Top Banner
A Arábia e os árabes A península Arábica: Interior: Desertos, dunas e oásis *Habitado pelos beduínos (grupos que andavam armados pelo deserto, controlando os agricultores dos oásis. Criavam camelos, carneiros e cabras. Regiões costeiras: Banhadas pelo Mar Vermelho e pelo Oceano Índico (Arábia Feliz) *Mais chuvosa e fértil Maior desenvolvimento da agricultura e do comércio Formação de vilarejos
6

A Arábia e os árabes A península Arábica: Interior: Desertos, dunas e oásis *Habitado pelos beduínos (grupos que andavam armados pelo deserto, controlando.

Apr 17, 2015

Download

Documents

Internet User
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: A Arábia e os árabes A península Arábica: Interior: Desertos, dunas e oásis *Habitado pelos beduínos (grupos que andavam armados pelo deserto, controlando.

A Arábia e os árabes

A península Arábica:

Interior: Desertos, dunas e oásis*Habitado pelos beduínos

(grupos que andavam armados pelo deserto, controlando os

agricultores dos oásis. Criavam camelos, carneiros e cabras.

Regiões costeiras: Banhadas pelo Mar Vermelho e pelo Oceano

Índico (Arábia Feliz) *Mais chuvosa e fértil

• Maior desenvolvimento da agricultura e do comércio

• Formação de vilarejos

Page 2: A Arábia e os árabes A península Arábica: Interior: Desertos, dunas e oásis *Habitado pelos beduínos (grupos que andavam armados pelo deserto, controlando.

DUNAS

DESERTOS

OÁSIS

Page 3: A Arábia e os árabes A península Arábica: Interior: Desertos, dunas e oásis *Habitado pelos beduínos (grupos que andavam armados pelo deserto, controlando.

A religião dos antigos árabes- Até o século VII: politeístas fetichistas (acreditavam que os deuses incorporavam em pedras, árvores ou animais)

- Cidade de Meca: principal centro de culto (Templo da Caaba – Pedra Negra)- A intensa prática religiosa realizada na cidade estimulou a peregrinação e o seu desenvolvimento comercial.

MECA

Page 4: A Arábia e os árabes A península Arábica: Interior: Desertos, dunas e oásis *Habitado pelos beduínos (grupos que andavam armados pelo deserto, controlando.

O nascimento e a expansão do islã*Nasce um profeta:Maomé (nascido em Meca), acompanhava as caravanas de comerciantes e teve contato com povos de religiões monoteístas: (Judaísmo e Cristianismo)

* 610: Recebeu revelações do arcanjo Gabriel. Passou a pregar a existência de uma único deus: Alá* A nova religião recebeu o nome de Islã (submissão total a Deus). * Seus seguidores são os muçulmanos.

Page 5: A Arábia e os árabes A península Arábica: Interior: Desertos, dunas e oásis *Habitado pelos beduínos (grupos que andavam armados pelo deserto, controlando.

Nasce uma religião e um EstadoMaomé destruiu os símbolos da Caaba para mostrar que Alá era o único Deus. - 622: Foi perseguido pelos

comerciantes ricos da cidade de Meca e fugiu para Yatrib (que passou a se chamar Medina). Esse episódio ficou conhecido como HÉGIRA e marca o ano 1 do calendário muçulmano.

622 – Devido à oposição encontrada em Meca, Maomé se transfere para

Yatrib (Medina) - HÉGIRA

1º ANO DO CALENDÁRIO ISLÂMICO

Page 6: A Arábia e os árabes A península Arábica: Interior: Desertos, dunas e oásis *Habitado pelos beduínos (grupos que andavam armados pelo deserto, controlando.

Nasce uma religião e um EstadoEm Medina Maomé atraiu um grande número de seguidores e aliou-se aos chefes tribais. Unificou as várias tribos e criou o ESTADO ÁRABE

JihadRevolução religiosa: é como os seguidores

do Islã entendem a obra de Maomé. Essa revolução foi consolidada pelo Alcorão.

Justificativa para o expansionismo árabe, uma vez que era dever dos muçulmanos expandir a fé em Alá