

- PBA – Programa Brasil Alfabetizado(duas edições).

Page 12: Ações no Campo da EJA - Um Balanço - 2009-2012 - Prof. Alexandre Rafael da Rosa

PRONATEC – PARCERIA ENTRE SME(UEJA/DECD)/SMDS/SENAI/GOVERNO ESTADUAL E GOVERNO FEDERAL

- Pacto Gaúcho pela Educação.- Projeto de expansão da Celulose Riograndense.- Necessidade de qualificação profissional.- Plano de visitas SENAI/Canoas.- Cronograma de divulgação dos cursos oferecidos junto às escolas no noturno.- Estar cursando a EJA: um dos critérios de prioridade de acesso aos cursos profissionalizantes na área da construção civil, totalizando 340 vagas em nosso município.

Page 13: Ações no Campo da EJA - Um Balanço - 2009-2012 - Prof. Alexandre Rafael da Rosa

FORMAÇÃO CONTINUADA1)REUNIÕES PERIÓDICAS COM

EDUCADORES

- Desde 2009 a Mantenedora vem investindo na formação continuada dos educadores da EJA.- Parceria com o Instituto Integrar:oficinas por área do conhecimento, encontros, debates e palestras com profissionais qualificados.- Mudança na orientação didático-pedagógica-metodológica da modalidade.- Em 2012, a UEJA promoveu a formação: Encontro por Quadrantes com apresentação de experiências, desenvolvimento da autoestima dos professores e debates de propostas, além de visitas periódicas às escolas para debater os mais diversos assuntos pertinentes à modalidade.

Page 14: Ações no Campo da EJA - Um Balanço - 2009-2012 - Prof. Alexandre Rafael da Rosa

2) ENCONTROS E SEMINÁRIOS

-I Seminário Internacional de Educação Continuada e Diversidade – anexo ao VIII Seminário A Escola Faz a Diferença. Abordou pela primeira vez a questão Étnico-Racial (Leis 10.639/03 e 11.645/08). Realizado em outubro/2010.

-Encontrão da EJA – Ensaio para o I Encontro Municipal.

-II Seminário Nacional de Educação Continuada e Diversidade – simultâneo ao IX Seminário A Escola Faz a Diferença. Na segunda noite do evento foram abordadas exclusivamente as questões relativas à Diversidade Étnico-Racial e Educação de Jovens e Adultos.

Page 15: Ações no Campo da EJA - Um Balanço - 2009-2012 - Prof. Alexandre Rafael da Rosa

I Encontro Municipal da EJA – Preparatório para os Encontros Estaduais, Regional e Nacional da modalidade, com professores e educandos eleitos integrando as delegações.

Seminário Educação, Diversidade e Relações Interculturais – Resultado do Curso de Extensão ministrado pela EST, os professores das redes municipal e estadual apresentaram seus trabalhos de conclusão acompanhados de uma exposição. Maio/2012.

III Seminário Nacional de Educação Continuada e Diversidade / X Seminário A Escola Faz a Diferença – Participação da educação de jovens e adultos com relatos sobre: A inclusão e o mercado de trabalho na EJA

I Seminário Municipal da Educação de Jovens e Adultos

Page 16: Ações no Campo da EJA - Um Balanço - 2009-2012 - Prof. Alexandre Rafael da Rosa

3) PARTICIPAÇÃO EM ENCONTROS E SEMINÁRIOS

- Encontros Estaduais (Fórum EJA)- Regionais (EREJAs)- Nacionais (ENEJAs)- CONFINTEA- Profissionalizantes (PROEJA Fic – Bento Gonçalves)- Instituto Integrar.- Objetivos: investimento e capacitação na gestão, intercâmbio e acesso ao que existe de mais avançado em termos de legislação e metodologias de educação do ponto de vista didático e pedagógico sendo desenvolvido pelo país no campo da modalidade.

