Top Banner
SUPPLY CHAIN MANAGEMENT (Curso de MBA Logística Empresarial e Supply Chain) Profa. Dora Gayjutz Machado 16/05/2013 a 25/07/2013 UNIP
49
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: 20130516 supply chainmanagement

SUPPLY CHAIN MANAGEMENT

(Curso de MBA Logística Empresarial e Supply Chain)

Profa. Dora Gayjutz Machado

16/05/2013 a 25/07/2013

UNIP

Page 2: 20130516 supply chainmanagement

DORA GAYJUTZ MACHADO

Mini  Currículo      

2

Ø  Especialista em Gestão de Negócios Internacionais pela FAAP e Comércio Exterior pela Aduaneiras. Graduada em Tradução Intérprete/Letras (alemão e português) pela Ibero Americana.

Ø  Cursou dois anos de Teoria Organizacional com especialização em Coaching pelo Instituto Chiorlin.

Ø  Certificada Master em Programação Neurolinguística pela Ápice

Ø  Certificada em Coaching Sistêmico pela Sociedade Euro-Americana de Coaching

Ø  Master Coach pela SEAC/ICI (International Coaching Institution)

Ø  Consultora em Gestão de Pessoas, Logística e Lean Ø  Coach Organizacional e Individual e Consultora de Gestão

Empresarial Ø  Palestrante e professora universitária em cursos de pós

graduação em Supply Chain e Lean Manufacturing.

Page 3: 20130516 supply chainmanagement

SUPPLY CHAIN MANAGEMENT

Agenda  

3

•  16/5/2013 a 25/07/2013 •  Quintas-feiras

•  Gerenciamento de demanda na Cadeia de Suprimentos •  Ciclo crítico de atividades logísticas •  Projeto de rede em uma Cadeia de Suprimentos •  Gestão de Operações •  Roteirização pelo método matricial de economia

Page 4: 20130516 supply chainmanagement

Introdução - Logística

4

Page 5: 20130516 supply chainmanagement

Introdução - Logística

Ø Do francês “Logistique” deriva do grego - LOGOS = RAZÃO. Ø Logística como conhecemos hoje, vem do francês “Logistique” e teve como uma de suas definições o cunho militar: “A guerra é totalmente dependente de uma logística eficaz que cuida do transporte e manutenção de suprimentos para fins de operações em campos de guerra ou apenas administrativos.” Ø Criou-se também a cadeia de fornecimento (Supply Chain) è cadeia de Suprimentos Ø Cadeia de Suprimentos define-se como o conjunto de fatores que fazem a armazenagem, manuseio, transporte e entrega de certo produto, de um ponto inicial a um ponto final, incluindo também o planejamento de compras, de materiais e da produção em si.

5

Page 6: 20130516 supply chainmanagement

Introdução - Logística Ø Logística moderna: após a década de 60, o controle de qualidade de satisfação do cliente foram colocados em primeiro plano. Ø A partir daí empresas especializadas em logística e atendimento a clientes foram surgindo. Ø Até que na década de 70 houve a explosão de procura por transportadoras especializadas em dar ao cliente preços e prazos competitivos. POR ISTO, MUITAS PESSOAS ENTENDEM QUE LOGÍSTICA É “TRANSPORTE” APENAS. Ø O QUE É UM ERRO ! Ø Com a globalização e o nascimento da Internet no mundo moderno, a logística mostrou-se imprescindível. Ø A logística de hoje proporciona que as pessoas comprem produtos de suas casas. Ø As empresas de hoje têm que estar preparadas para a competição global, prontas para fazer entregas em 24 horas em qualquer parte do mundo.

6

Page 7: 20130516 supply chainmanagement

Introdução - Logística

• “ É o processo de Planejar, Implementar e Controlar o fluxo e o armazenamento dos componentes e das matérias-primas, dos estoques em processamento, dos produtos acabados e das informações relacionadas, visando a eficiência e eficácia em custos, a partir do ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de satisfazer as necessidades dos clientes.”

