Top Banner
SALVADOR 2014 CEEPSAT-Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Anísio Teixeira Curso : Técnico em Enfermagem Turno: Vespertino Disciplinas: ENSAMU/ENSAID Professores: Ivo , Gisele DIA MUNDIAL DA SAÚDE TEMA : OBESIDADE Alunos: ELIANA, JANDIRA, LUCIANA, MARIA JOSÉ, MARCIO SUELON, MARLI PINHEIRO, MAURICIO BORGES, NILDES CONCEICÃO, ROBSON LOPES, SILVIA RENATA
29

Obesidade 2014

Jun 25, 2015

Download

Education

Robson Lopes

TRABALHO RELACIONADO AO DIA MUNDIAL DA SAÚDE 7 DE ABRIL.
ALUNOS COLABORADORES :ELIANA, JANDIRA, LUCIANA, MARIA JOSÉ, MARCIO SUELON, MARLI PINHEIRO, MAURICIO BORGES, NILDES CONCEICÃO, ROBSON LOPES, SILVIA RENATA.
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Obesidade 2014

SALVADOR 2014

CEEPSAT-Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Anísio Teixeira

Curso : Técnico em EnfermagemTurno: Vespertino

Disciplinas: ENSAMU/ENSAIDProfessores: Ivo , Gisele

DIA MUNDIAL DA SAÚDE

TEMA : OBESIDADE

Alunos: ELIANA, JANDIRA, LUCIANA, MARIA JOSÉ, MARCIO SUELON, MARLI PINHEIRO, MAURICIO BORGES, NILDES CONCEICÃO, ROBSON LOPES, SILVIA RENATA

Page 2: Obesidade 2014

O que é Obesidade?

É o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao valor usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja: a obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.

Page 3: Obesidade 2014

Diagnóstico de Obesidade

A obesidade é determinada pelo Índice de Massa Corporal (IMC) que é calculado dividindo-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros). O resultado revela se o peso está dentro da faixa ideal, abaixo ou acima do desejado - revelando sobrepeso ou obesidade.

Page 4: Obesidade 2014

Classificação do IMC

Menor que 18,5 Abaixo do pesoEntre 18,5 e 24,9 - Peso normalEntre 25 e 29,9 - Sobrepeso (acima do

peso desejado)Igual ou acima de 30 - Obesidade.

Page 5: Obesidade 2014

Cálculo do IMC

IMC=peso (kg) / altura (m) x altura (m)Exemplo: João tem 83 kg e sua altura é 1,75 mAltura x altura = 1,75 x 1,75 = 3.0625IMC = 83 divididos por 3,0625 = 27,10O resultado de 27,10 de IMC indica que João

está acima do peso desejado (sobrepeso).

Page 6: Obesidade 2014

Tabela

Page 7: Obesidade 2014
Page 8: Obesidade 2014

Tipos de Obesidade

Obesidade Genética Obesidade NutricionalObesidade ComportamentalObesidade Psicológica

Page 9: Obesidade 2014

Obesidade Genética

Que atinge apenas de 2 a 4% da população, ou talvez até menos que isso. Este tipo de obesidade deve ser tratado por médicos especialistas em endocrinologia, pois desde criança a pessoa apresenta distúrbios no seu metabolismo que são inerentes à sua carga genética herdada de seus pais.

Por:Dr. José Rui Bianchi

Page 10: Obesidade 2014

Obesidade Nutricional

Esse tipo de obesidade se deve à ingestão de alimentos sem valor nutricional adequado, podendo estar exagerando ingerindo nutrientes muito calóricos. São pessoas que comem muita gordura, carboidratos e proteínas, mas poucos legumes verduras e frutas.

Isso pode se iniciar na infância se os pais não tiverem uma alimentação sadia. É lógico que as crianças gostam mais de doces do que de verduras. Gostam mais de sorvetes (muitos são gordurosos como chocolate, coco etc.) do que de frutas, legumes então, nem pensar.

Por:Dr. José Rui Bianchi

Page 11: Obesidade 2014

Obesidade comportamental

Neste tipo predomina os erros de comportamentos. Um estilo de vida sedentário, hábitos inadequados na maneira de alimentar-se, como comer depressa, sem mastigar direito, comer em pé ou andando por causa do pouco tempo. Nos casos de gestação, mulheres com crenças de que tem que comer por dois ou por que quem fica grávida tem que engordar ou ainda no casamento por causa da crença de quem casa engorda, comem demais e adquirem o hábito de comer bastante.

