Top Banner
Bento Gonçalves :: Sábado :: 7 de dezembro de 2013 R gional a Roteiro ganha novas placas CAMINHOS DE PEDRAS As unidades interpretativas trazem informações históricas dos estabelicimentos Pág. 3 Durante o encontro foi debatido as medidas preventivas para controle de doenças das plantas Pág. 2 Grupo do Tomate promove terceira Tarde de Campo SÃO LUÍS Colégio Ângelo Salton festejou 50 anos de sua fundação na comunidade Pág. 2 Festa marca o cinquentenário de escola TUIUTY Entre as plantações estão os tomates nas variedades Gaúcho e Longa Vida Pág. 2 Família Grzeça se dedica ao cultivo de hortaliças SÃO LUÍS
4

07/12/2013 - Regional - Edição 2984

Mar 09, 2016

Download

Documents

07/12/2013 - Regional - Edição 2984 - Bento Gonçalves/RS
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: 07/12/2013 - Regional - Edição 2984

Bento Gonçalves :: Sábado :: 7 de dezembro de 2013

R gionala

Roteiro ganha novas placas

CAMINHOS DE PEDRAS

As unidades interpretativas trazem informações históricas dos estabelicimentos Pág. 3

Durante o encontro foi debatido as medidas preventivas para controle de doenças das plantas

Pág. 2

Grupo do Tomate promove terceira Tarde de Campo

SÃO LUÍS

Colégio Ângelo Salton festejou 50 anos de sua fundação na comunidade

Pág. 2

Festa marca o cinquentenário de escola

TUIUTY

Entre as plantações estão os tomates nas variedades Gaúcho e Longa Vida

Pág. 2

Família Grzeça se dedica ao cultivo de hortaliças

SÃO LUÍS

Page 2: 07/12/2013 - Regional - Edição 2984

2 R gionalSábado | 7 de dezembro de 2013

a

São Luís Grupo do Tomate realizou a terceira Tarde de Campo

Prevenção de doenças é tema de encontro

O prefeito Lírio Turri par-ticipou na quinta-feira, 28 de novembro, de reunião na Se-cretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), juntamente com demais prefeitos da re-gião. O encontro teve como pauta principal as condições da ERS-431.

Segundo o prefeito, o au-mento no trânsito de veículos no município, e existe uma preocupação com a possível

No decorrer deste ano, a co-munidade da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ânge-lo Salton se preparou para o ju-bileu de ouro do colégio. Para marcar a data foi realizada uma gincana envolvendo a comu-nidade, na qual foi resgatadas brincadeiras e cantigas, com a participação de ex-alunos que relataram suas vivências e lem-braram de fatos que fizeram parte de suas vidas. “Foi lem-brado principalmente que nos anos passados o respeito entre alunos e profissionais da edu-cação era muito importante e refletia o meio familiar. Muitos lembraram do papel da profes-sora como uma segunda mãe, o que vem sendo desvaloriza-do pela sociedade de agora”, explica a equipe diretiva.

As tarefas da gincana con-taram com a construção de maquetes do antigo e novo prédio, músicas, representa-

A família Grzeça que resi-de em São Luís se dedica ao cultivo de tomates nas varie-dades Gaúcho e longa vida há 10 anos. Eles também parti-cipam do Grupo do Tomate organizado pela Secretaria da Agricultura.

A agricultora Márcia Cristina Faé Grzeça explica que o culti-vo está atrasado, pois acabaram plantando um pouco mais tar-de. Além disso, está influencia-do pelo excesso de chuva. Os produtores acabam realizando o tratamento dos pés, porém em virtude do volume de água acaba lavando o produto. Ela trabalha juntamente com o esposo Milton Carlos Grzeça

A tarde de quarta-feira, 4 de dezembro, foi destinada a

dar sequência as atividades do Grupo do Tomate, que chegou a terceira edição. O encontro foi realizado na propriedade da Família Postal, localizada em São Luis de Tuiuty.

