Top Banner
EMEB Marieta de Freitas Marins Teletrabalho – 5º Ano ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 A 02/10 – 5º ANOS COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA - PROF. ª TERESA CRISTINA Língua Portuguesa - Atividade 1 Na aula de hoje, vamos aprender e trabalhar mais sobre o gênero textual NOTÍCIA. A NOTÍCIA, de forma específica, possui uma linguagem clara, precisa e objetiva, uma vez que se trata de uma informação e, por isso, tudo que é relatado precisa estar claro, de modo a fazer com que a mensagem seja transmitida de forma adequada. Antes de começarmos esta atividade, você deverá realizar a leitura da notícia abaixo. JARDINEIRO INGLÊS ACHA TESOURO Leão Serva – de Londres Um jardineiro inglês inconformado com o sumiço de um martelo decidiu vasculhar uma fazenda com um detector de metais. O martelo não apareceu, mas Eric Lawes tornou-se milionário ao encontrar um tesouro romano de valor incalculável em moedas, utensílios e joias em ouro e pedras preciosas. Aos 70 anos, Eric está naquela fase da vida em que não crê em sonhos infantis. Mesmo assim, diz que: “Quem usa detector de metais sempre pensa em tesouro”. Mas não a descoberta de peças romanas na Inglaterra. “Esse superou todos os meus sonhos mais loucos”, afirmou. O detector deveria ser usado para resgatar um martelo de uns poucos dólares. Ao primeiro sinal do aparelho, Eric encontrou uma moeda de ouro. Em seguida, mais uma. Mais um pouco e veio uma corrente e então apareceu o tesouro todo: joias em pedras e ouro, colheres e enfeites enterrados há cerca de 1.600 anos. Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO no dia 19 de maio de 1992. Após a leitura, responda as questões em seu caderno. Sua resposta pode estar certa, mas escrita diferente, está valendo! 1- Esse texto é: ( ) uma fábula ( ) um conto ( ) uma notícia 2- Quando ocorreu o fato? _______________________________________________________________________________________________ 3- Onde foi publicado? _______________________________________________________________________________________________ 4- Quem deu a notícia? _______________________________________________________________________________________________ 5- Quem está envolvido na notícia? _______________________________________________________________________________________________ 6- O que fez o jardineiro encontrar um tesouro? _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ 7- Como a notícia descreve o tesouro? _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________
11

ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 A 02/10 5º ANOS ...educacao.diadema.sp.gov.br/educacao/attachments/article...Na aula de hoje, vamos aprender e trabalhar mais sobre o gênero textual

Oct 26, 2020

Download

Documents

dariahiddleston
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 A 02/10 5º ANOS ...educacao.diadema.sp.gov.br/educacao/attachments/article...Na aula de hoje, vamos aprender e trabalhar mais sobre o gênero textual

EMEB Marieta de Freitas Marins Teletrabalho – 5º Ano

ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 A 02/10 – 5º ANOS

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA - PROF. ª TERESA CRISTINA

Língua Portuguesa - Atividade 1 Na aula de hoje, vamos aprender e trabalhar mais sobre o gênero textual NOTÍCIA.

A NOTÍCIA, de forma específica, possui uma linguagem clara, precisa e objetiva, uma vez que se trata de uma informação e, por isso, tudo que é relatado precisa estar claro, de modo a fazer com que a mensagem seja transmitida de forma adequada.

Antes de começarmos esta atividade, você deverá realizar a leitura da notícia abaixo.

JARDINEIRO INGLÊS ACHA TESOURO Leão Serva – de Londres

Um jardineiro inglês inconformado com o sumiço de um martelo decidiu vasculhar uma fazenda com um detector de metais. O martelo não apareceu, mas Eric Lawes tornou-se milionário ao encontrar um tesouro romano de valor incalculável em moedas, utensílios e joias em ouro e pedras preciosas. Aos 70 anos, Eric está naquela fase da vida em que não crê em sonhos infantis. Mesmo assim, diz que: “Quem usa detector de metais sempre pensa em tesouro”. Mas não a descoberta de peças romanas na Inglaterra. “Esse superou todos os meus sonhos mais loucos”, afirmou. O detector deveria ser usado para resgatar um martelo de uns poucos dólares. Ao primeiro sinal do aparelho, Eric encontrou uma moeda de ouro. Em seguida, mais uma. Mais um pouco e veio uma corrente e então apareceu o tesouro todo: joias em pedras e ouro, colheres e enfeites enterrados há cerca de 1.600 anos.

