Top Banner
Ano 6 - Setembro 2012 -Distribuição gratuita www.leveleia.com.br (11) 4108-1691 Leve & Leia ® Primavera! renove-se e realce sua beleza Especial de Aniversário Educação, Turismo, Sua Casa e muito mais!
76

Jornal Leve & Leia

Mar 13, 2016

Download

Documents

Edição de Setembro de 2012
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Jornal Leve & Leia

Ano 6 - Setembro 2012 -Distribuição gratuitawww.leve le ia .com.br(11) 4108-1691Leve & Leia®

Primavera! renove-se e realce sua beleza

Especial de Aniversário Educação, Turismo, Sua Casa e muito mais!

Page 2: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

2 Vender é Arte

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Page 3: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

3Vender é Arte

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Page 4: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

4 Cultura

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Índice

Capa: © Mihhailov /dreamstime.com

4

05 ............................. Camargo escreve

06 ....................Aprender outras línguas

08 ...........................Profissões do Futuro

10 .................... Estabilidade Profissional

11 ......................... O Todo se Completa

12 ............ Portas Abertas para o Futuro

16 ..Turismo: Villa Manakás Beach Hotel

18 ........................... Iluminação Natural

19 .............Ambientes fáceis de montar

20 ........................... Primavera de Amor

21 .................Aromatizantes para todos

23 .........................................Horóscopo

24 ......................................Suplementos

25 .................. Alimentação Equilibrada

Anuncie:4108.1691ExpedienteJornal Leve & Leia Ano 6 – Nº 93Setembro 2012

Albert J.H.Huber e Gleiva N.P. [email protected]@leveleia.com.br

Publisher:Gleiva [email protected]

Colaboradores nesta edição:Carlos Camargo, Guilherme Salviano, Carina Bessa, Camila Ribeiro, Marcella Omena, Giuliana Beatriz Sampaioe Melina Cabral.

Diretora Comercial:Gleiva [email protected]

Comercial:Adriano Matos, Bruna Vilela, Sonia Faria, Adriano Marino.

Redação:Carina [email protected]

Logística:Gilberto [email protected]

Assinaturas:11 4108 - [email protected]

Atendimento ao leitor:11 4119-4583

Jornal Leve & Leia é uma publicação da Editora Sunshine.CNPJ: 09.470.795/0001-76Administração, redação e publicidade: Rua Iquiririm, 897a, ButantãCep 05586-001 - São Paulo11 4119-4583/ 4108-1691

Abrangência:Butantã, Osasco, Lapa, Vila SãoFrancisco, Parque dos Príncipes, Morumbi, Alphaville e Granja Viana

Distribuição: veja nowww.leveleia.com.br/distribuição e abrangência

Observação: O Jornal Leve & Leia não se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados, que são de responsabilidades de seus autores e nem pelo conteúdo de anúncios ou espaços publicitários.

Projeto gráfi co e edição de arte:Studio Code [email protected]

*A inclusão do nome de colaboradores neste expediente não implica em vínculo empregatício de qualquer natureza.

30

26 ................... Exercícios e Menopausa

27 ........................ Estimule seu Cérebro

30 ............................Realçe sua Beleza

36 .........................Óculos para o Verão

38 ................. Um verão cheio de Cores

40 ............................A Família é a base

42 ..........Aberta a temporada de frutas

43 ............................................Receitas

47 ..........................................O Quinoa

52 ................................. Onde Você Vê!

74 ...................................... Vida Animal

11

Page 5: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

5Cultura

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Carlos Camargo Escreve

A CARTA

Na volta do sepultamento o marido dirigia enquanto ela, no banco traseiro, segu-rava a mão da mãe. Estava desalentada, o pensamento perdido entre as ações a fazer e o rebuscar fl ashes de momentos do pai em vida, postura formal, quase sempre sério. Ela o descrevia como um juiz de bons modos nas suas três funções, como profi ssional, como marido e como pai e, embora raramente, assumiu como sendo parte responsável por isso ao decidir adiar seu projeto de ser mãe, roubando ao pai o prazer de ser avô que ele acalentava, mas sem fazer qualquer tipo de cobrança a respeito.

Bem, ele agora se fora, a mãe repousava no quarto e ela tinha de seguir a orienta-ção do advogado da família e procurar no escritório do pai qualquer tipo de documen-to, recibo, extratos bancários, que pudessem ser úteis no levantamento da situação da família. Foi assim, ao acaso de abrir gavetas e revirar papeis que surgiu a carta. No en-velope estava o nome da mãe, Lenora, e dentro uma única folha escrita à mão. Ela leu:

“Querida Lenora. Ao fi nal talvez você não aceite mais que a trate assim e terá razão. Não existem desculpas quando se peca contra alguém a quem se ama pois o próprio amor deveria ser defesa sufi ciente para tal mal. Pequei contra o nosso amor, falhei à sua confi ança. Foi uma única vez. E tenho sofrido todos os dias, desde então, a cada olhar dos teus olhos. Não aguento mais a agudeza da minha consciência, por aquele momento de inconsciência. Perdoa-me, minha querida. Aceitarei e respeitarei qualquer decisão sua...”

Ela se sentiu arrasada, queria estar diante do pai para dizer-lhe da sua frustração e vergonha, como ele teve coragem de faltar à confi ança e ao amor da sua mãe, do sofrimento que lhe causou... Aos poucos, começou a perceber que não defendia a mãe, mas a si própria, como única fi lha e mulher, o homem era da mãe, mas o pai era dela. Ao trair a mãe, traia a fi lha que também seria abandonada na preferência dele pela ou-tra. E aquela mulher, adulta, casada, sentiu-se frágil e carente. A menina dentro dela, deixou cair a carta ao chão e correu chorosa ao encontro da mãe. Recostada no ombro da mãe, começou lentamente a falar da carta.

- Eu sei, conheço a carta. Eu a li, sem ele saber. - Você sabia? E não fez nada?- Não, minha fi lha, não fi z nada. Pela mesma razão pela qual ele não me entregou

a carta. Teríamos de tomar uma decisão. Sabendo e não se separando, seria aceitar a repetição do erro. A separação, por sua vez, poderia ser um castigo adequado para ele, mas e eu, inocente como fi caria? Pagaria com a perda do marido amado, passaria o resto da vida sozinha, sem ter feito nada de errado? Não seria injusto? A carta que ele não quis entregar é um retrato do seu pai, justo e honesto ao reconhecer o erro e aceitar a minha decisão sobre o seu castigo. Foi humano ao errar e como humano estava so-frendo, pressionado pela consciência da injustiça contra quem não merecia. Portanto ele já estava sendo castigado e eu não, eu não merecia.

- E ele nunca desconfi ou?- Pelo seu comportamento desde então, não. Agora se nos ouvir lá de cima, talvez

esteja rindo. Minha única duvida em tudo isso é se realmente ele nunca desconfi ou que eu tivesse lido a carta...

©Christian Bridgewater | dreamstime.com

Page 6: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

Vender é Arte

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

CulturaCultura6

A cada dia, a terceira idade tem demonstrado interesse em participar de programas de intercâmbio e isto não é mais uma exclusividade de alunos mais jovens. Alunos com 50 anos ou mais já tem a disposição um programa desenhado e desenvolvido para eles. Escolas voltam seus esforços e conhecimentos para receber estudantes interessados no aprendizado do idioma assim como a possibilidade de conhecer novas pessoas e culturas. Os programas oferecidos possuem a duração de duas semanas em locais especiais como Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Canadá, Austrália e Malta.

Os cursos oferecem um pacote completo de aulas de idioma e atividades exclusivas para pessoas de 50 anos ou mais que querem viajar, conhecer pessoas com a mesma mentalidade e ainda melhorar seus conhecimentos de inglês ou italiano. Uma forma inovadora de viajar e aproveitar ainda mais a vida.

Geralmente, os cursos cobrem as quatro habilidades do conhecimento de inglês ou italiano com conversação, leitura, escrita e compreensão auditiva. O aluno é colocado em salas de aula com poucos estudantes de nacionalidades e culturas diferentes, todos com mais de 50.

Após as aulas os estudantes são convidados a participarem de atividades diversas como passeios, atividades culturais e excursões aos locais de grande interesse na região, como: museus, caminhadas guiadas, shows, entre outros, fazendo com que o aluno tenha também tempo livre para curtir as novas amizades.

A procura cada vez maior destes cursos, pela maior idade, é a prova de que nunca é tarde para aprender, principalmente para aqueles que são jovens de coração e que querem aproveitar o tempo ao máximo, em um programa bem interessante de atividades, além de ter interesse genuíno em aprender novas culturas e assim ampliar ainda mais sua visão do mundo.

Sem contar que as aulas podem ser em cidades vibrantes como Londres, Cambridge, Brighton, Malta, Boston, Nova York, San Francisco, Toronto, Vancouver, Roma e Paris e as acomodações podem ser em casas de famílias selecionadas ou residências estudantis. Alguns estudantes podem até optar por se hospedar em hotéis próximos as escolas. Tudo de bom!

Serviço:Experimento Intercâmbio CulturalExperimento Osasco/Vila São Francisco-São Francisco Center Shopping loja 28Av. Cândido Motta Filho, 731 Tel. 3714 5353 ou visite a Experimento Shopping Morumbi – Shopping Morumbi/Centro Profi ssional – Sala 517 tel. 5181.1848

Motociclistas amigos da Cajec – Casa de Apoio à Criança com Câncer “José Eduardo Cavichio” encontraram-se, no dia 26 de Agosto, na Fundação Pró-Sangue do Hospital das Clínicas por uma causa nobre: doar sangue em prol das crianças assistidas da instituição e, também, para ajudar a aumentar os estoques do Hemocentro que necessita de constantes doações.

“Este gesto solidário faz parte, já há alguns anos, da rotina deste grupo (mais de 200 motociclistas; dentre eles médicos, dentistas, advogados e vários outros profi ssionais liberais), que sempre está disposto a ajudar e colaborar no combate e prevenção ao câncer infanto-juvenil”, enfatiza Maria Luiza Centelles, presidente fundadora da Cajec.

A Cajec – Casa de Apoio à Criança com Câncer “José Eduardo Cavichio” existe há 15 anos e abriga até 40 crianças e adolescentes com câncer (e seus acompanhantes) de todo o Brasil e da América Latina. Você também pode dar continuidade a esta linda

campanha, doando sangue para as crianças assistidas pela Instituição ou participando de eventos que tem como objetivo angariar fundos para a Casa.

No mês de Setembro, a CAJEC estará rifando um Nissan March 04 portas, além de muitos outros prêmios que podem restituir a saúde das crianças e voltar a fazê-las sorrir. Faça parte desta ação você também!

Informe-se sobre a rifa ou doações de sangue no site da Cajec:www.cajec.org.br

Se preferir, faça uma visita a Casa que fi ca na Rua Preciosa, 86 – Parque Monte Alegre – Taboão da Serra – SP. Telefones para informações e doações: 4788-4191 / 4788-4190.

Participe, colabore. Sua ajuda é indispensável para que o trabalho da Cajec continue!

Estudar um novo idioma ou mesmo aperfeiçoar um idioma não é mais exclusividade dos estudantes mais jovens.

Sempre podemos aprender outras línguasDa redação

Motociclistas solidários doam sangue em prol das crianças da CAJEC

Page 7: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Cultura 7

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Anúncio - Pag.Meio Leve e Leia - Setembro.pdf 1 24/08/12 10:52

Page 8: Jornal Leve & Leia

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.brwww.leveleia.com.brJornal Leve & Leia®

8 Cultura

Profi ssões do futuro: Secretária ExecutivaFormação Você precisa entender matérias como Economia, Gestão de Relacionamento, Gestão do

Tempo, Informática, conhecimento de outros idiomas e da norma culta, que são fundamen-tais para o profi ssional de Secretariado exercer com qualidade suas tarefas.

Atribuições e responsabilidadesO profi ssional pode facilitar - e muito - os processos administrativos do executivo

quando administra a rotina do ambiente de trabalho, e fazer com que o executivo foque no principal negócio da empresa. Hoje tal profi ssão está tão comprometida com a empresa e com o executivo, que consegue antecipar os imprevistos para resolver os assuntos de forma muito mais ampla, com mais responsabilidade e com muito mais consciência da importân-cia do negócio da empresa para o mercado, para com seus clientes.

Características comportamentaisCriatividade, responsabilidade e agilidade. Adaptar-se a mudanças de fusos horários,

Trabalho em equipe e liderança, equilíbrio emocional, cortesia, iniciativa, desprendimento, aptidão para vistoria. Comunicação, dinamismo, concentração, resolução de problemas práticos, interesse pela pesquisa, habilidades com matemática e ciências. Flexibilidade, capacidade de trabalhar sob pressão e adquirir novos conhecimentos.

Início de carreiraPara começar bem, primeiro é preciso estar bem formado, ter buscado na formação a

melhor capacitação e comprometimento, e depois ter uma identifi cação com o que faz. É uma profi ssão próspera, que oferece salários competitivos. O profi ssional cuida do sigilo da empresa e do executivo, então é preciso gostar muito do que faz. O salário inicial é de R$ 860 (nível técnico) e R$ 1,2 mil (nível superior). O rendimento do profi ssional sênior pode chegar a R$ 12 mil por mês.

SETEMBRO Por Eri Paiva

É só encanto e beleza,É a estação do amor!

Sorriso da mãe naturezaEm cada botão de fl or!

Tempo de festa e coresAnimando corações,

Amantes e seus amoresExtravasando emoções!

Nesse tempo de alegria,Momento de primavera,Estar em tua companhia,Meu bem, como quisera!

Imitar as borboletas,Nas fl ores a namorar;

Como os lindos colibris,Beijar tua boca, beijar!

Pétalas de todas as cores

No banho prá nos refrescar...E essência de mel de fl oresPrá nossa alma perfumar...

Tudo isto e muito mais

Tem setembro prá nos dar! ©Em

de

| dre

amst

ime.

com

Informe-se SEM moderaçãoMesmo no Século XXI, quando o assunto é álcool e drogas, por mais que as mídias informem, este assunto precisa ser mais e mais debatido e divulgado com muita seriedade. Até porque, prevenir é melhor que remediar. Porém, nem sempre a prevenção é sufi ciente, pois em caso de dependência química o tratamento é a única opção, por que é incurável.O uso abusivo de álcool e drogas traz prejuízos psíquicos e físicos, gerando impulsividade e violência, condições que afetamnão somente o indivíduo, mas também a família e a sociedade.A dependência química é um fenômeno cada vez mais presente nas ruas, nas escolas, nas casas, no trabalho. Por isso é preciso discutir abertamente o uso e o abuso das drogas (licitas e ilícitas) em uma sociedade que promove este uso, mas não sabe bem como controlá-lo.A informação é a base para prevenção de todo o tipo detranstorno psiquiátrico e comportamental. Somente através do conhecimento sobre o tema é que podemos desconstruirpreconceitos e dar recursos para a promoção da saúde. A Ekipsi é composta por psicólogas de diversas especialidades Teóricas que, além de prestarem atendimento individual, familiae grupo, também realizam cursos, palestras, workshops e encontros proporcionando um espaço de discussão.

Serviço: Ekipsi - Trocando Ideias, multiplicando saberes

Atendimento: Osasco, Vila Campesina, Jardim Agú,

Pompéia e Parque Continental.

Facebook - Ekipsi - Blog: www.ekipsi.com - [email protected]

(11) 9 9150.4252

Page 9: Jornal Leve & Leia

Vender é Arte

Jornal Leve & Leia®

www.leveleia.com.br

9

Paphiopedilum

© R

awlik

| D

ream

stim

e.co

m

Page 10: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

10 Cultura

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Emprego na carreira pública, mais que um emprego estável e definitivo é um projeto de vida a médio e longo prazo que atrai os candidatos com escolaridade de nível médio e superior.

A oportunidade de se trabalhar em órgãos públicos beneficia jovens e todos aqueles que já estão há mais tempo no mercado de trabalho, mas que almejam estabilidade na carreira profissional.

Os recém formados têm a oportunidade de iniciar a carreira com um salário bem acima do que é pago pelas empresas privadas, por exemplo. Mas, no caso dos mais maduros, a estabilidade financeira e a segurança de uma aposentadoria complementar fazem a diferença.

Segundo especialista José Luis Romero, Diretor de RH da Central de Concursos, não há como ser aprovado sem o nível de estudo adequado. “As provas não são fáceis, mas há diversos recursos para aprender. Cursos preparatórios, apostilas e internet são ótimas ferramentas, mas é preciso estudar com antecedência, planejamento e comprometimento, pois o prazo entre a publicação do edital e a data da prova é muito curto para se dedicar apenas neste período.” Explica.

Os cargos para candidatos com Ensino Médio têm salário inicial de R$2.500,00 e os mais concorridos são para Receita Federal, Tribunais de Justiça, setor bancárias e carreiras policiais.

Para cargos com Ensino Superior, há salários mais atraentes, alguns entre R$ 8.000,00 e R$ 14.000,00.

As áreas mais disputadas são na área fiscal e tributária, devido ao maior número de vagas, além de cargos na Polícia Federal (com aumento de vagas devido a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos no Brasil). Para bacharéis em Direito há concursos para Juiz, Promotor e Procurador Público.

Saber como se preparar é um dos grandes segredos para ser aprovado. Os cursos preparatórios estão repletos de estudantes que mudam a rotina em busca do crescimento profissional.

A Central de Concursos dá algumas dicas para o candidato se preparar:

Comece a estudar pelo menos 6 meses antes do concurso; Estude 1 hora, e dê um intervalo de 5 a 10 minutos; Após o segundo intervalo, mude a matéria.

O que tem de se repetir é a rotina de estudos e tudo deve ser muito bem planejado.E para orientá-lo nessa grande conquista, com o propósito de ajudar os candidatos e

esclarecer dúvidas referentes a concursos públicos, a Central de Concursos possui uma unidade com fácil localização, excelente consultoria de atendimento e esclarecimentos de segunda à sexta, no horário das 8h às 21h e aos sábados das 8h às 14h, oferecendo também palestras informativas gratuitas, ministradas por profissionais do governo, cursos preparatórios direcionados com aulas 100% presenciais e a livraria do concurso com apostilas autoexplicativas e livros para sua aprovação, localizada na Avenida dos Autonomistas, 896, 1º andar, Osasco – Fone: 2284-8800.

Saiba mais no site: www.centraldeconcursos.com.br . E assista até 2 aulas grátis e sem compromisso.

Estabilidade Profissional é um Projeto de Vida

Page 11: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

11Cultura

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Por Carlos Camargo

Eles foram chegando ao espaçar de pouco tempo porque não se pas-saram muitos, apenas seis anos até agora, mas a porta continua aberta ao passar de novos tempos e a novos chegados aos passos

daqueles. Tinha o tímido, tipo analista no pensar mais antes de se comprometer já no bom-dia; outro com o olhar mais aceso tentando iluminar o futuro que advirá; depois mais um, sentado lá dentro mesmo antes de entrar, antecipando a garantia do lugar, mas sem conseguir ser o primeiro; ela havia se antecipado no tempo e ganhado cadeira com o seu nome, com a segurança que os jovens costumam usar para enfrentar a inexperiência. Mais outros, nenhum igual:

- Tipologias diferentes de fontes variadas. – diz Albert.- Cada qual adequada à mensagem a ser escrita, ou a variedade para aten-

der diferentes necessidades. - complementa Gleiva. Eles foram chegando, cada um a seu tempo e no tempo certo do lugar,

como a jovem senhora de ar professoral e olhares rebrilhando nas teclas do computador, sem deixar que as letras atrasem o fecho da matéria. Portadores de novas energias e novos pensares, fazendo circular a infl uência da comunhão entre as partes. Às vezes, ao crescer das tarefas, parecem que são poucos, mas no dia seguinte de cada tarefa completada o todo se mostra sufi ciente pela capacidade e pelo comprometimento provados.

De cada parte,

o todo se completa

Do Individual ao Coletivo

Eles foram chegando sem tempo defi nido que a própria vida não conta seu tempo, apenas nos concede o experimentar cada dia, o se ambientar, conviver, se adaptar, respirar e sentir, pois são as sensações que nos indicam a decisão. Quando nos sentimos bem, desafi ados e estimulados, fi camos para os dias seguintes. Alguns fi caram, outros experimentaram e partiram, novos chegaram. Foram seis anos. Em cada um deles vivenciando dias de esperanças, mas também dias de frustrações, estabelecendo metas pela crença no produto e na própria capacidade, a verdade de cada profi ssional no de-sempenho da sua atividade, sua disposição em mudar o lá fora, transmitir ao mercado a sua confi ança para provocar a reação contra a desconfi ança, contra a inércia, contra o conformismo. Porque ele esta vivo. Precisa corresponder a essa verdade: estar vivo é viver, é fazer.

Quem são eles? A nossa equipe, os profi ssionais que sustentam e dão vida a Editora Sunshine e às suas publicações “Leve & Leia”. A parte mais visível esta iden-tifi cada no expediente deste Jornal Leve & Leia, como representantes de muitos outros, daqueles que em cada período de tempo, pequeno ou grande, contribuíram para viabili-zar o período seguinte. Não houvesse o primeiro dia, não alcançaríamos o primeiro mês, nem o primeiro ano. E estamos comemorando o sexto ano de atividades. É preciso re-conhecer e homenagear, o que agora fazemos, os nossos parceiros leitores e anunciantes que formam o universo ampliado da nossa equipe.

Do Micro ao Macro

Porque em cada endereço da nossa cidade existem pessoas com vontades e carências, e principalmente com sonhos e esperanças, do acordar cada manhã com dispo-sição para recomeçar a viver. Cada novo amanhecer, em cada endereço deste país, portas e janelas são abertas à entrada da energia da vida e o sair de pessoas. Altivas, de cabeças erguidas, corpos eretos e brilhos nos olhos, prontas para fazer bons negócios, melhoran-do suas vidas e as nossas, signifi cando atender suas necessidades como ser humano: de satisfação racional e emocional. O nosso endereço é um retrato do lá fora, do micro ao macro do mercado brasileiro, também retrato do mundo comercial e do seu espectro so-cial, do qual fazemos parte. Cada vendedor é um comprador e nós próprios formulamos o grau de importância das nossas necessidades e desejos, não esquecendo que somos todos interdependentes e para comprar o que queremos precisamos, antes, vender nossos serviços auferindo valor sufi ciente para pagar pelo desejado, seja ele qual for. Foi o que fi zemos ao iniciar das nossas atividades, nos dias, meses e anos seguintes; o que estamos fazendo hoje e o faremos nos amanhãs, juntos, nossa equipe e nossos parceiros, porque estamos vivos e conscientes dos deveres deste viver.

Equipe Leve & Leia 2012de baixo para cima:

Gleiva Vilela, Sonia Faria, Carina Bessa, Bruna Vilela,

Albert Huber, Adriano Matos, Gilberto Mattos e Adriano Marino.

