Top Banner
& aúde Beleza S REPRODUÇÃO Páginas 4 e 5 Sábado, 07 de julho de 2012 Alimentação saudável Com propriedades benéficas provadas por estudos científicos, o óleo de coco conquista os brasileiros.
8

07/07/2012 Saúde - Jornal Semanário

Mar 10, 2016

Download

Documents

Saúde - Jornal Semanário - Edição 2838 - 07/07/2012 - Bento Gonçalves
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: 07/07/2012 Saúde - Jornal Semanário

&aúde BelezaS

REPR

OD

UÇÃ

O

Páginas 4 e 5

Sábado, 07 de julho de 2012

Alimentação saudável

Com propriedades benéficas provadas por estudos científicos, o óleo de coco conquista os brasileiros.

Page 2: 07/07/2012 Saúde - Jornal Semanário

Manter as unhas sempre bem cuidadas ajuda a não roê-las

DIVULGAÇÃO

Roer as unhas pode até mes-mo ser considerado um vício. As pessoas que têm esta “ma-nia” não conseguem parar de roer as unhas mesmo quando a pele dos dedos já está machuca-da. A impressão que dá é que a vontade de roer as unhas é mais forte que a dor, o que se torna em algo que não é nada saudável e merece uma atenção especial.

A pessoa que rói as unhas acaba se sentindo frustrada ao ver que as mãos ficam com uma aparência feia. As mulhe-res, em especial, gostam de ter unhas bonitas para passar esmaltes, e com as unhas roí-das é praticamente impossível conseguir deixar as mãos com um visual bacana.

Atualmente, já existem trata-mentos para acabar com este mal e tratar as unhas, para que elas cresçam e as feridas nos dedos cicatrizem. Acompanhe as dicas a seguir e volte a ter unhas bonitas.

1ª dica: Lixe as unhas para que elas fiquem com a ponta lisa e sem as marcas dos den-tes. Aproveite a moda dos esmaltes coloridos e escolha um de cor bem viva, assim, ao

Diagramação: Adamo Meneguz

Edição: Ivana [email protected]

Caderno

Este caderno faz parte da ediçãode sábado, 07 de julho de 2012,do Jornal Semanário

SEDEWolsir A. Antonini, 451 - Bairro FenavinhoBento Gonçalves, RS54. 3455.4500

Direção: Henrique Alfredo [email protected]

&aúde BelezaS

Sábado, 07 de julho de 20122 &aúde BelezaS

Hábito de roer unhas é prejudicial à sua saúde

olhar as unhas para roer você irá se lembrar que não quer mais fazer isso.

2ª dica: Use produtos forta-lecedores de unhas. Eles cos-tumam ser encontrados em vi-drinhos iguais aos dos esmaltes. Toda marca costuma ter uma li-nha de tratamento, e certamente terá um fortalecedor.

3ª dica: Leve na bolsa um kit básico de manicure. Se ficar com vontade de roer ou aca-bar roendo as unhas, recor-ra ao kit imediatamente para amenizar o “estrago”.

4ª dica: Comece a usar batons de cor forte, esta é uma das for-mas de evitar roer as unhas, já

que você não irá querer borrar a boca e manchar os dedos.

Esmalte para não roer as unhas: esta dica pode ser usa-da para acabar de vez com o vício de roer as unhas e ferir a pele dos dedos. Trata-se de um esmalte que não tem cor e nem cheiro, mas que possui um gosto horrível. Com ele, dificilmente você irá colocar os dedos na boca novamente.

Você não precisará usar o produto nas unhas para sem-pre. Cerca de três semanas é o suficiente para você se acostu-mar a não roê-las.