7

Page 8: 20130516 supply chainmanagement

Em resumo…

•  “…Produto certo, no local certo, da maneira adequada, no momento certo, ao preço justo, de forma controlada...”

8

Page 9: 20130516 supply chainmanagement

Ø O que é Logística? •  Gestão logística é a parte do SCM que planeja, implementa e controla o fluxo (adiante e reverso) e a armazenagem de

materiais, serviços e informações relacionadas, de forma eficiente e eficaz, entre o ponto de origem e o ponto de consumo para satisfazer as necessidades dos clientes.

•  Atividades de gestão logística geralmente incluem o gerenciamento de transportes inbound e outbound, gestão de frota, armazenagem, manuseio de materiais, atendimento de pedidos, design de rede (malha logística), gerenciamento de estoques, gestão da demanda e gestão de serviços de prestadores de serviços (3PL). Em graus variados, a função logística também inclui fornecedores e contratos, planejamento e programação da produção, empacotamento, atendimento ao cliente e instalação no campo. Envolve todos os níveis de planejamento e execução - estratégico, tático e operacional. A logística é uma função integradora, que coordena e otimiza todas as atividades logísticas, bem como integra suas atividades com outras funções, incluindo marketing, vendas, fabricação, tecnologia da informação e finanças.

Ø E qual a diferença entre Logística e Cadeia de Suprimentos?

•  A gestão da cadeia de suprimentos envolve o planejamento e o controle de todas as atividades envolvidas com o abastecimento e aquisição (compras), produção (manufatura) e todas as atividades de logística. Inclui a coordenação e colaboração com os parceiros dos canais, que podem ser fornecedores, intermediários, prestadores de serviços terceirizados e clientes. Em essência, a gestão da cadeia de suprimentos integra a oferta e a gestão da demanda dentro e entre empresas.

•  A gestão da cadeia de suprimentos é uma função de integração com a responsabilidade primária de conexão (sincronização) de funções de negócios e processos dentro e entre empresas em um modelo de negócio coerente e de alto desempenho. Inclui todas as atividades de gestão logística, bem como operações de fabricação, e impulsiona a coordenação dos processos e atividades com, e através de marketing, vendas, design de produto, finanças e tecnologia da informação.

- Fonte destas definições: CSCMP (adaptado por www.DanielGasnier.com).

9

Page 10: 20130516 supply chainmanagement

Supply Chain Management A Supply Chain (Cadeia de Suprimentos) é constituída pelo

conjunto de organizações que mantém relações mútuas no sentido do início e do final da cadeia logística, criando valor na forma de produtos e serviços, desde as fontes de matérias-primas / fornecedores até o pleno atendimento dos requisitos ditados ao mercado pelo consumidor final.

10

Page 11: 20130516 supply chainmanagement

Logística e Supply Chain Objetivos • Foco no Consumidor • Definição de Níveis de Serviços • Racionalização de Fluxos • Trabalho com Eficiência e Precisão • Integração de Fornecedores, Equipes Internas e Clientes • Redução de Custos e Aumento dos Lucros • Aumento de Vantagens Competitivas

Satisfação do Mercado

11

Page 12: 20130516 supply chainmanagement

Programa

1. Estratégia Competitiva

2. Cadeia de Valor

3. Atividades Logísticas

4. Logística Integrada

5. Supply Chain Management

12

Page 13: 20130516 supply chainmanagement

Gestão Eficiente da Cadeia Logística Os 2 momentos da verdade: 1.  Meu produto está na gôndola ?

2. Meu produto está no carrinho de compra ? “...Enfim, é necessário a manutenção De ESTRATÉGIAS LOGÍSTICAS...” “O Serviço ao Cliente é um componente

vital do gerenciamento da logística”

13

Page 14: 20130516 supply chainmanagement

1. Estratégia Empresarial •  Estratégia pode ser definida como o processo de

estabelecer metas e objetivos de longo prazo para a empresa, e de adotar cursos de ação e alocar recursos para atingi-los.

