Top Banner
Ano IX Nº 72 Abr / 2003 www.lata.org.br Sul Americanas Por Peixoto # 167 pág 10 e 11 Só Soft.com Por Jamil Kalache # 196 pág 8 e 9 Vejam as novidades da con- venção na pág. 3 NOVIDADE : Conheça sobre rótulos Por Plinio Carvalho Neto # 196 pág 4 e 5 SUCESSO! Confira como foi o evento no Bar do Nico ! Pags 6 e 7 Cocacola Vibezone Tempo de Guerra : 3 das latas conhecidas do IRAQ
14

072 Abr 2003

Mar 25, 2016

Download

Documents

Brasil Chapter

Só Soft.com Por Jamil Kalache # 196 pág 8 e 9 Cocacola Vibezone www.lata.org.br 3 das latas conhecidas do IRAQ Vejam as novidades da con- venção na pág. 3 NOVIDADE : Conheça sobre rótulos Por Plinio Carvalho Neto # 196 pág 4 e 5 Sul Americanas Por Peixoto # 167 pág 10 e 11 Confira como foi o evento no Bar do Nico ! Pags 6 e 7
Welcome message from author
This document is posted to help you gain knowledge. Please leave a comment to let me know what you think about it! Share it to your friends and learn new things together.
Transcript
Page 1: 072  Abr 2003

Ano IX Nº 72Abr / 2003

www.lata.org.br

Sul Americanas Por Peixoto # 167 pág 10 e 11

Só Soft.comPor Jamil Kalache # 196

pág 8 e 9

Vejam as novidades da con-venção na pág. 3

NOVIDADE : Conheça sobre rótulosPor Plinio Carvalho Neto # 196 pág 4 e 5

SUCESSO!Confira como foi o evento no Bar do Nico ! Pags 6 e 7

Cocacola Vibezone

Tempo de Guerra : 3 das latas conhecidas do IRAQ

Page 2: 072  Abr 2003

Brasil ChapterDiretoria 2003

PresidenteCarlos Amaral Gurgel (# 005)(oxx11) 5561-1330 / cel.: 9982-3336e-mail: [email protected]

Vice PresidenteClaudio Luiz G. Nogueira (# 002)

(0xx11) 5542-5075 / cel.: 9984-1716e-mail: [email protected]

SecretárioRenato Mauge de Almeida (# 105)cel.: (0xx11) 9957-6327e-mail: [email protected]

TesoureiroClaudio Luiz G. Nogueira (# 002)

(0xx11) 5542-5075 / cel.: 9984-1716e-mail: [email protected]

02

ExpedienteBrasil Chapter News é uma publi-cação interna do Brasil Chapter, com distribuição gratuita a seus associados. O Brasil Chapter não tem publicidade redacional. As opiniões emitidas em matérias ou artigos assinados não rep-resentam necessariamente a opinião deste informativo. Todos os direitos reservados, sendo porém, permitida a reprodução do todo ou partes do jornal, desde que citada a fonte.Editores responsáveis: Carlos Ama-

ral Gurgel (#005) e Sérgio Lopes (#003)Editoração: Daniela Picarelli GurgelCorrespondências para:Rua Cruzeiro, 395 - Cep 01137-000São Paulo - SP - Brasile-mail: [email protected]: www.lata.org.br

Palavra do PresidenteCaros Colecionadores,

O mes de março foi fantástico para o clube. Tivemos a entrada de 4 novos sócios, um grande evento no Bar do Nico (pag.7), a Homepage reformulada e muitas coisas com relação a Convenção (pag.3).Na edição passada cometi uma gafe monstro na capa, colocando a data errada para o evento do Bar do Nico. Mas fechei a edição as duas da manhã de um dia de semana após um longo dia de trabalho. O erro originou da mudança total da capa, na última hora por termos conseguido fechar o novo hotel da convenção, e a capa não passou pela minha fiel escudeira Daniela.

Mais uma vez desculpas!O jornal de abril, tenho certeza que

todos vão gostar. Recebemos um novo colunista Plinio de Carvalho falando sobre rótulos. Essa coluna trará mensalmente dicas para os colecionadores de rótulos.Temos também a contribuição de diversos associados, e algumas matérias deixamos para a próxima edição por falta de espaço.