Fonte: www.dicasdemaquia-gem.net.br/

Page 3: 07/07/2012 Saúde - Jornal Semanário

População da terceira idade precisa de atenção redobrada

EspecialidadeCRM - XXXX

Sábado, 07 de julho de 2012 3&aúde BelezaS

Escalda pés: faça em casa e relaxe

Infecção respiratória atinge mais idosos e crianças

Podemos até não nos dar conta, mas as gripes e as pneu-monias ceifam muitas vidas. As maiores vítimas são as crianças e a população com idade mais avançada. Como se sabe, as infecções são provocadas por uma grande variedade de mi-cro-organismos que vão desde os vírus, fungos, bactérias ou até parasitas. A bactéria é um tipo de micróbio muito carac-terístico que existe na natureza junto a plantas e animais e que eventualmente podem provo-car infecções. Quando alguém está infectado começa a apre-sentar uma série de sintomas bem determinados e frequen-temente passa a infectar outras pessoas. A vítima infectada pode morrer dessa infecção, pode até recuperar-se espon-taneamente ou necessitar de uma medicação específica para combater o agente causador desse mal. A capacidade do nosso organismo de resistir à infecção é definida por uma imunidade, isto é, capacidade de resistir a esses micro-orga-nismos e que varia de pessoa para pessoa.

Os sintomas da infecção na terceira idade nem sempre são muito claros e podem até ser mal interpretados e confundi-dos com outras doenças. Ela pode se manifestar através de fraqueza, confusão mental, perda de apetite, dificuldade para andar, etc. A febre pode não estar presente.

As infecções bacterianas são uma das principais causas de morte na terceira idade, com destaque para a pneumonia. A hospitalização aumenta muito a possibilidade de se contrair infecções. Até porque, no am-biente hospitalar, mesmo que

DIVULGAÇÃO

Ivan Seibel – Médico

não os possamos ver, existe uma grande quantidade de mi-cro-organismos e que muitas vezes passam para o organis-mo da pessoa internada. Está aí o risco do velho hábito da população de querer hospitali-zar nossos velhinhos por qual-quer coisinha.

A tosse vem a ser um meca-nismo de defesa do nosso or-ganismo. Quando aguda, dura menos de três semanas. A crô-nica costuma persistir por mais tempo. A tosse produtiva auxi-lia na eliminação das secreções acumuladas nas vias respira-tórias (catarro). É, portanto, útil e necessária e não deve ser bloqueada com medicamentos contra a tosse. Apenas quan-do se manifesta sem catarro, ou seca, pode ser combatida através de um xarope antitus-sígeno. Nas crianças deve-se utilizar xarope de sabor agra-dável, o que, sem dúvida, po-derá garantir a continuidade do tratamento.

As crises asmáticas consti-tuem-se em um outro proble-ma respiratório e que ocorrem

com frequência com a chega-da do inverno. Os asmáticos apresentam uma redução no calibre das vias aéreas, o que faz com que venham a ter falta de ar e chiado no peito.

Vale novamente a dica: a tosse é um mecanismo de defesa do nosso organismo para a expul-são de elementos estranhos das vias respiratórias, como fumaça, catarro e poeira. Gripes e pneu-monias podem estar entre suas causas. A cor do catarro pode variar de acordo com a gravida-de do problema. Quanto mais escura, maiores as chances de complicações. Sempre que a tosse for persistente, houver a presença de uma secreção mais escura, associada à febre, mal--estar, falta de vontade de se alimentar, deve-se procurar por um médico que possa proceder a uma melhor avaliação e iniciar um tratamento adequado. Além disso, a vacinação ou alguns cui-dados poderia prevenir muitas dessas complicações graves.

O escalda pés é ótimo para relaxar e desinchar os pés, além de proporcionar conforto para o corpo todo. Depois de um dia inteiro de trabalho ou de ficar horas em pé em um even-to, o banho quente perfumado age imediatamente na dor. A esteticista Monica Figueira en-sina como preparar o spa.

Para fazer o escalda pés em casa, você

vai precisar:

Bacia ou mini-ofurô Água quente Óleo essencial (óleo extraído

da planta) de sua preferência ou saquinhos de chá

Sal grosso, com ou sem essência Bolinhas de gude Pétalas de rosa

Banhe seus pés por 20 minu-tos e pronto!!

Fonte: www.minhavida.com.br

Page 4: 07/07/2012 Saúde - Jornal Semanário

Estudos internacionais

associam o consumo regular de óleo de coco a diversos benefícios à

saúde, entre eles a melhora da circulação sanguínea

e a redução do colesterol

Sábado, 07 de julho de 20124 &aúde BelezaS

Óleo de coco, o novo aliado daEle é uma das substân-

cias mais comentadas do momento no que diz respei-to à alimentação saudável e promete grandes benefícios ao organismo se consumido com cautela e regularidade. Rico em antioxidantes, o óleo de coco, desde que apa-receu no mercado há alguns anos, foi alvo de estudos que comprovaram diversas qua-lidades, entre elas: ser co-adjuvante nos processos de emagrecimento, auxiliar na prevenção e no tratamento de doenças cardiovasculares e no retardo do envelheci-mento e estimular o sistema imunológico.

