Top Banner
● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● Introdução B em-vindo ao Desenho para Leigos. Este livro se concentra no básico sobre o desenho para artistas iniciantes, com diversos desafios para os artistas mais experientes. Tenha você 9 ou 90 anos, este livro inclui alguma coisa de seu interesse apresentando os prazeres de desenhar dentro de um formato informal e prazeroso. Para alguns indivíduos, uma paixão pelo desenho começa na infância e termina na juventude. Alguns indivíduos dedicados carregam seu amor pelo desenho para a fase adulta. Algumas pessoas descobrem o desenho mais tarde em suas vidas, algumas vezes muito mais tarde. O Desenho para Leigos é um livro que eu teria amado ter quando eu estava tentando, pela primeira vez, decifrar as habilidades técnicas do desenho. Minha filosofia é simples. Eu acredito que você pode dominar o desenho sozinho, como eu fiz. Se você for dedicado e empenhado, você pode se tornar muito bom no desenho. Seu progresso deve acontecer em um ritmo que seja confortável para você. Não há testes ou prazos e você desenha o que quiser em momentos que sejam convenientes para você. Além de se divertir, você ainda pode encontrar alguns momentos para dar risadas. Sobre Este Livro Você não descobre como desenhar simplesmente lendo este livro. Dese- nhar é uma palavra de ação. Toneladas de exercícios e projetos orientados ao resultado deste livro foram desenvolvidos para serem divertidos, ao mesmo tempo em que desenvolvem fortes habilidades técnicas necessá- rias para desenhar. Eu compartilho diversas dicas, segredos e sugestões úteis que a maioria aprende da maneira difícil, cometendo erros. Os assuntos que cubro são baseados em suas necessidades como um aspirante a artista e são desenvolvidos para motivar, inspirar o pensamen- to independente e desenvolver sua criatividade. Você é o seu próprio professor e é encorajado a descobrir o desenho através do fazer. Dê uma olhada rápida em todas as ilustrações deste livro – quase 300 delas. Cada ilustração é específica para a habilidade que estou discutindo. Eu utilizo meu senso de humor bobo para gerar interesse em assuntos tradicio- nais, incorporando alguns desenhos não tradicionais. Quando inicialmente planejei este livro, imaginei que mais ou menos umas cem ilustrações seriam suficientes. Entretanto, logo que comecei a escrever percebi que me sentia inspirada a ilustrar quase tudo. Você diria que eu amo desenhar?
16

Capitulo Amostra Desenho Leigos

Jul 26, 2015

Download

Documents

Allana Karolina
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Capitulo Amostra Desenho Leigos

● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ●

Introdução

Bem-vindo ao Desenho para Leigos. Este livro se concentra no básico sobre o desenho para artistas iniciantes, com diversos desafios para

os artistas mais experientes. Tenha você 9 ou 90 anos, este livro inclui alguma coisa de seu interesse apresentando os prazeres de desenhar dentro de um formato informal e prazeroso.

Para alguns indivíduos, uma paixão pelo desenho começa na infância e termina na juventude. Alguns indivíduos dedicados carregam seu amor pelo desenho para a fase adulta. Algumas pessoas descobrem o desenho mais tarde em suas vidas, algumas vezes muito mais tarde. O Desenho para Leigos é um livro que eu teria amado ter quando eu estava tentando, pela primeira vez, decifrar as habilidades técnicas do desenho.

Minha filosofia é simples. Eu acredito que você pode dominar o desenho sozinho, como eu fiz. Se você for dedicado e empenhado, você pode se tornar muito bom no desenho. Seu progresso deve acontecer em um ritmo que seja confortável para você. Não há testes ou prazos e você desenha o que quiser em momentos que sejam convenientes para você. Além de se divertir, você ainda pode encontrar alguns momentos para dar risadas.

