Top Banner
A BICAMADA LIPÍDICA E AS PROTEÍNAS DAS MEMBRANAS CELULARES Possibilitam a formação de matrizes ordenadas de enzimas que catalizam reações metabólicas em série. Informações Barreiras seletivas
17

A BICAMADA LIPÍDICA E AS PROTEÍNAS DAS MEMBRANAS CELULARES Possibilitam a formação de matrizes ordenadas de enzimas que catalizam reações metabólicas em.

Apr 17, 2015

Download

Documents

Internet User
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: A BICAMADA LIPÍDICA E AS PROTEÍNAS DAS MEMBRANAS CELULARES Possibilitam a formação de matrizes ordenadas de enzimas que catalizam reações metabólicas em.

A BICAMADA LIPÍDICA E AS PROTEÍNAS DAS MEMBRANAS CELULARES

Possibilitam a formação de matrizes ordenadas de enzimas que catalizam reações metabólicas em série.

Informações

Barreiras seletivas

Page 2: A BICAMADA LIPÍDICA E AS PROTEÍNAS DAS MEMBRANAS CELULARES Possibilitam a formação de matrizes ordenadas de enzimas que catalizam reações metabólicas em.

Aspectos comuns às membranas

São formadas por lípides e proteínas, em proporção variável de 1:4 a 4:1. Os carboidratos estão covalente ligados ou a lípides ou a proteínas.

Um dos eixos da molécula do lípide predomina sobre os demais. Neste eixo uma das extremidades é hidrofílica e a outra é hidrofóbica

São assimétricas.

Os processos de transporte e as características elétricas da membrana mantém uma diferença de potencial elétrico entre os compartimentos intra e extracelular.

São folhetos de espessura variável entre 6 e 10 nm (60 e 100Å).

A bicamada lipídica é barreira ao fluxo de substâncias hidrofílicas (polares).

Às proteínas cabem as funções específicas das membranas.

Na formação da estrutura da membrana a interação entre as moléculas é não-covalente. São líqüidos bidimensionais.

Page 3: A BICAMADA LIPÍDICA E AS PROTEÍNAS DAS MEMBRANAS CELULARES Possibilitam a formação de matrizes ordenadas de enzimas que catalizam reações metabólicas em.

Modelo para a bicamada lipídica

Page 4: A BICAMADA LIPÍDICA E AS PROTEÍNAS DAS MEMBRANAS CELULARES Possibilitam a formação de matrizes ordenadas de enzimas que catalizam reações metabólicas em.

Modelo para a bicamada lipídica

Page 5: A BICAMADA LIPÍDICA E AS PROTEÍNAS DAS MEMBRANAS CELULARES Possibilitam a formação de matrizes ordenadas de enzimas que catalizam reações metabólicas em.

Bicamada lipídica - composição

Fosfolipídios: Os fosfoglicerídios.

Page 6: A BICAMADA LIPÍDICA E AS PROTEÍNAS DAS MEMBRANAS CELULARES Possibilitam a formação de matrizes ordenadas de enzimas que catalizam reações metabólicas em.

Fosfolipídios: Esfingomielina

Bicamada lipídica - composição

Page 7: A BICAMADA LIPÍDICA E AS PROTEÍNAS DAS MEMBRANAS CELULARES Possibilitam a formação de matrizes ordenadas de enzimas que catalizam reações metabólicas em.

Glicolípides

Bicamada lipídica - composição

Page 8: A BICAMADA LIPÍDICA E AS PROTEÍNAS DAS MEMBRANAS CELULARES Possibilitam a formação de matrizes ordenadas de enzimas que catalizam reações metabólicas em.

Colesterol

Bicamada lipídica - composição

Page 9: A BICAMADA LIPÍDICA E AS PROTEÍNAS DAS MEMBRANAS CELULARES Possibilitam a formação de matrizes ordenadas de enzimas que catalizam reações metabólicas em.

Micelas

Bicamadas

Nas bicamadas lipídicas não há ligações covalentes: são líqüidos bidimensionais

Bicamada lipídica: configuração macromolecular estável para os lipídios de membrana

Page 10: A BICAMADA LIPÍDICA E AS PROTEÍNAS DAS MEMBRANAS CELULARES Possibilitam a formação de matrizes ordenadas de enzimas que catalizam reações metabólicas em.

A permeabilidade dependerá da lipossolubilidade...

... e da fluidez

Page 11: A BICAMADA LIPÍDICA E AS PROTEÍNAS DAS MEMBRANAS CELULARES Possibilitam a formação de matrizes ordenadas de enzimas que catalizam reações metabólicas em.

PROTEÍNAS DAS MEMBRANAS CELULARES

Mosaico fluido – Singer Nicolson, 1972

Proteínas Integrais e Periféricas

Page 12: A BICAMADA LIPÍDICA E AS PROTEÍNAS DAS MEMBRANAS CELULARES Possibilitam a formação de matrizes ordenadas de enzimas que catalizam reações metabólicas em.

Segmentos transmembrânicos são formados por............

...aminoácidos hidrofóbicos

Page 13: A BICAMADA LIPÍDICA E AS PROTEÍNAS DAS MEMBRANAS CELULARES Possibilitam a formação de matrizes ordenadas de enzimas que catalizam reações metabólicas em.

...e os carboidratos ficam no lado extracelular

Resíduos podem ser glicosilados...

.....PROTEÍNAS DE MEMBRANA

Asparagina Aspartato

Page 14: A BICAMADA LIPÍDICA E AS PROTEÍNAS DAS MEMBRANAS CELULARES Possibilitam a formação de matrizes ordenadas de enzimas que catalizam reações metabólicas em.

.....PROTEÍNAS DE MEMBRANA

As proteínas integrais podem ser extraídas da membrana por detergentes

Page 15: A BICAMADA LIPÍDICA E AS PROTEÍNAS DAS MEMBRANAS CELULARES Possibilitam a formação de matrizes ordenadas de enzimas que catalizam reações metabólicas em.
Page 16: A BICAMADA LIPÍDICA E AS PROTEÍNAS DAS MEMBRANAS CELULARES Possibilitam a formação de matrizes ordenadas de enzimas que catalizam reações metabólicas em.

RELAÇÃO DAS PROTEÍNAS DE MEMBRANA COM AS DO CITOESQUELETO

Page 17: A BICAMADA LIPÍDICA E AS PROTEÍNAS DAS MEMBRANAS CELULARES Possibilitam a formação de matrizes ordenadas de enzimas que catalizam reações metabólicas em.

Epitélios