Top Banner
OS ESTUDOS DOS MOVIMENTOS NO TRABALHO
11

Frank Gilbreth

Jul 05, 2015

Download

Documents

mcmaga
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Frank Gilbreth

OS ESTUDOS DOS MOVIMENTOS NO TRABALHO

Page 2: Frank Gilbreth

Fatos históricos importantes Frederick W. Taylor 1856 – 1915 Frank B. Gilbretch 1868 – 1924 Lilian Gilbreth 1878 – 1972 Livro: Concrete System – 1908 Livro: Bricklaying System – 1909 Livro: Motion Study – 1911 Livro: Primer of Scienfitic Management - 1912 Primeira Guerra Mundial 1914-1918 Livro: Fatigue Study – 1916 Livro: Applied Motion Study – 1917 Revolução Russa - 1917 Henri Ford 1863 – 1947 Segunda Guerra Mundial 1939-1945 Livro: The Foremen in Manpower - 1947

Page 3: Frank Gilbreth

Seguidores de Taylor Taylor teve vários associados e seguidores que se tornaram

importantes para a administração cientifica, entre outros, destacam-se:

Henry R. Towne: Propôs, em 1886, que a engenharia de fabricas tivesse igual importância que a administração da engenharia e que a American Society of Mechanical Engineers deveria ter um papel de liderança no estabelecimento de uma multiempresa.

Henry Gantt: fortemente influenciado por Taylor, criou o sistema de pagamento de incentivo “tarefa-bonus” (ganha-se um bônus quando se atinge um padrão)

Henry Ford – Princípio da produtividade, princípio da intensificação, princípio da economicidade

Frank B. Gilbretch e Lilian Gilbretech

Page 4: Frank Gilbreth

Vida de Frank GilbrethFrank Bunker Gilbreth nasceu em 1868. Ele começou a fazer observações sobre movimentos com 27 anos de idade, quando trabalhava como superintendente em uma empresa de construção.

Sempre interessado, Frank inventou dispositivos como andaimes móveis, misturadores de concreto, correias transportadoras, barras de reforço, tudo com o objetivo de evitar o desperdício de movimento.

Page 5: Frank Gilbreth

Vida de Lilian GilbrethLillian Molle nasceu em 1878 e casou-se com Frank em 1904. Superando os preconceitos contra as mulheres, que eram predominantes na época, Lillian obteve os títulos de Bacharel e Mestre. Depois de casada com Frank Gilbreth, resolveu se dedicar a psicologia, ajudando seu marido nos estudos sobre fadiga. Em 1912, o casal Gilbreth enfatizam o estudo dos movimentos, em detrimento do estudo de tempos, que era a ênfase de Taylor. Então, foram desenvolvidas técnicas para evitar o desperdício de tempo e movimento. Criou-se padrões, racionalizando as tarefas de produção e , conseqüentemente, aumentando a produtividade.

Page 6: Frank Gilbreth
Page 7: Frank Gilbreth

Estudos dos movimentos no trabalho

Page 8: Frank Gilbreth

Movimentos ElementaresMovimentos Elementares: Gilbreth concluiu que todo trabalho manual poderia ser reduzido a movimentos elementares que englobariam todos os movimentos necessários para a execução de qualquer tarefa. Utilizou filmagens para encontrar os movimentos mais económicos para cada tarefa.A esses movimentos ele apelidou de Therbligs. Os movimentos elementares (therbligs) de Gilbreth:

Procurar Escolher Pegar Transportar vazio Transportar cheio Posicionar (colocar em posição) Preposicionar (preparar para colocar em posição) Unir (ligar ou amontoar) Separar Utilizar Soltar a carga Inspecionar Segurar Esperar inevitavelmente Esperar quando evitável Repousar Planejar

Page 9: Frank Gilbreth

Estudo da fadiga humana Gilberth idealizou um estudo estatístico dos

movimentos baseado na anatomia e fisiologia humanas, sobre os efeitos da fadiga na produtividade do operário. Ele verificou que a fadiga provocava os seguintes efeitos: diminuição da produtividade diminuição da qualidade do trabalho, perda de tempo, aumento da rotação de pessoal, doenças, acidentes, diminuição da capacidade de esforço. Com este estudo pretendia-se racionalizar todos os movimentos, eliminando aqueles que produzem a fadiga.

Page 10: Frank Gilbreth

Formula da eficiênciaProcurou estabelecer padrões de desempenho, comparando o desempenho, que seria previamente estabelecido (eficiência igual a 100%) com o desempenho real de cada operário. Em resumo: quanto mais especializado era um operário, maior era a sua eficiência.

e(eficiência) = p(produtos resultantes)r(recursos utilizados)

e(eficiência) = p(produtos resultantes)r(recursos utilizados)

Page 11: Frank Gilbreth

Outros estudos de Frank e Lilian Divisão do Trabalho e Especialização do Operário

Um dos objetivos do estudo dos tempos e movimentos era a divisão do trabalho e a especialização do operário para elevar sua produtividade. Assim, cada operário ficou especializado na execução de uma única tarefa, para se encaixar aos padrões e normas de desempenho estabelecidas pelo método.

Desenho de Cargos e TarefasDesenhar um cargo é: especificar suas tarefas ou métodos de executar tarefas e as relações com os demais cargos existentes. O desenho de cargos é a maneira pela qual um cargo é criado e projetado e combinado com outros cargos para execução de tarefas maiores.

Incentivos Salariais Prêmios de ProduçãoPara alcançar uma maior colaboração do empregado perante a empresa, Taylor e seus seguidores criaram planos de incentivos salariais e prêmios de produção. A idéia era a de que a remuneração baseada no tempo não estimulava ninguém a trabalhar mais e deveria ser substituída por remuneração baseada na produção de cada operário.

Conceitos de "Homo Economicus"O homem procura o trabalho não porque gosta dele, mas como um modo de ganhar a vida por meio do salário que o trabalho oferece. O homem é motivado a trabalhar apenas pelo medo da fome e necessidade de dinheiro para viver. Assim, as recompensas salariais e os prêmios de produção influenciam profundamente os esforços individuais do trabalho.

Condições de TrabalhoO conforto do operário e a melhoria do ambiente físico (iluminação, ventilação, aspectos visuais da fábrica, eliminação do ruído etc.) passaram a ser valorizado, pois eram essenciais para a obtenção da eficiência do trabalhador.

PadronizaçãoCom a padronização das máquinas e equipamentos, ferramentas e instrumentos de trabalho, matérias-primas e componentes, no sentido de reduzir a variabilidade e a diversidade no processo produtivo eliminando o desperdício e aumentando a eficiência. Na Administração Científica, a padronização passa a ser uma preocupação constante na obtenção da eficiência.

Supervisão FuncionalÉ a existência de diversos supervisores, cada qual especializado em determinada área, e que tem autoridade funcional sobre os subordinados. Ela pressupõe uma autoridade relativa, dividida e zoneada.