Top Banner
63

CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

Mar 24, 2016

Download

Documents

Decon FAPEAM

Clipping de notícias selecionadas com assuntos sobre CT&I no Estado do Amazonas.
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013
Page 2: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

Veículo: Site – Youtube (Amazon Sat) Editoria: Pag:

Assunto: FAPEAM recebe homenagem da ALEAM

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM: -

Programa: Data: 19/04/2013

http://www.youtube.com/watch?v=ajLsVbgXADo

Sim

Não

Sim Não

Page 3: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

Veículo: Site - CONFAP Editoria: Pag:

Assunto: Manaus sedia encontro sobre pesquisa científica aplicada à educação básica

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 19/04/2013

Manaus sedia encontro sobre pesquisa científica aplicada à educação básica

18 de abril de 2013, 15:34 O Programa Ciência na Escola (PCE) realiza no próximo dia 25 de abril, em Manaus, a abertura das atividades de formação e capacitação 2013. O evento terá o formato de uma aula magna sobre o curso de Metodologia da Pesquisa Científica Aplicada à Educação Básica, com nove oficinas, versando desde a Elaboração de Projetos Científicos Escolares até Submissão de Trabalhos Científicos. O objetivo é apresentar o PCE e o curso aos coordenadores aprovados na capital nesta edição de 2013.

O evento que está marcado para começar as 8h30, ocorre no Centro de Tempo Integral Gilberto Mestrinho, localizado no bairro de Educandos, com a participação de projetos da edição passada. Estarão presentes ainda, a presidenta da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) Olivia Albuquerque e representantes das secretarias estaduais e municipal de educação, juntamente com um representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas (Secti).

Mais detalhes:

Público-alvo: coordenadores, apoios técnicos e gestores das redes públicas estadual e municipal de Manaus, que atuam a partir do 6º ano do ensino fundamental.

Outras Informações: (92) 3643-1861/3643-1865

Fonte: assessoria de comunicação do Programa Ciência na Escola (PCE Amazonas)

http://www.confap.org.br/manaus-sedia-encontro-sobre-pesquisa-cientifica-aplicada-a-educacao-basica/

Sim

Não

Sim Não

Page 4: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

Veículo: Site - CNPq Editoria: Pag:

Assunto: Hospital realiza evento para estimular diálogo entre Institutos de Ciência e

Tecnologia

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 19/04/2013

18 Abr 2013 18:01:00 -0300

Hospital realiza evento para estimular diálogo entre Institutos de Ciência e Tecnologia

Pesquisadores estarão reunidos no Hospital A.C.Camargo, com a missão de promover o diálogo entre áreas como saúde, biotecnologia e nanotecnologia, para estimular o trabalho em rede

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Oncogenômica (INCiTO) realiza em parceria com a Fundação Antônio Prudente/Hospital A.C.Camargo, um encontro de pesquisadores representantes dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), nesta sexta-feira (19), das 8h30 às 17h30, em São Paulo.

O evento pretende estimular uma das filosofias do programa, que é mobilizar e agregar, de forma articulada com atuação em redes, os grupos de pesquisa em áreas de fronteira da ciência e em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do País.

A programação prevê que, inicialmente, 25 INCTs terão cerca de 15 minutos para serem apresentados. Haverá ainda espaços para interação entre os pesquisadores presentes, com objetivo de proporcionar trocas de informações e experiências para motivar o interesse pelo trabalho em

Sim

Não

Sim Não

Page 5: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

rede.

“Será uma nova oportunidade para os diferentes grupos, de diferentes áreas do conhecimento, poderem estabelecer parâmetros para novas parcerias, possibilitando que os projetos dos diferentes INCTs possam ´conversar´ um com o outro”, destaca o coordenador do INCiTO, o cirurgião oncologista Luiz Paulo Kowalski, que é também o diretor do Núcleo de Cabeça e Pescoço do Hospital A.C.Camargo.

INCiTO- Um dos enfoques do INCiTO está no projeto Câncer Hereditário e Agregação Familiar – Perfis Clínicos e Moleculares de Pacientes Brasileiros e seus Parentes com alto risco de câncer– que consiste em avaliar os marcadores tumorais em pacientes com câncer de intestino e reto, melanoma, mama, próstata e de cabeça e pescoço e, desta forma, identificar quais são os fatores que estão por trás das metástase destes tumores e, com isso, apontar marcadores bioquímicos de diagnóstico e prognóstico para possíveis novas drogas para combater a doença.

Dentre os resultados já obtidos pelo INCiTO/Hospital A.C.Camargo destaca-se a demonstração de que a mutação R337H do gene TP53 é comum na população brasileira, com prevalência de 1 a cada 300 indivíduos no sul e sudeste do país. Neste trabalho, liderado pela diretora de Oncogenética do A.C.Camargo, Maria Isabel Achatz, identificou-se o efeito fundador da síndrome made in Brazil, que é significativamente diferente da Síndrome de Li-Fraumeni convencional. Sabe-se que ela é associada a diferentes tipos de câncer, dentre eles aproximadamente 10% dos casos de câncer de mama em mulheres jovens (pré-menopausa) e tumores pediátricos no sul do Brasil.

INCTs - O Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) foi criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e tem como metas, além do estímulo ao trabalho em rede no modelo já mencionado; impulsionar a pesquisa científica básica e fundamental competitiva internacionalmente; estimular o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica de ponta associada a aplicações para promover a inovação e o espírito empreendedor, em estreita articulação com empresas inovadoras, nas áreas do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec).

Além de promover o avanço da competência nacional nas devidas áreas de atuação, criando ambientes atraentes e estimulantes para alunos talentosos de diversos níveis, do ensino médio ao pós-graduado, o programa também se responsabilizará diretamente pela formação de jovens pesquisadores e apoiará a instalação e o funcionamento de laboratórios em instituições de ensino e pesquisa e empresas, proporcionando a melhor distribuição nacional da pesquisa científico-tecnológica, e a qualificação do país em áreas prioritárias para o seu desenvolvimento regional e nacional. Os Institutos Nacionais devem ainda estabelecer programas que contribuam para a melhoria do ensino de ciências e a difusão da ciência para o cidadão comum.

A criação dos institutos conta com parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e as Fundações de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), do Pará (Fapespa), de São Paulo (Fapesp), Minas Gerais (Fapemig), Rio de Janeiro (Faperj) e Santa Catarina (Fapesc), Ministério da Saúde e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Serviço:

Encontro Nacional de INCTsRealização:Fundação Antônio Prudente/Hospital A.C.CamargoQuando:19 de abril de 2013 das 8h30 às 17h30 horasLocal:Auditório Senador José Ermírio de Moraes, no Hospital A.C.CamargoEndereço:Rua Professor Antônio Prudente, 211, Liberdade, São Paulo – SPInformações:www.accamargo.org.brCobertura de imprensa: [email protected]

Page 6: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

Veículo: Site - Promad Editoria: Pag:

Assunto: Assembleia Legislativa homenageia Fapeam pelos 10 anos de atuação no

Amazonas

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 19/04/2013

Assembleia Legislativa homenageia Fapeam pelos 10 anos de atuação no Amazonas

A Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) promoveu, na tarde desta quarta-feira (17), Sessão Especial pelos dez anos de atuação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O evento comemorativo teve como autor o deputado José Ricardo Wendling, líder do PT e presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação da ALEAM.

No dia 21 de maio de 2013, a Fapeam completará 10 anos de atuação no Estado, com a missão de promover o amparo à pesquisa científica básica e aplicada e ao desenvolvimento tecnológico e experimental, tendo como objetivo ampliar o estoque de conhecimentos científicos e tecnológicos, assim como sua aplicação no interesse do desenvolvimento econômico e social.

Para José Ricardo, essa Sessão Especial é um reconhecimento a uma instituição importante, que alavanca investimentos em ciência e tecnologia e forma mão-de-obra especializada. ?Precisamos ampliar mais ainda esses recursos, para que a ciência e a tecnologia transformem-se em beneficio à sociedade, por meio do desenvolvimento econômico e social?, declarou ele, que é autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), ainda em tramitação na Casa, que aumenta o percentual de investimentos em Ciência e Tecnologia, de 1% para 2%, vindos da arrecadação tributária.

?Hoje, há poucos recursos para aquecer a cadeia produtiva da economia regional, na qualificação da mão-de-obra, além do Polo Industrial de Manaus, como o polo naval e no setor pesqueiro?, disse o parlamentar, ressaltando que essa ausência de investimentos dificulta a busca de novas formas de desenvolvimento para o Estado. ?Por isso, a Assembleia precisa apoiar e ser mais uma voz em

Sim

Não

Sim Não

Page 7: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

defesa da ciência e tecnologia, para que o poder público invista mais na área, para dizermos que aqui é Brasil, que tem perspectivas, que tem riquezas naturais e potencialidades. Precisamos investir para transformar e inovar?.

A diretora-presidenta da Fapeam, Maria Olívia Simão, agradece o reconhecimento da Assembleia Legislativa e enaltece as ações e a trajetória de sucesso da Fundação. ?É um feito histórico para o Amazonas ter uma Fundação de Amparo à Pesquisa completando dez anos, ajudando no desenvolvimento do Amazonas, por meio de grupos de cientistas, de servidores, de bolsistas e de colaboradores. Neste momento, fazemos história, executando ações e sendo referência na área?, relatou, informando o total apoio do Governo do Estado na estruturação da Fapeam e na implementação, em breve, de um Plano Estadual de Plano de Cargos, Carreiras e Salários, o único fora do eixo Sul-Sudeste. ?É inegável a mudança e a atmosfera atual, fruto das ações da Fapeam. A ciência está popularizada e sendo, cada vez mais, enraizada na nossa região?.

Já para o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), Odenildo Sena, ao longo desses dez anos, há dois processos históricos que considera que suma importância para a Fapeam: mudança de paradigma ao que se fazia até então em ciência e tecnologia, já que hoje está em todos os locais, inclusive, nas escolas; e única referência de Fundação de Amparo à Pesquisa Estadual na região Norte até 2008. ?Hoje, apenas Roraima ainda está brigando para ter sua fundação na nossa região, porque o Amazonas tornou-se referência e modelo para os outros estados implementarem suas fundações que tanto alavancam recursos em ciência e tecnologia?.

Reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Márcia Peralles enfatizou a importância da atuação da Fapeam na formação de recursos humanos e na divulgação e popularização do processo científico. ?A ciência vem deixando de ser inatingível e passa a fazer parte do cotidiano dos estudantes e dos jovens?, disse ela, complementando que, apesar do curto tempo histórico, a Fapeam já fez o suficiente no apoio a instituições de ensino e pesquisa, como a Ufam. ?Um apoio extremamente importante para nos ajudar a fomentar o saber. Parabéns por esses dez anos de atuação no Estado?, finalizou.

De acordo com o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Adalberto Luiz Val, dez anos é tempo bastante curto em ciência, mas a Fapeam vem fazendo o seu papel, investindo em pesquisas e capacitando recursos humanos para o desenvolvimento sustentável do Estado. ?É preciso fortalecê-la, tendo mais autonomia para que se torne um patrimônio da região. Porque a sociedade precisa estar preparada para receber essas pesquisas, transferindo esse conhecimento para o chão de fábrica, gerando emprego e renda. Infelizmente, ainda temos pouco capital humano qualificado. Mas a Fapeam vem investindo na qualidade, já que hoje tem cinco dos 122 projetos institucionais nacionais em C&T?.

TEXTO: Assessoria do Deputado

Fonte: Diretoria de Comunicação

http://noticias.promad.adv.br/aleam/108936/assembleia-legislativa-homenageia-fapeam--pelos-10-anos-de-atuacao-no-amazonas

Page 8: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

Veículo: Site - UFAM Editoria: Pag:

Assunto: Primeiro Mapa Tátil do Amazonas será apresentado em Encontro Norte-

Nordeste de Informática Inclusiva, nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 19/04/2013

Primeiro Mapa Tátil do Amazonas será apresentado em Encontro Norte-Nordeste de Informática Inclusiva, nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho

Publicado em Quinta, 18 Abril 2013 15:15 |

Aprender ludicamente sobre a cultura, a economia, a política e os espaços geográficos dos 62 municípios do Amazonas é a proposta do Mapa Pé-Yara, o primeiro mapa tátil exclusivamente Amazônico construído com fibras e materiais extraídos da flora e da fauna amazônica. O projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), no Edital 05/2012, de Apoio à Pesquisa para o Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva - Viver Melhor, será apresentado no I Encontro Norte-Nordeste de Informática Inclusiva, com o uso de DOSVOX e outros Softwares. O encontro será realizado em Belém (PA), nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho.

O objetivo deste encontro de informática inclusiva é criar uma rede de inclusão em todas as frentes, para que uma organização social, política e científica sustentável e produtiva, possa ser construída nas regiões do País que estão mais distantes dos eixos do desenvolvimento humano. A coordenadora do projeto, professora da Ufam e doutora em Ciências da Comunicação Cláudia Guerra Monteiro, explica que o mapa será direcionado aos alunos das séries iniciais, ensinos Fundamental e Médio portadores de deficiência visual ou não inseridos no sistema público de ensino de Manaus. O protótipo do mapa será entregue em julho e está em processo de finalização. Logo em seguida, será avaliado nas escolas, onde os alunos irão testar e darão sugestões de melhoria. Após essa etapa, os ajustes serão realizados e o mapa definitivamente entregue. No site http://intervox.nce.ufrj.br/nortedosvox/index.html, os interessados em obter mais informações. http://www.ufam.edu.br/index.php/comunicacao/644-primeiro-mapa-tatil-do-amazonas-sera-apresentado-em-encontro-norte-nordeste-de-informatica-inclusiva-nos-dias-30-e-31-de-maio-e-1-de-junho

Sim

Não

Sim Não

Page 9: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

Veículo: Site - Jus-Brasil Editoria: Pag:

Assunto: Seind participa de solenidade na ALE-AM em homenagem ao Dia do Índio

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 19/04/2013

Seind participa de solenidade na ALE-AM em homenagem ao Dia do ÍndioExtraído de: Governo do Estado do Amazonas - 17 horas atrás Em solenidade intitulada "Homenagem Especial pela Luta dos Povos Indígenas do Amazonas", realizada nesta quinta-feira, 18 de abril, na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), o titular da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), Bonifácio Baniwa, fez um breve balanço das ações desenvolvidas pelo Governo do Amazonas em benefício dos povos indígenas.