De acordo com a nutri-

cionista Flavia Morais, coor-denadora de nutrição da rede Mundo Verde, o óleo é obti-do a partir da polpa do coco maduro, que pode ser fresco ou seco. “Em seu processo de obtenção não são empre-gados solventes químicos, nem elevadas temperaturas. Portanto, seus fitoquímicos, compostos encontrados em vegetais que têm efeito be-néfico à saúde, são manti-dos”, destaca.

No Brasil, devido a gran-de oferta de coco, principal-mente no Norte e Nordes-te, e conseqüente facilidade na produção do óleo, ele é

facilmente encontrado em farmácias, algumas redes de supermercados e lojas de produtos naturais, em cáp-sulas ou puro.

“Como alimento, o óleo de coco é maravilhoso”, des-taca a nutricionista funcio-nal e personal diet Gismari Bertoncello. Ela afirma, que, de todas as gorduras vege-tais, esta é a que apresenta a maior concentração de ácido láurico, o mesmo ácido gra-xo presente no leite materno. “Estudos mostram a melho-ra na imunidade, na função intestinal e na prevenção e no combate de fungos, como a cândida e parasitas”, complementa.

São diversos estudos que apontam os benefícios do óleo de coco para a saúde. Um deles, publicado na re-vista Clinical Biochemistry, destaca que a principal subs-tância responsável pela ação antioxidante do óleo de coco é o ácido fenólico, que pro-move melhora da circulação sanguínea, redução dos ní-veis de colesterol total, LDL, VLDL e triglicérides, e ainda o aumento das taxas de HDL,

o chamado bom co-lesterol. Desta for-

ma, também auxilia na prevenção e

no trata-mento de

doenças cardiovasculares.Já o American Journal of

Clinical Nutrition comparou o efeito do óleo de coco e do azeite de oliva na dieta de um grupo de pessoas. A con-clusão foi a redução signifi-cativa de peso no grupo que consumiu o óleo de coco associado a uma dieta saudá-vel, se comparado ao outro grupo que ingeriu azeite de oliva na dieta.

Perda de peso

De acordo com a nutri-cionista Gismari, o óleo de coco ganhou fama no Brasil devido a um estudo realizado em Alagoas, que relacionou o seu consumo à diminuição de peso e circunferência ab-dominal. Porém, outros es-tudos são necessários para avaliar os efeitos do alimen-to a longo prazo.

Para a nutricio-nista, os bene-fícios do óleo de coco no processo de e m a g r e c i -mento estão sendo super-valorizados. Ela destaca que ele necessi-ta ser associado a um estilo de vida sau-dável para atingir resulta-

Com propriedades benéficas provadas por estudos científicos, o óleo de coco conquista os brasileiros que

dos duradouros. “Ele pro-move maior saciedade, sendo capaz de produzir um pouco mais de calor ao organismo, que, se associado a ativida-des físicas, acaba queimando mais calorias”, destaca.

Por ser uma gordura, as-sim como os outros óleos, deve ser utilizado com cau-tela, pois se consumido em excesso pode estimular o au-mento de peso. Cada colher de sopa do óleo de coco tem 90 calorias, a mesma quan-tidade dos principais óleos utilizados no dia a dia (cano-la, girassol, azeite de oliva, milho e soja).

Quantidade diária

De acordo com a nu-tricionista Flavia Morais, a posologia do produto deve

Page 5: 07/07/2012 Saúde - Jornal Semanário

Sábado, 07 de julho de 2012 5&aúde BelezaS

FOTOS ILUSTRATIVAS

Com propriedades benéficas provadas por estudos científicos, o óleo de coco conquista os brasileiros que

ser iniciada pelo fabricante. “Geralmente fica em torno de seis cápsulas ao dia, duas antes de cada uma das prin-cipais refeições. Já em sua forma líquida, a quantidade ideal diária é de 30 ml a 45 ml, o que equivale a duas ou três colheres de sopa”, reco-menda. O frasco contendo 200 ml de óleo de coco custa cerca de R$ 60.