Estamos programando mais um evento para Maio numa data diferente da reunião

mensal de segunda feira. Aguardem detalhes!

A Brasil Chapter, esteve teve uma di-vulgação da TV regional da Globo em

Jundiai, onde o nosso associado Cinézio Canhassi deu longa entrevista fa-lando de sua coleção e do clube. No mes de abril vamos ter a convenção do Tcherveja e o nosso novo associado Rafael Dias expondo no shopping Vitoria.

Um abraço a todos,

Carlos [email protected]

Abril de 2003

Page 3: 072  Abr 2003

Vejam a programação preliminar !Sexta feira, 22 de Agosto de 2003

12:00 hs - Saída do Hotel Blue Tree Convention Plaza para visi-ta a Cervejaria AmBev unidade Jacareí. Vagas limitadas. Faça sua inscrição antecipada pelos telefones (011) 5533-6414 , email [email protected], com Bernardo ou com Gilberto Fortes do Amaral nos telefones ( 011 ) 3052 1643 / 3885 0387 ou 9931 7508, email [email protected] , junto envie nome com-pleto, endereço e o numero de algum documento A noite, room to room (quarto a quarto) para permutas e confra-ternização

Sábado, 23 de Agosto de 200314:00 hs – Sensacional Leilão nos Salões do RESTAURANTE NOAH PLAZA II no próprio Hotel. Inscreva suas peças anteci-padamente pelo pelo email [email protected] e (011) 9957 6327A noite room to room ( quarto a quarto) para permutas e confra-ternização.

Domingo, 24 de Agosto de 200310:00 hs – Festividades nos salões Gaivota 1,2e 3 do Blue Tree Con-

vention PlazaExposições – mesas para trocas – Latas de R$ 1,00 – Loja do Brasil

Chapter – Sorteio de brindes – Leilão de interesse geral – Sacolas de boas vindas – Almoço completo (padrão Blue Tree Convention Plaza)

• O Acesso à fábrica de cerveja, visita aos quartos para trocas, almoço, leilão, etc, se dará somente com a apresentação do crachá de participação na Convenção.

• Caso você tenha alguma peça para leilão, favor contatar o Sr Bernardo Kigiela através do tel. 5533-6414

Na próxima edição contaremos mais detalhes da Convenção

Bernardo Kigiela # 004Coordenador da Convenção

03

Prog

ram

ação

da

Conv

ençã

o In

tern

acio

nal d

e Co

leci

onad

ores

Abril de 2003

Page 4: 072  Abr 2003

04 Abril de 2003

Caros amigos e companheiros do Brasil Chapter

Convidado, ou melhor, praticamente intimado pelo Gurgel a escrever alguma coisa sobre rótulos de cerveja, e, após tro-car idéias com meu amigo Carlos Robles, é claro, devidamente assessorado pela Deni-se, resolvi contar alguma coisa sobre minha experiência de pouco mais de 7 (sete) anos como colecionador de rótulos.

A idéia é procurar despertar o inte-resse pelo colecionismo de rótulos, bem como tentar passar algumas “dicas” que poderão ser úteis a eventuais novos cole-cionadores.

Embora muitos possam julgar des-necessário, faço questão de lembrar que todo colecionismo pressupõe um princípio básico: fazer amigos. São os amigos os que mais colaboram para o crescimento de sua coleção. Com eles você faz trocas, fica sabendo de novos lançamentos, das melhores condições de acesso a uma cervejaria, etc. Não se pode esquecer que essas trocas, obrigatoriamente, tem que ser recíprocas, pois nenhum “negócio” é bom se não for bom para as duas partes. Esse foi só um pequeno lembrete. Eviden-temente, todos, ou quase todos..., sabem perfeitamente disso.

Comecei minha coleção de rótulos em dezembro/95. Até então colecionava latinhas juntamente com meus filhos Luiz Fernando e Carlos Eduardo, quando, de repente, descobri que por absoluta falta de espaço, eles estavam guardando as latinhas em caixas, em baixo das camas.

