Top Banner
“Seu entusiasmo na hora de distribuir livros me satisfaz muitíssimo” - A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada “Livros são a Base, Pregação é a Essência, Pureza é a Força e Utilidade é o Princípio” A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada Acharya-fundador da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna e da Bhaktivedanta Book Trust Brasil - Maio 2015 - Edição #72 RESULTADOS DE SANKIRTANA Resultados Nacionais (Templos e Individuais), e Internacionais NÉCTAR DA DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS Filosofia de Sankirtana
13

72. CS Brasil | Maio 2015

Jul 22, 2016

Download

Documents

Conheça os resultados de sankirtana nacionais e internacionais, leia passatempos, entrevistas... e muito mais!
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: 72. CS Brasil | Maio 2015

“Seu entusiasmo na hora de distribuir livros me satisfaz muitíssimo” - A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada

“Livros são a Base, Pregação é a Essência, Pureza é a Força e Utilidade é o Princípio”

A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada

Acharya-fundador da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna

e da Bhaktivedanta Book Trust

Brasil - Maio 2015 - Edição #72

Resultados de sankiRtanaResultados Nacionais (Templos e Individuais), e Internacionais

nÉCtaR da distRiBuiÇÃo de liVRosFilosofia de Sankirtana

Page 2: 72. CS Brasil | Maio 2015

Coordenador: Hanuman das; Damayanti devi dasi. • Editora Chefe: Damayanti devi dasi. • Editor: Nanda Kumara das. • Equipe de redação: Damayanti devi dasi; Krishna-kripa devi dasi; Nanda Kumara das; Narada Muni das. • Diagramação: Krishna-kripa devi dasi. • Revisão e Tradução: Bhaktin Thaís Tostes; Kamalakshi Rupini devi dasi.

Contato:[email protected]

SANKIRTANA

BOOKS

Expediente

Passatempos de sankirtanaHistórias pelo Mundo

Pág. 10

Resultados de sankirtanaResultados Nacionais e Internacionais.

Pág. 06

Índice - Edição 72 - Maio 2015

néctar da distribuição de livrosFilosofia de Sankirtana

Pág.

04entrevistaConvidada deste mês: Bhaktin angelina

Pág.

11

Pág.

03editorialPor Vijaya das Ministro de Sankirtana na ISKCON

Page 3: 72. CS Brasil | Maio 2015

Carta de Sankirtana - Maio - Editorial 3

Hare Krishna!

Por favor aceitem minhas humildes reverências.

Todas as glórias sejam a Srila Prabhupada!

Estou de volta a Los Angeles, distribuindo livros no Griffith Observator. Este é um lugar que foi habilitado por Amarendra das, um advogado e discípulo de Srila Prabhupada. Por vários anos, ele ajudou a BBT a estabele-cer lugares para os distribuidores de livros.

Uns dias atrás, percebi que durante a sema-na não havia muito movimento, então decidi tentar distribuir livros no centro comercial Santa Mônica. É um centro comercial ao ar li-vre, por conseguinte, as autoridades permitem a distribuição. Mas não é um lugar fácil.

Paramesvara das, o líder de sankirtana do Rupanuga Vedic College, disse, numa ocasião: “Se alguém distribuir, num dia, três livros no Santa Mônica, se deu muito bem”. E Bhrigupati nem sequer vai nesse lugar, por-que é muito duro.

Bom, hoje pude comprovar como é difícil. Recebi tantos “não” que comecei a pensar: “Depois de tantos anos distribuindo livros, ainda continua sendo difícil”.

Então, Krishna me deu uma realização: “Os “não” são bons para mim. Eles me

ajudam a me tornar tolerante”.

Assim como Krishna me deu esse pensa-mento, comecei a agradecer às pessoas que me diziam “não”, da mesma forma como se tivessem levado um livro e dado uma doação. Eu agradecia que estivessem me ajudando a desenvolver tolerância, uma atitude muito necessária para poder cantar os santos nomes com sinceridade.

Um breve tempo depois de ajustar minha consciência, os livros começaram a sair muito. As pessoas sentiam o desapego e a gentileza, e queriam levar um livro e dar uma doação.

Outra coisa em que comecei a meditar foi na oração de Sudama, o fabricante de guir-landas. Ele orou a Krishna que lhe otorgasse devoção, amizade com os devotos e com-paixão por todas as entidades vivas. Depois de ler isto, pensei que são as melhores coisas que se pode pedir. Assim, enquanto distribuía livros, orava para obter devoção e compaixão com todos.