Flavia explica que o con-sumo do óleo de coco deve ser gradativo, começando com uma pequena quantida-de, o equivalente a ½ colher de sopa, pois seu uso exces-sivo pode levar a desconfor-tos gastrointestinais.

“É importante alertar que o óleo de coco não é um medicamento, e sim um alimento complementar co-adjuvante na prevenção de diversas doenças”, destaca a nutricionista Gismari. Por isso, segundo ela, deve ser consumido diariamente, as-sim como o azeite de oliva, por exemplo, para que o organismo obtenha uma reserva de ácidos graxos. “Tudo que é usado por um tempo e aban-d o n a d o não traz benefícios reais”, com-plementa.

Ela destaca ainda que, como ali-mento funcional, o óleo de coco é indicado para algu-mas pessoas e contraindica-do para outras.

• Rico em antioxidantes, ajuda no retardo do envelhecimento.• Coadjuvante nos processos de emagrecimento.• Apresenta a maior concentração de ácido láurico – mesmo ácido graxo presente no leite materno -, estimulando a imunidade, a função intestinal e a prevenção e combate a fungos.• Possui ácido fenólico, que promove a melhora da circulação sanguínea, redução dos níveis de colesterol total, LDL, VLDL e triglicérides, e o aumento das taxas de HDL – o bom colesterol. Dessa forma, previne e trata doenças cardiovasculares.• Na culinária, ele pode ser utilizado em sua forma líquida, como substituto dos outros óleos, no preparo de pratos frios, quentes e até frituras.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

Na culinária

Outra forma de utilização do óleo de coco é no prepa-ro e tempero dos alimentos, substituindo os outros óleos. “Ele é considerado o mais saudável para cozinhar, pois não apresenta gorduras trans, geradas pelo processo de hi-drogenação, que está presen-te em todos os óleos de ori-gem vegetal, como os de soja, canola, milho e até mesmo o de oliva”, destaca Gismari.

O óleo de coco tem sabor agradável e pode ser consu-mido puro, sobre pães, frutas e saladas. Ele também não altera o sabor de outros ali-mentos, o que permite usá-lo em substituição ao óleo de soja ou canola, e ainda misturá-lo em sucos e vi-taminas e nas receitas de bolos e do-ces.

Em preparações cruas, apresenta sabor levemente adocicado, que fica mais su-ave em preparações quentes. Pode ser utilizado também no preparo de frituras, devi-do à capacidade de atingir al-tas temperaturas sem formar acroleína (substância tóxica das frituras). “Porém, para não perder suas propriedades antioxidantes, é melhor utili-zá-lo cru para assar ou gre-lhar”, destaca a nutricionista.

Fonte: Revista Essentia

cozinha saudável

Clínica D’Arrigo Gonçalves

buscam uma vida mais natural e equilibrada

Page 6: 07/07/2012 Saúde - Jornal Semanário

O reposicionamento das estruturas faciais é feito pelo seu corpo

Sábado, 07 de julho de 20126 &aúde BelezaS

REPRODUÇÃO

Com o avanço de tecnolo-gias na área da estética, temos muitas alternativas para ganhar aquela aparência rejuvenescida sem cortes, sem anestesia, sem lhe afastar do trabalho, etc. O que não podemos pensar é que rejuvenescimento facial aconte-ce independente da melhora na qualidade de saúde, pois todo o processo de reparo tecidual de-pende da qualidade da sua saú-de, especialmente em termos de auto-intoxicações orgânica.

Pense em rejuvenescimento facial ao reparar que seus pen-samentos e desejos são os mes-mo de pessoa mais jovem, po-rém o espelho lhe mostra uma situação pouco diferente, in-terferindo em sua auto-estima, gerando estresse, reduzindo sua autoconfiança e favorecendo o aparecimento de doenças.

Atualmente a área da estética médica oferece um arsenal de tratamentos menos invasivos e que buscam a recuperação da vitalidade tecidual de for-ma natural e sem cortes, sem anestesia, sem cicatriz e, até mesmo, sem lhe afastar do tra-balho. Muitos pensam que re-juvenescimento facial sem cor-tes demora muito para ver o resultado, o que não é verdade, pois as mudanças estéticas vão sendo observadas sessão após sessão, muitas vezes a ponto da pessoa deitar na maca para a sessão e levantar já observan-do diferença nos pontos traba-lhados. Isto permite também irmos observando as mudan-ças e trabalhar em conjunto, médico e paciente, em relação ao próximo ponto a ser me-lhorado na face.

