Top Banner
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
16

1º slide primeiro encontro

Jul 25, 2015

Download

Documents

Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: 1º slide  primeiro encontro

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Page 2: 1º slide  primeiro encontro

ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS

0rientações para a inclusão da criança de 6

anos de idade

Page 3: 1º slide  primeiro encontro

ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS

Implementação de políticas indutoras de transformações significativas na estrutura da escola, na reorganização dos tempos e dos espaços escolares;

Necessidade de aumentar a duração da escolaridade obrigatória, assegurando um tempo mais longo de convívio escolar com maiores oportunidades de aprendizagem.

Page 4: 1º slide  primeiro encontro

ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS

Proposta curricular que atenda as crianças em suas características, potencialidades e necessidades específicas.

A ampliação do ensino fundamental para nove anos significa, também, uma possibilidade de qualificação do ensino e da aprendizagem da alfabetização e do letramento.

Importância de um trabalho pedagógico que assegure o estudo das diversas expressões e de todas as áreas do conhecimento, igualmente necessárias à formação da criança.

Page 5: 1º slide  primeiro encontro

O brincar como um modo de ser e estar no mundo

Ângela Meyer BorbaPartindo do princípio de que o brincar é da

natureza de ser criança, não poderíamos deixar de assegurar um espaço privilegiado para o diálogo sobre tal temática.

Será que podemos pensar o brincar de forma mais positiva, não como oposição ao trabalho, mas como uma atividade que se articula aos processos de aprender, se desenvolver e conhecer?

Page 6: 1º slide  primeiro encontro

o brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação,fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e adultos.

Page 7: 1º slide  primeiro encontro

As crianças de seis anos e as áreas do conhecimento

Patrícia Corsino

Importante que o trabalho pedagógico com as crianças de seis anos de idade, nos anos/séries iniciais do ensino fundamental, garanta o estudo articulado das Ciências Sociais, das Ciências Naturais, das Noções Lógico-Matemáticas e das Linguagens.

Page 8: 1º slide  primeiro encontro

Sendo necessária uma proposta pedagógica que envolva as diferentes áreas do currículo de forma integrada que se efetiva em espaços e tempos, por meio de atividades realizadas por crianças e adultos em interação.

Assim, a criança vai tendo a oportunidade de experimentar, analisar, inferir, levantar hipóteses etc.

Page 9: 1º slide  primeiro encontro

Letramento e alfabetização: pensando a prática pedagógica

Telma Ferraz Leal, Eliana Borges Correia de Albuquerque e Artur

Gomes de Morais

Desde muito cedo as crianças estão em contato com a linguagem oral e com a linguagem escrita, por meio de suas experiências com o mundo a sua volta.

Sabemos que as crianças que vivem em ambientes ricos em experiências de leitura e escrita, não só se motivam para ler e escrever, mas começam, desde cedo, a refletir sobre as características dos diferentes textos que circulam ao seu redor, sobre seus estilos, usos e finalidades.

 

Page 10: 1º slide  primeiro encontro

Para reduzir as diferenças sociais, a escola precisa assegurar a todos os estudantes – diariamente – a vivência de práticas reais de leitura e escrita diversificadas.

Page 11: 1º slide  primeiro encontro

É necessário que na educação infantil, a escola também se preocupe com o desenvolvimento dos conhecimentos relativos à aprendizagem da escrita alfabética, assim como daqueles ligados ao uso e à produção da linguagem escrita. Promovendo atividades que envolvam a diversidade textual e levem os estudantes a construir conhecimentos sobre os gêneros textuais e seus usos na sociedade.

Page 12: 1º slide  primeiro encontro

Esse contato por si só, sem mediação, não garante que nossas crianças e nossos jovens se alfabetizem, ou seja, que se apropriem do Sistema de Escrita Alfabética.

Page 13: 1º slide  primeiro encontro

Sabemos que durante muito tempo o ensino do nosso sistema de escrita foi feito de uma maneira mecânica, repetitiva, na qual os estudantes eram levados a memorizar segmentos das palavras (letras ou sílabas) ou mesmo palavras inteiras, sem entender a lógica que relacionava as partes pronunciadas (pauta sonora) e a sequência de letras correspondente.

Page 14: 1º slide  primeiro encontro

Hoje, entendendo que há um conjunto de conhecimentos a ser construído, temos condições de promover desafios que levem as crianças e os adolescentes a compreender que a escrita possui relação com a pauta sonora.

“Alfabetizar ” é um desafio permanente. Implica refletir sobre as práticas e as concepções por nós adotadas ao iniciarmos nossas crianças e nossos adolescentes no mundo da escrita, analisarmos e recriarmos nossas metodologias de ensino.

Page 15: 1º slide  primeiro encontro

E é por isso que estamos aqui: Para refletirmos sobre nossas práticas e

juntos transformarmos nossas ações. Vamos lá!!!

Page 16: 1º slide  primeiro encontro

Bibliografia

BEAUCHAMP, Jeanete. PAGEL, Sandra Denise. NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

MOGI DAS CRUZES, Secretaria Municipal de Educação. Matrizes curriculares municipais para a educação básica: 9 anos- Língua Portuguesa. Secretaria Municipal de Educação. Mogi das Cruzes: SME, 2009.