Top Banner
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL ESCOLA MUNICIPAL LENITA DE SENA NACHIF CURSO AVA-2013 Mediador: Marcos de Oliveira Monteiro Cursista: Márcia Ardaia Fagundes Ferreira. Campo grande - outubro 2013.
12

A Pratica Pedagógica e as ferramentas da WEB 2.0

Jul 03, 2015

Download

Education

marciardaia

O Curso AVA NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM traz uma síntese das questões desenvolvidas na escola, por meio da pesquisa que refletem sobre o uso de tecnologias na sala de aula. São entendidas como tecnologias o vídeo/DVD, o computador, maquinas digitais, louça digital, data-show e a internet.
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: A Pratica Pedagógica e as ferramentas da WEB 2.0

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDESECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS

DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

ESCOLA MUNICIPAL LENITA DE SENA NACHIFCURSO AVA-2013

Mediador: Marcos de Oliveira MonteiroCursista: Márcia Ardaia Fagundes Ferreira.

Campo grande - outubro 2013.

Page 2: A Pratica Pedagógica e as ferramentas da WEB 2.0

Introdução O Curso AVA NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO E

APRENDIZAGEM traz uma síntese das questões desenvolvidas na escola, por meio da pesquisa que refletem sobre o uso de tecnologias na sala de aula. São entendidas como tecnologias o vídeo/DVD, o computador, maquinas digitais, o data-show e a internet.

Esse programa conta com a opinião de diferentes especialistas que abordam de maneira geral as questões que envolvem o trabalho com a tecnologia na escola.

Pedro Demo cita O desafio de educar pela pesquisa, desde o Ensino Fundamental, podendo se estender ao Ensino Médio, até a Universidade. A condição para educar pela pesquisa é que o professor seja um pesquisador e tenha-a como uso no cotidiano.

Neste ponto de vista do desenvolvimento de programas e sistemas computacionais voltados à aprendizagem, contribui para a inovação de uma linha educacional ainda pouco explorada no ambiente de sala de aula e em softwares educacionais.

Page 3: A Pratica Pedagógica e as ferramentas da WEB 2.0

Problemática: Ressaltando alguns dados obtidos

através de uma pesquisa observamos alguns resultados apresentados com os alunos e professores, sendo possível questionar a utilização dos recursos tecnológicos da WEB 2.0 na escola, levantando pontos pertinentes, como é possível avaliar a aprendizagem dos alunos por meio de um recurso tecnológico?

Page 4: A Pratica Pedagógica e as ferramentas da WEB 2.0

Mediante a problemática levantada ressalta a necessidade de integração das tecnologias na escola como elas estão sendo pedagogicamente abordadas pelos professores?Sendo assim ensinar e aprender faz necessário a integração e inovação com as tecnologias afim de explorar a WEB 2.0 um termo popularizado em uma geração de comunidades e serviços tendo como conceito a "Web como plataforma", envolvendo wikis, aplicativos baseados em redes sociais e Tecnologia da Informação.

Page 5: A Pratica Pedagógica e as ferramentas da WEB 2.0

JUSTIFICATIVA Diante da análise do questionário aplicado aos alunos,

foi evidenciado que os mesmos são carentes de atividades que utilizem ferramentas da web 2.0 e que muitos deles gostam e exploram esses recursos em outro ambiente. Por esse motivo, será oferecido aos professores uma oficina onde possibilitará o desenvolvimento de atividades utilizando aplicativos do ambiente virtual. Por essa razão, justifica-se a oferta de uma oficina que contemple a utilização de tais recursos para os professores, visando a utilização destes para a melhoria da sua prática pedagógica e assim o suprimento dos anseios dos alunos.

Page 6: A Pratica Pedagógica e as ferramentas da WEB 2.0

Acreditamos que o educar pela pesquisa ainda não é amplamente aplicado na sala de aula devido ao pouco, ou nenhum, conhecimento dos educadores em relação a esta abordagem    

Faz –se necessário aprendizagem por parte dos professores porque os alunos já estão avançados no que se trata conhecimento tecnologicos, acessam a todo momentos blogs, e-mail, facebook , stagran, tiram fotos, criam vídeos com celular (mesmo sendo alunos de baixa-renda) e eles

têm domínio e interesse muito grande por essas tecnologias

 

Page 7: A Pratica Pedagógica e as ferramentas da WEB 2.0

OBJETIVOS• Oferecer uma oficina aos professores onde sejam contempladas

ferramentas da web 2.0 como recursos pedagógicos.• Promover o estudo do texto “Educação Hoje”, de Pedro Demo.• Propor uma atividade interativa onde os professores explorem e

utilizem uma das ferramentas propostas pela oficina.• Apresentar as ferramentas com o intuito de promover aos

professores a ideia de autonomia e autoria, quando na utilização dos recursos por partes destes ou quando proporem tais atividades aos alunos.

•  Google Drive: Editor de planilhas, texto colaborativo, produção de slides; Blog e Pbworks)

• Promover atividades de produção de texto utilizando a ferramenta site “Proativa.vdl.UFC.historias.”

Page 8: A Pratica Pedagógica e as ferramentas da WEB 2.0

MetodologiaNa sala de informática serão apresentados aos professores os objetivos da oficina.Texto Promover o estudo do texto “Educação Hoje”, de Pedro Demo. São Paulo: Atlas, 2009.Como fazer as atividades online e utilizando as ferramentas da web, como tarefa os professores produzirão um texto coletivo com base no texto estudado, postando-o na ferramenta Google drive. Após a discussão, serão apresentadas as ferramentas da web 2.0.Louça digitalEssas ferramentas contempladas pela oficina serão acompanhadas de atividades/sugestões desenvolvidas com cada uma delas.

Page 9: A Pratica Pedagógica e as ferramentas da WEB 2.0

Ferramentas web 2.0

Page 10: A Pratica Pedagógica e as ferramentas da WEB 2.0

PRODUÇÃO DE TEXTO AUTORIA DOS ALUNOS POR MEIO DO SITE

http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/historias

” REGISTROS DIGITAIS

Page 11: A Pratica Pedagógica e as ferramentas da WEB 2.0

DESENVOLVENDO A AUTORIA E INTERAÇÃO NAS PRODUÇÕES DE

TEXTOS OFICINA COM OS ALUNOS

Page 12: A Pratica Pedagógica e as ferramentas da WEB 2.0

Referências Pedro Demo, Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 2006

http://www.brasilescola.com/redacao/producao-texto.htm

http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/download_aulas_pdf/fichas_ok/educacao/sua_escola_nossa_escola_sintese_programas_novas_tecnologias_em_sala_de_aula.

Fichamento de livro: Educar pela Pesquisa Autor: Pedro Demo Campinas: Editores Associados, 1997 – 2.ed

http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/historias/