Além de falar dos 25 anos de conquista do movimento indígena, a partir da Constituição de 1988, que garante direito à terra, educação, saúde e organização própria, o secretário destacou os dez anos de participação indígena dentro do governo estadual, que culminou com a criação da Seind e, consequentemente, a criação e gestão de políticas públicas em benefício dos povos indígenas no Amazonas.

A solenidade na ALE-AM foi proposta pela Comissão de Educação, Cultura e Assuntos Indígenas da Casa, por meio do deputado Sidney Leite (DEM), em alusão ao Dia do Índio, que será celebrado nesta sexta-feira, dia 19.

A instituição do Programa Amazonas Indígena e, consequentemente, a criação da Seind, em 2009, e a instalação do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai), em 2011, representam o amadurecimento político nessa caminhada de luta dos indígenas no Estado, de acordo com Bonifácio Baniwa.

Também diminuiu as distâncias entre governo e povos indígenas, segundo ele. "O Comitê Gestor é um grande avanço e resultado do esforço do governador Omar Aziz, para podermos levar ações transversais aos povos indígenas, com a participação efetiva de 52 instituições parceiras", destacou o titular da Seind. "Se antes nos deparávamos com a burocracia para levar essas ações, agora, com o Comitê Gestor, estamos nos esforçando para que esse modelo inovador possa fluir cada vez mais", acrescentou.

A homenagem na ALE-AM também teve a presença de professores da rede estadual de ensino e

Sim

Não

Sim Não

Page 10: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

outros deputados, entre os quais Luiz Castro (PPS), José Ricardo (PT), Belarmino Lins (PMBD), Marcelo Ramos (PSB), Orlando Cidade (PTN) e Francisco Souza (PSC). Do lado indígena, destaque para lideranças, organizações e representantes de órgãos governamentais, como a gerente de Educação Escolar Indígena (Seduc), Alva Rosa; a gerente da Agricultura Familiar Indígena (Sepror), Maria Auxiliadora Cordeiro Baré; e o presidente do Conselho de Educação Escolar Indígena (Seind), Amarildo Maciel Munduruku.

Alguns pontos destacados pelo secretário Bonifácio na ALE-AM

25 anos de inclusão de dois artigos específicos na Constituição Federal de 1988, que garante direito à terra, educação, saúde, organização própria etc.;

Programa Amazonas Indígena;

Dez anos de participação indígena no Governo do Amazonas;

Conselho de Educação Escolar Indígena (CEEI);

Criação da Fundação Estadual dos Povos Indígenas (Fepi);

Criação da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind);

Conselho Estadual dos Povos Indígenas (Cepi);

Instalação do Comitê Gestor de Atuação entre o Governo do Amazonas e a Funai;

Ampliação da participação indígena na Sepror (Agricultura Familiar Indígena) e na Seduc (Educação Escolar Indígena);

Cota da UEA;

Programas de apoio à pesquisa da Fapeam;

Políticas de microcrédito por meio da Afeam;

Política de formação de professores (Seduc)

Implantação de escolas de ensino médio em terras indígenas;

Apoio aos projetos indígenas pelo FPS;

Curso superior e especifico para professores (UEA);

Cota para estudantes indígenas (UEA);

Ações sociais (Seas);

Gestão ambiental e mudanças climáticas (SDS);

Cursos e capacitações pelo Cetam;

Programa de Pesquisa (Seind/Inpa);

Recursos minerais (SEMGRH;

Infraestrutura -Comunidades;

Projetos e ações: manejo de pescado, cadeia produtiva de castanha, artesanato, óleos vegetais, produção de farinha, cursos de capacitações técnicas e administrativas, valorização da arte e cultura, expressões culturais, fortalecimento das organizações, assessoria técnica, jurídica, ações sociais;

A Seind também implementa o programa de Territórios da Cidadania, por meio de convênios e contratos.

http://governo-am.jusbrasil.com.br/politica/104063446/seind-participa-de-solenidade-na-ale-am-em-homenagem-ao-dia-do-indio

Page 11: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

Veículo: Site – Portal do Governo do Estado do Amazonas

Editoria: Pag:

Assunto: Seind participa de solenidade na ALE-AM em homenagem ao Dia do ÍndioCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 19/04/2013

Seind participa de solenidade na ALE-AM em homenagem ao Dia do ÍndioEm solenidade intitulada "Homenagem Especial pela Luta dos Povos Indígenas do Amazonas", realizada nesta quinta-feira, 18 de abril, na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), o titular da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), Bonifácio Baniwa, fez um breve balanço das ações desenvolvidas pelo Governo do Amazonas em benefício dos povos indígenas.

Além de falar dos 25 anos de conquista do movimento indígena, a partir da Constituição de 1988, que garante direito à terra, educação, saúde e organização própria, o secretário destacou os dez anos de participação indígena dentro do governo estadual, que culminou com a criação da Seind e, consequentemente, a criação e gestão de políticas públicas em benefício dos povos indígenas no Amazonas.

A solenidade na ALE-AM foi proposta pela Comissão de Educação, Cultura e Assuntos Indígenas da Casa, por meio do deputado Sidney Leite (DEM), em alusão ao Dia do Índio, que será celebrado nesta sexta-feira, dia 19.

A instituição do Programa Amazonas Indígena e, consequentemente, a criação da Seind, em 2009, e a instalação do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai), em 2011, representam o amadurecimento político nessa caminhada de luta dos indígenas no Estado, de acordo com Bonifácio Baniwa.

Também diminuiu as distâncias entre governo e povos indígenas, segundo ele. "O Comitê Gestor é um grande avanço e resultado do esforço do governador Omar Aziz, para podermos levar ações transversais aos povos indígenas, com a participação efetiva de 52 instituições parceiras", destacou o titular da Seind. "Se antes nos deparávamos com a burocracia para levar essas ações, agora, com o Comitê Gestor, estamos nos esforçando para que esse modelo inovador possa fluir cada vez mais", acrescentou.

A homenagem na ALE-AM também teve a presença de professores da rede estadual de ensino e

Sim

Não

Sim Não

Page 12: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

outros deputados, entre os quais Luiz Castro (PPS), José Ricardo (PT), Belarmino Lins (PMBD), Marcelo Ramos (PSB), Orlando Cidade (PTN) e Francisco Souza (PSC). Do lado indígena, destaque para lideranças, organizações e representantes de órgãos governamentais, como a gerente de Educação Escolar Indígena (Seduc), Alva Rosa; a gerente da Agricultura Familiar Indígena (Sepror), Maria Auxiliadora Cordeiro Baré; e o presidente do Conselho de Educação Escolar Indígena (Seind), Amarildo Maciel Munduruku.

Alguns pontos destacados pelo secretário Bonifácio na ALE-AM

25 anos de inclusão de dois artigos específicos na Constituição Federal de 1988, que garante direito à terra, educação, saúde, organização própria etc.;

Programa Amazonas Indígena;

Dez anos de participação indígena no Governo do Amazonas;

Conselho de Educação Escolar Indígena (CEEI);

Criação da Fundação Estadual dos Povos Indígenas (Fepi);

Criação da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind);

Conselho Estadual dos Povos Indígenas (Cepi);

Instalação do Comitê Gestor de Atuação entre o Governo do Amazonas e a Funai;

Ampliação da participação indígena na Sepror (Agricultura Familiar Indígena) e na Seduc (Educação Escolar Indígena);

Cota da UEA;

Programas de apoio à pesquisa da Fapeam;

Políticas de microcrédito por meio da Afeam;

Política de formação de professores (Seduc)

Implantação de escolas de ensino médio em terras indígenas;

Apoio aos projetos indígenas pelo FPS;

Curso superior e especifico para professores (UEA);

Cota para estudantes indígenas (UEA);

Ações sociais (Seas);

Gestão ambiental e mudanças climáticas (SDS);

Cursos e capacitações pelo Cetam;

Programa de Pesquisa (Seind/Inpa);

Recursos minerais (SEMGRH;

Infraestrutura -Comunidades;

Projetos e ações: manejo de pescado, cadeia produtiva de castanha, artesanato, óleos vegetais, produção de farinha, cursos de capacitações técnicas e administrativas, valorização da arte e cultura, expressões culturais, fortalecimento das organizações, assessoria técnica, jurídica, ações sociais;

A Seind também implementa o programa de Territórios da Cidadania, por meio de convênios e contratos.

http://www.amazonas.am.gov.br/2013/04/seind-participa-de-solenidade-na-ale-am-em-homenagem-ao-dia-do-indio/

Page 13: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

Veículo: Site – Amazônia na Rede Editoria: Pag:

Assunto: Seind participa de solenidade na ALE-AM em homenagem ao Dia do Índio

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 19/04/2013

Seind participa de solenidade na ALE-AM em homenagem ao Dia do ÍndioEm solenidade intitulada "Homenagem Especial pela Luta dos Povos Indígenas do Amazonas", realizada nesta quinta-feira, 18 de abril, na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), o titular da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind), Bonifácio Baniwa, fez um breve balanço das ações desenvolvidas pelo Governo do Amazonas em benefício dos povos indígenas.

Além de falar dos 25 anos de conquista do movimento indígena, a partir da Constituição de 1988, que garante direito à terra, educação, saúde e organização própria, o secretário destacou os dez anos de participação indígena dentro do governo estadual, que culminou com a criação da Seind e, consequentemente, a criação e gestão de políticas públicas em benefício dos povos indígenas no Amazonas.

A solenidade na ALE-AM foi proposta pela Comissão de Educação, Cultura e Assuntos Indígenas da Casa, por meio do deputado Sidney Leite (DEM), em alusão ao Dia do Índio, que será celebrado nesta sexta-feira, dia 19.

A instituição do Programa Amazonas Indígena e, consequentemente, a criação da Seind, em 2009, e a instalação do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai), em 2011, representam o amadurecimento político nessa caminhada de luta dos indígenas no Estado, de acordo com Bonifácio Baniwa.

Também diminuiu as distâncias entre governo e povos indígenas, segundo ele. "O Comitê Gestor é um grande avanço e resultado do esforço do governador Omar Aziz, para podermos levar ações transversais aos povos indígenas, com a participação efetiva de 52 instituições parceiras", destacou o titular da Seind. "Se antes nos deparávamos com a burocracia para levar essas ações, agora, com o Comitê Gestor, estamos nos esforçando para que esse modelo inovador possa fluir cada vez mais", acrescentou.

A homenagem na ALE-AM também teve a presença de professores da rede estadual de ensino e

Sim

Não

Sim Não

Page 14: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

outros deputados, entre os quais Luiz Castro (PPS), José Ricardo (PT), Belarmino Lins (PMBD), Marcelo Ramos (PSB), Orlando Cidade (PTN) e Francisco Souza (PSC). Do lado indígena, destaque para lideranças, organizações e representantes de órgãos governamentais, como a gerente de Educação Escolar Indígena (Seduc), Alva Rosa; a gerente da Agricultura Familiar Indígena (Sepror), Maria Auxiliadora Cordeiro Baré; e o presidente do Conselho de Educação Escolar Indígena (Seind), Amarildo Maciel Munduruku.

Alguns pontos destacados pelo secretário Bonifácio na ALE-AM

25 anos de inclusão de dois artigos específicos na Constituição Federal de 1988, que garante direito à terra, educação, saúde, organização própria etc.;

Programa Amazonas Indígena;

Dez anos de participação indígena no Governo do Amazonas;

Conselho de Educação Escolar Indígena (CEEI);

Criação da Fundação Estadual dos Povos Indígenas (Fepi);

Criação da Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind);

Conselho Estadual dos Povos Indígenas (Cepi);

Instalação do Comitê Gestor de Atuação entre o Governo do Amazonas e a Funai;

Ampliação da participação indígena na Sepror (Agricultura Familiar Indígena) e na Seduc (Educação Escolar Indígena);

Cota da UEA;

Programas de apoio à pesquisa da Fapeam;

Políticas de microcrédito por meio da Afeam;

Política de formação de professores (Seduc)

Implantação de escolas de ensino médio em terras indígenas;

Apoio aos projetos indígenas pelo FPS;

Curso superior e especifico para professores (UEA);

Cota para estudantes indígenas (UEA);

Ações sociais (Seas);

Gestão ambiental e mudanças climáticas (SDS);

Cursos e capacitações pelo Cetam;

Programa de Pesquisa (Seind/Inpa);

Recursos minerais (SEMGRH;

Infraestrutura -Comunidades;

Projetos e ações: manejo de pescado, cadeia produtiva de castanha, artesanato, óleos vegetais, produção de farinha, cursos de capacitações técnicas e administrativas, valorização da arte e cultura, expressões culturais, fortalecimento das organizações, assessoria técnica, jurídica, ações sociais;

A Seind também implementa o programa de Territórios da Cidadania, por meio de convênios e contratos.

http://www.amazonianarede.com.br/not%C3%ADcias/pol%C3%ADtica/4455-seind-participa-de-solenidade-na-ale-am-em-homenagem-ao-dia-do-%C3%ADndio

Page 15: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

Veículo: Site – Escola Ambientalista Chico Mendes Editoria: Pag:

Assunto: PCE realiza aula magna aos aprovados 2013

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 19/04/2013

PCE realiza aula magna aos aprovados 2013

O Programa Ciência na Escola realiza no próximo dia 25 de abril, a abertura das atividades de formação e capacitação 2013. O evento será uma Aula Magna sobre o curso de Metodologia da Pesquisa Científica Aplicada a Educação Básica, que contem 09 oficinas, versando desde a Elaboração de Projetos Científicos Escolares até Submissão de Trabalhos Científicos. O objetivo é apresentar o PCE e o curso, aos coordenadores aprovados na capital nesta edição de 2013.