A distribuição de livros é um processo con-tínuo de aprendizagem e purificação, e por isso é tão boa.

Seu servo,

Vijaya das Ministro de Sankirtana na ISKCON

Editorial

Page 4: 72. CS Brasil | Maio 2015

Carta de Sankirtana - Maio - Néctar da Distribuição de Livros 4

Néctar da

distribuição

de Livros

2. Filosofia de Sankirtana

2.2 As glórias dos livros de Srila Prabhupada

Os livros de Prabhupada contêm a Verdade Absoluta

(b) Ciência invencível, sem falhas

Podemos desafiar qualquer filosofia sem sentido: Sócrates, Platão, Kant, Darwin – e malaba-ristas de palavras que desviaram tantas pessoas. Agora é sua tarefa encontrá-los e expô-los, de modo que as pessoas possam apreciar a verdadeira filosofia. Agora devemos nos tornar muito sérios no que diz respeito a salvar as pessoas do mundo desta situa-ção muito perigosa. Torne-se

você mesmo muito convencido de nossa filosofia e, então, sua pregação agirá. E tente vender tantos livros quanto possível nas escolas e faculdades. Isto é in-formação acadêmica, sem falhas. Bondosamente ajude-me neste grande trabalho e saiba, com cer-teza, que por trabalhar sincera-mente desta maneira, você muito em breve votará ao lar, voltará ao Supremo.

“Carta para Locana, 24 de novembro de 1971”

Deixe que nossa filosofia seja desafiada por qualquer um e nós o derrotaremos. Quero que distribua meus livros largamente, tantos quanto possível e, então, as pessoas obterão a informação

correta. Nós mostramos para as pessoas através dos resultados: tantos centros, devotos felizes, livros grandes, firme convicção – e por aí vai. Deixe que as pessoas julguem quem é melhor através dos resultados.

“Carta para Hiranyagarbha, 22 de novembro de 1971”

Eu não sei como você está vendendo tantos livros. Não há circunstância, na história, em que livros religiosos tenham sido ven-didos com tal entusiasmo e su-cesso. Há alguma história assim? Os cristãos propagaram seus ensinamentos por todo o mundo e eles têm apenas um livro. Nós já temos quarenta livros grandes publicados em inglês. Portanto,

Page 5: 72. CS Brasil | Maio 2015

Carta de Sankirtana - Maio - Néctar da Distribuição de Livros 5

se distribuirmos como você está distribuindo, nem sequer pode-mos imaginar o resultado.

“Carta para Tamal Krishna Goswami,

18 de dezembro de 1975”

Falando praticamente, não há religião no mundo. A única religião verdadeira é bhagavata-dharma. Esta é a religião original da sociedade humana. Qualquer outra coisa que possa estar se passando por religião veio depois da literatura védica. O mundo todo está em escuridão, então, estamos trazendo luz na forma do Srimad-Bhagavatam. Portanto, este é o melhor servi-ço que a pessoa pode prestar à sociedade humana: dar conheci-mento sobre como voltar ao lar, ao Supremo.

“Carta para Ramesvara, 27 de novembro de 1975”

Não temos medo de desafiar nenhum filósofo mundano e derrotá-lo, porque tais filósofos estão funcionando simplesmente na plataforma mental, que está mudando constantemente, então, eles não podem ter nenhuma autoridade real. Mas, porque es-tamos ouvindo da fonte de todo o conhecimento (Krishna, através de Seus representantes, os santos e acaryas na sucessão discipular), temos uma base sólida de enten-dimento. Se estivermos muito convencidos de pregar desta forma, a classe de homens inteli-gentes nos respeitará e se unirá a nós e este será nosso sucesso na Alemanha. Se Marx pôde fazer a cabeça de tantos homens para que eles seguissem sua filosofia imperfeita, o que pode Krishna, o Perfeito Supremo, realizar?! Se permanecermos puros e ensi-narmos aos outros puramente, atingiremos todo o sucesso e o mundo todo nos ouvirá e será libertado de sua condição muito perigosa. Muito obrigado por me ajudar neste grande esforço.