Page 12: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

12 Cultura

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

A escola é um território que acolhe a diversidade, de saberes, crenças, opiniões, projetos, um lu-gar especial onde crianças e jovens se sentem à

vontade para experimentar, conhecer e conviver. É nes-se território em que se dão encontros e relações, que se questionam valores e também onde se inicia a constru-ção de um projeto de vida.

Com base nesses pressupostos, o Colégio nasceu e vem percorrendo um caminho de sucesso e qualidade profissional.

Já com 47 anos de atuação, o Sistema COC de En-sino unifica vanguarda e consolidação por meio da me-todologia cognitivista, sendo sinônimo de sucesso no setor educacional brasileiro.

Na região Oeste da Capital, mais especificamente na Vila Yara desde o ano 2000, o Colégio COC Sapiens tornou-se referência de escola na formação de cidadãos

Educação com as portas abertas para o Futuro!

dividuais e familiares, buscando sempre possibilidades frente às diversidades e adversidades.

Para a Diretora, essa visão justifica a escolha do Co-légio pela Formação Humana. “Os estudantes devem aprender sobre eles mesmos e sobre a cultura da socie-dade em que vivem, percebendo as interdependências do mundo moderno, com responsabilidade social, o que consolida o terceiro pilar, a Contemporaneidade”, complementa.

Linha do Tempo: A consolidação do sistema COC de ensino

O Colégio COC apresentou para a região um novo modelo de escola, em 1994. Seus mantenedores, por se-rem professores, sempre acreditaram na educação, por isso trouxeram, como foco do trabalho, a preocupação e o compromisso com a qualidade.

plenos e inseridos no mundo atual. Para os coordena-dores pedagógicos da escola, o sucesso nesse processo de formação de seus alunos deve-se aos três pilares que sustentam a prática pedagógica da escola, que são: co-nhecimento, formação humana e contemporaneidade.

“O Conhecimento é o eixo-base por meio do qual conjugamos informação, cultura, formação, valores, ciência e experiência. Formar um aluno que perceba a alegria e a satisfação que esse conhecimento traz e como é gratificante o enriquecimento pessoal e a segu-rança que promove para suas escolhas é um ganho que nenhum outro investimento proporciona”. É esse o prin-cípio de gestão da escola, pelas palavras de sua Diretora Pedagógica, Cristina Stersi.

Ainda segundo Cristina Stersi, o aluno do COC Sa-piens é sempre estimulado e preparado para ter sensibi-lidade no trato com o outro e reconhecer os valores in-

Por Carina Bessa

Page 13: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

13Cultura

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

A competência da equipe pedagógica (coordenadores e orientadores), aliada ao corpo docente estável, envol-vido com o projeto pedagógico da escola, constituem outros fatores importantes para segurança de seus alu-nos e pais.

As inovações tecnológicas e o material didático atu-alizado aprimoram o aprendizado, em sintonia com a linguagem do aluno e com um investimento constante na busca pelas melhores soluções educacionais. O Co-légio COC Sapiens conta com diferenciais pedagógicos, que estimulam ainda mais o aluno em seu processo de

aprendizagem e agregam à escola o que há de melhor e mais atualizado no mercado educacional.

Diferenciais pedagógicos da escola• Material didático: composto por livros, apostilas

de teoria e atividades, resumos, cadernos complemen-tares e leituras paradidáticas. Sua abordagem interdis-ciplinar faz-se presente na forma de eixos temáticos no Ensino Fundamental e pela Coleção Seriada no Ensino Médio, que prepara o aluno para o ENEM e para os mais concorridos vestibulares, dando liberdade ao professor no trato dos conteúdos. Todo o material didático permite

a organização de atividades integradas assim como uma abordagem que valoriza o ensino por competências.

• Portal COC educação: É uma ferramenta que possibilita aos alunos o acesso a informações, materiais didáticos, simulados, plantões on-line, resoluções co-mentadas dos exercícios do Ensino Médio, à agenda do aluno com lançamento diário de tarefas e ao “estudo.com”, que divulga as atividades e trabalhos propostos.

• Plantão de dúvidas on-line: serviço oferecido aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e Cursinho que necessitam elucidar suas dúvidas ou queiram complementar seus estudos. A partir de acompanhamento pedagógico realizado pela Coordenação de Segmento, podem ser disponibilizados horários especiais em plantões presenciais de algumas disciplinas.

• Telessala equipada com lousa digital: permite ao professor apresentar os conteúdos de forma multimídia pelas ferramentas de escrita e desenho, ter acesso à in-ternet, a imagens, mapas, entre outros recursos. Com a tecnologia 3D, os alunos analisam os objetos estudados sob todos os ângulos, o que propicia, por meio da virtu-alidade, novas formas de aprender.

• Projeto Lego: oferecido aos alunos do 4º ao 8º ano do Ensino Fundamental. Nas aulas, são propostas atividades de robótica que promovem não só o apro-fundamento de conceitos de Matemática, Informática e Ciências, como também estimulam a cooperação e os trabalhos em grupos. As aulas são ricas em interativi-dade, permitindo ao aluno aprender fazendo, conforme enfatiza Marcos Wesley, Presidente da LEGO ZOOM no Brasil: “Com a utilização dos Kits tecnológicos da Lego em conjunto com os fascículos da Zoom, os estu-dantes são desafiados a construir, projetar, programar e inventar soluções para problemas reais, que abrangem contextos que vão além dos muros da escola”.

Page 14: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

14 Cultura

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

No COC Sapiens, todas essas atividades são direcio-nadas com focos específicos em cada um dos segmen-tos, uma vez que possuem características distintas:

Ensino Fundamental I – 1º ao 5º ano: Um mo-mento de novas descobertas!

De acordo com Vânia Costa, coordenadora do Ensi-no Fundamental I, nesta etapa do ensino, a escola apoia sua proposta na abordagem significativa das atividades, valorizando o concreto e a experimentação que abrem caminhos para a formulação de hipóteses, para a pesqui-sa contextualizada, dando consistência aos conceitos. “Os projetos Leitura e Autonomia e as Saídas Pedagógi-cas consolidam na criança a atribuição de significado a tudo o que lê e escreve, favorecendo o desenvolvimento de habilidades, a construção de responsabilidades e uma formação integral”, enfatiza Vânia.

Ensino Fundamental II – 6º ao 9º ano: A constru-ção de competências!

Para a Rose Batista, coordenadora do Ensino Funda-mental II, é nesta fase que o aluno passará a conhecer de forma mais sistemática e específica as diversas áreas do conhecimento. Para ela, as pesquisas e os trabalhos em grupo são intensificados para estimular a capacidade de buscar e produzir coletivamente o conhecimento.

“Diante das novas demandas, o aluno terá de apri-morar os hábitos de estudos iniciados no Ensino Fun-damental I, deverá organizar-se diariamente para a revisão das aulas e a realização das tarefas e, dessa

forma, se responsabilizar pela sua rotina escolar”, ana-lisa Rose.

Segundo a coordenadora, tudo isso acontece de forma gradativa com condução segura de uma equipe comprometida com o aprendizado e que leva em conta as características dessa faixa etária, a fim de propiciar as condições necessárias para que os alunos consigam acompanhar essa nova etapa e preparar-se para enfren-tar os desafios do Ensino Médio.

Ensino Médio – 1º ao 3º ano - Cidadãos prontos para a concretização de seus projetos de vida!

O Coordenador do Ensino Médio, Claúdio Pinheiro, explica que no Ensino Médio o COC Sapiens promo-ve o aprofundamento conceitual acima das exigências dos mais concorridos vestibulares e do ENEM, esti-mulando nos alunos dedicação, promovendo a cons-trução de competências, em sintonia com o que existe de mais avançado em educação. Para Claúdio, é nessa etapa que os alunos são capazes de dominar linguagens, de compreender problemas, de elaborar argumenta-ção e de propor soluções em situações reais do mundo contemporâneo.“É com essa proposta que os jovens cidadãos estarão prontos para a continuidade dos estu-dos e para a concretização de seus projetos de vida, em concordância com a realidade do século XXI”, afirma Pinheiro.

A Coordenadora da Área de Linguagem, Márcia Ce-lestini Vaz, complementa a seguir sobre a importância de

um trabalho coeso entre os segmentos. “Considerando a preocupação do Colégio em sua busca constante pela coerência das ações, os projetos Culturais promovidos pela Escola visam à integração dos segmentos por meio de práticas articuladas e significativas aos alunos”:

Projetos culturais: um dos diferenciais da escola é o modo como aborda o eixo central do processo de aprendizagem: a leitura e a escrita. Esse modo se esten-de a várias práticas que se articulam. Assim, vai desde a abordagem das leituras literárias (de modo contextuali-zado e integrado às saídas pedagógicas) à produção de textos (que privilegia a escrita em etapas). As atividades primam pelo trabalho com os Gêneros Textuais, como orientam os documentos oficiais (PCN) e a mais nova perspectiva teórica para o trabalho com os textos. As-sim, desde o Fundamental I, o leitor se vê imerso em um mundo letrado, de textos reais e de circulação, que realmente significam. No Fundamental II, esse trabalho se intensifica pela diversidade de gêneros abordados e a sua aplicação, inclusive com o Projeto Jornal, e, no Médio, ocorre o aprofundamento, com atividades inte-gradas que exploram o posicionamento crítico do leitor, ênfase do trabalho nesse segmento. Em todos os seg-mentos, ocorrem projetos para o desenvolvimento de habilidades de compreensão de leitura e escrita, como o Projeto Leitura, o Projeto Jornal, o COC Debate, o Conte uma Canção, o Concurso de Gêneros Textuais, o Leitura e Cia. Todos estes projetos focam na integra-

Coordenadores Pedagógicos, da esquerda para a direita: Vânia Vieira, Rose Silva, Cláudio Pinheiro, Cristina Sterci e Márcia Celestini

Page 15: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

15Cultura

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Colaboraram com a matéria:Cristina Stersi

Diretora Pedagógica do COC SapiensCláudio Pinheiro

Coordenador do Ensino MédioRose da S. Batista

Coordenadora do Ensino Fundamental IIVania Cristina Vieira Costa

Coordenadora do Ensino Fundamental I Márcia Celestini Vaz

Coordenadora da Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Agradecimentos a toda equipe COC SAPIENS.

ção por meio das Saídas Pedagógicas e dos Estudos do Meio. Para detalhamento dos projetos, acessar o site www.cocvilayara.com.br. O Colégio ainda oferece ou-tros diferenciais, que vão além da sala de aula e que contemplam o aprofundamento da aprendizagem, os es-portes e cursos de línguas.

Diferenciais extracurriculares do COC SAPIENS:

1. Período Integral: O COC Sapiens oferece aos alunos do Ensino Fundamental I a possibilidade de permanência em período integral, garantindo, assim, o desenvolvimento da rotina e da organização de estudos. São realizadas atividades cuidadosamente supervisiona-das durante o período da tarde por professores especia-lizados. O aprendizado é complementado por atividades esportivas, artísticas e culturais. O aluno é assistido em suas refeições, supervisionadas por nutricionistas.

2. COC Esporte: O Colégio valoriza e incentiva a prática esportiva, formando equipes de treinamento em diversas modalidades, desde o Ensino Fundamen-tal I,incentivando a participação dos alunos em diversos campeonatos internos e externos.

3. Centro de Línguas: O Colégio COC Sapiens, em 2013, passará a oferecer cursos de Inglês e Espanhol opcionais, no período da tarde, para os alunos a partir do 6º ano.Os cursos serão estruturados por níveis, com base em testes por ocasião da matrícula. Ao término de

cada nível, o aluno obterá uma avaliação detalhada de seu desempenho. Ao fi nal dos cursos, o aluno terá aces-so a avaliações e a certifi cações internacionais.

A escola oferece ainda bolsas de estudos: CONCOC, para todos!

O Colégio disponibiliza a oportunidade de se con-quistarem descontos de até 50%, dependendo da série pretendida. Informações sobre as datas das provas para o CONCOC podem ser encontradas no site www.sua-proximaescola.com.br . Segundo a Direção do COC Sapiens, o exame é válido para todos os novos alunos candidatos às vagas do 6º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio.Colégio COC SAPIENS de casa nova

Em 2013, o COC Sapiens abrirá suas portas em um novo endereço. São novas instalações que, segundo a Direção do Colégio, primam por modernidade, conforto e segurança, facilitando a integração de todos os seg-mentos da escola sem deixar de respeitar as particulari-dades de cada um.

O novo espaço contará ainda com uma grande praça de alimentação com mais opções de restaurantes, lan-ches e almoço. Com esta novidade, os alunos passarão o dia desenvolvendo suas atividades no Colégio.

As novas instalações do COC SAPIENS darão aces-so facilitado, através de qualquer meio de transporte, pelos portões da Avenida dos Autonomistas e da Rua Deputado Emílio Carlos.

Para os mantenedores, Papau e Stersi, o novo prédio possibilita uma garantia ainda maior para o sucesso, o crescimento, a inovação, o amadurecimento e a conso-lidação do sistema pedagógico da escola e, consequen-temente, do SISTEMA COC de ENSINO.

Vista lateral do novo campus 2013

Page 16: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

16 Turismo

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

16

Camburi é uma praia do litoral norte de São Paulo, localizada a 167 km da capital.E em meio a muitos atrativos naturais, tivemos a oportunidade de fi carmos próximos da natureza e aproveitarmos muito bem o que ela tem a oferecer.O passeio e a diversão já começou na estrada, quando decidimos fazer a “Rota do Sol” passando por Mogi das Cruzes, para ir se deslumbrando com a bondosa natureza ao descermos a serra. Um caminho alegre onde as montanhas e o cheiro de mar vem nos avisar que estamos chegando. Passando por Maresias, já conseguimos apreciar alguns breves relances das praias e do oceano Atlântico. E assim fomos até o sertão do Camburi, e pegamos uma estradinha de terra com uma vegetação que mais parece miragem de tão perfeita; banhada pelas cores do pôr do sol.

Recebidos com muito carinho pelo casal de proprietários João e Marlene, no hotel Villa Manakás, descobrimos um clima de exclusividade e aconchego, em seus 14 apartamentos charmosamente decorados com aquele clima zen que a mobília de Bali proporciona.Um ambiente ideal para casais que querem descansar e passar momentos de tranquili-dade e privacidade num ninho de amor...O hotel possui uma estrutura de muito conforto e lazer, equipado por suítes com ar condicionado, frigobar, TV, DVD, ducha com sistema a gás e camas queen size.Visitamos as praias da região, os quiosques com várias opções de peixe e aquela caipi-rinha e cerveja bem geladinha - um cenário perfeito com Sol, praia e alegria.

Villa Manakás Beach Hotel - Curtir e Relaxar

TurismoTurismo

Page 17: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

17Turismo

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Nosso fi m de semana passou bem rápido, mas descobrimos que, em alta temporada e feriados prolongados, pode-se encontrar passeios de banana boat, passeios de barco para curtir o pôr do sol e ainda uma trilha no sertão do Camburi.

Pelas maravilhosas paisagens e tudo o que o hotel tem de beleza para nos sentirmos bem e acolhidos, vale a pena ir e fi car uns quatro ou cinco dias ou, pensando bem, o ideal se-riam oito dias! São várias praias, trilhas para conhecer, e tudo fi ca com aquele gostinho de “quero mais”. Isso mesmo, oito dias seria o ideal para curtir a piscina do Hotel, sua paisagem, a ca-minhada até a cachoeira em meio a montanha, poder esperar a visita de pássaros como Tiês Sangue e Tucanos, relaxando nos futtons das salas de descanso ou no deck superior pegando aquele sol. Mas, até chegar este feriadão, com certeza dois dias já nos permite sentir revigorados e de bem com a vida e com a natureza, que, aliás, diz a todo instante: Ei,...psiu... Estou aqui!

Parabenizamos a equipe do Hotel Villa Manakás pelo respeito com a Natureza e, sobre-tudo, pelo profi ssionalismo, atenção e carinho especial com que recebem seus hóspedes, fazendo irradiar uma energia de aconchego e bem estar.

Sugestão: O restaurante é decorado com móveis rústicos no estilo Bali, e oferece uma vista privile-giada do verde, o cardápio variado e de muito requinte possui uma pitada regional, é con-duzido com maestria e muita simpatia pelo chef Wanderley Moretti, este já acostumado aos cumprimentos de clientes que solicitam conhecer sua cozinha para elogiar os pratos. Tivemos oportunidade de degustar um delicioso prato de frutos do mar com mousse de banana verde e arroz branco. (veja foto abaixo)banana verde e arroz branco. (veja foto abaixo)

L L

Serviço:Villa Manakás Beach HotelEstrada Rio Das Pedras 2828, Camburi - São Sebastião, SP - CEP: 11600-000 Tel: (12) 3865-4248 | Cel: (11) 7876-2725 Reservas: [email protected] - www.villamanakas.com

Page 18: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

18 Casa

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Casa

projetos • consultoria • acompanhamento

www.anne2interiores.com.br [email protected]

Silvana Carvalho e Cristiana G. Mattei

renova-terenasce em ti mesmomultipliquemisture referênciasas tuas...de teus amores...crie outras...

anne interiores seremosapenas as tuas mãos

(inspirado em Cecília Meireles)

11 99623 0268 – 97370 3141

No momento da reforma, compra ou construção, surge muitas dúvidas de como avaliar o imóvel. Baseado em alguns conceitos básicos da arquitetura e do urbanismo, podemos listar alguns pontos relevantes, como: infl uência

de luz ou calor proveniente do sol, localização, tipo de zoneamento e condições do terreno. Muitas vezes a informação da orientação solar não está disponível nos folders e stands de vendas, mas é simples, somente lembrar que o sol nasce no leste e se põe no oeste.

Em se tratando da cidade de São Paulo, a fachada leste é indicada para as janelas dos quartos, pois terá o sol da manhã, o que é mais saudável. O oeste terá sol da tarde, portanto é onde pode ser posicionada a cozinha, e a área de serviço. Sanitários e circu-

lação podem estar voltados para o sul, que receberá menos sol. Nesta condição, janelas de vidro podem trazer a luz, mas não o calor do sol direto. A fachada norte é a que mais vai estar disposta ao sol. No verão, o dia todo, será um ambiente quente, bom para posicionar piscina e lazer. Se o imóvel já está construído, lembre-se que existem arti-fícios para deixar a residência mais confortável como a instalação de cortinas, brises, ou pergolados, esses elementos farão uma proteção ao ambiente, podendo amenizar o calor. Muitas vezes o partido arquitetônico, que é “qual será a cara da casa” se dá através da orientação solar, pois se pode projetar sem pensar no conforto do usuário.

No caso da compra de um terreno, é preciso verifi car também o que a prefeitura do local permite que ali seja construído. Na prefeitura de São Paulo, pode-se ter acesso a alguns dados através do site ou na subprefeitura do loca l. Essas informações são baseadas no plano diretor da cidade (2004) que foi uma grande reforma na Lei de Par-celamento, Uso e Ocupação do Solo (1972), usada até então. Com o endereço correto e o tipo de zona, terá as diretrizes da ocupação do terreno (limite de área construída, altura, recuos). É importante também observar o declive ou aclive do terreno em relação à rua, pois com o limite de altura, a construção poderá ser prejudicada. Há também a existência de uma porcentagem necessária de área verde (área com jardim). Árvores no terreno não podem ser retiradas sem permissão. Depois de análise no De-partamento de Parques e Áreas Verdes, há possibilidade de serem replantadas em ou-tro local. Outro ponto importante é verifi car a região. A existência de terrenos vazios próximos, onde poderá ter edifi cações futuras; se é um local residencial, comercial, ou misto; quais acessos (verifi car estações de metrô, trem, ônibus, trânsito local) e vias principais.

Arq. Giuliana Beatriz Sampaiotel. 9 [email protected]

©M

NSt

udio

| d

ream

stim

e.co

m

Pense no Sol para seu lar18

Page 19: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

19Casa

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

AQUÁTICO

Já imaginou ter um mini lago dentro de casa? Pois aqui um grande vaso sem furo é preenchido com água para as plantas subaquáticas: aguapé e alface-d’água (ou santa-luzia). No centro, a íris amarela foi plantada num vasinho com terra, que recebe a água do recipiente maior. Uma gota de cloro ou água sanitária uma vez por semana mantém as plantas saudáveis e afasta os mosqui-tos. O arranjo pede sol.

ORIENTAL

Delicadeza é a palavra de ordem neste arranjo que combina sementes da fl or de lótus e cosmos. No vaso maior, elas foram encaixadas numa base de espuma fl o-ral; no menor, a mini orquídea foi plantada com o torrão, garantindo vitalidade. Para dar equilíbrio, uma garrafa de saquê japonês faz às vezes de solitário para as fl ores de lótus. A orquídea não gosta muito de sol nem de muita água.

CAMPO

Este arranjo traz para dentro de casa o clima de fazen-da. Um antigo utensílio doméstico, como uma assadeira, serve de base para as echeverias; o ferro de passar aco-lhe a ripsális; e o moedor de pimenta acomoda o coléus. Cada planta tem seus caprichos: luz e boa drenagem para a echeveria; meia-sombra para destacar a cor viva da rip-sális; e água com moderação para o coléus. No inverno, recomenda-se regar o arranjo uma vez por semana; no verão, pelo menos duas vezes.

PRAIA

Nesta composição que evoca o mar, cactos, suculentas e musgo repousam sobre uma base de areia e pedras. O vaso transparente traz leveza ao arranjo. Para montar um igual, enterre os cactos e as suculentas na areia sem retirá-los dos vasos originais. Na sequência, acomode as pedras e fi nalize com o musgo. Regue com um copo de água por semana. Os vasos podem ser trocados sem des-montar o conjunto.

CLÁSSICO

Flores e folhagens compõem um contraste exuberante nesta composição, montada num vaso de cerâmica san-gue de boi. A base é de pedriscos e terra e as plantas são dispostas com seus torrões: catleias (um tipo de or-quídea), ripsális, minissamambaias e suculentas em dois tons de verde. O espaço restante é preenchido com terra para que todas as plantas fi quem em pé. Rega-se uma vez por semana.

TROPICAL

O clima aqui é de fl oresta. No cachepô de madeira rús-tica, avencas, peperômias, ripsális e orquídeas diversas foram dispostas de maneira harmoniosa. Para que todas coubessem no pequeno espaço, reduziram-se os torrões ao mínimo e completou-se o restante do espaço com ter-ra. O acabamento foi feito com musgo. O arranjo deve ser regado diariamente e fi car à sombra, em ambiente com boa ventilação e luz natural.

Fáceis de montar e de cuidar!A primavera está chegando e destacamos algumas formas de trazer um pouco desta beleza, de forma criativa, para sua casa.

