Top Banner
Em Revista Em Revista UACA UACI UACA REALIZA 3º MÓDULO DA CAPACITAÇÃO PARA TÉCNICOS E PRODUTORES CONHECIMENTO COMO PRIORIDADE Nº 07/2014 URAA SEBRAE LANÇA FESTIVAL DO OVINO DO ALTO ACRE
6

Boletim informativo 7 20142

Mar 31, 2016

Download

Documents

 
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: Boletim informativo 7 20142

Em RevistaEm Revista

UACAUACIUACA REALIZA 3º MÓDULO DA CAPACITAÇÃO PARA TÉCNICOS E PRODUTORES

CONHECIMENTO COMO PRIORIDADE

Nº 07/2014

URAASEBRAE LANÇA FESTIVAL DO OVINO DO ALTO ACRE

Page 2: Boletim informativo 7 20142

EXPEDIENTE

DIRETORIA

ASSESSORES

CHEFE DE GABINETE

GERENTES E ADJUNTOS

João Batista Fecury

DIRETOR SUPERINTENDENTE

Elizabeth Amélia Monteiro

DIRETORA TÉCNICA

Luiz Carlos Simão Paiva

DIRETOR ADMIN. E FINANCEIRO

Claudio Roberto Araújo

SUPERERINTENDENCIA

Kleber Campos

DITEC

Corina Brasil

DIRAF

Martha Martins

CDE

Suzyanny Barreto

CDE

Izabel Cristina Barros

DIREX

Lauro Santos / Maysa Gonçalves - UOE

Adriana Elizabete de Souza - UACI

Sirlânia Venturin - UACCS

Clovis Gonçalves /Soraya Neves - UAMIT

Maria do Socorro Figueiredo - UCE

Tristão José Cavalcante - UACA

Laiz Montenegro / Hellen Chaves - URJ

Elton Pantoja/ Janaina Pinheiro - UGE

Vanessa França - UMC

Wanderley Dantas / Flávia Huck - ASJUR

Cezarinete Alves - UADI

Francisco Bezerra - UDTPP

Fábio Oliveira - UGP

Luis Eduardo - UTIC

Valeria Rossy Freitas da Silva - UGA

Rosa Nakamura - UGF

INFORMATIVO ON LINE - UMC

Vanessa FrançaEditoria

Jahnnyne LimaTexto e fotografia

Evandro SouzaFotografia

James MacielTexto, Diagramação e Fotografia

O Seb rae v i s a p ropo r c i ona r o desenvolvimento profissional que está associado ao conceito de trilhas de aprendizagem, assim entendido como caminhos alternativos e flexíveis para promover o desenvolvimento dos seus colaboradores.

Isso significa que quando é definido um curso de ação a ser seguido para o

crescimento profissional, na prática, está sendo construída uma trilha.Dessa forma, para que cada colaborador possa construir sua

trilha de aprendizagem, a Universidade Corporativa disponibiliza um mapa de oportunidades (opções de aprendizagem) que serão adaptadas a diferentes situações e valorizadas como promotoras de aprendizagem.

Nessas opções, além de tradicionais modalidades de aprendizagem, como cursos presenciais, a distância e seminários, estarão incluídas possibilidades de visitas técnicas, leituras direcionadas, aprendizagem em serviço e alternativas que expressam a multiplicidade de formas de aprender.

De posse do mapa de oportunidades disponíveis, o colaborador estabelece um caminho para o seu desenvolvimento profissional, tendo em vista as lacunas de competências identificadas na avaliação e as metas individuais de desempenho definidas no Plano de Acompanhamento do Desempenho Individual (PADI), indicando dentre os recursos educacionais disponíveis aqueles mais adequados aos seus objetivos e preferências.

FiqueLigado.