•  Estratégia é um plano que relaciona as vantagens da

empresa com os desafios do ambiente. •  O desafio da estratégia é adaptar a organização com

sucesso ao seu ambiente.

14

Page 15: 20130516 supply chainmanagement

1. Estratégia Competitiva

Ter estratégia competitiva frente ao mercado significa ser diferente, fazer diferente, escolhendo diferente conjunto de valor para produzir resultados notadamente reconhecidos e diferenciados. Entender os sinais do seu cliente fazem a diferença !

15

Page 16: 20130516 supply chainmanagement

1. Estratégia Competitiva

A meta de uma empresa moderna competitiva é aumentar ao máximo o valor agregado de seus produtos, ao mesmo tempo em que busca minimizar os custos globais na cadeia de abastecimento.

Superar-se sempre !

16

Page 17: 20130516 supply chainmanagement

Mercado e Canais Trade Marketing Facilitar a ligação entre as funções de MARKETING e VENDAS, assegurando a implementação dos planos mercadológicos de acordo com a estratégia de marcas; assim como otimizar a capacidade de Gerenciamento de Canais de Distribuição

Canal de Distribuição Conjunto de organizações interdependentes (intermediárias) envolvidas no processo de disponibilizar um produto ou serviço para uso ou consumo

17

Page 18: 20130516 supply chainmanagement

Canais de Distribuição Funções dos Canais: •  Fluxo de Produtos e Serviços; •  Fluxo de Pedidos; •  Fluxo de Informações; •  Negociação - Existente em todas as etapas do Canal; •  Atividades de Distribuição Física - entregas “door to door” (Completas e Fracionadas); •  Atividades de Financiamento - Capital, Estoques, Crédito a Clientes,etc; •  Riscos das Operações (Obsolescência, enchentes, avarias, incêndios, sazonalidade, crescimento na competição, problemas econômicos, “recalls” dos produtos e baixa aceitação dos mesmos entre outros).

18

Page 19: 20130516 supply chainmanagement

Canais de Distribuição -  Caminhos que o produto deve percorrer até o consumidor

FABRICANTE FABRICANTE FABRICANTE FABRICANTE FABRICANTE

AGENTE

ATACADISTA AGENTE ATACADISTA

VAREJISTA VAREJISTA VAREJISTA VAREJISTA

CONSUMIDOR CONSUMIDOR CONSUMIDOR CONSUMIDOR CONSUMIDOR

canal A canal B canal C canal D canal E

19

Page 20: 20130516 supply chainmanagement

Canais de Distribuição

Papel do canal de Distribuição •  Garantir a eficiência em tornar mercadorias disponíveis para mercados-alvo. •  Garantir Gestão sobre Níveis de Serviços.

Canais fornecem: 1. Contato próximo ao público consumidor; 2. Experiência; 3. Especialização; 4. Escala de operação(quantidade); 5. Encontro da oferta à demanda; 6. Antecipação de tendências.

20

Page 21: 20130516 supply chainmanagement

2. Cadeia de Valor

Agregar valor a um produto implica executar uma ou mais atividades na Cadeia de Abastecimento, a um custo menor ou de uma forma melhor que os concorrentes, satisfazendo as necessidades do Mercado Consumidor.

21

Page 22: 20130516 supply chainmanagement

2. Cadeia de Valor

E é difícil agregar valor para os clientes tão exigentes quanto os atuais?

Temos que ser diferentes, “únicos” !

è Excelência Operacional !