Como as técnicas buscam recuperar os processos de re-paro tecidual, o reposiciona-mento das estruturas faciais é feito pelo seu próprio corpo, garantindo a naturalidade da sua expressão facial pós-reju-venescimento, à qual conse-guimos através do reequilíbrio das várias linhas faciais imagi-nárias. Com isto o resultado

pode ser até mais rápido, pois não há período pós-operató-rio, permitindo você observar mudanças após cada sessão. O rejuvenescimento facial não fica limitado a esta ou aquela estrutura facial, pois o trata-mento pode ter como objetivo rejuvenescer face, pescoço e colo juntos. É fato que se me-lhorar apenas a face, o pescoço e o colo podem aparentar des-compasso em relação à face.

Quanto ao prazo de valida-de do rejuvenescimento facial sem corte, posso dizer que é tão definitivo quanto um pro-cedimento cirúrgico, desde que seja feito baseado em re-paro de tecidos, pois estas téc-nicas não usam nada artificial, como botox, preenchimentos, fios, etc. Isto quer dizer que a aparência rejuvenescida foi proporcionada pelo seu pró-prio corpo e o tratamento teve a função de estimular e dirigir o processo de reparo dos teci-dos, de modo que não haverá prazo de validade, apenas você continuará envelhecendo, quer faça tratamento cirúrgico ou não, mas o resultado atingido com ambas as técnicas, cirúr-gica e sem corte, é definitivo.

O ideal num tratamento de rejuvenescimento facial é não alterar a característica física de

cada um e não alterar as diver-sas expressões da face. Assim, rejuvenescimento facial é a busca do reequilíbrio de linhas faciais imaginárias, as quais de-pendem do reposicionamento de determinados volumes fa-ciais e ângulos de sua estrutura óssea. A melhora da elasticida-de da pele, gordura e músculos faciais possibilita um melhor equilíbrio destas linhas faciais, gerando aspecto rejuvenescido sem alterar sua expressão facial e nem o seu sorriso, além de tratar sua face e seu pescoço.

Em termos práticos, o ob-jetivo do resultado de rejuve-nescimento facial sem cortes é fazer com que os outros vejam você diferente e com aparên-cia mais jovem, mas sem saber onde está a diferença, visto que são muitos os pontos dife-rentes entrando em equilíbrio, sem nenhum deles estar mais saliente que o outro. Por tudo isto lembre sempre! Sua saúde é dependente da sua sensação de bem estar consigo mesmo. Seja de forma cirúrgica ou não, se o seu desejo é ter aparên-cia rejuvenescida em sua face, faça-o, de modo a buscar a sua felicidade plena.

Mais informações pelo fone: (54) 3055.2510.

Rejuvenescimento facial sem cortes e sem botox Dr. Cezar de Moura

Cremers: 22547

Page 7: 07/07/2012 Saúde - Jornal Semanário

Fruta é uma boa fonte alimentar, que ajuda a prevenir o surgimento de doenças, o colesterol e contém diversos nutrientes

Além de outros benefícios, ela atua também na diminuição do apetite

Sábado, 07 de julho de 2012 7&aúde BelezaS

DIVULGAÇÃO

Diz o ditado americano que comer uma maçã por dia é a re-ceita para manter-se longe das doenças e, portanto, do consultó-rio médico. A maçã é sim, devido ao seu teor elevado de nutrientes e fibras, uma boa fonte alimentar indicada para manter uma vida mais saudável, bem como preve-nir o surgimento de algumas do-enças, juntamente, é claro de uma alimentação equilibrada.

Tida por muitos como a “fru-ta do pecado”, a maçã tem esse status desde antes da história da humanidade e, atualmente, tem sido alvo de diversos estudos no campo científico. Mas, quais os reais benefícios que a maçã, tão falada atualmente, propor-ciona a nossa saúde?