Nessa mesma época encontrei o

Carlos Osório, na loja do Claudio, e tomei conhecimento da sua coleção de rótulos. Achei a idéia ótima, paramos então com as latas e comecei a “correr atrás” de rótulos. Hoje tenho pouco mais de 50.000, de mais de 170 países diferentes.

Bem, chega de conversa fiada e vamos aos fatos, ou melhor, às “dicas”.

- ONDE OBTER RÓTULOS?

Em primeiro lugar, nas cervejarias é claro. O “Serviço de Atendimento ao Consu-midor”, cujo telefone, e-mail, ou endereço, geralmente vêm impressos nos rótulos, man-tém registro dos colecionadores e mandam rótulos quando solicitados. Entretanto, não espere receber nada espontaneamente. É necessário manter e renovar os contatos, insistir, conversar.........Muitas latinhas, nacionais e estrangeiras também trazem o endereço da cervejaria.

Muitas e muitas vezes saí pelo interior visitando cervejarias, mostrando álbuns de rótulos, motivando o pessoal, fazendo assim novas amizades. Você sempre encontra alguém que coleciona alguma coisa: selos, cartões telefônicos, postais, etc., então começam as trocas, já com o pessoal das cervejarias.

Porém, não se pode fazer isso em to-das. Aí então, entram os amigos e as trocas, que são de fundamental importância para o crescimento das coleções. Com os colecio-nadores estrangeiros as trocas são feitas sempre na base de 1x1. Com os brasileiros troco só rótulos do Brasil e mando sempre que consigo novos. Sei que eles irão fazer o mesmo quando tiverem novidades. É claro que estou falando dos amigos.

Hoje, além dos brasileiros, eu me correspondo e faço trocas com mais de 40

Plinio Carvalho Neto #229

Page 5: 072  Abr 2003

05

Conheça sobre rótulos

Abril de 2003

colecionadores estrangeiros, principalmente europeus, onde o colecionismo de rótulos vem de muitos e muitos anos.

Finalmente, há a alternativa de se tirar rótulos das garrafas. Hoje, com a crescente dificuldade para se conseguir rótulos dire-tamente nas cervejarias, fico de olho nas prateleiras dos supermercados/adegas, e sempre que vejo algo diferente, compro e tiro o rótulo. É claro que só dá para con-tar com isso nas cervejas brasileiras. As estrangeiras, além de poucas, são muito caras.

Como tirar o rótulo? Deixe a garrafa imersa em água fria (água quente embran-quece o rótulo) por cerca de 2 dias. Não tenha pressa. Na maioria das vezes, é necessários “ajudar” o rótulo sair com uma gilete. Depois de solto, passe água cor-rente no verso para tirar o excesso de cola, “enxugue” o tótulo com um pano (apenas pressione, pois ele está molhado e rasga facilmente).

Em seguida, ponha o rótulo entre 1 folha de papel sulfite dobrada e coloque sob uma pilha de livros. Após 10/15 minutos troque a folha, pois a mesma já absorveu a maior parte da água e estará toda “enrruga-da”. (se o rótulo secar na folha molhada ele ficará enrrugado também). Meia hora depois troque a folha mais uma vez e deixe o rótulo sob a pilha de livros por mais 24 horas. Ele ficará seco e completamente liso.

Bem, por hoje é isso. No próximo nú-mero falarei sobre como montar e organizar sua coleção.

Obrigado, um abraço a todos

Plinio de Carvalho Neto

Page 6: 072  Abr 2003

Rua Moreira e Costa 538, Ipiranga São Paulo Tel. 011-273-48111 www.baressp.com.br/bardon-ico

Uma linda manhã de Domin-go ao lado do museu do Ipiranga !

Esse foi o cenário para a nossa reunião extraordinaria de março, realizada no Bar do Nico.

O ambiente, repleto de latas apresentadas em uma série de armários espalhados pelos salões do bar, deram um ar requintado para uma das reuniões de colecio-nadores, mais agradaveis que já realizamos.

Entre colecionadores e familiares recebemos exatamente 50 pessoas no evento.Várias pessoas vieram em razão da divulgação realizada pelo Brasil Chapter e

pelo Bar do Nico.

