Top Banner
Problemas Sociais O Racismo Escola Básica dos 2º e 3º ciclos do Estreito de Câmara de Lobos Trabalho elaborado por : Adriana nº1 Pedro nº19 Rubina nº20 Sidónia nº22
16

O Racismo

Oct 28, 2014

Download

Education

marleneves

 
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: O Racismo

Problemas Sociais

O Racismo

Escola Básica dos 2º e 3º ciclos do Estreito de Câmara de Lobos

Trabalho elaborado por :Adriana nº1Pedro nº19

Rubina nº20 Sidónia nº22

Page 2: O Racismo

O que vamos abordar…

1. O racismo;2. Consequências do racismo; 3. O que leva ao Racismo;4. Carta dos Direitos;5. Racismo no Emprego;6. Racismo na Escola;7. Como acabar com o Racismo;8. Heróis que mudaram os pensamentos do Racismo;9. Frases Celebres.

Page 3: O Racismo

Introdução• Este trabalho está a ser realizado no âmbito da disciplina de Área de

Projecto.• Este trabalho tem como objectivo de explicar o que é o racismo e como

combate-lo, este problema social pode ter graves consequências e o que levam a fazê-lo.

• Iremos mostrar que existe o racismo no emprego e na escola.• Vamos apresentar duas pessoa muito importantes que lutaram contra o

racismo.

Page 4: O Racismo

Racismo• O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que

se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras.

• Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de carácter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros.

• O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial.

Page 5: O Racismo

Consequências do Racismo• As consequências do racismo

podem levar à exclusão das pessoas mais desfavorecidas obrigando-as a fazerem coisas desumanas são submetidas a escravidão humilhando-as diante das outras pessoas causando perturbações mentais que por vezes levam as pessoas a cometer suicídio, derivado ao impacto dessas mesmas consequências.

 

Page 6: O Racismo

O que leva ao Racismo

• A cor da pele; • O tipo de cabelo;• O tamanho dos lábios;• Diferentes culturas;• Diferentes religiões;• Diferentes costumes.

Normalmente o racismo é o pensamento de

superioridade perante todas as outras Raças!

Page 7: O Racismo

Carta dos direitos do racismo

• Declaração dos Direitos do Homem, elaborada no século XVIII, consagra a ideia da igualdade de todos os seres Humano, independentemente da sua raça, religião, nacionalidade, idade ou sexo.

• Embora teoricamente todos os Homens fossem considerados iguais, desta igualdade foram excluídos os negros, os índios e todas  as "raças" consideradas "selvagens", "incivilizadas", "primitivas", etc.

• "A discriminação entre seres Humanos com base em raça, cor ou origem étnica é uma ofensa à dignidade humana  e será condenada como uma negação dos princípios da Carta das Nações Unidas, com uma violação dos Direitos Humanos e liberdades fundamentais proclamadas na Declaração Universal dos Direitos Humanos, como um obstáculo para relações amigáveis e pacíficas entre as Nações, e como um fato capaz de perturbar a paz e a segurança entre os povos."

Page 8: O Racismo

Racismo no emprego• Seus resultados apontam que entre os trabalhadores negros está a maior

proporção de ocupados em funções não-qualificadas. Quanto ao acesso às funções de direção e planejamento, que caracterizam as melhores remunerações e condições de trabalho e mais alto índice de escolaridade, os trabalhadores negros encontram-se em baixas proporções.

• São duas as principais questões relacionadas à discriminação no trabalho: a discriminação no acesso ao trabalho o que faz com que os negros ocupem prioritariamente as funções mais desqualificadas e insalubres e a discriminação no acesso a “promoção” o que dificulta aos negros e negras o acesso a cargos de direção e melhores salários. Por outro lado são poucos ou quase inexistentes os dados referente à discriminação cotidiana no local de trabalho. Pouco se verifica a utilização das diferenças sociais de natureza étnico-racial na caracterização de formas de subordinação no trabalho, como as fartamente utilizadas variáveis de gênero, geração ou experiência migratória.

 

Page 9: O Racismo

Racismo na escola• As crianças não possuem sentimentos de racismo e preconceitos, elas

vêem os outros como iguais, mas com o tempo elas aprendem com os adultos que existem pessoas superiores a outras, o que não é muito verdade, mas infelizmente elas aprendem isso e a solução para parar esse racismo irracional é que os pais e professores ensinem aos seus filhos e alunos que todas as pessoas são iguais diante de Deus e da lei do nosso país, que ninguém é melhor nem pior que o outro, que todos tem o direito de serem iguais.

