Top Banner
A influência árabe na Língua Portuguesa
67

A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

Apr 07, 2016

Download

Documents

Maria Sousa
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

A influência árabe na Língua Portuguesa

Page 2: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

O Mundo Muçulmano em Expansão•570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); •612: Maomé inicia a pregação;•622: Hégira •632: Morte de Maomé;•Guerra Santa: expandir o Islamismo•Grande pobreza da Península Arábica e o desejo de controlar as principais rotas comerciais contribuíram para o expansionismo árabe: Palestina, Síria, Egito, Iraque e parte da Pérsia•711: Conquista da Península Ibérica

Page 3: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:
Page 4: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:
Page 5: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

Os Árabes na Península Ibérica

Precedentes Históricos Quando o império romano se desintegrou,

no século V, a língua falada na Península Ibérica era o latim vulgar. Sucessivas invasões de povos germânicos – visigodos, vândalos e suevos, entre outros – introduziram diferentes línguas na região.

Page 6: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:
Page 7: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:
Page 8: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

No final do século VII, o califado omíada havia superado todos os conflitos internos e conseguido construir um império sólido, que atingiu um grande território.

No período do califa Al Walid Bin Abd Al Malik (705-715), as conquistas foram reiniciadas e o império árabe alcançou o auge de sua glória, estabilidade e conforto.

Page 9: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

710: califa Walid pede ao governador do Marrocos, Mussa Bin Nussair, para tentar conquistar a Península Ibérica.

O oficial Tarif é mandado para a Península com um contingente de 400 soldados.

Foram feitas averiguações favoravéis aos planos de conquista, pois no território ibérico havia divergências e conflitos que fomentavam divisões entre os habitantes.

Page 10: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

• Rei gótico Roderigo: governo tirano, a maioria da população, principalmente a metade da elite dos godos, era sua adversária.

• Oficial Tarif: avança com trinta dos seus soldados invadindo uma ilha localizada na entrada do estreito marítimo que liga as águas do Mediterrâneo com o Oceano Atlântico.

Page 11: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

Curiosidade

• A ilha invadida foi transformada pelo oficial Tarif em posto alfandegário e logo passou a ser conhecida como “Ilha do Tarif”, que deu origem à palavra tarifa.

Page 12: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

A conquista• Primavera de 711: o governador Mussa

Bin Nassair utilizou as costas marroquinas do Mediterrâneo como base para a invasão da Península Ibérica, ordenando ao comandante de seu exército, Târiq Ibn Ziyâd, conquistar o território.

• Târiq avançou com cerca de 7 mil soldados berberes (povo da África do Norte), árabes e soldados emigrantes de várias regiões do Império Árabe.

Page 13: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:
Page 14: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

• Tentativa de resistência dos godos foi fracassada.

• Depois da vitória dos árabes, a conquista das cidades andaluzas tornou-se para o exército de Târiq um “passeio”.

• Antes do final de 711, metade da Península Ibérica já havia sido conquistada.

Page 15: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

• Andaluzia – nome dado pelos árabes para as regiões que abrangiam o sul da Espanha, como também as regiões de Leão, Castela, Catalunha, Aragão e Portugal.

• Na época da invasão na Península Ibérica, os árabes estavam sob o califado omíada (661 a 750).

• 750: Início da dinastia abássida e transferência da capital do Império Árabe, de Damasco para Bagdá.

Page 16: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

Processo global dos novos senhoresárabo-berberes:

• Garantia a cristãos e judeus da prática dos seus credos e de manutenção de bens, mediante proteção do Estado Muçulmano, com a obrigação de pagamentos de impostos (capitação e usufruto da terra).

Page 17: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

• Esses tempos de notável tolerância viram florescer, em vários domínios, algumas das mais notáveis contribuições do saber e criatividade de todos os tempos.

• A cultura e a história luso-árabes dão-nos exemplos de que a expansão muçulmana foi sobretudo uma “ocupação pelo espírito”.

Page 18: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

O cotidiano em época islâmica

• Boa parte da vida era passado ao ar livre, nas praças, ruas e mercados. Era nesses locais públicos que todos os dias se encontravam e conviviam membros das suas diferentes comunidades: moçárabes, judeus e muçulmanos.