O leilão foi disputado com varias latas, canecas, um disputadíssimo barril da Brah-ma e varios itens de breweriana. Ninguem ficou sem brinde! O Milton Di Francesco dou uma série de bonés e outros brindes, que se somaram aos do Brasil Chapter.

Nas mesas de trocas, muita coisa boa ! O Mario Ruy veio de Curitiba e o Irapuã do Rio Grande do Sul.

Agenda :Início : 10hs da manhãLeilão : 11hs da manhãTérmino: 12:45hs

Estacionamento farto na porta facilitou muito o transporte das latas para as mesas de troca. Os garçons muito atenciosos, com um serviço impecavel. Enfim uma grande reunião, e já estamos trabalhando na próxima.

06

Evento no Bar do Nico

Abril de 2003

Page 7: 072  Abr 2003

07Abril de 2003

Page 8: 072  Abr 2003

Amigos:

Estaremos realizando neste mês de abril nos dias 11 e 12 nosso 4o ENCON-TRO DE COLECIONÁVEIS CERVEJEIROS DO MERCOSUL + EUROPA. Convidamos a todos para juntar-se a nós nesta confraternização.Seguindo o propósito desta coluna apresento algumas das novidades sul-americanas e agradeço aos amigos Paulo Leal e Aldo David pelas infor-mações a mim enviadas.

LEMBRE-SE SEMPRE: COLECIONAR É MAIS QUE UM HOBBY, É CON-QUISTAR NOVAS AMIZADES!!!

Ozenir Peixoto #167

Prezados Companheiros Colecionado-res,

Tcherveja tem satisfação de informar que na ultma sexta feira fechou a negociação para realização do 4º Encontro de Colecioná-veis Cervejeiros do Mercosul + Europa.

O nosso evento será realizado nos dias 11, 12 e 13 de abril, no Shopping Moi-nhos de Vento .em Porto Alegre - RS- Brasil. Tão logo tenhamos maiores informações lhes enviaremos.

Programa Preliminar.Dia 11 de abril 16,00 h - Visita a Cerve-

jaria KaiserDia 12 e 13 - Evento nas dependências

do ShoppingSolicitamos a gentileza de divulgar para

todos os colecionadores de seu conhecimen-to.

Um grande abraço à todos e até breve .

Ronaldo Mabilde Lague

08 Abril de 2003

Page 9: 072  Abr 2003

Sulamericanas

09Abril de 2003

ARGENTINA Cerveza Norte ( Novo Visual)

BOLÍVIACerveza Po-tosinaAgora em lata, en-vasada na cidade de Potosi

BOLÍVIA Cerveza DucalCarnaval 2003 SANTA CRUZ DE LA SIERRA

BOLÍVIA Cerveza Paceña Carnaval 2003 ORURO

BOLÍVIA Cerveza Paceña SANTA CRUZ DE LA SIERRA

BOLÍVIA Cerveza Paceña Carnaval 2003 LA PAZ

VENEZUELACerveza Polar Si Hay Sabor

4a latas do set, esta lata completa

VENEZUELA Cerveza Polar 237 ml – Expor-tada para Aruba

Page 10: 072  Abr 2003

Só Soft.com por Jamil Kalache.

10

ATUALIZAÇÃO – Março / 2003

Se você souber de algum novo lançamento ou informação, por gentileza comunique no endereço abaixo para que possamos incluir na próxima matéria e beneficiar a todos :

Rua Deputado Olivio Belich, 16 – Jardim Schaffer – Curitiba – Paraná – Brasil.

Fones (041) 3387792 – 3388256 - ICQ / UIN 22574670 - e-mail – [email protected]

AGRADECIMENTOS- Aos amigos: Ismael Gioia (SP), Carlos Gurgel (SP), Marcelo Batista (SP), Adriano Manzeppe (MS), Luiz C. Stawiarski (DF), Rafael Dias (ES) e Saulo Dias (ES).

.