Cerca de 15 produtores pude-ram esclarecer dúvidas e receber orientações sobre os tipos de doenças, identificação, manejo preventivo e controle da produ-ção com o engenheiro agrônomo Márcio Mota Nunes. “É necessá-rio que se tenha um sistema de produção e um manejo adequa-do do tomate”, aponta. Segundo ele, o produtor deve estar atento ao controle de umidade do solo.

É preciso ter cautela no sis-tema de produção, pois tudo pode influenciar no resulta-do final. Outro tema debatido foi referente ao controle que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está realizado em cima do uso de agrotóxicos. “Você deve pensar se daria para o seu filho comer aquilo que produz. Daí pensará no uso de agrotóxicos”, analisa.

O planejamento preventivo de pragas e doenças foi abor-dado no grupo. Nunes orien-tou para que os produtores tenham o caderno de campo,

Agricultores estiveram reunidos na quarta-feira na propriedade da Família Postal

Márcia Cristina Faé Grzeça relata que safra está um pouco atrasada

Estudantes da instituição de ensino participaram de celebração religiosa festiva

DIVULGAÇÃO

Encontro debate condições da rodovia ERS-431

Escola Ângelo Salton comemorou cinquentenário

MONTE BELO DO SUL

TUIUTY

FOTOS ESTEFANIA V. LINHARES

Cuidados com o plantio de tomate

assim todo o tratamento dado a produção poderá ser acom-panhado. Neste material pode-rá ser descrito o produto que está sendo realizado e o tipo.

O trabalho é coordenado pela engenheira agrônoma da Secreta-ria de Agricultura Sheila Andreia Carvalho, que acompanha as ati-vidades. O trabalho conta com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), através da participação dos pro-fessores Marcus Almança e Luis Henrique Ferreira Gularte.

Segundo Sheila, essas ações promovidas pela secretaria tem a finalidade de orientar os agricultores para uso racional e consciente dos insumos. A parceria com IFRS, através do

Núcleo de Unidades Integra-doras Pedagógicas, está colabo-rando para a construção de um diagnóstico das propriedades produtoras de tomate. “Esse é um trabalho de longo prazo que envolve visitas, coleta de solos, identificação de insumos utilizados, dados de produtivi-dade e mercado para gerar um mapeamento atualizado sobre a produção de tomate no municí-pio”, explica.

Os produtores foram orien-tados em verificar o Ph da água antes de fazer o preparo para o tratamento das plantas con-forme o produto utilizado para que se tenha bons resultados. Ao decorrer da tarde surgiram novos pontos que serão abor-dados nos próximos encontros.

nos cuidados com os cultivos na propriedade da família.

Nesta safra foram cultiva-dos cerca de três mil pés. “É

o que conseguimos cuidar”, afirma. A agricultura comenta que chegaram a plantar cerca de cinco mil pés, porém foram reduzidas a dois mil unidades.

A produção é entregue para uma empresa e para um depó-sito localizado no município de Veranópolis. A colheita deve ser encerrada em dois meses. Também são cultivadas verdu-ras, como brócolis, couve-flor, e diversas fruteiras.

Durante a Tarde de Campo, Márcia pode esclarecer dúvi-das referentes ao tratamento do tomate. Ela questionou principalmente sobre outras orientações que já havia rece-bido anteriormente.

ções, coreografias represen-tando esta década de trabalho. Também foi criado slogan e logotipo de comemoração deste cinquentenário sendo a frase “Brindando o desejo de ensinar e aprender”, das alu-nas Larissa Sartor Fracalossi e Elisa Bucco Tomasi do 6º ano, o desenho de Kelen Brunelli, 8ª série e a caracterização do interior representando a diver-sidade pelo aluno do 3º ano Guilherme Tomasi. Com auxí-lio de empresários foi confec-cionadas camisetas que serão usadas como uniforme escolar.

O ponto alto do evento foi realizado no sábado, 30 de no-vembro, no qual foi celebra-da a missa e realizado almoço festivo, exposição de trabalhos desenvolvidos e o encontro de varias gerações envolven-do esses anos de dedicações e lembranças com a presença de aproximadamente 450 pessoas.

danificação das vias munici-pais deve ser analisada. Na reunião, ficou estabelecido que o Departamento Autôno-mo de Estradas de Rodagem (Daer) fará estudo de laudos técnicos para apontar e defi-nir soluções e outros meios de acesso por dentro das cidades. Uma reunião foi agendada nos próximos dias para uma avaliação estatística do que foi danificado.