Fonte:http://origin.claudia.abril.com.br/galerias

Page 20: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

20 Casa

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

A criatividade na hora de decorar, muitas vezes mudando apenas alguns detalhes, faz com que a casa ganhe uma cara nova: a cor dos móveis, a estampa das almofadas ou do sofá, a utilização de espelhos, aliás, os refl exos proporcionados pelos mesmos ampliam o ambien-te, portanto, instale-os em banheiros, quartos, corredores e salas.Dicas Kirey:Luminárias dão um toque todo especial para os cantos, principalmente se for um cantinho de leitura ou aquele cantinho para relaxar com uma bela xícara de chá. Na cabeceira da cama, coloque elementos chamativos, como faixa de espelho, painéis ou quadros grandes.A Kirey, recém-inaugurada na Av. Escola Politécnica, dispõe de grande variedade de luminárias para vários ambientes, inclusive para jardins e sacadas de condo-mínios, molduras para espelhos e quadros.

Serviço:Kirey - iluminação - elétrica - moldurasAv. Escola Politécnica, 3511 Rio Pequeno11 3476.1341 [email protected]

Com um toque especial, a casa fi ca de cara nova

Primavera de AmorPor Isabel Passos

Por tua graça e belezaEu te saúdo ó Primavera!És dom da mãe natureza,

Milagre da Vida...Vida que após ter fenecido

naquela estação chuvosa e fria,(para que se complete o ciclo, assim é preciso),

Contigo renasce plena de fulgor...Primavera, obra do Criador

quando chegas, prenha de amore uma alegria que contagia,

enches minh’álma de esperançaAinda que a Vida perca o vigorNa Primavera tudo se renova,

e de novo vida se alcança.Primavera de amor e magia,

Hoje e todo dia

Meu louvor ao Senhor.

© Beata Becla | Dreamstime.com

Page 21: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

21Casa

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Substâncias aromáticas naturais extraídas de fl ores, folhas, sementes, cascas e raí-zes que ao serem inaladas ou aplicadas ao corpo por meio de massagens, compressas ou num delicioso escalda-pés, restauram as energias curativas e proporcionam o equi-líbrio entre corpo, mente e espírito.

Tantos benefícios podem – e devem – ser levados para dentro de casa, tornando possível aromatizá-la de diversas maneiras, bem como desenvolver outras formas de aplicação para cada ambiente. Desta forma toda a família se benefi ciará.

A seguir, compartilhamos algumas receitas:

Aromatizando a casa: para tirar o cheiro de gordura e estimular o relaxamento de maneira mais simples, é possível aromatizar a casa com cascas de fruta cítricas como, por exemplo, a laranja e o limão. Basta colocar água numa panela e pôr no fogão. Quando ferver, jogue as cascas. A água fervente extrai os óleos essenciais das frutas porque, nas cítricas, eles estão justamente nas cascas. Aliás, esta receitinha é excelente para tirar o aroma de gordura da casa. Também é excelente para relaxar e umidifi car o ambiente – uma boa pedida para os dias secos.

Um ambiente também pode ser aromatizado com aromatizadores a vela ou plug. Ambos aromatizam a partir do aquecimento do recipiente, no qual se encontram os óleos essenciais. É possível, ainda, encontrar ambientes aromatizados por meio de varetas de bambu em lindos frascos e vidros que contêm óleos essenciais. Colaboram também para decorar o ambiente.

Armários e sapateiras: vencendo o mofo e o mau cheiro- Faça quadradinhos de algodão cru – de 15 centímetros de diâmetro – e coloque giz de quadro negro (ou sagu), casca de canela, casca de laranja seca e cravo. Amarre a trouxinha em forma de sachê e espalhe pela casa. O aroma da laranja com as especiarias se espalham pela casa.O cravo, a canela e a casca de laranja in natura são bactericidas, fungicidas e anti-mofo - e ótimos para combater as traças! Não provocam alergias em crianças e nem em adultos.

Ainda para o armário, recomenda-se aromas como cedro com lavanda; lemongrass com laranja e lavanda. Basta colocar os óleos em sachês de sagu ou giz e até mesmo em bolinhas de cerâmica.Nas sapateiras, é bom usar os óleos cipreste, cedro e teatree. Este último, além de bactericida é excelente para eliminar odores.

O óleo certo para cada ambiente-As sensações despertadas pelos aromas – ainda que sejam sintéticos – são agradáveis. Os óleos essenciais possuem ações tera-pêuticas provocadas pelos ativos químicos presentes nesta substância. Por exemplo: o óleo essencial de lavanda. A lavanda é o óleo essencial especialmente indicado para acalmar, combater a insônia e relaxar. Se colocarmos uma gotinha no travesseiro antes de dormir ou aromatizar o quarto com o óleo essencial, teremos uma excelente noite de sono. Se aromatizarmos com a essência sintética, o aroma fi ca agradável, mas a ação terapêutica não acontecerá. Portanto para os demais ambientes, recomenda-se:

Cozinha: óleos cítricos para a limpeza e para tirar o aroma de gordura;Sala: vale apostar nos óleos que tragam alegria, paz e serenidade: tangerina, ge-

rânio, lemongrass.Banheiro: é preciso lembrar limpeza: vale combinar cítricos com herbais (tange-

rina com alecrim, por exemplo)

Horário certo para aromatizar a casa - Pela manhã, os cítricos e herbais são mais indicados. À noite, em casa, é melhor utilizar aromas relaxantes, mas que não sedem, ou seja, que não deem vontade de dormir na sala. Nos quartos, usar a lavanda, para colaborar com o sono.Após o almoço ou no trabalho, aromas de ervas como ale-crim e hortelã auxiliam para evitar o estado de letargia.

DicasPara a limpeza geral:

- 1 litro de álcool de cereais;- 20 ml de óleos essenciais (abaixo os mais indicados para cada ambiente).Misturar e guardar em vidros de cor âmbar, jamais em plástico.Antes de usar, coloque de duas a quatro colheres de sopa da mistura em um litro de água. Após varrer o ambiente, passe a mistura com o pano em toda a casa. Não uso nenhum produto de limpeza.Para dentro de casa:

- 10 ml de Ho Leaf + 10 ml de laranjaOu- 5 ml de Eucalipto Glóbulos, 5 ml de TeaTree e 5 ml de laranjaBanheiros:- 10 ml de Tangerina + 10 ml de AlecrimCisterna, caixas de gordura, área de serviço e quintal (especialmente se há animais) - aumente a quantidade de óleo essencial para 30 ml: 10 ml de cedro; 10 ml de citronela e 10 ml de teatree. Passe a mistura na última água de enxágue. O TeaTree é efi caz para tirar odores e a citronela atua como repelente de insetos.Para plantas, quintais e jardinsMisture 100 ml de água limpa com 50 gotas de óleo essencial de citronela ou co-paíba.A mistura deve ser aplicada nos cantinhos e frestas difíceis de limpar ou que acu-mulam água de chuva. É aconselhável utilizá-la, também, para borrifar plantas do quintal ou jardim.

Fonte: Aromaterapeuta e aromatóloga Sâmia Maluf.Site: www.bysamia.com.br

Aromatizantes para toda famíliaÓleos essenciais que podem proporcionar mais saúde e bem-estar.

© W

inst

on67

| D

ream

stim

e.co

m

© Beata Becla | Dreamstime.com

Page 22: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

22 Casa

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Um charme na decoração

Versátil, o gesso é um material que além de decorar o ambiente, auxilia nas tarefas de embutir a iluminação, esconder ferragens e disfarçar vigas.

Os forros de gesso podem decorar um ambiente através de sanca, iluminação embuti-da, vitrais, colunas, entre outros. A sanca é uma moldura em gesso que pode ser aplicada em paredes, rodameio, rodapés, portas, tetos, vidros jateados e rodatetos. Pode ser aberta ou fechada, com vários desenhos e formatos, iluminação direta ou indireta, espessuras e linhas. Apesar de ser colocada geralmente na cor branca, algumas pessoas já usaram uma cor forte para uma decoração mais moderna e contemporânea.

A sala fica um charme com uma decoração em gesso bem desenhada; a iluminação embutida deixa o cômodo mais sofisticado e bonito. Esses pequenos detalhes fazem uma enorme diferença gerando a sensa-ção de conforto e aconche-go.Serviço:Coelho Gesso e DesignAv. Escola Politécnica, 117 - Butantã (11) 3719.1011 - 7870.7078 [email protected] - www.coelhogesso.net.br

Faça um simpático porta-edredom Você tirou o edredom do maleiro e não sabe como guardá-lo em um lugar mais “à mão”? Deu uma esquentadinha, mas você quer deixar o edredom próximo à cama sem bagunçar o quarto? A artesã Eliana Zerbinatti, da Country Craft Studio, ensina os passos de como fazer uma capa que também pode ser usada como uma mesinha de apoio lateral no quarto ou na sala de TV.

Você vai precisar: trio para patchwork / máquina de costura / tela de plástico para jardim (1,04 x 0,52 m)/ 1 círculo de MDF ou papelão (32 cm) / 2 círculos de MDF ou papelão (27 cm) / alfinetes / agulhas / arame / tecido / fita de tipo “silver tape” (de polietileno com tecido de algodão e adesivo à base de borracha e resinas) / tesouras / fio encerado / passa linha ou grampo de cabelo / abridor de casas / alicate. Acesse o link abaixo e veja passo a passo.http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/album/2012/07/19

Dica Leve: na Tecidos Therezinha você encontra: linhas e tecidos para patchworkAv. Corifeu de Azevedo Marques, 734 - ButantãFone: 3721.8862

Page 23: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

23Casa

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

HorÓScoPo - SEtEMBro dE 2012O Sol estará em Virgem até dia 22 de Setem-

bro, período de aniversário dos nativos deste signo em momento especial para a

organização dos nossos planos, de mais atenção com os nossos deveres e com questões especiais associadas ao nosso ritmo, como o corpo e a saúde. A busca por aqui-lo que realmente é essencial diante do que fazemos e a percepção de que somos úteis em nosso dia a dia devem ser prioridades neste período. Época em que teremos a infl uência de Marte em Escorpião - à partir de quinta, 23 de Agosto - importante para decisões capazes de trans-formar situações que vivemos e também para trazer à

tona emoções intensas que não tínhamos a consciência do quanto cultivávamos. Será essencial observarmos de-talhes de tudo antes de decisões importantes, qualquer que seja o assunto.

Guilherme Salvianowww.astrologo.blog.br

[email protected]

ÁriesNesta época do ano, assuntos profi ssionais deverão

ser marcados por situações diferentes devido a mudan-ças na rotina ou por decisões em pró de novas metas. É um momento de mais atenção para que seu ritmo não sobrecarregue a parte física ou a saúde, suprindo com diversões e atividades que façam bem ao corpo. Nas re-lações de vínculo afetivo, tende a esclarecer sentimen-tos e lidar com revelações íntimas junto às pessoas que mais gosta.

TouroPeríodo especial para divulgações, para obter resul-

tado em projetos profi ssionais e também em negócios. Há mais tendências para convívios sociais em função dos contatos de trabalho ou mesmo por outras situações do seu cotidiano, como estudos, convivências em gru-pos e diversões. Na vida amorosa e nos vínculos fami-liares, cuide para não exagerar ao expor sentimentos e opiniões. Tende a vivenciar mais diversões com quem gosta.

GêmeosAssuntos familiares são propensos a esclarecimen-

tos neste momento do ano. Evite se desgastar com anti-gos problemas e implicar com manias das pessoas que mais gosta em seu lar. Período especial para cuidados com o corpo e para evitar que o stress interfi ra na saúde, dedicando-se a atividades que façam bem a sua mente. A vida afetiva estará favorecida para retomar costumes a dois e para esclarecer antigos sentimentos se estiver só.

CâncerO interesse por atividades culturais e por novos

conhecimentos estará mais intenso e será uma ótima oportunidade para amenizar desgastes do dia a dia. Em negócios e assuntos profi ssionais o momento favorece decisões relacionadas a contratos, papéis emails e cor-respondências. Período positivo para novos conheci-mentos profi ssionais. A vida amorosa aponta tendências para mais romantismo e exposição das emoções.

LeãoSituações que envolvam fi nanças serão tratadas com

mais intensidade e terão mais oportunidades para con-cretizar metas. Deve ser mais cuidadoso (a) para não agir de maneira consumista ou em função de mero ca-pricho. É um momento importante para decisões nos assuntos do lar e mesmo junto a familiares. Evite res-gatar antigos assuntos de forma precipitada ou expor o que pensa de maneira impulsiva com quem tem vínculo afetivo.

VirgemNeste mês de aniversário, há mais chances para que

os assuntos estagnados e difíceis de solucionar fi nal-mente tenham defi nições positivas. Momento indica-do para retomar estudos ou se envolver com interesses culturais prazerosos. Questões relacionadas a papéis e documentos são favorecidas para resoluções. Na vida amorosa, observe os detalhes e gostos para surpreender quem está ao lado ou deseja conquista.

LibraSão grandes as tendências para certo distanciamento

de convivências em sua rotina. Se dedicar a espirituali-dade, terapias ou hobbys ajudará no equilíbrio de suas energias. Em Setembro, depois do dia 7, com o ingresso de Vênus - regente de seu signo - em Leão, tende a se socializar mais e lidar com convivências especiais. Mo-mento para mais romantismo a dois e com maior poder de conquista para paqueras.

EscorpiãoNeste período mensal, Marte infl uenciará seu sig-

no, o que aponta mais tendências para impulsos, prin-cipalmente na hora de esclarecer assuntos com outras pessoas. Sua vontade para iniciar projetos e fazer várias coisas tende a ser mais intensa e com mais motivação. Momento especial para retomar contato com amizades. Será essencial o cuidado para não agir de forma indivi-dualista em assuntos da vida amorosa e na relação com parentes.

SagitárioÉpoca em que responsabilidades diferentes serão vi-

venciadas no trabalho. Este é um setor propenso a reco-nhecimento de esforços, mas também para revisar o que quer para o futuro. É um bom momento para recompor suas energias exercitando suas crenças, seus interesses por espiritualidade e fi losófi cos. Cuide para que seus objetivos no dia a dia não afastem momentos especiais e de diversão com as pessoas que mais gosta.

CapricórnioO momento é especial para lidar com novos conhe-

cimentos que favoreçam assuntos profi ssionais e mes-mo que façam bem ao seu próprio intelecto. Contatos com pessoas distantes, seja por viagens ou online, farão muito bem. Período em que novas amizades e a reto-mada de convivências serão mais freqüentes. Na vida amorosa, os interesses culturais e a partilha de conheci-mentos trarão bons momentos na relação ou em paque-ras, se estiver só.

AquárioAgir com estratégia e sigilo será essencial diante de

assuntos profi ssionais e para zelar por metas que tenha em tais temas. Seja mais cuidadoso(a) com as fi nanças. Momento propenso a despesas não programadas em função de imprevistos na rotina. Confi dências serão mais compartilhadas, doando-se mais a assuntos das pessoas mais próximas. Na vida amorosa, também será essencial confi denciar sentimentos com quem gosta.

PeixesSuas relações terão melhores condições para escla-

recer problemas e chegar a entendimentos, mas desde que aja pacientemente. Momento para observar o quan-to compensa manter vínculos profi ssionais e de negó-cios. Evite que sua dedicação a outras pessoas provoque desgastes emocionais. Não esqueça que você é priorida-de também. Período para solucionar pendências na vida a dois e para se expor em paqueras, caso esteja só.

HoróscopoHoróscopoHoróscopo 23

Page 24: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

24 Vida Saudável

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

24 Vida SaudávelVida SaudávelVida SaudávelVida SaudávelSuplementos para Curar a Retenção de Água

Da redação

A maioria das mulheres sente a retenção de água em algum ponto de suas vidas, e pode ser uma parte particularmente frustrante do ciclo menstrual mensal regular. Felizmente, existem alguns suplementos naturais que podem ajudar a diminuir o inchaço e evitar futuras crises.

Lembramos que o uso de suplementos deve ser supervisionado por um profi ssional de Saúde.

Suplementos Vitamínicos e MineraisComece tomando vitamina B6 (piridoxina) e vitamina B5 (ácido pantatênico). A vita-

mina B6, em particular, desempenha um papel importante no uso de hormônios por parte do corpo, incluindo estrogênio e progesterona, e seu efeito sobre a retenção de líquidos nas mulheres. Procure um suplemento que contenha todas as vitaminas B, já que eles funcionam melhor juntos do que separados. Outras vitaminas e minerais para tomar in-cluem a vitamina C, vitamina D, magnésio, manganês, óleo de prímula e cálcio. Estudos mostram que as mulheres que tomaram 1000 mg de cálcio por dia tiveram uma redução de até 50 por cento no inchaço. O potássio é outro fator importante na redução do inchaço e retenção de água. Ele e o sódio devem estar em equilíbrio no corpo, mas, hoje muitas pessoas não consomem sódio e potássio em quantidades sufi cientes. Certifi que-se de seus suplementos de potássio incluem um pouco mais, mas não muito, pois grandes quantida-des de suplementos podem causar irritação no estômago.

ErvasVerifi que se a sua loja de produtos de saúde local tem chá da folha de leão, que não só

atua como um diurético, mas também contém o potássio. Tome 2-4 xícaras por dia. No entanto, não tome caso tenha problemas renais ou cardíacos. A semente de aipo é outro diurético natural, é recomendado tomar em cápsulas ou fazer um chá com uma xícara de água a ferver, derramada sobre uma colher de chá de sementes recém-moídas. (Evite o uso de sementes de pacotes de jardim, pois são tratadas com produtos químicos). Ginkgo-biloba reforça a integridade dos vasos sanguíneos, e mirtilo, um diurético suave, também pode ser útil.

AlimentosA água é gratuita e é o melhor diurético da natureza. Embora possa parecer um pa-

radoxo, beber mais água não fará com que você a retenha, muito pelo contrário, tome pelo menos oito copos por dia. De acordo com a lei, os suplementos de potássio acima mencionados, não podem conter mais de 50 mg, mas para ajudar com retenção de água, você pode precisar de até 5.000 mg. A melhor maneira de atingir esse valor é através dos seguintes alimentos: batatas, tomates, bananas, laranjas, melão e espinafre são ricos em potássio. Em geral, todos os frutos e produtos hortícolas frescos, especialmente aqueles naturalmente ricos em água, como melancia, cebola, aipo e pepinos, podem fazer com que você urine com mais frequência, ajudando a reduzir a retenção de água.

Page 25: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

25Vida Saudável

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

InvisalignUma alternativa quase invisível

aos aparelhos ortodônticos convencionais

Invisalign utiliza jogos de alinhadores sequenciais, feitos sob medida. Os alinhadores são praticamente invisíveis e reposicionam seus dentes passo a passo para conseguir o sorriso que você deseja.

Como Invisalign pode melhorar a saúde da sua boca.

Dentes apinhados ou muito separados podem prejudicar a saúde oral, podendo apresentar inchaço de gengivas, sangramento gengival, ou formação de bolsas, todos são sinais de enfermidade periodontal. Simultaneamente a correção da posição dentária com Invisalign de forma invisível, também pode contribuir para manter sua boca saudável.

Com o Invisalign o seu sorriso será harmonizado quase sem sentir os incovenientes da Ortodontia convencional.

Venha nos visitar e conhecer este novo modo de reposicionar os seus dentes.

3766-5113 | 3768-4175 | 3714-0374Av. Gal. MacArthur, 213 - Jaguaré

A primeira clínica da Zona Oeste a ter Certificação Internacional de

Qualidade

Ortodontia / Odontopediatria / PeriodontiaEndodontia / Estética / DTM e Dor / Orofacial / Implantes

odonto_futura_set_v2.indd 1 24/8/2012 16:14:32

Alimentação equilibrada e saudável

A agitação do nosso cotidiano, agenda lotada, trânsito, poluição, insegurança e tra-balho exaustivo fazem parte da atual rotina de vida do homem moderno. Sendo assim, a resposta do corpo a todas essas atividades gera desequilíbrios, que ao serem somados com outros agentes estressores, criam um ambiente propício ao desenvolvimento de várias doenças.

Segundo pesquisadores, o estresse é a resposta do corpo a agentes estressores que perturbam o equilíbrio orgânico e que podem ser tanto externos, como a poluição, o trânsito, o trabalho e a temperatura; quanto internos, como ansiedade, depressão, euforia, entre outros. Esses agentes são capazes de desequilibrar vários sistemas no organismo, incluindo a circulação, a respiração, os níveis de alguns hormônios, e pro-vocarsintomas como taquicardia, “nó” na garganta, transpiração, dor de cabeça e no peito. E, quando a resposta ao estresse é constante e duradoura, pode-se desencadear o aumento da pressão arterial e aumentar o risco de desenvolvimento da hipertensão.

Uma alimentação equilibrada é ponto importante para a manutenção da pressão ar-terial adequada e, também, para diminuir os danos provocados pelo excesso de radicais livres produzidos em momentos de estresse.

Alimentos que contêm potássio podem auxiliar em quadros hipertensivos pois o potássio ajuda a controlar os níveis de água do organismo. Além disso, o consumo de antioxidantes auxiliaos mecanismos de eliminação dos radicais livrese ainda melhora o sistema imunológico.

Alguns alimentos fontes desses elementos são: banana, melão, laranja, ervilha fresca,lentilha, feijão,nozes, castanhas, alho, aveia, água de coco, leites e derivados, carnes magras cozidas e sardinha (gordura do peixe). Outra dica é reduzir o consumo de alimentos com alto teor de sódio, tais como caldos para temperar industrializados, salgadinhos de pacote, macarrão instantâneo, sopas desidratadas, embutidos, enlata-dos, e queijos amarelos.Deve-se também reduzir o uso do sal marinho e utilizar mais ervas para temperar os alimentos.

O estilo de vida saudável contribui não apenas para a melhora na pressão arterial, como também para diminuir o risco de desenvolver doenças crônicas e melhorara qua-lidade de vida. A seguir uma receitinha nutritiva, feita com alimentos importantes para quem é hipertenso.

RECEITA: vitamina nutritiva- Água de coco:100ml- Leite líquido:50ml- Banana:1unidade pequena- Melão:1 fatia fi na- Castanha de caju:3 unidades- Aveia em fl ocos:1 colher de sopa rasa- Canela em pó:1 pitada (opcional)- Gelo:1 unidade (opcional)Bater todos os ingredientes no liquidifi cador e servir. Pode ser consumido entre as

refeições.

*Marcella Omena é mestre em Ciências Médicas pela UNICAMP, especialista em Nutrição Esportiva pela UGF, membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional e nutricionista da academia Overall.

*Por Marcella Omena

Page 26: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

26 Vida Saudável

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.brJornal Leve & Leia®

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Da Redação

Exercícios Físicos reduzem os efeitos da menopausa

Fazer exercícios é uma prática benéfi ca e necessária para qualquer fase da vida. A importância torna-se maior quando surgem alterações fi siológicas que podem colher bons resultados com a prática de atividade física, como por exemplo, a menopausa.

Muitos estudos apresentam bons motivos para praticar atividades no período do climatério (pré, durante e pós-menopausa).

O climatério é o período em que a mulher reduz suas capacidades de reprodução e tem sua fase mais aguda com a menopausa (interrupção da menstruação). Essa inter-rupção gera uma série de reações hormonais que transforma o corpo da mulher. Com o aumento progressivo da expectativa de vida é fácil notar que cada vez mais mulheres irão passar vários anos sob o efeito da menopausa.