Abril de 2003

-Brahma Guaraná Light (Argentina / variação no visual) – AL.-51 Pirassununga Aguardente de Cana “Carnaval” – AL.-Col Dob Refrigerante p/ Cães 250 ml (rótulo plástico) – FL.-Del Valle Néctar de Goiaba (novo visual) – AL.-Del Valle Néctar de Manga (novo visual) – AL.-Del Valle Néctar de Maracujá (novo visual) – AL.-Del Valle Néctar de Morango (novo visual) – AL.-Del Valle Néctar de Pêssego (novo visual) – AL.-Del Valle Néctar de Pêssego Light (novo visual) – AL.-Del Valle Néctar de Uva (novo visual) – AL.-Ionic Energy Drink com Taurina 250 ml – FL.-Mineiro Guaraná Infonut (variação no visual) – AL.-Zap Cola (variação no visual) – AL-Cocacola Vibezones AL

Page 11: 072  Abr 2003

11Abril de 2003

Lançamentos

Latas do CArnaval 2003 Brahmas, Antarctica e Schincariol

Page 12: 072  Abr 2003

Curt

as

12 Abril de 2003

Uma simples marca de cerveja volta a separar Pequim e Taipé

China e Taiwan, que mantêm um conflito político de mais de meio século, pro-tagonizam uma nova polêmica, desta vez originada por algo tão fora de propósito quanto uma marca de cerveja, o que demonstra que suas relações são difíceis até nos pequenos assuntos. A polêmica começou na quinta-feira em Taipé, a capital taiuanesa, onde um deputado do partido governante, Tsai Chi-fang, falou que a cer-veja mais famosa de Taiwan, que leva o mesmo nome da ilha, é comercializada na China com outra denominação.Segundo Tsai, esta mudança de nome é “ridícula”.As autoridades chinesas responderam hoje que a lei chinesa proíbe o uso de nomes de cidades, regiões ou países nas marcas comerciais, um argumento no mínimo duvidoso, já que a cerveja mais famosa da China -Tsingtao- tem o mesmo nome da cidade onde é fabricada. Depois de uma mudança na língua chinesa na metade do século XX, a cidade de Tsingtao passou a ser escrita “Qingdao” quando se usa o alfabeto latino, mas todos os chineses sabem que a marca da cerveja é o nome da cidade, e os caracteres chineses coincidem tanto no nome da localidade quanto na cerveja.

Outra das cervejas mais famosas da China, a de marca Yanjing, se chama assim em honra do antigo nome da capital, Pequim, mostrando assim outra ex-ceção à lei.Por tudo isso, o deputado taiuanês pediu aos cidadãos que boicotem as marcas Tsingtao e Yanjing, já que estas são vendidas na ilha.

A cerveja Tsingtao, que este ano comemora seu centenário, foi introduzida com muito êxito em Taiwan no ano passada, e esta entrada de uma das marcas comerciais mais famosas da China foi destacada como “algo que pode ajudar a aparar as diferenças entre China e Taiwan”.

matéria enviada por Jonathan Parker sócio retirado de : www.ultimosegundo.com.br

Nova cervejaria em Minas Gerais

A empresa Arauco de São Paulo, vai construir uma nova cer-vejaria em Minas Gerais. O investimento para a instalação da fábrica em Frutal, no Triângulo Mineiro, será de R$ 50 milhões sendo 35% financiado pelo BDMG Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais. A inauguração da cervejaria está prevista para maio de 2004. Segundo informações da direção da Arauco, que atua no setor de produção de alcool e açucar, a fábrica de Frutal terá capacidade deprodução de 1 milhão de hectolitros de cerveja.

Fonte : Valor Econômico

De onde vem a palavra chope?

Chope vem do alemão schopp e é uma medida de volume. Equivale a 300 ml. Com o tempo, a palavra passou a designar a bebida.

Chope estraga?

Sim. A bebida oxida muito facilmente. Um barril tem prazo de validade de 10 dias. Por isso é bom freqüentar bares onde o chopp tem mais saída. Bar vazio significa chopp velho.

Page 13: 072  Abr 2003

13Abril de 2003

Curt

asEntrada da AmBev no mercado peruano deve ser difÌcil

LIMA (Reuters) - A AmBev terá que travar uma batalha ádua no Peru para conquistar uma fatia importante do mercado daquele paÌs, dominado por uma única empresa, a Backus y Johnston, que conta com sólidos canais de distribuição, disseram analistas

Produção de tampas cresce 18%, atingindo 54 Bilhões

20/02/2003 - REGINA MAIA - DIÁRIO DA INDÚSTRIA E COMÉRCIO A busca por tampas mais eficientes e o aumento do consumo de alimen-

tos está elevando a produção de tampas para embalagens no Brasil.Somente no ano passado, foram produzidas cerca de 54,4 bilhões de

unidades, entre tampas plásticas e metálicas, segundo Sergio Nascimento, gerente comercial da Alcoa América Latina , uma das maiores fabricantes de tampas do País.