O evento que está marcado para começar as 09:00 horas, acontecerá no Centro de Tempo Integral Gilberto Mestrinho, localizado no bairro de Educandos, com a participação de projetos da edição passada. Estarão presentes ainda, a presidenta da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) Olivia Albuquerque e representantes das secretarias estaduais e municipal de educação, juntamente com um representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas (Secti).

Serviço

O que: Aula Magna sobre Metodologia da Pesquisa Cientifica Aplicada a Educação BásicaObjetivo: Apresentar o Programa Ciência na Escola e o curso de Metodologia da Pesquisa Cientifica Aplicada a Educação Básica aos professores aprovados na capital para a edição de 2013.Público-alvo: Coordenadores, apoios técnicos e gestores das redes públicas estadual e municipal de Manaus, que atuam a partir do 6º ano do ensino fundamental.Quando: 25 de abril de 2013, a partir das 09:00 horasOnde: CETI Gilberto Mestrinho, Educandos.Outras Informações: 3643-1861/3643-1865

http://escolaambientalistacm.blogspot.com.br/2013/04/pce-realiza-aula-magna-aos-aprovados.html

Sim

Não

Sim Não

Page 16: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

Veículo: Blog – José Ricardo Editoria: Pag:

Assunto: Assembleia Legislativa homenageia Fapeam pelos 10 anos de atuação no

Amazonas

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 19/04/2013

Assembleia Legislativa homenageia Fapeam pelos 10 anos de atuação no AmazonasDia: 18/04/2013 às 08h35A Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) promoveu, na tarde desta quarta-feira (17), Sessão Especial pelos dez anos de atuação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O evento comemorativo teve como autor o deputado José Ricardo Wendling, líder do PT e presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação da Aleam.

No dia 21 de maio de 2013, a Fapeam completará 10 anos de atuação no Estado, com a missão de promover o amparo à pesquisa científica básica e aplicada e ao desenvolvimento tecnológico e experimental, tendo como objetivo ampliar o estoque de conhecimentos científicos e tecnológicos, assim como sua aplicação no interesse do desenvolvimento econômico e social.

Para José Ricardo, essa Sessão Especial é um reconhecimento a uma instituição importante, que alavanca investimentos em ciência e tecnologia e forma mão-de-obra especializada. “Precisamos ampliar mais ainda esses recursos, para que a ciência e a tecnologia transformem-se em beneficio à

Sim

Não

Sim Não

Page 17: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

sociedade, por meio do desenvolvimento econômico e social”, declarou ele, que é autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), ainda em tramitação na Casa, que aumenta o percentual de investimentos em Ciência e Tecnologia, de 1% para 2%, vindos da arrecadação tributária.

“Hoje, há poucos recursos para aquecer a cadeia produtiva da economia regional, na qualificação da mão-de-obra, além do Polo Industrial de Manaus, como o polo naval e no setor pesqueiro”, disse o parlamentar, ressaltando que essa ausência de investimentos dificulta a busca de novas formas de desenvolvimento para o Estado. “Por isso, a Assembleia precisa apoiar e ser mais uma voz em defesa da ciência e tecnologia, para que o poder público invista mais na área, para dizermos que aqui é Brasil, que tem perspectivas, que tem riquezas naturais e potencialidades. Precisamos investir para transformar e inovar”.

A diretora-presidenta da Fapeam, Maria Olívia Simão, agradece o reconhecimento da Assembleia Legislativa e enaltece as ações e a trajetória de sucesso da Fundação. “É um feito histórico para o Amazonas ter uma Fundação de Amparo à Pesquisa completando dez anos, ajudando no desenvolvimento do Amazonas, por meio de grupos de cientistas, de servidores, de bolsistas e de colaboradores. Neste momento, fazemos história, executando ações e sendo referência na área”, relatou, informando o total apoio do Governo do Estado na estruturação da Fapeam e na implementação, em breve, de um Plano Estadual de Plano de Cargos, Carreiras e Salários, o único fora do eixo Sul-Sudeste. “É inegável a mudança e a atmosfera atual, fruto das ações da Fapeam. A ciência está popularizada e sendo, cada vez mais, enraizada na nossa região”.

Já para o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), Odenildo Sena, ao longo desses dez anos, há dois processos históricos que considera que suma importância para a Fapeam: mudança de paradigma ao que se fazia até então em ciência e tecnologia, já que hoje está em todos os locais, inclusive, nas escolas; e única referência de Fundação de Amparo à Pesquisa Estadual na região Norte até 2008. “Hoje, apenas Roraima ainda está brigando para ter sua fundação na nossa região, porque o Amazonas tornou-se referência e modelo para os outros estados implementarem suas fundações que tanto alavancam recursos em ciência e tecnologia”.

Reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Márcia Peralles enfatizou a importância da atuação da Fapeam na formação de recursos humanos e na divulgação e popularização do processo científico. “A ciência vem deixando de ser inatingível e passa a fazer parte do cotidiano dos estudantes e dos jovens”, disse ela, complementando que, apesar do curto tempo histórico, a Fapeam já fez o suficiente no apoio a instituições de ensino e pesquisa, como a Ufam. “Um apoio extremamente importante para nos ajudar a fomentar o saber. Parabéns por esses dez anos de atuação no Estado”, finalizou.

“A Fapeam vem cumprindo o seu papel, objetivando soluções que se ajustam as nossas necessidades. E esses dez anos são uma homenagem a todos os que contribuem ou contribuíram com a ciência, a tecnologia e a inovação”, afirmou o diretor da Fundação Hemoam, Nelson Fraiji, ressaltando ainda que, desde 1988, com a Constituição Federal, ficou claro o interesse da Nação em se desenvolver por meio do conhecimento, por meio de recursos determinados para a área da ciência e da tecnologia.

De acordo com o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Adalberto Luiz Val, dez anos é tempo bastante curto em ciência, mas a Fapeam vem fazendo o seu papel, investindo em pesquisas e capacitando recursos humanos para o desenvolvimento sustentável do Estado. “É preciso fortalecê-la, tendo mais autonomia para que se torne um patrimônio da região. Porque a sociedade precisa estar preparada para receber essas pesquisas, transferindo esse conhecimento para o chão de fábrica, gerando emprego e renda. Infelizmente, ainda temos pouco capital humano

Page 18: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

qualificado. Mas a Fapeam vem investindo na qualidade, já que hoje tem cinco dos 122 projetos institucionais nacionais em C&T”.

Sobre a Fapeam A Fapeam vem desenvolvendo um trabalho reconhecido nacionalmente por órgãos ligados à C&T (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes - e Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI). Muitos foram os avanços promovidos pela Fapeam nos últimos anos, com ações e programas implementados, que desde a sua criação, já ultrapassa os R$ 346 milhões, mostrando porque a entidade figura hoje entre fundações de amparo à pesquisa que mais e destacam no País.

Para essa cerimônia, estiveram presentes, dentre outros órgãos e entidades: Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sect), Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Fundação de Medicina Tropical (TMT), Fundação Alfredo da Mata (FAM), Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação do Polo Industrial de Manaus (CT-PIM), Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Secretaria Municipal de Educação de São Paulo de Olivença e Unidade Gestora da Copa (UGP Copa).

Assessoria de Comunicação Cristiane Silveira

http://www.blogdojosericardo.com.br/www/NMateria.asp?id=1165

Page 19: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

Veículo: Site – Advo News Editoria: Pag:

Assunto: Assembleia Legislativa homenageia Fapeam pelos 10 anos de atuação no

Amazonas

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 19/04/2013

Assembleia Legislativa homenageia Fapeam pelos 10 anos de atuação no Amazonas

18/04/2013

A Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) promoveu, na tarde desta quarta-feira (17), Sessão Especial pelos dez anos de atuação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O evento comemorativo teve como autor o deputado José Ricardo Wendling, líder do PT e presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação da ALEAM.

No dia 21 de maio de 2013, a Fapeam completará 10 anos de atuação no Estado, com a missão de promover o amparo à pesquisa científica básica e aplicada e ao desenvolvimento tecnológico e experimental, tendo como objetivo ampliar o estoque de conhecimentos científicos e tecnológicos, assim como sua aplicação no interesse do desenvolvimento econômico e social.

Para José Ricardo, essa Sessão Especial é um reconhecimento a uma instituição importante, que alavanca investimentos em ciência e tecnologia e forma mão-de-obra especializada. “Precisamos ampliar mais ainda esses recursos, para que a ciência e a tecnologia transformem-se em beneficio à sociedade, por meio do desenvolvimento econômico e social”, declarou ele, que é autor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), ainda em tramitação na Casa, que aumenta o percentual de investimentos em Ciência e Tecnologia, de 1% para 2%, vindos da arrecadação tributária.

“Hoje, há poucos recursos para aquecer a cadeia produtiva da economia regional, na qualificação da mão-de-obra, além do Polo Industrial de Manaus, como o polo naval e no setor pesqueiro”, disse o parlamentar, ressaltando que essa ausência de investimentos dificulta a busca de novas formas de desenvolvimento para o Estado. “Por isso, a Assembleia precisa apoiar e ser mais uma voz em defesa da ciência e tecnologia, para que o poder público invista mais na área, para dizermos que aqui é Brasil, que tem perspectivas, que tem riquezas naturais e potencialidades. Precisamos investir para transformar e inovar”.

Sim

Não

Sim Não

Page 20: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

A diretora-presidenta da Fapeam, Maria Olívia Simão, agradece o reconhecimento da Assembleia Legislativa e enaltece as ações e a trajetória de sucesso da Fundação. “É um feito histórico para o Amazonas ter uma Fundação de Amparo à Pesquisa completando dez anos, ajudando no desenvolvimento do Amazonas, por meio de grupos de cientistas, de servidores, de bolsistas e de colaboradores. Neste momento, fazemos história, executando ações e sendo referência na área”, relatou, informando o total apoio do Governo do Estado na estruturação da Fapeam e na implementação, em breve, de um Plano Estadual de Plano de Cargos, Carreiras e Salários, o único fora do eixo Sul-Sudeste. “É inegável a mudança e a atmosfera atual, fruto das ações da Fapeam. A ciência está popularizada e sendo, cada vez mais, enraizada na nossa região”.

Já para o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), Odenildo Sena, ao longo desses dez anos, há dois processos históricos que considera que suma importância para a Fapeam: mudança de paradigma ao que se fazia até então em ciência e tecnologia, já que hoje está em todos os locais, inclusive, nas escolas; e única referência de Fundação de Amparo à Pesquisa Estadual na região Norte até 2008. “Hoje, apenas Roraima ainda está brigando para ter sua fundação na nossa região, porque o Amazonas tornou-se referência e modelo para os outros estados implementarem suas fundações que tanto alavancam recursos em ciência e tecnologia”.

Reitora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Márcia Peralles enfatizou a importância da atuação da Fapeam na formação de recursos humanos e na divulgação e popularização do processo científico. “A ciência vem deixando de ser inatingível e passa a fazer parte do cotidiano dos estudantes e dos jovens”, disse ela, complementando que, apesar do curto tempo histórico, a Fapeam já fez o suficiente no apoio a instituições de ensino e pesquisa, como a Ufam. “Um apoio extremamente importante para nos ajudar a fomentar o saber. Parabéns por esses dez anos de atuação no Estado”, finalizou.

De acordo com o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Adalberto Luiz Val, dez anos é tempo bastante curto em ciência, mas a Fapeam vem fazendo o seu papel, investindo em pesquisas e capacitando recursos humanos para o desenvolvimento sustentável do Estado. “É preciso fortalecê-la, tendo mais autonomia para que se torne um patrimônio da região. Porque a sociedade precisa estar preparada para receber essas pesquisas, transferindo esse conhecimento para o chão de fábrica, gerando emprego e renda. Infelizmente, ainda temos pouco capital humano qualificado. Mas a Fapeam vem investindo na qualidade, já que hoje tem cinco dos 122 projetos institucionais nacionais em C&T”.

TEXTO: Assessoria do Deputado

http://advonews.com.br/assembleia-legislativa-homenageia-fapeam-pelos-10-anos-de-atuacao-no-amazonas/

Page 21: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

Veículo: Site – Saúde e informação Editoria: Pag:

Assunto: Maioria dos jovens infectados por HIV em Manaus não sabe como o vírus é

transmitido Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 19/04/2013

Maioria dos jovens infectados por HIV em Manaus não sabe como o vírus é transmitido A pesquisa foi desenvolvida pela acadêmica de Medicina da Universidade Nilton Lins (UniNiltonLins), Lucienne Barbieri Victoria.

Cerca de 530 mil soropositivos vivem no Brasil segundo informações do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/Aids. Desse total, segundo o Ministério da Saúde (MS), 63% são jovens portadores do vírus. De acordo com pesquisa realizada na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), de 55 pacientes adolescentes acometidos com HIV/Aids, 41,8% não sabem como o vírus é transmitido e 36,4% não faziam ou fazem o uso do preservativo nas relações sexuais.Os dados são do estudo intitulado 'Perfil Epidemiológico de adolescentes vivendo com HIV/Aids atendidos no ambulatório de DST/Aids da FMT-HVD no período de 2011 a2012'.

A pesquisa foi desenvolvida pela acadêmica de Medicina da Universidade Nilton Lins (UniNiltonLins), Lucienne Barbieri Victoria, com aporte financeiro do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas (Paic). “Esses dados são preocupantes, pois põem em risco a comunidade”, disse.

Victoria informou que o objetivo do estudo era caracterizar os adolescentes e jovens que vivem com HIV/Aids em relação ao sexo, idade, escolaridade, renda familiar e prática de relações sexuais com preservativo. A pesquisadora demonstrou ainda as formas de contágio e o conhecimento dos pacientes sobre transmissão e prevenção.