Sobre Este LivroVocê não descobre como desenhar simplesmente lendo este livro. Dese-nhar é uma palavra de ação. Toneladas de exercícios e projetos orientados ao resultado deste livro foram desenvolvidos para serem divertidos, ao mesmo tempo em que desenvolvem fortes habilidades técnicas necessá-rias para desenhar. Eu compartilho diversas dicas, segredos e sugestões úteis que a maioria aprende da maneira difícil, cometendo erros.

Os assuntos que cubro são baseados em suas necessidades como um aspirante a artista e são desenvolvidos para motivar, inspirar o pensamen-to independente e desenvolver sua criatividade. Você é o seu próprio professor e é encorajado a descobrir o desenho através do fazer.

Dê uma olhada rápida em todas as ilustrações deste livro – quase 300 delas. Cada ilustração é específica para a habilidade que estou discutindo. Eu utilizo meu senso de humor bobo para gerar interesse em assuntos tradicio-nais, incorporando alguns desenhos não tradicionais. Quando inicialmente planejei este livro, imaginei que mais ou menos umas cem ilustrações seriam suficientes. Entretanto, logo que comecei a escrever percebi que me sentia inspirada a ilustrar quase tudo. Você diria que eu amo desenhar?

Page 2: Capitulo Amostra Desenho Leigos

2 Desenho Para Leigos

Como com qualquer novidade, você tem de fazer algumas coisas necessá-rias, porém menos desejáveis, para desenvolver habilidades sólidas. Mas, com ilustrações divertidas, eu tento deixar até mesmo os tópicos munda-nos o mais interessantes possíveis. Em mais de 300 páginas deste livro, você encontra muitas ferramentas de desenho úteis, esteja você dese-nhando pela primeira vez, dando continuidade em seu interesse infantil pelo desenho ou querendo expandir suas habilidades atuais.

Além deste livro e algumas ferramentas de desenhos acessíveis, você precisará desenvolver, com práticas diárias, habilidade para segurar um lápis, uma enorme dose de motivação, uma pitada de paciência, um pacotinho de dedicação e alguns copos de determinação. Você também precisa encontrar algum tempo livre, manter seu senso de humor, fazer uma promessa pessoal de se divertir e estará no caminho certo.

Suposições TolasVocê tem alguma suposição pré-concebida sobre desenho? Leia cada uma das declarações abaixo e decida se elas são verdadeiras ou falsas.

Você precisa já 5 ser capaz de desenhar razoavelmente bem, para poder aprender a desenhar;

Se você não tiver um “ 5 talento” inato ou natural para desenhar, não há razão para perder seu tempo tentando;

5 Desenhar é uma habilidade mágica e esquiva disponível apenas para certos indivíduos que possuam o dom.

Se você respondeu todas as três perguntas com falso, você concorda com minha filosofia sobre a arte. Eu acredito que todos podem desenhar. Você pode desenhar. E, se você é um indivíduo que não gosta de cometer erros, aqui vão as boas notícias: não há “certo” ou “errado” em desenhar, mas uma aceitação de sua própria e única individualidade.

Como Este Livro Está OrganizadoEste livro começa ajudando você a se sentir confortável com desenhar. Daqui em diante, você descobre os básicos, desde a compra de materiais até a maneira pessoal de como segurar um lápis e desenhar linhas para reproduzir sombras. O resto do livro está repleto de tópicos e assuntos variados sobre desenho, embora você possa acessá-los sem uma ordem específica. Leia um pouco, desenhe um pouco, e então leia e desenhe mais.

Page 3: Capitulo Amostra Desenho Leigos

3 Introdução

Parte 1: VOCÊ Pode Desenhar!O título desta parte diz tudo. Se você não está totalmente convencido de que desenhar é para você, no momento em que você terminar de ler e fazer os exercícios e projetos desta parte do livro, muitas de suas preocu-pações sobre começar a desenhar estarão desfeitas.

Desenhar é uma habilidade humana perfeitamente natural. Como qualquer coisa nova, dar o primeiro passo é o mais difícil. Uma vez que você comece a trabalhar neste livro, você descobre uma atividade nova, excitante, prazerosa e produtiva.