22

Page 23: 20130516 supply chainmanagement

2. Cadeia de Valor - Fluxo

Fornecedores

Atividade

MATERIAIS

Atividade

PRODUÇÃO

Atividade

MKT/COML

Atividade

OPERAÇÕES

PROCESSOS

INFORMAÇÕES

$ CADEIA DE VALOR

Clientes

Trade Marketing, Vendas e Distribuição

23

Page 24: 20130516 supply chainmanagement

3. Atividades Logísticas

A) Suprimentos (Adm. de Materiais) B) Produção (Planejamento, Controle e Operação) C) Distribuição Física ( Adm. de Pedidos, Armazenagem, Manuseio, Separação, Expedição e Transportes) D) Controle de Informações Estratégicas (Previsões x Indicadores de Performance – KPIs)

24

Page 25: 20130516 supply chainmanagement

3.a) Suprimentos

• Planejamento e Controle de Materiais • Compras e Administração de Fornecedores • Administração de Contratos • Controle de tráfego de entrada • Recebimento de Materiais • Controle de Qualidade • Gestão de Estoques • Movimentação e Armazenagem Interna de Materiais • Descarte de Sucata e Excedentes.

25

Page 26: 20130516 supply chainmanagement

3.b) Produção

• Planejamento e Controle de Produção • Layout fabril • Movimentação de materiais e componentes (Entrada) • Gestão de armazéns e estoques de produtos intermediários • Embalagem • Controle da Qualidade • Movimentação de produtos acabados (Saída) • Descarte de sucata e excedentes

26

Page 27: 20130516 supply chainmanagement

3.c) Distribuição Física

•  Definição e Administração de Estoques de produtos acabados, períodos e suas localizações •  Definição da rede de atendimento •  Gestão do processo de Faturamento •  Gestão da Expedição (Separação e Carregamento) •  Administração de armazéns •  Gestão dos Modais de Transporte •  Gestão de Tempos de Trânsito, Rotas, Frequências, Consolidações de Cargas •  Controle de Fretes

27

Page 28: 20130516 supply chainmanagement

3.c) Distribuição Física

E por falar em Gestão da Cadeia de Suprimentos, tópico Distribuição Física, A tarefa de hoje: Elaborar um plano de ação consistente para o “antes” do próximo video:

28

Page 29: 20130516 supply chainmanagement

3.d) Controle de Informações Estratégicas

Business Intelligence • Planejamento de Mercado • Planejamento de Vendas • Planejamento de Materiais • Planejamento de Produção • Planejamento de Distribuição • Indicadores de Performance Operacionais • Indicadores de Satisfação dos Consumidores

29

Page 30: 20130516 supply chainmanagement

Sobrevivência Empresarial

•  Aumento da VANTAGEM COMPETITIVA, através:

–  Alcance dos Objetivos; –  Aumento da Produtividade; –  Atendimento das necessidades do mercado; –  Projetos e produtos mais eficazes, mais rápidos e por

menor custo; –  Integração de fornecedores e equipes internas; –  Foco no consumidor (push x pull)‏

30

Page 31: 20130516 supply chainmanagement

Sobrevivência Empresarial •  Disponibilidade permanente de produtos na gôndola:

–  Variedade / sortimento –  Apresentação impecável –  Validade máxima dos perecíveis

•  Estoques ADEQUADOS ao longo da cadeia •  Custos competitivos •  Processos alinhados, ágeis, flexíveis e sem falhas •  Tecnologia e padrões globais

31

Page 32: 20130516 supply chainmanagement

A Crescente importância da Logística

Processos logísticos são: 1. Peças fundamentais para se conquistar e manter clientes. 2.Representam em alguns mercados o maior fator de custo. A explosão da variedade de produtos e de seus componentes gerou uma necessidade no aperfeiçoamento da Gestão Logística. A Tecnologia criou oportunidades para a automação de processos e ganhos de produtividade e eficiência em armazenagem, movimentação e distribuição.