Page 17: Ações no Campo da EJA - Um Balanço - 2009-2012 - Prof. Alexandre Rafael da Rosa

4) CURSO DE EXTENSÃO – PARCERIA SME(UEJA/DECD) / 27ª CRE /

FACULDADES EST

- Atendimento às leis 10.639/03 e 11.645/08 e a crescente demanda na área da diversidade- Primeiro curso de extensão envolvendo Estado e município, o qual foi ministrado pelas Faculdades EST.- Apresentação dos trabalhos no Seminário de Educação, Diversidade e Relações Interculturais.

Page 18: Ações no Campo da EJA - Um Balanço - 2009-2012 - Prof. Alexandre Rafael da Rosa

5) FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO – O BLOG DA EJA

- Criação do Blog (www.reestruturaeja-canoas.blogspot.com) da Unidade de Educação de Jovens e Adultos (2009).- Ideia de unidade e identidade.- Link figurando no site do Fórum da EJA, de acesso nacional.- Objetivo: Publicação de sugestões de atividades, relatos de experiências pedagógicas e atividades desenvolvidas nas escolas de forma constante para outros segmentos ligados à EJA no Estado e no país. Nosso trabalho foi mostrado e respeitado, sendo considerado como destaque por vários especialistas na modalidade.

Page 19: Ações no Campo da EJA - Um Balanço - 2009-2012 - Prof. Alexandre Rafael da Rosa

6) PROMOVENDO A COOPERAÇÃO ENTRE OS EDUCADORES

- Criação da wiki (www.uejacanoas.wikispaces.com). - Oportunidade de contribuição mútua entre os educadores.- Divulgação de planos de aula e de trabalho.- Objetivo: Banco de propostas de atividades associadas aos diferentes segmentos e totalidades para serem compartilhadas e aplicadas junto aos educandos. Integração.

Page 20: Ações no Campo da EJA - Um Balanço - 2009-2012 - Prof. Alexandre Rafael da Rosa

7) EDUCAÇÃO CIDADÃ / JUVENTUDE CIDADÃ / PRIMEIRO SEGMENTO

- Acompanhamento do grupo de professores da Educação Cidadã e Juventude Cidadã.- Auxílio na formação e no planejamento com sugestões de atividades para todas as áreas do conhecimento.- Formações específicas para o 1º Segmento (CEIA e SME).

Page 21: Ações no Campo da EJA - Um Balanço - 2009-2012 - Prof. Alexandre Rafael da Rosa

8) PLANEJAMENTO

- Reuniões de planejamento intensificadas.- Conforme Resoluções CNE/CEB e CME, 20% da carga horária da jornada escolar da EJA pode ser não presencial com atividades à distância.- Parte deste tempo, conforme calendário fica destinado aos encontros, seminários e eventos promovidos pela SME/UEJA e a critério desta.- Parte ao planejamento coletivo nas escolas.- Autonomia para construção dos subeixos e temas.- O planejamento coletivo não interfere no planejamento individual (“folga”).- Como envolve interdisciplinaridade, pesquisa, debate, plano de trabalho, plano de aula e execução compartilhada, exigindo uma visão pedagógica diferenciada, pode ser considerado auto formação.

Page 22: Ações no Campo da EJA - Um Balanço - 2009-2012 - Prof. Alexandre Rafael da Rosa

9) CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E

PRIVADOS DE LIBERDADE – UFRGS

- Articulação dos municípios junto à UFRGS e MEC.- Financiado pela SECADI/FNDE/MEC.- Reuniões com a Coordenadoria do Curso e agilização dos tramites em Brasília para a criação das turmas, pleiteando um maior número de vagas para Canoas.- Formação de sete professores de Canoas numa primeira edição, mais um na segunda turma e agora, mais três professores listam do Curso de Aperfeiçoamento em EJA, ministrado pelo NIEPE EJA/UFRGS.