Mantenha seus materiais de desenho à mão enquanto lê. Mesmo no Capítu-lo 1, você salta de cabeça em um divertido projeto de desenho que utilizei com estudantes iniciantes, de todas as idades, por mais de duas décadas.

Não há necessidade de se sentir intimidado por meus desenhos. Eu tenho desenhado um bocado e por muitos (e muitos) anos. Minhas habilidades de desenho costumavam ser bem fracas (ao menos de acordo com meu padrão atual). Eu desenterrei alguns desenhos que fiz como iniciante para mostrar a você como se pareciam minhas coisas durante meus primeiros anos na jornada do desenho (obrigado, mãe e pai, por guardarem eles para mim). Todos temos de começar em algum lugar e, simplesmente, fazer seu melhor é algo do qual temos de ter muito orgulho.

Parte II: Exercitando as Habilidades BásicasSe você é um iniciante no desenho, você pode pular algumas partes deste livro, mas você não vai querer perder estes seis capítulos. Você precisa de algumas habilidades básicas para poder desenhar. Ei, mesmo que você seja profissional no desenho, nesta parte do livro você pode encontrar alguns novos truques para velhas habilidades.

Eu começo levando você para um punhado de exercícios divertidos e ilusões ópticas para mostrar como enxergar como um artista. Você descobre e começa a respeitar as linhas mais baixas a partir de novas perspectivas e progride para enxergar e desenhar as linhas dos objetos ao seu redor. Da exploração das ilusões visuais tridimensionais do desenho, você avança para descobrir como a luz cria os fundamentos das sombras. Você descobre como reproduzir sombras com valores e texturas e desco-bre toneladas de ferramentas para criar seus próprios desenhos. Até mesmo a perspectiva se torna interessante com diversos exercícios divertidos e ilustrações malucas.

Seja qual for o modo com o qual você atravessa esta parte do livro, em alguns dias ou alguns meses, não importa. Apenas respeite sua importân-cia e dê a si mesmo o presente de uma fundamentação sólida para dese-nhar. Você poupa você mesmo de uma tonelada de frustração no futuro.

Page 4: Capitulo Amostra Desenho Leigos

4 Desenho Para Leigos

Parte III: Hora de Começar a DesenharVocê está pronto para saltar do ninho e escolhe a direção na qual deseja voar. Nesta parte, eu mostro a você como planejar seus desenhos, ofereço dicas sobre manter um diário de rascunhos e o encorajo a utilizar sua mente criativa e olhar interior. Você até mesmo dará uma espiada no mundo da arte forense, com uma chance de bancar o artista policial, na medida em que me acompanha e faz um desenho composicional.

Experimente sua mão em diversos motivos diferentes de desenho, desde objetos cooperativos bem comportados que ficam parados (natureza morta) até criaturas atraentes que voam, latem, miam e nadam. O mundo sempre mutante ao seu redor é seu, na medida em que você explora flores, árvores, céus, montanhas e corpos de água.

Sua memória contém motivos fascinantes para desenhar e eu compartilho algumas dicas sobre como recuperar estas imagens da sua mente. Você também é encorajado a explorar os limites infinitos do olho, de onde você pode extrair alguns motivos de desenho realmente únicos e excitantes.

Parte IV: Desenhando PessoasSe você acredita que as pessoas são difíceis de desenhar, você vai amar esta parte do livro. Eu não falo de memorizar nomes longos de músculos, ou desenhar ossos e anatomias complicadas. Desenhar humanos é mais fácil e mais divertido, simplesmente, dividindo suas partes em formas básicas.

Os bebês são os humanos mais fáceis de desenhar e um capítulo inteiro explora suas características faciais únicas e proporções simples de serem lembradas. As crianças são o motivo favorito de diversos artistas e, com algumas dicas e habilidades simples, você estará no caminho para dese-nhar retratos dos adoráveis pestinhas. Os adultos representam diversos desafios para os artistas de retratos, mas os rostos deles também seguem linhas simples para reproduzir precisamente a aparência.

