Top Banner
LITERATURA NEGRA: INFANTO- JUVENIL
16

Literatura negra infanto juvenil

Jul 07, 2015

Download

Education

Juciara Brito

slide produzido para a apresentação do seminário da matéria RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, da Faculdade de ciências Educacionais, como avaliação parcial. orientador professor Cristiano Almeida. dezembro 2013
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Literatura negra infanto juvenil

LITERATURA NEGRA:

INFANTO-JUVENIL

Page 2: Literatura negra infanto juvenil

INICIANDO A CONVERSA

• A literatura afro-brasileira é tema de importânciarelevante a ser discutido e que está cada vez maisganhando espaço no campo literário brasileiro. O estudorelacionado a esse assunto tem repercutido e tornadoevidente por parte de vários autores afro-brasileiros dasmais diversas áreas de estudos e pesquisas. Essa arteliterária é constituída de uma fonte riquíssima de saber econhecimento que abrange tanto a história e cultura afro-brasileira como também africana. Esses conhecimentosforam trazidos pelos escravos africanos no período colonialbrasileiro, e consequentemente, incorporado pelos afro-brasileiros.

Page 3: Literatura negra infanto juvenil

A PASSOS LENTOS• A arte literária afro-brasileira ainda é pouco divulgada

entre o povo brasileiro, mesmo a partir dosurgimento de várias políticas públicas afirmativastentarem tornar obrigatória sua inserção nosconteúdos escolares das instituições de ensino. Aindaassim, mesmo após alguns anos da lei 10.639/03 terpassado a vigorar, a discussão com base na questãoque envolve a afro descendência continua quase nomesmo patamar na realidade das escolas públicas,pois estes estabelecimentos, e até mesmo oseducadores colocam obstáculos na execução daspolíticas públicas afirmativas.

Page 4: Literatura negra infanto juvenil

O PAPEL DA ESCOLACriar condições para odesenvolvimento de atitudes derespeito à diversidade é uma dasresponsabilidades das escolasdurante toda a Educação Básica.Para que as crianças aprendam avalorizar o diferente, é preciso,desde cedo, trabalhar a questãorotineiramente e não apenas emdatas comemorativas.

Page 5: Literatura negra infanto juvenil

SOB O OLHAR DO EDUCADOR

• Para que haja uma mudança de atitudereferente a esse problema os educadoresprecisam enxergar o ambiente escolar comoum espaço de representação e aprendizagemmulticultural que visa, principalmente,desenvolver e construir relações sociaispositivas para a formação de uma sociedademais justa e igualitária em termos de direitose cidadania.

Page 6: Literatura negra infanto juvenil

• A educação escolar deve ajudarprofessor e alunos acompreenderem que a diferençaentre pessoas, povos e nações ésaudável e enriquecedora; que épreciso valorizá-la para garantira democracia que, entre outros,significa respeito pelas pessoas enações tais como são, com suascaracterísticas próprias eindividualizadoras; que buscarsoluções e fazê-las vigorar é umaquestão de direitos humanos ecidadania. (LOPES, 2005, p.189)

Page 7: Literatura negra infanto juvenil

• Nessa perspectiva, aliteratura afro-brasileirarepresenta umimportante papel naconstrução da identidadeétnica brasileira. A partirdessa reconstrução onegro tenta resgatar omáximo de sua dignidadeétnica e racial negadapelo meio social.

Page 8: Literatura negra infanto juvenil

Ao longo do século 20, asrepresentações dos negros noslivros infanto-juvenisbrasileiros foram muitolimitadas, refletindo e, àsvezes, denunciando ascondições dessas pessoas nasociedade. "Na literatura, ospapéis reservados aos negroseram de personagensescravizados, folclóricos ousubmetidos a situações deexploração e miséria, como asempregadas domésticas e osmeninos de rua".

Page 9: Literatura negra infanto juvenil

• Se, por um lado, essas figurasretratam parte da tristerealidade social do país, poroutro, a ausência de negros nopapel de heróis, princesas,fadas, vilões e outros tantosarquétipos literários dificulta avalorização da diversidade. "Parauma criança negra, é importanteter referências positivas daautoimagem. E para todasas crianças, isso também épositivo, pois possibilita aconstrução de uma imagemmais plural da sociedade“.

Page 10: Literatura negra infanto juvenil

APENAS UMA CONQUISTA...• No final da década de 80 os livros

infanto-juvenis, publicados no Brasil,

passaram a valorizar a personagem

negra feminina, reforçando seu direito à

existência e à individualidade. Nessas

obras, também, as crianças negras de

diferentes classes e contextos, e não

exclusivamente as crianças brancas,

passaram a ter um papel de

protagonistas sociais. Eis uma conquista

na qual o movimento negro brasileiro

(incluindo o movimento de mulheres

negras), teve papel preponderante.

Page 11: Literatura negra infanto juvenil

Uma das possibilidades de ter o respeito às diferentesetnias presente no cotidiano das crianças é incluir naatividade permanente de leitura histórias vividas porrepresentantes dos variados grupos étnicosdesempenhando os mais diversos papéis.

Page 12: Literatura negra infanto juvenil

Vale um alerta. Não basta ler históriaspoliticamente corretas e terrivelmente chatas.Os livros têm que ter qualidade literária e trazerilustrações bem feitas, afinal, "eles servem comoespelhos para a construção da identidade,principalmente a das crianças“.

Page 13: Literatura negra infanto juvenil

Encontrar um livro com

essas características na

década de 1990 era

difícil. Porém, a partir de

2003, com a lei 10.639

(que inclui o ensino de

história e cultura

africanas e afro-

brasileiras nas escolas),

dezenas de obras

interessantes com

personagens negros

passaram a ser

produzidas.

Page 14: Literatura negra infanto juvenil

FINALIZANDO A CONVERSA• Mesmo que a política social não exerça seu papel

como deveria, cabe a todos os cidadãosbrasileiros fazer valer sua cidadania, quanto aessa questão tão conflitante para a maioria dapopulação.

• “No entanto, cremos que a educação é capaz deoferecer tanto aos jovens como aos adultos apossibilidade de questionar e desconstruir osmitos de superioridade e inferioridade entregrupos humanos que foram introjetado nelespela cultura racista na qual foram socializados.”(MUNANGA, 2005, p. 17)

Page 15: Literatura negra infanto juvenil

• Enfim, para tornar efetivo oensino da literatura afro-brasileira, tendo como base arelação étnica e racial em salade aula, o educador precisa terconhecimento das questões queenvolvem o referido assunto,colocando a discussão para osalunos de forma positiva enuma perspectiva inovadorapara que a partir desse pontoeles reflitam e criem suaspróprias conclusões.

Page 16: Literatura negra infanto juvenil

• Relações Étnicos Raciais;

• Orientador-Cristiano Almeida;

• Componentes:

• Ana Maria Cruz;

• Juciara Brito;

• Paula Rauédys.