32

Page 33: 20130516 supply chainmanagement

Logística: hoje 1. Logística hoje, representa mais que apenas distribuição física (como no passado), mais do que gestão de materiais, mais do que abastecimento... 2. A logística apresenta-se como um sistema de atividades integradas, de planejamento,implementação e controle dos fluxos de produtos, serviços e informação relacionada, desde a origem ao ponto de consumo (e vice-versa ‘reverse logistics’), capazes de responderem no tempo certo, com a quantidade correta nos locais mais apropriados . 3. Ótica de SERVIÇO TOTAL

33

Page 34: 20130516 supply chainmanagement

Evolução por Fases

FOCO

ATUAÇÃO

Tático Operacional

Logística Integrada

3a. Fase

Mercado

Supply Chain Management

Gerenciamento da Cadeia de

Abastecimento

4a. Fase

Consumidor

ECR

Automação

Planos Colaborativos

5a. Fase FASE

Operacional

Armazenagem e

Transportes

1a.. Fase

Tático Operacional

Distribuição Física

Estoques de

Produtos Acabados

2a. Fase

EUA/EUROPA

BRASIL

34

Page 35: 20130516 supply chainmanagement

Estágio da evolução - Brasil Configuração das empresas brasileiras acima de 150 funcionários: 5% - Não despertaram para a importância de controlar e reduzir estoques; 54% - Estão na Fase 1, com funções segregadas; 23% - Implementaram o conceito de Logística Integrada (Fase 2); 14% - Iniciaram implantações do tipo supply chain management (Fase 3); 4% - Integraram a SCM aos conceitos de Planejamento Colaborativo (Fase 04).

Fonte ASLOG/FIESP 2007

35

Page 36: 20130516 supply chainmanagement

Funções da logística integrada 1. Gestão global dos Estoques de e matérias-primas e de produtos acabados; 2. Gestão dos diferentes níveis de serviços oferecidos aos clientes; 3. Gestão dos Canais de distribuição; 4. Gestão física dos armazéns; 5. Planejamento integrado da produçãoP; 6. Recepção e acompanhamento de materiais; 7. Movimentação interna e Embalagem; 8. Expedição de pedidos a clientes; 9. Gestão da Performance (KPI`s)

36

Page 37: 20130516 supply chainmanagement

37

Page 38: 20130516 supply chainmanagement

Integração Funcional das Atividades - II

Integração entre Administração de Materiais, Produção e Distribuição Física

Previsão de Vendas e Sincronização interna de operações

Eficiência Individual

LOGÍSTICA INTEGRADA

* Integração Funcional Interna

38

Page 39: 20130516 supply chainmanagement

4. Processo suprir demanda - Modelo Supply Chain

Fluxo de Produtos e/ou Serviços

Fluxo de Informações

FONTES

FORNECEDORES

FABRICANTES

DISTRIBUIDORES

VAREJISTAS

CONSUMIDORES

39

Page 40: 20130516 supply chainmanagement

Práticas de Supply Chain Management

1. Parcerias com fornecedores; 2. Global Sourcing; 3. Compras de sub-itens compartilhadas com o fornecedor; 4. Estabelecimento do conceito de condomínio - “shared sites”; 3. Formatação de sistemas de planejamento de vendas, produção e compras; 4. Sincronização da produção à demanda - “pull”; 5. Redução de estoques em toda a cadeia; 6. Revisão do sistema de distribuição; 7. Melhoria do sistema de gestão - ERP; 8. Parcerias com clientes; 9. Desenvolvimento compartilhado de novas soluções/produtos.

40

Page 41: 20130516 supply chainmanagement

Valor & SCM

Incrementar à cadeia FORNECEDOR /PRODUTOR /CLIENTE /CONSUMIDOR, valor, superando objetivos mútuos traçados de volume, rentabilidade e serviços agregados.

41

Page 42: 20130516 supply chainmanagement

Objetivos da SCM 1. Alinhar todas as atividades de produção de forma

sincronizada; 2. Reduzir custos integrantes dos elos da cadeia; 3. Minimizar ciclos produtivos e simplificar interfaces; 4. Maximizar o valor percebido pelo consumidor final

por meio do rompimento das barreiras entre deptos, áreas e empresas fornecedoras e fabricantes.

