Top Banner
I I n n s s t t i i t t u u t t o o S S a a n n M M a a r r t t i i n n i i a a n n o o d d o o B B r r a a s s i i l l Fundado em 10 de julho de 1970 NOTÍCIAS DO INSTITUTO Boletim Informativo Ano 1 Nº 01 Ago 2013 Monumento ao Libertador José de San Martin Lagoa Rodrigo de Freitas – Rio de Janeiro Revitalização Inaugurada em 17 de Agosto 2012 162º. Aniversario de Falecimento Prefeito Eduardo Paes Consul Geral da Republica Argentina Marcelo Bertoldi
10

Informativo ismb ago 2013

Mar 26, 2016

Download

Documents

Israel Blajberg

Instituto SanMartiniano do Brasil Fundado em 10 de julho de 1970 NOTÍCIAS DO INSTITUTO Boletim Informativo – Ano 1 – Nº 01 – Ago 2013 Professor AIMONE CAMARDELLA, Presidente do Instituto SanMartiniano do Brasil Editor: Prof. Israel Blajberg
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Informativo ismb ago 2013

IIInnnssstttiiitttuuutttooo SSSaaannnMMMaaarrrtttiiinnniiiaaannnooo dddooo BBBrrraaasssiiilll Fundado em 10 de julho de 1970

NOTÍCIAS DO INSTITUTO

Boletim Informativo – Ano 1 – Nº 01 – Ago 2013

Monumento ao Libertador José de San Martin Lagoa Rodrigo de Freitas – Rio de Janeiro

Revitalização Inaugurada em 17 de Agosto 2012 162º. Aniversario de Falecimento

Prefeito Eduardo Paes

Consul Geral da Republica Argentina Marcelo Bertoldi

Page 2: Informativo ismb ago 2013

IIInnnssstttiiitttuuutttooo SSSaaannnMMMaaarrrtttiiinnniiiaaannnooo dddooo BBBrrraaasssiiilll Fundado em 10 de julho de 1970

NOTÍCIAS DO INSTITUTO

Boletim Informativo – Ano 1 – Nº 01 – Ago 2013

Presidente do ISMB: Professor AIMONE CAMARDELLA

Diretor Secretário e Editor: Engº. Israel Blajberg

Colaboradores: Enviem seus textos para:

[email protected]

Artigos e opiniões são de exclusiva responsabilidade dos autores, não

expressando necessariamente posições do ISMB

163 Anos de Falecimento

General Don José de San Martin Gran Capitán del Ejercito de los Andes Libertador de Argentina, Chile e Peru

25 fev 1778 - 17 ago 1850

Realizou-se diante da estátua equestre do Libertador San Martin, no Corte do Cantagalo às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro, a tradicional cerimonia recordatória do passamento em 17 de agosto do General Jose de San Martin, o Pai da Patria Argentina, Libertador do Peru, e Capitão General do Exército do Chile. O Consul da Republica Argentina no Rio de Janeiro, Sr Marcelo Bertoldi, usou da palavra, destacando que como muitos heróis de nosso continente, San Martin faleceu longe da patria, cercado pelo carinho da familia mas no esquecimento da terra prometida pela qual tanto lutou sem chegar a ver consolidada. O Consul destacou o legado de San Martin, condutor de uma das mais extraordinarias operações militares registradas pela historia universal, e o Codigo de Honra Sanmartiniano que até hoje rege a conduta diaria dos “Granaderos a Caballo”.

Page 3: Informativo ismb ago 2013

Em sua saudação, o Presidente do Instituto Sanmartiniano do Brasil, Professor Aimone Camardella recordou a figura de San Martin, considerado juntamente com Simón Bolívar um dos libertadores da América do Sul da colonização espanhola, um grande herói que tornou possível a liberdade em nosso continente e buscou a integração dos povos da América, ideal que até hoje continuamos perseguindo, a liberdade em nossos países-irmãos e a integração de nossos povos. Presentes a cerimonia membros do Instituto SanMartiniano, oficiais do Exército Argentino que cursam escolas militares brasileiras, membros do Corpo Consular de países latino-americanos, o Gerente do Banco de la Nacion Argentina, representantes da Aerolineas Argentinas, Agencia Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares, o Presidente e Membros do Clube Argentino do Rio de Janeiro e alunos das Escolas Municipais Republica Argentina e Domingo Faustino Sarmiento. A Banda de Musica do 1° Distrito Naval abrilhantou a cerimonia executando os Hinos Nacionais do Brasil e Argentina, e ao final a Marcha de San Lorenzo, marcha militar argentina composta em 1901 por Cayetano Alberto Silva que honra o combate de San Lorenzo, travado entre as tropas do Coronel de Granaderos José de San Martín e forças realistas.

Page 4: Informativo ismb ago 2013

.