Page 10: O Racismo

Como acabar com o Racismo?• Para o futuro não houver racismo devemos ensinar as crianças que todos

temos os mesmos direitos e deveres, não há superioridade nem inferioridade entre as pessoas “todos nós somos iguais”.

• Para os adultos, eles devem ter respeito mútuo pelos outros que não sejam da sua raça ou religião no emprego e em qualquer lugar.

Page 11: O Racismo

15 Janeiro 1929

Martin Luther King Jr. era activista político norte-americano que morreu no ano de 1968. Membro da Igreja Batista, tornou-se um dos mais importantes líderes do activismo pelos direitos civis (para negros e mulheres, principalmente) nos Estados Unidos e no mundo, através de uma campanha de não-violência e de amor para com o próximo. Tornou-se na pessoa mais jovem a receber o Prémio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de ser assassinado em Memphis por um branco que foi condenado a 99 anos de prisão. O seu discurso mais famoso em Washington é lembrado como "I have a dream" ("Eu tenho um sonho").

Martin Luther King (1929-1968)

Heróis que mudaram os pensamentos dos racistas

Page 12: O Racismo

Nascido em Qunu, 18 de Julho de 1918, Nelson Mandela é advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento antiapartheid, Nelson Mandela é sim um guerreiro em luta pela liberdade, bem ao contrário do que considerava o governo sul-africano, o qual temia suas actuações por o classificar como um terrorista. Como jovem estudante de Direito, Mandela se envolveu na oposição ao regime do apartheid, o qual negava aos negros (maioria da população) direitos políticos, sociais e económicos. Uniu-se ao Congresso Nacional Africano (conhecido no Brasil pela sigla portuguesa, CNA, e em Portugal pela sigla inglesa, ANC) em 1942, e dois anos depois fundou com Walter Sisulu e Oliver Tambo (entre outros) uma organização mais dinâmica, a Liga Jovem do ANC/CNA. Em 1993, com de Klerk, recebeu o Prémio Nobel da Paz, pelos esforços desenvolvidos no sentido de acabar com a segregação racial.

Nelson Mandela 1918

Page 13: O Racismo

Frases celebres “Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.” Bob

Marley

“O racismo é a prova o quanto ainda somos primitivos.” César Jihad

“A razão pela qual intolerância, racismo e a homofobia existem é o medo. As pessoas têm medo de seus próprios sentimentos, medo do desconhecido.” Madonna

“Talvez o racismo aconteça, não só pela cor da pele, mas pela nossa cultura que vem crivada na selva de pedra.” André Tavares

“Racismo é sinal de ignorância. Para conhecer a cultura de um outro país é preciso estar desarmado de preconceitos raciais.” Stevie Wonder

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.” Nelson Mandela

“Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele.” Martin Luther King

Page 14: O Racismo
Page 15: O Racismo

Conclusão• Neste trabalho analisamos que o racismo é o que os indivíduos pensam acerca

daqueles que são de culturas diferentes ou de outra cor.• O racismo tem como consequência como a exclusão ou obrigando-as fazendo

coisas desumanas acabando por humilhando-as a frente das pessoas que por vezes causam perturbações mentais acabando por cometerem suicídio.

• Por vezes o racismo e causado pela diferença da pele, os traços do rosto, outra cultura ou religião e os costumes, mas principalmente é o pensamento de superioridade perante outra raça.

Page 16: O Racismo

Webliografia

• http://pt.wikipedia.org/wiki/Racismo 30-05-2011 10:00h• http://pequenosfilosofos10.blogspot.com/2010/01/racismo-xenofobia-e-chauvinismo.html 6-6-2011 9:02h• http://www.minerva.uevora.pt/publicar/racismo/racista_eu.htm 6-6-2011 9:10h • http://pt.wikipedia.org/wiki/Martin_Luther_King_Jr. 6-6-2011 9:13h• http://pt.wikipedia.org/wiki/Nelson_Mandela 6-6-2011 9:13h• http://pensador.uol.com.br/frases_contra_o_racismo/ 6-6-2011 9:13h• http://www.ronaud.com/frases-pensamentos-citacoes-sobre/racismo 6-6-2011 9:15h• http://pt.wikipedia.org/wiki/Direitos_humanos 6-6-2011 9:15h• http://claudia.abril.com.br/materias/3955/?pagina1&sh=31&cnl=31 6-6-2011 9:18h