Top Banner
ENSINANDO ENSINANDO CRÍTICA CRÍTICA NOS MUSEUS NOS MUSEUS Robert William Ott Robert William Ott
14

ENSINANDO CRÍTICA NOS MUSEUS Robert William Ott Robert William Ott.

Apr 22, 2015

Download

Documents

Internet User
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: ENSINANDO CRÍTICA NOS MUSEUS Robert William Ott Robert William Ott.

ENSINANDO ENSINANDO

CRÍTICACRÍTICA NOS NOS MUSEUSMUSEUS

Robert William OttRobert William Ott

Page 2: ENSINANDO CRÍTICA NOS MUSEUS Robert William Ott Robert William Ott.

Museu – arteMuseu – arte

Conhecimento

Pensamento de uma cultura Expressão de uma cultura

Page 3: ENSINANDO CRÍTICA NOS MUSEUS Robert William Ott Robert William Ott.

Ensino de arte no museuEnsino de arte no museu

““O museu, pelo ensino da crítica de arte, é um dos O museu, pelo ensino da crítica de arte, é um dos melhores lugares para selecionar os conteúdos de arte melhores lugares para selecionar os conteúdos de arte que levam ao conhecimento e ao entendimento. O que levam ao conhecimento e ao entendimento. O museu ainda permanece como o lugar, a fonte, onde a museu ainda permanece como o lugar, a fonte, onde a sociedade coleciona e cuida dos seus tesouros.” sociedade coleciona e cuida dos seus tesouros.”

““O ensino de crítica é realizado por intermédio das O ensino de crítica é realizado por intermédio das obras no original apresentadas nas galerias dos obras no original apresentadas nas galerias dos museus onde o poderoso impacto da própria obra museus onde o poderoso impacto da própria obra torna a educação no museu uma experiência única.” torna a educação no museu uma experiência única.”

Page 4: ENSINANDO CRÍTICA NOS MUSEUS Robert William Ott Robert William Ott.

““O Victória and Albert O Victória and Albert Museum e o Royal Museum e o Royal College of Art são College of Art são idealizadores dessa idealizadores dessa relação entre arte na relação entre arte na escola e museus de escola e museus de arte, e são as arte, e são as referências “clássicas” referências “clássicas” da crítica de arte e da da crítica de arte e da produção artística.” produção artística.”

Page 5: ENSINANDO CRÍTICA NOS MUSEUS Robert William Ott Robert William Ott.

Crítica - Conhecimento e Crítica - Conhecimento e expressão artísticaexpressão artística

““A integração do conhecimento com expressão A integração do conhecimento com expressão e produção artística é essencial para a crítica e produção artística é essencial para a crítica artística. A crítica é mais efetiva quando artística. A crítica é mais efetiva quando combinada com a produção artística e não combinada com a produção artística e não quando considerada como um item separado, quando considerada como um item separado, escrito ou visual, um mero exame de obras.” escrito ou visual, um mero exame de obras.”

““Quando um aluno está envolvido no ato da Quando um aluno está envolvido no ato da crítica procura tornar-se consciente na crítica procura tornar-se consciente na formulação de conceitos e percepções.”formulação de conceitos e percepções.”

Page 6: ENSINANDO CRÍTICA NOS MUSEUS Robert William Ott Robert William Ott.

Image WatchingImage Watching

É um sistema de abordagem da produção É um sistema de abordagem da produção artística, com procedimentos que servem para artística, com procedimentos que servem para sensibilizar e preparar os indivíduos para o sensibilizar e preparar os indivíduos para o questionamento crítico.questionamento crítico.

Iniciação: Thought watching Iniciação: Thought watching Período de aquecimento, preparação, Período de aquecimento, preparação, semelhante aos existentes no teatro, na dança semelhante aos existentes no teatro, na dança e na música. e na música.

Page 7: ENSINANDO CRÍTICA NOS MUSEUS Robert William Ott Robert William Ott.

DescrevendoDescrevendo

Os alunos observam Os alunos observam a obra, deixando que a obra, deixando que esta fale primeiro a esta fale primeiro a eles. Fazem um eles. Fazem um inventário do que é inventário do que é visto, verbalizando e, visto, verbalizando e, assim, partilhando assim, partilhando com os outros. com os outros.

Page 8: ENSINANDO CRÍTICA NOS MUSEUS Robert William Ott Robert William Ott.

AnalisandoAnalisando

Como foi executada Como foi executada a obra observada? a obra observada? Leva à compreensão Leva à compreensão básica das básica das habilidades e idéias habilidades e idéias do artista. do artista.

Page 9: ENSINANDO CRÍTICA NOS MUSEUS Robert William Ott Robert William Ott.

InterpretandoInterpretando

Requer as respostas Requer as respostas pessoais e pessoais e sensoriais dos sensoriais dos alunos. Estes alunos. Estes expressam como se expressam como se sentem diante do sentem diante do que vêem. que vêem.

Page 10: ENSINANDO CRÍTICA NOS MUSEUS Robert William Ott Robert William Ott.

FundamentandoFundamentando

Utiliza-se Utiliza-se conhecimento conhecimento adicional: adicional: bibliografias e bibliografias e depoimentos por depoimentos por exemplo. O objetivo exemplo. O objetivo é ampliar a é ampliar a compreensão do compreensão do aluno e não aluno e não convencê-lo de algo.convencê-lo de algo.

Page 11: ENSINANDO CRÍTICA NOS MUSEUS Robert William Ott Robert William Ott.

RevelandoRevelando

Culminância do Culminância do sistema Image sistema Image Watching onde os Watching onde os alunos revelam seu alunos revelam seu conhecimento conhecimento através da através da expressão artística. expressão artística. Uma nova obra é Uma nova obra é criada pelo aluno.criada pelo aluno.

Page 12: ENSINANDO CRÍTICA NOS MUSEUS Robert William Ott Robert William Ott.

O sistema propõe também a utilização O sistema propõe também a utilização de um livro de exercícios elaborado pelo de um livro de exercícios elaborado pelo professor com questões factuais, professor com questões factuais, conceituais e contextuais.conceituais e contextuais.

Page 13: ENSINANDO CRÍTICA NOS MUSEUS Robert William Ott Robert William Ott.

Mais além...Mais além...

www.artenaescola.org.br/pesquisa_artigoswww.artenaescola.org.br/pesquisa_artigos_texto.phd?id_m=15_texto.phd?id_m=15

Busca: sistema image watching museus.Busca: sistema image watching museus.

Autores influentes: John Dewey, Thomas Autores influentes: John Dewey, Thomas Munco e Edmund Feldman.Munco e Edmund Feldman.

Page 14: ENSINANDO CRÍTICA NOS MUSEUS Robert William Ott Robert William Ott.

CaféCafé