Outro dos meus capítulos favoritos deste livro leva você até o lado divertido de se desenhar pessoas. Você explora penteados criativos, descobre como dese-nhar uma ampla seleção de expressões faciais e aprecia a caricaturização por meio de divertidas instruções passo a passo. Eu também compartilho inestimá-veis ferramentas de referência para compreender a anatomia do envelhecimento. E mostro e conto a você sobre as mudanças memoráveis no rosto de uma pessoa na medida em que ela progride dos 14 aos 85 anos de idade.

Mantenha seus materiais de desenho em mãos quando ler estes capítulos e experimente todos os exercícios e projetos. Após experimentar os prazeres de se desenhar pessoas, você já estará fisgado.

Page 5: Capitulo Amostra Desenho Leigos

5 Introdução

Parte V: A Parte dos DezEsta parte do livro inclui um pot-pourri de dicas e diversas páginas com outras valiosas informações artísticas. Eu também incluí um capítulo que leva você, passo a passo, à criação de um desenho original comple-to. Você pode impressionar sua família e amigos com suas próprias obras-primas.

Por último, mas não menos importante, você não poderá resistir ao capítulo com dez divertidos projetos adicionais ou diferentes níveis de habilidade. Desenhos prazerosos que variam de um gato, cachorro e ovelha até um ovo de dragão, uma caneca em uma caneca e um punha-do de cartuns divertidos.

Ícones Utilizados neste LivroNas margens de quase todas as páginas deste livro, você encontra tonela-das de pequenos e adoráveis desenhos circulares chamados de ícones. Há um método na loucura destes ícones. Eles têm o propósito de apontar a você informações realmente legais.

Este ícone lhe poupa tempo e energia permitindo que você conheça um método mais simples para fazer algo ou onde procurar para encontrar mais informações sobre o tópico discutido.

Informações importantes são apontados por este ícone. Algumas vezes, ele pode ser um lembrete de algo que já tenha sido coberto em outro lugar neste livro e, em outras vezes, ele deixa que você saiba que é necessário lembrar-se desta informação mais tarde.

Algumas coisas realmente importantes estão escondidas sob este ícone. Entretanto, sinta-se à vontade para ignorar estas seções se preferir ignorar algumas informações realmente bacanas que lhe ajudarão a enriquecer sua jornada artística. Algumas das informações além deste ícone podem até mesmo ajudá-lo a se tornar letrado na linguagem artística, conhecida em alguns círculos como “papo de artista”.

Quando você ver este ícone, você precisa desenterrar seu material de desenho, abrir seu livro de rascunhos, levar o gato para a rua, alimentar o cachorro e se preparar para investir algum tempo desenhando. Planeje o feitio de muitos destes exercícios e projetos, pois suas habilidades de desenho melhoram cada vez que você desenha.

DICA

LEM

BRE-SE

PAPO

DE E

SPECIALISTA

RAS

CUNHO

Page 6: Capitulo Amostra Desenho Leigos

6 Desenho Para Leigos

Algo visual está esperando para ser explorado sempre que você ver este ícone. Desenhar tem tudo a ver com enxergar. Algumas vezes, você é guiado para informações valiosas em algum dos meus desenhos e, outras vezes, você é chamado para observar detalhes específicos nos objetos ao seu redor.

Para Onde Ir a Partir DaquiVocê não tem de ler este livro na sequência. Você pode espiar o índice e saltar diretamente para os tópicos que mais lhe atraem. Diversos mate-riais de referência estão espalhados por este livro. Por exemplo, se você está passando dificuldade para fazer com que seu tio avô Ignatius pareça velho o suficiente em um retrato, vá em “Observando um Rosto Viajar pelo Tempo,” no Capítulo 20, para descobrir como desenhar elementos sequenciais que definem o processo de envelhecimento.

Se você for um iniciante no desenho, você pode preferir começar pelo começo da Parte I e fazer todo o trajeto de cada capítulo na sequência. Eu recomendo bastante que você absorva totalmente todas as informações e trabalhe em cada projeto e exercício da Parte II.