O volume é cerca de 18% superior ao fabricado em 2001, de acordo com dados da consultoria Datamark . Naquele ano, foram produzidas no Brasil 45,9 bilhões de unidades.

As mulheres na vida de Che Guevara

No último dia 9 de março, nosso associado Roberto Rossi Jung, lançou em noite autógrafos no Brique da Rendenção em Porto Alegre, o livro As mulheres da vida de Che Guevara. O evento contou com a presença da Deputada Estadu-al Jussara Cony

Coca-Cola te invita a desinhibirte con Senzao por Yorimar Ron

Texto original em CastelhanoCon la premisa de “destápate”, este sábado( 26-1-2002) Coca-Cola

introducirá al mercado Venezolano su nueva bebida refrescante Senzao, un refresco con sabor a guaraná dirigido a capitalizar las necesidades del seg-mento joven-adulto. Con este lanzamiento, Coca-Cola seguirá expandiendo el portafolio de marcas de la compañía, al ampliar la gama de sabores y sen-saciones para los consumidores. “El mercado venezolano es muy atípico, el 52% de los consumidores prefiere la diversidad de sabores. Este consumidor está buscando variedad, es por ello que queremos expandir nuestra carta en este rubro”, explicó Cristina Azpurua, gerente de Sabores de Coca-Cola.

La idea de traer este refresco al país surgió después de un estudio realizado a jóvenes entre 20 y 29 años, donde expresaron que estaban deseosos de compartir y expresar sus sentimientos sin ninguna limitación, desinhibirse y destaparse. “Este es un refresco que gracias a su componente principal, la guaraná, y según la tradición que tiene en Brasil, invita a desa-tarse, a liberarse, a socializar. Senzao les brinda lo que estaban buscando, ya que el estudio reflejó que lo más importante para ellos son sus relaciones personales”, indicó Azpurua.

Después de haber puesto a prueba el sabor, el estudio arrojó 93% de aceptación y 87% de intención de compra. Además, Coca-Cola ya ha de-sarrollado otras marcas de guaraná en Brasil, como Kuat y Kuat Light, las cuales ocupan el segundo lugar de posicionamiento en mercado brasilero, después de Coca-Cola.

Page 14: 072  Abr 2003

14

Aniversariantes 2003

A diretoria do Brasil Chap⇢ter cumprimenta os aniversariantes

Próxima Reunião:

Anuidade 2003A anuidade 2003, deveria ter sido qui-tada até o final do mês de fevereiro de 2003, através de depósito bancário, conforme os dadosFavorecido: Brasil ChapterBanco Bradesco - 237

Agência: 0549-5Conta 082799-1Valor da anuidade: R$ 35,00Não esqueça de madar o fax para 011-5543-2524

Abri

l 08 Carlos Vagner Correa14 Christian Villaroel Andrade14 Gilberto Fortes do Amaral Filho21 Anderson Rodrigo dos Anjos21 Paulo Ricardo Araujo Leal23 Jamil Kalache27 Humberto Gallo Jumior28 Renato Pereira Barreto29 Alexander Chiampi29 Gilberto Dib Prado

Abril de 2003

04 José Martins Palmeira05 Aldo David da Costa Filho06Carlos A. Moreira Ferreira07 Adilson Balmann09 Tiago Moreira Ferreira11 Gerson Luiz Bridi18 Carlos Alberto Osório19 Ozenir Carlos Peixoto22 Roberto Schreiner22 Paulo Antunes Junior29 Marina Gurgel29 Rosely Bartel30 Carlos Eduardo StéfnoM

aio

14 de Abril de 2003A partir das 19hLocal: Joan Sehn Chopp e FriosAv. Lavandisca 765 - Moema (c/ estacionamento)Fone: (0xx11) 5051-9162