“O estudo foi do tipo descritivo. Aproveitamos uma série de casos relacionados à demanda espontânea no período do estudo e pacientes que aceitaram participar da pesquisa”, esclareceu a pesquisadora.

Sim

Não

Sim Não

Page 22: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

De acordo com Lucienne, a adolescência é um período da vida caracterizado por transformações físicas, psicológicas e sociais que aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV.

Diagnóstico em jovens

Ela disse que o estudo abrangeu casos de pacientes da faixa etária de 13 a 24 anos, com sorologia positiva para HIV/Aids e em acompanhamento ambulatorial na FMT-HVD no período de agosto de 2011 a agosto de 2012.

Victoria informou que realizou um questionários com os 55 pacientes para fazer a análise dos perfis posteriormente. Do total de pacientes, 34 são homens e 21 são mulheres, com uma média de idade de 20 anos.

“Dos 55 pacientes, 50 foram contagiados diretamente e os outros cinco pegaram a doença das mães, de forma vertical”, disse a pesquisadora.

Ela informou ainda que 58,2% dos pacientes sabiam como o vírus era transmitido e 41,8% não sabiam. Após o diagnóstico, 36,4% dos pacientes que participaram do estudo continuaram tendo relações sexuais sem o uso do preservativo e 63,6% passaram a adotar medidas preventivas durante as relações sexuais.Você sabe o que é HIV/Aids?HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana adquirida. Causador da Aids, o virus ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos, e alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, ele rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.De acordo com o Ministério da Saúde (MS), ter o HIV não é a mesma coisa que ter Aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença, mas podem transmitir o vírus. O HIV pode ser transmitido por relação sexual, compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez ou amamentação.Sobre o Paic

O Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas (Paic) apoia, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas.

http://saude-informacao.blogspot.com.br/2013/04/maioria-dos-jovens-infectados-por-hiv.html

Page 23: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

Veículo: Site – Jornal da Ciência Editoria: Pag:

Assunto: Pesquisadora destaca avanços conquistados na área de biotecnologia

marinha no Brasil Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 19/04/2013

Pesquisadora destaca avanços conquistados na área de biotecnologia marinha no Brasil

Vice-diretora do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense falou sobre a constituição da Rede Nacional em Biotecnologia

Um trabalho exemplar para reunir um quadro de pesquisadores envolvidos com biotecnologia, agrupar conhecimentos e alinhar interesses para desenvolver a área de biotecnologia e bioprospecção de produtos naturais de origem marinha resultou na constituição da Rede Nacional em Biotecnologia de Macroalgas Marinhas (Redealgas). Foi sobre esse trabalho que a coordenadora de Ciências Biológicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e vice-diretora do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Valéria Teixeira, falou durante sua palestra no 5º Encontro Preparatório do Fórum Mundial de Ciência 2013.

A professora Valéria foi uma das principais responsáveis pela criação da Redealgas. Ela participou do mapeamento inicial das competências multidisciplinares existentes em diferentes áreas de pesquisa científica e tecnológica em macroalgas marinhas e iniciou os trabalhos de pesquisa junto com outros cientistas.

Hoje, a rede se constitui como um importante fórum para a discussão de programas de pesquisas e linhas de ações para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação sobre a

Sim

Não

Sim Não

Page 24: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

biodiversidade marinha do litoral brasileiro.

Em sua palestra, a professora destacou o trabalho de mapeamento das algas marinhas e os avanços conquistados pelos pesquisadores brasileiros nessa área. Dentre eles, medicamentos elaborados a partir de algas marinhas com propriedades antivirais usados no combate ao HIV.

"O medicamento desenvolvido faz com que o vírus que sai da célula não possa entrar em nenhuma outra, sendo destruído na corrente sanguínea por outros medicamentos. E o mais importante, mesmo dentro da célula, ele não consegue destruí-la", destacou.

A professora informou ainda que está em teste um gel vaginal, microbicida, que pode impedir a contaminação feminina pelo vírus HIV durante uma relação sexual. Um estudo, elaborado em parceria com pesquisadores colombianos, também pretende atacar as mutações do HIV.

A professora destacou a importância de um maior investimento na área lembrando que outros países do mundo estão bastante a frente do Brasil, produzindo diversos medicamentos obtidos a partir de organismos marinhos que podem combater doenças como o câncer, herpes e HIV, além de servirem para a fabricação de cosméticos. Ela lembrou que o Brasil é o terceiro consumidor mundial de cosméticos. Maiores investimentos na área poderiam, portanto, ajudar a impulsionar a economia do País.

Valéria Teixeira informou que apesar dos novos avanços brasileiros, o número de trabalhos publicados e patentes registradas no País na área de biotecnologia envolvendo algas marinhas ainda é muito pequeno. "São apenas 42 trabalhos. Quanto as patentes, a pouca quantidade se deve ao tempo enorme que se leva para se obtê-las no Brasil. Entre 8 a 10 anos", destacou.

(Alexandre Yuri - Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco)

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=86698

Page 25: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

Veículo: Site – Jornal da Ciência Editoria: Pag:

Assunto: Inovação e bolsas de estudos no exterior são prioridades de C&T, diz

ministro Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 19/04/2013

Inovação e bolsas de estudos no exterior são prioridades de C&T, diz ministro

Ministério vai dar preferência neste ano ao Plano Inova Empresa. Deputados criticam burocratização do plano e ineficiência da execução orçamentária da pasta

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, afirmou nesta quarta-feira que as prioridades da pasta para 2013 incluem o Plano Inova Empresa, que visa fomentar programas empresariais de inovação tecnológica, e a continuidade do Programa Ciência sem Fronteiras. A meta deste programa para o ano será conceder cerca de 25 mil bolsas para estudantes de engenharia e de ciências naturais em universidades estrangeiras. Raupp participou de audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática sobre os projetos e ações do ministério para 2013.

Segundo o ministro, o recém-lançado Plano Inova Empresa prevê investimentos de R$ 32,9 bilhões para impulsionar a inovação tecnológica, a produtividade e a competitividade em setores estratégicos da economia, como cadeia agropecuária, energia, petróleo e gás, saúde, complexo aeroespacial, e tecnologia da informação e da comunicação (TICs). Os recursos serão aplicados neste ano e em 2014. "Todos os editais serão lançados até maio", informou.

O plano será gerido por comitê gestor, que inclui representantes da Casa Civil, do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, do Ministério da Fazenda e da recém-criada Secretaria da Micro e Pequeno Empresa. Dentro do plano, será criada a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), na qual será aportado R$ 1 bilhão até o próximo ano. "Não será bem uma empresa, mas uma organização social, que vai ajudar não apenas a financiar, como organizar os programas de inovação das empresas", explicou. "A organização vai aproximar instituições de pesquisas e

Sim

Não

Sim Não

Page 26: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

empresas", completou.

Burocratização

O deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP) disse que, com essa composição, que inclui representantes de cinco órgãos, o comitê gestor do Plano Inova Empresa vai burocratizar a concessão de crédito a projetos de inovação. "Mais importante do que lançar essa Embrapii, seria dar eficácia aos programas já lançados", opinou.

O ministro respondeu que a operação da Embrapii não vai ficar sujeita ao comitê gestor. Este vai ficar responsável pela orientação geral do programa Inova Empresa. Segundo ele, a Embrapii será ágil e enxuta. "Não terá mais de 20 funcionários", afirmou. "A ideia também é diminuir a burocracia para possibilitar o investimento das empresas em inovação, porque inovação com burocracia não existe."

Ciência sem Fronteiras

Lançado em 2011, o Programa Ciência sem Fronteiras já concedeu 23,8 mil bolsas. De acordo com Raupp, a meta é completar 50 mil bolsas concedidas em 2013 e 100 mil até 2015. Ele ressaltou que, deste total, 75 mil bolsas são de responsabilidade do setor empresarial, que ajuda a financiar o programa. A visão do ministro é de que a iniciativa privada deve, cada vez mais, participar do desenvolvimento do País. "A competitividade das empresas hoje está associada a sua capacidade de criar novos produtos e novos serviços", disse. "Esse é um grande desafio para o Brasil, que não tem a tradição da inovação", completou.

Conforme o ministro, outro programa associado a esse é o Portal do Emprego - sistema criado para facilitar a alocação dos estudantes egressos do Ciência sem Fronteiras em universidades, institutos e empresas que desenvolvem atividades no Brasil. "Não queremos que nossa mão-de-obra especializada seja alocada apenas em outros países", observou. Nesse sentido, o ministério está focando também em programa antigo da pasta, chamado RHAE - Pesquisador na Empresa, que apoia a fixação de pesquisadores em empresas. Em 2012, R$ 60 milhões foram alocados para o programa.

Despesas

O ministro mostrou ainda a evolução dos recursos operados pela pasta. Em 2013, a lei orçamentária autorizou a execução de R$ 12,7 bilhões. Em 2000, a dotação orçamentária do ministério era de apenas R$ 1,1 bilhão. "No governo Dilma Roussef, estamos atingindo patamares orçamentários sem precedentes na história de ciência e tecnologia", salientou.

O deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA) criticou a baixa eficiência da execução de orçamentos do ministério. Segundo o deputado, dados da Secretaria de Tesouro Nacional mostram que só 15% dos recursos previstos para investimentos por parte do ministério em 2012 foram efetivamente gastos. "Quero acreditar que todos os projetos possam ser realizados, mas entre o que é proposto e o que é realizado existe uma distância muito grande", afirmou.

Já o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) elogiou o ministro, por estar por estar implementando política de Estado, e não de governo. "São ações que visam o progresso e o desenvolvimento do Brasil no longo prazo", destacou

(Agência Câmara)

Page 27: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=86699

Veículo: Site – Jornal da Ciência Editoria: Pag:

Assunto: Fiesp e Sorbonne firmam acordo de cooperação científica Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 19/04/2013

Fiesp e Sorbonne firmam acordo de cooperação científica

Parceria quer fomentar pesquisas sobre relações de trabalho, desindustrialização, arquitetura sustentável, agronegócio, infraestrutura e meio ambiente

A Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) firmaram um acordo de cooperação para fomentar a produção científica em temáticas como relações de trabalho, desindustrialização, arquitetura sustentável, agronegócio, infraestrutura e meio ambiente. Segundo Guillermo Hillcoat, coordenador do programa em Paris, são assuntos que estão no foco das discussões sobre crescimento sustentável tanto no Brasil quanto na França.

A cátedra "Globalização e Mundo Emergente", lançada neste mês, terá duração de três anos e contará com a coordenação de especialistas de ambas as instituições. Poderão ser inscritos projetos de diferentes formatos, que vão desde pesquisa acadêmica a workshops, palestras e cursos de curta duração. Os participantes receberão um certificado com a chancela da Sorbonne e da Fiesp.

Segundo Hillcoat, a expectativa é acompanhar o desenvolvimento de 10 a 12 trabalhos por ano. "Estamos divulgando a cátedra na França e no Brasil e recorrendo a universidades parceiras em ambos os países para atrair projetos", diz. Cada trabalho, contudo, deverá ser autossustentável, conforme destaca Mario Eugenio Frugiuele, 2º diretor secretário da Fiesp. "Os projetos deverão encontrar formas de se financiarem no mercado".

Além da cooperação científica, o acordo prevê o desenvolvimento de cursos e atividades de treinamento e capacitação profissional. Segundo Nadia Jacoby, 1º vice-reitora da universidade

Sim

Não

Sim Não

Page 28: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

francesa, o acordo com uma federação de fora da Europa é inédito para a Sorbonne e se insere em uma nova fase da instituição, mais globalizada. "Queremos ampliar o relacionamento com o setor privado para além das fronteiras nacionais", afirma.

De acordo com ela, o foco são as economias em desenvolvimento, onde a troca de conhecimentos tende a gerar mais benefícios. Embora tenha começado pelo que chamou de "principal potência da América Latina", o projeto de expansão das relações com a iniciativa privada deve transcender o Brasil. No entanto, ainda não há novos acordos em vista.

Já no âmbito acadêmico, a Sorbonne tem estreitado as relações com instituições brasileiras de ensino superior. Em setembro do ano passado, a universidade francesa assinou um convênio com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) para a realização de um mestrado profissional em economia com dupla titulação.

A atuação da instituição de ensino parisiense em terras brasileiras, porém, tende a ser realizada de uma forma mais indireta, na contramão de universidades internacionais que estão abrindo escritórios aqui como a Harvard e a Columbia. "Queremos cooperar, não somente importar os melhores alunos para a França", diz Jean-Marc Bonnisseau, 2º vice-reitor da Paris 1 Panthéon-Sorbonne.

Nesse sentido, a Sorbonne já está analisando, em parceria com a Universidade de São Paulo, o desenvolvimento de uma cátedra de inovação. Também discute com a PUC um mestrado de dupla titulação em direito tributário, além de outros projetos com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. "O interesse em cooperações com o Brasil é multidisciplinar. Há muitos programas a serem explorados", diz Bonnisseau.

(Carolina Cortez / Valor online)

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=86705

Page 29: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

Veículo: Site – Jornal da Ciência Editoria: Pag:

Assunto: Especialistas apontam vantagens do uso de energia eólica Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 19/04/2013

Especialistas apontam vantagens do uso de energia eólica

Audiência pública no Senado fez parte do programa de debates "Investimento e gestão: desatando o nó logístico do país"

O Brasil ainda precisa superar uma "visão turva" sobre a energia eólica, que coloca em desconfiança a geração que provém dos ventos, sob o argumento de que esse recurso seria "sazonal e intermitente". A crítica foi feita presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeólica), Élbia Melo, em audiência realizada pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), nesta quarta-feira (17).

Como observou a expositora, toda fonte que vem da natureza é, por definição, sazonal e intermitente. Observou que o mesmo fator está presente na produção de energia hidráulica, especialmente as usinas construídas a "fio d'água", sem reservatórios. No caso da energia eólica, explicou ainda que é perfeitamente possível conter riscos por meio do aumento da quantidade de geradores montados.

