Top Banner
Editoria: Alunos da UFPA- PARFOR Alfredo Fernandes, Keity Botelho, keila Lobato e Maria Iracy trindade. Castanhal- 2012. Coordenação e supervisão Geral: Wilza Moraes 1 JORNAL UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ- UFPA PEDAGOGOS EM AÇÃO: MEIO AMBIENTE, UM OLHAR PEDAGÓGICO AO RIO APEÚ.
8

Jornal universitário (salvo automaticamente)

Jul 14, 2015

Download

Documents

Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Jornal universitário (salvo automaticamente)

Editoria: Alunos da UFPA- PARFORAlfredo Fernandes, Keity Botelho, keila Lobato eMaria Iracy trindade. Castanhal- 2012.Coordenação e supervisão Geral: Wilza Moraes

1

JORNAL UNIVERSITÁRIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ- UFPA

PEDAGOGOS EM AÇÃO: MEIO AMBIENTE, UM OLHAR PEDAGÓGICO AO RIO APEÚ.

Page 2: Jornal universitário (salvo automaticamente)

Breve histórico da vila Apeú O surgimento da vila Rio Apeú antes e depoisA valorização do meio ambiente A questão do lixo no rio Apeú Entrevista com morador local Origem do nome APEÚ ao rio Suposta origens Entretenimento Equipe responsável

Histórico da VILA APEÚ

A vila Apeú surgiu a partir da construção da Estrada de ferro

de Belém- Bragança, onde em 1885 os trilhos chegaram e povoaram o lugar. Hoje é considerada uma vila distrital da cidade de castanhal. Tem como atração turística o Rio Apeu por sua beleza e mistério históricos, o Carnapeú também faz parte da cultura local, é um evento carnavalesco que atrai milhares de pessoas todo ano de vários lugares, outra atração da vila é o círio de Nossa senhora de Nazaré que acontece no terceiro domingo de outubro, é considerado por muitos como a segunda romaria de estado do Pará.

RIO APEÚ: antes e depois

ANTES

2

No dia 11 de Janeiro de 2012 uma equipe de alunos da UFPA, curso de Pedagogia- PARFOR foram a campo para verificar a questão do meio ambiente na Vila Apeú, especialmente ao Rio Apeú. Uma aula passeio que proporcionou conhecimentos, informações e lazer à turma. A professora que orientou esse trabalho foi à professora Wilza na disciplina FTM do Ens. de

No dia 11 de Janeiro de 2012 uma equipe de alunos da UFPA, curso de Pedagogia- PARFOR foram a campo para verificar a questão do meio ambiente na Vila Apeú, especialmente ao Rio Apeú. Uma aula passeio que proporcionou conhecimentos, informações e lazer à turma. A professora que orientou esse trabalho foi à professora Wilza na disciplina FTM do Ens. de

No dia 11 de Janeiro de 2012 uma

equipe de alunos da UFPA, curso

de Pedagogia- PARFOR foram a

campo para verificar a questão do

meio ambiente na Vila Apeú,

especialmente ao Rio Apeú. Uma

aula passeio que proporcionou

conhecimentos, informações e

lazer à turma. A professora que

orientou esse trabalho foi à

professora Wilza na disciplina

FTM do Ens. Geografia.

Page 3: Jornal universitário (salvo automaticamente)

Segundo o morador local o Sr. José Felipe Santiago mais conhecido como Zezinho nos informou que antes o rio Apeú era grande e suas águas abundantes, as pessoas andavam da canoa.

Hoje o rio se encontra seco e isso vem se agravando nos últimos anos.

Seu Felipe (morador da vila) justifica esse fato pelo desmatamento desordenado e a construção de represas por fazendeiros locais.

Entrevista com a funcionária da subprefeitura da vila Apeú

Acadêmico ( Alfredo ): A prefeitura faz campanha da preservação do rio Apeú?

Ãndrea ( Agente administrativo ): não

Acadêmica ( Iracy ): E quem se responsabiliza pela preservação do rio?

Ândrea: A escola ao lado tem um grupo chamado GEA, esse grupo faz esse trabalho de sensibilização de como preservar o meio ambiente.

Acadêmica ( Keyte ): E qual o papel da prefeitura nesses eventos?

Andrea: de suporte, de parceria, colabora com carros, com a coleta diária do lixo, pinturas das barracas, entres outras ajudas.

Acadêmica Keila: como você vê a situação do rio Apeú? Tem melhorado ou não?

Andrea: tem melhorado sim, a coleta de lixo é constantemente, o grupo GEA tem feitos vários projetos de sensibilização e preservação do rio Apeú. Os alunos fazem projetos de reflorestamento as margens do rio.

Alfredo: Existem outros problemas no balneário? Como a poluição sonora, visual ou brigas entre banhistas?

Andrea: Brigas são inevitáveis, quando isso acontece, a policia é acionada e logo os problemas entre vândalos são minimizados.

Iracy: Bom, nós agradecemos a colaboração, desejando a vocês um Rio Apeú cheio de oportunidades aos moradores da Vila Apeú.

Questão Ambiental e o rio Apeú

3

Page 4: Jornal universitário (salvo automaticamente)

Apesar das campanhas que o grupo GEA e a prefeitura têm

desempenhado ainda há muito que ser feito em relação aos cuidados e preservação do Rio Apeu. Observa-se na foto acima muitos lixo espalhados nas extremidades do rio. As pessoas precisam se sensibilizar para a preservação desse recurso natural, pois é esgotável, e mais tarde as pessoas podem vir sofrer as conseqüências pela perda total desse maravilhoso ponto turístico castanhalense. A foto abaixo é como fica o Rio Apeú no inverno.