Aposição de Coroa de Flores pelos Consules da Argentina, Chile e Peru

Page 5: Informativo ismb ago 2013

Consul da Argentina Marcelo Bertoldi

e público presente a solenidade

Presidente do Instituto – Prof Aimone Camardella

Page 6: Informativo ismb ago 2013

Socios do Instituto com o Consul Bertoldi, Presidente Prof. Aimone

e Oficiais Argentinos

POSSE DE NOVOS MEMBROS do INSTITUTO SANMARTINIANO DO BRASIL

Realizaram-se em 20 de maio e 05 de agosto de 2013 as Sessões Solenes de Posse dos novos membros do ISMB, com a presença do Presidente Aimone Camardella, do Exmo. Sr. Cônsul Geral da Argentina, M.D. Ministro MARCELO BERTOLDI. A cerimonia do dia 20 transcorreu no âmbito das comemorações dos 203 anos da Revolução de Maio – a Data Nacional argentina. As sessões ocorreram no Auditorio do Consulado Geral da Republica Argentina no Rio de Janeiro, na Praia de Botafogo, local onde outrora se erguia a bela mansão que sediou a antiga Embaixada Argentina, antes da mudança da capital para Brasília, hoje o moderno centro empresarial Edifício Argentina. Ingressam 21 Membros Efetivos, Ilustres Personalidades dos meios jurídicos, políticos e culturais do Rio de Janeiro. Atualmente o Instituto congrega 80 membros, atuantes nos meios diplomáticos, militar, cultural e empresarial.

Page 7: Informativo ismb ago 2013

Novos Sócios Empossados: 1 – Arethuza Henrique Silva de Aguiar ....... .Juíza e Professora 2 – Francisco Luiz Cavalcanti da Cunha Horta .Juiz e Professor 3 – Sérgio Quintella .................................... . Advogado e Engenheiro 4 – Zeloanda Ribas C. dos Santos................. .Advogada e Professora 5 – Gerdal Renner dos Santos....................... . Advogado e Radialista 6 – Bernardo Cabral...................................... . Senador e Advogado 7 – Israel Blajberg......................................... . Engenheiro e Professor 8 – Léo Fabiano Bauer.................................. . Engenheiro 9 – Leizer Lerner........................................... . Engenheiro e Professor 10 – Antonio Dessimoni Oliveira.................... . Advogado e Dentista 11 – Ricardina Marques Silva......................... . Jornalista e Advogada 12 – Jorge Luiz Dodaro .................................. . Advogado e Procurador 13 – Fernando Cardoso .................................. . Jornalista e Advogado 14 – Marcelo José Damasco........................... . Jornalista e Advogado 15 – Roberto Saturnino Braga........................ . Senador e Engenheiro 16 – Simone Emmanuelle I. Fumagalli............ . Médica Ortomolecular 17 – João Pedro de S. de Bandeira de Mello. . Procurador 18 – Paulo Marcondes Ferraz....................... . Advogado 19 – Izidoro de Hiroki Flumignan................. . Médico 20 – Luiz Hernani Chaves............................. . Advogado 21 – Maria Luiza de Mendonça ..................... . Procuradora M.F. 22 – Alda Maria Almeida Cabral Soares......... . Juíza e Jornalista 23 – Arlindo Silva Amorim ............................ . Advogado e Professor 24 – Francis Bogossian................................... . Engenheiro e Professor 25 – Maria das Dores Augusta dos Santos...... . Advogada e Jornalista Na ocasião o Presidente do Instituto, Prof. Aimone Camardella e o Consul Geral Marcelo Bertoldi saudaram os novos entrantes. Em nome dos novos Membros, o ex- Ministro da Justiça e ex- Senador (1995-2003), Bernardo Cabral, e a Juíza Arethuza pronunciaram sua oração, agradecendo a acolhida proporcionada. A Mesa Diretora da Sessão Solene estava composta pelo Cônsul Geral Ministro Marcelo Bertoldi, Presidente do ISMB Prof. Aimone Camardella, VP Profa Vilma Olinto Bahiana, Diretor Cel Lysias Dantas Itapicuru, e Major do Exercito Argentino Jorge Piccardi. Prestigiou a cerimônia o Cônsul Geral Adjunto da República Argentina, Sr. Alejandro Verdier.

Page 8: Informativo ismb ago 2013

Mesa Diretora da Sessão Solene de Posse de Novos Membros e Sócios do Instituto

Page 9: Informativo ismb ago 2013

Sócios do Instituto e Aspectos do Auditorio do Consulado

Page 10: Informativo ismb ago 2013

Origem do ISMB O Instituto SanMartiniano do Brasil foi fundado em 10 de julho de 1970 por um grupo de 40 personalidades brasileiras, amigos da Argentina, liderados pelo eminente e inesquecível Prof. Henrique Paulo Bahiana, visando a preservação e divulgação da memória e feitos do “LIBERTADOR”, bem como fortalecer a amizade entre os Povos Latino-americanos. A fundação do Instituto ocorreu por ocasião da inauguração, no Bairro da Lagoa, no Rio de Janeiro, da estátua equestre em bronze do General San Martin, oferecida pelo então Banco de la Municipalidad de Buenos Aires. O Instituto SanMartiniano do Brasil é um dos 24 institutos fora da Argentina vinculados ao Instituto Nacional SanMartiniano, da Secretaria da Cultura da Presidência da Republica Argentina.

Presidente do ISMB: Professor AIMONE CAMARDELLA Diretor Secretário e Editor: Engº. Israel Blajberg

Instituto Sanmartiniano do Brasil

Sede: Consulado Geral da República Argentina

Praia de Botafogo 228 sobreloja 201- Rio de Janeiro

Tels.: 2553-1646 e 3850-8154 e-mail [email protected]

Editor do Boletim Informativo e Diretor Secretário

Israel Blajberg – [ [email protected] ]

Fechamento e Término da Edição - 16 ago 2013