- Temos que acabar com esse mito da confiabilidade, algo que ainda não está claro inclusive para os nossos técnicos e para os formuladores de políticas públicas - afirmou.

Participou ainda do debate, que foi dirigido pelo presidente da CI, senador Fernando Collor (PTB-AL), o engenheiro Adão Linhares Muniz, diretor da RM Soluções em Infraestrutura. Assim como Élbia Melo, ele defendeu a diversificação da matriz energética do país, destacando que o importante é harmonizar as diversas fontes disponíveis, para garantir ao país um sistema forte e coordenado.

Para os expositores, existe ampla complementaridade entre a geração hidráulica e eólica,

Sim

Não

Sim Não

Page 30: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

inclusive por conta de aspectos climáticos. Explicaram que a ocorrência de ventos sempre é mais intensa nos períodos de estiagem, exatamente quando a escassez de água pode afetar a produção hidroelétrica.

Entre outros benefícios da energia eólica, eles destacaram ainda os ganhos de renda nas localidades onde são implantados os parques. De acordo com Élbia Melo, para cada megawatt instalado são gerados 15 empregos. Ela informou que os 12 mil postos de trabalho atuais, em todo o país, podem subir para 280 mil até 2020. Do ponto de vista ambiental, lembrou também que a energia eólica não é emissora de gases de efeito estufa.

Capacidade instalada

No momento, a capacidade instalada em energia eólica é de apenas 2,69 mil megawatts, o equivalente a 2% da matriz energética. A projeção é de que, até 2017, serão 8,8 mil megawatts, chegando a 5% da matriz. Os convidados disseram que esse rápido crescimento deve-se a projetos de novos parques eólicos iniciados em 2009, quando se comprovou a produtividade dessa modalidade de energia e o governo federal realizou leilão para contratar oferta.

Para Adão Muniz, a trajetória de crescimento do setor pode ser ainda mais forte, mas ainda há contenção por parte do governo. Ele enxerga uma preocupação, a ser ver como uma espécie de "freio", em relação aos limites de contratação de garantia de compra. Disse que há uma visão diferente em outros países, como na Espanha e na Dinamarca, onde a geração de energia eólica está sendo preponderante.

- Não pode ter freio. Ao contrário, tem que ter um motor empurrando, pois se trata de energia com enorme potencial - cobrou.

Élbia Melo concordou que o momento é de avançar para a consolidação do setor no país. Além de investimentos na expansão de novos parques produtivos, ele considera indispensável desenvolver toda a cadeia produtiva, com pesquisa e desenvolvimento de equipamentos nacionais adequados às características dos ventos do país. Outra questão é a resolver diz respeito à capacitação de mão de obra, de técnicos a engenheiros.

Paradoxo ambiental

Adão Muniz apontou ainda a necessidade de solução para a questão dos licenciamentos ambientais. Disse ser "paradoxal" haver dificuldades de licenciamento para a produção de energia limpa. Também cobrou "sincronia" entre a implantação dos parques e das linhas de transmissão, problema que no momento impede o aproveitamento da energia produzida em parque situado na Bahia. Ao senador Sérgio Souza (PMDB-PR), ele disse discordar da solução estudada pelo governo para que os parques fiquem restritos a regiões onde já existam linhas.

- A localização deve estar onde tenha vento, de preferência o melhor vento. Nós é que temos de buscar a energia onde esteja a fonte, assim como fazemos com a energia elétrica - opinou.

O senador Lobão Filho (PMDB-MA) elogiou a "coragem" do Ministério das Minas e Energia em promover o leilão de 2009 para contratar energia eólica, quando os preços ainda estavam elevados, acima de R$ 250 por megawatt. Disse que a iniciativa favoreceu investimentos e ganhos de produtividade. Agora, em seu estado, já seria possível contratar energia eólica por R$ 90 por megawatts. Depois, cobrou a mesma atitude em relação à contratação de garantia para oferta de energia solar.

- Há certa resistência à energia solar, que continua caríssima, mas no meu entendimento iria

Page 31: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

haver o mesmo sucesso - destacou.

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) mostrou satisfação com a evolução do setor, mesmo num período de menor crescimento econômico. Em relação às questões de licenciamento ambiental, salientou a necessidade de soluções mais rápidas para que os projetos sejam desembaraçados e executados.

- Não quero linha passando em cima de caverna. Mas se há caverna, tem que se encontrar a solução, na velocidade do vento ou mesmo da luz, que é muito melhor - disse.

Com participação de telespectadores, que enviaram perguntas à CI, a audiência é parte do programa de debates "Investimento e gestão: desatando o nó logístico do país", proposto pelo presidente da comissão. Nesta quarta, houve mais um painel dedicado ao exame de energias alternativas, dentro do ciclo temático "Energia e Desenvolvimento".

(Agência Senado)

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=86708

Page 32: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

Veículo: Site – Jornal da Ciência Editoria: Pag:

Assunto:Reativação do programa nuclear é destacada por Raupp na

CâmaraCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 19/04/2013

Reativação do programa nuclear é destacada por Raupp na Câmara

MCTI planeja a construção de um reator que produzirá energia limpa para utilização medicinal

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, disse nesta quarta-feira (17) durante audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, que a reativação do programa nuclear brasileiro para fins pacíficos é um dos principais programas do ministério e prevê a construção de um reator que produzirá energia limpa para utilização medicinal.

Segundo o ministro, o desenvolvimento do programa dispõe de recursos de R$ 850 milhões, e a construção do reator deverá atender à demanda de produção de insumos para medicina nuclear, além de ser utilizado para pesquisas nessa área. "A produção de energia nuclear para fins pacíficos é uma decisão da qual não abrimos mão", disse o ministro.

Outro programa em andamento no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação que o ministro Raupp destacou, é o de pesquisa espacial, interrompido há alguns anos, após uma explosão na torre de lançamentos de foguetes da Base de Alcântara (MA), que causou a morte de vários cientistas

Sim

Não

Sim Não

Page 33: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

brasileiros. Ele lembrou que novos sistemas e veículos de lançamentos estão sendo desenvolvidos para que o Brasil possa colocar um satélite em órbita dentro de dois anos.

Raupp destacou também a construção de um navio de pesquisas oceanográficas e hidrográficas, em parceria com a Marinha e a Petrobras. Um estaleiro chinês está encarregado do trabalho, e R$ 80 milhões serão investidos pelo governo para a construção do navio. Ainda nessa área, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação está desenvolvendo projetos para criar quatro centros de pesquisas marinhas no litoral brasileiro: no Rio Grande do Sul, no Nordeste, no Rio de Janeiro e em Santa Catarina.

Durante a audiência, o ministro falou ainda sobre a atuação do ministério para estimular a inovação e as parcerias com empresas da área de ciência e tecnologia. Para isso, os principais instrumentos e recursos vêm do Plano Inova Empresa, lançado em março pelo governo federal e que prevê investimentos de R$ 32,9 bilhões para impulsionar a produtividade e a competitividade da economia brasileira, por meio da inovação tecnológica: a grande característica do projeto é integrar em uma mesma matriz todos os recursos destinados a estimular a atividade. Para implementar o Plano Inova Empresa, o governo vai criar a Empresa Brasileira para Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

O ministro também destacou o Programa Ciência sem Fronteiras como iniciativa do país em busca de competitividade. Pelo programa, 22 mil estudantes brasileiros já foram enviados para 35 países e milhares de estrangeiros foram recebidos em intercâmbio no Brasil

(Agência Brasil, com adaptações)

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=86709

Page 34: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

Veículo: Site –Agência Gestão CT&I Editoria: Pag:

Assunto:Relatório da MP dos royalties mantém recursos da União para

CT&ICita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 19/04/2013

Relatório da MP dos royalties mantém recursos da União para CT&I

News - LatestQui, 18 de Abril de 2013 11:52

O relator da Medida Provisória n 592/12, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), apresentou o texto final da proposta que ajusta o texto à Lei dos Royalties (12.724/2012). Entre as novidades, Zarattini manteve o repasse da fatia da União aos setores de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) e defesa nacional. A medida mantém ativo o fundo setorial do Petróleo (CT-Petro).

Somente neste ano, a fatia da União pode chegar serão R$ 3,2 bilhões de acordo com a Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP), podendo chegar a R$ 7,1 bilhões em 2020. O CT-Petro é a principal fonte de recurso do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e financia as pesquisas na área de pesquisa e desenvolvimento relacionado a exploração de petróleo.

Sim

Não

Sim Não

Page 35: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

Zarttini justificou a manutenção dos recursos como uma maneira de recompensar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D). “O FNDCT foi que propiciou a Petrobras fazer o desenvolvimento tecnológico e permitiu chegarmos aos pré-sal. Podemos dizer que é uma retroalimentação do FNDCT”, afirmou Zaratini durante a reunião da Comissão Mista Especial realizada nesta terça-feira (16) no Senado Federal.

Educação e Saúde

O relator da MP Zarattini optou por não mexer na distribuição dos recursos. Ele decidiu alterar apenas a destinação da participação especial e dos royalties dos contratos de exploração de petróleo atuais e não só dos contratos futuros, como estabelece a MP. Ficou determinado que 100% da participação especial da União e do Fundo Especial de Estados e Municípios serão destinados à educação. Os recursos provenientes da exploração dos contratos novos, podem atingir em 2020, R$ 42,4 milhões.

Presente na reunião, o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) alertou que a proposta pode não ser aprovada em Plenário. “Temos a percepção exata de que o maior problema hoje no Brasil é o problema da saúde. O texto deveria destinar parte dos recursos à saúde também”, sugeriu o peemedebista.

No entanto, na opinião de Carlos Zarattini, investir em educação é aplicar recursos também na saúde. “As universidades federais, os cursos de medicina e os hospitais universitários são bancados pela educação e o maior nível de conhecimento de toda população ajuda nas práticas em saúde”, disse.

A proposta do deputado do PT é semelhante ao posicionamento do Palácio do Planalto e do Ministério da Educação. A destinação da verba ao setor educacional é a principal ferramenta do Executivo para cumprir a meta de investir 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação.

O texto tem até 12 de maio para ser votado. Ele seria apreciado nesta terça-feira (16), mas o deputado do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho (PR), pediu adiamento do voto. “Como vamos tomar uma decisão, enquanto o Supremo Tribunal Federal [STF] está julgando uma lei que liminarmente foi considerada inconstitucional?”, questionou referindo-se a liminar impetrada no STF pedindo a derrubada da lei 12.734/12.

A votação do relatório final ficou marcada para acontecer na próxima terça-feira (23), às 14h30, no Senado Federal. Se aprovado na Comissão Mista, o texto segue para apreciação nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado, respectivamente nesta ordem.http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3728:relatorio-da-mp-dos-royalties-mantem-recursos-da-uniao-para-ctai&catid=1:latest-news

Page 36: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

Veículo: Site –Agência Gestão CT&I Editoria: Pag:

Assunto:Amapá receberá fomento recorde em CT&ICita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 19/04/2013

Amapá receberá fomento recorde em CT&I

Qui, 18 de Abril de 2013 15:43

Um investimento inédito de R$ 3,5 milhões para bolsas e projetos de pesquisa e qualificação em ciência, tecnologia e inovação (CT&I) para o Amapá será anunciado nesta quinta-feira (18), no auditório do Museu Sacaca, em Macapá.

Na oportunidade, será lançado o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico dos Sistemas de Produção no Vale do Araguari (Prodetec-Araguari). O objetivo é promover melhorias nos sistemas de produção de base agrária da região.

O programa receberá recursos da ordem de R$ 2 milhões da Empresa Ferreira Gomes Energia, como parte das condicionantes de licenças ambientais. O fomento também será destinado à seleção de alunos para cursos de pós-graduação em economia verde e gestão de Arranjos Produtivos Locais (APLs) e à Universidade Estadual do Amapá (UEAP) para formação e qualificação técnico-profissional.

Projetos de pesquisa aplicada na Região do Vale do Araguari também serão beneficiados. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap) será responsável por coordenar os trabalhos.

O Estado investirá R$ 1,5 milhão para o custeio de bolsas e projetos de pesquisa em CT&I para os seguintes editais: Programa de Pesquisa para o SUS, Programa de Custeio Tese, Programa Franco Brasileiro e Programa de Bolsas.

http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3732:amapa-

Sim

Não

Sim Não

Page 37: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

recebera-fomento-recorde-em-ctai-&catid=144:noticias

Veículo: Site –Agência Gestão CT&I Editoria: Pag:

Assunto:Fapergs interrompe atividades devido a interdição do prédio Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 19/04/2013

Fapergs interrompe atividades devido a interdição do prédio

Últimas Notícias - Notícias

Qui, 18 de Abril de 2013 16:04 A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) interrompeu parte das atividades temporariamente devido a uma decisão judicial que interditou o prédio da agência estadual de fomento a inovação. O valor das bolsas referentes a março atrasaram por causa do mal funcionamento do sistema.

Devido a interrupção, a fundação suspendeu a divulgação dos editais lançados em 4 de abril. O governo estadual havia aberto seleção para 14 programas que somavam R$ 89 milhões para projetos de inovação tecnológica. As chamadas públicas que estavam com o prazo de inscrição perto do vencimento tiveram o prazo prorrogado por mais 30 dias.

Em nota divulgada no site, a fundação informou que, neste fim de semana, espera terminar a mudança para a nova sede localizada no Edifício União, na Avenida Borges de Medeiros. A assessoria da Fapergs informou que a interdição foi um pedido do Ministério Público devido a má conservação de uma marquise do prédio. A estimativa é a de que as atividades voltem ao pleno funcionamento no início de maio.

http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3735:fapergs-interrompe-atividades-devido-a-interdicao-do-predio&catid=144:noticias

Sim

Não

Sim Não

Page 38: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

Veículo: Site –Agência Gestão CT&I Editoria: Pag:

Assunto:Portal trará oportunidades de emprego para alunos do CsFCita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 19/04/2013

Portal trará oportunidades de emprego para alunos do CsF

News - NewsflashQui, 18 de Abril de 2013 15:53

Para facilitar a inserção dos bolsistas do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) no mercado, o MCTI lançou, nesta quarta-feira (17), o portal Estágios & Empregos em pesquisa, desenvolvimento e inovação. O site é uma plataforma de integração entre os bolsistas e ex-bolsistas com empresas do setor privado.