“Carta para Shivananda, 12 de dezembro de 1971”

(c) Livros para o benefício das pessoas em geral

Srimad-Bhagavatam 10.12.7 (significado): O segredo do sucesso é desconhecido pelas pessoas em geral e, portanto, Srila Vyasadeva, sendo compassivo para com as pobres almas neste mun-do material, especialmente nesta era de Kali, nos deu o Srimad-Bhagavatam. Srimad-Bhagavatam puranam amalam yad vaisnavanam priyam (SB 12.13.18). Para vaisnavas que são, de certo modo, avan-çados ou que estão comple-tamente cientes das glórias e potências do Senhor, o Srimad-Bhagavatam é uma li-teratura védica amada. Afinal de contas, nós temos que tro-car este corpo (tatha dehanta-ra-prapti‹). Se não nos impor-tamos com a Bhagavad-gita e o Srimad-Bhagavatam, não sabe-mos qual será nosso próximo corpo. Mas se a pessoa adere a estes dois livros – Bhagavad-gita e Srimad-Bhagavatam –, ela certamente obterá a asso-ciação de Krishna na próxima vida (tyaktva deham punar janma naiti mam eti so ‘rjuna). Portanto, a distribuição do Srimad-Bhagavatam por todo o mundo é uma grande ativida-de beneficente para teólogos, filósofos, transcendentalistas e yogis (yoginam api sarvesam), bem como para as pessoas em geral.

Estou especialmente satisfei-to em ouvir que sua distribui-ção de nossos livros e revistas aumentou. Continue desta maneira, aumentando mais e mais. Cada vez que alguém lê alguma informação sólida sobre Krishna, sua vida se transforma de alguma maneira. Estas lite-raturas são a base sólida sobre a

qual nossa pregação se sustenta. Então, quero que elas fiquem disponíveis a todos, tanto quan-to possível. Então, por favor, tente fazer isto.

“Carta para Damodara, 3 de dezembro de 1971”

Estou muito satisfeito em ouvir todas as boas notícias — especialmente que você quer vender livros, mais e mais. Este é o melhor trabalho de pregação. Cada livro vendido significa que há algum efeito prático da pre-gação. Há algum progresso tan-gível. Então, tente vender livros tanto quanto possível em seu país. Somos o único movimento no mundo que está pregando o verdadeiro fato ou segredo do sucesso; e, fora do nosso mo-vimento, todo o resto falhará. Então, tente convencer as pes-soas a se unirem a nós e serem bem sucedidas em suas vidas. Isto ficará como crédito seu.

“Carta para Kurusrestha, 23 de novembro de 1972”

Rohinisuta das: Apenas após muitas, muitas vidas, uma pessoa excepcional chega ao ponto de se render a Krishna e servi-lO. É raro porque é exatamente isto o que a alma condicionada não quer fazer. Portanto, ela vem ao mundo material. Então, ser um devoto é o ápice de uma longa transmigração através de várias espécies de vida – várias vidas, em vários planetas, desde tempos ime-moriais. Se alguém se rende a Krishna e, então, chega ao ponto de sair em sankirtana para distribuir a misericórdia, é garantido que tal pessoa voltará para casa, voltará ao Supremo. Srila Prabhupada confirmou isto várias vezes. A distribuição de livros não é uma atividade comum. Não devemos considerer que ela já está garantida.

Page 6: 72. CS Brasil | Maio 2015

Carta de Sankirtana - Maio - Resultados de Sankirtana 6

Resultados de sankirtanaBrasil - Maio de 2015

temploTotal

uF livros Pontos

Total 2 4.900 625 8.552 425 14.504 10.939,70

Livros

Revi Peq Méd Grd Maha

Nitai Goura - TSKP

Curitiba

Recife

Itajaí

Natal

Florianópolis

Ecovila Vrajadhama

Sankirtana Shop

Ubatuba

Guarulhos

Fortaleza

NG-TSKP

CUR

REC

ITJ

NTL

FLP

EVD

BBT

UBT

GRL

FOR

6.837

3.166

2.395

715

566

337

203

49

124

88

24

6655,00

2887,75

644,50

311,00

160,25

93,25

82,25

37,20

36,00

22,00

10,50

0

0

0

0

0

0

0

2

0

0

0

0

735

2.346

604

503

325

145

16

120

88

18

378

144

0

0

61

0

28

14

0

0

0

6.452

1.942

40

62

0

12

28

8

2

0

6

7

345

9

49

2

0

2

9

2

0

0

10º

11º

Agora devemos nos tornar muito sérios no que diz respeito a salvar as pessoas do mundo desta situação muito perigosa.

