YOU ARE DOWNLOADING DOCUMENT

Please tick the box to continue:

Transcript
Page 1: SLIDE-Paradigma Da Complexidade

O Paradigma da O Paradigma da ComplexidadeComplexidade

Page 2: SLIDE-Paradigma Da Complexidade

Descreveremos aqui o paradigma da simplicidade Descreveremos aqui o paradigma da simplicidade e, e, por conseguinte, o método de Descartes;por conseguinte, o método de Descartes; as as relações ordem/desordem; a auto-organização, relações ordem/desordem; a auto-organização, autonomia; as diferenças entre complexidade e autonomia; as diferenças entre complexidade e completude e entre razão, racionalidade e completude e entre razão, racionalidade e racionalização. racionalização. ..

Por fim, descreveremos as diretrizes metodológicas Por fim, descreveremos as diretrizes metodológicas elaboradas por Morin para uma abordagem da elaboradas por Morin para uma abordagem da complexidade, resumidas em três princípios ou complexidade, resumidas em três princípios ou macroconceitos: dialógico, recursão organizacional e macroconceitos: dialógico, recursão organizacional e holográfico. Terminamos com a reflexão de Morin holográfico. Terminamos com a reflexão de Morin sobre a emergência ou não desse paradigma.sobre a emergência ou não desse paradigma.

Page 3: SLIDE-Paradigma Da Complexidade

A complexidade é ausente do cotidiano.A complexidade é ausente do cotidiano.

Foi compreendida e descrita no século XIX e Foi compreendida e descrita no século XIX e XX nos romances de Dickens e Balzac, onde a XX nos romances de Dickens e Balzac, onde a vida cotidiana dos personagens eram vida cotidiana dos personagens eram apresentadas através de papéis sociais, nas apresentadas através de papéis sociais, nas relações domésticas, trabalho, interações relações domésticas, trabalho, interações sociais, analisando a multiplicidade de sociais, analisando a multiplicidade de identidades e personalidade.identidades e personalidade.

Page 4: SLIDE-Paradigma Da Complexidade

Nunca aceitar como verdadeira nenhuma coisa Nunca aceitar como verdadeira nenhuma coisa que não se conhecesse evidentemente como tal, que não se conhecesse evidentemente como tal, ou seja, duvidar sempre;ou seja, duvidar sempre;

Dividir cada uma das dificuldades em tantas Dividir cada uma das dificuldades em tantas parcelas quantas forem possíveis".parcelas quantas forem possíveis".

Concluir por ordem seus pensamentos, Concluir por ordem seus pensamentos, começando pelos objetos mais simples e mais começando pelos objetos mais simples e mais fáceis de conhecer para, aos poucos, ascender, fáceis de conhecer para, aos poucos, ascender, como que por meio de degraus, aos mais como que por meio de degraus, aos mais complexos;complexos;

Fazer sempre enumerações tão completas, e Fazer sempre enumerações tão completas, e revisões tão gerais, que estivesse seguro de revisões tão gerais, que estivesse seguro de nada omitir. nada omitir.

Page 5: SLIDE-Paradigma Da Complexidade

O PARADIGMA DA SIMPLICIDADEO PARADIGMA DA SIMPLICIDADE

O Paradigma da simplicidade adotada pela Ciência quer O Paradigma da simplicidade adotada pela Ciência quer separar o que esta ligado - separar o que esta ligado - disjunçãodisjunção - e unifica o que - e unifica o que está disperso - está disperso - reduçãoredução..

Segundo Morin, neste paradigma a ciência vê o Uno e o Segundo Morin, neste paradigma a ciência vê o Uno e o Múltiplo, mas não vê que o Uno pode ser Múltiplo.Múltiplo, mas não vê que o Uno pode ser Múltiplo.

Page 6: SLIDE-Paradigma Da Complexidade

Exemplo:Exemplo: O homem é um ser O homem é um ser

biológico e ao mesmo biológico e ao mesmo tempo um ser cultural, meta tempo um ser cultural, meta biológico. O paradigma da biológico. O paradigma da simplificação separa as simplificação separa as duas realidades reduzindo a duas realidades reduzindo a mais complexa à menos mais complexa à menos complexa .complexa .