•  *** Fazer com que a competição não seja apenas entre empresas concorrentes e sim, entre sistemas integrados de valores;

*** EFICIÊNCIA E INTEGRAÇÃO COLETIVA

42

Page 43: 20130516 supply chainmanagement

Gestão de Processos em Supply Chain

•  Processos em Supply Chain envolvem as seguintes atividades-chave para todos os “players” envolvidos no sistema:

•  Determinação de Necessidades: “Forecasting” da Demanda •  Compras: Assegurar os materiais e equipamentos necessários

à produção dos seus bens ou serviços. Produção: A criação dos produtos ou serviços.

•  Gestão de Pedidos: Recepção de ordens de encomenda dos Clientes e assegurar que essas ordens são satisfeitas.

•  Distribuição: Assegurar uma distribuição sem contra-tempos dos bens e serviços aos Clientes, envolvendo as etapas de armazenagem e transporte.

•  Suporte ao Cliente: Providenciar assistência aos Clientes após a compra dos produtos e serviços.

43

Page 44: 20130516 supply chainmanagement

Desempenho da Supply Chain

O desempenho da Supply Chain depende: 1. Da capacidade de resposta às demandas dos clientes; 2. Da qualidade dos produtos e serviços; 3 Da velocidade, qualidade e tempos para a inovação nos produtos; 4. Dos custos de produção e distribuição; 5. Do nível de utilização de capital

44

Page 45: 20130516 supply chainmanagement

Nível de Serviços Estratégia e Operações: 1. Identificação dos elementos (medidas) relevantes dos níveis de serviços a clientes; 2. Estabelecer a importância relativa de cada elemento baseado na percepção do cliente; 3. Comparar a posição competitiva da empresa para os níveis de serviço oferecidos; 4. Segmentar o mercado pelos requisitos do nível de serviço a clientes; 5. Desenvolver vários pacotes de serviços a clientes com custos diferenciados 6. Criar procedimentos de controle

45

Page 46: 20130516 supply chainmanagement

Estratégia dos canais de distribuição

1.Como uma empresa deve distribuir seus produtos acabados? - Características do mercado (Segmentos / Nichos)‏ - Características do produto (Valor, complexidade, tempo de vida)‏ - Recursos da empresa (Promoções, Riscos, Retorno) 2. Que mix de canais até ao cliente final? 3. Qual a configuração da cadeia logística? 4. Qual a estratégia de produção para o mix de canais?

46

Page 47: 20130516 supply chainmanagement

Desafios

1. Globalização econômica 2. Alterações rápidas dos mercados 3. Alteração do poder do produtor para o

comprador 4. Pressão na melhoria dos serviços 5. Pressão na redução custos 6. Competitividade

47

Page 48: 20130516 supply chainmanagement

SCM: tendência de evolução ou realidade!

- De acordo com as tendências de evolução das organizações, a gestão da Cadeia (SCM)‏ torna-se cada vez mais multi-empresarial sendo um conceito aplicável a uma rede, constituída por nós, e pelos quais fluem produtos e informação que exigem compatibilização, coordenação...isto é, necessitam ser geridos!

48

Page 49: 20130516 supply chainmanagement

Bibliografia:

-  Sobre diferença entre Logística e Cadeia de Suprimentos: www.danielgasnier.com

-  Livro Logística e Operações Globais, Texto e Casos, Philippe-Pierre Dornier, Ricardo Ernst, Michel Fender e Pano Kouvelis, Editora Atlas desempenho. Inclui todas as atividades de gestão logística, bem como operações de fabricação, e impulsiona a coordenação dos processos e atividades com, e através de marketing, vendas, design de produto, finanças e tecnologia da informação.

- Fonte destas definições: CSCMP (adaptado por

49