Torne-se você mesmo muito convencido de nossa filosofia e, então, sua pregação agirá. E tente vender tantos livros quanto possí-

vel nas escolas e faculdades. (Carta para Locana, 24 de novembro de 1971)

Page 7: 72. CS Brasil | Maio 2015

individual

uF

Livros

Revi Peq Méd Grd Maha

Total

livros Pontos

Caitanya Candra das

Tungavidya Prema devi dasi

Bk. Estevan

Phalguna Nimai das

Ekacakra Nitai das

Bk. Milton

Bn. Angelina

Virai Nitai Kripa das

Vishnupriya devi dasi

Vrindavana das

Krishna-dvaipayana Vyasa das

Krishna Gopal das

Bk. Ueslem

Lilesvara Gouranga das

Ekacakra Pran das

Sadhu Syam das

Sastra das

Bk. Bruno Correia

Karuna Caitanya das

Bk. Bruno

Bn. Raquel

Muralidhara das

Bk. Miguel

Bn. Letícia

Bk. Fabiano

Abhiceta das

Vaisnavi Vrinda devi dasi

Bn. Claudia

Ragu Pati das

Nava Vrinda devi dasi

Nitai Ulas das

Bn. Rebeca

Bn. Cristina

10º

11º

12º

13º

14º

15º

16º

17º

18º

19º

20º

21º

22º

23º

24º

25º

26º

27º

28º

29º

30º

31º

32º

33º

NG-TSKP

CUR

CUR

CUR

ITJ

CUR

NG-TSKP

CUR

REC

REC

REC

NTL

CUR

CUR

CUR

FLP

EVD

REC

CUR

UBT

ITJ

NTL

CUR

CUR

CUR

GRL

CUR

CUR

GRL

FOR

CUR

CUR

CUR

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

15

0

355

476

134

0

20

737

825

604

379

41

17

25

325

114

180

82

120

128

124

0

1

32

60

0

10

28

16

0

0

3

375

43

18

9

0

42

3

10

0

0

0

61

13

1

7

0

0

0

0

0

0

0

0

1

0

0

0

0

0

0

0

0

0

6.196

645

480

194

62

148

256

196

37

0

3

0

60

97

60

12

20

0

15

2

0

0

12

16

6

0

1

4

0

3

3

3

2

4

141

100

7

49

31

3

12

4

0

5

2

19

3

14

0

2

0

3

2

0

0

5

1

1

0

6

1

0

0

1

0

0

6.575

844

598

565

587

355

262

238

778

825

612

442

133

118

106

337

136

180

100

124

128

124

17

19

39

60

7

15

28

19

4

3

5

6391,50

952,25

689,00

301,25

279,00

264,50

263,50

230,00

229,25

206,25

164,00

129,25

114,75

107,75

97,75

93,25

52,50

45,00

41,50

36,00

32,00

31,00

22,00

18,75

16,00

15,00

13,00

8,50

7,00

7,00

5,00

3,00

2,75

Carta de Sankirtana - Maio - Resultados de Sankirtana 7

Page 8: 72. CS Brasil | Maio 2015

Grupo

Sankirtana Shop

Sangita Cauraru

Lojinha Centro Cultural

BBT

EVD

EVD

uF

Livros

2

0

0

Revi

16

27

4

Peq

14

28

0

Méd

8

4

4

Grd

9

0

0

Maha

Total

49

59

8

livros Pontos

37,20

24,75

5,00

Envie-nos seu resultado de distribuição, passatempos, histórias e realizações!

Escreva para o endereço:[email protected]

Lembre-se das datas limites para envio: de resultados até o dia 5 do mês seguinte; Passatempos, histórias e realizações até o último dia do mês.

JÁ ENVIOU SEUS RESULTADOS DE SANKIRTANA ?

Sankirtan

Yajña

ki jay!

Bk. Eloísio

Bk. Victor

Bn. Andrea

34º

35º

36

FOR

FOR

FOR

0

0

0

2

0

0

0

0

0

1

1

1

0

0

0

3

1

1

1,50

1,00

1,00

Page 9: 72. CS Brasil | Maio 2015

Resultados de sankirtanaMundiais - abril de 2015

Carta de Sankirtana - Maio - Resultados de Sankirtana 9

Durante o mês de Abril de 2015, 133 templos do mundo reportaram os se-guintes resultados:

