Top Banner
Grupo Grupo 5 5 Composição étnica do Composição étnica do Brasil Brasil Componentes: Betina Paganini, Caroline Kobi, Componentes: Betina Paganini, Caroline Kobi, Cindy L. Toneto, Eduardo Alves, Gean Carlos, Cindy L. Toneto, Eduardo Alves, Gean Carlos, Hellen Patrício e Talita Scarpi. Hellen Patrício e Talita Scarpi. Série: 1ºMB Série: 1ºMB
13

1º Mb Grupo 05

Jun 30, 2015

Download

Technology

Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: 1º Mb   Grupo 05

GrupoGrupo 55Composição étnica do BrasilComposição étnica do Brasil

Componentes: Betina Paganini, Caroline Kobi, Cindy L. Componentes: Betina Paganini, Caroline Kobi, Cindy L. Toneto, Eduardo Alves, Gean Carlos, Hellen Patrício e Talita Toneto, Eduardo Alves, Gean Carlos, Hellen Patrício e Talita

Scarpi.Scarpi.Série: 1ºMBSérie: 1ºMB

Page 2: 1º Mb   Grupo 05

As etnias formadoras da população As etnias formadoras da população do Brasildo Brasil

A população atual do Brasil é muito A população atual do Brasil é muito diversa, tendo participado de sua diversa, tendo participado de sua formação diversos povos e etnias. De formação diversos povos e etnias. De forma geral, a população brasileira foi forma geral, a população brasileira foi formada por cinco grandes ondas formada por cinco grandes ondas migratórias:migratórias:

Page 3: 1º Mb   Grupo 05

Os povos indígenas, nativos no Brasil, descendentes de Os povos indígenas, nativos no Brasil, descendentes de grupos humanos que migraram da Sibéria, atravessando grupos humanos que migraram da Sibéria, atravessando o Estreito de Bering, aproximadamente 9.000 a.C. o Estreito de Bering, aproximadamente 9.000 a.C. Os colonos portugueses, que chegaram para explorar a Os colonos portugueses, que chegaram para explorar a colônia desde a sua descoberta, em 1500, até a sua colônia desde a sua descoberta, em 1500, até a sua independência, em 1822. independência, em 1822. Os africanos trazidos na forma de escravos para Os africanos trazidos na forma de escravos para servirem de mão-de-obra, em um período de tempo que servirem de mão-de-obra, em um período de tempo que durou de 1530 à 1850. durou de 1530 à 1850. Os diversos grupos de imigrantes vindos principalmente Os diversos grupos de imigrantes vindos principalmente da Europa, os quais chegaram ao Brasil entre o final do da Europa, os quais chegaram ao Brasil entre o final do século XIX e início do século XX. século XIX e início do século XX. Imigrações recentes de diversas partes do mundo, Imigrações recentes de diversas partes do mundo, sobretudo Ásia e Oriente Médio. sobretudo Ásia e Oriente Médio.

Page 4: 1º Mb   Grupo 05

Poucos países no mundo tiveram a rica Poucos países no mundo tiveram a rica interação de diferentes "raças" e etnias interação de diferentes "raças" e etnias como ocorreu no Brasil. Desde a chegada como ocorreu no Brasil. Desde a chegada dos primeiros colonos portugueses dos primeiros colonos portugueses assistiu-se à miscigenação em massa assistiu-se à miscigenação em massa com os índios. Décadas depois, com a com os índios. Décadas depois, com a chegada de escravos negros, formou-se chegada de escravos negros, formou-se uma população trí-híbridauma população trí-híbrida

Page 5: 1º Mb   Grupo 05

A tentativa do governo brasileiro em "branquear" A tentativa do governo brasileiro em "branquear" a população marcou o século XIX. O governo a população marcou o século XIX. O governo libertou os descendentes de africanos, mas não libertou os descendentes de africanos, mas não deu assistência social aos ex-escravos, que deu assistência social aos ex-escravos, que foram abandonados à própria sorte. O escravo foram abandonados à própria sorte. O escravo seria substituído pelo imigrante europeu: entre seria substituído pelo imigrante europeu: entre 1870 e 1953, entraram no Brasil cerca de 5,5 1870 e 1953, entraram no Brasil cerca de 5,5 milhões de imigrantes, dentre os quais havia milhões de imigrantes, dentre os quais havia uma maioria de italianos, os preferidos do uma maioria de italianos, os preferidos do governo, por serem brancos e latinos.governo, por serem brancos e latinos.O governo brasileiro ambicionava que os O governo brasileiro ambicionava que os imigrantes se casassem com mestiços e negros, imigrantes se casassem com mestiços e negros, para diluir a raça negra na população brasileira, para diluir a raça negra na população brasileira, através da miscigenação, os brasileiros ficariam através da miscigenação, os brasileiros ficariam a cada geração mais brancos.a cada geração mais brancos.

Page 6: 1º Mb   Grupo 05

A entrada em massa de imigrantes europeus A entrada em massa de imigrantes europeus no Sul e Sudeste do Brasilno Sul e Sudeste do Brasil

mudou relativamente a mudou relativamente a

demografia do País. Em demografia do País. Em

poucas décadas verificou-se poucas décadas verificou-se

que a população de origem que a população de origem

"negra e mestiça" foi supera-"negra e mestiça" foi supera-

da pela população "branca". da pela população "branca".

O casamento entre O casamento entre

imigrantes europeus e brasileiros apenas imigrantes europeus e brasileiros apenas alterou o fenótipo. Geneticamente, a alterou o fenótipo. Geneticamente, a população brasileira continua mestiça. população brasileira continua mestiça.

