Top Banner
* quinta-feira, 11 de dezembro de 2008 * ano 0I * nr. 01 * futuralia ´ Todos ao 12º Ano! É ponto assente que o 12º ano é o patamar mínimo de qualificação para se enfrentar os desafios do mundo actual. p.03 Qualificar Portugal Este é o mote da 2ª edição de um evento que é já uma referência no panorama nacional da qualificação em Portugal: a Futurália. Até ao dia 13 de Dezembro, o Parque das Nações vai receber mais de 40 mil pessoas numa iniciativa que congrega entida- des que divulgam as suas ofertas de educação e formação secundá- rias, ensino superior e pós-graduado, assim como soluções na optimização da empregabilidade. De realçar a área internacional que, este ano, acolhe a presença de oito países. p.02
4

::: prisma futuralia :::

Mar 08, 2016

Download

Documents

escala ideias

special journal of an event about new tech, empregability, etc
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: ::: prisma futuralia :::

* quinta-feira, 11 de dezembro de 2008 * ano 0I * nr. 01 *

futuralia´

Todos ao 12º Ano!É ponto assente que o 12º ano é o patamar mínimo de qualificação para se enfrentar os desafios do mundo actual. p.03

Qualificar PortugalEste é o mote da 2ª edição de um evento que é já uma referência no panorama nacional da qualificação em Portugal: a Futurália. Até ao dia 13 de Dezembro, o Parque das Nações vai receber mais de 40 mil pessoas numa iniciativa que congrega entida-des que divulgam as suas ofertas de educação e formação secundá-rias, ensino superior e pós-graduado, assim como soluções na optimização da empregabilidade. De realçar a área internacional que, este ano, acolhe a presença de oito países. p.02

Page 2: ::: prisma futuralia :::

02 * Prisma * futurália *

Propriedade. Escala de Ideias - Edições e Publicações, Lda. R. D. João I, 109, RC. 4450-164 Matosinhos NIF 507 996 429 Tel. 229 399 120 Fax. 229 399 128 Site. www.escaladeideias.pt E-mail. [email protected] Directora-Geral. Alice Sousa Artigos. Alexandra Carvalho Vieira (coordenação)Design e Produção Gráfica. Teresa Bento Banco de Imagens. StockXpert, SXCContactos. Redacção. 229 399 120 Departamento Comercial. 229 399 120

futuralia´

Robots animam FuturáliaNo espaço da Sociedade Portuguesa de Robótica estão presentes muitos robôts. A Universidade de Coimbra vai apresentar o robô industrial Motoman e a Universidade de Aveiro vai dar a conhe-cer o robot futebolista e o robot de condução autónoma. O robô Raposa e o Blimp vão ser apresentados pelo Instituto Superior Técnico. Leonel Moura vai apresentar o robô pintor e a Univer-sidade do Minho o robôt futebolista, o Kits RoboParty, o AIBO e o Humanóide.

© S

anto

s A

lmei

da

© Santos Almeida

© Santos Almeida

Qualificação e Empregabilidade

Futurália termina a 13 de Dezembro

A segunda edição do maior evento nacional de educação, qualificação e emprego destina-se a um público mais alargado.

A Futurália, feira da juventude, qualificação e emprego, está a decorrer desde ontem e termina no sábado. Espera-se que mais de 40 mil pessoas se desloquem à FIL – Parque das Nações para conhecer melhor a oferta de educação e formação secundárias, ensino superior e pós-graduado, assim como soluções na optimiza-ção da empregabilidade.

Estando a qualificação na base de mais produtividade e maior desenvolvimento, a Futurália assume-se como o espaço de excelên-cia onde se faz a ligação directa entre a qualificação e os objecti-vos de curto prazo de quem a procura, como são um maior nível de empregabilidade ou uma melhor remuneração.

Embora não sendo uma feira de emprego, a Futurália dedica nesta edição um grande espaço de debate ao sector da empregabi-lidade, evidenciando exemplos de competências essenciais procu-radas pelas empresas como a experiência internacional, o conheci-mento de línguas e competências transversais.