Livros Maha-grandesLivros GrandesLivros Médios

Livros PequenosRevistas

Assinaturas da BTGColeções

74,02338,88358,749155,51443,239716436

livros distribuídos no Mundo

Este MêsEste Ano

Desde 1.965

{374,704}{1.491.562}

{514.068.507}

PontosPaís

1º2º3º4º5º6º 7º8º9º10º11º12º13º14º15º16º17º18º19º20º

ÍndiaRússiaE.U.ABrasilChileAlemanha / ÁustriaMéxicoReino UnidoIndonesiaAustráliaUcrâniaNova ZelândiaHungriaÁfrica do SulEslováquiaCanadáBielorrússiaBulgáriaMaurícioLituânia

86.755,2061.017,5027.491,7517.235,5515.312,259.724,008.397,756.165,504.084,6

2.942,852.850,752.700,002.444,451.745,801.691,751.596,951.490,751.097,251.079,00625,50

os 20 Primeiros Países

Comparado a 2014

os 10 primeiros países desde Janeiro a abril de 2015

10º

Índia

E.U.A

Rússia

Brasil

Reino Unido

Chile

Alemanha/Áustria

México

Ucrânia

Nepal

Pontos

624.739,55

164.632,00

90.144,95

30.886,15

22.247,00

22.187,75

17.749,50

15.675,75

15.279,75

14.356,75

- 39%

+ 22%

- 16%

+ 89%

+ 24%

+ 108%

+ 65%

+ 1%

+ 23%

0%

acumulado anual

País

Page 10: 72. CS Brasil | Maio 2015

Carta de Sankirtana - Maio - Passatempos de Sankirtana 10

O enviado de KrishnaVoltei ao ashrama de brahma-

caris depois de um dia difícil na Queen Street, em Auckland. Apesar de ter ficado pouco tem-po na rua, o único que recebi foi abusos; não consegui distribuir nem um um livro. Me sentia inútil e caído. A única coisa que conseguia pensar era: “Depois de passar tantos anos distribuindo livros, por que Krishna não me utiliza como Seu instrumento?”.

Entrei na sala do templo e ofereci minhas reverências ao Senhor. Quando me incorpo-rei, via um jovem na minha frente oferecendo-me pranams. Surathanatha me apresentou

nosso convidado, Jerome, que me apontou com seu dedo e exclamou: “Você me vendeu o Bhagavad-gita! Você me intro-duziu à Consciência de Krishna. Muito obrigado!”.

Jerome tirou uma cópia do Gita da bolsa dele e me contou que o livro tinha mudado a sua vida. Me agradeceu novamente.

Procurando na minha memó-ria, lembrei que tinha conhecido Jerome na última maratona de Srila Prabhupada. Tinha chega-do, por meio de barco, a Nova Zelândia, desde Uruguai. O con-heci no mesmo dia que seu barco

atracou no porto. Ficou muito fe-liz por receber o Gita e começou a lê-lo imediatamente. Sentindo-se inspirado, tempo depois visitou o templo e conheceu os brahmacaris, que o convidaram a conhecer o ashrama.

Mais tarde, naquela noite, Jerome foi embora com suas con-tas de japa e um livro pequeno. Enquanto mastigava um pedaço de bolo, fiquei refletindo em como Krishna reciproca da forma mais inesperada.

Seu servo,Stambha Bhava Dasa

Nova Zelândia

Passatempos de

Sankirtana

Page 11: 72. CS Brasil | Maio 2015

Carta de Sankirtana: Conte-nos um pouco sobre o movimento de sankirtana na Rússia.

Bhaktin Angelina: Na atuali-dade, o movimento de sankirtana na Rússia está crescendo de forma vigorosa. Há várias razões para isto, e uma delas é que nos yatras russos prevalece um ambiente missionário. Nos livros de Srila Prabhupada, podemos ler: o movimento do Senhor Caitanya. Como afirmam nossos devotos seniores, a palavra “movimento” significa que realmente temos de mover-nos. Srila Prabhupada conseguiu objetivos magníficos devido à atitude revolucionária.

A menos que os devotos man-tenham este mesmo humor, tudo

Carta de Sankirtana - Maio - Entrevista 11

EntrEviSta

Bhaktin Angelina

nasceu na Rússia e começou a distribuir livros no ano 2012. Atualmente, reside no Brasil

durante a maior parte do ano, junto ao seu esposo e também

distribuidor de livros Caitanya Candra das.

Page 12: 72. CS Brasil | Maio 2015

Carta de Sankirtana - Maio - Entrevista 12

ficará obsoleto e estagnado. Portanto, os líderes na Rússia encorajam os devotos, criando um grande clima missionário.