Um dos papéis mais importantes dos exercícios é a redução dos efeitos da me-nopausa, tais como: ondas de calor, dores articulares, depressão, insônia e perda de libido. Este último sintoma também recebe os benefícios da atividade física, pois uma mulher que se sente, fi sicamente, bem, fi ca mais disposta e segura para uma relação sexual.

Fazer um programa regular de exercícios torna-se uma ótima pedida para as mu-lheres que querem se prevenir dos sintomas (por isso é importante começar o mais cedo possível) e ainda promover algumas boas alterações, tais como, a redução do per-centual de gordura no corpo, melhora do sistema metabólico, redução do risco cardio-vascular, melhora da resistência do sistema imunológico, redução do risco de câncer de mama e aumento da densidade mineral óssea.

Vale lembrar que, para colher bons frutos com a prática de exercícios físicos, é necessário ter regularidade, pelo menos três vezes na semana, e fazer uma boa escolha das atividades. A chave principal é fazer o que gosta! Dessa forma será mais fácil você manter a rotina.

Especialistas também recomendam a musculação ou treinos resistidos, pois estes são os mais efi cazes para combater a osteoporose, mal este que assombra as mulheres no período do climatério.

XII Torneio Aberto Ranking 2012 - Leal TênisNo dia 29 de julho foi feito o encerramento do torneio, com festa de confraternização entre atletas, professores, familiares e funcionários. Campeões e Vice-campeões receberam seus troféus. Confira os resultados!

Categoria B: Campeão - Flávio Nishimura (esq.)e Vice-Campeão - Wilian C. Mendes

(dir.)

Categoria Feminino B: Campeã - Catiane Gritti (dir.) e Vice-Campeã - Cristiane Cal-

vente (esq.); com o Professor Maycon.

Categoria A: Campeão - Guilherme Bonifácio (á direita com Leonidas Leite - empresário) e Vice-Campeão - Cristobal Ignacio P. Navarro (à esquerda com

Semíramis Leite - administradora do Ranking Leal Tênis).

Categoria Master: Campeão - Davi-dson Rodrigues Bras (esq.) e Vice-

Campeão - André Vasconcelos

Categoria C: Campeão - Leandro Ignacio (dir.) e Vice-Campeão - Felipe Mendes

(esq.)

Categoria Sênior: Campeão e Vice Campeão a ser definido entre Rui Oliveira (segundo da esquerda para a direita) e José Luiz Luchesi (quarto da esquerda

para a direita).

Categoria Feminino A: Campeã - Gisselia Piauilino S. Pinto (á esquerda) e Vice-Campeã - Fabiana Ramos Naufal (à direita).

Page 27: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

27Vida Saudável

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Estimule a atividade cerebral

Você não lembra onde colocou a chave do carro? Sempre esquece o celular em casa? De acordo com a fonoaudióloga especialista em linguagem Ana Alvarez, problemas de memória podem surgir na juventude. Confi ra as

recomendações desta especialista para manter a saúde mental e estimular a memori-zação de informações.

Diversifi car suas ações pode ser uma boa maneira de exercitar a mente, por exem-plo experimente fazer com que a mesma informação entre na memória de várias ma-neiras. Para memorizar uma palavra podemos escrevê-la com cor diferente, tamanhos distintos, utilizar o tato e, claro, a audição.

Outra forma de manter a saúde mental é dormir bem. Quem dorme menos que seis horas por dia pode ter falhas de memorização. O sono é importantíssimo nesse processo.

Para benefi ciar a mente, os exercícios também precisam incluir força. Pode ser uma caminhada vigorosa ou musculação, mas estudos comprovam que apenas exercí-cios que incluem força promovem o nascimento de novos neurônios.

Então, fi que de olho na sua alimentação e não deixe de incluir alimentos ricos em vitaminas do complexo B no seu cardápio. Peixes, ovos, nozes, castanhas, salmão, atum e sementes de linhaça fazem muito bem para o organismo e ajudam no processo de memorização. Evite açúcar e gorduras ruins, e procure não fi car mais de três ho-ras sem se alimentar, o cérebro entende que precisa trabalhar menos, prejudicando a memorização.

E por falar em memorização, outra forma de exercitar a mente são as palavras cru-zadas que são ótimas, mas estimulam apenas a área do cérebro que lida com a lógica. É preciso desafi á-lo a partir do pensamento, percepção auditiva e visual. Viajar, voar de asa delta ou entrar em um curso podem ser verdadeiros estimulantes cerebrais. Uma dica antiga – e útil – é procurar aprender uma coisa nova por dia. Quem teve uma vida sem desafi os terá uma mente menos ativa.

Ana Alvarez é Doutora em fonoaudiologia, especialista em memória, processamento auditivo e envelhecimento das vias auditivas.

Av. São Gualter, 434 - Alto de Pinheiros11 3213.8956 / 3213.8938

CASA DE REPOUSO

Moradia para IdososSão Gualter

Adm. por FisioterapeutaCameras 24hsAcessibilidadeCorrimão por toda extensãoServiços (medica clinica geral, enfermagem, �sioterapia, TO, sala de ginástica, ...)Estrutura (quartos individuais, duplos, comuns, oratório, horta, ampla área verde, refeitório, 2 salas...)

Para mais informações acesse o site www.moradiasg.com.br

©Pi

xolo

gic

| d

ream

stim

e.co

m

Page 28: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

28 Estética

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br© Candyboximages| Dreamstime.com

Com a Onodera, a celulite e gordura localizada não estão convidadas para este verão!

Para estar com tudo em cima e desfi lar na estação mais quente do ano, a Onodera – maior rede de franquias de estética corporal e facial no país –acaba de lançar uma novidade que alia vários tratamentos em uma mesma plataforma, com destaque para o Ultrassom Cavitacional, que atinge em cheio as células de gordura. O novo OnoCavit trabalha com sistema pneumático patenteado de endermologia que torna a drenagem muito mais efi ciente, e 6 outras ponteiras cujos efeitos potencializam a ação do Ul-trassom Cavitacional.

Segundo Ingrid Peres, responsável pelos tratamentos da rede, o OnoCavit funciona fazendo a cavitação do tecido gorduroso, promovendo diminuição considerável do vo-lume deste tecido. A cavitação é um processo que forma bolhas de ar através de ultras-som de baixa frequência e alta potência, essas bolhas aumentam o volume das células adiposas, que se rompem, liberando a gordura, que é, por fi m, drenada e eliminada.

Além do Onocavit, outro tratamento que pode ajudar a fi car com aquele corpinho de dar inveja é o OnoSculpt, que também utiliza terapias combinadas para potencializar os resultados. São elas: o Ultrassom (fonoforese) de alta potência, a Endermologia, a Iontoforese e as Microcorrentes. Estas terapias são usadas combinadas para obtenção de um melhor resultado.

O objetivo do OnoSculpt é ativar o sistema circulatório realizando uma micromas-sagem ultrassônica. Para atingir os resultados desejados são necessárias no mínimo 10 sessões, que deverão ser realizadas de 2 a 3 sessões semanais sempre com, no mínimo, 01 dia de intervalo. Segundo Ingrid Peres, fi sioterapeuta responsável da rede, as vantagens da terapia combinada são resultados mais rápidos, mais efi cazes e menos traumáticos.

É importante esclarecer que os resultados do tratamento dependem, primeiramente, de uma avaliação de cada cliente antes de iniciar as sessões, que deverá também cum-prir o programa da Nutricionista, assim como seguir as recomendações médicas da unidade da Onodera para a realização dos tratamentos.

Você encontra o OnoCavit e o OnoSculpt na Onodera Butantã e Osasco que conta com uma estrutura especial, em um ambiente projetado para a sua beleza e equipe médica altamente especializada.

Conheça em detalhes todos os tratamentos do OnoSculpt Ultrassom (fonoforese) de alta potência: estimula o metabolismo local e aumenta

a circulação sanguínea, promovendo a eliminação de toxinas, redução de adiposidades e intensifi ca a penetração de substâncias com princípios ativos que potencializam o resultado.

Endermologia: Método de origem francesa. Usa a aspiração (sucção) acrescida de

mobilização tecidual efetuada por rolos motorizados, produz uma mobilização pro-funda da pele, permitindo um incremento na circulação sanguínea superfi cial.

Iontoforese: Introdução de substâncias medicamentosas através da corrente galvâ-

nica, que possibilita a migração iônica do princípio ativo, pela sua emissão constante e unidirecional do fl uxo elétrico.

Microcorrentes: Corrente alternada e modulada, que atua sobre as fi bras dérmicas

que promovem o intercâmbio de nutrientes e aumenta a síntese de colágeno, fi bras elásticas e reticulares, além de acelerar regeneração celular.

Com o OnoCavit e OnoSculpt, a Onodera te deixa linda para arrasar na estação mais quente do ano

Agende sua avaliação:

Onodera Butantã Tel: 3031-7787

[email protected]

Onodera Osasco Tel.: 3688.3003

[email protected]

28 Estética

Page 29: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

29Estética

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Vida Saudável

O JG Hair Design ofereceprecisar nas horas que antecedem a cerimônia, em um

espaço confortável e com total privacidade. Uma equipe de profissionais atualizados com as principais técnicas e

tendências do segmento estará à sua disposição para que tudo seja perfeito. Afinal, você vai lembrar desse dia

para sempre! Consulte-nos sobre nossos pacotes e serviços para o Dia da Noiva e aproveite para conhecer

as opções para mães, madrinhas e daminhas.

todos os serviços que você vai

Av. Corifeu de Azevedo Marques, 6047 - Vila São Francisco | 11 3765.0867 • 3714.4397estacionamento com manobrista | www.jghairdesign.com.br

Com a Onodera, a celulite e gordura localizada não estão convidadas para este verão!

Page 30: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

30 Estética

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Sofisticado e moderno, o JG Hair Design vem se consagrando no segmento de beleza e estética pelo time de profissionais altamente qualificados e pelo tratamento familiar que reserva aos clientes.

Em 1998 os hairstylists João Carlos Summan e Gil-mar Coelho criaram o JG Hair Design. A ideia dos sócios era montar um salão cujo ambiente fosse

familiar, com um espaço voltado para a beleza e bem estar de mulheres, homens e crianças, atendendo cada um deles de maneira exclusiva e especial.

“Hoje com 15 anos de existência, o JG Hair Design possui clientes fi eis, inclusive, famílias que acompanha-mos e das quais já até preparamos os fi lhos para casar. E esta é a nossa proposta, cuidar da beleza dessas famí-lias e de suas gerações. Nosso foco não é só comercial, é muito mais familiar, é fazer com que aquele cliente esporádico volte com mais frequência, nossa proposta é de fi delização” contam os sócios.

A dedicação aos clientes não para por ai. Com uma proposta sofi sticada e moderna, o JG Hair Design desta-ca-se por contar com um time de profi ssionais altamente capacitados e em constante treinamento nas melhores academias nacionais e internacionais.

Segundo os empresários João e Gilmar, todos os profi ssionais cabeleireiros do salão são enviados cons-tantemente para treinamentos fora do Brasil, nas me-lhores academias de Londres, Espanha, Argentina e dos Estados Unidos, para que estejam sempre por dentro das últimas tendências em termos de cortes, tratamentos e produtos.

“Como as estações do ano por lá são diferentes, tudo de moda que é lançado nesses países, no segmento de beleza, são absorvidos por nossos profi ssionais quando vão para lá. Desta forma estamos sempre lançando a moda, antes mesmo que ela estoure por aqui” afi rmam os sócios que também estão sempre participando de feiras de lançamento de produtos e cursos que possam agregar tudo que há de mais atual em serviços de beleza para o salão.

Os cabeleireiros Victor Freire e Angélica Costa, que trabalham há seis anos no JG, fazem parte da equipe de profi ssionais que está sempre viajando. “Profi ssional-mente eu tive a oportunidade de viajar e fazer o curso

de pivô point, que é um curso de aperfeiçoamento de cortes, e deu para aprender e trazer muitas novidades” conta Victor.

Com cursos feitos na Argentina, e no Chile, Angélica Costa não poupa elogios ao ambiente de trabalho do JG. “Trabalhar aqui representa crescimento, uma experiên-cia muito bacana, gosto muito daqui” diz a hairstylist.

De acordo com os proprietários do JG, há uma prepa-ração minuciosa de seus funcionários para que estejam aptos a atuar segundo os padrões de qualidade exigidos pelo salão. Tal lapidação e aperfeiçoamento levam em torno de 05 a 06 anos. O resultado de tamanho investi-mento é percebido pela satisfação e fi delização cada vez maior de seus clientes que se deslocam de bairros dis-tantes da cidade para fi car aos cuidados dos profi ssionais do salão. “Temos clientes que vem de Alphaville até aqui para cortar o cabelo!” conta o hairstylist João Summan que em Novembro deve inaugurar uma nova unidade do JG em Alphaville.

Por Carina Bessa

uM LuGar para realçar

a sua

Page 31: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

31Estética

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Serviços oferecidos pelo JG para toda família:Cabelos – o JG conta com avançadas técnicas e produtos de primeira qualidade.

Seus profissionais passam por constante atualização em renomadas academias, colo-cando os clientes sempre em contato com as últimas tendências de corte, coloração, penteado, tratamento de reconstrução, alongamento e reestruturação capilar.

Manicure – primando pela saúde, higiene e segurança dos clientes, os profis-sionais deste segmento utilizam kits descartáveis esterilizados. Além de oferecer o tradicional serviço de manicure e pedicure, são oferecidos os serviços de unhas ar-tísticas, unhas de porcelana, unhas acrigel, tratamentos de calcificação para unhas e Spa para mãos e pés.

Estética – Com produtos e equipamentos de última geração, para cuidar da bele-za facial e corporal, o JG oferece uma série de tratamentos para redução de medidas, celulite, flacidez, gordura localizada, esfoliação, hidratação, limpeza de pele e reju-venescimento do rosto.

Depilação – O salão oferece todos os tipos de depilação: com cera de mel ou de algas, naturais e descartáveis, com aparelho especial roll-on e retiradas com papel depilatório descartável. Há ainda depilação com cera Australiana Lycon (com apli-cação de produtos que limpam e protegem a pele) e depilação com linha de poliéster (técnica menos agressiva e que pode eliminar 95% dos pelos e ainda evita manchas e flacidez da pele).

Podologia – Profissional treinada, certificada e capacitada para tratar: corte téc-nico de unhas, unha encravada, órteses, verruga plantar, aplicação de ozônio, calos e calosidade, micoses, infecções, reflexologia e hidratação.

Maquiagem – Com a missão de realçar e valorizar a beleza e os traços de cada rosto, as profissionais do JG, antenadas nas últimas tendências internacionais de cores e produtos, preparam os clientes para qualquer ocasião tais como: maquiagem social, express, definitiva, design de sobrancelhas e sobrancelhas de henna.

Dia da Noiva – Nos momentos que antecedem um dos dias mais importantes da vida de uma mulher, no JG Hair Design as noivas podem relaxar e aproveitar ficando aos cuidados dos profissionais do salão.

Homem bonito todos os dias – O JG oferece ao público masculino os mais mo-dernos tratamentos para beleza. Além de serviços especializados como corte, colora-ção para redução dos cabelos brancos com resultado natural (matização), podologia, manicure, depilação e limpeza de pele, o JG coloca à disposição do público masculi-no uma vitrine de produtos para cuidados diários com os cabelos e com a pele.

Serviço: JG Hair DesignAvenida Corifeu de Azevedo Marques, 6047. Vila São Francisco. Telefone: (11) 3765.0867/ 3714-4397. Estacionamento com manobrista. Site: www.jghairdesign.com.brFotos: © Fatima Orsi - www.fatimaorsi.com

Page 32: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

32 Estética

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Cabeleireiros - da esquerda para a direita: Gilmar Co-elho, Angélica Costa, Suzani Lopes, Victor Freire, An-dréia Moreira, João Summan

Recepção - da esquerda para a direita: Milka Ferreira, Karine Rodrigues, Paula Oliveira

Da esquerda para a direita: Suzani Lopes, Camila Peri-cinoto, Priscila de Barros, Marcela Barcchi

Maquiagem - da esquerda para a direita: Santa Gomes, Paula Nunes

Manicures - da esquerda para a direita: Cristiane Car-la, Elza de Sousa, Marcia Moreira, Malu Pereira, Ma-ria Inés Carneiro, Valeria Batista, Daniela de Souza, Laila

Esteticista: Sandra Garcia - esquerdaPodóloga: Rosângela dos Santos - direita

Conforto e aconchego

O JG possui um espaço especialmente preparado e equipado para o dia mais importante da vida - o Dia da Noiva!

Page 33: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

33Estética

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

SURPREENDA com um visual NOVO!Os apliques e franjas com tic- tac estão em alta principalmente para quem quer uma mudança rápida e eficiente.

Já imaginou poder ter uma franja por um dia? Ou variar o visual sem precisar cortar o cabelo e, de quebra, ainda triplicar a sua

quantidade de fi os de um dia para o outro?

As franjas e apliques com tic-tac, desenvol-vida pelos americanos, chegaram ao JG Hair Design há pouco mais de um ano e prometem ser a sensação deste verão. De acordo com o hairstylist João Carlos Summan, a ideia do apli-que é para aquelas pessoas que querem variar o visual sem precisar cortar o cabelo e, em menos de 3 minutos, ter as madeixas que tanto gosta-ria. Uma solução prática e não tão cara quanto o mega hair, que demora cerca de cinco horas. A boa notícia é que a aplicação desses apliques pode ser feita pela própria pessoa.

A técnica consiste em mechas de cabelo costuradas a uma tira de tecido que é presa ao cabelo com o auxílio de presilhas tic-tacs. Pode ser usado não apenas para alongar os fi os, mas também para dar volume aos cabelos, sendo ab-solutamente imperceptível aos olhos.

Aplique de franja com tic tac - A ideia deste tipo de aplique é para aquelas pessoas que que-rem usar uma franja e, por causa do formato do rosto, sentem receio de cortar, pois as vezes uma franja demora para crescer. Também é uma ótima alternativa para as mulheres que querem arrasar em uma balada com um visual novo.

Você pode “ganhar” ou aumentar sua própria franja com esse aplique, que é colocado por meio de três presilhas tic tac e que pode ser removido a qualquer hora. O aplique de franja é diferen-ciado, pois não envolve somente a franja, pega também a lateral do cabelo, proporcionando um acabamento bem natural. Variações: Com o seu aplique de franja você pode fazer vários pentea-dos como rabo de cavalo, colocar um arco, fazer uma bela trança lateral, afi nal, tranças e franjas estão super em alta! As franjas podem ser encon-tradas em todas as cores e são colocadas e adap-tadas ao tom e formato de cabelo de cada pessoa.

Apliques de cabelo e de rabo de cavalo com tic tac- Assim como o aplique de franjas, estes apliques também podem ser facilmente colocados na hora de sair e podem ser retirados ao chegar em casa. Eles dão volume aos cabe-los, deixando você com um visual mais jovem e muito mais bonita.

Aplique de cabelo: (Fotos ao lado) Se você se arrependeu de ter cortado as madeixas e gos-taria de voltar atrás, este aplique pode ser uma boa solução. Com diversas tonalidades, texturas e comprimentos, você mesma pode colocá-lo. Ele deve ser aplicado em uma metade dos ca-belos, por meio de fi velas tic-tacs capazes de segurá-lo junto aos fi os. Um bom truque para ajudar você enquanto os fi os não crescem e ain-da acrescentar volume, charme e elegância a sua aparência.

Os hairstylists do JG garantem que estes apliques fi cam bem presos à cabeça e você pode dançar, pular e fazer o que quiser que eles não se soltam facilmente.

Vantagens: de fácil aplicação; não quebra os cabelos e não precisa de cuidados especiais. Depois de utilizar um pouco mais que seis vezes, recomenda-se lavar o aplique com xampu neutro, enxaguar e condicionar. Você pode secá-lo com secador ou ainda dar uma forma ondulada aos ca-belos com auxílio do babyliss.

Aplique com rabo de cavalo: (Fotos abaixo) Para colocá-lo, você prende o cabelo em um rabo de cavalo com um elástico. O aplique se prende ao cabelo através de um velcro. Você passa uma mecha dele em volta do seu rabo de cavalo e tá pronto!

No JG Hair Design o aplique de franjas e de rabo de cavalo custa R$ 150,00, já o aplique para alongar os cabelos depende da quantidade e do comprimento desejado e possui valores a partir de 800 reais.

Serviço: JG Hair DesignAvenida Corifeu de Azevedo Marques, 6047. Vila São Francisco. Telefone: (11) 3765.0867 / 3714-4397. Estacionamento com manobrista. Site: www.jghairdesign.com.brFotos: © Fatima Orsi - www.fatimaorsi.com

Page 34: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

34 Estética

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Com a correria do cotidiano no universo das grandes cidades, muitas vezes não perce-bemos que em torno de nós a natureza determina seus ritmos aos quais estamos submeti-dos. Ora, é a nossa relação com os ciclos naturais que determinará, por exemplo, a velo-cidade de nosso processo de envelhecimento. Esse é um conhecimento que carregamos através de nosso DNA ancestral

Mas hoje, o que fazemos? Dormimos tarde, acordamos tarde, nos alimentamos mal, nem sempre cultivamos pensamentos coerentes com aquilo que realmente desejamos ser. Somos levados pela maré dos desígnios sociais. Então pensamos, porque não aproveitar-mos daquilo que a natureza nos oferece para vivermos melhor?

É nesse sentido que os fl orais podem nos ajudar. Através de sua sutileza, as fl ores tem a capacidade de buscar nos lugares mais recônditos da alma aquele comportamento que necessitamos mudar, transformar padrões de atitudes ou mesmo buscar aquela potencia-lidade inerente ao nosso ser de que não lembrávamos ou nem percebíamos. Em suma, reestabelecer o contato com o eu interior e trazê-lo à consciência.

A fl or de alfazema, por exemplo, administrada como Floral Alquímico, tem o potencial de nos auxiliar a discernir sobre a realidade, pois atua diretamente no sistema nervoso central. Nos ajuda na tomada de decisões combatendo a insegurança mental. A artemísia desperta a vontade de agir dando forças as nossas ideias. Através de sua ação, fortalece-mos a consciência do corpo físico e de nossa relação com a matéria. A primavera dinami-za todos os chacras e meridianos nos estimulando a trazer à prática aquilo que refl etimos. Ajuda-nos a renovar a esperança de encontro com o novo.

Assim, os Florais Alquímicos nos auxiliam a harmonizar os nossos biorritmos internos de acordo com os biorritmos naturais, trazendo equilíbrio e bem-estar ao corpo e a mente.