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO no dia 19 de maio de 1992.

Após a leitura, responda as questões em seu caderno. Sua resposta pode estar certa, mas escrita diferente, está valendo! 1- Esse texto é: ( ) uma fábula ( ) um conto ( ) uma notícia 2- Quando ocorreu o fato? _______________________________________________________________________________________________ 3- Onde foi publicado? _______________________________________________________________________________________________ 4- Quem deu a notícia? _______________________________________________________________________________________________ 5- Quem está envolvido na notícia? _______________________________________________________________________________________________ 6- O que fez o jardineiro encontrar um tesouro? _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________ 7- Como a notícia descreve o tesouro? _______________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________

Page 2: ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 A 02/10 5º ANOS ...educacao.diadema.sp.gov.br/educacao/attachments/article...Na aula de hoje, vamos aprender e trabalhar mais sobre o gênero textual

EMEB Marieta de Freitas Marins Teletrabalho – 5º Ano

Língua Portuguesa - Atividade 2 Leia o texto abaixo.

Que “palavrão” é esse? Crianças se divertem desvendando o significado de palavras novas e inventando vários outros termos

PAULA THOMAZ - COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Palavras novas entram pelo ouvido e saem pela boca a todo instante. Tem criança que não se aguenta de tanta curiosidade e procura no dicionário, pergunta para o professor ou faz uma busca na internet.

Mas não basta desvendar o que é. Quem não usa a palavra acaba esquecendo o seu significado. Foi o que ocorreu com Thiago Gulinelli, 9. Já não se lembrava mais do conceito da palavra “cáfila”, que ele aprendeu dia desses. “É mesmo, é um grupo de camelos”, diz, ao ser lembrado pelos amigos.

Ao ouvir “embornal”, a imaginação de Esther Dalla Vecchia, 9, foi a mil. E a menina imaginou um papel para embrulho. Foi na escola que ela descobriu que, na verdade, “é um tipo de sacola para carregar coisas”.

Enzo Aleixo, 9, aprendeu um “palavrão” da medicina e nunca mais o esqueceu. O garoto consegue falar “pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico”, uma das maiores palavras do mundo, sem esquecer nenhuma letra. Mas o que isso significa? “Sei que é um tipo de doença”, fala, rindo.

Quando ouviu o professor falar a palavra “pedregulho”, Miguel Chirata, 9, tropeçou num significado e depois descobriu mais um. “Achava que fosse pedra pequena, mas descobri que pode ser grande também.”

Ouvir conversa de adulto deixa a orelha coçando. Palavras diferentes entram e saem pelos ouvidos, até que “acupuntura” martelou na cabeça da Letícia Vale, 9. Agora não a incomoda mais. “É uma terapia com agulhas”, diz.

Já Blanche Ferreira, 10, andou ouvindo nas últimas semanas a palavra “enxurrada”, que virou um enigma. Mas não por muito tempo. “Vou procurar no dicionário.”

Uma coisa puxa outra E o que ocorre quando tropeçamos numa nova palavra? “O aprendizado de novas palavras se faz com base

no conhecimento daquelas já armazenadas no cérebro. Assim, se uma criança não conhece a palavra “carroça”, mas conhece “carro”, a já conhecida ajuda a aprender a nova”, explica Gladys Rocha, doutora em educação pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Enxadrista “Um homem que trabalha com a enxada.” - Maria Alice Dalla Vecchia, 8 “Enxadrista” é quem entende muito de xadrez, e não de enxada.

Pretexto “Era um texto que virou um livro.” - Mateus Oliveira Périco, 8 “Pre-” significa “antes” em algumas palavras, então Mateus estava no caminho certo. Mas a palavra “pretexto” quer dizer “desculpa”. Por exemplo: quem não quer ir à aula inventa um pretexto para faltar.

Ensimesmado “Em cima de alguma coisa.” - Anna Luisa Di Giuseppe, 8 Não em cima, mas dentro. “Ensimesmado” é quem parece estar olhando para dentro, está recolhido e concentrado.

Pindorama “Um índio.” - Maria Isabela Cavalcante, 7 Ela passou perto. “Pindorama” é como alguns índios da América do Sul chamam o Brasil.

Jururu “Uma fruta.” - Isabella Simões Toquetti, 8 Tanto “u” junto deve dar até água na boca, mas “jururu” não é comida: significa triste.