PADI - AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO - PARTE I

A unidade de Gestão de Pessoas apresenta a série ”PADI - Ações de Desenvolvimento”, que tem como foco proporcionar ao colaborador, informações sobre planejamento de carreira, formação profissional, cursos específicos, entre outros assuntos. Acompanhe a primeira parte deste especial, a seguir:

Para saber mais acesse: Intranet>ADM Geral> Documentos > Gestão de Pessoas> Fascículos> Fasciculo 4

UGP

Page 3: Boletim informativo 7 20142

UACI

UACA

CONHECIMENTO COMO PRIORIDADE

Resultados e mais resultados. A Unidade de Atendimento Coletivo a Indústria realiza mais dois cursos nesta quinzena, ambos a serem realizados no prédio da Livraria Paim. Os cursos “Saber Empreender” e “Sebrae Mais – Módulo Gestão da Inovação” serão ofertados ao público atendido pelo Projeto de Confecção e Moda de Rio Branco e pelo Projeto fortalecimento da indústria do Alto e Baixo Acre, respectivamente.

Ministrado pela consultora local, Claudia de Oliveira Rocha, o curso Saber Empreender será realizado, no período de 30 de junho a 07 de julho. “O objetivo é

disseminar a cultura do empreendedorismo, proporcionando condições para o entendimento das características e dos comportamentos do empreendedor, no sentido de ajuda-los a criar ações especificas pra que eles possam estar expandindo os negócios”, explica Dikison Asfury, gestor do p r o j e t o C o n f e c ç ã o .

O curso “Sebrae Mais – Módulo Gestão da Inovação” que acontece de 07 a 11 de julho, será realizado em duas etapas, sendo a primeira de instrutoria e a segunda compreende o momento de consultorias, ambas etapas serão dirigidas pela consultora de Brasília – DF, Maria do Carmo Neves.

“Objetivo é trabalhar o foco da inovação mostrando as empresas que esse tema é fundamental para que possam se tornar mais competitivas, disseminando a cultura da inovação. O curso visa ainda orientar um conjunto de ações e práticas de incentivos do Sebrae inovação como forma de tornar essas empresas mais competitivas no mercado”, conta o gestor.

A Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócios (UACA) realiza de 10 a 11 de julho o 3º módulo da capacitação em piscicultura para técnicos e produtores de peixes, na cidade de Sena Madureira. Este é o penúltimo dos quatro módulos que c o m p õ e a c a p a c i t a ç ã o i n i c i a d a e m m a i o .Rina Costa, gestora do Projeto de Piscicultura de Sena Madureira comenta sobre o sucesso da capacitação. “A aceitação dos dois primeiros módulos foi excelente, a demanda está sendo muito grande e para esse terceiro módulo estamos com a previsão de 40 participantes”, conta a gestora que coordena a capacitação.

De acordo com Rina o objetivo da capacitação é qualificar a mão de obra local de técnicos e capacitar produtores que se encontram em um nível elevado. A gestora afirma ainda que a realidade da piscicultura de Sena Madureira, hoje, é muito boa por conta da organização de produtores, apoio das instituições parceiras e principalmente pela transferência de tecnologia realizada pelo consultor contratado pelo Sebrae.

O manejo alimentar e nutricional dos peixes é o tema deste 3º momento da capacitação, todos os módulos são ministrados pelo instrutor, Eduardo Ono. A capacitação é uma realização do Sebrae com apoio da Seaprof, do Ifac, e das Secretárias Municipais da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) de Sena Madureira, Manoel Urbano e de Rio Branco.

UACA REALIZA 3º MÓDULO DA CAPACITAÇÃO PARA TÉCNICOS E PRODUTORES

Page 4: Boletim informativo 7 20142

UCE

O Governo do Estado do Acre, a Prefeitura de Rio Branco e o Sebrae realizaram na manhã desta sexta-feira, 27, a palestra “Reaprender a aprender: desafio para individuo, grupos e organizações”, ministrada por Zeca de Mello. O evento voltado aos gestores de escolas e estudantes da rede pública de ensino do estado do Acre foi realizado no Teatro Plácido de Castro (Teatrão).

Estiveram presentes o governador do estado do Acre, Tião Viana, o Secretário de Estado de Educação e Esporte, Marco Brandão, o Secretário de Estado de Segurança Pública, Ildor Reni Graebner, e o Superintendente do Sebrae, João Batista Fecury Bezerra.