Page 19: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

Contribuições e influências da cultura árabe

A civilização muçulmana atribuiu importância significativa às ciências:

• Matemática;• Física;• Geografia;• Agricultura;• Astronomia;• Técnicas de navegações;

Page 20: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

De Numeris – Rabun Maur – Séc.XII-XIII

Page 21: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

Médicos árabes em pintura do Séc.XIII

Page 22: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

Astrolábio Árabe Astrolábio Português Séc. XI Séc. XVI

Page 23: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

Vale de policultura

Page 24: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

Arado de tradição mediterrânea

Page 25: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

A Arte

Na Andaluzia vão florescer artes suntuosas como a tecelagem de seda e linho, as oficinas de marfim e metais, madeira, gesso, tapetes, cantaria, assim como numerosas olarias patrocinadas pelo califa.

Page 26: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

Cofre de marfim – Séc.XII Tapete de Medalhão

Page 27: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

Tigela de corda seca

Tapete em mosaico da capela do Palácio da Vila de Sintra

Page 28: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

Lápide funerária árabe – Séc. XI

Page 29: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

Folha do Alcorão manuscrito em tinta e ouro sobre couro

Page 30: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

Arquitetura

• São os castelos o principal vestígio arquitetônico do séc. VIII ao séc. XII, encontrados com o traço característico de construção islâmica que, na maior parte dos casos, se sobrepõe ao nível de ocupação romana.

Page 31: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

Castelo de Alcácer do Sal

Page 32: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

Porta almóada da cerca de Elvas Pormenor da muralha de Silves

Page 33: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

Porta da Muralha de Idanha-a-Velha – Séc. IX

Page 34: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

Interior da grande Mesquita de Córdova, importante obra arquitetônica no sul da Península Ibérica

Page 35: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

• As Mesquitas, que existiram em grande número, foram totalmente arrasadas ou transformadas em igrejas, sendo possível encontrar hoje apenas alguns vestígios da arquitetura islâmica na região da Península Ibérica.

Page 36: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

Capitéis da Igreja de Santo Amaro – Beja – Séc. X

Page 37: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

Interior do Castelo de Alhambra - Granada

Page 38: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

Parte externa do Castelo de Alhambra

Page 39: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

Língua, Literatura e Música Língua Árabe: O árabe, nas vésperas do Islão, já tinha atingido um extraordinário grau de sofisticação na palavra dos poetas tribais (beduínos).

Literatura: no período clássico, e mesmo hoje ainda, a poesia é para os árabes a eterna rainha da sua literatura. E é essa língua que vai servir de recipiente à Revelação Corânica.

Séc. XI: os poetas árabes peninsulares cultivaram novos gêneros poéticos – o Zajal e a Muwashshaha – que fizeram a ponte para as poesias provençal e trovadoresca.

Page 40: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

Descrição da cidade de Silves por Edrici. Séc. XII

Page 41: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

Poema de Al-Mutamid – “Acróstico”

Invisível a meus olhos

Trago-te sempre no coração

Te envio um adeus feito de paixão

E lágrimas de pena com insônia

Inventaste como possuir-me

E eu, o indomável, que submisso

vou ficando!

Meu desejo é estar contigo sempre

Oxalá se realize tal desejo

Assegura-me que o juramento que

nos une

Nunca a distância o fará quebrar.

Doce é o nome que é teu

E aqui fica escrito no poema:

Itimad.

Page 42: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

• Música: a música árabe na Andaluzia seguiu os sucessos da música árabe em geral, atingindo aqui um alto grau de refinamento.

• Certas formas musicais portuguesas como o fado, o fandango, as mouriscadas ou as lenga-lengas não podem ser estudadas sem se ter em atenção as prosódias poético-musicais árabes.

Page 43: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

Dos instrumentos árabes são filhos diretos, por exemplo, a guitarra, o alaúde, o adufe e a gaita. Porém, há que acentuar que grande parte dos instrumentos ocidentais, como o piano e o violino, são evoluções morfológicas a partir de uma origem árabe.

