Top Banner
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre OBRA DE PEDRO BANDEIRA A CONTADORA DE HISTÓRIAS E.M.E.F. JOÃO BATISTA RÉUS LINHA BIRIVA, NOVO BARREIRO Experimentação de práticas de leituras: proposta de intervenção pedagógica
33

A contadora de histórias

May 24, 2015

Download

Education

gfprofessoras

Prática Leitora Multimidial
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: A contadora de histórias

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre

OBRA DE PEDRO BANDEIRA

A CONTADORA DE HISTÓRIAS

E.M.E.F. JOÃO BATISTA RÉUSLINHA BIRIVA, NOVO BARREIRO

Experimentação de práticas de leituras: proposta de intervenção pedagógica

Page 2: A contadora de histórias

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre

GRUPO DAS PROFESSORAS MEDIADORAS DA LEITURA

ALINE FRANZANDRÉIA FÁTIMA KARLING

JAQUELINE PUHL CRODA DA SILVAILONISE VERA ZUPTITZ

MÁRCIA SCHONS WEBERMARILIA SILVA KELIN SCHNEIDER

VERÔNICA MARIA BEGNINI

Page 3: A contadora de histórias

Público-alvo

• Crianças: leitores das séries iniciais do ensino fundamental

Page 4: A contadora de histórias

Objetivo da prática leitora

• Num mundo em constantes transformações tecnológicas, sociais, econômicas, educacionais a leitura esta cada vez mais distante nos laços familiares e dos espaços escolares e por isso é necessário resgatar o gosto pela leitura possibilitando além da mesma usufruir diversas formas, para assim ser explorado as histórias e se tornarem personagem da mesma.

Page 5: A contadora de histórias

JUSTIFICATIVA

• Ler livros é muito importante para a vida do ser humano, pois além de ajudar a construir novos conhecimentos, possibilita viajar no mundo mágico da leitura, desenvolvendo a imaginação, a fantasia, a criatividade que tanto a sociedade exige hoje.

,

Page 6: A contadora de histórias

Materiais e recursos utilizados• Apresentação da biografia e obras de Pedro

bandeira.• Observação de imagens dos livros• Diálogo sobre as obras• Leituras e atividades diversificadas sobre os livros de

maior interesse das crianças.• Escolha de um livro no coletivo para a dramatização.• Confecção de maquete e cenário da história.

Page 7: A contadora de histórias

• Apresentação do teatro aos colegas e professores• Atividades sobre o sistema monetário ( utilização do

dinheirinho, para a compra e venda.• Música: Vamos Construir (Sandy Junior), Educar é (RBS),

Herdeiros do Futuro (Toquinho)• Vídeos: Carta 2070, Ilha das Flores• Palestra sobre o lixo• Confecção de latas de lixo• Recolhimento de lixo• Construção de historias em quadrinhos• Mães fizeram bolos, pipocas..., para a apresentação• Apresentação do teatro aos alunos e comunidade

Page 8: A contadora de histórias

APRESENTAÇÃO DA BIOGRAFIA E OBRA DE PEDRO BANDEIRA

Page 9: A contadora de histórias

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre

09/06/11

ESCRITOR

Page 10: A contadora de histórias

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre

09/06/11

APRESENTAÇÃO DA OBRA DO AUTOR A PARTIR DE IMAGENS DO LIVRO PARA OS ALUNOS DE SÉRIES

INICIAIS

Page 11: A contadora de histórias

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre

09/06/113º ano e 4º ano

Page 12: A contadora de histórias

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre

09/06/11

Page 13: A contadora de histórias

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre

09/06/11

Page 14: A contadora de histórias

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre

09/06/11

Page 15: A contadora de histórias

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre

09/06/11

Page 16: A contadora de histórias

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre

09/06/11

Page 17: A contadora de histórias

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre

09/06/11

Page 18: A contadora de histórias

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre

09/06/11

Page 19: A contadora de histórias

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre

09/06/11

Page 20: A contadora de histórias
Page 21: A contadora de histórias
Page 22: A contadora de histórias
Page 23: A contadora de histórias
Page 24: A contadora de histórias

LER É VIAJAR

Page 25: A contadora de histórias

DRAMATIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO PAINEL PARA A APRESENTAÇÃO

IMAGINAÇÃO

Page 26: A contadora de histórias

APRESENTAÇÃO PARA AS ESCOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS E COMUNIDADE

ATENÇÃO PARTICIPAÇÃO

Page 27: A contadora de histórias

APRESENTAÇÃO PELOS ALUNOS AOS VISITANTES E ALUNOS, PROFESSORES DA ESCOLA

CRIATIVIDADE

Page 28: A contadora de histórias

APRESENTAÇÃO

Page 29: A contadora de histórias

A PARTIR DO TRABALHO REALIZADO COM A OBRA DE PEDRO BANDEIRA, DESENCADEIOU O PROJETO DO SEGUNDO TRIMESTRE COM O SEGUINTE TEMA GERADOR:

Projeto do 2º Trimestre – 2011

Dados de identificação: E.M.E.F. João Batista Réus - Linha Biriva

Tema: Escola, família e sociedade: um processo em construção. Objetivo geral: Conscientizar os alunos e toda a comunidade sobre a importância da união entre comunidade e escola, promovendo situações onde ambas possam estar unidas em busca de um bem comum que é uma educação de qualidade.