Page 3: ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 A 02/10 5º ANOS ...educacao.diadema.sp.gov.br/educacao/attachments/article...Na aula de hoje, vamos aprender e trabalhar mais sobre o gênero textual

EMEB Marieta de Freitas Marins Teletrabalho – 5º Ano

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/dicas/di27021006.htm

Agora que você já leu o texto, responda as questões a seguir.

1. Marque com um (X) a ideia principal do texto.

( ) Quando crianças ouvem palavras desconhecidas, elas tentam descobrir seus significados de várias maneiras:

perguntando para outras pessoas, consultando o dicionário, lembrando de palavras semelhantes.

( ) Palavras desconhecidas não despertam o interesse das crianças.

( ) É sempre importante consultar o dicionário quando ouvimos palavras desconhecidas, ou corremos o risco de

errar feio na tentativa de adivinhá-las.

2. Do ponto de vista do desenvolvimento da linguagem, escrever implica ser capaz de atuar de modo eficaz, levando

em consideração a situação de produção do texto, isto é, quem escreve, qual é seu papel social (jornalista, professor,

pai); para quem escreve, qual é o papel social de quem vai ler, em que instituição social o texto vai ser produzido e

vai circular (na escola, em esferas jornalísticas, científicas, outras); qual é o efeito que o autor do texto quer produzir

sobre seu destinatário (convencê-lo de alguma coisa, fazê-lo ter conhecimento de algum fato atual ou de algum

acontecimento passado, diverti-lo, esclarecê-lo sobre algum tema considerado difícil, etc.). Sendo assim, responda:

a) Quem escreveu este texto?

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

b) Onde ele foi veiculado?

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

c) Para quem ele foi escrito?

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

d) Com qual objetivo ele foi escrito?

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

Pirogravura “Uma gravação pirada.” - Esther Dalla Vecchia, 9 “Piro” em grego significa “fogo”, por isso os fogos de artifício se chamam pirotécnicos. Então, uma pirogravura” é uma gravura feita com fogo, com uma pontinha incandescente.

Auspício “Algo que está fora do hospício.” - Enzo Luchesi Trazzi, 9 O final das duas palavras é igual, mas o significado é bem diferente. “Auspício” significa “ajuda, favor, apoio”.

Decrépito “Alguma coisa da fita-crepe.” - Miguel Chirata, 9 “Decrépito” significa “muito velho”. Uma fita-crepe pode ser decrépita se for bem velhinha.

Page 4: ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 A 02/10 5º ANOS ...educacao.diadema.sp.gov.br/educacao/attachments/article...Na aula de hoje, vamos aprender e trabalhar mais sobre o gênero textual

EMEB Marieta de Freitas Marins Teletrabalho – 5º Ano

Língua Portuguesa - Atividade 3

Continuação da atividade 2 sobre o texto “Que palavrão é esse?”. Caso seja necessário, releia o texto novamente

para responder as questões à seguir.

3. No texto, há informações que estão claras em sua superfície. Portanto, de acordo com o aluno Miguel Chirat, 9, o

que significa a palavra “decrépito”?

_______________________________________________________________________________________________

4. Ao longo da reportagem, são apresentados fatos e opiniões. Sendo assim, diga se as frases abaixo são FATO ou

OPINIÃO.

a) “Achava que fosse pedra pequena, mas descobri que pode ser grande também.” ________________________

b) “Palavras novas entram pelo ouvido e saem pela boca a todo instante.” ______________________________

c) “Já Blanche Ferreira, 10, andou ouvindo nas últimas semanas a palavra ‘enxurrada’...”. ___________________

5. Retire do texto um outro FATO que você tenha achado interessante.

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

6. Agora retire do texto uma OPINIÃO que você acredita ser interessante.

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

Língua Portuguesa - Atividade 4

Continuação da atividade 2 sobre o texto “Que palavrão é esse?”. Caso seja necessário, releia o texto novamente

para responder as questões à seguir.

7. Na frase “’Enxadrista’ é quem entende muito de xadrez, e não de enxada.”, a palavra “muito” dá ideia de quê?

Escreva outra frase em que apareça uma outra palavra com essa mesma ideia.

_______________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________

8. A reportagem apresenta uma linguagem clara (como toda linguagem jornalística), bastante viva e redigida em

estilo direto e formal. Dentre os tipos de situações de comunicação descritos abaixo, marque um (X) naquele(s) em

que também predomina este tipo de linguagem.

( ) Notícias de jornal.

( ) Conversa entre adolescentes.