A violência tem sido refúgio de muitos jovens, hoje, é preciso ir além do combate a esta mazela social, é necessário um trato especial com aqueles que são o presente da sociedade. A palestra que objetiva tratar da melhor maneira de se viver em sociedade, do combate à violência nas escolas, é mais uma ação de sucesso surgida da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação - SEE - e o Sebrae.

REAPRENDER A APRENDER: DESAFIO PARA INDIVÍDUO, GRUPOS E ORGANIZAÇÕES

UGA

A Unidade de Gestão Administrativa (UGA) realizou a reunião de apresentação do Projeto de Desenvolvimento do Fornecedor – PDF 2014, na tarde desta quinta-feira, 25. Estiveram presentes na reunião todos os gestores e participantes do Projeto.

UGA REALIZA REUNIÃO DE APRESENTAÇÃO DO PDF 2014

Page 5: Boletim informativo 7 20142

URAAAlmir Andrade

Na tarde desta quarta-feira, dia 25, a unidade do Sebrae em Brasileia se reuniu com os proprietários de restaurantes e panificadoras para fazer o lançamento do primeiro festival de ovino (carneiro), que acontecerá no mês de novembro deste ano.

Na oportunidade os restaurantes vão participar de um concurso gastronômico realizado pelo Sebrae e as prefeituras do Alto Acre. O período do curso de gastronomia para os restaurantes será do dia 21 a 28 de julho, 15 restaurantes vão participar dessa atividade

fazendo variedades de pratos.O funcionário do Sebrae, Domingos Amaral, falou sobre um projeto que o Sebrae realizou em

Sena Madureira, que foi um concurso de gastronomia com a carne do carneiro. De acordo com Domingos essa atividade em Sena foi um sucesso, os restaurantes aderiram essa culinária que até hoje faz o maior sucesso.

O gestor de projeto do Sebrae Alex Lima, deu a palestra sobre o projeto do primeiro festival de ovinos do Alto Acre, no encontro que aconteceu no unidade do Sebrae em Brasileia o gestor pode conversar com os proprietários de restaurantes falando do projeto, os participantes gostaram muito da iniciativa e vão participar.

De acordo com o gerente do Sebrae do Alto Acre Jorge Saady, O Sesc, em Brasileia, também apoia essa atividade com estrutura para a realização do concurso gastronômico.O objetivo do Sebrae é resgatar os festivais da Macaxeira em Epitaciolândia, da Castanha em Brasileia e do Amendoim em Senador Guiomard.

SEBRAE LANÇA FESTIVAL DO OVINO DO ALTO ACRE

UGESEBRAE REALIZA 1º PLANEJAMENTO DO PPA COM REGIONAIS

A equipe do Sebrae sede formada pelos pelo assessores Kleber Pereira (DITEC) e Corina Brasil (DIRAF), pelos gerentes Lauro Santos (UOE), Socorro Figueiredo (UCE) e pelos analistas Marcos Gomes e Janaína Pinheiro (UGE), Soraya Neves (UAMIT) e Karolina Gaya (UACI), viajou, nesta quarta-feira, 25, à regional do Alto Acre para discutir o Plano Plurianual (PPA).

A reunião que aconteceu no escritório da Unidade Regional do Alto Acre - URAA -, em Brasileia, na tarde da quarta-feira, 25, marcou o início do processo de elaboração do PPA 2015-2018 para a URAA. A programação desse primeiro momento de planejamento se estende até o dia 27 deste mês.

“É a primeira vez que estamos fazendo um planejamento com as unidades regionais, realizando as oficinas nas regionais, então, é a sede levando informações e planejamentos para o interior”, conta Elton Pantoja, gerente de planejamento.

De acordo com o gerente a oficina de planejamento é divida em varias partes, dentre as quais há a apresentação das soluções do Sebrae, números, resultados e discussão de propostas de ações e projetos. A Unidade Regional do Juruá recebe a visita técnica no período de 01 a 03 de julho.

Page 6: Boletim informativo 7 20142

A Unidade de Gestão de Pessoas, dá as boas vindasa nova colaboradora Julciléia Silva que atuará na Unidade de Auditoria Interna - UADI

Segura essa Vínicius