Ministros Raupp (E) e Mercadante (D) durante lançamento do portal. Foto: José Cruz/ABrMinistros Raupp (E) e Mercadante (D) durante lançamento do portal. Foto: José Cruz/ABrO sistema estava previsto para ser lançado na semana passada, conforme adiantou com exclusividade a Agência Gestão CT&I de Notícias, mas a cerimônia foi desmarcada devido a uma incompatibilidade nas agendas dos ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e da Educação, Aloizio Mercadante.

No site www.cienciasemfronteiras.gov.br/ee estarão listadas as vagas de estágios e empregos destinados aos bolsistas. O portal será ainda, de acordo com o MCTI, uma ferramenta importante na aproximação do meio empresarial ao ambiente de pesquisa e desenvolvimento e à própria comunidade cientifica e tecnológica.

Sim

Não

Sim Não

Page 39: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

Para Aloizio Mercadante, o Portal Estágios & Empregos vai ajudar as empresas a construírem uma cultura de inovação. "O Ciência sem Fronteiras está dando um salto que ainda não é perceptível, mas que daqui alguns anos, será de fácil entendimento. Nós já temos 400 pesquisadores, sendo 283 de altíssimo nível que estão trabalhando aqui no Brasil e faremos mais parcerias com grandes centros de excelência", afirmou.

Durante a cerimônia, também foi lançado o Painel de Acompanhamento. O sistema dará transparência na divulgação dos dados de execução do programa CsF. O ministro da CT&I, Marco Antonio Raupp, destacou que um dos principais desafios do Brasil é fazer o conhecimento das universidades gerar modernização para o País. "O CNPq ajudou a montar o sistema de ciência e tecnologia dbrasileiro e agora vai ajudar a montar o sistema de inovação", comentou Raupp.

O CsF conta agora com uma nova modalidade de bolsa. Denominada de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Exterior, ela terá duas categorias: Júnior (DEJ) e Sênior (DES). O objetivo é apoiar a participação de especialistas, técnicos, tecnólogos, pessoal técnico-científico para treinamento e capacitação em instituições de excelência no exterior, por meio da realização de estágios e cursos nas áreas contempladas pelo Programa.

Atualmente, o CsF já financiou os estudos de 23.851 pessoas. A meta, de acordo com o MCTI, é enviar ao exterior 50 mil alunos. O programa estipulou financiar conceder 101 mil bolsas até 2015, sendo 75 mil com recursos do governo federal.

Parceria com a França

Durante cerimônia foi anunciada uma nova parceria entre o CNPq e com a Association Nationale de la Recherche et de la Technologie (ANRT), uma agência de fomento à pesquisa e inovação do governo francês. Serão ofertadas bolsas em doutorado pleno com duração de até 36 meses.

(Agência Gestão CT&I de Notícias com informações do CNPq)http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3734:portal-trara-oportunidades-de-emprego-para-alunos-do-csf&catid=3:newsflash

Page 40: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

Veículo: Site –Agência Gestão CT&I Editoria: Pag:

Assunto:Acordos bilaterais facilitarão a entrada de micro e pequenas

empresas brasileiras no exterior Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 19/04/2013

Acordos bilaterais facilitarão a entrada de micro e pequenas empresas brasileiras no exterior

News - Latest

Qui, 18 de Abril de 2013 17:07 Escrito por Leandro Duarte O governo brasileiro deverá anunciar ainda neste semestre um conjunto de acordos bilaterais para facilitar a chegada de pequenas e médias empresas brasileiras em mercados internacionais. A parceria também prevê a entrada, no Brasil, de instituições de excelência, principalmente no setor de energias renováveis.

De acordo com a coordenadora executiva da agência de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Shirley Coutinho, alguns dos acordos foram “costurados” durante a missão internacional à Portugal, França e Inglaterra, chefiada pela presidente da República Dilma Rousseff. Shirley integrou a comitiva nacional e ressalta que o governo usará recursos de programas já existentes para implementar a ideia, como o Inova Empresa e o Ciências sem Fronteiras (CsF).

“O Brasil quer internacionalizar suas empresas. Será uma espécie de intercâmbio para que possam aprender e trazer o conhecimento de volta. A gente não pode ficar só no mercado interno. Essa troca nos fortalecerá para o enfrentamento da violenta competição da China. É preciso nos armar com que

Sim

Não

Sim Não

Page 41: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

a gente tem de melhor”, enfatizou a coordenadora da PUC, em entrevista exclusiva para a Agência Gestão CT&I de Notícias durante o 7° Encontro do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), em Belo Horizonte (MG).

Apesar de ainda não haver uma data definida para apresentação oficial da iniciativa, Shirley falou que alguns acordos já foram assinados. Em uma visita recente a Londres, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, assinou memorandos na área de computação de alto de desempenho.

O governo ainda está em fase de definição das áreas de interesse para receber as empresas internacionais, explica Shirley. No entanto, ela adiantou que o setor de energias renováveis, que receberá aporte bilionário pelo Inova Empresa, estará entre os contemplados. “Empresas que desenvolvem smart grids, tecnologia que o Brasil está muito longe de dominar, devem fazer parte do primeiro lote de instituições a se instalarem em solo nacional”, ressalta.

O programa inicialmente englobará os três países. Shirley explicou que a escolha do parceiro se deu, em boa parte, pela comemoração Ano Brasil promovido em alguns países europeus, o que possibilitou a assinatura de diversos acordos. “A lista de parceiros, no entanto, não ficará restrita a essas nações”, afirmou.

http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3738:acordos-bilaterais-facilitarao-a-entrada-de-micro-e-pequenas-empresas-brasileiras-no-exterior&catid=1:latest-news

Page 42: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

Veículo: Site –Agência Gestão CT&I Editoria: Pag:

Assunto:CNPq divulga editais de iniciação científica e tecnológica Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 19/04/2013

CNPq divulga editais de iniciação científica e tecnológica

News - Latest

Qui, 18 de Abril de 2013 15:51 A primeira fase do processo de seleção das chamadas públicas de iniciação científica do CNPq está com inscrições abertas até 27 de maio. Serão selecionados bolsistas para os programas institucionais de bolsas de Iniciação Científica (Pibic), de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-Af) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

Podem participar do processo do Pibic instituições públicas, comunitárias ou privadas que desenvolvem pesquisas e tenham instalações próprias para essas atividades. Já as bolsas do Pibiti são direcionadas para as mesmas instituições, mas que possuem enfoque no desenvolvimento tecnológico e inovação.

O Pibic-Af é destinado a instituições públicas que já participam do Pibic e/ou Pibiti e que tenham ações afirmativas para a promoção da igualdade de oportunidade para o ingresso de estudantes no Ensino Superior.

Para as modalidades Pibic e Pibic-Af, o CNPq exige que as instituições tenham uma política para iniciação científica, cadastro no Diretório de Instituições (DI) da Plataforma Lattes do CNPq e cadastro do representante de iniciação científica indicado. Para o Pibit, além dos instrumentos mencionados, é necessário desenvolver atividades na área tecnológica e de inovação, e comprovar

Sim

Não

Sim Não

Page 43: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

interação com empresas e/ou comunidade.

Em 2012, os recursos destinados aos três programas juntos foram de R$ 127,7 milhões. Ao todo, foram concedidas 28.110 bolsas.

Acesse o edital completo do Pibic neste link.

Acesse o edital completo do Pibiti neste link.

Acesse o edital completo do Pibic-Af neste link.

(Agência Gestão CT&I de Notícias com informações do CNPq)

http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3733:cnpq-divulga-editais-de-iniciacao-cientifica-e-tecnologica&catid=1:latest-news

Page 44: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

Veículo: Site –Agência Gestão CT&I Editoria: Pag:

Assunto:Diretores científicos das FAPs participam de encontro com foco

em inovação Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 19/04/2013

Diretores científicos das FAPs participam de encontro com foco em inovação

Qui, 18 de Abril de 2013 15:12 Representantes das fundações de amparo à pesquisa de vários estados do país (FAPs) participam, nesta quinta-feira (18), do Encontro de Diretores Científicos de FAPs. Na pauta, o debate sobre políticas institucionais para gestão da propriedade intelectual e parcerias com foco em inovação. O evento é organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e acontece até sexta-feira (19), em Belo Horizonte (MG).

A iniciativa pretende compartilhar a experiência da FAP mineira no âmbito da proteção do conhecimento e da transferência de tecnologia, que possui uma gerência com essa finalidade desde 2007. Em 2011, foi criada uma segunda gerência para tratar exclusivamente de inovação.

A ideia de realizar o encontro de diretores científicos surgiu durante o 1° Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), promovido em março.

A meta é contribuir para que outras fundações possam criar um setor de inovação, atrair parcerias com empresas e captar recursos para o fomento de projetos de CT&I no seu estado, como aconteceu em Minas Gerais.

Informções pelo site www.fapemig.org.br

(Agência Gestão CT&I de Notícias com informações da Fapemig)

http://www.agenciacti.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3729:diretores-cientificos-das-faps-participam-de-encontro-com-foco-em-inovacao&catid=1:latest-news

Sim

Não

Sim Não

Page 45: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

Veículo: Site –Agência Gestão CT&I Editoria: Pag:

Assunto:Inpa e universidade japonesa mapearão genoma de peixe-boi

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 19/04/2013

Inpa e universidade japonesa mapearão genoma de peixe-boi

19/04/2013 – 10:50

O mapeamento do genoma do peixe-boi-da-amazônia será realizado, pela primeira vez, por meio de um acordo de cooperação entre o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa/MCTI) e o Centro de Pesquisa de Vida Selvagem (WRC – sigla em inglês), da Universidade de Kyoto (Japão).

A ideia do projeto, pioneiro com mamíferos aquáticos no Brasil, é sequenciar o código genético do peixe-boi com um equipamento de sequenciamento de DNA de nova geração da Universidade de Kyoto, que permitirá aos pesquisadores obterem mais informações e ampliarem o conhecimento sobre a espécie.

A pesquisadora Vera Silva, da Coordenação de Biodiversidade (CBio/Inpa) e do LMA, explica os procedimentos da coleta: “O sangue de dois peixes-bois machos vivos do plantel (lote de animais) do Inpa foi coletado pelo veterinário do LMA, e os pesquisadores japoneses vieram ao instituto, no laboratório temático de genética, e extraíram o DNA que vai ser utilizado para sequenciar o genoma, isto é, toda a sequência do código genético ou da informação hereditária de um organismo codificada em seu DNA, que forma o animal”.

Segundo a pesquisadora, o equipamento tem o potencial de acelerar as pesquisas biológicas e biomédicas, permitindo uma completa análise do genoma. “Depois do mapeamento vamos conseguir ampliar ainda mais o nível de pesquisas e conhecimento sobre a biologia e a ecologia do

Sim

Não

Sim Não

Page 46: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

animal no seu ambiente natural – por exemplo, identificar com mais facilidade doenças, ocorrência de parasitas, hábitos alimentares e outros pontos”, ressalta.

A parceria com a Universidade de Kyoto foi concretizada em 2012, quando o diretor do Inpa, Adalberto Val, selou formalmente os convênios com a instituição japonesa.Leia mais. http://www.inpa.gov.br/noticias/noticia_sgno2.php?codigo=2742

Texto: Fernanda Farias – Ascom do Inpa

http://www.mcti.gov.br/index.php/content/view/346549/Inpa_e_universidade_japonesa_mapearao_genoma_de_peixe_boi.html

Page 47: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

Veículo: Site –Agência fapesp Editoria: Pag:

Assunto:Fundação Bill & Melinda Gates seleciona projetos inovadores de saúde

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 19/04/2013

Fundação Bill & Melinda Gates seleciona projetos inovadores de saúde

19/04/2013

Agência FAPESP – A Fundação Bill & Melinda Gates recebe até 7 de maio inscrições para a 11ª edição do Grand Challenges Explorations (GCE), programa de financiamento para ideias inovadoras e arrojadas para solucionar grandes desafios na área de saúde, agricultura e desenvolvimento.

As propostas podem ser apresentadas por pesquisadores de todo o mundo. No Brasil, o programa conta com parceria da FAPESP e de outras 16 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs). Os projetos brasileiros aprovados terão, além de apoio da Fundação Bill & Melinda Gates, recursos da FAP do Estado do pesquisador.

Nesta chamada, os candidatos devem apresentar novas soluções de impacto global em cinco diferentes temas: O Conceito de Saúde Única: a Convergência da Saúde Humana e Animal na Busca por Novas Soluções; Aumentando a Interoperabilidade de Dados Sociais de Qualidade; Desenvolvimento de uma Nova Geração de Preservativos; Novas Abordagens para Detecção, Tratamento e Controle de Doenças Tropicais Negligenciadas; Inovações que Facilitem o Trabalho de Mulheres em Pequenas Lavouras.

Lançado pela Fundação Bill & Melinda Gates em 2008, o GCE financiou mais de 800 pesquisadores de 52 países. Três brasileiros já foram contemplados. Um deles é o engenheiro mecânico Antônio Ávila, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por um projeto de fossa sanitária biodegradável. Formada por tijolos que se decompõem no meio ambiente, a fossa se degrada quando está cheia e permite a reutilização do solo para agricultura.

Pesquisadores da Tanzânia receberam financiamento para investigar armadilhas ao ar livre capazes de reduzir o número de mosquitos infectados por malária em áreas endêmicas. Outro estudo contemplado se propõe a pesquisar uma classe de pequenas moléculas capazes de ativar o HIV para

Sim

Não

Sim Não

Page 48: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

que o vírus seja depois destruído por antirretrovirais.