Uma vez que você tenha os básicos, você pode perambular aleatoriamen-te pelo resto deste livro, ler e apreciar as seções que você preferir. Mesmo que este seja um livro de referência, ele também foi projetado para aqueles que gostam de trabalhar do começo para o fim. Você descobre que o nível de dificuldade, especialmente nos projetos, aumenta na medida em que você se aproxima do final do livro.

Se você já puder desenhar bem, você pode passear por este livro da maneira que quiser. Dê uma folheada rápida nas páginas. Anote quais ilustrações atraem o seu olhar. Comece a ler as partes que lhe inspirarem. Leia algumas seções, desenhe um pouco, leia um pouco mais e então faça mais desenhos.

EXER

CÍCIO VISUAL

Page 7: Capitulo Amostra Desenho Leigos

Por Rich TennantA 5ª Onda

Oh, aqueles? Eu imaginei que desenhar poderia ajudar a aliviar um pouco a tensão por aqui. Eu fiz estes enquanto você cochilava. Orgulho-me,

particularmente, do barco da Cruz Vermelha. O que você acha?

Parte I

VOCÊ Pode Desenhar!

Page 8: Capitulo Amostra Desenho Leigos

Nesta parte...

Então, você não sabe o que é um Wooly Woo? Bem, neste caso, você realmente precisa ler esta parte

do livro! Não apenas você descobre o que é um Wooly Woo, mas descobre que alguns podem até mesmo viver em sua casa. Oh, eu mencionei que você tam-bém desenha um?

Os artistas não nascem. Eles são criados! Hummm... talvez eu deva reescrever isto e dizer que eles são autoproduzidos. Eu ofereço a você uma palavra amiga para motivá-lo e lhe dar um apetite para desenhar. Eu também intero você de algumas maneiras pelas quais pode começar a transformar-se em um artista, sem pintar seu cabelo de verde ou colocar piercings em suas sobrancelhas.

Mesmo que você esteja todo empolgado e pronto para seguir em frente, aproveite alguns minutos para explorar estes três pequenos capítulos iniciais. Você descobre quais materiais você precisa e como criar um lugarzinho especial no qual fazer sua marca. E, enquanto estou no assunto de marcas, também mostro a você algumas pequenas bugigangas artísti-cas, sobre como os artistas seguram seus lápis para fazer marcas e como marcar seu estilo de desenho. Eu também deixo você saber o que esperar deste livro, incluindo uma pequena amostra da parte divertida.

Page 9: Capitulo Amostra Desenho Leigos

Capítulo 1

● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ●

Neste Capítulo

● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ●

Adicionando o desenho à sua vida

Identificando, inspirando e motivando o artista dentro de você

Começando sua jornada pelo desenho

Descobrindo os Prazeres de Desenhar

Em uma simples folha de papel, uma magnífica águia pode voar sobre uma montanha nevada, uma criança pode abraçar um cãozinho adorável, gotas

de orvalho em uma rosa podem brilhar ao sol da manhã, uma sereia pode nadar com golfinhos sob o oceano ou um trovão pode iluminar um céu de tempestade.

Desenhar pode trazer dimensões inesperadas e extraordinárias para sua vida. Adicionando o desenho em experiências cotidianas, é possível mudar como você, e os outros, veem o mundo. É uma ferramenta podero-sa, uma vez que você pode passar a vida inteira investigando.

Devido a este poder, algumas pessoas acham que desenhar é um pouco intimidador no início. Neste capítulo, eu desmistifico o desenho explican-do o processo de descobrir como desenhar. Eu digo como você pode implementar estratégias de desenho e aplicá-las em seu próprio trabalho.

Antes de começar a ler, encontre um lápis e alguns papéis. Você simplesmen-te não será capaz de resistir acompanhar os dez passos simples para projetar e reproduzir seu primeiro desenho.

Desenhando as PossibilidadesO prazer e a satisfação pessoal de criar um desenho são tão incentivadores quanto recompensadores. O processo de descobrir esta habilidade enriquece todos os aspectos de sua vida. Pense nisso enquanto considera as possibili-dades inerentes ao desenho.