( ) Letras de músicas.

( ) Livros didáticos.

( ) Histórias em quadrinhos.

( ) Contos populares (causos, anedotas).

( ) Piadas.

( ) Resumos de livros.

Page 5: ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 A 02/10 5º ANOS ...educacao.diadema.sp.gov.br/educacao/attachments/article...Na aula de hoje, vamos aprender e trabalhar mais sobre o gênero textual

EMEB Marieta de Freitas Marins Teletrabalho – 5º Ano

ATIVIDADES DA SEMANA DE 22/09 A 02/10 – 5º ANO

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS - 5 º ANO – PROFAS. CLEUSA E LUCIANA

CIÊNCIAS NATURAIS

A EVOLUÇÃO DA VIDA

A religião diz primeiro se fez a luz. A ciência nos fala do Big Bang – uma grande explosão atómica que deu origem ao universo e a vida (Luz). A religião diz o homem foi feito do pó. A ciência diz que somos evolução do macaco, mas que tudo que conhecemos veio de poeria estrelar, e que em tudo existe, há uma partícula especial, a qual eles chamaram de “Partícula de Deus”. De onde viemos pra onde vamos, ciência x religião, as vezes ambas parecem falar a mesma coisa, mas de um jeito diferente, é uma discussão sem fim, onde um não deveria se opor ao outro, mas somar, unir-se na busca de compreender nosso existência e fazer o melhor por nós e por todo tipo de vida. O fato é que estamos aqui, evoluímos muito, nós e todas as formas de vida e muito temos a evoluir. Transformamos o planeta, nos transformamos e tudo isso começou com curiosidade e perguntas. Pesquisar, estudar, questionar, experimentar, entender, explicar, refletir, criar, recriar...

“Não são as respostas que movem o mundo, mas as perguntas.”

1-

2-

3-

4-

5- Imagens Deposit Photos

Page 6: ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 A 02/10 5º ANOS ...educacao.diadema.sp.gov.br/educacao/attachments/article...Na aula de hoje, vamos aprender e trabalhar mais sobre o gênero textual

EMEB Marieta de Freitas Marins Teletrabalho – 5º Ano

Enumere os títulos relacionando-os as fotos correspondentes:

Nº Títulos

O homem das cavernas e um encontro com notebook

A pequena diferença entre o código genético do homem e do macaco

A evolução do homem e das comunicações

Os meios de transporte unindo o mundo

Nossa galáxia e uma nebulosa

CIÊNCIAS HUMANAS – HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Atividade 6: Transformações dos meios de comunicação (leitura e atividade: produção de texto) Esta atividade deverá ser realizada diretamente na Apostila Construindo Aprendizagens. Atividade 6 - Páginas 34, 35 e 36.

Fonte: Apostila Construindo aprendizagens, Secretaria de Educação de Diadema, 2020.

Olá, você lembra a aula da semana passada em que conversamos sobre a evolução dos transportes e como a

História está presente em tudo na nossa volta?

Pois bem, nessa semana veremos como a História pode ser contada por meio da evolução dos meios de

comunicação, sendo que os principais deles na atualidade são: telefone (com destaque para o celular), rádio,

televisão, jornal, revista e internet.

A evolução tecnológica e científica provocou rapidamente um enorme avanço na sofisticação dos meios de

comunicação na atualidade, que podem ser individuais ou de massa, se compararmos quantos milênios a

humanidade demorou para evoluir desde as primeiras inscrições rupestres (pinturas nas cavernas) até a invenção da

prensa.

Confira a linha do tempo contendo um breve histórico desde antes de Cristo (a.C.):

Page 7: ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 A 02/10 5º ANOS ...educacao.diadema.sp.gov.br/educacao/attachments/article...Na aula de hoje, vamos aprender e trabalhar mais sobre o gênero textual

EMEB Marieta de Freitas Marins Teletrabalho – 5º Ano

Mas precisamos estar atentos com toda essa evolução tecnológica ao levar em conta alguns pontos positivos

e negativos: 1. Pontos positivos: aproximou pessoas e culturas; favoreceu a troca de experiências em diversas áreas;

criou novas profissões e postos de trabalho; nesse período de pandemia permitiu que as aulas escolares fossem à distância (e-learning).

2. Pontos negativos: sobrecarregou a mente das pessoas com excesso de informações tornando o conhecimento superficial; disseminou as fake news (notícias falsas); a alta exposição à informação gerou muitas vezes transtornos como depressão e ansiedade; estimulou o consumo desenfreado por novos produtos (celulares, computadores etc.) por meio da obsolescência programada causando o esgotamento das reservas naturais; o descarte incorreto dos produtos inutilizados provocou a poluição do solo e das águas.