Diversos estudos mostram que a maçã possui em sua com-posição uma vasta variedade de nutrientes, como as vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E, além de potássio, fibras e flavonóides. Todos es-ses elementos fazem com que ela se torne um alimento com possível propriedade funcional, pois em sua composição tem características que irão facilitar a digestão, controlar os níveis de colesterol, diminuindo assim o surgimento de alergias e irri-tações. Atua também na dimi-nuição do apetite, e no retardo do envelhecimento precoce e, além de tudo isso, ajuda no pro-cesso de emagrecimento.

Outro grande mérito da maçã é que ela pode auxiliar na prevenção de certos tipos de câncer, como o colorretal, e isso se dá por seus compostos fenólicos, um time poderoso de antioxidantes presentes em doses generosas nas maçãs, que neutralizam radicais livres - mo-léculas formadas no organismo que, em excesso, prejudicam o DNA das células, desencadean-do a proliferação desordenada por trás da formação de um tumor. Além disso, estudos in-dicam indícios que os mesmos compostos regulariam a res-

Renda-se aos benefícios da maçã

posta imunológica e a expres-são de um gene envolvido no aparecimento de tumores.

No entanto, não são só os compostos fenólicos que fazem a boa fama da maçã. Outra gran-de propriedade da mesma é o fato de ser um alimento rico em fibras, o que acaba contribuindo no aumento da saciedade, bom funcionamento do intestino e também tem importante função no tratamento e prevenção das doenças cardiovasculares.

Mais especificamente a maçã é rica em uma fibra solúvel cha-mada pectina, que ajuda a con-trolar o nível de colesterol no sangue, a reduzir dos níveis de LDL (colesterol ruim) e na ma-nutenção dos níveis glicêmicos. Ela possui ainda frutose, que é o açúcar presente nas frutas e no mel, que é absorvida mais lentamente pelo organismo, o que evita o aumento do nível de glicose no sangue de forma muito acentuada. Por essas e outras razões, ela ajuda no pro-cesso de emagrecimento.

A pectina está concentrada na casca da maçã, sendo mais uma força na prevenção do câncer colorretal, ajudando a diminuir a concentração de toxinas presen-tes na mucosa intestinal, o que em grande quantidade poderia irritar as células, favorecendo a formação de um tumor. Essa fi-bra ajuda na melhora do trânsito intestinal e na eliminação de im-purezas pelo organismo.

Auxilia na digestão

As substâncias da maçã tam-bém induzem a expulsão dos ácidos biliares, que são impor-tantes para o processo de di-gestão, mas que também são carregados de colesterol. Esses ácidos costumam ser reabsorvi-dos, e quando isso não acontece, para fabricar mais o organismo precisa tirar matéria-prima da circulação, ou seja, moléculas de LDL, o colesterol ruim, livrando assim as artérias dessa ameaça.

A maçã também conta com minerais importantes para o funcionamento do organis-mo, como o potássio, o cálcio, o magnésio e o fósforo. Mas é preciso ter alguns cuidados, como não deixá-la exposta cor-

cérebro, como a diminuição da perda de memória, preve-nindo assim um aumento de danos por oxidação dos teci-dos cerebrais.

Mas é importante lembrar que o consumo isolado de um alimento não fornecerá todos os nutrientes que nos-so organismo necessita para

tada por muito tempo, pois com o oxigênio, uma enzima da fruta chamada polifenoloxidase entra em ação e oxida essas substân-cias benéficas, e é por isso que a fruta escurece quando fica cor-tada, a espera de ser consumida.

Outra dica é manter as maçãs sob refrigeração, pois isso faz com que tudo o que elas têm de bom dure muito mais do que os 15 dias que durariam em tem-peratura ambiente.

Consuma com casca

Lembrando que o ideal é que a maçã seja consumida com a casca, mas antes tem que ser bem lavada, desta ma-neira serão ingeridas as vita-minas, minerais e fibras pre-sentes nessa fruta. Eles irão contribuir para uma melho-ra do peristaltismo (série de contrações musculares que ajudam a movimentar o ali-mento pelo trato gastrointes-tinal), facilitando assim o pro-cesso de digestão e tornando a eliminação fecal mais fácil e rápida, diminuindo o risco de aparecimento de hemor-róidas, diverticulites, fissuras e câncer de cólon.