Florais auxiliam na manutenção do bem-estar*Por Janaina Tavares e Anderson Kohout

Uma técnica milenar, com várias soluçõesAlém de odontologia especializada, a IMAI Odontologia também oferece a seus clientes a milenar técnica chinesa da acupuntura. Através da acupuntura, podemos solucionar problemas como dores de cabeça, dores de coluna, tensões musculares, bruxismo, ten-dinites, até questões mais complexas como infertilidade, hipertensão, asma e depressão.A acupuntura chinesa que você encontra na IMAI Odontologia é diferenciada. Nossos pacientes são acolhidos em toda sua complexidade física e emocional, de forma a tornar os resultados do tratamento rápidos e duradouros. Em cada sessão, o paciente recebe um tratamento de forma integral em sessões únicas e individualizadas, até o fi m de seu plano de tratamento.Todos os materiais são descartáveis e indi-vidualizados. A IMAI Odontologia também possui os últimos recursos tecnológicos da acupuntura a laser para quem não se sente confortável com agulhas. Doutores em acu-puntura certifi cados pelo World Federation of Chinese Medicine Societies, de Pequim (Chi-na) estão esperando por você.

Serviço:IMAI Odontologia EspecializadaHeber Harada – (Formado pela World Fede-

ration of Chinese Medicine Societies de Pequim). Av. Corifeu de Azevedo Marques, 1027B - ButantãTels. (11) 3726-6997 e (11) 4324-7426E-mail: [email protected]

*Janaína Tavares e Anderson Kohout são Assessores em fl orais brasileiros pelo sistema Joel Aleixo, Astrólogos e Tarólogos Alquimícos.Tels.: 9 7201.6586 - 9 5301.0836

© A

lexa

nder

Rat

hs| D

ream

stim

e.co

m

Page 35: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

35Estética

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Unidade OsascoAv. Dom Pedro I, 308 - Bela Vista Tel.: (11) 3688-3033

[email protected]

Unidade ButantãRua Sapetuba, 86 I Tel.: (11) 3031-7787

[email protected]

Page 36: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

36 Moda

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.brJornal Leve & Leia®

36 Bebês

Óculos para o verão 2013

O mês de Setembro anuncia o fi m do inverno, e a chegada da temporada de calor incita a pensar naquele acessório indispensável dos dias quentes e ensolarados: O óculos escuro. Além do fator proteção, importantíssimo nesta época do ano, óculos escuros são capazes transformar looks e de deixar qualquer pessoa muito mais atraente.

3636 ModaModa

Veja a seguir alguns detalhes dessas tendências, escolha o que mais te atrai, e esbanje estilo por aí!Os anos cinquenta e setenta exercem forte infl uência nos modelos da estação e os shapes favoritos você pode conferir abaixo.

© Armin6 | Dreamstime.com

CatEyes

Com pegada retrô, os famosos óculos de gatinho, ou

cateyes, foram sucesso na década de 50 e continuam super em

alta. Perfeitos para quem quer uma produção cheia de charme e bem feminina. Como plus, o

modelo tem o poder de levantar a expressão.

Lentes Redondas

as lentes redondas foram a grande aposta da maioria das grifes

nacionais e internacionais e serão sem dúvida alguma as estrelas da próxima temporada. Os modelos menores tem um ar mais “cool”, já os oversized são puro glamour.

O fi ltro solar é a principal arma na pro-teção do rosto contra o sol. No campo, praia ou simplesmente para fi car fashion, os chapéus são apostas certas para o ve-rão; tanto para quem prefere um modelo mais sóbrio quanto para quem adora uma opção mais colorida e divertida.Você pode arriscar e, com um pouquinho de ousadia, vai arrasar na produção: Verifi que se o chapéu veste a cabeça corretamente e se a cor lhe favorece, ou seja, observe se ele fi ca harmônico com seu tom de pele, olhos e cabelo. Lembre-se que é um acessório que estará ligado diretamente ao seu rosto. Procure ver se as abas não ultrapassam a linha dos seus ombros. Se sua testa for grande, qualquer tipo de chapéu lhe favorece, porém se sua testa for pequena, dê preferência aos chapéus de copa alta. Para quem tem o rosto longo, os chapéus de copa média ou baixa são os mais indicados, para não correr o risco de o chapéu alongar ainda mais o seu rosto.

Rosto oval ou arredondado fi ca bem com chapéus de copa e aba proporcionais. Já quem tem o rosto mais quadrado pode op-tar por chapéus de copa alta e abas largas. Agora, é só escolher e curtir as novas estações!Fonte: http://todaela.uol.com.br/street-fashion/os-acessorios-do-verao-2013

É Fashion!

Page 37: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

37Moda

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691 Jornal Leve & Leia®

Aviador

Este não cai de moda nunca. Os óculos aviadores fi cam bem em

quase todo o tipo de rosto. Quem já tem, pode continuar usufruindo

sem medo, e quem nunca usou, que tal experimentar? Escolha

atemporal e superestilosa!

Wayfarer

Assim como o aviador, o wayfarer já conquistou seus fãs incondicionais, um clássico da moda que volta e meia ganha

novos ares, mas nunca perde esse “jeitão” de óculos de superstar.

Já deu pra perceber que os óculos da estação são cheios de personalidade não é mesmo? Tem modelos para todos os tipos de rostos e principalmente para todos os gostos. Com tantas opções a vista, fi ca difícil eleger um preferido. Qual é o seu?

Fonte: Decor e Salto alto

© Paultrasenko | Dreamstime.com

© Vladimir Nikulin | Dreamstime.com

Page 38: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

38 Moda

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Tons metalizados nas cores verde e azul. Co-letes estilizados, shorts esportivos de cores neu-tras ou cítricas. Acessórios próprios para os dias quentes e estampas, muitas estampas nos vesti-dos, saias ou camisas. Assim, podemos resumir as principais tendências para o próximo verão.

Use e abuse dos shorts

Os shorts esportivos são presença garantida no guarda-roupa de nove em cada dez mulheres. Não à toa, foi uma das peças apresentadas no SPFW como tendências para o verão 2013. Marcas reno-madas apostam em peças desenhadas com mode-lagem mais ampla, e principalmente, mais espor-tivas.

Um verão cheio de cores!

Jornal Leve & Leia®

Estilos, estampas e cores mais brasileiras

Estilistas famosos decidiram apostar em uma tendência pouco utilizada entre os grandes nomes da moda: usar em suas criações estampas e um design que re-montam a cultura de cada canto do Bra-sil. Cidades, como Belo Horizonte, Sal-vador e Belém, contribuíram com suas cores e estilos.

Verão com cores cítricasÀs vezes exageradas, as cores cítricas verde-limão, amarelo sol e rosa-

choque, foram presenças confi rmadas nas passarelas da SPFW e confi r-madas como tendências para o próximo verão. As cores combinam com quase todos os looks. Isso vale para shorts, vestidos, saias e até blazers. As marcas combinaram as cores em peças tradicionais para os dias quen-tes de verão, como shorts e camisetas cavadas. Todos os modelos são de tecidos bem leves e confortáveis.

Vida longa aos coletes

No mercado da moda, é assim: praticamente tudo que foi usado no passado tende a voltar como tendência no presente. Basta uma nova roupagem e pronto. Peças que marcaram épo-ca voltam e se tornam super populares. Um exemplo disso são os coletes. A peça, popular nos anos 80, ganhou novos contornos de mar-cas, como a Triton e a Fórum. Na nova versão, eles vêm mais coloridos e com lapelas.

Page 39: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

39Moda

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Maquiagem vibranteOs batons de cores mais vi-

brantes, como o coral e fúcsia, são algumas das tendências apresentadas na SPFW para o verão e que devem passar a fazer parte dos nécessaires femininos. Especialistas afi r-mam que, para a próxima es-tação, vale os batons cremo-sos. Há ainda os batons com gloss.

Um verão mais bronzeado

Foi unanimidade entre as marcas que se apresentaram no SPFW, por exemplo, o blush terracota em versão mais suave. Usaram o produto em suas modelos com a intenção de criar uma leve impressão de pele bronzea-da, porém discreta. O segredo da téc-nica é aplicar logo abaixo das maçãs do rosto, da orelha até o meio da bo-checha. Para reforçar o uso do blush terracota, pincele também no alto do nariz.

Acessórios com mais atitude

Bolsas metalizadas, colares, aneis, brincos e pulsei-ras de cores mais chamativas e, sobretudo maiores. Essa é a tendência que algumas marcas brasileiras estão criando para o próximo verão no quesito aces-sório. Bolsas prateadas e douradas foram combinadas com vestidos brancos, verdes ou até mesmo amare-lo sol. Os colares ganharam designs futurísticos e os brincos tamanhos maiores. Fashionistas afi rmam que os assessórios em tamanhos e cores mais destacadas trazem ao look feminino mais atitude, sobretudo nos dias quentes.

Pele iluminada

Maquiadores famosos presentes no SPFW apostaram no hidratante iluminador, na base superfl uida e no iluminador para manter a pele sempre iluminada e hidratada. A dica é não apenas uma tendência para o próximo verão, mas uma dica valiosa para manter o visual cintilante mesmo em dias quentes.

Page 40: Jornal Leve & Leia

40 Vender é Arte40

granadaMateriais e móveisUsados em geralCompra e vendaAvaliamos no local e retiramos

Av. Corifeu de Azevedo Marques, 1422 / Tel.: 3726.3330 - 3569.4164

A vida em família pode ser trabalhosa. Quanto mais pessoas reunidas, mais tra-balho para se administrar a companhia e para manter as pessoas queridas sempre por perto. É, contudo, um trabalho que vale a pena. Poder contar com uma família que tem algum interesse em estar perto de nós é um desejável privilégio, nunca um ônus.

Reuniões com familiares precisam acontecer com frequência, não apenas em momentos fúnebres e em datas de comemorações específi cas. Considere que é ruim não ter ninguém de sua família que se lembre de, por exemplo, telefonar no dia do seu aniversário. Mas, pior do que isso, é não ser lembrado em nenhum outro mo-mento.

Pense que algumas pessoas só ligam para outras em datas “especiais”, mas, quando há frequência, essas datas são apenas detalhes sem grandes signifi cados. Datas especiais são aquelas em que temos por perto as pessoas queridas que nos querem bem. E é em nossa família que temos maiores chances de encontrar pessoas com essas características, dada a dimensão desse grupo.

Aproveite e considere, também, que não é preciso chegar o dia mau para valo-rizar o dia bom, ou melhor, para valorizar as pessoas que fazem com que o nosso dia seja, de fato, bom. Por isso, faça de cada dia uma oportunidade para ter algum contato com seus familiares. Assim, no dia ruim, eles se lembrarão de você. Não desista, acredite.

É preciso acreditar na família, é importante acreditar no amor, mas é indispen-sável ter disposição para unir a família no amor, a tal ponto de se tornarem indis-sociáveis. Ter a casa cheia com nossos familiares em fi nais de semana é um prazer superior a qualquer passeio, até mesmo pelo fato de passearmos, evidentemente, em um dos melhores lugares do mundo, a nossa casa. Para transformá-la em lar, é certo que você precisará buscar aqueles que, naturalmente, pela vontade de Deus, são seus, ou seja, os que formam a sua família.

Busque, não desista, promova reuniões em que haja diálogos não apenas entre pessoas e pessoas, mas entre pessoas e Deus. Dessa forma, aumentam as chances de sua casa ser transformada num lugar de abrigo, num lugar desejado, enfi m, num lar.

Erika de Souza Bueno é Editora do Portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br) e Coordenadora Pedagógica da Planeta Educação. Professora e consultora de Língua Portuguesa pela Universidade Metodista de São Paulo. Articulista sobre assuntos de língua portuguesa, educação e família.

Família: a casa transformada em lar Erika de Souza Bueno

© W

aveb

reak

med

ia L

td |

Dre

amst

ime.

com

ComportamentoComportamentoComportamento

Page 41: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

41Vender é Arte

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Moda

no mercado imobiliário visando o bem estar dos seus clientes e realizando sonhos.

Há5anos

CRECI: 20929J

no mercado imobiliário no mercado imobiliário no mercado imobiliário no mercado imobiliário no mercado imobiliário no mercado imobiliário no mercado imobiliário no mercado imobiliário no mercado imobiliário no mercado imobiliário no mercado imobiliário no mercado imobiliário no mercado imobiliário no mercado imobiliário no mercado imobiliário no mercado imobiliário no mercado imobiliário no mercado imobiliário no mercado imobiliário no mercado imobiliário no mercado imobiliário visando o bem estar dos seus visando o bem estar dos seus visando o bem estar dos seus visando o bem estar dos seus visando o bem estar dos seus visando o bem estar dos seus visando o bem estar dos seus visando o bem estar dos seus visando o bem estar dos seus visando o bem estar dos seus visando o bem estar dos seus visando o bem estar dos seus visando o bem estar dos seus visando o bem estar dos seus visando o bem estar dos seus visando o bem estar dos seus visando o bem estar dos seus visando o bem estar dos seus visando o bem estar dos seus visando o bem estar dos seus visando o bem estar dos seus visando o bem estar dos seus clientes e realizando sonhos.clientes e realizando sonhos.clientes e realizando sonhos.clientes e realizando sonhos.clientes e realizando sonhos.clientes e realizando sonhos.clientes e realizando sonhos.clientes e realizando sonhos.clientes e realizando sonhos.clientes e realizando sonhos.clientes e realizando sonhos.clientes e realizando sonhos.clientes e realizando sonhos.clientes e realizando sonhos.clientes e realizando sonhos.clientes e realizando sonhos.clientes e realizando sonhos.

HáHáHáHáHáHáHáHáHáHáHáHáHáHáHáHáHáHáHáHá555555555

(11) 3763-5544Av. Dr. Martin Luther King, 2220 - V. São Francisco

Page 42: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

42 Gastronomia

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

A MELHOR PIZZARIA DA REGIÃO traz para você uma excelente novidade:

O MELHOR RESTAURANTE DA REGIÃO.

www.picheluccio.com.br

Horários: 2ª a sábado das 11h às 15h e das 18h às 23:30hPraça Isaí Leiner, 192A - Centro do Jd. Bon�glioliEstacionamento conveniado

Conheça nosso piso superior, agora com capacidade para até 160 pessoas ;

Um espaço aconchegante para realização de eventos inclusive com opção climatizada.

Delivery e salão 3731.7542 / 3733.2007

Aberta a temporada de frutas42

Pêssego, manga, melão, abacaxi, uva. Essas são algumas das frutas da estação prima-vera-verão. Quer saber um pouco mais sobre os benefícios dessas delícias naturais das estações e, de quebra, aprender algumas receitas saborosas e nutritivas com essas frutas? Então, confi ra abaixo.Abacaxi: Fonte de vitamina C, com quantidades úteis de vitamina B6, folato, tiamina, ferro e magnésio.Receita: Camarão Burle Max - Ingredientes12 camarões médios50 ml de azeite50 g de manteiga½ cebola pequena ralada½ colher (sopa) de abacaxi caramelizado1 colher (sopa) de curry50 ml de conhaque para fl ambar50 ml de vinho branco seco100 ml de creme de leite frescosal, cebolinha e pimenta-do-reino a gosto½ xícara (chá) de batata palhaMaisena a gostoModo de Preparo: Refogue o azeite e a manteiga junto com a cebola ralada. Em segui-da, acrescente o camarão, o curry e o abacaxi caramelizado. Deixe refogar um pouco e, a seguir, coloque o vinho branco. Espere o vinho evaporar e, em seguida, fl ambe com conhaque. Logo após, junte o creme de leite fresco, prove o sal e coloque pimenta-do-reino a gosto. Dê uma leve engrossada com maisena misturada com água. Sirva em seguida com arroz de amêndoas. Para fi nalizar, salpique a batata palha e enfeite com um pouco de abacaxi caramelizado e cebolinha.

Manga: Fonte de betacaroteno e vitamina C. Também apresenta vitamina E, niacina, ferro e potássio. Receita: Brigadeiro de Manga -- Ingredientes1 lata de leite condensado100g de chocolate branco ralado1 colher (sopa) de manteiga sem sal100 ml de suco (polpa) de mangaModo de preparo: Misture todos os ingredientes (com exceção do suco) e, quando a mistura já estiver soltando da panela, acrescente o suco de manga. Deixe apurar nova-mente até desgrudar da panela. Deixe esfriar, faça bolinhas e passe no chocolate ralado.Melão:Embora constituído em sua maior parte de água, é bastante nutritivo pois fornece vitaminas A e C, potássio e outros minerais.Receita: Mousse de Melão

Ingredientes:• 3 xícaras chá de polpa de melão cortada em cubos • 1 envelope de gelatina em pó sem sabor 12g • 1/4 xícara chá de agua • 1 1/2 xícara chá de iogurte natural • 1 1/2 xícara chá de açúcar • 3 claras batidas em neve

Modo de preparo- Bata a polpa do melão até obter um purê homogêneo. Reserve. Em uma panela média, misture a gelatina com a água e deixe amolecer por 5 minutos. Leve ao fogo brando e cozinhe, mexendo bem com uma colher de pau até dissolver. Retire do fogo. Acrescente o iogurte, a mistura do melão, o açúcar e mexa bem. Despeja em uma tigela e coloque-a dentro de uma vasilha grande com água e cubo de gelo, mexendo sempre, até começar a fi rmar. Junte as claras em neve e misture delicadamente. Despeje a mousse em fôrmas individuais e sirva gelada.

GastronomiaGastronomiaGastronomia

Page 43: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

43Gastronomia

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Bolo de fubá com calda de goiabada

Esta receita não contém proteínas do leite, lactose, glúten e soja.

Ingredientes do bolo:

- 400 ml de leite de coco- 2 xícaras de água- 2 xícaras de açúcar- 2 xícaras de fubá- 2 colheres de sopa de óleo vegetal- 1 colher de sopa de fermento químico em pó- 3 ovos inteiros- 1 colher de chá de essência de baunilha

Preparo:Unte uma forma de pudim ou 2 formas retangulares de pão. Coloque todos os ingredientes no liquidifi cador e bata ligeiramente para deixar a mistura homogênea. Despeje a mistura na forma e leve-a ao forno preaquecido em temperatura média por até 40 minutos. O bolo deve fi car dourado. Entretanto, você perceberá que a camada de cima fi cará mais mole que a de baixo. Deixe esfriar e desenforme.

Calda de goiabada. - Ingredientes:

- 250g de goiabada- suco de 1 limão- 5 colheres de água- canela a gosto

Preparo da calda:Coloque os ingredientes em um recipiente de vidro e leve ao micro-ondas para aquecer por 2 minutos (você pode colocar por 1 minuto, mexer bem e voltar a aquecer por mais um minuto até a goiabada dissolver por completo). Para uma calda mais líquida, acrescente mais uma ou duas colheres de sopa de água. Sirva a calda quen-te sobre as fatias de bolo.

Mais temporada de frutasPêssego: Traz vitaminas antioxidantes e fi bras.

Receita: Vitamina Campeã.Ingredientes:

• 2 Bananas • 1 Maçã • Meia Cenoura • 1 Pêssego • Leite condensado • 1 litro de leite

Modo de Preparo: Corte as bananas em rodelas, a maçã em pequenos pedaços, a cenoura em rodelas e o pêssego em pedaços. Despeje num liquidifi cador e bata, depois de bem batido no leite, coloque açúcar e leite condensado a gosto.

Uva: Possui alto teor de pectina e biofl avonoides. É fonte de ferro, potássio e vitami-na C.

Receita: Suco de água de coco e uva verdeIngredientes

• 1 cacho pequeno de uva Itália • 1 copo de água-de-coco

Modo de preparo: No liquidifi cador, bata a uva com a água-de-coco. Coe num copo alto, adoce a gosto e junte gelo. Sirva em seguida.

Page 44: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

44 Gastronomia

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Rocambole salgado sem farinha

IngredientesMassa1/2 xícara (chá) de polvilho doce1/2 xícara (chá) de polvilho azedo1 colher (sopa) de fermento em pó1 colher (chá) de sal6 claras6 gemas peneiradasMaionese a gosto1/2 xícara (chá) de molho de tomate (para pincelar)Queijo meia cura ralado a gosto (para polvilhar)

Recheio de presunto e queijo200g de queijo prato picado200g de queijo mussarela picado 200g de presunto picado3 tomates sem sementes cortados em cubinhos Sal e orégano a gosto

Modo de Preparo

Massa- Numa tigela misture o polvilho doce, o polvilho azedo, o fermento em pó e sal. Reserve.

Numa batedeira coloque as claras e bata bem. Com a batedeira ainda ligada adicione as gemas peneiradas. Diminua a velocidade da batedeira e continue batendo até a massa fi car cremosa (cerca de 10 minutos). Junte esta massa com a mistura de polvilhos (reservada acima) e misture delicadamente.

Numa fôrma untada e polvilhada com polvilho doce coloque a massa (feita acima) e leve ao forno médio preaquecido a 180°C por cerca de 20 minutos. Retire do forno e desenforme ainda quente sobre um pano levemente umedecido. Reserve.

Montagem- Numa assadeira coloque a massa do rocambole (reservada acima), abra com cuidado, espalhe uma camada de maionese, o recheio de sua preferência e enrole com cuidado. Transfi ra para uma assadeira untada, pincele o rocambole com molho de tomate, polvilhe queijo meia cura ralado a gosto e leve ao forno médio preaquecido a 180°C por cerca de 10 minutos para gratinar. Sirva em seguida.

Tapioca às avessasIngrediente2 xícaras (chá) de carne seca dessalgada, cozida e desfi ada2 colheres (sopa) de polvilho doce1 colher (sopa) de óleoCebolinha e sal a gosto200 g de queijo coalho ralado no ralo grosso

Modo de Preparo- Numa tigela coloque a carne seca dessalgada, cozida e desfi ada, polvilho doce, óleo, cebolinha e sal a gosto e misture bem.

Numa frigideira (11 cm de diâmetro de fundo) untada com azeite coloque uma camada fi na de massa de carne seca forrando todo o fundo da frigideira alisando com as costas de uma colher. Leve a frigideira ao fogo médio por aproximados 2 minutos ou até cozinhar e dourar a carne seca. Vire a massa na frigideira e deixe-a dourar por mais 2 minutos. Retire do fogo.

Retire a tapioca da frigideira e continue fazendo mais tapiocas com o restante da massa. Pegue cada tapioca de carne seca, coloque no centro uma porção de queijo coalho ralado (ou queijo de sua preferência) e dobre a tapioca formando uma meia lua. Repita o procedimento com o restante da carne seca e sirva em seguida;

Sugestão: Sirva com creme de mandioca, vinagrete e queijo coalho ralado.

10%

Page 45: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

45Gastronomia

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Gastronomia

Restaurante e PizzariaUm dos melhores lugares para

se ter bons momentos.

Delivery e Reservas: Vila São Francisco

3714.8242

Vila Leopoldina3644.3390 / 3644.4095

ExperimenteAlmoço executivo de 2ª a 6ª feira Aos Sábados Deliciosa Feijoada Aos Domingos Pratos Especiais

www.babbogiovanni.com.brUnidade Vila São Francisco (Restaurante e Delivery)Av. Dr. Cândido Motta Filho, 545 / 731 - Lj 4 - São Francisco Center [email protected]

Unidade Vila Leopoldina (Somente Delivery)Rua Guaipá, 1255 - 3644-3390 ou [email protected]

COMBINAÇÃO PERFEITASextas, sábados e domingos:Faça seu pedido e receba o azeite Gallo de 15ml na medida para deixar sua pizza ainda mais saborosa.

