Top Banner
Como fazer .ePubs sem entender lhufas de .ePubs – Sigil O Sigil é um daqueles presentes que saem da varinha dos magos para a vida (sigil = código de magia). Mas ele não faz a mágica completa, não. Não aceita arquivos doc ou pdf para transformar direto em .ePub. É preciso antes converter em .htm (no Word está em Salvar como > Outros formatos; no .pdf, em Salvar como. É que ePub é uma série de páginas da web, sabia? Fiquei pasma ao descobrir isso. Então o que o Sigil vai fazer é montar seu “site” em formato de ebook. Quem sabe HTML tá feito. Quem não sabe executa as tarefas às cegas. Como eu. Mas desde que descobri o Atlantis não converto mais os arquivos em .htm: entrego esta tarefa a este programinha sensacional (ver Como fazer .ePubs sem entender lhufas de .ePubs 1) . 1) Baixei o pdf de “A Filosofia na Idade Trágica dos Gregos” (Friedrich Nietzsche), da Toca da Raposa . Cortei e salvei a capa, salvei o doc como .rtf com um nome simples (Gregos.rtf), abri com o Atlantis e salvei como epub. O Atlantis deixa arrumadinho para que o Sigil complete o serviço. 2) Tarefas no Sigil a) Separar os capítulos. Na maioria das vezes Atlantis divide o livro em uma ou duas partes,
9

Como fazer .ePubs sem entender lhufas de .ePubs 2 – Sigil

Oct 22, 2015

Download

Documents

Tácito Alves
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Como fazer .ePubs sem entender lhufas de .ePubs 2 – Sigil

Como fazer .ePubs sem entender lhufas de .ePubs – Sigil

O Sigil é um daqueles presentes que saem da varinha dos magos para a vida (sigil = código de magia). Mas ele não faz a mágica completa, não. Não aceita arquivos doc ou pdf para transformar direto em .ePub. É preciso antes converter em .htm (no Word está em Salvar como > Outros formatos; no .pdf, em Salvar como. É que ePub é uma série de páginas da web, sabia? Fiquei pasma ao descobrir isso. Então o que o Sigil vai fazer é montar seu “site” em formato de ebook. Quem sabe HTML tá feito. Quem não sabe executa as tarefas às cegas. Como eu.

Mas desde que descobri o Atlantis não converto mais os arquivos

em .htm: entrego esta tarefa a este programinha sensacional (ver Como fazer .ePubs sem entender lhufas de .ePubs 1) .

1) Baixei o pdf de “A Filosofia na Idade Trágica dos Gregos” (Friedrich Nietzsche), da Toca da Raposa. Cortei e salvei a capa, salvei o doc como .rtf com um nome simples (Gregos.rtf), abri com o Atlantis e salvei como epub. O Atlantis deixa arrumadinho para que o Sigil complete o serviço.

2) Tarefas no Sigil

a) Separar os capítulos. Na maioria das vezes Atlantis divide o livro em uma ou duas partes, apenas (001, 002 etc.). Isso faz com que o reader demore a abrir as páginas do livro (aprendi isso com um amigo!). Então, é preciso dividir por capítulos, e o livro vai fluir rapidinho no reader. Assim:

Page 2: Como fazer .ePubs sem entender lhufas de .ePubs 2 – Sigil

Primeiro põe o cursor após o ponto, depois clica no botão lá em cima.

b) Destacar títulos e subtítulos dos capítulos (para hierarquizar o sumário, como veremos em seguida)

Não tem como errar: seleciona o título principal do capítulo e clica no h1. O título vai crescer.

Depois, destacar o subtítulo do capítulo (se houver, claro; neste livro, são números em romano). Assim:

Page 3: Como fazer .ePubs sem entender lhufas de .ePubs 2 – Sigil

Não tem como errar também. No Sumário, que veremos daqui a pouco, vai haver uma classificação.

c) Folha de rosto. Desisti de fazer folha de rosto no próprio Sigil, dá muito erro. Agora, salvo como imagem a folha de rosto original do arquivo pdf ou faço uma no Word, clico em print screen e crio uma nova imagem. Ela fica logo abaixo da capa (cover), que é uma imagem. Assim:

Às vezes há várias páginas de rosto. Elas então se chamariam rosto0002, rosto0003. Procuro usar Section0001, Section0002, Section0003 para o capítulo 1, 2 e 3 e assim por diante. Por quê? Porque se tiver que corrigir algum erro no Sumário você saberá

Page 4: Como fazer .ePubs sem entender lhufas de .ePubs 2 – Sigil

exatamente em que seção o título errado está. Já perdi muito tempo procurando o maldito título, porque nomeei rosto, dedicatória ou prefácio como Section, e isso tira os números das seções da ordem correspondente dos capítulos. Num livro pequeno é moleza, mas num grandão é dose!

Olhem só, minha imagem deu erro (ficou curta, deu um buraco na folha de rosto).

Pra não fazer tudo de novo, cacei imagem do Nietzsche um pouco mais filosófica que as normais (aquele bigode dele não é filosófico, é zoológico; parece que uma ariranha dormiu ali) e tapei o buraco. Assim:

Disfarçou, né?

d) A capa. Mó molezinha inserir a capa. Que no Sigil é cover, em inglês.

Page 5: Como fazer .ePubs sem entender lhufas de .ePubs 2 – Sigil

Pode deixar o cursor em rosto0001 para inserir a capa.

Por que inserir a capa pelas Tools (ferramentas), e não como uma imagem qualquer (que fica em “Insert” > Insert files”)?

Porque no reader vai aparecer a capa. Se não for inserida por Tools o reader não vai ver como “cover”. Tendeu?

Então, depois que você clica em Tools > cover aparece uma caixa. Assim:

Pronto, seu epub já tem capa! \o/ Não use fotos de resolução gigantesca nem de resolução muito baixa. Use tamanhos médios, pra não ficar pesando no tamanho do livro. (Mas já usei cada capa vagaba... boto no iPad e dou “enhance” – sempre melhora.)

Page 6: Como fazer .ePubs sem entender lhufas de .ePubs 2 – Sigil

e) Bem, se você preencheu tudo direitinho no Atlantis, nada a acrescentar no Tools > Metadata Editor (os dados normais do livro). Já está prontinho. Falta então o Table of Contents, ou Sumário, que fica em Tools > Generate Table of Contents (Gerar Tabela de Conteúdo, que pra nós é Sumário). Assim:

Abre-se esta caixa, com todo o sumário organizadinho.

Feito isso, basta corrigir eventuais erros: se você esquece de clicar h1 ou h2 em algum título o número não vai aparecer aqui. Sempre esqueço algum, especialmente em livros tipo 80 capítulos...

e) Epub prontinho. Resta verificar erros. Uso o Filedrop pra passar pro iPad e testar direto no iBooks (não acho o Adobe Digital Editions apropriado para checar erros...). Sem o Filedrop eu teria que subir o

Page 7: Como fazer .ePubs sem entender lhufas de .ePubs 2 – Sigil

livro pro clubinho e depois baixar pro iPad pelo Box. O Filetrop queima esta espapa usando a sua conexão wi-fi, é sensacional.

O irmão gêmeo dele no iPad responde:

Num instante vejo se está tudo certo e pronto! Do Filedrop mesmo eu subo pro Box. E eis o livro no clubinho:

Page 8: Como fazer .ePubs sem entender lhufas de .ePubs 2 – Sigil

Foi só renomear e inserir a sinopse.

Espero que tenha dado para entender. Se ficar alguma dúvida, basta perguntar. Terei prazer em responder – se souber a resposta, claro!

Beijo,

Mari, a anta epubada