Alaúde

Page 44: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

• A Reconquista cristã

• 722: Batalha de Covadonga – um grupo de cristãos visigodos refugiados na região das Astúrias e liderado por Pelágio vence as tropas muçulmanas. Este fato marcou o princípio de um avanço de cristãos para o sul, dando origem ao longo processo da chamada Reconquista Cristã, movimento de recuperação dos territórios conquistados pelos árabes.

• 732: Batalha de Poitiers – os muçulmanos são derrotados pelo exército de Carlos Martel (Rei dos Francos), desistem da sua progressão pela Europa e fixam-se na Península.

• 739: Rei Afonso I inicia o desmantelamento de cidades na região do Douro, deixando-as despovoadas.

Page 45: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

• Em contraste com o centralizado califado de Córdova, cujas possessões ocupavam a maior parte da Península, os estados do norte estavam fragmentados em vários pequenos reinos independentes entre si.

• À medida que as vitórias cristãs foram acontecendo, cavaleiros de várias partes da Europa vieram ajudar os Reis. Esses guerreiros usavam uma grande cruz de pano por cima da armadura e eram chamados de cruzados.

• Com o decorrer dos tempos, vão-se formando na Península outros reinos cristãos: Castela, Navarra, Aragão e Catalunha.

• No lado muçulmano, havia constantes desentendimentos entre as diferentes tribos, desintegração de dinastias e califados.

• 1031: a desintegração do califado de Córdova acelera o avanço das tropas cristãs.

Page 46: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:
Page 47: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

• 1085: a conquista de Toledo, uma das grandes cidades muçulmanas da Península, por Afonso VI da Castela, alarmou os chefes hispano-árabes, que pediram auxílio aos guerreiros almorávidas do norte da África.

• O avanço dos cristãos era irreversível: no ocidente, Afonso Henriques conseguia transformar o seu condado (Condado Portucalense) em reino independente (Portugal).

• 1212: a grande vitória cristã de Navas de Tolosa (coligação dos reis de Portugal, Castela, Navarra e Aragão) e a conquista do vale do Guadalquivir, marcaram o início da última fase de expansão dos reinos cristãos peninsulares.

• 1492: conquista de Granada, último reduto muçulmano na Península.

Page 48: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

• Boabdil, o último rei mouro, entrega as chaves da cidade para os Reis Católicos diante de cem mil espectadores muçulmanos, judeus, cristãos, castelhanos e estrangeiros e é içada, pela primeira vez, a bandeira dos reis de Espanha na mais alta torre do Alhambra.

• A sua rendição, celebrada durante vários dias, é o culminar de dez anos de guerras e põe fim a oito séculos de domínio muçulmano na Península Ibérica.

Page 49: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

Rendição da cidade de Granada

Page 50: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

• Os Mudéjares em Portugal

• Mudéjares: do árabe mudajjan – aquele que permanece (sob domínio cristão)

• A identidade religiosa-cultural muçulmana se manteve até 1496, data do édito de D.Manuel I, que obrigou à assimilação religiosa das minorias islâmica e judaica ou, em opção, à sua expulsão do país.

• Mudejarismo: fenômeno híbrido da arte cristã e muçulmana

Page 51: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

• Neo-arabismo

• Com a emergência da liberdade religiosa e a chegada a Portugal dos primeiros ecos do Movimento Romântico, surge uma vaga de orientalismo em geral, que tem reflexos não só na literatura, mas também na música, na arquitetura e na pintura.

• Literatura: obras como D.Branca de Garret, Eurico o Presbítero e História de Portugal de Alexandre Herculano ou Boabdil de Soares de Passos, exprimem um fascínio pela arabidade.

• Música: ópera de Alfredo Keil.

• Arquitetura: construção de palácios e decorações internas com grande influência islâmica.

Page 52: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

“Algarve do morghot, dos rostos escondidosDas lendas, das visões, das mouras encantadasOnde as línguas do ar murmuram aos ouvidos,Com vocábulos de sonho, histórias de fadas.”

