Top Banner
Padronização de uma solução 0,1 M de Hidróxido de Sódio OBJECTIVOS Pretende-se que os alunos fiquem aptos a: 1) Preparar uma solução de uma base de concentração aproximada. 2) Determinar a concentração rigorosa da solução de base usando tomas mássicas de substância primária. 3) Avaliar o erro da concentração da base usando o método de padronização seleccionado. TRABALHO PROPOSTO 1) Preparar uma solução de NaHO de concentração aproximada. 2) Determinar o título da solução de NaHO usando tomas mássicas de hidrogenoftalato de potássio. MATERIAL E REAGENTES Balança analítica (precisão ± 0,01 g), vidros de relógio, copo de 600 mL (para resíduos), pompete, marcador, funil de vidro, funil de sólidos, frasco de plástico de 500 mL, 4 matrazes de 250 mL, proveta de 50 mL, copo de 250 mLde polietileno, 2 copos de 50 mL, vareta de vidro, pesa- filtros, bureta de 50 mL e funil de buretas. Solução de hidróxido de sódio 0,1 M, fenolftaleína, hidrogenoftalato de potássio seco.
6

Titulação NaOH

Jul 02, 2015

Download

Documents

Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Titulação NaOH

Padronização de uma solução 0,1 M de Hidróxido de Sódio

  

OBJECTIVOS

Pretende-se que os alunos fiquem aptos a:

1) Preparar uma solução de uma base de concentração aproximada.2) Determinar a concentração rigorosa da solução de base usando tomas mássicas de substância primária.3) Avaliar o erro da concentração da base usando o método de padronização seleccionado.

 

TRABALHO PROPOSTO

1) Preparar uma solução de NaHO de concentração aproximada.2) Determinar o título da solução de NaHO usando tomas mássicas de hidrogenoftalato de potássio.

 

MATERIAL E REAGENTES

Balança analítica (precisão ± 0,01 g), vidros de relógio, copo de 600 mL (para resíduos), pompete, marcador, funil de vidro, funil de sólidos, frasco de plástico de 500 mL, 4 matrazes de 250 mL, proveta de 50 mL, copo de 250 mLde polietileno, 2 copos de 50 mL, vareta de vidro, pesa-filtros, bureta de 50 mL e funil de buretas.Solução de hidróxido de sódio 0,1 M, fenolftaleína, hidrogenoftalato de potássio seco.

 

Page 2: Titulação NaOH

PROCEDIMENTO

 

Usar uma balança de precisão para pesar o hidróxido de sódio.

Depois de tarar o copo de polietileno, pesar aproximadamente 2 g de NaHO.

Dissolver em 500 mL de água recentemente fervida. Para tal colocar 150 mL de água, dissolver o NaHO e de seguida completar o volume até aos 500 mL aproveitando a graduação do próprio copo.

Page 3: Titulação NaOH

Transferir para um frasco de polietileno.

Rotular. Colocar sempre o nome da solução, o dia, a identificação do grupo e no final da padronização a concentração exacta da solução.

Colocar alguns mililitros de NaHO na bureta e fazer rodar o seu eixo quase na horizontal, de modo a que toda a solução percorra a bureta.

De seguida rejeitar o NaHO para o recipiente dos resíduos, através da torneira da bureta.

Page 4: Titulação NaOH

Encher a bureta até uns 2 a 3 cm acima do traço do zero e abrir momentaneamente a torneira, a fim de encher a ponta da bureta com a solução. Examinar a ponta para verificar a retenção de bolhas de ar. No caso de as haver, vazar mais líquido com a bureta inclinada até a ponta estar completamente cheia. Se for necessário, encher outra vez a bureta para que o nível do líquido fique acima do zero, vazar lentamente até ao zero.

Acertar a bureta pelo zero, tendo o cuidado de retirar o funil antes do acerto.

Colocar um pesa-filtros (com a tampa inclinada) na balança analítica, devidamente numerado, e tarar a balança.

Para o pesa-filtros pesar aproximadamente 0,5 g de hidrogenoftalato de potássio e anotar o valor.

Page 5: Titulação NaOH

Transferir o o conteúdo do pesa-filtros para um matraz de 250 mL, removendo alguns resíduos de hidrogenoftalato de potássio, com pequenas porções de água recentemente fervida (totalizando um volume de 50 mL).

Juntar 3 gotas de fenolftaleína ao matraz.

Colocar o matraz por baixo da bureta e adicionar a base lentamente, agitando continuamente o matraz.

Durante a adição da base, agitar circularmente o matraz com uma mão enquanto a outra controla a torneira.

Page 6: Titulação NaOH

Continuar a adição até que apareça a cor rosa na solução, assinalando o ponto final da titulação.

A leitura da bureta deve ser anotada e registada no caderno de laboratório.

O ensaio deve ser feito em triplicado.