Page 10: Capitulo Amostra Desenho Leigos

10 Parte I: VOCÊ Pode Desenhar!

5 Seus desenhos ilustram suas percepções pessoais. Desenhar o desafia a comunicar o que você vê em uma linguagem não narrativa. Desenhar permite que você fale sem palavras.

5 Desenhar adiciona uma atividade nova e interessante à sua vida. Com apenas alguns suprimentos e algumas habilidades básicas, você logo se descobre orgulhoso com suas novas conquistas.

5 Você pode decorar seus arredores com um toque pessoal. Tenha alguns de seus desenhos emoldurados e pendurados em sua casa. A família e os amigos podem ficar bastante fascinados com seus dese-nhos. Não se surpreenda se logo eles pedirem alguns de seus trabalhos para suas próprias residências. Claro, este é um bom momento para encorajá-los a desenhar também.

5 Através dos olhos de um artista, você aprecia tudo ao seu redor a partir de uma nova perspectiva. Desenhar é ver. Como um artista, você explora visualmente o mundo com um novo propósito – encontrar motivos para desenhos!

5 O ato de desenhar produz uma recompensa física. Realmente não importa porque você desenha ou quem vê seus desenhos. Talvez você tenha esperança de um dia exibir publicamente seus desenhos. Ou pode optar por compartilhá-los apenas com seus familiares e amigos.

Você também tem a opção de ficar com eles. Seus desenhos servem como um diário de sua jornada artística.

5 Desenhar é relaxante, mentalmente desafiador e emocionalmente estimulante. Você PODE desenhar e você pode melhorar tanto quanto seu interesse, paciência e empenho permitirem. A coisa mais importan-te é que você está desenhando. Você está fazendo arte.

Descobrir FazendoDesenhar é simplesmente criar a ilusão de profundidade e realidade fazendo várias marcas em um pedaço de papel. Mas saber como utilizar habilmente estas marcas é crucial para obter os resultados que você deseja.

Minha filosofia sobre desenhos é simples: você descobre fazendo! Simples-mente ler este livro de um lado a outro não ajudará você a desenhar. Apenas você pode lhe ensinar a desenhar!

Este livro fornece todas as ferramentas necessárias para explorar o básico do desenho. Por meio do aprendizado autodirecionado, você se torna seu próprio guru do desenho. Você deve trabalhar em seu próprio ritmo e desenvolver sua própria agenda.

Page 11: Capitulo Amostra Desenho Leigos

11 Capítulo 1: Descobrindo os Prazeres de Desenhar

Não há maneira “certa” ou “errada” de desenhar, mas uma aceitação da diversidade e o reconhecimento de que cada desenho, não importa o quanto você não goste dele, fornece uma chance para você descobrir algo novo (mesmo que seja “eu não quero fazer isto novamente!”).

Quase todas as novas habilidades exigem prática. Desde escolher um instrumento musical até jogar um esporte de equipe, você não vai muito longe sem prática. Entretanto, a parte divertida de praticar o desenho é que você pode desenhar o que quiser, como quiser, quando quiser e suas habili-dades automaticamente melhorarão. Os três elementos mais importantes na descoberta de como desenhar são praticar, praticar e praticar ainda mais!

Muitos projetos deste livro oferecem a você oportunidades amplas de praticar as habilidades que você precisa na medida em que as descobre. Você pode descobrir que algumas novas habilidades são realmente fáceis. Outras são mais frustrantes e precisam de prática antes que você possa executá-las bem.

Algumas ideias práticas a serem consideradas incluem:

5 Desenhar tudo e todos que você ama, em toda oportunidade que tiver;

5 Quando você descobrir uma habilidade na qual você não seja tão bom, como desenhar círculos ou linhas retas a mão livre, rascunhe muitas e muitas delas;

5 Pratique desenhar perfeitamente as letras do alfabeto. As letras (e os números) têm todos os tipos de linhas que você precisa utilizar para desenhar;

5 Escolha o que você considera como a parte mais desafiadora de cada projeto que fizer e redesenhe aquela seção ou pratique aquela técnica várias vezes;

5 Mantenha um lápis e alguns papéis a mão e experimente fazer marcas, linhas e sombras desenhando formas aleatórias.

A chave para saber quando você praticou uma habilidade o suficiente, é quando você está feliz com os resultados.