Page 23: Ações no Campo da EJA - Um Balanço - 2009-2012 - Prof. Alexandre Rafael da Rosa

10) I SCHOOL / PERSEUS

- Inclusão da EJA no Programa de Gestão Escolar- Inserção de dados e emissão de relatórios.- Formação para as equipes pedagógicas.- Formação para secretários de escolas.

Page 24: Ações no Campo da EJA - Um Balanço - 2009-2012 - Prof. Alexandre Rafael da Rosa

DIÁLOGO CONSTANTE – REUNIÕES DE COORDENADORES

- Inúmeras reuniões com os coordenadores e supervisores da EJA- Escuta sensível das necessidades e inquietações do grupo docente.- Auxílio no processo de construção de uma política pedagógica para a EJA.- Debates sobre a organização didático-pedagógica e administrativa (eixos temáticos, planos, áreas do conhecimento, avaliação, organização curricular, cadernos de chamada, instrumentos classificatórios, etc).- Troca de experiências entre escolas e fortalecimento das ações da EJA.- O papel dos coordenadores é fundamental na interlocução entre UEJA/SME e escolas.

Page 25: Ações no Campo da EJA - Um Balanço - 2009-2012 - Prof. Alexandre Rafael da Rosa

REGIMENTO E PPP – CONSTRUÇÃO COLETIVA

-Esboço – contou como protagonismo das supervisoras das escolas com EJA.- 14 de outubro de 2011 – coordenadoras reúnem-se para elaborar a Proposta Pedagógica e o Regimento da EJA a vigorar a partir do ano de 2012.- Debates visando padronizar uma metodologia pedagógica e administrativa.- Aprovação pelo CME do novo Regimento que hoje serve de orientação para as políticas desenvolvidas nas escolas referentes à EJA.

Page 26: Ações no Campo da EJA - Um Balanço - 2009-2012 - Prof. Alexandre Rafael da Rosa

PROJETO JUVENTUDE CIDADÃ

- EJA Diurno para adolescentes (15 a 17 anos)- Correção da distorção idade-série.- Bianual- Restringir migração de adolescentes para o noturno.- Amparo no Regimento da EJA

Page 27: Ações no Campo da EJA - Um Balanço - 2009-2012 - Prof. Alexandre Rafael da Rosa

SEGURANÇA NAS ESCOLAS – PARCERIA UEJA(SME) E SECRETARIA

DE SEGURANÇA E CIDADANIA

- Intensificação das ações em busca de maior segurança junto às escolas que disponibilizam a modalidade EJA no noturno.- Participação da GM nas reuniões com os coordenadores da EJA.- Plano de Ações – EJA: Estruturação de um calendário de visitas às escolas para a realização de palestras, orientações sobre o ROVE/CIPAVES e o aumento da “sensação de segurança” junto aos educandos e professores, denominado.- Preservação das vigilâncias nas escolas à noite.- Pronto atendimento da GM toda vez que for solicitada pelas equipes pedagógicas das escolas.- Participação no Fórum Municipal de Segurança.

Page 28: Ações no Campo da EJA - Um Balanço - 2009-2012 - Prof. Alexandre Rafael da Rosa

PARTICIPAÇÃO NA COORDENAÇÃO ESTADUAL DO FÓRUM DE EJA

- A UEJA/SME faz parte da Coordenação Estadual do Fórum de EJA. Representa o segmento dos gestores municipais.- Ações do Fórum:- Acompanha tudo que está se desenrolando no campo da EJA. - Propõe políticas públicas para a área.- Promove encontros e seminários para o debate em torno dos mais variados temas sobre a EJA- Desenvolve uma interlocução junto ao governo federal (SECADI/MEC).

Page 29: Ações no Campo da EJA - Um Balanço - 2009-2012 - Prof. Alexandre Rafael da Rosa

“CAMINHANTE, NÃO HÁ CAMINHO.SE FAZ CAMINHO AO ANDAR”

Carlos Rodrigues Brandão