Futurália 08 cada vez mais Internacional Sob a designação Study Abroad, a área vincadamente internacio-nal da Futurália acolhe a presença de 8 países (Espanha, República Checa, França, Reino Unido, Holanda, Estados Unidos, Austrália e Suiça) e programas de intercâmbio e estágios no estrangeiro, complementados por presenças institucionais como a Embaixada de França ou empresas de formação em competências associadas à internacionalização do ensino, como a Multiway.

Com uma presença europeia de relevo, é a Espanha que se destaca pela presença de instituições de ensino, com 10 universi-dades e escolas superiores a constituírem-se como uma alternativa válida no ensino fora de portas.

Para Lídia Serras, gestora da Futurália, esta presença internacio-nal sublinha a crescente importância da mobilidade e experiência internacional, referida e valorizada cada vez mais nos processos de recrutamento: “Ao nível da Comissão Consultiva, temos a clara percepção de que a experiência internacional é uma mais-valia em qualquer curriculum”.

Do ensino profissionalizante ao ensino pós-graduadoConcentrando toda a oferta de qualificação e formação desde o 9º ano ao ensino superior e formação avançada para activos, a Futurália conta com um sector inteiramente dedicado à inserção na vida activa, com a presença de grandes empre-sas com boas práticas de recrutamento e programas de estágios estruturados. Esta área é complementada com empre-sas de recrutamento e selecção, portais e entidades de apoio ao empreendedorismo jovem. Outra das apostas das univer-sidades e escolas de negócios é a formação avançada, uma área de destaque destas insti-tuições, que reflectem na sua extensa oferta uma resposta integrada ao cenário pós-Bolo-nha vigente.

"Profissionais Empreendedo-res – A importância da atitude para vencer"O objectivo deste seminário é o de analisar e debater os desafios e dificuldades que as organizações têm no recruta-mento de profissionais empre-endedores, bem como dar a conhecer o que distingue estes profissionais dos demais, o que ganham as organizações em recrutar estes perfis e quais as melhores estratégias para os reter. Para os candidatos, a meta é mostrar como se podem valorizar perante o emprega-dor e manterem-se "apetecí-veis" para o mercado através de uma postura empreende-dora, mesmo em tempo de crise. Este seminário é promovido pelo Jornal Expresso. Entre os oradores destacam-se Armindo Monteiro, presidente da ANJE, António Câmara, director da YDreams e Ana Loya, direc-tora da Ray Human Capital, sendo o seminário moderado por Jorge Nascimento Rodri-gues. Dia 11 Dezembro às 10H30, no Pavilhão Multiusos.

Programas Internacionais em destaque na Futurália 08 A edição deste ano marca a consolidação da Futurália como evento de referência na área do desenvolvimento humano. A par de uma forte presença de Universidades portuguesas, foi contemplado uma área lounge inteiramente dedicada à formação avançada em que estão representadas as Universidades e Escolas de Negócios mais significativas a nível nacional bem como os três Programas de cooperação com os Estados Unidos da América: Carnegie Mellon, MIT Portugal e UT Austin|Portugal. Está também presente o Cluster de European Institutes of Technology, de que faz parte o Insti-tuto Superior Técnico, numa representação das melhores escolas europeias de tecnologia. prisma

HorárioDia 10 a 13 de Dezembro: 10h00 – 19h00

Page 3: ::: prisma futuralia :::

* Prisma * futurália * 03

Todos ao 12º ano!Todos ao 12º ano. É este o lema da 2ª edição da Futurália, em consonância com um dos objectivos centrais da Iniciativa Novas Oportunidades.

Efectivamente, hoje é ponto assente que o 12º ano é o patamar mínimo de qualificação para se enfrentar os desafios do mundo actual, no qual o conhecimento avançado e a posse de competências são a principal vantagem competitiva.

Consequentemente, permanecer na escola até concluir pelo menos o 12º ano deixou de ser para os mais jovens, apenas uma possibilidade tornando-se num imperativo. Quem não possuir o 12º ano completo dificilmente encon-trará lugar numa sociedade globali-zada e fortemente competitiva. O mesmo sucede com a população adulta. Quem abandonou precocemente a escola, vê-se agora confrontado com a neces-sidade de obter uma qualificação para um (re)ingresso no mercado de traba-lho, para poder (re)direccionar a sua carreira, ou para adquirir mais conhe-cimentos e poder afirmar-se individual e socialmente.