Os selecionados receberão US$ 100 mil da Fundação Bill & Melinda Gates para sua execução, mais um complemento de US$ 50 mil a US$ 100 mil das FAPs parceiras. Os projetos bem-sucedidos com os recursos iniciais terão a oportunidade de concorrer a um financiamento adicional no valor de US$ 1 milhão.

“Precisamos de novas ideias transformadoras para superar problemas persistentes em saúde e desenvolvimento. A inspiração pode vir de qualquer lugar e esperamos que esta nova rodada do Grand Challenges Explorations revele abordagens inovadoras para melhorar vidas ao redor do mundo”, disse Chris Wilson, Diretor de Descobertas em Saúde Global e Pesquisa Translacional da Fundação Bill & Melinda Gates.

A Fundação Bill & Melinda Gates acredita que boas ideias para os desafios globais podem vir de qualquer indivíduo. Por isso, o programa não exige do candidato doutorado ou qualquer outra titulação acadêmica, mas seleciona projetos com base em sua solidez e potencial de inovação.

O GCE está aberto a estudantes, professores e cientistas com diferentes níveis de experiência ligados a universidades, laboratórios públicos e instituições de pesquisa. Jovens empreendedores, representantes da iniciativa privada e organizações não governamentais também podem concorrer.

As inscrições devem ser feitas on-line e em inglês. Durante a inscrição, não há necessidade de enviar dados preliminares ou comprovação de resultados.

O candidato deve apresentar sua proposta de forma clara em apenas duas páginas, explicando por que ela é inovadora, que impacto ela pode gerar e como a pesquisa proposta vai demonstrar sua aplicabilidade.

Segundo a Fundação Bill & Melinda Gates, é muito importante certificar-se de que seu projeto se encaixa perfeitamente nos tópicos propostos. Projetos fora dos temas não serão considerados. O GCE realiza duas chamadas por ano e contempla aproximadamente 80 projetos por rodada.

A descrição completa dos tópicos acima está em: www.grandchallenges.org/Explorations/Pages/TopicsOverview.aspx .

Para inscrever um projeto é preciso criar uma conta do GCE em: https://gce.gatesfoundation.org.

Page 49: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

Veículo: Site – G1 Amazonas Editoria: Pag:

Assunto:Genoma do peixe-boi será mapeado em parceria entre Brasil e Japão

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 19/04/2013

Genoma do peixe-boi será mapeado em parceria entre Brasil e Japão

Anúncio foi feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Mônica Dias Do G1 AM

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) anunciou nesta quinta-feira (18) a realização de um projeto de mapeamento do genoma do peixe-boi da Amazônia. Um acordo de cooperação firmado entre Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) e o Centro de Pesquisa de Vida Selvagem (WRC – sigla em inglês), da Universidade de Kyoto (Japão), vai permitir a realização de pesquisas mais detalhadas sobre a reprodução e desenvolvimento da espécie na região. O projeto é pioneiro com mamíferos aquáticos no Brasil, segundo o Inpa.saiba mais

De acordo com o Instituto, o processo em Manaus é coordenado pelo Laboratório de Mamíferos Aquáticos. Ainda segundo o Inpa, os primeiros trabalhos de levantamento de dados dos animais começaram a ser realizados em fevereiro deste ano, com a coleta de sangue de dois peixes-bois machos vivos do plantel (Lote de animais) do Inpa.

Sim

Não

Sim Não

Page 50: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

Segundo a pesquisadora da Coordenação de Biodiversidade (CBio/Inpa) e do LMA, Vera Silva, pesquisadores japoneses acompanharam o processo em Manaus e realizaram ainda a extração do DNA dos dois animais. O material coletado será utilizado para sequenciar o genoma do peixe-boi da região.

"Esse estudo vai aumentar o conhecimento sobre a espécie. Vamos saber mais sobre que tipos de alimentos são melhores ou prejudiciais a eles, com que tipo de vírus podem ser afetados, e toda e qualquer coisa que possa afetar externamente esse animal", explicou.

Após o mapeamento do genoma, segundo a pesquisadora, será possível ampliar ainda mais o nível de pesquisas e conhecimento sobre a biologia e ecologia do animal no seu ambiente natural. Os pesquisadores acreditam que isso pode identificar com mais facilidade doenças, ocorrência de parasitas, hábitos alimentares, entre outros.

"Quando a gente estuda o código genético de uma espécie, da mesma forma que se investiu no passado para estudar os dos seres humanos, descobrimos mais sobre ela. Será possível começar a estudar e trabalhar melhor com as questões de doenças que essa espécie pode ter, uma vez que todos os genes diferentes ou estranhos serão detectados", dissehttp://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2013/04/genoma-do-peixe-boi-sera-mapeado-em-parceria-entre-brasil-e-japao.html

Page 51: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

Veículo: Site – Governo do Estado do Amazonas Editoria: Pag:

Assunto:Governo do Amazonas lança programa Amazonas Bilíngue

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 19/04/2013

Governo do Amazonas lança programa Amazonas Bilíngue15:36 - 18/04/2013

Em cerimônia que será realizada no próximo sábado, dia 20 de abril, às 10h, no auditório Eulálio Chaves da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o Governo do Amazonas lançará, em aula inaugural, o programa Amazonas Bilíngue, por meio do qual serão oferecidos cursos de Inglês, de forma gratuita, para alunos da rede pública estadual, beneficiando inicialmente 958 estudantes da capital e de mais seis municípios do interior do Estado.

Coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o Amazonas Bilíngue é voltado para alunos do 1º ano do ensino médio e tem por objetivo capacitar profissionais que possam, no futuro, atuar no arco do turismo, no Pólo Industrial de Manaus ou em demais atividades.

Além de Manaus, os cursos serão aplicados nos municípios de Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva. Conforme o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, a formação iniciará efetivamente no dia 27 de abril, simultaneamente na capital e nos respectivos municípios do interior.

“Será um curso de dois anos de duração, com carga horária de 200 horas e cujas aulas serão ministradas sempre aos sábados. Inicialmente beneficiaremos 958 jovens e, no segundo semestre de 2013, deveremos disponibilizar mais mil vagas”, informou o secretário da Seduc.

O secretário acrescentou ainda que os participantes do curso terão acesso a materiais didáticos para o acompanhamento das aulas e desenvolvimento das atividades, incluindo: livros, CD-ROM e ainda uniforme (camisetas) e bolsa do programa.

Intercâmbio - Conforme a Seduc, o programa Amazonas Bilíngue, em sua primeira etapa, também contemplará 20 participantes – com as melhores proficiências – com um intercâmbio de 15 dias no Canadá, para aprimoramento da oralidade na língua estrangeira.

http://www.amazonas.am.gov.br/2013/04/governo-do-amazonas-lanca-programa-amazonas-bilingue/

Sim

Não

Sim Não

Page 52: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

Veículo: Site – INPA Editoria: Pag:

Assunto:Inpa e Museu de Gales realizam intercâmbio por meio do Programa Ciências

sem Fronteiras

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 19/04/2013

Inpa e Museu de Gales realizam intercâmbio por meio do Programa Ciências sem Fronteiras

2013-04-19 - 14:19:20

Estadia de pesquisador britânico colaborou para avanço nas pesquisas da construção de uma filogenia global de Hemerodromia (moscas)

Por Clarissa Bacellar

A Coordenação de Biodiversidade (CBio) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), recebeu, durante um mês, o pesquisador visitante do Departamento de Biodiversidade e Biologia Sistemática do Museu Nacional do País de Gales (NMWC), em Cardiff, no Reino Unido (UK), Adrian Plant.

A visita teve como objetivo colaborar com a estudante PhD do Inpa, Josenir Câmara e com o pesquisador José Albertino Rafael no projeto de investigação da diversidade e taxonomia de Hemerodromia (Diptera, Empididae, Hemerodromiinae) - grupo de moscas pequenas (1-2 mm de comprimento), aquáticas, cujas larvas vivem em corpos d’água não poluídos e que possui alto potencial de monitoramento de alteração ambiental causado por poluição - na região Neotropical e construir uma filogenia global.“Como um primeiro passo para o condicionamento do projeto, uma avaliação inicial e preliminar da diversidade de Hemerodromia foi feita, baseada em grande parte do material de origem neotropical nas coleções do Inpa, complementadas por materiais diversos do Museu Nacional do País de Gales. Isso proporcionou bases a partir do qual foi feita uma seleção inicial de caracteres morfológicos de

Sim

Não

Sim Não

Page 53: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

utilidade potencial no reconhecimento de espécies e na construção de uma filogenia”, explica Plant.

O trabalho foi iniciado para testar a aplicabilidade de caracteres selecionados e para identificar novos, examinando uma variedade de morfoespécies e avaliando a viabilidade de se analisar caracteres de uma forma significativa e inequívoca. “A estratégia para futuras direções e metodologia do projeto foi traçado e acordado”, informa.A pesquisa de campo foi realizada na Reserva Florestal Adolpho Ducke (um dia), Novo Ayrão (quatro dias), Presidente Figueiredo (cinco dias), na reserva da Campina e na Reserva ZF-2 (um dia), buscando investigar os biótopos mais produtivos para a captura de espécimes de Hemerodromiinae e a adequação de diferentes métodos de coleta (por exemplo varredura e diversas armadilhas). “Numerosos espécimes foram coletados incluindo morfoespécies anteriormente não reconhecidas”, relata o pesquisador.A coleta foi realizada para complementar a coleção existente no INPA para permitir obtenção de material relevante suficiente para completar os estudos. O projeto é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).De acordo com o pesquisador do Inpa, José Albertino Rafael, Plant veio ao Brasil por meio do Programa Ciências sem Fronteiras e neste primeiro ano passou um mês em Manaus (AM). Já no segundo ano passará mais um mês e no terceiro ano dois meses. “Em contrapartida, a aluna de pós-graduação do Programa de Entomologia, Josenir Câmara, passará nove meses em seu laboratório, em Cardiff. A interação pesquisador e aluna foi muito produtiva e ocorreu por meio de trabalhos no laboratório e no campo. Futuros projetos em comum foram delineados e o conhecimento do grupo certamente será incrementado com muitas espécies novas que serão descritas oportunamente”, afirma Rafael.Na quinta-feira (18), aconteceu o seminário intitulado "Hemerodromiinae (Diptera: Empididae): a filogenia experimental e discussão biogeográfica", que apresentou um resumo do estado atual do conhecimento da filogenia de Hemerodromiinae indicando problemas com atribuições atuais e da necessidade de estudos mais amplos.Foto da chamada: Eduardo Gomes

http://www.inpa.gov.br/noticias/noticia_sgno2.php?codigo=2743

Page 54: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

Veículo: Site – CONSECTI Editoria: Pag:

Assunto:Inscrições para o Prêmio Jovem Cientista começam dia 6 de maio

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 19/04/2013

19/abril/2013

Inscrições para o Prêmio Jovem Cientista começam dia 6 de maioJovens cientistas começam a ser convocados em todo o país para o Prêmio Jovem Cientista, premiação organizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com Fundação Roberto Marinho, Gerdau e General Eletric. O prêmio tem objetivo de promover a reflexão e a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução de desafios brasileiros.

As inscrições poderão ser feitas de 6 de maio ao dia 30 de agosto pelo site do Prêmio Jovem Cientista. Para participar é preciso ter menos de 40 anos e estar ligado a instituição de ensino. As categorias são estudantes de ensino médio – que inclui estudantes de ensino técnico e profissionalizante -, estudantes de ensino superior e mestre doutor.

Haverá prêmio de mérito científico para a instituição de ensino médio e para a de ensino superior que apresentarem o maior número de inscrições de trabalhos com mérito científico. Será premiado também um pesquisador doutor que tenha dedicado a carreira ao tema abordado pelo prêmio. O deste ano é Água: Desafios da Sociedade.

Antes da abertura das inscrições, uma equipe começou, esta semana, a percorrer cidades brasileiras para divulgar a premiação para secretarias de Educação e escolas de ensino médio. Hoje (18) as visitas foram feitas em Brasília. “O prêmio incentiva a pesquisa e é importante para que tenhamos jovens que se motivem a trabalhar com inovação, o que não é muito incentivado nas escolas”, diz Marlise Levorsse de Almeida, uma das donas de escola visitada esta manhã. A proposta foi apresentada aos professores e deve chegar na semana que vem às salas de aula.

Sim

Não

Sim Não

Page 55: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

Os professores, na etapa, ocupam um papel importante, explica a gerente de Meio Ambiente da Fundação Roberto Marinho, Andrea Margit. “São eles que vão acompanhar e orientar os projetos”. Por isso, é oferecido a esses profissionais um kit que contém um caderno conteúdo, com sugestões de planos de aula e fichas de exercícios para serem desenvolvidos pelos estudantes.

Além das visitas, em maio, ocorrerão oficinas para estudantes do ensino médio para que tenham contato com o método científico, que será empregado nos projetos. Elas terão a duração de quatro horas e serão feitas em dez capitais: Belém, Campo Grande, Curitiba, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Brasília. As inscrições para as oficinas podem ser feitas a partir da semana que vem, também pelo portal do prêmio.

Os prêmios vão de R$ 15 mil a R$ 30 mil para a categoria de mestre e doutor e de R$ 10 mil a R$ 15 mil para nível superior. No ensino médio, os três primeiros lugares recebem laptops. As instituições premiadas recebem R$ 35 mil cada e o pesquisador doutor premiado recebe R$ 20 mil. Os vencedores também são contemplados com bolsas de estudo do CNPq, além da publicação dos trabalhos. As empresas parceiras, Gerdau e General Eletric, oferecerão visitas aos laboratórios globais de pesquisa.

A estudante Ana Gabriela Person foi a vencedora do prêmio em 2011 na categoria de estudante de ensino médio. Ela foi incentivada pela professora a inscrever o projeto que desenvolvia na instituição de ensino técnico onde estudava. Ana Gariela propôs a utilização de materiais orgânicos para armazenar e transportar mudas de plantas no lugar dos saquinhos pretos de polietileno usados atualmente.