Cada ciência estuda o Cada ciência estuda o homem em partes, homem em partes, esquecendo que um é o esquecendo que um é o outro, simultaneamente.outro, simultaneamente.

Page 7: SLIDE-Paradigma Da Complexidade

ORDEM E DESORDEM NO ORDEM E DESORDEM NO UNIVERSOUNIVERSO

No século XX, os cientistas se deparam No século XX, os cientistas se deparam diante de um paradoxo referente ao diante de um paradoxo referente ao universo, onde percebia-se a entropia universo, onde percebia-se a entropia geral, ou seja, desordem maximal e por geral, ou seja, desordem maximal e por outro lado o universo em desenvolvimento, outro lado o universo em desenvolvimento, organizado e complexo. Então, chegou-se organizado e complexo. Então, chegou-se ao entendimento, através da Física, que a ao entendimento, através da Física, que a ordem e a desordem cooperam na ordem e a desordem cooperam na organização do universo.organização do universo.

Page 8: SLIDE-Paradigma Da Complexidade

A origem do universo, na visão dos A origem do universo, na visão dos astrofísicos, surgiu de uma explosão, o astrofísicos, surgiu de uma explosão, o “BIG-BANG”.“BIG-BANG”.

Page 9: SLIDE-Paradigma Da Complexidade

Então a idéia é de que o universo começou Então a idéia é de que o universo começou fruto de uma desintegração e que a partir fruto de uma desintegração e que a partir daí se organizou.daí se organizou.

A agitação e o encontro com o acaso são A agitação e o encontro com o acaso são necessários para organização do universo.necessários para organização do universo.

A complexidade de relação ordem-A complexidade de relação ordem-desordem-organização surge quando se desordem-organização surge quando se verifica, empiricamente, que fenômenos verifica, empiricamente, que fenômenos desordenadas são necessários em certos desordenadas são necessários em certos casos e condições para produção de casos e condições para produção de fenômenos organizados que vão contribuir fenômenos organizados que vão contribuir para o aumento da ordem.para o aumento da ordem.

Page 10: SLIDE-Paradigma Da Complexidade

AUTO-ORGANIZAÇÃOAUTO-ORGANIZAÇÃO Na visão tradicional da ciência tudo é Na visão tradicional da ciência tudo é

determinismo, não existe sujeito, determinismo, não existe sujeito, consciência, nem autonomiaconsciência, nem autonomia

Porém numa perspectiva onde concebemos Porém numa perspectiva onde concebemos um universo que se cria não apenas no um universo que se cria não apenas no acaso e na desordem mas nos processo acaso e na desordem mas nos processo auto-organizadores, onde cada sistema cria auto-organizadores, onde cada sistema cria as suas próprias determinações e as suas as suas próprias determinações e as suas próprias finalidades, o sujeito apresenta-se próprias finalidades, o sujeito apresenta-se como um ser autônomo, mesmo sendo como um ser autônomo, mesmo sendo dependente em alguns aspectosdependente em alguns aspectos..

Page 11: SLIDE-Paradigma Da Complexidade

AUTONOMIAAUTONOMIA

Para discorrermos sobre a autonomia Para discorrermos sobre a autonomia precisaremos entender sua complexidade precisaremos entender sua complexidade pois ela depende de uma leitura das pois ela depende de uma leitura das condições culturais e sociais.condições culturais e sociais.

A autonomia estabelece-se na relação de A autonomia estabelece-se na relação de dependência de estarmos vinculados a uma dependência de estarmos vinculados a uma cultura, a uma linguagem, uma sociedade e cultura, a uma linguagem, uma sociedade e aos nossos genes, uma vez que somos aos nossos genes, uma vez que somos produto de um programa genético.produto de um programa genético.

Page 12: SLIDE-Paradigma Da Complexidade

Quantos de nós frequentemente temos a Quantos de nós frequentemente temos a impressão de sermos livres, sem impressão de sermos livres, sem realmente sermos.realmente sermos.

Mas, ao menos capazes de ter liberdade, Mas, ao menos capazes de ter liberdade, examinar hipóteses de condutas, de fazer examinar hipóteses de condutas, de fazer escolhas, tomar decisões.escolhas, tomar decisões.