Justificativa:Oportunizar situações em que a escola, família e a sociedade não percam o foco que é o aluno e a sua aprendizagem, possibilitando assim situações em que juntos toda comunidade escolar busque uma educação de qualidade que seja construída com a parceria de todos os seus membros.

Page 30: A contadora de histórias

5- Eixos temáticos: FamíliaEscolaSociedade ( Transformações sociais, meio de sobrevivência)ValoresLegislação direitos e deveresAuto-estimaÉtica e cidadaniaDatas comemorativasMeio AmbienteBullyingLixo Alimentação saudávelAgricultura familiarErva-mate

Objetivos específicos:Estabelecer relações de respeito, harmonia e colaboração entre os alunos, professores, funcionários, pais e direção, procurando valorizar e conservar o espaço físico da escola, bem como a sua história e contribuição para a sociedade. Compreender a organização e funcionamento da escola, regras relativas ao trabalho coletivo, direitos e deveres, higiene do ambiente e valores e atitudes;

Page 31: A contadora de histórias

Estimular a aprendizagem através de oficinas, leituras e palestras;Desenvolver atitudes de consciência ecológica no meio em que vive, preservando água como recurso natural;Estimular os alunos e a comunidade escolar sobre a importância de se fazer uma alimentação saudável e balanceada.Estimular e incentivar os alunos e a comunidade escolar a praticar atividades físicas, o que só tem a contribuir para uma melhor qualidade de vida.Estimular a comunidade escolar sobre a preservação do meio ambiente, estimulando também o plantio de árvores frutíferas e a construção de uma horta comunitária.Sensibilizar e adquirir do meio ambiente global e suas questões.Desenvolver atitudes de consciência ecológica no meio em que vivem, preservando a água como recurso natural.Despertar o gosto pela leitura, através do momento da leitura semanal.AçõesReunião com os pais ou responsáveis pelos alunos.Momento de reflexão diário.Cantar o Hino Nacional e do Município.Hora da leitura todas as terças-feiras.Análise de textos.Hora de tabuada. (quinta-feira)Hora do alongamento (quarta e sexta-feira)Construção da horta comunitária com auxilio da comunidade no pátio da escola.Observação do meio ambiente na comunidade

Page 32: A contadora de histórias

Visita a Creluz Visita a CorsanPesquisa e construção de gráficos em matemáticaPreservação da fonte (isolar)Trabalhos com livros, relacionado com o tema e apresentação de Teatro sobre o filme.Músicas e apresentaçõesMomento do Hino Nacional e do município nas segundas-feiras e sextas-feiras.Explorar ritmos e canções.Música e dançaPalestra com os pais sobre o tema; Oficinas com os paisPesquisas e gráficos das estruturas familiaresVídeo sobre famíliaEntrevista sobre a agricultura familiar.Visita as famíliasContação de históriasCantinho da aprendizagem, para desenvolver atividades do dia-a-dia.Tipos de moradiaPalestra com Conselho Tutelar.Palestra com Psicóloga.Construção de frases com os alunos sobre direitos e deveresPanfletos com informações sobre os direitos e deveresOficinas lúdicas e recreativas.Organização de regras que envolvam o convívio escolar.

Page 33: A contadora de histórias

Palestra com a NutricionistaVisita à fonte de preservação.Dia do lanche coletivo com alimentos saudáveis.Dia do Cinema na ESCOLA. ApresentaçãoProdução de textos, poesias, frases...Apresentação de um teatro e uma dramatização com alunos e professores sobre o tema do trimestre.Acrósticos, desenhos, pinturas, recortes...Musica e dança;Visita à fonte de água do Darci Nunes (turno da tarde);Leitura e analise de textos de vários gêneros;Visitas de estudos;Pesquisa sobre a qualidade da água no Município, fazendo avaliação dos poços.Analise de reportagens sobre os temas trabalhadosParticipação de atividades semanalmente;Relatórios de visitas realizadas;Oficinas de português e matemática para os turnos manhã e tarde.

AvaliaçãoOs alunos serão avaliados no transcorrer do processo por meio do acompanhamento de seu desempenho, tendo como critério o envolvimento nas atividades propostas, responsabilidade e interesse.