Top Banner
Obesidade Fatores Alimentares e Habituais: quantidade de alimento ingerida é superior a quantidade queimada. Fatores Genéticos: a carga genética da Obesidade (ou tendência ao aumento de peso) trazida por seus antecessores. Fatores Fisiológicos: alterações hormonais / Menopausa - hormonais fisiológicas, a nível dos hormônios femininos Estrógeno e Progesterona
23

Obesidade Fatores Alimentares e Habituais: quantidade de alimento ingerida é superior a quantidade queimada. Fatores Genéticos: a carga genética da Obesidade.

Apr 22, 2015

Download

Documents

Internet User
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Obesidade Fatores Alimentares e Habituais: quantidade de alimento ingerida é superior a quantidade queimada. Fatores Genéticos: a carga genética da Obesidade.

Obesidade

Fatores Alimentares e Habituais: quantidade de alimento ingerida é superior a quantidade queimada.  

Fatores Genéticos: a carga genética da Obesidade (ou tendência ao aumento de peso) trazida por seus antecessores. 

Fatores Fisiológicos: alterações hormonais / Menopausa - hormonais fisiológicas, a nível dos hormônios femininos Estrógeno e Progesterona

Page 2: Obesidade Fatores Alimentares e Habituais: quantidade de alimento ingerida é superior a quantidade queimada. Fatores Genéticos: a carga genética da Obesidade.

Obesidade : Gestação

Gravidez, o Homônio Gonadotrófico - fixa o óvulo no útero

Hormônios Placentários desenvolvimento e manutenção da Placenta

Prolactina - considerada uma alteração hormonal - aumento de peso

Page 3: Obesidade Fatores Alimentares e Habituais: quantidade de alimento ingerida é superior a quantidade queimada. Fatores Genéticos: a carga genética da Obesidade.

Stress Físico

maiores quantidades do hormônio Cortisona pela Glândula Supra Renal

Page 4: Obesidade Fatores Alimentares e Habituais: quantidade de alimento ingerida é superior a quantidade queimada. Fatores Genéticos: a carga genética da Obesidade.

Medicamentos

Alergias: Corticosteróides ou Cortisona. / Aumento de Peso

Menopausa: Estrogênios, um hormônio feminino sintético / aumento de peso

Anticoncepcionais:, Estrgênio e Progesterona / um Aumento de Peso

Infertilidade Feminina: todos os medicamentos utilizados para indução da ovulação /Aumento de Peso

Page 5: Obesidade Fatores Alimentares e Habituais: quantidade de alimento ingerida é superior a quantidade queimada. Fatores Genéticos: a carga genética da Obesidade.

Fatores Patológicos

Page 6: Obesidade Fatores Alimentares e Habituais: quantidade de alimento ingerida é superior a quantidade queimada. Fatores Genéticos: a carga genética da Obesidade.

Hipotireoidismo Primário

Hipotireoidismo: Hormônio T3 Triiodotironina e o Hormônio T4 L-Tiroxina./ regulação de todas as funções do metabolismo doença da própria

Glândula Tireóide

Page 7: Obesidade Fatores Alimentares e Habituais: quantidade de alimento ingerida é superior a quantidade queimada. Fatores Genéticos: a carga genética da Obesidade.

Hipotireoidismo Secundário Glândula Hipófise que secreta o hormônio TSH Estimula a Tireóide a produzir os hormônios T3 e

T4

Page 8: Obesidade Fatores Alimentares e Habituais: quantidade de alimento ingerida é superior a quantidade queimada. Fatores Genéticos: a carga genética da Obesidade.

Hipotireoidismo Terciário

doença comprometendo o Hipotálamo (chamado Hipotireoidismo Terciário) / hormônio chamado TRH / responsável por estimular a Hipófise a produzir o hormônio TSH / estimular a Tireóide / produzir - hormônios T3 e T4.

uma diminuição da secreção de T3 e T4 terá como consequência a diminuição do metabolismo e Aumento de Peso.

Page 9: Obesidade Fatores Alimentares e Habituais: quantidade de alimento ingerida é superior a quantidade queimada. Fatores Genéticos: a carga genética da Obesidade.

Diabetes Mellitus

Diabetes Mellitus / deficiência na secreção do hormônio Insulina liberado pelo Pâncreas / responsável pela entrada da Glicose do sangue para dentro da célula / Diabetes Mellitus Tipo I

Diabetes Mellitus Tipo II: /Insulina produzida pelo Pâncreas é desviada e acumulada no Tecido Adiposo / caracteriza-se por ocorrer em indivíduos sempre acima do peso

Page 10: Obesidade Fatores Alimentares e Habituais: quantidade de alimento ingerida é superior a quantidade queimada. Fatores Genéticos: a carga genética da Obesidade.

Sindrome de Cushing

Sindrome de Cushing é uma doença da Glândula Supra Renal caracterizada por uma excessiva secreção do hormônio Cortisol ou Cortisona / excesso de Cortisona / provoca além de Aumento de Peso, um aumento de Gordura Localizada

Page 11: Obesidade Fatores Alimentares e Habituais: quantidade de alimento ingerida é superior a quantidade queimada. Fatores Genéticos: a carga genética da Obesidade.