Page 13: SLIDE-Paradigma Da Complexidade

COMPLEXIDADE E COMPLEXIDADE E COMPLETUDECOMPLETUDE

O que é complexo apresenta aspectos do O que é complexo apresenta aspectos do mundo empírico,que está na incerteza,na mundo empírico,que está na incerteza,na incapacidade de estar seguro de tudo e incapacidade de estar seguro de tudo e formular leis, de conceber uma ordem formular leis, de conceber uma ordem absolutaabsoluta

Em contrapartida, apresenta, também, Em contrapartida, apresenta, também, algo de lógico, da incapacidade de evitar algo de lógico, da incapacidade de evitar as contradições.as contradições.

Page 14: SLIDE-Paradigma Da Complexidade

Numa visão clássica, quando nos deparamos Numa visão clássica, quando nos deparamos com uma contradição num raciocínio, é sinal com uma contradição num raciocínio, é sinal que erramos então é necessário retomar o que erramos então é necessário retomar o percurso do raciocínio, para corrigirmos o percurso do raciocínio, para corrigirmos o erro.erro.

Contudo, na visão complexa a contradição Contudo, na visão complexa a contradição não é vista como um erro e sim como o não é vista como um erro e sim como o “...atingir de uma camada profunda da “...atingir de uma camada profunda da realidade que, justamente porque é profunda, realidade que, justamente porque é profunda, não pode ser traduzida para nossa lógica”não pode ser traduzida para nossa lógica”

Page 15: SLIDE-Paradigma Da Complexidade

Convém colocarmos que a Complexidade é Convém colocarmos que a Complexidade é diferente de Completude, uma vez que no diferente de Completude, uma vez que no sentido de complexidade está implícito o sentido de complexidade está implícito o sentido de solidariedade e o sentido do sentido de solidariedade e o sentido do caráter multidimensional de qualquer caráter multidimensional de qualquer realidade, que nos conduz a idéia de que a realidade, que nos conduz a idéia de que a visão unidimensional, visão especializada é visão unidimensional, visão especializada é pobre.pobre.

E o fato da necessidade de estar ligado a E o fato da necessidade de estar ligado a outras dimensões, leva-nos a identificar a outras dimensões, leva-nos a identificar a complexidade com a completude.complexidade com a completude.

Page 16: SLIDE-Paradigma Da Complexidade

Contudo, a consciência da complexidade Contudo, a consciência da complexidade faz-nos compreender que não poderemos faz-nos compreender que não poderemos nunca escapar à incerteza e que não nunca escapar à incerteza e que não poderemos nunca ter um saber total. A poderemos nunca ter um saber total. A totalidade é a não verdade.totalidade é a não verdade.

O autor enfatiza, também, a necessidade O autor enfatiza, também, a necessidade de não confundirmos a complexidade de não confundirmos a complexidade com complicação, uma vez que esta é um com complicação, uma vez que esta é um dos aspectos da complexidadedos aspectos da complexidade

Page 17: SLIDE-Paradigma Da Complexidade

RAZÃO, RACIONALIDADE, RAZÃO, RACIONALIDADE, RACIONALIZAÇÃORACIONALIZAÇÃO

RAZÃO - corresponde a uma vontade de RAZÃO - corresponde a uma vontade de ter uma visão coerente dos fenômenos, ter uma visão coerente dos fenômenos, das coisas e do universo. Apresenta um das coisas e do universo. Apresenta um caráter incontestavelmente lógico.caráter incontestavelmente lógico.

RACIONALIDADE - compreende o diálogo RACIONALIDADE - compreende o diálogo incessante entre o nosso espírito, que cria incessante entre o nosso espírito, que cria estruturas lógicas e as aplica sobre o estruturas lógicas e as aplica sobre o mundo através do diálogo com o mundo mundo através do diálogo com o mundo real. real.

Page 18: SLIDE-Paradigma Da Complexidade

RACIONALIZAÇÃO - consiste em RACIONALIZAÇÃO - consiste em pretender encerrar a realidade num pretender encerrar a realidade num sistema coerente, e quando algo contradiz sistema coerente, e quando algo contradiz este sistema coerente, é ignorado, posto este sistema coerente, é ignorado, posto de lado por se tratar de ilusão ou de lado por se tratar de ilusão ou aparência.aparência.