O 12º ano é, pois, o objectivo de todos, e para todos – jovens e adultos.

Mas o que é actualmente o 12º ano? Antes de mais, é um patamar de quali-ficação que atesta que quem o possuiu reúne as competências e os saberes considerados essenciais para se inserir

e intervir no mundo actual. O 12º ano pode ser realizado através de percur-sos educativos e formativos bastante distintos e diversificados, consoante os interesses e as expectativas de cada um. O actual sistema de educação-for-mação dispõe de várias alternativas para que um jovem ou um adulto atinja este patamar de qualificação. Dessas possibilidades se dá conta no stand da Agência Nacional para a Qualificação, na Futurália.

Durante quatro dias (de 10 a 13 de Dezembro de 2008), uma mostra diversi-ficada de percursos educativos e forma-tivos, assegurada por jovens e adultos, vai permitir conhecer alguns dos percur-sos que conduzem ao 12º ano, dotando os alunos ou os adultos de competências que os preparam para o efectivo exercí-cio de uma profissão, ao mesmo tempo, que lhes é conferido um conjunto de saberes de base escolar. Quem visitar o stand vai poder descobrir o que se faz, o que se aprende e como se aprende quando alguém quer ser técnico de energias renováveis; técnico de higiene e segurança no trabalho e ambiente; designer de comunicação; técnico de audiovisuais; técnico de produção artís-tica; técnico de óptica ocular, técnico de electrónica, automação e comando; técnico de electrónica e telecomunica-ções; animador sociocultural; técnico de artes gráficas; técnico de cozinha e pastelaria; artista de espectáculo/inter-pretação; técnico de turismo; técnico de recepção; técnico de restaurante/bar; esteticista/cosmetologista; tratador de animais em cativeiro; actor ou artista de circo, entre outras profissões.

Para além das mostras, a ANQ tem ao dispor dos visitantes apoio infor-mativo no âmbito das ofertas educati-vas e formativas integradas na Inicia-tiva Novas Oportunidades e, no dia 11 de Dezembro, organiza um workshop que aborda a visão das empresas que apostaram na qualificação dos seus colaboradores, mediante o estabeleci-mento de protocolos integrados na já referida Iniciativa.

Porque o 12º ano é um projecto de todos e para todos, venha visitar-nos. prisma

Conferência de Lisboa sobre o futuro da aprendizagemEm parceira com instituições univer-sitárias, empresariais e associativas, a Conferência de Lisboa sobre o Futuro da Aprendizagem, organizada pelo Minis-tério da Educação, realiza-se no dia 12 de Dezembro no Pavilhão Multiusos da Feira Internacional de Lisboa, no quadro da edição de 2008 da Futurália.

A presente Conferência vai permitir debater os novos paradigmas da apren-dizagem, educação, criatividade e inova-ção e comunidades de aprendizagem interactiva. Composta por painéis que resultam de parcerias com universida-des, associações e empresas líderes do sector das TIC, a iniciativa vai garantir a todos os participantes um espaço aberto de discussão e reflexão sobre os proces-sos de ensino e aprendizagem. Entre os oradores estão confirmadas as presen-ças de Carlos Zorrinho, coordenador nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico, e de Roberto Carneiro, professor associado da Universidade Católica. A língua oficial da Conferência de Lisboa é o Inglês, sendo que a organi-zação assegura a tradução simultânea. Dia 12 de Dezembro, durante todo o dia.

IPAD promove qualificação de jovensO Instituto Português de Apoio ao Desen-volvimento (IPAD) está a aproveitar a realização da Futurália para fazer o lançamento do Programa INOV Mundos, recentemente aprovado pelo Conselho de Ministros. Este Programa insere-se no Inov Jovem e vai abranger, ao longo dos próximos três anos, 250 jovens qualifi-cados, mediante a realização de estágios profissionalizantes, essencialmente de carácter internacional junto de entida-des públicas ou privadas e organiza-ções nacionais ou internacionais, cuja área de actuação reporte à cooperação para o desenvolvimento. As candidatu-ras terminam no final de Dezembro para os estagiários e a 15 de Janeiro para as entidades, numa plataforma desenvol-vida para o efeito. Para mais informa-ções consulte www.ipad.mne.gov.pt .

Page 4: ::: prisma futuralia :::