O Meu Algarve e Sonetos – João Lúcio

Page 53: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

Nova Arquitetura: reafirmação da identidade cultural portuguesa

Reintrodução de princípios fundamentais da Arquitetura Islâmica:

• O sentido da unidade;• O sentido globalizante;• O sentido contemplativo;• O sentido da palavra;• O sentido do belo.

Page 54: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

Salão Neo-árabe do Palácio da Bolsa - Porto

Page 55: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

Casa do Alentejo - Lisboa

Page 56: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

Corredor do Palacete de Monserrate - Sintra

Page 57: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

Palácio da Bolsa. Salão Neo-árabe - Porto

Page 58: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

Palacete Conceição e Silva – Lisboa, 1888

Page 59: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

Influência árabe para a Língua Portuguesa

Contribuição Lexical: há cerca de mil vocábulos de origem árabe na língua portuguesa.

• Termos ligados à navegação e à pesca:Anadel – nazir (chefe, capitão);Arrais – ra’is (capitão de navio);Atalaia – tali’a (sentinela);Tercenas – dar si-sina’a (estaleiro naval);Fateixa – fattasa (pequena âncora);Tarrafa – tarraha (rede de pesca).

• Termos ligados à música e à poesia: alaúde, segrel, trovador, atable, atambor, rabeca, sarabanda.

Page 60: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

• Termos ligados à olaria: albarrada, alcadefe, alcatruz, alguidar, aljofaina, almofia, almorrax, atanor.

• Termos ligados à lavoura, agricultura: açafrão, acelga, alcachofra, alecrim, alface, algodão, azeitona, azeite, laranja, limão, romã, café.

• Termos ligados à matemática: algarismo, álgebra, zero.

• Outros termos: açougue, açúcar, álcool, damasco, enxoval, enxaqueca,garrafa, gazela, gengibre, gergelim, jarra, marfim, masmorra, mesquita, oxalá, quintal, recife, refém, saguão, sapato, sultão, tagarela, talco, tambor, tarefa, tarifa, xadrez, xarope, xerife...

Page 61: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

• Entre alguns exemplos de termos que se referem à organização do Estado e que dão bem uma idéia do que foi a influência do mundo árabe na Península Ibérica, está a palavra aduana, do árabe ad-diwan, oriunda do persa diwan, que significava registro, oficina, escritório. Ficou viva na língua portuguesa até hoje, e, muitas vezes, pensamos que se trata de espanholismo: entretanto é documentada desde 1383, em textos moçárabes.

• Alvará é uma palavra tipicamente árabe e documentada na língua desde 1328. Significa o texto que autoriza, e, até hoje, não teve substituto. Continua presente na língua.

• Uma linda palavra, ainda viva em português, é o nosso alferes.Era o porta-bandeira, por excelência, na frente militar.

• Almoxarife, já documentada em textos moçárabes desde o séc.XIII, é ainda insubstituível na língua portuguesa de hoje, juntamente com seus derivados.

Page 62: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

Os árabes no Brasil A partir do início do séc.XIX, o Brasil recebeu várias levas de

imigrantes estrangeiros, atraídos por oportunidades de trabalho e melhores condições de vida. Dentre eles, estão os Sírios e os Libaneses.

Integrando-se à vida do país, ao mesmo tempo que mantinham

seus costumes tradicionais, acabaram deixando marcas por nossa cultura.

Page 63: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:
Page 64: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

Palavras árabes no Brasil:

Esfiha – isfiha

Mascate – masqat

Quibe – quibbat

Tabule - tabule

Page 65: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

Prato árabe

Page 66: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

Tempos atuais

• Conflitos

• Ocidente: interesse pelo exótico em relação ao mundo árabe

• Mídia: explora muito mais a questão das guerras e conflitos internos

Page 67: A influência árabe na Língua Portuguesa. O Mundo Muçulmano em Expansão 570: Nascimento de Maomé (muito “honrado”); 612: Maomé inicia a pregação; 622:

José Ribeiro dos Santos Junior

Leila Carmen de Oliveira

Luciana Corral Escarlate Ribeiro

Michele Moreira Sabino

Neila Santos Oliveira