Page 19: SLIDE-Paradigma Da Complexidade

QUANTOS ROSTOS VOCÊ PERCEBE?

QUANTAS PESSOAS VOCÊ VÊ NA IMAGEM?

Page 20: SLIDE-Paradigma Da Complexidade

MACROCONCEITOSMACROCONCEITOS

Para ajudar a pensar a complexidade do Para ajudar a pensar a complexidade do real o autor discorre sobre a necessidade real o autor discorre sobre a necessidade de utilizarmos os macro conceitos, no de utilizarmos os macro conceitos, no intuito de não definirmos as coisas intuito de não definirmos as coisas importantes por fronteiras, pois fronteiras importantes por fronteiras, pois fronteiras são sempre vagas.são sempre vagas.

Page 21: SLIDE-Paradigma Da Complexidade

TRÊS PRINCÍPIOSTRÊS PRINCÍPIOS

PRINCÍPIO DIÁLOGICO PRINCÍPIO DIÁLOGICO – oportuniza – oportuniza manter a dualidade no seio da unidade, manter a dualidade no seio da unidade, associando dois termos ao mesmo tempo associando dois termos ao mesmo tempo complementares e antagônicos.complementares e antagônicos.

RECURSÃO ORGANIZACIONAL RECURSÃO ORGANIZACIONAL - num - num processo recursivo os produtos e os processo recursivo os produtos e os efeitos são ao mesmo tempo causa e efeitos são ao mesmo tempo causa e produtores daquilo que os produziu.produtores daquilo que os produziu.

Page 22: SLIDE-Paradigma Da Complexidade

PRINCÍPIO HOLOGRAMÁTICO PRINCÍPIO HOLOGRAMÁTICO - neste - neste princípio não apenas a parte está no princípio não apenas a parte está no todo, como o todo está no parte. Para todo, como o todo está no parte. Para exemplificar temos o mundo sociológico e exemplificar temos o mundo sociológico e o biológicoo biológico

Page 23: SLIDE-Paradigma Da Complexidade

O TODO ESTÁ NA PARTE QUE ESTÁ O TODO ESTÁ NA PARTE QUE ESTÁ NO TODONO TODO

A relação antropossocial é complexa, A relação antropossocial é complexa, porque o todo está na parte que está no porque o todo está na parte que está no todo.todo.

Desde o nosso nascimento estamos Desde o nosso nascimento estamos impregnados do caráter social, coletivo, impregnados do caráter social, coletivo, mesmo dentro de nossa individualidade.mesmo dentro de nossa individualidade.

O cientista social, enquanto indivíduo O cientista social, enquanto indivíduo integrante desta sociedade, tende a ter uma integrante desta sociedade, tende a ter uma idéia deformada sendo necessário confrontar idéia deformada sendo necessário confrontar seu ponto de vista com outros indivíduos, seu ponto de vista com outros indivíduos, conhecer sociedades diferentes.conhecer sociedades diferentes.

Page 24: SLIDE-Paradigma Da Complexidade

PARA A COMPLEXIDADEPARA A COMPLEXIDADE A partir do paradigma formulado por A partir do paradigma formulado por

Descartes, a civilização ocidental vivenciou o Descartes, a civilização ocidental vivenciou o princípio da disjunção e da redução. princípio da disjunção e da redução. Separou-se a Ciência da Filosofia, separou a Separou-se a Ciência da Filosofia, separou a cultura que se entende por humanista, a cultura que se entende por humanista, a literatura, as artes, a poesia da cultura literatura, as artes, a poesia da cultura científica.científica.

O paradigma da simplificação ainda domina O paradigma da simplificação ainda domina nossa cultura atualmente, mas em sua nossa cultura atualmente, mas em sua própria dinâmica, está passando por própria dinâmica, está passando por questionamentos.questionamentos.

Page 25: SLIDE-Paradigma Da Complexidade

O paradigma da complexidade surgirá do conjunto de novas concepções, de novas

visões, de novas descobertas, novas reflexões.


Related Documents