Page 7: 1º Mb   Grupo 05

As Migrações Externas do BrasilAs Migrações Externas do Brasil

Migrações externas correspondem a todo Migrações externas correspondem a todo fluxo populacional que desloca do Brasil fluxo populacional que desloca do Brasil ou outras nações em direção a diversos ou outras nações em direção a diversos países, especialmente os desenvolvidos. países, especialmente os desenvolvidos. O conceito de migração segundo a ONU O conceito de migração segundo a ONU (Organização das Nações Unidas) é toda (Organização das Nações Unidas) é toda mobilidade de pessoas que ocorre no mobilidade de pessoas que ocorre no espaço geográfico entre distintos lugares, espaço geográfico entre distintos lugares, quando um indivíduo se fixa em quando um indivíduo se fixa em determinado território. determinado território.

Page 8: 1º Mb   Grupo 05

A cada ano muitos brasileiros saem do país A cada ano muitos brasileiros saem do país em direção às áreas de atração na esperança em direção às áreas de atração na esperança de encontrar novas oportunidades e de encontrar novas oportunidades e perspectivas para alcançar uma melhor perspectivas para alcançar uma melhor qualidade de vida. Geralmente, essas pessoas qualidade de vida. Geralmente, essas pessoas buscam isso em países desenvolvidos buscam isso em países desenvolvidos especialmente nos Estados Unidos, Japão, especialmente nos Estados Unidos, Japão, Canadá e muitos outros países europeus, e Canadá e muitos outros países europeus, e recentemente em países vizinhos, tais como recentemente em países vizinhos, tais como Paraguai, Uruguai, Venezuela e outros. Apesar Paraguai, Uruguai, Venezuela e outros. Apesar da grande expectativa gerada, muitos se da grande expectativa gerada, muitos se frustram e não conseguem alcançar seus frustram e não conseguem alcançar seus objetivos. objetivos.

Page 9: 1º Mb   Grupo 05

A migração externa altera o número de A migração externa altera o número de habitantes dos países envolvidos no fluxo, habitantes dos países envolvidos no fluxo, uma vez que o país de origem do uma vez que o país de origem do migrante perde em número de população, migrante perde em número de população, enquanto que o país destino cresce em enquanto que o país destino cresce em número de habitantes. número de habitantes.

Page 10: 1º Mb   Grupo 05

As Migrações Internas do BrasilAs Migrações Internas do Brasil

O deslocamento de parcelas da população de O deslocamento de parcelas da população de um para outro ponto do Brasil foi uma constante um para outro ponto do Brasil foi uma constante desde o período colonial. Habitantes das zonas desde o período colonial. Habitantes das zonas rurais dirigindo-se para as cidades, rurais dirigindo-se para as cidades, trabalhadores transferindo-se provisoriamente trabalhadores transferindo-se provisoriamente de um local para outro local, em busca de de um local para outro local, em busca de trabalho temporário, e famílias inteiras retirando-trabalho temporário, e famílias inteiras retirando-se da Região Nordeste para fugir das secas são se da Região Nordeste para fugir das secas são os aspectos mais comuns de migrações internas os aspectos mais comuns de migrações internas no Brasil. no Brasil.

Page 11: 1º Mb   Grupo 05

A industrialização da Região Sudeste foi um A industrialização da Região Sudeste foi um poderoso atrativo para os habitantes do poderoso atrativo para os habitantes do Nordeste, periodicamente assolado pelas secas. Nordeste, periodicamente assolado pelas secas. Quando o fluxo imigratório europeu diminuiu em Quando o fluxo imigratório europeu diminuiu em razão da guerra de 1914-1918, acentuou-se o razão da guerra de 1914-1918, acentuou-se o números de migrantes nordestinos que se números de migrantes nordestinos que se dirigiram para o sudeste, principalmente para dirigiram para o sudeste, principalmente para São Paulo. Os problemas econômicos que São Paulo. Os problemas econômicos que deram origem a esse tipo de migração interna, deram origem a esse tipo de migração interna, bem como os problemas sociais dele bem como os problemas sociais dele resultantes, não se limitaram à Primeira resultantes, não se limitaram à Primeira República; pelo contrário, estendem-se até hoje. República; pelo contrário, estendem-se até hoje.

Page 12: 1º Mb   Grupo 05

A imigração brasileira foi intensa durante a A imigração brasileira foi intensa durante a República Velha. A abolição da escravatura, República Velha. A abolição da escravatura, ocorrida pouco antes da proclamação do regime ocorrida pouco antes da proclamação do regime republicano, favoreceu a vinda de estrangeiros. republicano, favoreceu a vinda de estrangeiros. Só em 1891 vieram para o Brasil mais de Só em 1891 vieram para o Brasil mais de 200.000 imigrantes. 200.000 imigrantes.

No governo de Epitácio Pessoa, foram adotadas No governo de Epitácio Pessoa, foram adotadas certas medidas restritivas à imigração, com o certas medidas restritivas à imigração, com o objetivo de selecionar melhor os imigrantes. A objetivo de selecionar melhor os imigrantes. A partir de 1930, as medidas restritivas partir de 1930, as medidas restritivas acentuaram-se, em razão do índice de acentuaram-se, em razão do índice de desemprego causado pela crise de 1929. Isso desemprego causado pela crise de 1929. Isso fez diminuir consideravelmente a vinda de fez diminuir consideravelmente a vinda de estrangeiros para o Brasil. estrangeiros para o Brasil.

Page 13: 1º Mb   Grupo 05