Delivery e Reservas:

Almoço executivo de 2ª a 6ª feira Almoço executivo de 2ª a 6ª feira Aos Sábados Deliciosa Feijoada Aos Domingos Pratos EspeciaisAos Sábados Deliciosa Feijoada Aos Domingos Pratos EspeciaisAos Sábados Deliciosa Feijoada

COMBINAÇÃO PERFEITASextas, sábados e domingos:

Delivery e Reservas:

Cupom Leve Leia

Page 46: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

46 Gastronomia

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Bolinho instantâneo Ingredientes

1 pacote de macarrão instantâneo (sabor galinha caipira) cozido por 5 minutos e escorrido 1 sache de tempero do macarrão instantâneo 110g batata cozida e amassada 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado 3 colheres (sopa) de salame fatiado picadinho 1 xícara (chá) de mussarela cortada em cubinhos Orégano a gosto 1 ovo misturado com 2 xícaras (chá) de leite Farinha de rosca para empanar

Modo de Preparo - Numa tigela coloque o pacote de macarrão instantâneo cozido e escorrido, o sache de tempero do macarrão instantâneo, a batata cozida e amassada, o queijo parmesão, o salame, a mussarela e o orégano e misture bem até formar uma massa bem compacta.Com as mãos, pegue pequenas porções da massa e faça bolinhas. Passe-as em na mistura de ovo com leite e em seguida na farinha de rosca (faça este processo 2 vezes). Numa panela, com óleo quente, frite as bolinhas até dourar. Escorra em papel absorvente e sirva em seguida.

Page 47: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

47Gastronomia

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Quinoa: uma ótima escolha de grão!Nativa da América do Sul e utilizada desde tempos remotos, a quinoa é uma ótima

escolha de grão, fornecendo proteína completa de alta qualidade, bem como outros benefícios nutricionais.

Calorias: Quando cozida em água sem óleo ou manteiga, uma porção de 1/2 xícara de quinoa contém 111 calorias.

Gordura: A quinoa contém 2 g de gordura para cada 1/2 xícara ou 2,5% da quantidade diária recomendada. A quinoa não contém gordura saturada ou trans.

Carboidratos: Uma porção de 1/2 xícara de quinoa contém aproximadamente 20 g de carboidratos, com aproximadamente 2,5 g de fi bras, o que é mais de 10% da quantidade diária recomendada.

Proteína: A quinoa é rica em proteína, com 4 g por porção de 1/2 xícara.Vitaminas e minerais: A quinoa é rica em uma ampla variedade de vitaminas e

minerais. Uma porção de 1/2 xícara fornece 28% da quantidade recomendada de manganês, 15% da quantidade diária recomendada de magnésio e 14% da quantidade diária recomendada de fósforo, bem como grandes quantidades de tiamina, ribofl avina, ácido fólico, ferro, zinco e cobre.O grão da quinoa pode ser utilizado de diversas maneiras: na salada, no arroz, no feijão, no preparo de sopas, refogados, cozidos e carnes. Veja a receita a seguir e tenha um bom e saudável apetite!

Risoto de QuinoaIngredientes

• 2 colheres (sopa) de óleo• 1 cebola pequena ralada• 2 dentes de alho picados• 1 xícara (chá) de quinoa real• 1 cenoura pequena ralada• 1 abobrinha pequena ralada• 2 cubos de caldo de legumes• 4 xícaras (chá) de água quente• Sal e salsa picada à gosto• 50grs de queijo parmesão ralado

Modo de preparo• Em uma panela, leve ao fogo médio o óleo e refogue a cebola e o

alho até murchar.• Adicione a quinoa, os legumes e refogue por 5 minutos.• Adicione o caldo de legumes dissolvido na água quente, abaixe o

fogo, tempere com sal, tampe a panela e cozinhe por 20 minutos ou até secar a água.

• Desligue o fogo e deixe descansar por 5 minutos com a panela tampada.

• Adicione a salsa, o parmesão, misture e sirva em seguida.

© M

ylitl

eye

| Dre

amst

ime.

com

Page 48: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

48 Gastronomia

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

Humor doceFrutas que combatem o nervosismo

Laranja: Fonte de vitamina C, auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso. É um ótimo relaxante muscular e ajuda a combater o estresse.

Abacate: Fornece ao corpo gorduras saudáveis, que elevam os níveis de serotonina, estimulando a felicidade e o bom-humor.

Banana: Rica em carboidratos, potássio e magnésio, diminui a ansiedade e garante um sono tranquilo.

Jabuticaba: Suas vitaminas do complexo B agem como antidepressivos naturais. Seus carboidratos fornecem energia.

Melancia: A fruta tem uma dose considerável da energizante vitamina B. Ela mantém o corpo no ritmo certo, além de refrescar imediatamente após o seu consumo.

Uva: Tem boas doses de vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento do sistema nervoso e retardam o envelhecimento da pele.

Pêssego: Rico em aminoácido triptofano. Essa substância é convertida em serotonina pelo organismo, melhorando o sono e o humor.

Halloween: Bolinho de Bruxa,

sobremesa fácil e divertidaIngredientes

. 3 bolinhos de chocolate prontos ou feitos em casa

. 3 cones de sorvete

. Chantilly pronto

. 3 gotas de corante comestível verde

. 6 uvas-passas pretas

. 7 balas vermelhas em formato de tubinhos compridos

. Tesoura sem ponta

Modo de preparo:Misture o chantilly com o corante e cubra os bolinhos. Coloque os cones de sorvete para fazer as vezes do chapéu. Com a tesoura, faça cabelos e bocas usando as balas em tubinho. Para os olhos, use as uvas.

Serviço: No Empório dos Doces você encontra grande variedade de doces para Halloween. Venda no atacado e varejo. (Veja anúncio nesta esta página.)

Foto: Leo Feltran/ Produção: Alice Cruz, Lisiane Miúra e Marcos Fabiano Lopes/ RECREIO - Fontes pesquisadas - http://mdemulher.abril.com.br/culinaria

Page 49: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

49Gastronomia

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

A primavera está chegando, e o Supermercado Padrão

reservou as melhores ofertas para você e a sua família

Av. Dr. Vital Brasil, 652Loja 1: Loja 2:

Rua Fernão Dias, 579Butantã - 3814 3321 Pinheiros - 3813 1144

Amplo Estacionamento com Manobristas

Entregamos em Domicílio

Mais de 25.000 itensdas melhores marcas!

Tudo para abastecer a sua casa.

2ª a Sábado das 07:00 às 22:00Domingos e Feriados das 07:00 às 21:00

2ª a Sábado das 07:00 às 22:00Domingos das 07:00 às 15:00Feriados das 07:00 às 21:00

w w w.supermercadopadrao.com.br

Frango com strogonoff de maçã

Ingredientes½kg de coxa e sobrecoxa de frango limpa e cortada em pedaços½kg de peito de frango limpo e cortado em pedaçosSuco de 1 laranja3 dentes de alho amassados1 colher (chá) de alecrimSal a gosto1 maçã verde sem casca cortada em cubos1 xícara (chá) de catchup1 pacote de creme de cebola (68g)1 lata de creme de leite sem soro1 lata (a mesma medida da lata de creme de leite) de leite1 pitada de noz moscada.

Modo de Preparo : Numa tigela coloque frango, suco de laranja, alho, alecrim e sal, misture bem e deixe marinando na geladeira por 2 horas. Depois deste tempo coloque os pedaços de frango (marinados) numa assadeira e leve ao forno médio preaquecido a 180°C por cerca de 1h. Retire do forno, escorra o caldo da assadeira (reserve) e leve novamente a assadeira ao forno para dourar os pedaços de frango (cerca de 15 minutos). Numa panela coloque o caldo da assadeira (reservado acima), maçã verde, catchup e creme de cebola, misture e deixe no fogo baixo por cerca de 5 minutos. Acrescente creme de leite, leite e frango assado misture e cozinhe por mais 5 minutos em fogo baixo. Sirva com arroz branco e batata palha.

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de leite quente1 colher (sopa bem cheia) de Cappuccino Canela Iguaçu1 colher (café) de canela em pó100g de chocolate meio amargo picado 3 colheres (sopa) de açúcar3 colheres (sopa) de creme de leite

Modo de preparar:

Em uma panela ferva o leite, junte o cappuccino canela e a canela em pó. Misture e deixe abafado por 5 minutos. Coe, volte ao fogo e adicione o chocolate e o açúcar. Mexa até ambos derreterem. Retire do fogo, acrescente o creme de leite e bata a mistura em um liquidifi cador até fi car espumante.

Dica: Sirva quente ou gelado

Café Cremoso

© Angel Luis Simon Martin | dreamstime.com

Page 50: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

50 Gastronomia

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br

© M

ax77

7 | S

hutt

erst

ock.

com

Não há mais dúvidas: o macarrão engorda menos do que o arroz branco. Além dis-so, os benefícios do alimento superam os do grão e do pão. Isso porque o macarrão tem baixo nível glicêmico. Dessa forma, leva mais tempo para ser digerido pelo organismo, aumentando a sensação de saciedade.Apesar de ser um prato tradicional na culinária italiana, o macarrão foi inventado

pelos árabes. O alimento chegou à Itália graças a eles que circularam pela Sicília e península Ibérica durante a Idade Média.Na fórmula do macarrão também existe uma baixa concentração de sódio, gordura

e colesterol. Ele também é rica fonte de carboidrato, elemento essencial para pro-duzir energia para o dia a dia.O consumo da massa também benefi cia o cérebro ao reabastecer as suas reservas

de energia. O macarrão facilita a captação do tripto fano, um precursor da serotoni-na que está ligado às sensações de calma e bem-estar.

Macarrão ou Arroz?

© M

elic

a | D

ream

stim

e.co

m

Salada Revigorante Ingredientes

3 xícaras (chá) de massa cozida e quente (300 g)4 colheres (sopa) de azeite1 colher (sopa) de hortelã picado1 colher (sopa) de manjericão picadoSal a gosto½ xícara (chá) de peito de peru cortado em tiras fi nas (65 g)1 xícara (chá) de alho poró cortado em rodelas (90 g)½ xícara (chá) de tomate cereja cortado ao meio (75 g)½ xícara (chá) de bolinha de mussarela cortada ao meio (90 g)1 xícara (chá) de radicchio picado (35 g)Folhas de espinafre, hortelã e manjericão a gostoAzeite e sal a gosto

Modo de Preparo- Numa tigela coloque a massa cozida e quente, azeite, hortelã picado, manjericão picado e sal a gosto; misture bem e deixe esfriar.

Acrescente peito de peru cortado em tiras fi nas, alho poró cortado em rodelas, tomate cereja cortado ao meio, bolinha de mussarela cortada ao meio, radicchio picado, folhas de espinafre hortelã e manjericão a gosto, azeite e sal a gosto misture bem e sirva em seguida.

Dicas: - Cozinhe o macarrão “al dente”. Escorra, deixe sair um pouco o vapor e tempere. Nunca lave o macarrão! - Deixe o alho poró de molho em água gelada para deixá-lo verde e crocante.

Page 51: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

51Gastronomia

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

RESERVAS• Aniversários• Casamentos• Empresas• Formaturas

Comida por quilo e Rodízio de carnes

(almoço e jantar)Musica ao vivo(Sextas-feiras

no jantar)Jantar dançante

(Sábados)

Rod. Raposo Tavares, km 26,5 - Granja Viana - Cotia(11) 4702-6297 | 4617-4019

www.gramadogrill.com.br

Comida por quilo

www.gramadogrill.com.br

(Sábados)

Molho de Caju : Ingredientes:01 laranja-Bahia ou champanhe; 03 col. (sopa) de polpa de caju e sal a gosto. Modo de preparo Esprema a laranja, junte a polpa de caju e o sal.

Molho de ervas e cottage Ingredientes:- 2 xic. (chá) de queijo cottage - 2 col. (sopa) de suco de limão - 2 col. (sopa) de manjericão fresco picado Sal a gosto Modo de preparo: Amasse o cottage com um garfo e misture os outros ingredientes.

Molho de mostarda e mel. Ingredientes:- 1 col. (sobremesa) de mel - 1 col. (sobremesa) de mostarda dijon- 1 col. (sopa) de azeite de oliva extra virgem- 2 col. (sopa) de iogurte desnatado Sal a gostoModo de preparo: Misture todos os ingredientes com a ajuda de um fouet e sirva.

Molho de abacate. Ingredientes- 2 col. (sopa) de abacate - 5 folhas de hortelã- 1 col. (sopa) de limão tahiti Sal a gostoModo de preparo: Bata todos os ingredientes com a ajuda de um mixer e sirva.

Molho rosé. Ingredientes- 8 col. (sopa) de maionese - 8 col. (sopa) de creme de leite - 4 col. (sopa) de ketchup - 4 col. (chá) de conhaqueModo de preparo: Misture muito bem todos os ingredientes.

Molho de vinagre balsâmico. Ingredientes:- 10 col. (sopa) de azeite de oliva - 3 col. (sopa) de vinagre balsâmico- 2 col. (sopa) de água mineral - 1 col. (sopa) de suco de limão- 2 col. (sopa) de gergelim branco e Sal a gosto Modo de preparo: Misture muito bem todos os ingredientes.

Molho de iogurte e linhaça. Ingredientes:- 1 pote de iogurte natural desnatado - 1 col. (sopa) de azeite - 1/2 limão - 2 col. (chá) mostarda - 1 col. (sopa) de hortelã- 1 col. (chá) de linhaçaModo de preparo: Misture os ingredientes e sirva sobre a salada.

Molho oriental. Ingredientes:- 3 col. (sopa) de shoyu- 5 col. (sopa) de azeite de oliva - Suco de 1/2 limão - 1 col. (chá) de gengibre fresco ralado Sal a gostoModo de preparo Misture todos os ingredientes

Incremente a sua salada!Receitas de molhos que irão dar mais sabor às verdinhas.

Page 52: Jornal Leve & Leia

52

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Onde Você Vê!

Aniversários?Co�ee Break?Festinhas Escolares?

"AQUI ESTÁ A SOLUÇÃO!"

• Bolos • Salgados • Doces • Sanduiches • Sucos • Massas • Sorvetes • Tortas

Av. Dr. Romeo Ferro, 628 - Jd. Bon�glioli (Próximo ao supermercado Violeta)

DELIVERY 3726-5183www.deliciasgourmet.com.br

KIT 01 (até 10 pessoas)1,0 Kg bolo30 Doces80 Salgados4 lts. Coca ColaR$ 127,00 KIT 03 (até 20 pessoas)2,0 Kg bolo60 Doces160 Salgados8 lts. Coca ColaR$ 253,00(Temos opções até 50 pessoas)

DELIVERY 3726-5183

Conheça nossas novidades:Mister Bomba

Brigadeiro de Colher

Aniversários?Co�ee Break?Festinhas Escolares?

• • Bolos Bolos • • Salgados Salgados • • Doces Doces • • Sanduiches Sanduiches

Biscoitinhos são ótimas opções de lanchi-nhos gostosos, seja para o café da manhã, café da tarde ou até para colocar na lan-cheira das crianças. Apesar da variedade enormes delícias disponíveis nos super-mercados, vale a pena experimentar, pelo menos uma vez, uma receitinha caseira.

Ingredientes

. 1 xícara (chá) de açúcar

. 1 e 1/2 xícara (chá) de castanhas-do-pará torradas e moídas

. 2 xícaras (chá) de farinha de trigo

. 1 xícara (chá) de manteiga

. 1 gema

. 100 g de chocolate meio-amargo picado

Modo de preparo

Em uma tigela, peneire o açúcar. Junte as castanhas, a farinha de trigo e a manteiga. Esfregue a mistura entre as mãos até obter uma farofa. Acrescente a gema e mexa com as pontas dos dedos até formar uma massa homogênea. Faça bolinhas com cerca de dois cm de diâmetro e disponha-as em uma assadeira un-tada. Leve ao forno médio preaquecido e asse por 20 minutos, aproximadamente, ou até dourar. Retire do forno e deixe esfriar.

Derreta o chocolate meio-amargo picado em banho-maria. Retire do fogo e deixe amornar. Mergulhe os dentes de um garfo no chocolate derretido e deixe escorrer sobre os biscoitos, formando linhas. Deixe secar e sirva com cafezinho ou no chá da tarde.

Beijo-de-dama: ótimo para acompanhar um café

Foto: Mauro Holanda

Por Ana Carolina Castro Que tal preparar uma receita gostosa de biscoitinho para o lanche da tarde?

Conteúdo do site: AnaMaria

Page 53: Jornal Leve & Leia

53

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Onde Você Vê!

Defi nir arte, pode parecer uma tarefa ingrata. Como expressar em palavras sensa-ções e sentimentos? Toda manifestação artística autêntica nos conduz a uma viagem ao nosso eu interior. Interpretar uma obra é, acima de tudo, desvelar segredos. Cada um vê e percebe o mundo ao redor de forma única. É justamente essa pluralidade que torna o fruto do trabalho de um artista algo singular.

Conceber é criar e, muitas vezes, torna-se sinônimo de ousar. Poucos são capazes de captar a essência de nosso cotidiano e gerar, a partir dessa matéria bruta, algo sublime, digno de admiração! O Nobel de literatura George Bernard Shaw captou bem esse sen-timento quando disse: “Os espelhos são usados para ver o rosto; a arte para ver a alma.”. Pablo Picasso, grande referência da pintura cubista sentenciou: “A arte é a mentira que nos permite conhecer a verdade.”

Seria impossível dissertar sobre um tema tão interessante sem abordar uma das mais antigas formas de expressão artística... A dança!

Presente em todo o mundo antigo, pode-se afi rmar que se desenvolveu concomitan-temente à história da humanidade, seja como parte de cerimônias religiosas, teatrais ou simplesmente auto-expressão. Uma de suas formas mais belas é a dança do ventre que infelizmente vem sendo pervertida graças à falta de informação da grande mídia que acaba por alienar a opinião alheia visando apenas dividendos publicitários. Muitos são os que vivem às custas da ignorância do povo.

Com o fi rme propósito de ajudar a reverter esse triste quadro, a professora Camila Ribeiro decidiu ir além. Quebrar paradigmas não é fácil, como seria contar uma história usando a dança do ventre como veiculo? Essa foi a proposta de Camila, mais especifi -camente recontar uma das histórias mais famosas de nossa época: O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, cuja obra nos faz refl etir e questiona profundamente a re-

lação do homem com seus semelhantes, exortando-nos, através de belíssimas metáforas a reconquistarmos um pouco da inocência e simplicidade da infância, provavelmente uma das épocas mais inesquecíveis de nossas vidas, berço da construção de nosso ca-ráter.

A frase: “Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos” defi ne bem o espírito empreendedor desse even-to. A história todos conhecem, mas dar ao expectador a oportunidade de senti-la de forma diferente, com nova roupagem é, sem dúvida, uma obra de arte!

Camila RibeiroDRT: 28-587Av. Dr. Francisco de Paula Vicente Aze-vedo, 298 - Parque ContinentalFone: (11) 3452-9455 / (11) 8684-8424www.kkdancadoventre.com

A Arte da Dança! Por: Andréa Lavieri

© Raynald Bélanger | dreamstime.com

Page 54: Jornal Leve & Leia

54

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Onde Você Vê!

Caneta D’águaHistórias Bíblicas- Esta obra, indicada para crianças de 4 a 8 anos, traz cinco pequenas histórias bíblicas, que vão edifi car a vida da garotada.Histórias Bíblicas traz uma surpresa: uma caneta d´água! A meninada vai adorar ver as fi guras das passagens que acabaram de ler surgirem, quando passarem a caneta d´água nas folhinhas avulsas que vêm anexados à obra.As cinco melhores Histórias da Bíblia para pintar muitas vezes.Encontre a sua fi gura de água no bolso, na parte fi nal do livro.Encha a sua caneta d’água com água limpa.Friccione a caneta sobre a fi gura e a cena aparece!Aos poucos a cena se descolore - e você pode começar denovo!Muitas diversões boas e limpas!

As Histórias incluem

* Nóe e sua Grande Arca* Jonas e o jantar do peixe* Daniel e os leões famintos* A História dos pescadores* O pastor que procura

Serviço:Livraria AGFORSão Francisco Center Shop - Av. Dr. Cândido Motta Filho, 731 - Lj. 37Tel.: 2385-2645

Com a correia do dia a dia, o microondas se tornou um grande aliado das mulheres.Mas, diante de tanto uso, vale a pena ressaltar alguns cuidados básicos de limpeza que devemos ter com ele para a nossa saúde.

1. Para evitar maus odores: coloque uma vasilha com meio copo de água + meio copo de suco de um limão e ligue o forno microondas por três minutos. Depois seque a parte interna com uma fl anela. Ideal fazer isso 1 vez por semana.

2. Cobrir os pratos: sempre que for esquentar alimentos, cubra-os com 1 folha de papel toalha. Aquelas tampas específi cas para microondasmesmo sendo lavadas diariamente, “guardam” bactérias e resíduos de alimentos.Por quê? Porque o plástico não foi feito para ser aquecido nem para guardar alimentos quentes. A resina que for-ma o plástico é líquida, ou seja, quando aquecida ela desprende muitas partículas que contaminam a comida.

3. Todo dia: após o uso, sempre passar um pano úmido para evitar que vestígios de alimentos se fi xem nas paredes.

4. Toda semana: limpe a parte externa do microondas uma vez por semana, sem-pre usando um pano macio com detergentes desengordurantes.

Microondas : cuide dele

Page 55: Jornal Leve & Leia

55

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Onde Você Vê!

Bíblia em Ação A BÍBLIA EM AÇÃO traz as 200 principais histórias bíblicas em quadrinhos.

Com um texto bem escrito e imagens fortes que chamam a atenção de leitores de todas as idades, seu ilustrador, o brasileiro, SERGIO CARIELLO, tem em seu currículo obras para DC Comics e Marvel

A linguagem épica da Palavra de Deus leva o leitor a experimentar toda emoção da história mais incrível que já foi escrita.

Serviço:Livraria AGFORSão Francisco Center Shop Av. Dr. Cândido Motta Filho, 731 - Lj. 37Tel.: 2385-2645

Dicas Leves: LimãoMuitos profi ssionais em restaurantes, além de nutricionistas estão usando ou consumindo o limão inteiro, em que nada é desperdiçado.A casca do limão é rejuvenescedora da saúde na erradicação de elemen-tos tóxicos do corpo.

Faça um teste: Coloque o limão na seção do freezer de sua geladeira. Uma vez que o limão esteja congelado, use seu ralador e o limão inteiro (sem necessidade de descascá-lo) e polvilhe-o em cima de seus alimentos: bebidas, vinho, saladas, sorvete, sopa, macarrão, molho de macarrão, arroz, sushi...