Por:Dr. José Rui Bianchi

Page 12: Obesidade 2014

Obesidade Psicológica

Nesta, as pessoas que estão passando uma situação de depressão, ansiedade, conflito emocional, estresse, solidão, rejeição, paixão não correspondida e muitas outras, elas poderão mudar o enredo da situação e comer demais, na tentativa de compensar o problema. O que acontece é que criarão outro problema, o da obesidade. Novamente aqui, se o processo for repetido pode virar uma compulsão e sentir a necessidade de comer. Há perda do controle alimentar, ou melhor a pessoa nem percebe o quanto e o que está comendo.

Por:Dr. José Rui Bianchi

Page 13: Obesidade 2014

Tratamento de Obesidade

Como a obesidade é provocada por uma ingestão de energia que supera o gasto do organismo, a forma mais simples de tratamento é a adoção de um estilo de vida mais saudável, com menor ingestão de calorias e aumento das atividades físicas.

Page 14: Obesidade 2014

Tratamento de Obesidade

Essa mudança não só provoca redução de peso e reversão da obesidade, como facilita a manutenção do quadro saudável.

Page 15: Obesidade 2014

Medicamentos

A utilização de medicamentos contribui de forma modesta e temporária no caso da obesidade, e nunca devem ser usados como única forma de tratamento. Boa parte das substâncias usadas atuam no cérebro e podem provocar reações adversas graves, como:

Page 16: Obesidade 2014

Medicamentos

nervosismo, insônia, aumento da pressão sanguínea, batimentos cardíacos acelerados, boca seca e intestino preso. Um dos riscos mais preocupantes dos remédios para obesidade é o de se tornar dependente.

Page 17: Obesidade 2014

Medicamentos

Por isso, o tratamento medicamentoso da obesidade deve ser acompanhado com rigor e restrito a alguns tipos de pacientes.

Page 18: Obesidade 2014

Cirurgia bariátrica

“Um dos vários tipos de cirurgia para perda de peso realizadas em pessoas que estão perigosamente acima do peso, para restringir ou reduzir o consumo de comida ou absorção”.

Por:

Harvard Medical School

Page 19: Obesidade 2014

Cirurgia bariátrica

Pessoas com obesidade mórbida e comorbidades, como diabetes e hipertensão, podem optar por fazer a cirurgia de redução de estômago para controlar o peso e sair da obesidade. Existem quatro técnicas diferentes de cirurgia bariátrica para obesidade reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM): Banda Gástrica Ajustável, Gastrectomia Vertical, Bypass Gástrico e Derivação Bileopancreática. A escolha da cirurgia dependerá do quadro do paciente, do grau de obesidade e das doenças relacionadas.

Page 20: Obesidade 2014

Complicações possíveis

Pessoas com obesidade têm maior probabilidade de desenvolver doenças como pressão alta, diabetes, problemas nas articulações, dificuldades respiratórias, gota, pedras na vesícula e até algumas formas de câncer.

Page 21: Obesidade 2014

Cuidados Não deposite as esperanças do tratamento da obesidade

apenas no medicamento ou cirurgia, pois o resultado depende principalmente das mudanças nos hábitos de vida (dieta e atividade física)

Com o tempo o medicamento para obesidade pode passar a perder o efeito. Se isso ocorrer, consulte seu médico e nunca aumente a dose por conta própria

Existem muitas propagandas irregulares de medicamentos para emagrecer nos meios de comunicação, por isso não acredite em promessas de emagrecimento rápido e fácil

Page 22: Obesidade 2014

Cuidados

Não compre medicamentos para obesidade pela internet ou em academias de ginástica, pois muitos não são autorizados pelo Ministério da Saúde e podem fazer mal a quem utiliza

Clínicas e consultórios não podem vender medicamentos para obesidade. O paciente tem a liberdade de escolher a farmácia de sua confiança para comprar ou manipular o medicamento prescrito

Fórmulas de emagrecimento com várias substâncias misturadas são proibidas pelo Ministério da Saúde e já provocaram mortes

Page 23: Obesidade 2014

Lembre-se sempre

Não existe mágica! Para manter o peso dentro dos valores desejáveis e controlar a obesidade, a melhor opção é ter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas regularmente.

Page 24: Obesidade 2014

Anexo

Page 25: Obesidade 2014

Anexo

Page 26: Obesidade 2014

Anexo

Page 27: Obesidade 2014

Anexo

Page 28: Obesidade 2014

Referencias

http://www.minhavida.com.br/temas/cirurgia-bari%C3%A1trica

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/obesidade#topBoxConsulteme

Page 29: Obesidade 2014

FIM