Page 3: 07/12/2013 - Regional - Edição 2984

R gional 3Sábado | 7 de dezembro de 2013

a

Caminhos de Pedra Identificações foram instaladas na entrada das casas que são abertas a visitação

Estefanie Romani explica os próximos projetos que a Associação irá realizarIgreja da comunidade também foi contemplada pelo projeto desenvolvido na localidade

Roteiro ganha placas interpretativasA Associação Caminhos de

Pedras inaugurou no final do mês de novembro as placas de sinalização interpretativas. As identificações têm por ob-jetivo agregar o valor histórico e cultural da associação. A ação foi concretizada através do pro-jeto denominado Caminhos de Pedra: mais identidade.

O roteiro turístico possui 21 anos, e é composto por 20 casas abertas à visitação que preservam a cultura italiana. A coordenadora do empreendi-mento turístico, Estefanie Ro-mani explica que o projeto é do arquiteto Fernando Oltramari com pilar em pedra basáltica, vidro temperado e iluminação fotovoltaica alimentada por energia solar. No entanto, o re-gistro de apoio à Memória foi elaborado pela Gestora Cul-tural Cristina Schneider. “Os turistas chegam ao estabeleci-

FOTOS ESTEFANIA V. LINHARES

mento e podem já conhecer a história do local”, afirma. Ela comenta ainda que no futuro, a ideia é que sejam abertas as vi-sitas noturnas e cada vez mais agregar valores, assim as placas já estão iluminadas.

O projeto foi classificado em 1º lugar na categoria “Apoio ao Registro e à Memória” pelo Pro-Cultura, o projeto que foi apresentado ao Desenvolvi-

mento da Economia da Cul-tura (Sedac) com o objetivo de receber investimento do Fun-do de Apoio à Cultura (FAC).

Uma consultoria vem sendo realizada há seis meses e está na reta final. “No trabalho foi realizada a análise de cada casa e o que poderá ser agregado”, ressalta Estefanie complemen-tando que o roteiro do Cami-nhos de Pedras é o pioneiro de

Bento Gonçalves.Os investimentos para atrair

mais visitantes ao roteiro não param. Os banners que já exis-tem serão substituídos. “Esta-mos trabalhando para ir atrás de recursos para melhorar a identificação e diminuir a po-luição visual”, destaca Estefa-nie. Outra articulação que está sendo desenvolvida é para a

implantação de um pórtico do roteiro. Ainda, está sendo arti-culada a instalação da Central de Informações ao Turista. Ainda, a população e os turistas podem acessar o site da Asso-ciação dos Caminhos de Pedras no endereço http://www.cami-nhosdepedra.org.br/pt/, e pos-suir informações previas das atrações do roteiro turístico.

Page 4: 07/12/2013 - Regional - Edição 2984

4 R gionalSábado | 7 de dezembro de 2013

a

FOTOS DIVULGAÇÃO

Ex-diretora professora Valdemira Schimitiz e a ex-professora Maria Colau durante a comemoração na Escola Ângelo Salton

Durante a quinta-feira, 5, mais de 200 estudantes e professores estão reunidos no salão da comunidade de

São Valentim, em Bento Gonçalves para o II Dia do Campo. Durante a manhã as escolas apresentaram os trabalhos desenvolvidos durante o ano em uma Mostra de Troca

de Experiências seguido de almoço comunitário.

Estefania V. Linhares

[email protected]

A Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves, está lançando, em seu site, seção específica sobre Indicações Geográficas (IGs) – em http://www.cnpuv.embrapa.br/tecnologias/ig/. No momento, a Serra Gaú-cha possui três Indicações Geográficas de vinhos finos e espumantes reconhecidas: Vale dos Vinhedos, da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), Pinto Bandeira, da Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovi-nho), e Altos Montes, da Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes). A IG Monte Belo, da Associação dos Vitivinicultores de Monte Belo do Sul (Aprobelo), será oficialmente certificada sexta-feira, 13. A seção no site disponibiliza, o regulamen-to de uso de cada IG, com as normativas de produção e controle de

vinhos finos delas. Além das áreas delimitadas, o histórico dos projetos desenvolvidos e publicações, entre outras informações.