Carta de Sankirtana: E de que forma con-seguem gerar inspiração aos devotos?

Bhaktin Angelina: Em geral, os líderes cultivam, na congregação, um espírito de que todos somos parte de uma grande família de sankirtana.

Em consequência, as pessoas se sen-tem entusiasmadas a participar, de acordo com suas habilidades, capacidades, recur-sos, talentos e outros itens, com o esforço comum de continuar a missão, levando muito a sério o caminho espiritual.

No ano passado, os devotos produ-ziram um curta-metragem excepcional, que expressa perfeitamente este espírito. Ele pode ser visto aqui: https://www.youtube.com/watch?v=UPjkBaCYmeg&-feature=youtu.be.

Quando um devoto pensa: “O que posso fazer pessoalmente por este movi-mento? De que forma posso contribuir para servir aos vaishnavas que vivem e servem junto a mim?”, então começa o caminho da responsabilidade, e ele tenta

desenvolvê-la da melhor forma possível. Como resultado, toda a atmosfera nos templos da Rússia lembra aos planetas Vaikuntha.

Carta de Sankirtana: De que forma isso gera impacto na sociedade russa?

Bhaktin Angelina: Quando as pessoas novas nos visitam, não podem resistir a semelhante energia espiritual. E, por isso, há muitas pessoas se tornando devotas. E não apenas isso – elas também rapi-damente compreendem o quanto são afortunadas, e ficam impactadas com a seriedade e a determinação. Logo depois, elas também compreendem que, embora a parte externa deste processo pareça um festival eterno – devido aos cantos, à dan-ça e aos banquetes –, também deve haver um processo interno e um crescimento constante, baseados na compreensão filo-sófica profunda do estudo detalhado da palavra dos sadhus e dos sastras (os livros de Srila Prabhupada), e das instruções que são recebidas para serem aplicadas diariamente. Isso, que foi dito acima, ajuda essas pessoas a desenvolverem uma atitude madura e séria para cantar o nú-mero prescrito de japa, seguir estritamente

Page 13: 72. CS Brasil | Maio 2015

Carta de Sankirtana - Maio - Entrevista 13

os quatro princípios regulativos e praticar serviço de uma forma adequada.

Carta de Sankirtana: Como os devotos participam na distribuição de livros?

Bhaktin Angelina: Podemos concluir facilmente que, como nosso movimento chama-se “O Movimento de sankirtana”, o sankirtana tem de avançar — caso contrá-rio, seria uma hipocrisia. Há devotos que distribuem livros e participam em harina-mas diretamente nas ruas – os que estão nas trincheiras. E também há devotos que participam no sankirtana de outras formas valiosas e importantes, ajudando os que estão na linha do combate. Desta forma, todos se comprometem nesta atividade congregacional.

E esta é a realidade que prevalece nos yatras russos, atualmente. Cada devoto participa de uma ou outra forma, de acordo com suas facilidades, e escolhe um serviço estável de acordo com a sua natureza. Assim, há devotos que cozi-nham para os distribuidores de livros e os levam aos ksetras, e há outros que pagam suas viagens ao dham. Há devotos que doam roupas de inverno para os sankirta-neiros, outros contratam massagistas para

que os massageiem, alguns compram o bhoga e outros preparam as bolinhas doces para distribuí-las durante o hari-nama. É claro que tudo isto acontece com mais freqüência durante a maratona de Srila Prabhupada, em dezembro. Durante essa época, os devotos se esforçam além do normal para ajudar os distribuidores de livros a se concentrarem plenamente em seus serviços. Inclusive, há devotos que lavam as roupas deles! Este humor se aplica de muitas formas genuínas.

Maratona de Srila Prabhupada, de 2013: https://www.youtube.com/watch?v=ajKMpFH9jFE.

Certa vez, Nila Radhika devi dasi, uma das sankirtaneiras destacadas na Rússia, me disse: “Todos podemos pregar, pois, de qualquer forma, sempre esta-mos falando/pregando. A única coisa que precisamos fazer é começar a falar de Krishna para os outros”. Portanto, se krishna-katha e o cantar continuam, se levamos a sério a filosofia, observamos os princípios e executamos nosso serviço com entusiasmo, então a energia espiri-tual se manifesta e todos se purificam — não apenas os devotos, mas também as pessoas ao redor. Todos se tornam felizes e joviais na consciência de Krishna.