Todos os alimentos inesperadamente terão um gosto maravilhoso, algo que você talvez nunca tenha provado antes. Provavelmente, você achava que só o suco de limão teria vitamina C, porém, a casca do limão contem vitaminas 5 a 10 vezes mais do que o suco de limão propriamente dito.

Conheça alguns dos benefícios surpreendentes do limão:Limão (Citrus) é um produto milagroso para matar células cancerosas: é 10.000 vezes mais forte do que a quimioterapia!

Considerado também como um espectro antimicrobiano contra infecções por bactérias e fungos, ele é efi caz contra parasitas internas e vermes; regula a pressão de sangue, quando muito alto; e é um antidepressivo, combatendo o estresse e distúrbios nervosos.

Aproveite as cascas dos seus limões!

10%

Page 56: Jornal Leve & Leia

56

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Onde Você Vê!

Da redação

Qualidade e agilidade,

pode con�ar!Revisão gratuita

Manutenção em frota de empresas

Faça uma visita: Av. Eliseu de Almeida, 2050 - Butantã11 3721.0755 / 7802.4212 - ID: 121* 10043

O carro deu pane!Não entre em pânico! Descubra quais são os principais suspeitos e saiba o que fazer em caso de falha

BATERIA: O problema pode ser na própria peça ou no alternador. Procure um esta-belecimento especializado em autoelétrica para efetuar a troca ou realizar uma nova recarga.BOBINA: Desgastada, a peça não produz corrente elétrica sufi ciente para ligar o au-tomóvel. Assim como a bateria, a troca deve ser providenciada em um autoelétrico.BOMBA DE COMBUSTÍVEL: Com defeito, a peça não alcança pressão sufi ciente para mandar a gasolina ou o álcool para o restante do sistema. Em geral, o problema é detectado quando a motorista dá a partida no motor. Para resolver a situação, procure um mecânico e solicite a troca da peça.CORREIA DENTADA: A peça costuma se romper quando o carro está em movimen-to. Como a correia é acionada pelo motor, em caso de suspeita de quebra, recomenda-se parar o carro e não forçar a partida novamente. Vá a uma ofi cina autorizada ou concessionária para efetuar a troca.FREIOS: O problema pode ser ocasionado por falta ou vazamento de fl uido, pastilhas gastas ou cilindro com defeito. Uma falha no sistema de freios é algo extremamente perigoso e exige a rápida ação da motorista. Para evitar colisões, recomenda-se reduzir as marchas e a aceleração do carro gradativamente. Depois, acione cuidadosamente o freio de mão.MOTOR AFOGADO: Ocorre, principalmente, em veículos mais antigos, que ainda contam com sistema de carburador. A principal causa é o excesso de combustível, que faz o carro parar ainda em movimento.SUPERAQUECIMENTO: Quando o painel do carro indicar que a temperatura está muito elevada, estacione e abra o capô para o motor esfriar. O defeito pode ser causado por falta de água no radiador, vazamento em alguma mangueira da peça, ventoinha ou fusível queimado.

Evite dores de cabeça!– Calibre os pneus do automóvel semanalmente.– Verifi que a necessidade de alinhamento e balanceamento do automóvel.– Atenção à qualidade do combustível e só abasteça em postos com bandeira.– Faça revisões preventivas, conforme estipulado pelo fabricante.

Fonte: Petrobrás- De carona com elas

Page 57: Jornal Leve & Leia

57

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Onde Você Vê!

Muito usado em ambientes festivos e em lugares noturnos, a retroiluminação chegou às casa e trouxe ousadia e inovação. Na decoração, não existe muita regra de como organizar e inovar o ambiente. “Decorar é trazer estética e aconchego ao espaço, isso é primordial”, diz a decoradora de interiores Marília Veiga.

Na retroiluminação é essencial que você não erre nos exageros. O móvel iluminado, por si, já chama a atenção no espaço decorado. Implantá-lo em um ambiente requer cuidado e atenção. Ele possui lâmpadas em seu interior, e saber esconder o fi o é mui-to importante. “Qualquer ambiente que os fi os fi quem expostos estraga a decoração. Ao colocar o móvel iluminado deve-se avaliar a questão da instalação dos fi os. Nada pode aparecer, e implantar esses móveis não pode ser uma aventura, tudo precisa ser pensado e organizado”, complementa Marília.

Ao iluminar um objeto, você realça cores ao ambiente. Saber combiná-las junto a outros móveis é fundamental. O espaço não pode fi car muito carregado. Se você colocar uma retroiluminação, opte por móveis mais simples, paredes mais claras e sem muitos detalhes. “O objeto isolado tem um poder, mas quando ele está em um ambiente precisa criar harmonia e sintonia com o restante da decoração” afi rma a decoradora de interiores.

Se você acha ousado demais um móvel iluminado dentro de casa, invista na retroi-luminação nos jardins realçando as cadeiras, mesas, o chão ou até mesmo quadros e plantas. Imaginação não pode faltar! “Esse tipo de decoração iluminada é um jeito de inovar o ambiente de forma descolada e interessante. Mas tudo que fazemos precisa

ter uma função. Você não pode colocar esse tipo de móvel somente por colocar. É preciso estruturar o ambiente e fazer dele, parte de um todo. Ele precisa se destacar em meio ao ambiente” fi naliza Marília.

Fontes pesquisadas: http://allineare.com.br/marilia-veiga/www.bolsademulher.com.brDecoração de interiores | Marília Veiga

Móveis iluminados: eles podem dar um toque de ousadia na decoração por Melina Cabral

© Y

ap k

ee C

han

| dre

amst

ine.

com

Page 58: Jornal Leve & Leia

58

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Onde Você Vê!

Uma sensação de sensualidade e beleza

Dizem que unhas revelam muito sobre uma mulher. Quando estão opacas, sem brilho, amareladas e quebradiças podem indicar que sua saúde não vai bem. Mantê-las bem cuidadas é sinônimo de capricho e atenção com a beleza e higiene pessoal. Para essa tarefa, temos aliados poderosos para causar boa impressão: os esmaltes. Porém, eles hoje também são sinônimo de muito, muito estilo e beleza.Com a evolução dos cosméticos, são muitas opções: cores fortes, metalizadas, com cheiro de frutas, francesinha, com glitter, eles viraram verdadeiros acessórios e nunca saem de moda! Mais do que simples embelezamento, os esmaltes tratam as unhas, oferecendo proteção contra agentes químicos do dia-a-dia e prometendo unhas mais resistentes e saudáveis.

Assim, as mãos tornam-se lindas, maravilhosas e a mulher poderosa! A sensação é de sensualidade e o clima é de rejuvenescimento, limpeza e beleza.

O Padrão Cosméticos está com as coresprimavera/verão 2012. Confira e fique ainda mais sedutora! Serviço: Padrão CosméticosRua José Felipe da Silva, 274 - Jardim Esther (11) 3781-86178

© M

illaf

edot

ova

| dre

amst

ine.

com

Page 59: Jornal Leve & Leia

59

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Onde Você Vê!

A Película MágicaVivi Prado apresenta a Película Mágica, um termoaderente revolucionário.Desenvolvido após anos de experiência em artesanato e patchwork, a Película

Mágica chegou para facilitar e agilizar aplicações em tecido, cartonagem e madeira.Sua nova tecnologia permite aplicações sem nenhum caseado. Ela possui um

sistema de super aderência aos materiais aplicados que não solta e nem desfi a.Os tecidos aplicados podem ser lavados constantemente à mão ou à máquina.

Fácil e prática de usar, a Película Mágica oferece inúmeras aplicabilidades: • TECIDO• MADEIRA• CARTONAGEM• PLASTIFICAÇÃO E

ENDURECIMENTO DE TECIDOE mais o que a sua imaginação possa

conceber.Facilita a aplicação para quem

prefere ou tem difi culdades em casear, mas também permite o caseado, pois possui uma textura extremamente fi na.

Quer saber mais?Visite o site www.viviprado.com.br e veja os locais de venda, ou ligue (11) 4620 0708

DVDs Amigos e Heróis A série infantil que encantou os Estados Unidos e o

mundo agora chegou ao Brasil através da LIVRARIA AGFOR.

O DVD Amigos e Heróis é uma série de desenho animado em 2D que conta as histórias da bíblia através de dois amigos: Macky e Pórtia. Estes dois personagens vivem aventuras incríveis no antigo império romano que ensinam as crianças sobre coragem, amizade, fi delidade, comunhão com Deus entre outros temas importantes para o desenvolvimento infantil.

O desenho foi produzido por profi ssionais de renome internacional e está disponível em 10 idiomas nas opções dublado e legendado.

Veja anúncio na página 07

Page 60: Jornal Leve & Leia

60

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Onde Você Vê!

Visando deixar o aluno sempre motivado e garantindo resultados cada vez mais satisfatórios, a cada três meses a Body System realiza uma reformulação de suas aulas, com novas músicas, batidas, passos e exercícios, nas modalidades BodyPump, BodyJump, BodyCombat, BodyAttack, RPM, Body Jam, Body Balance e CXWorx.Na academia overall, o evento foi uma verdadeira festa, com distribuição de brindes e uma estrutura de som, palco e luz que colocou os alunos para suar, testando seus limites em 3 horas de aula. No encerramento, uma belíssima apresentação circense encantou e emocionou a todos os participantes do evento.O Sistema Body System faz parte do grupo neozelandês Les Mills e abrange mais de 2.200 academias em toda América Latina. Todas as aulas do grupo trazem novas músicas, novos treinos e movimentos que melhoram ainda mais a saúde dos seus praticantes, sendo indicadas para todos os níveis de condicionamento físico.

Veja anuncio na página 24

Lançamento dos novos mixes de aulas do sistema Body System agita a academia Overall. Por Carina Bessa

Page 61: Jornal Leve & Leia

61

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Onde Você Vê!

O Turismo está crescendoDa redação

As empresas do setor de turismo registraram aumento no faturamento médio de 18,3% em 2011. Cerca de 87% dos empresários esperam expansão dos negócios em 2012. O clima de otimismo nas 80 maiores empresas de nove segmentos foi captado pela Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (Pacet), realizada pela Fundação Getúlio Vargas, a pedido do Ministério do Turismo.

A 8ª edição da Pacet, realizada entre janeiro e março de 2012, reúne informações sobre o desempenho da atividade turística no ano passado e prognósticos para este ano. A pesquisa teve o foco em empreendimentos com 110 mil empregados e faturamento de R$ 50,9 bilhões. O fortalecimento da economia nacional, o aumento de demanda por viagens e investimentos, a expansão do volume de operações e a imagem favorável do Brasil no exterior foram apontados pelos empresários como alguns dos fatores que sustentaram o crescimento das atividades.

Os resultados consolidados mostram o desenvolvimento do setor como um todo – que superou as expectativas indicadas pela pesquisa em 2010. O segmento de turismo receptivo foi o que apresentou maior crescimento médio de faturamento, com 33,5%. Em segundo lugar, fi cou o de hospedagem (22,2%), seguido de agências de viagens (19,5%) e do transporte aéreo (18,2%). Os três primeiros segmentos apresentaram, também, as maiores variações médias de crescimento em custos e preço ao consumidor.Os quatro segmentos que mais contrataram em 2011 são, nesta ordem, o de agências de viagem, operadoras de turismo, transporte aéreo e locadores de automóveis.

Acessibilidade no transporte terrestre

Pessoas com defi ciência ou com mobilidade reduzida terão direito a receber tratamento prioritário e diferenciado no transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros. A medida está prevista na resolução 3871/12 da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), que entra em vigor em setembro próximo.

Os serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros são responsáveis por uma movimentação superior a 140 milhões de usuários/ano, segundo a ANTT. O Ministério do Turismo aponta o ônibus como o segundo meio de transporte, depois do automóvel, mais utilizado pelos turistas brasileiros nos deslocamentos para outros estados.

A resolução estabelece que o tratamento diferenciado não implica em cobrança de tarifas ou acréscimo de valores no preço das passagens. Determina também que caberá às empresas providenciar os recursos materiais e o pessoal qualifi cado para atender os passageiros. Elas deverão divulgar a legislação em local de fácil visualização.

Page 62: Jornal Leve & Leia

62

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Onde Você Vê!

O Grupo Socorrista Maria de Magdala promove em Setembro as seguintes ativida-des:Dia 15/09 às 16h59m -- Palestra com: Mario Mas

É natural de São Paulo, formado em Psicologia desde 1989. Trabalha como Psicó-logo Clínico há 12 anos. Fez estágio clínico nas seguintes áreas: Psicoterapia de Adultos, Psicoterapia Infantil, Psicoterapia Familiar e Distúrbios de Aprendizagem.Estuda a Psicologia Transpessoal desde 1989, e publicou artigo sobre o assunto na revista Insight, em 1995. É Practitioner em Programação Neurolinguística, pela S.B.P.N.L e Master Practitioner, pelo Instituto de Ciências Neurolinguísticas.

Dia 29/09 às 15:59 -- PINTURA MEDIUNICA

A médium Valdelice Salum há 30 anos faz das suas mãos um instrumento de traba-lho para que artistas renomados no passado, possam continuar trazendo beleza e cor para a humanidade. A veracidade de seu trabalho já foi reconhecida por peritos em arte e mostrada diversas vezes pela mídia, em apresentações realizadas no Brasil e em outros países.O fenômeno mediúnico é chamado de psicopictografi a (Pintura Mediúnica), proces-so que permite a manifestação do plano espiritual através das mãos e dos pés de um médium.Em tantos anos de trabalho, Valdelice, que jamais freqüentou a escola, já pintou telas assinadas por Picasso, Monet, Renoir, Portinari, Miró, Dali, Aleijadinho, Anita Malfatti, Cézanne, Lasar Segal, Manet, Vincent Van Gogh, Tarsila do Amaral, Ma-tisse, Toulouse-Lautrec e entre outros grandes artistas.

Se você puder, DOE 01 kilo ou mais de alimento! Local:Grupo Socorrista Maria de Magdala Rua Iquiririm, 316 - Vila IndianaButanta - SP Tel.: (011) 3726-5134

Atividades no MagdalaAventuras magnéticas - brincando com Noé: Esta é uma obra interativa, com páginas magnéticas e 20 personagens imantados, que permitem à criança criar suas próprias cenas durante a leitura. Com isso, o leitor mirim, além de poder conhecer o famoso episódio do dilúvio, terá a chance de embarcar junto com Noé nessa aventura e compreender melhor o signifi cado deste episódio. Ricamente ilustrado e com páginas resistentes, tem narrativa em linguagem simples.

Recursos • 20 personagens magnéticos, entre os quais os membros da família de Noé e animaizinhos que foram levados para a Barca • Compartimento especial na capa para guardar os personagens.

Veja anúncio na página 07

Page 63: Jornal Leve & Leia

63

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Onde Você Vê!

Quando a escola sinaliza que a criança necessita de uma avaliação psicopeda-gógica, devido a uma dificuldade de aprendizagem que vem apresentando, os pais se apavoram e muitos, inicialmente, não aceitam. Chegam carregados de acusações à pro-fessora, à escola, ao sistema de ensino e a si mesmos.

A partir de um diagnóstico coerente embasado nos aspectos orgânicos (biofisio-lógicos), cognitivos (intelectual) e afetivos (sócio-relacional), começamos a perceber a real dificuldade que os pais têm encontrado para educar os seus filhos de forma segu-ra, fazendo valer as regras e limites tão necessários para o desenvolvimento global da criança.

Através de inúmeras pesquisas sobre o desenvolvimento infantil, sabemos que as crianças têm mais consciência do mundo que nós, adultos, pois são mais abertas às ex-periências e aprendem com mais facilidade. Investigam e aprendem. No início, elas pre-cisam de uma intervenção mais direta por parte do adulto para que não se machuquem gravemente enquanto exercem os seus papéis de desbravadores. Os anos vão passando e os pais, agora, não precisam intervir tanto, mas sim estimular e favorecer momentos saudáveis que propiciem o processo de aprendizagem.

A aprendizagem parte de um desejo, uma necessidade. Buscamos aprender o que nos faz falta, o que precisamos e aí aparece o tormento diário dos pais com as lições de casa – “não consegue fazer sozinha” – que acaba lendo e, muitas vezes, fazendo pela criança. Total dependência. Inconscientemente endossam a ideia de que os seus filhos não sejam capazes de fazer sozinhos. Como a criança vai aprender a ler, se é o adulto quem lê ao invés de estimula-la a descobrir o mundo mágico da leitura? O erro faz parte do processo natural de aprendizagem; devemos aprender com os nossos próprios erros e é a professora quem deve detectar e ajudar o aluno em suas dificuldades de apren-dizagem. Os pais não são os professores e precisam entender isso. Auxiliar, quando necessário; fazer por ela, jamais.

Por incrível que possa parecer, chegam aos nossos consultórios crianças com

idades entre 06 e 09 anos que ainda tomam mamadeira – “escondido”, relatam os pais sorridentes e envergonhados – não se vestem sozinhos e dormem na cama dos pais! Questões óbvias que desfavorecem o amadurecimento da criança, tanto emocional como cognitivamente. A criança fica confusa e se sentindo incapaz quando se depara com situações que precisa mostrar que não é mais um bebê, como ler e escrever.

Os pais devem assegurar uma rotina saudável para os seus filhos com horários pré-determinados (e combinados), principalmente para acordar, fazer as lições/estudar, alimentar-se, brincar, higiene pessoal, ler e dormir. Todas essas atividades devem ser incentivadas para sejam realizadas pela criança, desenvolvendo a sua autonomia e au-toestima.

A criança precisa se sentir autora e os pais são personagens fundamentais para que essa história seja escrita de forma tranqüila e saudável. Não deve existir culpa nem acusações que doem e minam as relações familiares. A responsabilização por uma busca constante de uma dinâmica familiar favorável sim.

Pais conhecem muito de seus filhos e são capazes de educa-los. Porém, é preciso não se cegarem frente a problemas, como se com isso eles deixassem de existir. Encara-los e, quando necessário, buscar recursos que auxiliem na sua resolução junto aos filhos.

“A grande maioria dos pais quer, deseja, luta pelo bem dos filhos. Às vezes er-ram, é claro, perdem-se em mil dúvidas, mas em geral essa insegurança se dá justamente pelo intenso desejo de acertar, de encontrar a melhor resposta para a educação dos filhos”. (Tânia Zagury)

Luciana Macedo Fernandes – Pedagoga/Psicopedagoga – [email protected] Maria Lucia Martins Ramirez – Psicóloga – [email protected] Clínica Ideia Viva – R. Profº Herbert Baldus, 181 – Vila São Francisco – 3729.5017

Pais: Culpados não, Responsáveis Sim.

Page 64: Jornal Leve & Leia

64

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Onde Você Vê!

Por mais que as prateleiras da farmácia estejam forradas de medicamentos ultra-modernos, os chás e as fórmulas caseiras resistem bravamente e até ganham status.

Em cada 100 famílias no mundo, cerca de 80 recorrem às plantas medicinais in natura ou processadas para amenizar e aplacar sintomas, segundo registros da Orga-nização Mundial da Saúde. O foco sobre os recursos naturais só cresce: no Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) já adota a fitoterapia, prática terapêutica que se baseia em ervas transformadas pela indústria. Cerca de 500 fitoterápicos estão autorizados para o consumo pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Além disso, o Ministério da Saúde – em parceria com serviços estaduais e muni-cipais de saúde e institutos de pesquisa – levantou 71 espécies vegetais utilizadas pela população. Elas serão analisadas por cientistas que vão propor novas fórmulas medi-cinais. Os estudos devem apontar ainda os efeitos tóxicos, pois nem tudo é saudável; a natureza também cria venenos. Selecionamos aqui alguns cuidados tradicionais para quadros leves que começam a ser validados por trabalhos acadêmicos. Todos eles devem ser administrados com bom senso – e, se o mal-estar persistir ou se agravar, é preciso procurar um médico para avaliar as causas e indicar outro tratamento.

Cólica menstrual- A bolsa de água quente continua sendo uma ótima aliada con-tra as dores abdominais: o calor relaxa a musculatura. Antes de aplicá-la, o reumato-logista e clínico geral Aderson Moreira da Rocha, que preside a Associação Brasileira de Ayurveda, recomenda um chá forte de capim-limão. No Projeto Farmácias Vivas

da Universidade Federal do Ceará, a planta, também conhecida como capim-santo, é empregada com sucesso no alívio das cólicas menstruais. “Ela é um leve analgésico e ainda reduz a contração do útero”, explica o médico. Ponha 1 xícara (café) de folhas frescas ou secas picadas em 1 xícara (chá) de água fervente. Abafe por cerca de dez minutos e tome. Depois, deite-se e mantenha a bolsa por 20 minutos sobre a região pélvica, numa temperatura que não irrite a pele.

Gripe forte- O alho, reconhecido há séculos como poderoso anti-inflamatório, pode ter suas virtudes potencializadas pelo gengibre fresco, a canela e o mel, ensina Aderson Moreira da Rocha. Os efeitos analgésicos e anti-inflamatórios do gengibre foram demonstrados por uma equipe do TzuHuiInstituteof Technology, em Taiwan, na China. A canela é famosa como bactericida, assim como o mel. O valor terapêutico do nobre produto das abelhas foi reconhecido por um estudo do Centro Médico Acadê-mico de Amsterdã, na Holanda. “Juntos, eles formam um antigripal poderosíssimo”, explica o reumatologista. A receita é para lá de simples: junte 1 xícara de água, 1 dente de alho bem amassado, 1 pedaço de gengibre do tamanho de um dedo polegar, sem casca, cortado em rodelas, e 1 pedaço de casca de canela também do tamanho de um polegar. Ferva tudo por cinco minutos e coe. Ao servir, adicione 1 colher (sobremesa) de mel de eucalipto – ele não deve ser aquecido, sob pena de perder seus poderes. A bebida, além de excelente remédio natural, é muito saborosa.

Insônia- Aquele leitinho morno que as avós nos davam antes de dormir na infân-cia fica ainda melhor quando associado à noz-moscada. “Esse condimento é um se-

Alivio imediato! Receitas caseiras, aprovadas pela ciência, que combatem azia, insônia e outras dores

Page 65: Jornal Leve & Leia

65

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Onde Você Vê!

Receitas caseiras, aprovadas pela ciência, que combatem azia, insônia e outras doresdativo leve; ajuda a conciliar o sono”, afi rma Aderson Moreira. Ele ensina o modo de fazer: coloque 1 colher (café) rasa de noz-moscada em pó em 1 xícara de leite morno, misture e tome meia hora antes de deitar. Mas o consumo deve ser logo em seguida ao preparo. Outra receita que Aderson sugere resgatar: aromatizar o quarto com óleo essencial de lavanda uma hora antes de ir para a cama. Cientistas do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo demonstraram o efeito relaxante da substância em ratos de laboratório. Dilua três ou quatro gotas em água, ponha num aromatizador e deixe por alguns minutos. “É ótimo para aliviar a ansiedade e levar a um sono tranquilo”, garante o médico.