“O prêmio foi importante para que eu pudesse divulgar o meu trabalho. Cheguei a apresentá-lo em mais duas feiras de ciência de nível nacional e ele foi muito bem aceito. Ganhei mais uma premiação pelo projeto”, diz.

Fonte: Agência Brasil

http://www.consecti.org.br/2013/04/19/inscricoes-para-o-premio-jovem-cientista-comecam-dia-6-de-maio/

Page 56: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

Veículo: Site – CONSECTI Editoria: Pag:

Assunto:Governo dará bolsas do Ciência Sem Fronteiras a profissionais de empresas

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 19/04/2013

19/abril/2013

Governo dará bolsas do Ciência Sem Fronteiras a profissionais de empresasO Programa Ciência Sem Fronteiras (CsF), lançado no final de 2011 com o objetivo de oferecer mais de 100 mil bolsas em quatro anos para capacitação de brasileiros no exterior, vai ganhar uma nova modalidade. O foco agora são profissionais de empresas e institutos de pesquisa que atuam em áreas consideradas prioritárias, como engenharia, biomédicas, computação e tecnologia, fármacos e biotecnologia.

A Bolsa de Desenvolvimento Tecnológico no Exterior, vinculada ao programa, foi anunciada nesta quarta-feira, 17, pelo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva.

O objetivo da nova modalidade, explicou Oliva, é mirar nas instituições que fazem ciência sob demanda, ou seja, para atender a uma determinada necessidade do País. “O sistema de inovação tem um tripé: a universidade, as empresas e os institutos de pesquisa e tecnológicos, que fazem ciência sob demanda.”

As atuais modalidades do programa priorizam pessoas com vínculos com universidades, seja na graduação ou na pós-graduação, mas excluem quem faz pesquisa e desenvolvimento fora da academia. “É para esse universo (empresas e institutos de tecnologia) que estamos desenhando esse novo modelo de bolsa”, afirmou Oliva.

Ainda não há data para o lançamento do primeiro edital da nova modalidade, mas a estimativa inicial é oferecer 7 mil bolsas.

Sim

Não

Sim Não

Page 57: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

Para realizar o intercâmbio, será exigido que a empresa ou o instituto mantenha o salário do profissional durante a temporada no exterior. O CsF, por sua vez, complementará com o valor da bolsa, que deve ser, no caso dos Estados Unidos, de US$ 1,3 mil e US$ 2,1 mil mensais, a depender do nível do profissional.

A nova bolsa vai abarcar duas categorias de profissional: júnior e sênior. No primeiro caso, será necessário ter curso superior e atuar em um das áreas consideradas prioritárias. Já para ter direito à bolsa sênior, o profissional terá de comprovar pelo menos cinco anos de experiência em pesquisa e inovação nessas mesmas áreas.

A ideia é que esses profissionais passem uma temporada em empresas ou institutos no exterior para aperfeiçoamento e desenvolvimento de projetos direcionados.

“Ele (o bolsista) não sairá do Brasil para fazer um doutorado. Ele irá com um foco específico: fazer um sistema de automação, um sistema de controle, um dispositivo sensor para melhorar a produção”, exemplificou o presidente do CNPq.

Portal

O anúncio da nova bolsa ocorreu durante o lançamento do Portal de Estágios & Empregos do CsF (www.ee.cienciasemfronteiras.gov.br), em Brasília, do qual participaram os ministros Aloizio Mercadante, da Educação, e Marco Antonio Raupp, da pasta Ciência, Tecnologia e Inovação.

Na página serão listadas vagas de estágios e empregos para bolsistas em todas as modalidades do CsF, em empresas parceiras. Segundo Mercadante, o portal tem uma área especifica para videoconferências, para as companhias entrevistarem os candidatos selecionados. “Queremos dar a oportunidade e estimular as empresas a investir em pesquisa e desenvolvimento e contratar talentos que são os melhores estudantes que nós temos”, disse o ministro.

Durante a cerimônia também foi lançada uma área nova no portal do CsF, em que haverá informações como o número de bolsas oferecidas até o momento e os países e universidades para os quais os alunos bolsistas foram enviados. Acesse no endereço:www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/painel-de-controle.

Segundo Mercadante, na próxima semana será lançado o terceiro edital do programa. “Estamos chegando a um patamar de 40 mil bolsistas. A demanda pelo Ciência Sem Fronteiras é fortíssima.”

PARA LEMBRARRegras foram flexibilizadas

Com dificuldades para preencher as vagas do programa Ciência Sem Fronteiras (CsF), o governo brasileiro diminuiu no início de março a exigência de conhecimento de alemão, francês, inglês e italiano para seleção de bolsistas, permitindo que universitários com baixo nível ou até nenhum conhecimento nesses idiomas sejam selecionados. Tudo para cumprir a meta de enviar 101 mil bolsistas para o exterior até 2015. Além disso, com o excesso de candidatos interessados em estudar em Portugal por conta da facilidade do idioma e da menor exigência acadêmica, o governo ofereceu transferência (sem teste de proficiência) a 9,7 mil estudantes para países como Estados Unidos, Grã-Bretanha, França ou Alemanha.

Fonte: O Estado de São Paulo

http://www.consecti.org.br/2013/04/19/governo-dara-bolsas-do-ciencia-sem-fronteiras-a-profissionais-de-empresas/

Page 58: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

Veículo: Site – Jornal Brasil Editoria: Pag:

Assunto:Governo discute estratégias para companhia de pesquisa em energia

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 19/04/2013

Governo discute estratégias para companhia de pesquisa em energia

19/04/2013 Sexta-Feira, Dia 19 de Abril de 2013

Um grupo de trabalho interministerial iniciou, nesta quinta-feira (18), discussões sobre estratégias para envolvimento do governo federal em projetos da Vale Soluções em Energia (VSE), companhia de pesquisa controlada pela empresa Vale e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES/MDIC). A reunião inaugural ocorreu no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Segundo o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Alvaro Prata, BNDES e Vale manifestaram à pasta, em setembro de 2012, interesse de colocar a estrutura e as competências da VSE a serviço do governo federal. “Montamos uma comissão para fazer uma avaliação técnica das instalações e ficamos muito impressionados com os equipamentos e o nível de qualificação das pessoas e dos projetos em execução”, relatou.

“Em função da dimensão que a proposta assumiu, pelo forte componente estratégico, porque isso é um belíssimo projeto nacional, os ministros Marco Antonio Raupp, Aloizio Mercadante, Fernando Pimentel e Celso Amorim entenderam que deveria ser criado um grupo de trabalho para que essas questões pudessem ser tratadas em um nível mais elevado”, disse Prata. Os ministros citados respondem, respectivamente, pelas pastas da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Educação (MEC), do Desenvolvimento, Industria e Comercio Exterior (MDIC) e das Relações Exteriores

Sim

Não

Sim Não

Page 59: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

(MDIC).

Formalizado pela Portaria 131, de 8 de fevereiro, o colegiado deve estudar possibilidades de utilização da estrutura da VSE – equipamentos, mão de obra e tecnologias desenvolvidas – e propor estratégias à autoridades máximas das instituições envolvidas. Além de MCTI, BNDES e Vale, integram o grupo representantes do MDIC, do MEC e do Ministério da Defesa, incluindo a Marinha.

http://www.jornalbrasil.com.br/index.php?pg=desc-noticias&id=81744&nome=Governo%20discute%20estrat%E9gias%20para%20companhia%20de%20pesquisa%20em%20energia

Page 60: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

Veículo: Site – Jornal Brasil Editoria: Pag:

Assunto:Cientistas brasileiros publicam artigo sobre nitrogênio na revista Science

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 19/04/2013

Cientistas brasileiros publicam artigo sobre nitrogênio na revista Science 19/04/2013 Sexta-Feira, Dia 19 de Abril de 2013 as 9

Os impactos negativos da atividade humana no ciclo de nitrogênio na América Latina, suas consequências e recomendações para minimizá-los são temas do artigo publicado na edição de 12 de abril de 2013 da revista Science.

Integram o grupo de autores os pesquisadores Jean Ometto e Maria Cristina Forti, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas; Karla Longo (Inpe); Mercedes Bustamante (Universidade de Brasília/INCT para Mudanças Climáticas), e Luiz Martinelli (Universidade de São Paulo e INCT para Mudanças Climáticas).

A atividade humana vem causando mudanças sem precedentes no ciclo global do nitrogênio. O excesso de nitrogênio reativo (Nr) no ambiente afeta os solos, a atmosfera e os recursos hídricos.

No Brasil, a conversão de ecossistemas naturais, normalmente com altas concentrações nitrogênio, pode levar a um balanço negativo desse componente no solo. Por outro lado, a queima de biomassa para o preparo da terra para a agricultura transfere uma grande quantidade de nitrogênio reativo para a atmosfera. Além do efeito direto que a queima de biomassa causa à saúde humana, parte do

Sim

Não

Sim Não

Page 61: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

Nr retorna da atmosfera para os ecossistemas aquáticos e terrestres pela chuva e pela deposição de partículas, alterando a dinâmica natural desses sistemas.

“Os ecossistemas e a saúde humana na América Latina dependem da gestão do impacto humano no ciclo do nitrogênio”, diz o artigo. “Essa discussão passa pela quantidade de terra necessária para a produção sustentável de bens e serviços à população atual e para as projeções de crescimento populacional. Entretanto, a área de terra utilizada de forma ineficiente para a produção de alimentos é enorme, principalmente na pecuária. Desta forma, o aumento de eficiência no uso do solo deve ser prioridade, onde o uso adequado e conservacionista de fertilizantes é essencial”.

Leia mais.

http://www.jornalbrasil.com.br/index.php?pg=desc-noticias&id=81741&nome=Cientistas%20brasileiros%20publicam%20artigo%20sobre%20nitrog%EAnio%20na%20revista%20Science

Page 62: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

Veículo: Site – Jornal Brasil Editoria: Pag:

Assunto:Raupp reforça importância de universidades aderirem à Embrapii

Cita a FAPEAM: Release da assessoria

Release de outra instituição

Matéria articulada pela assessoria

Iniciativa do próprio veículo de comunicação

Conteúdo:- Positivo

- Negativo

Pesquisa financiada pela FAPEAM Publicado no site da FAPEAM:

Programa: Data: 19/04/2013

Raupp reforça importância de universidades aderirem à Embrapii 19/04/2013 Sexta-Feira, Dia 19 de Abril de 2013 as 9

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, reforçou nesta quinta-feira (18) a importância da adesão das universidades à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Ele encerrou, em Porto Alegre, a 22ª edição da conferência da Associação Internacional para Gestão de Tecnologia (Iamot, na sigla em inglês), realizada pela primeira vez em um país do Hemisfério Sul.

No evento, que reuniu pesquisadores, professores, consultores e gerentes de empresas de 45 países, Raupp detalhou as estratégias do Plano Inova Empresa, lançado em março pelo governo federal com o objetivo de investir R$ 32,9 bilhões em projetos de inovação que assegurem mais competitividade à economia brasileira no mercado global.

O titular do MCTI falou sobre a Embrapii ao término da palestra, dirigindo-se ao vice-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, uma das organizadoras do evento), Rui Vicente Oppermann. Integrante do Inova Empresa, a iniciativa é uma parceria entre o governo e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e será estruturada como organização social (OS).

Implementação

Conforme explicou Raupp, a Embrapii será implementada a partir de infraestruturas já existentes em universidades, incubadoras tecnológicas, institutos de pesquisa e organizações sem fins

Sim

Não

Sim Não

Page 63: CLIPPING FAPEAM - 19.04.2013

lucrativos voltadas a pesquisa e desenvolvimento (P&D) para tornar mais ágil a aplicação dos recursos. Selecionará, credenciará e qualificará projetos para a formação de polos de inovação associados a empresas.

Caberá à organização o papel de intermediadora nesse arranjo colaborativo, fazendo com que as iniciativas e as capacitações desses núcleos cheguem ao conhecimento dos empresários e que esses possam tirar proveito desse potencial.

“Pedimos a ajuda e a mobilização das universidades e instituições de pesquisa tecnológica para que dividam com a gente seu conhecimento, a fim de que possamos implementar de fato todo esse esforço de planejamento”, disse. “Agora é a hora de fazer. Queremos que a Embrapii faça pela inovação e tecnologia o mesmo que a Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária] fez para o agronegócio no Brasil, embora vivamos hoje num outro cenário.”

“Queremos implementar institutos tecnológicos que de fato estejam associados ao mercado, inclusive com monitoramento de performance “, acrescentou Raupp, que convidou o professor associado da Escola de Administração da UFRGS e presidente da conferência no Brasil, Paulo Antonio Zawislak, a participar da fundação da empresa.

Centralidade

O ministro afirmou que é a primeira vez na história que o eixo ciência, tecnologia e inovação aparece no plano estratégico de desenvolvimento do governo. “É um patamar de investimentos nunca visto antes para o setor, com o governo disposto a correr riscos nessa área junto com as empresas, além de fortalecer e apoiar a relação das instituições de pesquisa com elas.”

Raupp anunciou que os editais públicos para a obtenção das linhas de crédito do Plano Inova Empresa serão lançados até maio para acelerar a aplicação dos recursos, referentes ao biênio 2013-2014. Também aproveitou a conferência para informar a criação da Sala de Inovação, uma secretaria de perfil técnico para a gestão do plano, a fim de reduzir a burocracia e agilizar a análise e a aprovação dos projetos inscritos.

“Outro grande desafio é fazer com que o plano perdure independentemente de interesses políticos. Para tanto, nosso propósito é contemplar a diversidade política do país, criando parcerias regionais, fazendo que essa iniciativa não seja um plano de governo e sim um plano de Estado”, ressaltou.

http://www.jornalbrasil.com.br/index.php?pg=desc-noticias&id=81740&nome=Raupp%20refor%E7a%20import%E2ncia%20de%20universidades%20aderirem%20%E0%20Embrapii