Descobrindo seu Próprio Nicho de DesenhoComo um indivíduo, sua arte se desenvolve em seu próprio tempo. Você pode esperar por muitas horas com seu caderno de rascunhos em mãos na medida em que busca o estilo de desenho que seja unicamente seu.

Alimente sua criatividade natural e mantenha sua mente aberta para novas ideias. A ampla variedade de assuntos, estilos e mídias demonstradas neste livro encorajam você a analisar introspectivamente suas próprias preferências pessoais. O artista único dentro de você definitivamente emerge com o tempo.

LEM

BRE-SE

DICA

Page 12: Capitulo Amostra Desenho Leigos

12 Parte I: VOCÊ Pode Desenhar!

Investigando o artista dentro de vocêEu investi muitos anos e experimentei diversos estilos e mídias diferentes, antes de finalmente encontrar meu nicho atual. Perceba que utilizei a palavra atual. Eu ainda amo o desafio de experimentar novas técnicas e meu estilo atual está em constante desenvolvimento.

Você pode encontrar o artista dentro de você! Seus desenhos podem parecer inacreditavelmente realistas, inspiradoramente criativos ou carregados de energia emocional. Na medida em que você procura o nicho de desenho mais adequado ao estilo de desenho que você quer fazer, considere o seguinte:

5 Desafie-se constantemente a experimentar novas mídias e diferentes estilos. Eu descrevo várias ferramentas no Capítulo 24 e apresento a você vários estilos de desenho em todo o livro, incluindo o Capítulo 2.

5 Abra sua mente e explore diversas ferramentas de desenho. As ferramentas de desenho não estão limitadas aos objetos físicos, como papéis, lápis e canetas. Métodos para desenhar e enxergar, como utilização de grades, também são considerados ferramentas.

Utilize qualquer ferramenta, habilidade ou método que puder encontrar para obter resultados em seus desenhos. Eu falo sobre ferramentas de desenho no Capítulo 10.

5 Aproveite seu tempo para praticar diversos exercícios como fundamentação para desenvolver suas habilidades básicas de desenho. Eu discuto as qualidades das linhas em todo o livro e encorajo você a seguir comigo em projetos excitantes. Eu apresento a você os passos básicos do desenho em seis capítulos, na Parte II.

Examinando uma diversidade de motivos de desenhoPensar um pouco sobre o que você mais aprecia na sua vida pode lhe ajudar a localizar alguns motivos excelentes para desenhar. Você pode investigar uma ampla gama de motivos para desenhos neste livro, incluin-do os seguintes:

5 Pessoas: se algum dos seus hobbies atuais é observar pessoas, diversas oportunidades para explorar o desenho de humanos se encontram nos quatro capítulos da Parte IV.

Eu desmistifico o desenho de humanos revelando linhas-guia simples e técnicas divertidas, incorporando estes motivos tão reverenciados, porém intimidadores, nos desenhos.

5 Animais: no Capítulo 16, você tem a chance de testar sua mão no desenho de vários animais e criaturas, reais e imaginárias.

Page 13: Capitulo Amostra Desenho Leigos

13 Capítulo 1: Descobrindo os Prazeres de Desenhar

5 Mãe Natureza: talvez você ame os belos cenários e a esplêndida variedade da natureza de flores, árvores e presentes da terra.

Eu compartilho, durante o livro, muitas ideias para capturar com sucesso estes motivos (não perca os Capítulos 14 e 15).

5 Coisas: muitos artistas amam o desafio de desenhar motivos de natureza morta, desde brinquedos até bugigangas, pedras, frutas, vegetais e tudo mais.

Eu ofereço ideias criativas para desenhar texturas (você explora texturas no Capítulo 8), configurar a iluminação e criar climas para seus desenhos (não perca o Capítulo 13).