Outro benefício que a maçã pode proporcionar é por uma substância em sua composição chamada ácido fosfórico, que pode ajudar na melhora das atividades do

seu funcionamento normal. No caso da recomendação do consumo de frutas, que é de duas a quatro porções diárias, deve-se variar os ti-pos que são consumidas dia-riamente para aproveitar ao máximo do que cada uma tem a nos oferecer em ter-mos de nutrientes.

Tatiele Somera

NutricionistaCRN 210409 Centro de Saúde e Estética Fabi Marini3451-1171

Page 8: 07/07/2012 Saúde - Jornal Semanário

Use shampoos e condicionadores adequados ao seu tipo de cabelo

DIVULGAÇÃO

No inverno, os cabelos pre-cisam de cuidados especiais devido às baixas tempera-turas. Neste período, costu-mamos tomar banhos mais quentes e a alta temperatu-ra da água acaba retirando o óleo do couro cabeludo, que tem função de proteção natu-ral e lubrificação dos fios.

Com a retirada deste óleo natural, o cabelo poder ficar com um aspecto ressecado, quebradiço, com pontas du-plas. Em alguns casos, o or-ganismo entende que preciso repor essa ausência de oleo-sidade e por isso, os cabelos podem ficar com aquele as-pecto engordurado.

Assim como no verão, os ca-belos precisam de uma atenção especial quando o frio chega. E as principais dicas de cuidados com o cabelo no inverno são bem simples, confira.

Hidratação

Utilizar shampoo e condicio-nador de boa qualidade e ade-quados para seu tipo de cabelo e fazer hidratação é a melhor opção para manter os fios sau-dáveis no inverno.

Primeiramente é preciso fa-zer uma limpeza profunda dos fios e retirar todas as impu-rezas. Em seguida, faça uma hidratação com um creme específico para o seu tipo de cabelo. A hidratação deve ser repetida semanalmente.

Água morna

A água quente é um dos prin-cipais inimigos do cabelo no inverno. Desidrata os fios, au-menta a queda e provoca uma descamação o couro cabelu-

Sábado, 07 de julho de 20128 &aúde BelezaS

EspecialidadeCRM - XXXX

Conheça os cuidados que você deve ter com o cabelo

Três dicas para tirar a maquiagem dos olhos

do que pode ser confundida com caspa. Por isso, evite água quente nos fios ao máximo, uti-lize sempre água morna.

Oleosidade

É natural os cabelos ficarem mais oleosos no inverno. Por isso, opte por condicionadores e cremes mais leves e para de-sembaraçar os fios, use produ-tos sem enxágüe.

Secador

O uso do secador deve ser feito corretamente, pois o ar quente nos fios provoca o en-fraquecimento. Para que isso não ocorra, antes de secar o cabelo aplique um protetor tér-mico ou reparador de pontas para proteger os fios.

Dormir com cabelos molhados

Não é recomendado dor-mir com o cabelo molhado, pois além ficar úmido, torna--se fraco e quebradiço. Evite também usar chapéus, boinas, lenços e gorros em excesso, pois aumentam ainda mais a oleosidade do cabelo ocor-rendo e podem provocar o surgimento de fungos e bac-térias no couro cabeludo.

Massagem no couro cabeludo

Ao lavar os cabelos, massa-geie o couro cabeludo. Assim, a circulação e oxigenação estarão ativas e ocorre o aceleramento no crescimento dos fios.

O contorno dos olhos é uma região bastante sensível. Para remover a maquiagem dessa área é preciso ter cuidado.

Tirando a sombra – A região do contorno dos olhos é mui-to sensível, pois a pele é mais fina. É preciso, então, aplicar o algodão com produto remo-vedor. Use demaquilante espe-

cífico e quanto mais cremoso, melhor nesses casos.

Livrando-se da Máscara para Cílios – Esse é um dos produ-tos mais chatinhos de se re-mover. Muitas vezes é à prova d’água, a máscara cola nos cí-lios e pode incomodar. Se não removida, a longo prazo, pode causar a queda prematura dos

cílios! Para evitar isso, use um algodão com apenas um pou-co de demaquilante.

Tônico, seu Melhor Aliado – Depois de aplicar a maquiagem e removê-la, é preciso reidratar a pele. Para tal, basta aplicar uma loção tônica ou um hidratante.

Fonte: http://unique-se.com.br/