Azia-Aposte no chá de uma das mais antigas plantas medicinais: a hortelã. Bas-tante estudada atualmente, ela tem efeito anestésico leve, relaxa a musculatura in-testinal, torna mais fl uida a secreção de bile, combate problemas da vesícula biliar, facilita a digestão e ainda interrompe crises de vômito, lista o clínico geral e estudioso de medicina chinesa Alex Botsaris no livro Fórmulas Mágicas (Nova Era). Faça uma infusão: coloque de 3 a 6 gramas de folhas em água fervente, abafe de cinco a dez minutos e beba ainda morno.

Dores- Provocadas por processos degenerativos e infl amatórios das articulações (o popular reumatismo), as dores podem ser aliviadas por meio de calor. Os reumato-logistas orientam, antes de aquecer, massagear o local com esta mistura caseira: 2 go-tas de óleo essencial de cravo, 2 gotas de óleo essencial de canela, 2 gotas de cânfora e meia xícara de óleo de gergelim. O primeiro é conhecido pelo poder anestésico, tanto

que ameniza temporariamente a dor de dente. A canela também exibe propriedades analgésicas, e os efeitos anti-infl amatórios da cânfora foram recentemente atestados em um estudo de laboratório conduzido no Departamento de Farmacologia da Facul-dade de Medicina da Cheju NationalUniversity, na Coreia do Sul. Aí, sim, aplique calor seco (compressa com pano aquecido no ferro de passar) ou úmido (bolsa de água quente) por cerca de 20 minutos.

Fonte: revista Claúdia.

Page 66: Jornal Leve & Leia

66

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Onde Você Vê!

Técnica retarda efeitos daidade com técnica praticamente indolor Com o passar dos anos, é natural que o corpo comece a apresentar as primeiras mu-danças indesejáveis, que afetam a vaidade das pessoas. Porém, hoje há diversas opções no mercado para amenizar os efeitos do fim da juventude, cada uma delas adequada a uma ou mais queixas. Para o rosto, um dos mais modernos e completos tratamentos é o Ultraplastic Facial, que atenua flacidez, marcas de expressão e rugas em mulheres e homens. Conhecido também como “botox sem agulha”, o Ultraplastic é uma combinação de radiofrequência, microcorrentes e técnicas para estimular a produção de colágeno e elastina, a contração e espessamento do tecido dos músculos faciais e, consequente-mente, a hidratação da pele. Ao final do tratamento é aplicado colágeno.O procedimento é completamente inovador e causa um efeito muito parecido com o do ‘botox’, só que sem agulhas. A técnica deixa a pele mais firme e jovial, além de atenuar ou até mesmo eliminar rugas e marcas de expressão. Como em qualquer outro tratamento médico e estético, os resultados variam de pessoa para pessoa, assim como o número de sessões, mas as mudanças já são visíveis na primeira aplicação. Para que o efeito seja duradouro, são recomendadas no mínimo seis sessões, dependendo do tipo de pele de cada um. Após avaliação prévia, a técnica pode ser realizada em qualquer pessoa. Ela só não é indicada para grávidas, cardiopatas, portadores de marca-passo ou implantes metálicos grandes, pessoas com diástase abdominal, histórico de câncer, neuropatias, doenças vasculares e alterações de imunidade ou que fizeram uso de toxina botulínica nos úl-timos seis meses. Depois do tratamento, é fundamental utilizar protetor solar todos os dias.

Botox sem agulhas Da redação

O Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, preocupado em desenvolver ações edu-cativas apoiadas em suas áreas de pesquisa, convida professores do Ensino Fundamental e Médio, e outros educadores para participarem de uma série de Oficinas que têm como objetivo principal a relação entre Arqueologia e Memória em ações educativas na sala de aula ou em outras instituições educacionais e culturais.

As atividades serão realizadas na sede do MAE, às terças-feiras, das 14h às 17h, de 11 de setembro a 13 de novembro de 2012. Serão oferecidas várias atividades práticas e haverá a discussão de alguns conceitos relacionados à Memória, Arqueologia, Cultura Material, Patrimônio Cultural, Objetos Biográficos.

A inscrição para estas atividades pode ser feita por telefone ou e-mail: telefone: (11) 30914905 ou pelo e-mail:[email protected]. O número de vagas é limitado e as oficinas serão gratuitas.

Arqueologia e Memória: Oficinas para Professores e Educadores

Page 67: Jornal Leve & Leia

67

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Onde Você Vê!

A umidade relativa do ar está com índices críticos em São Paulo. Como conse-quência, parte da população sofre com o agravamento de doenças respiratórias, in-fecções das vias aéreas e viroses, além daqueles que são acometidos com ardência e ressecamento nos olhos, boca e nariz.

Para evitar ou minimizar a ocorrência de problemas de saúde em decorrência do tempo seco, a Secretaria de Estado da Saúde indica alguns cuidados importantes.

A baixa umidade relativa do ar difi culta a dispersão de poluentes. Esses poluentes, na forma de diversos tipos de partículas (ácaros, o enxofre que sai do escapamento de veículos, poeira e restos de materiais queimados, entre outros) ao fi carem em suspen-são no ar, acabam sendo inalados pelas pessoas o que acaba favorecendo a ocorrência de problemas respiratórios e infecções.

“Com o ar mais seco, as vias aéreas são diretamente afetadas, facilitando a entrada de vírus e bactérias. A prevenção é o melhor remédio”, diz Fábio Pereira Muchão, pneumologista do AME (Ambulatório Médico de Especialidades). O especialista des-taca, ainda, que crianças, idosos e pessoas que já possuem histórico de problema res-piratório são os grupos mais vulneráveis às doenças neste período e precisam redobrar os cuidados.

Dicas

Ingerir bastante líquido (a não ser em caso de alguma restrição);Não faça exercícios físicos entre as 10h e 17h quando a umidade do ar estiver baixa;Deixe um recipiente com água ou um pano molhado no quarto antes de dormir;Não use o umidifi cador elétrico por muitas horas seguidas. O ambiente pode fi car muito úmido e causar mofo e bolor;Lave as narinas com soro fi siológico e/ou faça inalações com o mesmo produto;Mantenha os ambientes arejados e livres de tabaco e poeira;Evite frequentar lugares fechados em que haja grande concentração de pessoas, como shoppings-centers, supermercados e cinemas.

Fique alerta com a Baixa umidade do ar!Falta de chuva deixa o tempo seco e aumenta a poluição agravando problemas respiratórios

Da redação

Page 68: Jornal Leve & Leia

68

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Onde Você Vê!

Ninguém Vive Para Si A árvore que plantas produzirá não somente para a tua fome, mas para socorrer as necessidades de muitos. A luz que acendes clareará o caminho não apenas para os teus pés, mas igualmente para os viajores que seguem ao teu lado. Assim como o fi o d’àgua infl uencia a terra por onde passa, as tuas decisões inspiram as decisões alheias.Milhares de olhos observam-te os passos, milhares de ouvidos escutam-te a voz e mi-lhares de corações recebem-te os estímulos para o bem ou para o mal.“Ninguém vive para si...”- assevera-nos a Divina Mensagem.Queiramos ou não, é da lei que nossa existência pertença ás existências que nos ro-deiam.Vivemos para nossos familiares, nossos amigos, nossos ideais...Ainda mesmo o usuário exclusivista, que se julga sem ninguém, está vivendo para o ouro ou para as utilidades que restituirá a outras vidas superiores ou inferiores para as quais a morte lhe arrebatará o tesouro.Compreendendo semelhante realidade, observa o teu próprio caminho.Sentindo, pensas.Pensando, realizas.E tudo aquilo que constitui tuas obras, através das intenções, das palavras e dos atos, representará infl uência de tua alma, auxiliando-te a libertação para a glória da luz ou agravando-te o cativeiro para o sofrimento nas sombras.Vigia, pois, o teu mundo íntimo e faze o bem que puderes, ainda hoje, porquanto, se-gundo a sábia conceituação do Apóstolo Paulo, “ninguém vive para si”Fancisco Cândido Xavier - pelo espírito EmmanuelExtraído do livro “Fonte Viva” - editora da Federação Espírita Brasileira

Page 69: Jornal Leve & Leia

69

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Onde Você Vê!

Da redação

Unidade I RE 5945 – SP

Pilates | Estética(11) 3681-6256 | (11) 9439-2268Rua Mônica M. Hubacher Smith, 43 – TérreoVila Campesina – Osasco - SP

Unidade II RE 6921 – SP

Pilates | Fisioterapia | RPG | Acupuntura(11) 3448-1749 | (11) 8882-4090Rua Anselmo Pedro Medeiros, 49Vila Campesina – Osasco - SP

• A melhor infraestrutura em Pilates da região• 7 estúdios com todos os aparelhos

e acessórios do métodowww.espacofisiopilates.com.br

Corpo e mente em perfeita harmonia

Método Pilates Original

Agende uma aula de Pilates experimental gratuita

VelaShape - São quatro técnicas diferentes no mesmo aparelho: manipulação mecânica, sucção a vácuo, radiofrequ-ência bipolar e radiação de infravermelho. A manipulação é feita com o auxílio de dois rolos, estimulando a circulação, auxiliando a eliminação de edemas e diminuindo a retenção de líquidos. A sucção aumenta o fl uxo sanguíneo e linfático e melhora a eliminação de resíduos. Já a radiofrequência deixa a pele mais fi rme, pois estimula a produção de colágeno e de elastina. O infravermelho, por sua vez, acelera o metabolismo, a ativação celular e a reabsorção de edemas.

Accent - É um aparelho de radiofrequência que promove a lipólise, rompe a fi brose e estimula o colágeno, melhorando a qualidade da pele. O procedimento é simples: com o auxílio de uma ponteira, a região que precisa ser tratada é massageada e aquecida, o que estimula a formação de colágeno e enrijece a pele. O calor rompe as células de gordura, eliminadas poste-riormente pelo organismo.

Manthus - Combina ultrassom, correntes elétricas e ele-troporação - ondas eletromagnéticas que abrem os poros e per-mitem que os ativos penetrem realmente no interior das célu-

las. Enquanto o ultrassom quebra a gordura, transformando-a em partículas, as correntes elétricas fazem com que elas sejam eliminadas rapidamente pelo organismo. É um tratamento in-dolor que utiliza um gel lipolítico, feito com substâncias natu-rais que a gem na quebra da gordura.

Carboxiterapia - O método consiste na infi ltração de dió-xido de carbono no tecido subcutâneo, através de uma agulha muito fi na. Esse processo aumenta a circulação sanguínea e o metabolismo. Elimina gordura e aumenta a vasodilatação, dei-xando a pele mais fi rme e homogênea. Nas estrias, o objetivo é promover uma distensão no local, induzindo a formação de colágeno para melhorar a qualidade da pele.

Drenagem linfática - Tratamento para a drenagem de toxinas. Trata-se de uma massagem vigorosa, feita manual-mente ou com a ajuda de aparelhagem especial, que elimina substâncias nocivas ao organismo, responsáveis por algumas alterações físicas, caso da celulite e da fl acidez.

Técnicas de estética para reduzir a celuliteAlguns aparelhos e técnicas fazem milagres, aliados a uma boa alimentação. Conheça as mais populares.

© A

ndre

s Ro

drig

uez

| dre

amst

ime.

com

Page 70: Jornal Leve & Leia

70

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Onde Você Vê!

10%

No trabalho, com os familiares, na escola, no relacionamento e em qualquer am-biente ou situação que nos coloque em contato com outras pessoas, estamos sujeitos ao surgimento de pressões psicológicas ou situações limite ocasionados por infl uên-cias externas. É importante a pessoa estar vigilante para perceber se além da pressão externa ela não está acumulando cobranças internas.

A insegurança pode colaborar na piora da situação, pois leva o indivíduo a se esforçar constantemente em busca da satisfação do outro. Mas é preciso pensar e con-siderar qual é a importância da aprovação externa em sua vida, para que o desgaste seja diminuído.

Para evitar o estresse e o desgaste que podem surgir em decorrência do excesso de pressão e cobrança, preste atenção nas suas ações e procure incorporar novas atitudes.

Dicas:Cuidado com cobranças excessivas: Fique atento para não se cobrar excessiva-

mente por algo que já está sendo cobrado por terceiros. Diante muita cobrança, você poderá sentir desânimo, falta de força e de estimulo para cumprir o que foi delegado.

Evite idealizar soluções: Diante de um problema ou um prazo a ser cumprido, analise de forma concreta e lógica a melhor forma de resolvê-lo e parta para a ação. Ao fi car idealizando soluções você pode “fi car preso” a cobranças e soluções irreais a respeito do que deve ser feito e não conseguir sair da ideia para partir para a ação.

Adquirir maior segurança: Pessoas inseguras sofrem muito quando pressiona-das, pois se questionam o tempo todo se vão dar conta daquilo ou se tem condições de resolver o problema. Se você está em determinada função é porque tem capacidade para tal.

Analise e assuma a sua responsabilidade pelos atos: Diante de um confl ito rea-valie as suas atitudes e tente perceber se não teve alguma atitude que o desencadeou. Ao perceber a situação converse com as pessoas envolvidas e peça desculpas.

Cuide da saúde: procure perceber se o seu corpo está mostrando sinais físicos de cansaço e cobrança, como dor de cabeça, insônia, dor de estomago, irritabilidade, ga-nho de peso, difi culdade de concentração e etc. Caso você não esteja se sentindo bem, procure primeiramente um médico e depois um psicólogo.

De qualquer forma o melhor da vida é estar feliz e de bem consigo mesmo. Acre-ditar em você vai ajudar na autoconfi ança.

www.minhavida.com.br

Se você está em determinada função é porque tem capacidade para tal!

Page 71: Jornal Leve & Leia

71

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Onde Você Vê!

O dia foi difícil. Seu corpo denuncia que os músculos do pescoço estão travados e a dor é tanta que mal dá para virar de lado. Esta é uma área muito sensível, além de ser pouco movimentada durante o dia , afi rma o clínico geral Samir Rahme, professor da Associação Brasileira de Medicina Antroposófi ca (área do conhecimento que busca compreender e tratar o ser humano considerando sua relação com a natureza, sua vida emocional e sua individualidade). A seguir, ele explica porque a maioria das pessoas concentra uma carga de tensão tão alta na região do pescoço, dá dicas para aliviar o problema e ensina exercícios que você pode fazer no escritório mesmo.

No pescoço, estão localizados vários músculos, entre os quais o esternocleidomastóide e o trapézio. Eles têm a função de movimentar a cabeça e mantê-la em posição vertical. Nossa cabeça é mantida numa atitude mental excessiva, além de permanecer numa postura quase estática, que levam a tensões e dores nessa região.

Quais são os vícios de postura que mais levam a isso?A postura mais viciada é, sem dúvida, fi car na frente de uma tela de computador por várias horas, com movi-mentos mínimos no pescoço. Isso combinado à má posição da coluna quando se senta. A dor se concentra na região da nuca, e não nas laterais, porque é aí onde estão os principais músculos de sustentação do pescoço

Rotação do pescoçoAlongamentos são a melhor forma de aliviar a tensão. Mas não adianta dar uma esticadinha só quando o pes-coço já está todo dolorido. O melhor mesmo é transformar isso num hábito. Sente-se numa cadeira, mantendo pescoço, ombros e tronco retos. Primeiro, vire lentamente a cabeça para a direita. Volte à posição inicial e repita para o lado esquerdo. Faça o movimento 10 vezes para cada lado.

Fonte: http://www.minhavida.com.br

Exercícios físicos aliviam tensão no pescoçoMá postura e preocupações demais são as principais causas das dores

© S

oftd

ream

s | d

ream

stim

e.co

m

Page 72: Jornal Leve & Leia

72

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Onde Você Vê!$ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $$ $ $ $ $ $ $ $ $ $

$ $ $ $ $ $$ $ $ $

$ $ $ $ $ $$ $ $ $

$ $ $ $ $ $$ $ $ $

$ $ $ $ $ $$ $ $ $ $ $ $ $ $ $

$ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $$ $ $ $ $ $ $ $ $ $

$ $

$ $

$ $

$ $$ $ $ $ $ $

$ $ $ $ $ $$ $ $ $ $ $$ $ $ $ $ $

$ $ $ $ $ $$ $ $ $ $ $

$ $ $ $ $ $$ $ $ $ $ $

$ $ $ $ $ $

CupomLeveLeia

Quando você ver esse símbolo, tem Desconto especial para o Leitor!

Veja no www.leveleia.com.br e clique no ícone. Cupom Desconto

Leve e Leia, VANTAGENS EXCLUSIVAS

Page 73: Jornal Leve & Leia

73

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

Onde Você Vê!$ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $$ $ $ $ $ $ $ $ $ $

$ $ $ $ $ $$ $ $ $

$ $ $ $ $ $$ $ $ $

$ $ $ $ $ $$ $ $ $

$ $ $ $ $ $$ $ $ $ $ $ $ $ $ $

$ $ $ $ $ $ $ $ $ $ $$ $ $ $ $ $ $ $ $ $

$ $

$ $

$ $

$ $$ $ $ $ $ $

$ $ $ $ $ $$ $ $ $ $ $$ $ $ $ $ $

$ $ $ $ $ $$ $ $ $ $ $

$ $ $ $ $ $$ $ $ $ $ $

$ $ $ $ $ $

CupomLeveLeia

Quando você ver esse símbolo, tem Desconto especial para o Leitor!

Veja no www.leveleia.com.br e clique no ícone. Cupom Desconto

Leve e Leia, VANTAGENS EXCLUSIVAS

Page 74: Jornal Leve & Leia

Gastronomia

© N

ajy-

bag

oly

Ilona

| D

ream

stim

e.co

m

Vida AnimalVida Animal74

Os tipos e qualidade dos ingredientes em ração canina desempenham um papel im-portante na decisão de quais comidas são boas para o seu cão, mas a condição geral de saúde, idade e nível de atividade do seu cão também são informações signifi cantes para saber quais rações de cachorro são “boas “ e quais são “ruins”. Olhe além da frente da embalagem, verifi que o rótulo de análise nutricional para determinar o bom e o mal da ração canina.

Ingredientes- Ingredientes em rações para cães, assim como os ingredientes em ali-mentos humanos, são listados na ordem crescente por quantidade. Qualquer ração canina que tenha milho, soja ou outro vegetal listado como ingrediente principal é uma opção ruim para a alimentação do seu cão, pois esses ingredientes não proporcionam nada a não ser um excesso de carboidratos vazios e podem levar a um aumento na quantidade de fezes produzidas pelo cachorro. Se for possível, carne ou um subproduto da carne deve ser o primeiro ingrediente nas rações caninas de alta qualidade.

Nutrientes Adicionados-Os cães precisam de certos nutrientes em sua dieta diária. De acordo com ofi ciais da Associação Americana de Controle de Alimentos, ou AAFCO, os cães em fase de crescimento ou reprodução necessitam que a sua dieta contenha no mínimo 22 por cento de proteína, 8 por cento de gordura, de 1 a 2 por cento de cálcio e de 0.8 a 1.6 por cento de fósforo. A ração do seu cachorro deveria listar a quantidade mínima e máxima desses nutrientes em sua receita. Optar por uma ração com valores nutricionais semelhantes aos requerimentos do AAFCO é uma maneira simples de assegurar que seu cão está ingerindo uma quantidade adequada de nutrientes. O nível de atividade de um cão também tem muita importância na determinação de quais nutrientes específi cos ele precisa. Um cão de trabalho ou um cão que tem um nível de energia elevado requerer

mais nutrientes, e consequentemente mais ração, enquanto um cão menos ativo precisa de menos nutrientes e alimentos.

Rótulos- Rótulos que dizem respeito à segurança e propriedades nutritivas da ração devem ser levados em consideração. Procure por uma ração canina com um rótulo de certifi cação do órgão competente do seu país, pois isso garante que o alimento atenda às exigências nutricionais para cada fase da vida do cão--adulta, fi lhote e geriátrica. O órgão de controle de alimentos determina esses requerimentos através de análises em laborató-rio ou computadorizadas, e com experimentos alimentares. Marcas famosas não querem dizer necessariamente que aquela comida canina atende os padrões mínimos de nutrição que o animal precisa para manter a sua saúde, da mesma forma por uma comida ser gené-rica não signifi ca que ela não atende os mesmos padrões. Tenha cuidado com os rótulos que alegam fazer certas coisas, como melhorar a qualidade do pelo do seu cachorro ou diminuir a obesidade. Com muita frequência, estas alegações não podem ser justifi cadas. Também não há maneira de justifi car as palavras “premium”, “qualidade” ou “natural”, então não escolha com base somente nessas palavras.

A fonte dos ingredientes não possui muita importância. Animal, vegetal ou mineral não deveria ser uma preocupação, a menos que haja a possibilidade de alergias alimen-tares ou outras reações adversas. Seu veterinário está na melhor posição para informá-lo sobre esses riscos e aconselhá-lo caso eles aconteçam. Seu veterinário também pode te recomendar uma ração de qualidade e o que deve ser evitado na dieta do seu cachorro.

Suplementação Nutricional- O suplemento nutricional pode não ser necessário se o seu cão estiver recebendo um alimento de qualidade que atende a todas as suas necessida-des nutricionais diárias. Nutrientes adicionais podem causar uma variedade de problemas musculoesqueléticos, condições do sistema nervoso e um declínio geral na saúde do seu animal. Um veterinário irá dizer se um suplemento nutricional for necessário.

Fonte : ehow Brasil

Quais tipos de ração são ruins para os cães?

Page 75: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

75Vender é Arte

www.leveleia.com.br - Para Anunciar: 4108.1691

75Vida Animal

Amigo não se compraSão muitos os animais abandonados que precisam e merecem um lar. Quer um fi el amigo para a

vida toda? Adote e faça a diferença! Não pode adotar, mas quer ajudar? Colabore com doações de qualquer valor, ou apadrinhe um peludo. Aqui, os cães dos abrigos da Ana Marta e Patinhas on line.

Para quem enxerga com o coração, sempre

verá beleza e graça em qualquer peludinho.

Encontrado na rua cheio de pi-che e óleo, foi tratado e está lin-do. Agora se encontra no CCZ a espera de um lar carinhoso. 1 ano, porte médio, castrado e vacinado.

Feliz

O nome já diz tudo, esse peludo é só alegria. Adora passear e dar carinho, precisa de um lar e de uma família! Tem cerca de 4 anos, está castrado e vacinado e é de porte grande.

Vin Diesel Camões

É um fofo. Ele não enxerga de um olhinho, mas isso não o im-pede de ser um excelente com-panheiro, muito leal a quem lhe dá carinho. Tem cerca de 8 anos, porte médio, está castrado e vacinado

Essa magrelinha fofa é uma peluda muito carinho-sa e dócil, ótimacom crianças. Ela é de por-te médio, já está vacinada e castrada, só precisade um lar.

Lavignewww.patinhasonline.com.br/ [email protected]

Interessados ligar para Samara (11) 7510-1952 e (11) 2485-5449.

Page 76: Jornal Leve & Leia

Jornal Leve & Leia®

76 Vender é Arte

Para Anunciar: 4108.1691 - www.leveleia.com.br