Você pode encontrar tempo em sua agenda ocupada para desenhar e algum lugar em sua casa é um cantinho especial esperando para ser chamado de seu espaço pessoal de desenho. O artista dentro de você está esperando para emergir e declarar propriedade dos prazeres do desenho.

Projeto 1: Wooly WooVocê não pode, possivelmente, cometer qualquer erro neste projeto bobo e divertido. Tenha em mente que seu bichinho não precisa ser um gêmeo do meu. Ele pode ser um primo distante (um primo muito distante)!

As instruções são super simples e seu único objetivo é se divertir. Você precisa de um lápis, alguns papéis e senso de humor na medida em que segue estes passos:

1. Desenhe um grande quadrado no seu papel de desenho.

Este quadrado fornece uma moldura que lhe ajudará a colocar tudo em seu desenho.

2. Desenhe o contorno dos dois olhos.

Observe os dois ovais que eu desenhei. Perceba que um toca o outro nos contornos internos.

3. Desenhe o nariz.

O nariz é a terceira forma circular, tocando os dois ovais. Certifique-se de deixar um pequeno espaço triangular no meio das três formas circulares. No Passo 8, você descobre porque este triângulo é importante.

As formas básicas estão agora no lugar, com um bocado de espaço disponível para as felpas (pelos, cabelos ou seja lá como você quiser chamar).

Page 14: Capitulo Amostra Desenho Leigos

14 Parte I: VOCÊ Pode Desenhar!

4. Utilize seu lápis para preencher a forma triangular de forma bem escura.

Este pequeno triângulo é o centro de seu desenho. Um lápis 6B funciona muito bem para preencher uma área de maneira escura.

5. Desenhe linhas curvas através dos olhos.

Estas linhas representam as pálpebras. Perceba que as linhas começam no mesmo ponto entre os olhos. Então elas curvam para fora e para baixo.

6. Desenhe dois meio círculos sob as pálpebras, com um pequeno círculo dentro de cada um.

Page 15: Capitulo Amostra Desenho Leigos

15 Capítulo 1: Descobrindo os Prazeres de Desenhar

Os dois meio círculos com pequenos círculos dentro são as íris. Os pequenos círculos dentro das íris são os brilhos dos olhos. Eles são deslo-cados para a esquerda e ficam próximos ao limite inferior das pálpebras.

7. Preencha os olhos, pálpebras e nariz.

Utilize seu lápis 6B para sombrear os meio círculos de maneira bastante escura. Com seu lápis HB, sombreie os lados direito e esquerdo de ambas as pálpebras e o nariz muito suavemente.

Deixe uma pequena seção circular do nariz em branco. Isto faz com que o nariz pareça brilhante.

8. Desenhe algumas linhas retas saindo da forma triangular no centro.

Finja que o triângulo escuro no centro da face é o centro de um círculo grande. Pense em como geralmente as crianças desenham os raios de sol saindo dele. Estas linhas servem como guias para você desenhar o “pelo” no próximo passo.

Eu dei uma pelagem espessa para o meu coelhinho. Você pode optar por uma pelagem mais rala (ou até mesmo crespa). Lembre-se, o objetivo deste projeto é se divertir! Você pode desenhar a pelagem do jeito que quiser.

9. Desenhe um punhado de linhas retas (ou curvadas) representando a pelagem.

Deixe a pelagem mais espessa próximo aos olhos e o nariz, dese-nhando algumas linhas curtas adicionais.

Page 16: Capitulo Amostra Desenho Leigos

16 Parte I: VOCÊ Pode Desenhar!

10. Assine seu nome e escreva a data de hoje na parte de trás do desenho.

Parabéns! Neste projeto você desenhou olhos similares aos de um animal ou humano e uma esfera tridimensional (o nariz) com sombras. Você reproduziu a textura utilizada para desenhar pelos de animais ou cabelo humano.

Se estas foram as primeiras coisas que você desenhou, você deu seus primeiros grandes passos.