ORIGEM DO NOME DO RIO APEÚ

A Sra. Andrea e o Sr. José Felipe ambos funcionários municipais, contaram-nos que muitas pessoas acreditam que o nome Apeú se deve ao fato de que havia um certo homem que viajava de um local para outro vendendo farinha, colocava nas sacas de farinha as iniciais de seu nome que era APEU para identificar que era sua. Porém outras pessoas acreditam que a palavra APEU é uma denominação dada pelos índios, primeiros habitantes da região, que significa “o caminho da águas de ouro”, ou seja, das flores amarelas em abundância pelo rio, expressão essa que os índios usavam para orientar os colonizadores. Percebe-se que não há uma única explicação para a origem do nome, porém o que importa é que o rio Apeú é admirado e agraciado por todos os moradores da Vila Apeú.

ENTRETENIMENTO

4

Page 5: Jornal universitário (salvo automaticamente)

´

Realmente foi um dia especial e muito produtivo, depois de tanto trabalho, todos estavam loucos por um delicioso prato de comida, porém o almoço demorou um pouco, enquanto isso os alunos se reuniram para brincar de acróstico com a palavra RIO APEU. A turma estava dividida em sete grupos para desempenhar várias tarefas no decorrer do trabalho, e cada grupo ficou responsável em desenvolver uma frase em relação ao rio.R espeitar o meio ambiente é

I ndispensável para o

O ntem, permanecer no

A manhã, mantendo e

P resevando o espaço que é

E sempre será

U til para nossa sobrevivência

EXTRA, EXTRA A BRINCADEIRA DO ACRÓSTICO SUGERIDA PELA PROFESSORA WILZA CONTINUA, MAS ENQUANTO ISSO....

Enquanto um grupo trabalha outros se divertem, COMENDO. Pois é teve uma turma que terminou o passeio com uns quilinhos a mais. Isso porque não é tarefa fácil ir ao APEU e não saborear a culinária local. A Riqueza do Apeu É Importante para preservação do espaço GeOgráfico e ambiental do planeta, precisamos de uma educação com Atitudeses que sensibilizem a População apeuense a MantEr o seu lugar em EqUilíbrio contínuo com a natureza

5

Page 6: Jornal universitário (salvo automaticamente)

EQUIPE RESPONSÁVEL PELO JORNAL.

Os acadêmicos acima são responsáveis por esse jornal. São estudantes do curso de Pedagogia pelo programa PARFOR - UFPA. Na foto abaixo ao centro de boné a professora Wilza responsável por esse trabalho de campo.

INFORMATIVOS

No dia 17, 18 e 19 a Universidade Federal do Pará ira promover cursos de informática, os interessados deverão procurar a coordenação geral do núcleo.

A UFPA comunica a todos os acadêmicos que o prazo para enviar os documentos para a carteirinha de meia passagem do intermunicipal foram prorrogadas.

Amigo leitor você que estar a procura de site que nos auxiliem à pratica docente a um bom ensino de Geografia nos anos iniciais do Ens. Fund.segue algumas dicas: revistaescola.abril.com.br/ tvbrasil.org.br/ saltoparaofuturo/ www.revistapatio.com.br/

Na Vila do Apeu acontece um dos fenomenos mais extraordinário da natureza o encontro de dois rios, o Apeú e o rio Capiranga. Observe na foto abaixo a diferença das águas dos dois rios. É ou não é um espetáculo?

6

Page 7: Jornal universitário (salvo automaticamente)

CRÉDITOS ESPECIAIS: A turma de Pedagogia I e à professora Wilza.

A disciplina FTM do Ens. de Geografia ministrada pela professora Wilza proporcionou conhecimentos basilares para a prática docente, e muitos desafios para que nos educadores possamos rever nossas práxis pedagógicas. Os conceitos de NATUREZA são complexos principalmente comparados com os conceitos já internalizados pelos alunos, é preciso que estejamos atento para essas multiplicidades de conceitos e associarmos aos conceitos sistematizados, sempre respeitando a maturidade da criança, seu tempo para a aprendizagem.

Meio ambiente segundo Reigota é:

“O lugar determinado ou percebido, onde os elementos naturais e sociais estão em relação dinâmicas e em interação. Essas relações implicam processos de criação cultural e tecnológica e processos históricos e sociais de transformação do meio natural e construído” (1994, p.14).

PARÓDIA

MUSICA: XOTE ECOLÓGICO

CANTOR: Pedagogos em Ação

Já posso respirar, já posso até cantar, com o Apeu limpo

Já posso até banhar, do jeito que estava não dava pra ficar

Os lixos do rio podem reciclar.

Cadê o lixo daqui? Já se reciclou.

A casca de bombom, já se reciclou.

A lâmpada queimada, já se reciclou.

Até a garrafa pet se aproveitou.

7

Page 8: Jornal universitário (salvo automaticamente)

“O exercício da curiosidade convoca a imaginação, a intuição, as emoções, a capacidade de conjectura de comparar a busca da perfilização do objeto ou do achado de sua razão de ser” (Freire, 2001, p.98)

8