Indicações Geográficas

Mais Médicos CubanosO Rio Grande do Sul começou a receber ontem, 6 de dezembro, um grupo de 180 médicos cubanos que vão ocupar vagas ociosas da segunda etapa do Programa Mais Médicos em municípios gaú-chos. Os médicos foram recepcionados por profissionais do De-partamento de Ações em Saúde (DAS), da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Os novos profissionais irão atuar na Atenção Básica

em 87 municípios gaúchos, entre eles, Carlos Barbosa, Farroupilha, Monte Belo do Sul, Garibaldi, Pinto Bandeira e Santa Tereza.

Recursos do Fundovitis Um total de R$ 20 milhões deve ser captado pelo Fundo de Desen-

volvimento da Vitivinicultura (Fundovitis) para investimento em projetos do setor em 2014. O montante é 12% menor do que o observado este ano. Isso, porque a safra foi menor em 2013 e os recursos têm origem na taxa paga pelas vinícolas de acordo com o volume de uva colhida e processada. Gerido pela Secretaria de

Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul (Seapa/RS), metade do valor arrecadado pelo Fundovitis é encaminhado

ao Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), para o financiamento do funcionamento e das ações realizadas pela entidade.

PersiculturaA Emater divulgou em seu Informativo Conjuntural informações referentes a produção de pêssego. Na Serra gaúcha, o momento é de pico da colheita da cultivar Chimarrita, a principal da região. As

condições climáticas que retardaram o início da operação de colheita agora condicionam uma maturação num curto espaço de tempo, for-çando à concentração de esforços por parte de todos os segmentos da cadeia, no intuito de não haver perdas. Boa parte das frutas estão sendo armazenada em câmaras frias, como alternativa para vencer as demandas da retirada da produção do pomar. As frutas são de cali-bre médio, com boa coloração e sabor. Há pouco ataque de pragas,

com ausência da principal, que é a mosca das frutas.

Agenda

FestaA Escola Municipal de Ensino Fundamental

Floriano Peixoto promove na quarta-feira, 11, o Natal em Família.

A programação acontece no Salão de São

Valentim, a partir das 7h30min. Após, haverá uma confraternização,

na qual cada participante deverá levar um prato

doce ou salgado.

NatalO Natal – Caminho das Estrelas de Carlos Barbosa contará com apresentação amanhã, 8 de dezembro, às 20h. Após, às 20h45min

acontece o show com Joce Sampaio, no Palco da Estação.

AniversárioPara marcar as três décadas da Feira

Livre do Produtor Rural, a Secretaria de Agricultura de Farroupilha organiza hoje, 7 de dezembro, diversas atividades. No Largo

Carlos Fetter, às 9h, os integrantes serão homenageados.

EspetáculoO Espetáculo Natalino

acontece hoje, 7, no Clube Colosso do Vale de Santa Tereza, a partir das

20h30min. Também haverá a estreia da peça infantil O

Natal da Floresta Encantada, do Grupo Boca de Cena de Bento Gonçalves, a chegada

do Papai Noel e a distribuição de presentes para as crianças que realizaram a inscrição na Secretaria da Educação. As

atrações da noite se encerram com show pirotécnico. O evento é da prefeitura e

coordenado pela Secretaria de Educação.

Santa LúciaA festa em honra a Santa Lúcia ocorre no dia 14

de dezembro, sábado. Os festejos na comunidade

iniciam às 19h.

EspetáculoO espetáculo “Ao Som dos

Beatles acontece hoje, 7 de dezembro, às 20h, no Clube 31 de Outubro, em

Garibaldi.

BarracãoO Jantar Dançante - Imaculada Conceição

será realizado hoje, 7 de dezembro, no Barracão.

PadroeiraA Festa de Santa Bárbara, na Paróquia que leva o nome da padroeira ocorre no domingo,

15, em Santa Tereza.

Festas no interior