Obsolescência programada é quando o fabricante distribui e vende um produto na intenção que ele se torne rapidamente obsoleto (ultrapassado) ou pare de funcionar, forçando o consumidor a ter que comprar uma nova geração dele.

Page 8: ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 A 02/10 5º ANOS ...educacao.diadema.sp.gov.br/educacao/attachments/article...Na aula de hoje, vamos aprender e trabalhar mais sobre o gênero textual

EMEB Marieta de Freitas Marins Teletrabalho – 5º Ano

Bem, agora que você já sabe de tudo isso, produza um texto comparativo, como fez na semana passada, mas

agora é sobre a evolução dos meios de comunicação. Para a produção de seu texto você deverá seguir a seguinte ordem:

1. No primeiro parágrafo escreva sobre os meios de comunicação antigos (fotos da página 34); 2. No segundo parágrafo sobre os atuais meios de comunicação (fotos da página 35); 3. No último parágrafo realize a conclusão de suas ideias comparando as vantagens e desvantagens

dessa evolução. Caso queira, essa é uma boa oportunidade para perguntar para algum adulto de sua família quais eram os

meios de comunicação que exitiam na infância dele/dela e como eram utilizados. E por fim, para colaborar com sua produção de texto, que tal fazer uma visita vitual ao MUSEHUM – Museu

das comunicações e humanidades? Nesse site você encontrará várias informações sobre a evolução das telecomunicações e ainda pode realizar um tour virtual sem sair de casa. Visite: MUSEHUM - Museu das comunicações e humanidades: https://oifuturo.org.br/espacos/musehum/ Acesso em: 22 set 2020.

ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 A 02/10 – 5º ANO

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA- 5 º ANO – PROFA JACQUELINE

Matemática - Atividade 4

Esta atividade deverá ser realizada diretamente no caderno:

Jogo da Velha Este jogo, baseado no “Jogo da Velha da Multiplicação”, encontrado no encarte do Projeto Buriti Matemática, da editora Moderna, é bem divertido e promete bastante envolvimentos dos alunos. Trata-se de um tabuleiro de 5 linhas e 5 colunas que contém resultados das tabuadas da multiplicação por 2, 3, 4, 5 e 6.

Joga-se em duplas. Cada jogador deverá ter uma caneta colorida de cor diferente do adversário.

Cada jogador, na sua vez, deverá escolher dois números, dispostos em uma linha (abaixo a tabela), e dizer em voz alta o produto entre eles. Se o resultado estiver correto, o jogador fará um X ou O sobre o número anunciado.

Dessa forma o jogo vai prosseguindo, com os jogadores

alternando a vez de jogar. Ganha aquele que conseguir

alinhar na horizontal, vertical ou diagonal, quatro números

no tabuleiro.

Page 9: ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 A 02/10 5º ANOS ...educacao.diadema.sp.gov.br/educacao/attachments/article...Na aula de hoje, vamos aprender e trabalhar mais sobre o gênero textual

EMEB Marieta de Freitas Marins Teletrabalho – 5º Ano

COMPONENTE CURRICULAR: EDUCACAO FÍSICA Professor: ALDO DORNELAS LOPES

Nesta temática de Brincadeiras e Jogos vamos realizar esta atividade de Futebol de tampinhas onde iremos trabalhar a concentração, o foco, a coordenação motora, estratégias e a criatividade. Esse jogo será em duplas e usaremos apenas três tampinhas de garrafa pet para cada jogador. O objetivo do jogo é tocar as tampinhas com petelecos, cruzando entre elas, até chegar no gol adversário. Os golzinhos podem fazer com algum objeto, até mesmo outras tampinhas de cor diferente ou com a própria mão.

NOME DO JOGO: FUTEBOL DE TAMPINHAS (PETELECO)

O primeiro passo é definir o campo. Uma mesa de jantar, por exemplo. Nas linhas de fundo do campo, monte uma trave com pedrinhas, as mãos do oponente formando o gol como ilustra a imagem abaixo ou qualquer outro material, com aproximadamente um palmo de abertura.

– Os dois jogadores atacam com as mesmas 3 tampinhas.

O jogador sorteado para iniciar a partida posiciona as 3 tampinhas próximas ao seu gol, formando um triângulo.