Hipercelularidade do Tecido Adiposo Aumento de Peso durante a infância

Page 12: Obesidade Fatores Alimentares e Habituais: quantidade de alimento ingerida é superior a quantidade queimada. Fatores Genéticos: a carga genética da Obesidade.

Genética ou Hereditária

Obesidade ou Aumento de Peso / genética ou hereditária é relativamente frequente

Page 13: Obesidade Fatores Alimentares e Habituais: quantidade de alimento ingerida é superior a quantidade queimada. Fatores Genéticos: a carga genética da Obesidade.

Fatores Psicológicos

se torna a principal causa em nossa sociedade das disseminação de obesos

Page 14: Obesidade Fatores Alimentares e Habituais: quantidade de alimento ingerida é superior a quantidade queimada. Fatores Genéticos: a carga genética da Obesidade.

Fatores Medicamentosos ou Iatrogênicos (efeitos colaterais): um ato ou tratamento médico

provoca algum tipo de alteração indesejável

Page 15: Obesidade Fatores Alimentares e Habituais: quantidade de alimento ingerida é superior a quantidade queimada. Fatores Genéticos: a carga genética da Obesidade.

Acne

ACNE é uma doença comum da pele / doença está muito ligada às HORMÔNIOS / começa quando o FOLÍCULO PILOSO ("poro") / é bloqueado pelo excesso de sebo e pele morta / Estes poros bloqueados muitas vezes inflamam

Page 16: Obesidade Fatores Alimentares e Habituais: quantidade de alimento ingerida é superior a quantidade queimada. Fatores Genéticos: a carga genética da Obesidade.

Causas da Acne

- Fatores hereditários: existem famílias inteiras de acnéicos.  

- Desequilíbrio Hormonal: / na puberdade / hormônios sexuais estimulados / ativação dos hormônios masculinos /uma reação nas glândulas sebáceas. 

- Ovários: / não transforma o hormônio masculino (andrógeno) em feminino (estrógeno). 

- Uso de cosméticos: os produtos gordurosos ou oleosos  

- Medicamentos: / cortisona, os barbitúricos, xaropes à base de iodo ou bromo

Page 17: Obesidade Fatores Alimentares e Habituais: quantidade de alimento ingerida é superior a quantidade queimada. Fatores Genéticos: a carga genética da Obesidade.

Tratamento básico

- Alimentação / Equilíbrio / estar livre do stress

Page 18: Obesidade Fatores Alimentares e Habituais: quantidade de alimento ingerida é superior a quantidade queimada. Fatores Genéticos: a carga genética da Obesidade.

Envelhecimento

três hipóteses:  As moléculas de DNA (ácido

desoxirribonucléico) e RNA (ácido ribonucléico) alteram-se ao longo do tempo / erros na montagem das moléculas protéicas. 

Redundância gênica / maior redundância de DNA e portanto maior número de genes de reserva que as espécies de vida curta. 

Uma seqüência de eventos genéticos programados

Page 19: Obesidade Fatores Alimentares e Habituais: quantidade de alimento ingerida é superior a quantidade queimada. Fatores Genéticos: a carga genética da Obesidade.

Teoria telomérica do envelhecimento Telômeros – porções terminais dos cromossomos /

determinam o número de divisões celulares - DNA polimerase (molécula do DNA vai-se abrindo ao meio, por ação de uma enzima chamada DNA polimerase) – replica cromossomos durante Mitose (A mitose é o processo de divisão celular que dá origem à duas células idênticas) – os telômeros encurtam – cromossomos instáveis - apoptose ou envelhecimento 

Page 20: Obesidade Fatores Alimentares e Habituais: quantidade de alimento ingerida é superior a quantidade queimada. Fatores Genéticos: a carga genética da Obesidade.

Teoria do entrelaçamento cruzado Duas ou moléculas se unem covalentemente /

impedindo processos metabólicos fundamentais

Page 21: Obesidade Fatores Alimentares e Habituais: quantidade de alimento ingerida é superior a quantidade queimada. Fatores Genéticos: a carga genética da Obesidade.

Teoria imunológica do envelhecimento a capacidade do sistema imunológico de base

celular e humoral diminui / ligadas à precoce involução do timo

Page 22: Obesidade Fatores Alimentares e Habituais: quantidade de alimento ingerida é superior a quantidade queimada. Fatores Genéticos: a carga genética da Obesidade.

Teoria dos radicais livres

Os radicais livres são moléculas que possuem um elétron ímpar a mais / São formados na mitocôndria / atividade de tais enzimas, há necessidade da presença de diversos minerais como ferro e manganês. / uma deficiência / há um aumento no número de radicais livres / e atingir a corrente sanguínea e as células /.

Page 23: Obesidade Fatores Alimentares e Habituais: quantidade de alimento ingerida é superior a quantidade queimada. Fatores Genéticos: a carga genética da Obesidade.

radicais livres

podem causar sérios danos ao organismo, pois as conseqüências são a ruptura de membranas celulares, mutações gênicas, desorganização da homeostase celular e colabora com a formação de resíduos químicos / O oxigênio responsável pela manutenção da vida também pode gerar espécies reativas de oxigênio, os chamados de radicais livres, que atuam destruindo células e tecidos por meio da oxidação celular