– Desloque as tampinhas com toquinhos, com a lateral da palma da mão ou com a lateral dos dedos dobrados. Só não vale conduzir ou empurrar as tampinhas.

– A tampinha tocada deve sempre passar pelo meio das outras duas, formando uma espécie de trança.

– Cada jogador pode dar 4 toques na jogada, ou seja, cruzar 3 vezes e, no quarto cruzamento, finalizar ao gol.

– Se, durante o ataque, alguma das tampinhas sair do campo pela lateral ou pela linha de fundo, ou se a

tampinha tocada não passar pelo meio das outras duas, o jogador perde a vez e o adversário inicia sua jogada

colocando as 3 tampinhas, em formato de triângulo, na frente do seu gol.

O objetivo do jogo é fazer mais gols. É possível também jogar em duplas e organizar torneios. Fonte: https://www.tempojunto.com/2017/08/10/como-estimular-o-raciocinio-com-um-jogo-de-futebol-de-botao-simplificado/

Page 10: ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 A 02/10 5º ANOS ...educacao.diadema.sp.gov.br/educacao/attachments/article...Na aula de hoje, vamos aprender e trabalhar mais sobre o gênero textual

EMEB Marieta de Freitas Marins Teletrabalho – 5º Ano

COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO ARTÍSTICA - PROF. ª QUELLI CRISTINA DA SILVA

TEMA: INSTALAÇÃO

Olá queridos alunos. Vamos dar uma olhada nas imagens abaixo e vamos descobrir o tema da aula: Instalação.

Ernesto Neto ¨Dengo¨ uma mostra com ambientes multissensoriais imersivos no MAM.

https://images.app.goo.gl/SNhpWrRRgdtqaKB9A

https://images.app.goo.gl/mAcWQk8FTPku6CCb7

https://images.app.goo.gl/5MKQVUPnhmgFFSEZ6

Page 11: ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 A 02/10 5º ANOS ...educacao.diadema.sp.gov.br/educacao/attachments/article...Na aula de hoje, vamos aprender e trabalhar mais sobre o gênero textual

EMEB Marieta de Freitas Marins Teletrabalho – 5º Ano

Vamos lá. Instalação é uma manifestação artística contemporânea composta por elementos organizados em um

ambiente. Ela pode ter um caráter efêmero ou pode ser desmontada e recriada em outro local. Ernesto Neto

constrói grandes instalações, pequenos objetos e esculturas de diversos tamanhos em que usa tecidos moles, fios

coloridos em crochês, isopor, bolas, especiarias e um monte outros materiais que estimulam nossos sentidos, como

o tato e o olfato. Em algumas de suas instalações, podemos entrar, nos balançar ou caminhar por entre tecidos e

tramas, experimentando as sensações das texturas e gostoso cheiro dos temperos que ficam no ar. Neto também

gosta de fazer esculturas bem simples, como quando preenche uma perna de tecido com bolinhas de chumbo, grãos

de arroz ou feijão, que podem ser penduradas ou montadas sobre o chão em diversas posições.

Copulonia Poliamida e esferas de chumbo, 1989-2009

https://images.app.goo.gl/u2rYUuKotaqxbSAMA

Ao observar essas imagens podemos perceber que ele usa objetos simples e significativos para ele, então transforma tudo isso em uma grande instalação na qual as pessoas podem tocar, sentir, cheirar, enfim fazer parte realmente da arte, da exposição.

A proposta de hoje é que você crie um objeto que futuramente fará parte de uma grande instalação que será feita com os trabalhos dos alunos durante essa quarentena.

Pegue uma meia calça velha, ou pares de meia furados ou aqueles que você não acha mais o par e utilize como material para o seu trabalho. Corte uma das pernas fazendo dela um saco. Depois, coloque dentro desse saco copos de areia (a areia pode ser substituída pelo material que tiver em casa que faça peso dentro da meia), de um nó na ponta que está aberta para que a areia não saia. Estique bem a meia, separando dois volumes de areia, um em cada ponta. Faça vários, quantos você quiser e monte sua instalação. Use a sua imaginação e utilize a sua instalação como obstáculos para uma brincadeira, para brincar com seu bichinho de estimação, como casinha para seus brinquedos, ou simplesmente para brincar!!!

Exemplo de como usar a meia.

Se quiserem saber mais e ver mais trabalhos do Artista Ernesto Neto pesquisem suas obras da internet que vale muito a pena. Tenha um excelente trabalho!!!